12.8.06

A força do pobre

Matéria de Maurício Dias na CartaCapital desta semana:

A popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva voltou a crescer e, às vésperas do início do horário gratuito da propaganda eleitoral (os 45 dias que marcam a reta final da campanha), o presidente ampliou a chance de vencer a eleição no primeiro turno, graças, principalmente, ao enorme apoio que tem entre os eleitores mais pobres. Nesta terceira rodada da pesquisa CartaCapital/Vox Populi, Lula (PT) venceria a eleição com 45% das intenções de voto, contra 24% de Geraldo Alckmin (PSDB); 11% de Heloísa Helena (PSOL); 1% de Cristovam Buarque (PDT) e 1% de Rui Pimenta (PCO). Nenhum dos demais candidatos atinge 1%.
Lula conta com 58% de apoio entre os eleitores de baixa escolaridade e 63% entre aqueles de baixa renda. Em relação à pesquisa de julho, Lula cresceu 15 pontos porcentuais entre esses eleitores com até a 4ª série do ensino fundamental e 17 pontos porcentuais na faixa de renda familiar de apenas um salário mínimo.
São dois indicadores incontestáveis de que Lula se sustenta na base da pirâmide social. Uma estatística do eleitorado divulgada em julho pelo Tribunal Superior Eleitoral, tendo como referência o grau de instrução, mostra que (sem contar cerca de 8 milhões de analfabetos) há um contingente de quase 54 milhões de eleitores no Brasil com o primeiro grau completo e o primeiro grau incompleto. Os 58% de apoio a Lula, nessa faixa, traduzem aproximadamente 30 milhões de votos.
Leia mais.

4 pitacos:

Anônimo,  20:07  

Pois eu conheço muita gente que que sabem ler e escrever muito bem e que jamais votariam no Chuchu. Votarão, sem dúvida no Lula.

Anônimo,  06:35  

O próximo presidente não será eleito por aqueles que lêem jornais , mas por aqueles que limpam o rabo com eles.

Anônimo,  10:34  

Eu leio jornal e voto no Lula. Também já limpei o rabo com eles.

Anônimo,  15:47  

Ler jornal não quer dizer nada.
Se o cara lê "O Diário", a "Folha", ou a "Veja", é melhor nem ler.


Que vai eleger o Lula , eu já disse, é o cara que anda de buzão, que vai trabalhar de bicicleta, que recebe a grana contada no dia 5 e no dia 8 ela já acabou. Porque para esse enorme contingente a vida está melhor do que a 4 anos atrás, e isso é o que importa.

Lula de novo!!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima