Sobre cachorros
Achei muito legal. Ilustra uma interessante reportagem que está na Veja desta semana.
Achei muito legal. Ilustra uma interessante reportagem que está na Veja desta semana.
Osmar Dias só vota em Maringá. Não tem maiores ligações com a cidade. Tem com os financiadores, tem com a Cocamar. No mais, deixa a desejar. Não participa.
A ausência de Osmar Dias dos assuntos da cidade o fez apoiar Silvio II e agarrar firme a mão de Ricardo em 2004. O mesmo Ricardo de quem ele dizia jocosamente que usava sapatilhas e batom; o mesmo de quem ele fazia troça, tirando a carteira do bolso quando o outro passava por perto.
Mas ele é candidado a governador e não esboça reação para mudar sua relação com Maringá, com o que acontece na cidade e na região. Vejam duas situações que mostram esse distanciamento:
Previsão do tempo
Semana muito sujeita a relâmpagos e trovoadas. Pode cair granizo em alguns telhados.
Esse pessoal...
Em vizinha cidade de Maringá prepara-se uma milionária venda de terreno público.
Só que vai ganhar não é exatamente o povo, entende?
Rescaldo
A implosão na coligação PSDB-PMDB faz mais vítimas na ex-coligação para deputado estadual.
O que já era ruim, ficou pior.
Sem comando
O novo diretor do Procon ainda não foi nomeado.
Mas do jeito que está acontecendo briga dentro do órgão – envolvendo especialmente o filho de um assessor de Silvio II – é capaz de não sobrar Procon para ser dirigido.
Disparo
Na recepção ao senador Osmar Dias, o candidato Marcos Jardim (PDT) afirmou em discurso que deputado não foi feito para conseguir ambulância nem dar títulos honoríficos.
O cutucão teve endereço certo: ao seu lado estava Cida Barros (PP), que em 4 anos assinou 9 projetos dando títulos de cidadania.
Impressos
Um ex-deputado está montando uma gráfica na Zona 4.
Poderá servir para imprimir cartazes de outdoors e, quem sabe?, até jornal.
Depoente
O colunista será ouvido amanhã no inquérito que apura o envolvimento do prefeito de Floresta, José Roberto Ruiz, coordenador regional da campanha do senador Osmar Dias,
em ato de improbidade administrativa.
Polícia Civil
A dança dos delegados é aguardada para esta semana: Deoclécio Detos troca Sarandi por Apucarana; José Maurício Lima deixa Marialva para voltar a Sarandi. Elza da Silva troca a Delegacia da Mulher por Marialva; e Aline Manzatto troca o 2o Distrito Policial pela Delegacia da Mulher.
Pelas bordas
Candidato a deputado federal, Joba Beltrame (PV) está comendo pelos extremos.
Incursionando pelas regiões de Apucarana e Campo Mourão, deve chegar a Maringá com uma votação expressiva nestas eleições.
Com FG
Said Ferreira e Joba começam a aparecer em material de propaganda novo.
Ao lado dos dois estará o deputado federal Fernando Gabeira, liderança maior do Partido Verde no Brasil.
Microfone
“Mexeu com você, mexeu comigo!” é um dos novos bordões de Geraldo Irineu, que estréia amanhã às 7h na Cultura AM com o seu “A Realidade dos Fatos”.
De branco
Dr. Batista definiu dobradinha em Londrina com o cirurgião-dentista Félix Ribeiro.
Tipo exportação
Dupla maringaense em Sorriso (MT): de um lado, Adilson Martins; de outro, Nelson Tenório.
Intrigante
Pergunta que não cala: no episódio da ação por improbidade, por que Silvio II poupou de suas críticas o promotor Maurício Kalache?
De fora
Milton Ciqueira, que cuida do Estádio Willie Davids, garante que não está participando da campanha eleitoral deste ano.
Tem amigos na disputa, mas não está trabalhando e muito menos coordenando campanha de ninguém.
Primeira baixa
Um homem que se apresentava como assessor do deputado estadual Artagão de Mattos Leão (PMDB), inclusive com cartão de visita, embarcou de vez na campanha da vereadora Marly Martin Silva (PFL), também candidata.
Perto
O Nurce está prestes a solicitar a prisão de alguns espertalhões que deram golpes na região de Maringá, inclusive em prefeituras municipais.
Exigências
Além de dificultar ao contribuinte usufruir de uma lei em vigor, a prefeitura de Maringá complicou a vida de quem parcela IPTU em atraso: exige cópia do contrato do imóvel.
Alega que “picaretas”, para tirar o imóvel da dívida ativa, parcelam dívidas, pagam a primeira parcela e depois “esquecem”.
Humor
Na confusão sobre o verde na avenida Horácio Raccanello, leitor de bom humor sugeriu o plantio de quebra-pedra.
Sem limites
Nunca se viu uma eleição com ânimos tão acirrados e, decididamente, o uso ostensivo da máquina administrativa como este ano na UEM.
A chapa de situação pintou os bancos da instituição e até o site da UEM com a cor oficial de sua campanha. Sem contar o descumprimento do estatuto e das regras eleitorais.
Cópia
“Entristecedora situação em uma Universidade que deveria ser, enquanto instituição cultural, vanguarda na transformação da sociedade mas que vai se transformando, isso sim, em cópia do descalabro político que assola este país”, comentou um leitor.
Entenda-se...
O prefeito vetou projeto do vereador Mário Hossokawa (PMDB) que repassava recursos públicos ao Festival Nipo-Brasileiro mas, dois dias antes da festa terminar, voltou atrás e concedeu o dinheiro (que, apesar de ser público, não teve o valor divulgado).
Ficou como sendo uma gentileza sua.
Exonerações
Somente em julho, seis professores de pré a 4ª séries pediram demissão da Prefeitura Municipal de Maringá.
Saiu
Deixou a prefeitura, no final de julho, Carlos Augusto Ferreira, assistente II (CC5) do gabinete do Prefeito e presidente da associação de moradores da Vila Operária.
Também saiu Luiz Roberto Betinardi Pedro, assistente I do Gabinete do Prefeito.
Saíram
Por conta do parentesco, foram exonerados da prefeitura, de acordo com o último Órgão Oficial do Município: Fabricia Pagani, que era gerente de Cultura (CC3) da Secretaria de Cultura; Maurício Cláudio Pereira, irmão do ex-prefeito José Cláudio e da secretária Terezinha Pereira; Ananias da Costa Manoel (CC4); Cleide Teresinha Pignata Seule (CC6), Telma Regina Bazotte Croce (CC3), Jacir Amâncio Boeira (CC3), além de Ademar Schiavone (CC1).
Informação
A greve rolava solta e a prefeitura contratava. A Stratégia Consultoria Digital foi contratada pela administração para “desenvolver e implementar o Plano de Ação e Gestão da Área de Tecnologia da Informação” da prefeitura - mas não perguntem o que é isso.
Levará R$ 79.950,00, em oito parcelas.
Vetado
Silvio II vetou o projeto do vereador Zebrão (PP) que incluía o tênis como item do uniforme escolar dos alunos da rede municipal de ensino, alegando que não há recursos no orçamento para tal.
Dois pesos
O prefeito negou imóvel de 16.653.12 metros quadrados para a Associação Maringaense de Imprensa alegando que o local, no Jardim Diamante, está gravado como espaço livre de uso público.
No entanto, o mesmo prefeito está doando área de 13.857,91 metros quadraods no Conjunto João-de-Barro II, segunda parte, para a Mitra Diocesana. E o terreno também está gravado como espaço livre de uso público - ou seja, para a construção de equipamento urbano como escola e posto de saúde.
Imagem
No caso da doação para a Mitra Diocesana, Silvio II destaca que a área será usada para abrigar um imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Não deve ter sido fácil para ele. Além da questão da necessidade comunitária, ele é evangélico.
Não tem pra ninguém - A Associação Comercial e Industrial de Maringá pediu estudo de impacto ambiental ao Condema (que agora, presidido por um CC de Silvio II, certamente vai atender, como aconteceu ano passado) porque pretende ampliar as mangueirinhas nas árvores do passeio público - seriam 60 km em 1.000 árvores. Continuo do lado dos que pensam que Deus não criou uma para ser enrolada pela outra.
Senso de justiça - A obra particular que Silvio II regularizou no meio da construção é o novo retrato de Maringá, onde se privilegia alguns em detrimento da maioria. Na quinta-feira cimento usinado foi colocado sobre a grama do Centro de Convivência Comunitário, onde na calçada também repousavam materiais de construção. Nem acionada a prefeitura tomou providências. Já se fosse um pobre morador da periferia construindo dois cômodos...
Conterrânea - Modelo brasileira mais parecida com Angelina Joelie, Carol Correa está em ensaio do site Paparazzo. Ela é de Umuarama.
Tudo a ver - Agora sim um elemento que combina com a paisagem árida do Novo Centro!...
PROVÉRBIO
Árvore velha não se transplanta
TROVA
A bênção, queridos pais,
que às vezes sois mães também.
Em nome de Deus cuidais
dos filhos que d´Ele vêm!
(A. A. de Assis)
PRA PENSAR
Deus perdoa. A natureza, nunca
(Carmen Sylva)
TRILHA SONORA
Coluna feita ao som de Paul McCartney, Jeff Beck, Chris Isaak, Eric Clapton, Bob Dylan, Jimmy Page...
Ícones - Talvez...
Data - Luíza Euzébio (Luiza Floricultura) aniversariou ontem, recebendo parabéns do marido Messiones e das filhas Tainara e Natália.
Notas de Verdelírio Barbosa neste sábado:
Faltou gente
Mal organizado, por parte da coordenação política da candidatura de Osmar Dias, o encontro desta sexta no Cesumar, faltou gente. Candidato e lideranças perderam a oportunidade para um debate muito mais amplo.
O salvador
O professor Wilson de Mattos Silva, reitor do Cesumar, foi quem salvou a Pátria, no encontro do senador Osmar Dias, programado para esta sexta-feira, no auditório daquela instituição de ensino, com cuja organização a instituição nada tinha, convidou alunos e professores para participar. Eles formaram maioria no encontro.
Privilegiados
O idiota que coordenou a vinda de Osmar Dias nesta sexta-feira em Maringá, ao que parece desconhece as coisas da cidade. A reunião com os empresários praticamente não tinha empresários, e marcou visitas ao jornal O Diário, a Rádio Cultura AM e ao Programa do Pinga Fogo. Os demais jornais, as demais emissoras de rádio e televisão não existem para quem coordenou a vinda do candidato.
Brincadeirinha
Uma emissora de rádio de Maringá, que foi discriminada pelo coordenador da vinda de Osmar Dias, depois de muita insistência compareceu no ato realizado nesta sexta-feira no Cesumar, e fez de conta que estava transmitindo. Só fez de conta, pois não transmitiu uma só palavra. Foi como aquela de tirar foto sem filme na máquina.
Mal educado
O coordenador regional da campanha de Osmar Dias, o prefeito de Floresta, José Roberto Ruiz, enquanto Osmar estava se pronunciando, ficou um bom tempo conversando no telefone celular, tratando de assuntos de seu município. Com os olhares que lhe foram endereçados, se “mancou” e deixou o auditório.
Atrasadinho
Antes de começar a reunião desta sexta no Cesumar, o coordenador regional da campanha, José Roberto Ruiz, foi muito criticado, inclusive por coordenadores da campanha de Osmar Dias. É, que já eram 9h30, e Zé Roberto ainda não havia aparecido.
Matéria de Maurício Dias na CartaCapital desta semana:
A popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva voltou a crescer e, às vésperas do início do horário gratuito da propaganda eleitoral (os 45 dias que marcam a reta final da campanha), o presidente ampliou a chance de vencer a eleição no primeiro turno, graças, principalmente, ao enorme apoio que tem entre os eleitores mais pobres. Nesta terceira rodada da pesquisa CartaCapital/Vox Populi, Lula (PT) venceria a eleição com 45% das intenções de voto, contra 24% de Geraldo Alckmin (PSDB); 11% de Heloísa Helena (PSOL); 1% de Cristovam Buarque (PDT) e 1% de Rui Pimenta (PCO). Nenhum dos demais candidatos atinge 1%.
Lula conta com 58% de apoio entre os eleitores de baixa escolaridade e 63% entre aqueles de baixa renda. Em relação à pesquisa de julho, Lula cresceu 15 pontos porcentuais entre esses eleitores com até a 4ª série do ensino fundamental e 17 pontos porcentuais na faixa de renda familiar de apenas um salário mínimo.
São dois indicadores incontestáveis de que Lula se sustenta na base da pirâmide social. Uma estatística do eleitorado divulgada em julho pelo Tribunal Superior Eleitoral, tendo como referência o grau de instrução, mostra que (sem contar cerca de 8 milhões de analfabetos) há um contingente de quase 54 milhões de eleitores no Brasil com o primeiro grau completo e o primeiro grau incompleto. Os 58% de apoio a Lula, nessa faixa, traduzem aproximadamente 30 milhões de votos.
Leia mais.
O artigo semanal de Diogo Mainardi na Veja:
Da assessoria de Osmar Dias:
Um encontro em apoio ao senador Osmar Dias, candidato a governador pela coligação Paraná da Verdade, reuniu na noite de ontem lideranças políticas e empresariais de Maringá e região. Caravanas de municípios vizinhos foram a Maringá para participar do evento. Mais de 600 pessoas estiveram na reunião, realizada no Centro de Eventos Araucária.
Entre as lideranças que discursaram em apoio à candidatura de Osmar Dias estava o presidente da cooperativa agroindustrial Cocamar, Luiz Lourenço. “Temos tido um tratamento muito ruim na área da agricultura. Precisamos de um governo que seja próximo a nós, agricultores, e que saiba dialogar”, afirmou Lourenço.
O senador Osmar Dias comemorou o apoio do presidente da cooperativa e dos demais agricultores presentes. “É a primeira vez que um dirigente de cooperativa assume o apoio a um candidato. Mas é que o Luiz Lourenço também não agüenta mais esse jeito de fazer política no Paraná”, disse o candidato. Em seu discurso, o senador garantiu que a agricultura, assim como a educação, serão prioridades absolutas em seu governo.
(Notícia seria se a Cocamar, que apoiou Osmar Dias em toda sua vida política, não estivesse com ele. Ainda mais que na mesma coligação o filho do vice-presidente é candidato a deputado. Osmar precisa mesmo é de assessor bom, pois o que está se vendo é um fiasco. E Requião agradece!)
O ex-blog de Cesar Maia selecionou alguns textos da entrevista de Fernando Henriq1ue Cardoso à revista Playboy:
Lula - Qual é a minha discordância do Lula? É que ele se adapta demais. Ele não tem mais corte nenhum, a moral não entra mais. O Lula é contraditório. (...) Ele esqueceu o que era há 20 anos, líder dos trabalhadores, para virar líder dos pobres, como eram os populistas. Só que de um lado olha para os pobres e de outro para o mercado financeiro.
Estadista? - O Lula é tático, não estratégico. Ele se adapta, não tem um propósito que persiga. Não é um estadista, não tem uma visão da história, não está querendo dar um rumo específico ao país. Ele é um chefe, que tem um lado caudilhesco. O Lula não teve paciência nem para dirigir o PT.
Alerta apra o segundo mandato - Imagino que um segundo mandato, que eu espero que não exista, possa levá-lo a ficar um pouco desamparado de racionalidade. Talvez ele possa apelar mais para comportamentos populistas.
Apologia da ignorância - Você não precisa ser doutor para ser presidente da República, mas também não precisa ser "apologeta" da ignorância, não precisa pregar. É melhor você ter informação, capacidade de formar seus juízos. Acho que houve na sociedade brasileira uma certa transigência com a rusticidade.
Corrupção no governo - O PT e o governo fizeram a coisa mais grave na política: a corrupção das instituições. Eu não me lembro de exemplo histórico de uma corrupção institucional dessa magnitude. Não é caixa dois, isso foi artifício de advogado que o Lula usou. Nem se pode aceitar que tenha sido erro de alguns. Esses alguns eram o coração do partido e os mesmos são candidatos agora. O Collor fez uma coisa totalmente errada, mas era um crime privado. Isso é mais grave. A diferença é que o Collor tomou dinheiro. Agora os banqueiros estão ganhando muito e a classe média alta, que tem dinheiro nos bancos, também.
Matéria de O Diário informa que, embora cerca de 30 de contribuintes tenham protocolado requerimento na Prefeitura de Maringá, até ontem, pedindo o benefício, a administração municipal insiste que não irá adotar o programa de Recuperação Fiscal, inclusive porque a lei que instituiu o parcelamento não foi regulamentada.
Até então, a prefeitura sustentava o argumento de que não tem condições de adotar o Refis por problemas técnicos no Núcleo de Processamento de Dados e devido ao risco de comprometer ainda mais a receita do município, pois aceitando o pagamento a prazo abriria mão de uma possível arrecadação imediata.
"Lei sem regulamentação não vale nada", afirma o procurador jurídico da prefeitura, Laércio Fondazzi. Segundo ele, a regulamentação definiria a forma como o contribuinte obteria o parcelamento e os descontos. "Vamos indeferir. Aliás, temos que indeferir os pedidos do Refis", revela. Na avaliação dele, a pessoa que protocolar o pedido do benefício certamente terá depois que recorrer à Justiça para conseguir o parcelamento.
Fondazzi poderia dizer de uma vez que lei feita por vereador de Maringá e aprovada por unanimidade em plenário e promulgada não tem validade. A lei, como já publicada aqui, entra em vigor na data da publicação e o prefeito tem prazo para regulamentá-la. Ele não pode simplesmente ignorar a existência da lei, como fez no caso do carro oficial e levou uma ação popular no lombo. Maringá infelizmente está entregue a um feudo que faz o que quer, a seu bel-prazer. É isso.Continue lendo
O Diário - Calçada irregular: quem dá jeito nisso?
Hoje - EstaR arrecada mais de R$ 1 milhão por ano
Jornal do Povo - Cresce apoio à noite de Oração pela Paz
Um blog londrinense revela que um mendigo costuma esfaquear quem lhe dá pouca esmola. O maníaco age na avenida Maringá.
Continue lendoFoi fraquinha a passagem do senador Osmar Dias pelo Cesumar, hoje. Tinha pouca gente. Não fosse o dono do estabelecimento de educação, Wilson Matos Silva, providenciar algumas pessoas para claque, a coisa ficaria mais difícil.
Notou-se também a ausência de Ricardo Barros, que, quando fora de Maringá, costuma ficar grudado em Osmar.
Falei da redução da multa, mas não citei a condenação original. Em primeira instância, o juiz condenou a todos os réus a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; perda da função pública - se ainda estiverem exercendo; a suspensão por 10 anos dos direitos políticos; a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário. Todos, com exceção de Waldemir Ronaldo Corrêa, ao ressarcimento integral e solidário do valor de R$ 3.157.127, e multa solidária de R$ 9.471.381,00, corrigidos monetariamente. Enquanto o último, ao ressarcimento integral e solidário com os demais, do valor de R$ 2.607.327,00 e multa solidária de R$ 7.821.981, devidamente corrigidos. Os réus foram condenados ainda, solidariamente, ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.
Continue lendoO Tribunal de Justiça do Paraná acolheu parcialmente apelação contra a decisão de primeira instância, da 1a Vara Cível de Maringá, e que condenou por improbidade administrativa o ex-prefeito Jairo Gianoto, o ex-secretário de Fazenda Luis Antonio Paolicchi, e os ex-servidores Rosemeire Castelhano Barbosa, Jorge Aparecido Sossai e Waldemir Ronaldo Correa. Trata-se da primeira ação do Ministério Público de Maringá contra o ex-prefeito e o ex-secretário, em que foram condenados por desvio de R$ 3.157.127,00 dos cofres públicos, através de vários estratagemas.
A nova decisão reduz as multas aplicadas aos réus. Além da devolução do valor desviado, de acordo com a decisão do último dia 3, seguindo o relator Antonio Lopes de Noronha, os desembargadores do TJ, por unanimidade, optaram por multa de R$ 1.578.563,50 para Jairo Gianoto e Luis Antonio Paolicchi; multa de R$ 3.157.127,00 para Waldemir Ronaldo Corrêa; e multa de R$ 631.425,40 para Rosimeire C. Barbosa e Jorge A. Sossai.
Além da multa, o TJ excluiu a solidariedade nos honorários advocatícios e reduziu o montante arbitrado, condenando Jairo Gianoto e Paolichi, cada um, ao pagamento de R$ 400 mil; Waldemir Ronaldo Corrêa foi condenado em R$ 350 mil; e Rosemeire Castelhano Barbosa e Jorge Sossai em R$ 75 mil, cada um. Os valores serão recolhidos a um fundo estadual do Ministério Público.
O Mosaico volta a descansar aos sábados. Não sairá mais na edição impressa de sábado, a partir de amanhã. A coluna sai nas edições de terça, quarta, quinta, sexta e domingo. Começo a definir outros projetos, que pretendo pôr em prática depois das eleições.
Daqui a pouco no blog: novidades no Tribunal de Justiça sobre um rumoroso caso ocorrido em Maringá.
A respeito da construção, de propriedade do filho de um promotor de justiça, ao lado do Fórum e defronte a prefeitura, que teve sua aparente irregularidade resolvida com uma lei de iniciativa de Silvio II, que alterou a lei de ocupação do solo, quando a obra já estava na segunda laje: quando a Secretaria de Meio Ambiente, do José Croce e companhia (ele costuma detonar este blog), vai tomar providências contra o dono do imóvel por causa do cimento usinado colocado sobre a grama do jardim no Centro de Convivência Comunitária? Chegaram a recuar a grade para permitir a colocação do material, usado para reboco. Está aí a foto, feita hoje pela manhã, para provar.
Se fosse uma construção de dois cômodos, na periferia, o cara já estava multado. Mas como vivemos num feudo, em cada a lei muda a bel-prazer dos interesses do comandante...
A respeito de um comentário, volto a informar os internautas que visitam este espaço: eu não tenho obrigação nenhuma de ser imparcial no blog.
Continue lendoA Acim está oferecendo um almoço ao senador Osmar Dias (PDT), que passa a sexta-feira na cidade.
Houve o que parece ser um deslize da coordenação do evento: a Acim não convidou nenhum deputado para o almoço. Nem Ricardo, Cida ou Nishimori, os três que apóiam Osmar.
Mas esta não é a única falha na campanha do senador. Sua assessoria programou visitar apenas três veículos de comunicação. Deixou de fora emissoras de rádio e televisão, além de dois dos três jornais de Maringá. Resultado: deu o maior trabalho convencer a CBN a cobrir a visita do candidato. Sem contar a encrenca com os outros órgãos.
Também, quem manda a assessoria de Osmar não ler este blog...
O Diário - MP denuncia três ex-prefeitos da região
Jornal do Povo - Lista dos aprovados na UEM será divulgada hoje
Hoje - Prefeitura c obra R$ 64 mil do Sismmar
De Uccho Haddad:
Tudo combinado
A entrevista concedida pelo presidente Lula ao Jornal Nacional saiu como planejou a assessoria palaciana. Em tom bem menos agressivo do empreendido nas entrevistas anteriores, o casal 20 do telejornalismo brasileiro cumpriu tabela. Lula respondeu a perguntas que, como todos sabem, foram enviadas previamente ao Palácio do Planalto, pois o efeito surpresa nem de longe passou pela entrevista. Lula, como sempre, afirmou que nada sabia sobre o escândalo do mensalão, o que coloca o jornalista Ricardo Kotscho em situação complicada. No livro “Do Golpe ao Planalto - Uma Vida de Repórter”, Kotscho afirma que Lula não apenas sabia do criminoso esquema de cooptação de parlamentares, como negociou com um dos partidos envolvidos no esquema.
Do blog Irmãos Bacalhau:
- As últimas pesquisas eleitorais confirmam: o Lula é quem bebe, e o Alckmin é quem cai.
Da revista Capital:
O telefonema foi curto e grosso, de acordo com o perfil de seu autor: ligando para o presidente nacional do PSDB, em Brasília, o guia dos paranaenses tentou novamente fazer com que a cúpula tucana volte atrás em sua decisão original e abençoe a coligação com o PMDB no Paraná. Disse mais, Requião. Em tom de ameaça, ele garantiu que, no caso de uma negativa tucana, tem como fazer com que o candidato do PT ao governo, Flávio Arns, desista da candidatura. Aí, PMDB e PT andariam juntos, no Paraná, na campanha de Lula e Requião, é claro. Resta saber se Requião combinou a estratégia com Flávio Arns.
Outra de Cláudio Humberto:
Alziro Zarur fundou a “Legião da Boa Vontade”, até para alavancar projetos políticos, e era uma espécie de Edir Macedo da era do rádio, como o definiu Joaquim Ferreira dos Santos no livro “Um homem chamado Maria” (ed. Objetiva). Certa vez, em um programa de tevê, Osvaldo Sargentelli leu com sua voz cavernosa a pergunta do compositor e boêmio Antônio Maria:
- Sr. Alziro Zarur, se Jesus está chamando, por que o senhor não vai logo?
De Cláudio Humberto:
Freud trai Lula na Globo
"A única coisa que caiu é o salário" - tropeçou o presidente Lula, na entrevista a Fátima Bernardes e William Bonner, no Jornal Nacional, agora há pouco. O candidato queria dizer inflação, mas o pai da psicanálise entrou em ação na chamada "falha freudiana", fazendo Lula derrapar na resposta. Ou teria sido o Grilo Falante, a consciência de Pinóquio, que falou mais alto na entrevista, onde era evidente o nervosismo do presidente, de costas para livros que nunca leu nem jamais lerá. O cenário perfeito.
O ministro Cesar Asfor Rocha, do Tribunal Superior Eleitoral , mandou arquivar a representação 963 que pedia a inelegibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devido ao aumento concedido aos servidores públicos em período supostamente vedado pela lei. Foi a segunda representação contra o presidente Lula, que impugnava os aumentos, a ser arquivada pelo TSE. Ainda resta uma em andamento.
A representação 963 foi movida pelo aposentado José Laerte da Silva Neto, que pedia a inelegibilidade do presidente Lula devido ao aumento dos servidores públicos, por ele concedido, em período supostamente vedado pela Lei Eleitoral.
Na decisão, o ministro Cesar Asfor Rocha observou que o eleitor não tem legitimidade para propor Representação. "A Lei Complementar nº 64/90, ao disciplinar, em seu art. 22, o procedimento da investigação judicial eleitoral, restringiu a legitimidade para a representação voltada a apurar o uso indevido, desvio ou abuso de poder econômico ou do poder de autoridade, ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, em benefício de candidato ou partido político, às agremiações políticas, às coligações partidárias, aos candidatos e ao Ministério Público Eleitoral. Não incluiu, entre os legitimados, o eleitor".
No total, já foram protocoladas três representações no TSE questionando a candidatura do presidente Lula por causa do aumento concedido aos servidores públicos. Duas foram arquivadas.
Vanderlei Santini, ex-prefeito de Ivatuba, é amigo de muita gente da imprensa maringaense. Ele, que costumava fazer peixadas para a turma, está sendo novamente denunciado por desvio de recursos, desta vez na área da saúde. Matéria de Fábio Linjardi em O Diário desta sexta informa que a ação contra Santini envolve gastos curiosos no período auditado.
Numa compra de medicamentos aparece a aquisição de uma tintura de cabelo, no valor de R$ 20,70. O pagamento de uma mensalidade da escola de inglês custou R$ 180. O MP entrou em contato com a escola e levantou que a filha do prefeito era aluna da instituição.
Outras duas compras que chamaram a atenção da auditoria, ambas feitas em 2001, são de produtos em açougues de Ivatuba. A primeira foi em 15 de outubro, no valor de R$ 109. A prefeitura comprou vinagre, cebola, costela, paleta, bacon e carvão. A prefeitura disse que os produtos foram comprados para um evento da área da Saúde. Mas o evento aconteceu no dia 10 e a compra data do dia 15. A segunda compra no açougue custou R$ 170 e foi feita na véspera do Natal.
Além dele, Valter Bessani e Paulo Roberto Jardim Nochi, ambos ex-prefeitos de Doutor Camargo, respondem a novas ações do Ministério Público por improbidade administrativa.
Trecho de matéria de Paulo Pupim em O Diário desta sexta-feira:
Para a satisfação das pessoas com tributos em atraso e para preocupação da prefeitura, a Câmara de Maringá não votou, ontem, o projeto que revoga a lei que instituiu o programa de Recuperação Fiscal (Refis). Enviado pelo prefeito Silvio Barros (PP), o projeto deveria ser discutido em regime de urgência. A lei que autorizava o Refis, favorecendo contribuintes com débitos vencidos até 2005, dava, após sua publicação no Diário Oficial do Município, 60 dias de prazo para a obtenção do benefício.
A publicação se deu no dia 16 de junho. Com isso, qualquer cidadão interessado poderá protocolar, até o próximo dia 16 de agosto, na prefeitura, o pedido de parcelamento dos débitos previstos na lei. Além de perder o prazo para vetar a lei, o Executivo não encaminhou, em tempo hábil, o pedido de revogação do Refis (...)
Informado sobre a não votação do projeto, o secretário da Fazenda, Paulo Trisóglio do Nascimento, admitiu ter sido pego de surpresa. "O jurídico vai ter que dar parecer sobre o que eu faço agora". Ontem, por exemplo, o aposentado Nilson Gabriel protocolou pedido para obter o Refis. Hoje, o filho dele, Jefferson Gabriel, propagandista de laboratório farmacêutico, também deverá protocolar a mesma solicitação na prefeitura.
O novo filme do Casseta&Planeta, a última aparição no cinema de Bussunda. Veja o trailer.
Continue lendoNesta sexta-feira vai ao ar o último programa "A Realidade dos Fatos" na rádio Atalaia. O programa, apresentado por Geraldo Irineu, estréia segunda-feira, 14, na Cultura AM.
Continue lendoA propósito da correspondência que o secretário Emerson Nerone enviou para o padre Jonas Abib, da Canção Nova, o presidente municipal do PPS, Pedro Vier, faz questão de deixar sua opinião, já que o alvo foi Sidnei Telles, candidato a deputado federal pelo PPS:
- O Nerone é do PHS, que está coligado com o PT apoiando Flávio Arns ao governo do Estado. Mas Nerone apóia Requião, do PMDB. Não é omais indicado, portanto, para falar em ética.
Sobre o novo factóide
Observações sobre a ação de Silvio II querendo que o Sismmar pague R$ 84mil, referente ao valor que o EstaR supostamente deixou de arrecadar por causa da greve:
• A estratégia faz parte da idéia de reimplantar o parquímetro
• Abre espaço para que o contribuinte também acione a prefeitura para reparar eventuais prejuízos com serviços públicos não realizados durante a greve
• A prefeitura quer obter lucro com seus serviços, como se fosse uma empresa
• O Sismmar poderia pagar, desde que Silvio II pagasse a trimestralidade prometida em campanha
Uai...
Alguém pode explicar por que em meu blog posso divulgar que 32 servidores estão sendo processados sem que haja nenhum problema e quando divulgo que Silvio II está sendo acionado pela Promotoria seus assessores reclamam?
Intervenção
O senador Flávio Arns, candidato a governador pelo PT, comprometeu-se a telefonar esta semana para Silvio II e tentar sensibiliza-lo para que pare o processo contra os 32 servidores municipais que participaram da greve e ele quer ver demitidos.
Quem sabe?
A tarefa é dura, mas poderia ser seguida por outros candidatos a governador.
Osmar Dias (PDT), que passa o dia na cidade, também não poderia tentar amolecer o coração do prefeito.
Perdidão
O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, disse na semana passada à rádio CBN que o Programa Saúde da Família cobria 70% da população maringaense.
Menos de uma semana depois, disse que a cobertura é de 85%. A informação está aqui.
Vote não
A Transparência Brasil está causando furor com sua campanha que exorta o eleitor a não votar em indivíduos indiciados na Justiça por diferentes tipos de crimes.
Tem deputado brabo e que ameaça até processar a ONG.
Caneta
Miller Martinez Diniz foi nomeada assistente IV (CC7) do Gabinete do Prefeito.
Memoriol
Um vereador fez média no Dia das Mães, comprou um caminhão de flores mas esqueceu-se de pagar a floricultura.
Material
Peemedebista reclamou que não há material do governador Roberto Requião no comitê de Odílio Balbinotti.
Em compensação, não há material de Balbinotti no comitê de Requião, na Duque de Caxias.
Espaço
Aliás, no comitê prolifera mesmo é a propaganda de Artagão de Mattos Leão (candidato a deputado estadual) e Hidekazu Takayama (federal), de Curitiba.
Dos candidatos locais há pouquíssimo material.
Terreno
Foi retirado de pauta, por 4 sessões, projeto do executivo doando área de terras para a Mitra Arquidiocesana.
O terreno que Silvio II quer doar originalmente está reservado para equipamento urbano (escola, posto de saúde, creche...).
Se queria barulho, Milton Ravagnani está conseguindo. Leia o post do
Mamocos:
Isso não é ofensa?
Milton Ravagnani, que escreve a coluna que tem seu próprio, no O Diário comentou, ontem (9/8), sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular. Além de insinuar que a iniciativa é movida, exclusivamente, por interesses políticos - e deve-se entender unilateral, porque senão o que é que não têm um pouco de político (no seu sentido original) no meio? - porque entende - Ravagnani - que "do ponto de vista jurídico a pretensão seja inócua", considerou as entidades que a apóiam sem muito renome.
E a OAB de Maringá? Como fica nessa história? Sem contar os sindicatos respeitados que participam do projeto, entre outras entidades apoiadoras.
Vi agora num blog. Saiu na Folha de São Paulo de hoje. A fonte é o Inep/MEC
ARQUITETURA E URBANISMO
OS MELHORES:
Univ. Fed. de Viçosa
Univ. Fed. de Minas Gerais
Univ. Fed. de Santa Catarina
OS PIORES:
Univ. do Estado da Bahia
Univ. Est. de Maringá
Univ. Est. Paulista (Bauru)
Univ. Fed. do Paraná
Aqui, um blog sobre as eleições na Universidade Estadual de Maringá. Na verdade, como esclareceu leitor, o blog foi criado por apoiadores da chapa 2, que tem como candidato a reitor o prof. Olivo. O site não pretende cobrir a eleicao da UEM, mas tentar convencer o eleitor.
Continue lendoDe Fernando Rodrigues:
Lula toma um “ calor” do “JN” e admite que Zé Dirceu e Palocci estavam “envolvidos”
Pronto. Lula tomou um “ calor” do “JN”. Não foi mole. Muito mais da metade da entrevista (agora, a cobertura eleitoral da Globo, vejam só, é patrocinada pelo Bradesco!) foi sobre corrupção na adminstração federal do PT.
Resumindo: pela primeira vez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu, em público, que afastou dois de seus principais colaboradores por causa de envolvimento com ações impróprias --corrupção ou seja lá o que for. Ao ser apertado agora há pouco pelos apresentadores do "Jornal Nacional", da TV Globo, Lula disse: "Eu afastei o Zé Dirceu. Afastei o Palocci. Afastei outros envolvidos". O candidato do PT respondia sobre sua atitude diante das acusações de corrupção e mal feitos em geral dentro da administração federal.
Quando Zé Dirceu saiu da Casa Civil e Antônio Palocci saiu do Ministério da Fazenda, o presidente não foi nem de longe tão explícito. Justamente o oposto. No caso de Palocci, chamou-o de irmão.
Qual o saldo dessa entrevista de Lula para o "JN"? Difícil dizer. Lula estava meio atarracado (ele é baixinho) atrás de uma mesa comprida na biblioteca do Alvorada. Sua equipe poderia ter colocado uma cadeira com assento mais alto. Sua cara também não estava muito boa (a barba e o cabelo poderiam ter sido mais bem aparados).
O petista repetiu mais ou menos as explicações carentes de verossimilhança de outras oportunidades. "Eu não sabia, eu não sabia...".
Perguntas que não foram feitas: “Mas, presidente... O sr. está dizendo que Zé Dirceu e Palocci estavam “envolvidos”. Eles eram seus auxiliares mais próximos e mais importantes. Como o sr. não soube de nada? Eles eram então excelentes atores?”.
Outra: “Presidente, por que o sr. dá tão poucas entrevistas coletivas, com liberdade total para que os repórteres possam perguntar?”
No mais, os apresentadores do “JN” foram um pouco prolixos nas perguntas (sobretudo William Bonner). Muita enrolação. Seria bom depois alguém cronometrar quanto dessas entrevistas são ocupadas pelas perorações do casal. Por que não fazem perguntas diretas, com sujeito, verbo e predicado? Por exemplo: “O sr. reafirma que nunca soube de nada a respeito do mensalão? ". Ou então: "O sr. acaba de citar Zé Dirceu e Palocci como 'envolvidos'. Envolvidos com o quê?".
E o que foi aquilo de chamar o presidente da República só de “candidato”? Para quê? Foi conselho de César Maia em seu exótico ex-blog. Mas com Heloísa Helena foi diferente. Até de deputada ela foi tratada (e de senadora, que de fato é o cargo que ocupa).
Será que o “JN” acha que passa alguma imagem de maior independência por chamar o presidente da República de “candidato”? O sujeito é candidato e presidente, ao mesmo tempo.
Para concluir antes que este post exceda o número de caracteres permitido, minha impressão é que a entrevista de Lula foi de neutra para ruim para o petista. Boa é que não foi. Até os 8 minutos e meio (a duração total é de 11 e meio) ele estava respondendo sobre mensalão e outras mazelas de seu governo.
Como ele só repetiu o que costuma dizer sobre esse assunto, teremos de aguardar um pouco para saber o efeito real.
Já para Antônio Palocci, a coisa ficou mais feia. Ele é agora um “envolvido”.
Post blog: eu não iria comentar, mas já postaram nos comentários as gafes lulistas, quase uma praxe acadêmica a esta altura. Ele falou de MILHÕES de km de fronteira! Disse que é preciso combater “a ética”. E que a única coisa que está caindo no Brasil "são os salários”. Waaal.
Eu não assisti a entrevsita de Lula no Jornal Nacional. Estava dormindo assistindo filme. Agora vou correr atrás das impressões dos blogueiros. A primeira é do blog do Zé Beto, do Jornal do Estado:
Sem vergonha
O presidente Luis Inácio Lula da Silva acabou de responder as perguntas do casal Jornal Nacional. Primeira constatação: está com a fachada estourada - olhos vermelhos e inchados e pele macilenta. Para quem conhece a turma da uca, como o signatário, até porque já fez parte, pode-se dizer: tá mandando bem. Treinado, fugiu como gato da água das perguntas esperadas sobre os ministros que se meteram em falcatruas, etc. Teve a cara de pau de dizer que botou todos eles para fora. Continua afirmando que nunca soube da roubalheira que acontecia e era comandada na sala ao lado e, como populista que é, quis fazer uma comparação com a minha, a sua, a nossa família. Para fechar, citou a economia que vai muito bem, só não falou a que custo. Traiu-se ao dizer que no Brasil só caiu o salário. Depois, consertou. Na verdade, o operário que chegou ao poder mostrou bem que o que sumiu também foi a vergonha na cara.
Do blog do Léo Junior:
A cada dia que passa aparece cada marqueteiro ou marreteiro não sei bem ao certo. Como pode um dono de uma faculdade mandar seu motorista estacionar “aquele” buzão no estacionamento da Catedral todos os dias, bem em frente a Câmara dos Vereadores. É uma verdadeira lindeza, sem pagar se quer estacionamento. E o mais legal é vê-lo no Google Earth.
Moral da história: Sarandi 1 x 0 Maringá.
(Nota refeita)
Aconteceu ontem. Uma empresa funerária tinha que encaminhar os corpos de duas mulheres para velar. As duas chamavam Maria.
Houve um problema. Na hora de encaminhá-las para os velórios, trocaram de endereço. Uma Maria foi parar no que deveria ser o velório da outra. Deu um pouco de trabalho destrocá-las, mas depois tudo foi resolvido.
Num post de ontem informei que a Prefeitura Municipal de Maringá não havia encaminhado release com a reação de Silvio II (dizendo que iria processar um promotor) ao jornal Hoje. Enviou sim.
A matéria não está no site da prefeitura por causa do horário em que foi feita.
Release distribuído pela prefeitura de Maringá informa que a Procuradoria Geral do Município protocolou ontem no Fórum uma ação reparatória de danos contra o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá, sua presidente Ana Pagamunici e outros 16 dirigentes pelo prejuízo dos serviços oferecidos pelo Estacionamento Regulamento de Maringá – EstaR -, que deixou de arrecadar R$ 84.713,20 durante o período da greve.
"Com essa ação, a administração pretende garantir a defesa do interesse público e cumprir o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal que, entre outros pontos, não permite a perda da receita pública, a fim de garantir o planejamento, o controle, a transparência e a responsabilidade na gestão fiscal", diz o texto. Sem comentários.
O erro está no site de um professor-candidato a deputado estadual pelo PMDB. O correto é "milhão" sempre que o valor for inferior a 2 milhões.
Continue lendoComo houve empate na proposta Ttcnica e na proposta de preço entre duas agência de propaganda (Única Propaganda e MB Propaganda), a licitação de publicidade da Câmara de Mairngá foi para sorteio. Depois de colocar dois papéis com os nomes das duas licitantes, vistadas pela comissão e pelos representantes das empresas, em uma caixa, uma mulher escolhida aleatóriamente fez o sorteio. A agência escolhida foi a Única Propaganda.
O valor da licitação é cerca de R$ 500 mil e os recursos devem ser gastos até 31 de dezembro deste ano.
A entrevista que o chefe do Gabinete do Prefeito, Ulisses Maia, concedeu ontem a Índio Maringá no programa Maringá Urgente, provocou polêmica. Alguns o acharam demasiado agressivo nas críticas ao promotor Rodney André Cessel, por acreditarem que caberia a ele o contraponto à resposta já agressiva de Silvio II. Maia, porém, não amenizou.
Ele disse que a ação civil pública por improbidade administrativa "foi uma ação tendenciosa de cunho politico¨, que ¨o carro do prefeito não tem restrição de uso¨ e que ¨nós repudiamos que um promotor de Justiça tem tanta coisa pra se preocupar¨.
Aparentemente, ao falar que existe um decreto que permitia o uso do carro oficial para fins particulares (ninguém se lembrou disso quando o caso estourou? Isso é legal? É moral? Silvio II não tinha assessoria?), a prefeitura quer fazer crer que uma norma administrativa tem mais força que a lei.
O candidato a governador pela coligação Paraná da Verdade, Osmar Dias, estará em Maringá amanhã. Às 8h30 ele tem entrevista coletiva com a imprensa na Cesumar e, em seguida, no mesmo local, reúne-se com empresários e lideranças regionais na Associação Comercial e Empresarial de Maringá.
Às 12h participa do programa Airton Costa, às 12h45 do programa Pinga Fogo e às 15h30 visita O Diário. Às 18h, o candidato tem encontro com lideranças locais no Centro de Eventos Araucária e, às 21h, visita o 17º Festival Nipo-brasileiro, na Associação Comercial e Esportiva de Maringá.
(Não me perguntem porque a coordenação de campanha de Osmar Dias - feita por um prefeito que responde a ações por improbidade administrativa - não incluiu visitas ao Jornal do Povo e ao jornal Hoje)
Nerino Alves Pacheco há anos divulga seu míssil, "O Franco Atirador". Sempre que puder, vou disponibilizá-lo aqui. O último é do dia 8:
De Miriam Leitão em O Globo:
Em abril e julho de 2002, o então candidato Lula me deu duas entrevistas no “Espaço Aberto”, da Globonews. Não há relação entre o que ele dizia e o que ele fez. Disse que mudaria a política econômica porque para isso o PT estava concorrendo; afirmou não acreditar “nesses fundamentos econômicos”; prometeu uma reforma tributária para acabar com PIS, Cofins e CPMF. Pediu que eu cobrasse dele a seguinte promessa: acabar com as ocupações de terra e mortes no campo. A cobrança: até março deste ano os dados do próprio governo são de que houve 880 ocupações de terra e 72 mortes em conflitos agrários."
O Diário - Falta a consultas médicas é de 28%
Hoje - Usuários desperdiçam consultas do SUS
Jornal do Povo - Ato pela paz mundial
O TRE aplicou nesta quarta-feira multas de R$ 5.320,00 à coligação Paraná Forte, ao candidato Roberto Requião e ao secretário de Comunicação Airton Pisseti. Este participou de reunião na RPC, para discutir sobre o debate a ser realizado naquela televisão, dentro do horário de expediente no Governo do Estado, além de ter usado carro oficial. A denúncia foi feita pelo Jornal do Estado em reportagem assinada por Abraão Benício.
A informação é do blog do Zé Beto.
A estratégia do deputado federal Ricardo Barros (PP), combinada com o senador OSmar Dias, é ficar ao lado do pedetista sempre que puder e onde puder.
A idéia de Barros é tentar conquistar fora de Maringá o que perderá aqui, por causa da administração do irmão. Ricardo, que é quem manda na prefeitura, não esconde de ninguém que o irmão poderá lhe tirar cerca de 10 mil votos - só aqui.
Duas de Cláudio Humberto:
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná anulou a pretendida aliança entre o PMDB do governador Roberto Requião e o PSDB do senador Álvaro Dias. Era um casamento político considerado esdrúxulo, primeiro porque Requião apóia a reeleição de Lula, depois porque ele construiu uma carreira política baseada até em ofensas pessoais contra os adversários, como o próprio Dias. O comportamento agressivo e errante, mudando de opinião como quem muda de roupa, rendeu ao atual governador o apelido de "Maria Louca". A decisão do TRE põe fim a uma aliança improvável e até envergonhada. "Estamos livres do constrangimento de apoiar 'Maria Louca'", declarou a este site um dos dirigentes do PSDB do Paraná. Mas a decisão é passível de recurso.
Show da vida
Polvorosa em Santa Catarina: beneficiado pela delação premiada, o advogado Carlos Castagnaro teria denunciado à Polícia Federal políticos de oposição do Paraná. Foi sócio do traficante mexicano Erneso Plascênia.
Matéria de Paulo Pupim publicada em O Diário desta quinta-feira:
Para o Ministério Público de Maringá, o presidente da Câmara Municipal, John Alves Correa (PMDB), tem que instalar imediatamente a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a compra, suspeita de superfaturamento, de 20 laptops.
O MP recomenda que John pague uma multa diária de R$ 1 mil caso não atenda a determinação. O parecer do promotor Otávio Luiz Tonin foi entregue anteontem ao juiz Airton Vargas da Silva.
O juiz havia aberto vistas ao MP para que ele se manifestasse sobre um novo pedido da vereadora Marly Silva (PFL), autora do mandado de segurança em tramitação. Ela insiste que John seja afastado do cargo e até preso pela demora em abrir a CPI.
Tonin avalia que o recurso apresentado por John, ao Tribunal de Justiça, não o desobriga de instalar a CPI, conforme havia determinado Vargas da Silva.
O promotor ainda recomendou que o juiz encaminhe ao MP do juizado especial peças do mandado de segurança visando a apuração de um eventual crime por desobediência cometido pelo presidente da câmara.
O procurador jurídico da câmara, Orwille Moribe, protocolou petição ao juiz, tentando convencê-lo que o posicionamento do MP não é correto. Moribe alegou que existe uma apelação em andamento, no TJ, e juntou à petição cópia do recurso feito ao tribunal.
Sinal da crise
O Paraná Fashion (feira que era promovida pelo hoje prefeito Silvio II sob o nome Paraná Moda) foi cancelado este ano.
E olha que havia uma verba da prefeitura de R$ 250 mil para ajudar na realização do evento, que aconteceria este mês.
Salão
Em lugar do Paraná Fashion, uma feira de modas e negócios que ano passado teve público de 6 mil pessoas e movimentou, segundo os promotores, US$ 3 milhões, está programado o Salão da Moda Paraná, de 6 a 9 de novembro.
No cravo
Do secretário do Planejamento Urbano e Habitação, doutor Guatassara Boeira, sobre o doutor Jorge Vilallobos, que levantou a questão da necessidade (e viabilidade) de verde na avenida Horácio Raccanello:
- Ele é um eco-exibicionista.
Na ferradura
Do doutor Jorge Vilallobos sobre o secretário Guatassara Boeira, cuja secretaria liberou edifício de 16 andares em área onde só podem 3 andares:
- Ele é o legítimo representante dos interesses de parte do setor imobiliário da cidade.
Bola da vez
A reeleição de Joaquim Romero Fontes na Sociedade Rural de Maringá (muito mais um sinal de rejeição à chapa de oposição) deve fortalecer Nilson Santos na entidade.
Degringolou
É cada vez mais patente o uso da máquina pública na eleição (ou reeleição?) de Ângelo Priori como reitor da UEM.
Esta semana, além das muitas fotos e matérias destacando Priori no site da instituição, colocaram um inusitado “convite para inauguração de edital de licitação”. O nunca dantes visto convite gerou uma denúncia junto à comissão eleitoral.
Sozinho
Priori, filiado ao PT, compareceu ao lançamento das candidaturas de Ênio Verri e Marino Gonçalves, no último sábado.
Havia muitos servidores da UEM no local, mas ninguém foi conversar com ele a não ser os anfitriões.
História
A respeito da idéia de Antenor Sanches, de fazer a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná doar o Horto Florestal à prefeitura: do viveiro do horto saíram as árvores que hoje enfeitam as vias de Maringá, Cianorte e Umuarama.
Apoio
Milton Ciqueira, CC de Silvio II, está empenhado na eleição de Said Ferreira (PV) para deputado estadual.
Temperatura
O clima anda quente na coordenação regional de uma campanha para o governo.
O pessoal não se entende e muitas vezes chega perto de ir para os tapas.
Cianorte
Flávio Vieira, ex-prefeito de Cianorte, é candidato a deputado estadual pelo PFL. Nestas eleições, portanto, não apóia Cida Barros (PP).
Mas quem deve fazer muito voto naquela região é o radialista João Alexandre (PHS).
Saúde capenga
O distrito de Iguatemi possui duas equipes do Programa Saúde da Família. Mas as duas não têm médicos titulares.
O trabalho é feito graças à boa vontade de dois médicos colaboradores. E não há previsão de quando a situação será regularizada.
Horário
O radialista Geraldo Irineu tentou na terça-feira falar com a secretária de Assistência Social, Sandra Franchini. Ligou às 8h30 e ela não se encontrava na secretaria.
“Não adianta nada o prefeito atender o pessoal às quintas-feiras der madrugada, se os secretários não chegam no horário”, reclamou.
Descaracterizado
O automóvel do dr. Batista (um Astra) chama a atenção.
É que não tem um adesivo grudado nele. O dono do carro é candidato a deputado estadual pelo PMN.
Sob as asas
O ex-vereador Basílio Bacarin confirmou que assumirá a presidência do Instituto da Árvore e que a ONG nasce sob a proteção estatal da prefeitura de Maringá.
Ou seja, como o Condema, nasce “amarrado”.
Em coreano
O professor e escritor maringaense Luiz Alexandre Solano Rossi, atualmente nos Estados Unidos, recebeu uma boa notícia.
Seu livro “A arte de viver e ser feliz”, da Editora Paulus, foi publicado em coreano no início desta semana – no mês em que a obra completa um ano de existência.
Microfone
Além de Oséas Miranda e de Chicão, a rádio Massa FM tem a competente Thaís Santana (ex-Pé Vermelho AM) no seu quadro de locutores.
Tempo quente
O blog do colunista publicou ontem a correspondência enviada pelo secretário de Estado Emerson Nerone, na condição de membro da Renovação Carismática Católica, ao padre Jonas Abib, da Canção Nova.
Nerone faz referências ao candidato a deputado federal Sidnei Telles, do PPS, a quem chama de desagregador. “O apoio a ele é um erro do ponto de vista ético”, escreveu.
Mimo
A reação de Silvio II à ação do Ministério Público não poderia ser inoportuna.
É que o promotor Rodney André Cessel casa-se no próximo sábado – e este não é lá um presente agradável.
Letra
Apelidaram uma chapa de “UEM no Fumo Certo”.
Título - O ex-reitor da UEM Rodolfo Purpur será (justamente) homenageado através de iniciativa do vereador Walter Guerlles (PTC), que propôs título de cidadania benemérita ao professor.
Expresso - Circula o segundo número do Expresso Paraná, jornal em formato berlinder que circula nas regiões de Maringá, Londrina e Curitiba, com distribuição gratuita.
Beneficente - Legião da Boa Vontade promove bazar beneficente de roupas e calçados na próxima segunda-feira, no Centro Comunitário e Educacional da instituição, na rua Peroíbe, 338, Parque das Grevíleas III.
O bazar estará aberto ao público a partir de 9 horas até as 17 horas. Toda renda obtida será destinada a manutenção de programas sócio-educacionais da LBV em Maringá.
PROVÉRBIO
Há muitos burros do mesmo pêlo
TROVA
Ah... meu pai! Por tua ação
eu não temia revés:
- Segurando a tua mão,
eu tinha o mundo a meus pés!
(João Freire Filho)
PRA PENSAR
Qualquer desvanecimento é tolo, mas a soberba é intolerável
(Baltasar Gracian)
TRILHA SONORA
Coluna feita ao som de Alvarenga e Ranchinho
O padre Jonas Abib, grande nome da TV Canção Nova (por sua vez ligada à Renovação Carismática Católica) recebeu uma correspondência ontem do maringaense Emerson Nerone, secretário de Estado e outro nome ligado à Igreja Católica. A correspondência faz referência ao ex-deputado e ex-secretário municipal dos Transportes, Sidnei Telles (foto ao lado) candidato a deputado federal pelo PPS. Telles, membro da coordenação nacional da RCC, teria o apoio de Jonas; Nerone, que foi o primeiro a denunciar a administração Jairo Gianoto, escreve que teme pela forma que o ex-secretário faz política e até mesmo que Telles é desagregador, além de lembrar que ele tentou encobrir as denúncias feitas contra o ex-prefeito, no que parece ser uma das administrações mais corruptas da história da cidade.
Eis o teor da correspondência:
"Padre Jonas, meu nome é Emerson Nerone, sou secretário de Estado do Trabalho e Assistência Social no Paraná. Tenho uma história política no Paraná (que pode ser confirmada pela Coordenação Diocesana de Maringá ou por Dom Murilo Krieger) e, apesar de hoje não participar diariamente da vida da RCC, sou e sou reconhecido como um testemunho de prática cristã no mundo da Política. Quando deputado estadual (95/98) fiz denúncias de corrupção embasadas em provas contra o então Prefeito de Maringá. Jairo Gianotto, compravadas posteriormente, que o levaram a renúncia do mandato, com comprovação de roubo de quase um orçamento. No meio deste processo de cassação, o engenheiro Sidnei Telles tornou-se secretário dunicipal deste prefeito, na área da minha denúncia, ficando lá até após a renúncia, encobrindo minhas denúncias. Ele saiu do meu partido, o PHS, e viu naquele momento uma forma de ocupar espaço que o meu embate com o Prefeito me fez perder. Hoje ele é candidato a deputado federal e eu temo pela forma dele fazer política. Tenho outros argumentos para dizer que o apoio a ele é um erro do ponto de vista ético e me coloco a disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre este tema. Estivemos juntos no início, em 1990 , quando o Osmanio Pereira apelou para que atuássemos na Política. O Sidnei mantém cargos de Coordenação Nacional sem apoio de seus Diocesanos a quase uma década e está induzindo a Comunidade Canção Nova, a partir do uso de um vídio que tem sua fala o apoiando na campanha. Existe candidatos mais preparados dentro do Movimento, no Paraná, que tem o nosso apoio, e me parece que o fato dos Coordenadores Diocesanos destes candidatos os apoiarem poderia questionar a Comunidade quanto a forma desagregadora de fazer política do Sidnei Telles. Aliás, ele sequer tem o apoio da Coordenadora da Comunidade de Vida que ele fundou, minha amiga Dalva. Estou à disposição. Emerson Nerone".
Por unanimidade dos juízes, a Justiça Eleitoral arquivou ação do PRP contra o deputado federal Odílio Balbinotti, do PMDB. Detalhe: sem análise do mérito. E pior: o autor foi condenado por litigância de má fé.
Como o blog anunciou no início de todo o problema, o PRP disparou reclamações no TRE contra vários candidatos de Maringá. Estava, claro, a serviço de alguém.
De Ricardo Noblat:
É possível que Alckmin se recupere e surpreenda? É mais provável que se recupere, mas que não surpreenda.
Imaginou que enfrentaria Lula - uma parada indigesta. Enfrenta Lula e agora Heloísa, que lhe toma votos aqui e acolá.
Alckmin é movido a propaganda. Deu-se bem em junho passado quando o PSDB e o PFL usaram um monte de comerciais para vendê-lo.
Heloísa, não. Votará nela quem rejeita Lula. E quem deixou de acreditar nas chances de Alckmin derrotá-lo. Cuide-se Alckmin para não ser passado para trás por Heloísa.
Uma carreta tombou hoje pela manhã na avenida Paranavaí. Tem mais informações e fotos aqui.
Continue lendoA Caixa avisa: o primeiro prêmio da Loteria Federal, da extração 4.059, no valor de R$ 100.000,00 saiu para Maringá. O bilhete premiado número 11.881, com 10 frações de R$ 10 mil, ao custo de R$ 1,00 cada, foi vendido pela Lotérica Novo Centro para duas pessoas. Um dos ganhadores comprou 9 frações e faturou R$ 90 mil.
Continue lendoEm 26 de julho o blog deu em primeira mão que o ex-vereador Basílio Bacarin iria presidir o Instituto da Árvore, uma ONG que pretende reunir o the best da área na cidade. Ontem, em entrevista a uma emissora de rádio, Bacarin revelou que o Instituto da Árvore nasce sob inspiração de Silvio II.
Eu, que achava que a entidade poderia ser útil à cidade, acho que ela vai repetir a postura do Condema, hoje presidido por um cargo de confiança de Silvio II. Não bastasse a política ambiental estar atrelada ao poder público municipal, agora até as entidades nascem ligadas umbilicalmente ao prefeito. Desse jeito, as mangueirinhas luminosas (dizem que importadas por gente ligada ao prefeito) continuarão enrolando nossas árvores, as unidades de preservação ambiental continuarão abandonadas, como estão os fundos de vale, quando não cortadas por artefatos de aço. Basta conversar com quem é do setor para se ter uma idéia do quanto a política ambiental regrediu em Maringá do ano passado para cá.
A comissão eleitoral que coordena o pleito para reitor da UEM já recebeu denúncia de uso da máquina administrativa da Universidade Estadual de Maringá por parte do reitor Ângelo Priori. Contra ele já há pedido de impugnação.
Continue lendoUma ouvinte da Cultura AM, que se disse gordinha, protestou contra a apresentadora de televisão Cristina Calixto, da TV Maringá (Band). Ontem, contou ela, Calixto durante uma entrevista com um ginecologista teceu considerações sobre as gordas. Teria dito que, se fosse homem e casado com uma mulher magra que engordasse, se separaria da esposa até que ela voltasse a emagrecer. Ela se referiu também às mulheres gordas por relaxo.
Depois, falando com o cinegrafista BamBam, que seria meio recheado, a apresentadora brincou reclamando da sua vagareza e lerdeza. "Eu não contrato mais gordo para trabalhar comigo", disse ela.
A ouvinte ainda reclamou mais de Cristina Calixto, dizendo ter se sentido ofendida. Em 9 de junho o blog registrou uma frase engraçada dela no mesmo programa: "Éramos cu e cueca, unha e cutícula".
O governador Roberto Requião (PMDB) estará em Maringá daqui a pouco. Ele estará visitando as obras do Centro de Detenção e Ressocialização, ao lado da Penitenciária Estadual de Maringá, na divisa com Paiçandu. A previsão de sua chegada ao local é às 11h30.
Se a imprensa correr, pode pegar as impressões do governador sobre a decisão do TRE sobre a aliança PMDB-PSDB.
Pesquisa GPP no Rio, capital, semana passada:
Lula 34,2%. Heloisa Helena 20,5%. Alckmin 16,5%. Outros 2,8%.
Lula 34,2%. Demais 39,8%.
Do ex-blog de Cesar Maia:
Tudo perfeito: o sorriso, o olhar para a câmera da TV, a tranquilidade,a resposta rápida, a oferta de sua condição de mãe e mulher, tudo, tudo, tudo. E ainda fez o expectador se lembrar de você todas as noites no JN com seu buquê de flores e o carinho.
Para ganhar o grande prêmio Clinton de TV ou Blair de TV, faltaram duas coisas. Uma não é culpa sua. Fale com seu publicitário. As lentes de seus óculos refletem as luzes do estúdio. Ele tem que comprar uma dessas lentes que os locutores da TVG usam. Não dão reflexo. Outra foi um mínimo deslize ter falado com a Fátima Bernardes que você entende mais de reforma agrária que ela. Fátima explicou que ela representa o público ali. Mas serviu para o casal: é provável que eles estejam inquirindo como se fossem eles mesmos e não interlocutores dos expectadores. É capaz de você ter ajudado a eles a ajustar o tom.
Parabéns senadora. Este Ex-Blog está orgulhoso de você. A tempo: aquele "meu amor" para Fátima e Bonner, foi o máximo. Nem Clinton, nem Blair. Vou mais longe: nem Reagan que foi o mestre de todos.
O comentário de um leitor sobre Silvio II - "Ninguém pode mexer com o "Barrão de Araruna" pois ele pensa que está acima da lei!" - me fez lembrar minha mãe. "Tá parecendo o Barão de Araruna!", ele costumava falar.
Vem a ser o personagem escravocrata de Sinhá Moça, de Maria Dezonne Pacheco Fernandes,
De Josias de Souza:
Depois de ter amargado a contestação judicial de Tasso Jereissati à aliança que firmara com o tucanato paranaense, o governador Roberto Requião, candidato à reeleição, puxou a bandeira branca. Em contato telefônico com Geraldo Alckmin, prometeu assegurar-lhe palanque exclusivo no Paraná, dando de ombros para Lula. Na prática, sinalizou que não faria como o escorpião da fábula que, auxiliado pelo elefante na travessia do rio, não resiste à ferroada no meio do percurso.
O movimento veio tarde demais. Parte da direção nacional do PSDB até mostrou-se disposta a dar um voto de confiança a Requião. Mas a ação judicial já estava na bica de ser julgada. Não restava senão aguardar pela palavra da Justiça Eleitoral. O veredicto veio nesta terça-feira.
Por três votos contra dois, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná anulou a aliança de ocasião que unira o PMDB de Requião ao PSDB paranaense. Os juízes acataram a tese de que o governador, velho aliado de Lula, faria corpo mole na campanha de Alckmin, ferindo as regras da verticalização.
A equipe de advogados a serviço de Requião vai recorrer ao TSE. Sem o PSDB, o tempo da campanha reeleitoral do governador vai minguar. Passa de 4 minutos e 24 segundos para dois minutos e 23 segundos. Pela lei, havendo recurso, o TSE tem até o dia 20 de setembro para se pronunciar.
Havia uma desconfiança e uma coluna política confirmou: a posição do prefeito Silvio II em relação ao uso de carro oficial para fins particulares - onde ele é réu confesso - foi enviada a O Diário e ao Jornal do Povo, por escrito. Ele não quis responder perguntas dos jornalistas e escolheu apenas esses dois veículos de comunicação para dar sua versão - e por escrito.
Por que não disponibilizou para todos? Mistério.
Silvio II insiste em colocar que a imprensa soube primeiro. Embora os dois jornais não tenham veiculado, quem deu a notícia em primeira mão foi este blog. E, como eu não pergunto pro prefeito como ele faz as coisas dle (como, por exemplo, contratar cuma empresa de Curitiba por US$ 1 milhão sem licitação), acho que ele não deveria se importar como eu faço as minhas.
O Diário - Violência cresce e assusta Maringá
Hoje - Maringá cobra ações contra violência
Jornal do Povo - Silvio denuncia promotor público
Mantida a decisão do TRE, Requião terá 2m54s no horário eleitoral, atrás de Flávio Arns (PT), Osmar Dias (PDT) e Rubens Bueno (PPS), que terão, respectivamente, 4m35, 4m27 e 3m34.
Continue lendoResisti em publicar essa informação, com receio de que algum amigo ficasse chateado por ter enviado o arquivo (recebi uns trocentos), mas ainda bem que o Cláudio Humberto publicou a seguinte nota hoje, que serve pra gente pensar duas vezes antes de acreditar em qualquer coisa que se lê na rede:
Continue lendoPrestígio
Alexandre Garcia não deixou a Globo, mas essa nova lenda da internet rendeu ao jornalista dezenas de mensagens que fazem muito bem ao ego.
O secretário de Esportes e Lazer, Roberto Nagahama, recebeu críticas de vereadores por causa de um evento de judô (Desafio Brasil-Japão), realizado em 13 de maio último. Nagahama é ligado a judô, tem uma academia que ensina o esporte. Seu diretor-geral até esses dias era o presidente da associação de judô da cidade.
Ele diz que foram gastos R$ 118 mil no evento, plenamente recompensados pela audiência no Sport TV , durante 2h20. Desse valor, R$ 43 mil, informou ele ontem à imprensa, saíram dos cofres municipais. Mas acho que sua assessoria passou-lhe números errados. De acordo com o Órgão Oficial do Município, a prefeitura entrou com R$ 49.996,00 no evento - uma diferença de pouco mais de 10%.
O caso não lembra os R$ 650 mil da Ponta Grossa Ambiental, que no papel custou 10% mais caro?
Deve ser coisa de família (Ricardo Barros já representou umas três vezes contra Cruz e o próprio Silvio II processa Robertson Azevedo, ex-promotor da Infância e Adolescência, atualmente em Curitiba).
Está n´O Diário desta quarta o contra-ataque do prefeito contra um dos autores da ação civil pública por improbidade administrativa, Rodney André Cessel. "O prefeito disse ainda que vai impetrar uma ação contra o promotor cobrando a reparação dos danos morais que teria sofrido com a divulgação da ação pela imprensa. De acordo com o prefeito, Cessel agiu de forma tendenciosa e parcial na denúncia feita à Justiça em virtude do uso indevido de um carro oficial do município para transportar o filho de Silvio à escola. "A ação é descabida e uma demonstração clara de abuso do poder", diz o prefeito. Silvio acusa que a propositura da ação foi política e ressalta não ter sido a primeira vez que o promotor atua de forma tendenciosa contra a administração. No final de maio, Barros chegou a publicar anúncio em vários jornais criticando a atuação de Cessel no inquérito sobre a contratação da Transresíduos, questionada pelo MP na Justiça", diz o texto, sem acrescentar nada de concreto.
O prefeito chega a apelar para o salário do promotor, ao dizer que repudia a atitude de quem "recebe do povo quase R$ 200 mil por ano" - como se ele, Silvio II, não tiuvesse o seu salário de R$ 135 mil/ano pagos pelo mesmo povo. Ah: Silvio II não toca no nome do outro autor da ação, Maurício Kalache.
O pedido de impugnação da chapa de Ângelo Priori, na disputa à reitoria da Universidade Estadual de Maringá, será analisado pelo Conselho Universitário, órgão máximo da instituição. As outras três chapas que concorrem ao pleito alegam que o estatuto da UEM não prevê a reeleição de reitor.
O julgamento da candidatura de Priori depende do pedido de férias dele e, conseqüentemente, o afastamento da presidência do COU - cargo que é do reitor. A previsão é que Priori tire férias no próximo dia 15.
A informação está em O Diário desta quarta-feira.
Só para lembrar
João Capiberibe (PSB-AP) perdeu o mandato de senador por decisão do TSE, no começo do ano.
Motivo: teria comprado votos de duas eleitoras ao custo de R$ 26,00 cada um.
CMEI
A prefeitura de Maringá vai licitar no próximo dia 24 a construção do Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Novo Oásis pagando no máximo R$ 1.206.345,17.
A obra terá 1.322,30 metros quadrados de área construída.
Justiça
No próximo dia 24 um candidato a deputado tem audiência no Fórum.
Faz parte de processo que um promotor lhe move e pede indenização de R$ 1 milhão.
Feira
De um opositor sobre a avenida Horácio Raccanello:
- Quando é que vai ser a feira-livre ali?
Volume
Leitor sugere que, ao invés de trazer de volta o parquímetro, a prefeitura poderia estudar a implantação do “porquímetro” no paço municipal.
Mediria a quantidade de porquice.
Preparativos
O anunciado reajuste de 50% no valor do EstaR já faz parte da estratégia da administração de reimplantar o parquímetro, colocado por Gianoto e retirado por José Cláudio.
É que o valor a ser cobrado será mais salgado do que os R$ 0,60 cobrados até agora por uma hora de estacionamento.
Foi-se
O aumento no EstaR contrasta com a proposta de acabar com a indústria da multa, apregoada em campanha eleitoral.
Ideais
Leitores questionam a situação da secretária Terezinha Pereira na atual administração, embora ela nunca tenha reclamado publicamente.
É que no caso do Brinco da Vila e do parquímetro foram alteradas propostas apresentadas pelo seu irmão.
Estilo
O estilo de José Cláudio contrasta em muito com o atual governo.
Um caso que entrou para a história e que mostra como era o ex-prefeito (em 16 de setembro fará 3 anos de sua morte) foi sua saída de carro do hospital, mesmo muito doente, para ver algumas obras em andamento na cidade. Foi, viu e voltou para o hospital.
Surpresas
O resultado da primeira pesquisa Ibope agradou a todos?
Nem tanto. Com o início do horário eleitoral gratuito, a tendência é de que haja muita surpresa ainda.
Lacuna
A ausência do ex-prefeito Adriano Valente na inauguração da avenida Horácio Raccanello tem sido comentada nos bastidores.
Chamadas
Gravadas por Noel Guima, já estão no ar as chamadas para o programa “A realidade dos fatos”, que estréia segunda-feira às 7h na Cultura AM, com Geraldo Irineu.
Antiprodutivo
Circulam dentro da prefeituras muitas informações desencontradas sobre demissões. A maioria, claro, mentirosas.
Deve ser ruim trabalhar num clima assim.
Referência
Pessoal da área policial não esconde: quem quiser ficar informado tem que assistir ao programa Maringá Urgente (RTV Canal 10). As notícias em primeira mão são mostradas ali.
O programa é reproduzido pela rádio Banda 1 AM e, fala-se, em breve pode estar numa emissora FM.
Não gostou
Não convidem o governador Roberto Requião tão cedo para vir a Maringá participar de ato público-partidário.
Mais uma vez, ele ficou desgostoso com o último evento realizado na cidade, sábado passado.
Exceções
O flagrante do policial militar furtando em Curitiba faz lembrar o caso do PM maringaense que furtou um celular na casa do jogador Ricardinho.
Positivo
Diante do quadro crítico de segurança pública, há que se convir que o Conselho Comunitário de Segurança nunca foi tão elogiado.
Promoveu um bazar com produtos da Receita Federal como pouco se viu por aí.
Confiança
Pelo menos um assessor de Silvio II mostrou confiança na reeleição do prefeito, em 2008.
“Se os adversários forem do mesmo nível dos pré-candidatos do PMDB, não vai ser difícil”, comentou.
Vem aí
A próxima dor de cabeça da administração tem nome.
Chama-se IPTU.
Segurança- Quem visita a Assembléia Legislativa agora tem que passar por catracas eletrônicas, implantadas pelo presidente da casa, Hermas Brandão, e usar crachá de identificação. É para aumentar a segurança de servidores e dos deputados estaduais.
Saúde suplementar
Acontece hoje em Maringá, num hotel central, evento que faz reflexão sobre a saúde suplementar. A promoção é de quatro planos de saúde da cidade.
“Atualidades da regulamentação dos planos privados de saúde”, pelo economista e contador João Romitelli, e “Seis anos da ANS: avanços da caminhada e perspectivas da saúde suplementar”, por Alfredo Luiz de Almeida Cardoso, diretor de Normas e Habilitação da ANS, são as palestras, às 20h e 21h, respectivamente.
Sanduiche-iche - Um dos maiores sucessos da internet é um vídeo da nutricionista Maria Ruth Vieira de Lemos Vasconcelos, que, com um ponto no ouvido, repete palavras durante uma entrevista ao vivo. Ficou famosa pela expressão “sanduiche-iche”. Pois ela quer aproveitar a fama mesmo: é candidata a deputada estadual pelo PPS de Pernambuco.
PSOL - O bombeiro Nonato é o único candidato a deputado estadual pelo PSOL de Maringá. E já circula santinho com Heloísa Helena.
PROVÉRBIO
Um apertado aperta o outro
TROVA
Foi amigo de verdade,
meu exemplo, meu herói.
Hoje meu pai é saudade,
e como a saudade dói!...
(Nádia Huguenin)
PRA PENSAR
Se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder
(Abraham Lincoln)
TRILHA SONORA
Coluna feita ao som de Zé Ramalho (Estação Brasil)
© Blogger templates 2008
Para cima