7.10.06

Anna Politkovskaia

Informe Abknet:

Há dois anos atrás, setembro de 2004, o abknet divulgou uma notícia que, ao contrário das primeiras informações circuladas na imprensa européia, constatou-se falsa. Tratou-se do anúncio da morte da jornalista russa Anna Politkovskaia, conhecida internacionalmente por seu trabalho corajoso em um país onde a imprensa independente é perseguida e censurada.
Politkovskaia era conhecida por suas reportagens investigativas, onde mostrava o outro lado da história oficial sobre o conflito na Chechênia. Por ocasião da ocupação de uma escola em Beslan, em setembro de 2004, a jornalista foi envenenada em um hotel que hospadara-se, quando estava a caminho da cidade para cobrir os acontecimentos. Embora tenha sobrevivido ao
atentado, as primeiras notícias que chegaram ao ocidente davam conta de sua morte, desmentida depois pelo jornal que trabalhava, o “Novaia Gazeta".
Anna Politkovskaia teve uma vida atribulada e era constatemente ameaçada de morte, segundo ela e outras fontes, pelo serviço secreto e agentes russos. Ela recebeu diversos prêmios internacionais por seu engajamento e reportagens sob um regime autoritário, truculento e censor.
Hoje, sábado, à tarde o corpo de Anna Politkovskaia foi encontrado crivado de balas no elevador do prédio que morava, na cidade de Moscou. Desta vez a notícia foi confirmada pelo Novaia Gazeta e pela agência de notícias Interfax.

1 pitacos:

Anônimo,  12:41  

Ana...

este nome me lembra uma mulher combativa de nossa cidade...
alguém que não se curva ao poder de um homem que se acha maior que Deus...

Que nome forte...
Que nome bonito...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima