O empate entre Requião e Osmar
Matéria de Mari Tortato hoje na Folha de S. Paulo:
Um empate em 45% das intenções de voto para cada candidato foi o que detectou a primeira pesquisa Datafolha na disputa de segundo turno ao governo do Paraná, entre o governador Roberto Requião (PMDB) e o senador Osmar Dias (PDT). Considerando-se os votos válidos, os dois também largam em igualdade numérica de condições: 50% para um e para outro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Levando-se em conta que na eleição de 1º de outubro Requião fez 42,81% dos votos e Osmar, 38,6%, é possível dizer que o pedetista atraiu o maior número de eleitores de outros candidatos até agora.
A pesquisa foi respondida por 1.683 eleitores de 69 cidades, ontem e anteontem. Dos entrevistados, 7% disseram não saber em quem dos dois votar e 3% afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto.
O governador -que tenta a reeleição licenciado do cargo- chegou à eleição de domingo em queda nas pesquisas, depois de os índices lhe conferirem percentual suficiente para ganhar no primeiro turno. Ele mantém suspense sobre apoiar ou não um dos candidatos a presidente, mas namora com o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Osmar Dias já anunciou apoio a Alckmin.
A pesquisa Datafolha apurou que 59% dos eleitores que disseram votar em Alckmin também pretendem votar em Osmar, contra 34% em Requião. Dos eleitores de Lula, a preferência é por Requião, quase na mesma proporção: 59% contra 33% para Osmar.
A vantagem do senador do PDT sobre o governador se dá no interior do Estado. Osmar tem 47% desse eleitorado; Requião, 43%. Na região metropolitana de Curitiba, a situação se inverte, mas com vantagem de 10 pontos percentuais para o governador: 49% contra 39%.
Quanto à migração de votos de eleitores de outros candidatos no primeiro turno, o Datafolha detecta empate técnico (44% contra 42%) no redirecionamento de votos dos eleitores de Flávio Arns (PT). A vantagem de dois pontos é de Requião. Entre eleitores de Rubens Bueno (PPS), a migração é mais intensa para Osmar: 46% para o pedetista e 26% para Requião. Há 19% indecisos.
Dos que já têm candidato ao governo, 89% se dizem totalmente decididos em relação ao seu voto. Outros 11% admitem mudar. Também há empate (90% para Osmar e 89% para Requião) na segurança de voto dos eleitores. Dos que acham possível mudar, 38% optariam por Osmar e 28% por Requião.
Para 70% dos eleitores do Estado, os debates entre os dois candidatos são muito importantes. Outros 15% consideram pouco importante. Para 14%, esse tipo de confronto não é nada importante. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 24386/2006.
7 pitacos:
o silvio vai gostar da idéia:
PREFEITO DE BUENOS AIRES FAZ REALITY SHOW NA INTERNET
Político argentino colocou câmeras e microfones dentro do escritório para "aproximar o povo do seu trabalho"
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1301519-5602,00.html
Agora é Osmar Dias mesmo!!!
Adeus à loucura de Requião, por um paraná melhor...
Dias melhores Paraná!!!!
Depois que eu vi o Requião, aqui no blog, tratando um carcereiro de forma horripilante, não acredito que ele ainda tenha votos!!!
Chega da truculência, do olhar de ódio, dos grampos, da mancomunação com organizações criminosas (MST).
Chega de Requião.
Quero que o "Os Mar Dias" vença as eleições e depois quero também ver os fazendeiros e agricultores todos satisfeitos com o governo que elegerão! Pelos menos pararem com a palhaçada de piquetes nas estradas, já que são mais íntimos que vão fazer piquete no Palácio Iguaçu!
O nivel politico no Parana nunca esteve tao ruim, entre os dois piores vou ver em quem votar Um é doido varrido, o outro sabe como ninguem como ficar rico trabalhando somente no serviço publico.
Gostei do que postou o anônimo das 19:30, realmente, os agricultores tem uma certa intimidade com o Osmar Dias e por isso será eleito por essa massa que torna o Paraná um dos estados mais produtivos em grãos e esse setor produtivo tá cansado de invasões promovidas por desocupados sem-vergonhas que se dizem sem terra, mas são criminosos que nunca puseram a mão numa enxada e pior, são avaliados pelo louco briguento que só é louco pro povo, porque pra empregar toda a familia dele, ele é bem consciente!
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.