10.1.09
10.1.09
Anedota esportiva muito boa
Do Ressaca Filosófica:
- Qual a principal diferença entre Aurélio Almeida (dono do Grêmio Maringá S/A) e Marcos Falleiro (dono do Galo Maringá Ltda)?
R: O tempo que demoraram para enganar os torcedores maringaense!! O primeiro, dois anos; Falleiro, três!
10.1.09
Duas do Verde
De Verdelírio Barbosa na coluna de domingo do Jornal do Povo:
Ex-maringaense
Luiz Carlos Rocha, que durante muitos anos morou em Maringá, integrante do Partido Comunista Brasileiro, é o novo Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Ele é filho de Expedito Rocha, comunista histórico.
Rede Botti
Hemógenes Botti está no Procon de Maringá integrando a equipe comandada pelo ex-vereador Dorival Dias. Em Paiçandu, Lucinéia Fátima Botti está na Assessoria de Divisão de Transportes, e em Doutor Camargo, o advogado André Botti comanda a Procuradoria Jurídica daquele município.
Coluna completa.
10.1.09
Leio que...
O programa Domingo Popular, apresentado por Hilário Gomes, completou seis anos no ar e que Roberto Balestra amanheceu raulzitamente neste sábado,
Continue lendo10.1.09
Nove anos
Esta semana dois conhecidos morreram por conta do cigarro: o publicitário Paulinho Guimarães, com quem já tive boas conversas, e o juiz Luis Taguchi, que passava todos os dias no escritório de advocacia do Verdelírio Barbosa e foi quem homologou minha separação. É só citar os dois pra lembrar que eles fumavam muito.
[Antes de largar o vício, me perguntava por que quase todo ex-fumante era tão chato e vivia importunando os demais para que parassem de fumar. Hoje eu sei, e é tão simples: é puro zelo com a saúde dos outros, depois de ter feito bem a si mesmo.] Continue lendo
10.1.09
Ato público pró-palestinos
A nota está no blog do Sismmar, que foi retomado pela atual diretoria:
Acontecerá na próxima quarta-feira, 14, a partir das 20h, na Câmara Municipal de Maringá ato público em solidariedade ao povo palestino e pela paz, organizado por diversos setores e organizações da sociedade civil de Maringá.
10.1.09
Só Quinteiro!
Dizem que quem indicou os assessores do vereador Paulo Soni, inclusive o próprio pai, foi só Quinteiro. Isto teria deixado outros que foram candidatos a vereador da coligação, que em última análise também foram responsáveis pela eleição, bastante chateados. É. Depois dessa e do que ouvi de João Borri sobre a adesão do PMN ao governo Barros, fica claro que não podemos confiar nos discursos oposicionistas, pois no fundo eles querem é socar - e por inteiro. O povo que se defenda como puder.
Akino Maringá, colunista
10.1.09
Blogosfera
Mais dois blogs em Maringá: o Portal Maringá, de Cleber França, e o de Leonardo Filho (cujo pai também trabalhou na Comercial Catarinense, como seu Zé Rigon).
(Via Bulgarelli)
10.1.09
Recessão
Em seu blog Gilson Aguiar ainda não comentou a caralhada enorme quantidade de secretarias municipais do prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP), um número maior que a da prefeitura de Curitiba, nossa capital. Mas, minutos atrás, na CBN, ele disse: ¨Pois é...as estimativas são de que a recessão ainda vai chegar ao Paraná e prefeituras como a de Londrina e Curitiba estão estudando reduzir o número de seus secretários¨.
10.1.09
Morre Luis Taguchi
10.1.09
Secretários de ‘segunda’?
Por que Dinz Afonso e Zanoni não foram confirmados na primeira leva de nomeações? Sobre o Diniz tenho a impressão que há qualquer coisa entre ele e Silvio II. Acho que Silvio II não gosta dele, assim como não gosta do Pignata e ambos só estão no governo porque quem manda mesmo é Ricardo. Lembro que numa dessas reformas Diniz tinha ficado de fora e voltou na do Meio Ambiente. Pignata já passou por diversas e agora foi rebaixado. Quanto ao Zanoni, acho que Silvio II e Ricardo ficaram com vergonha de confirmá-lo de primeira, pois é, sem dúvidas, o melhor dos auxiliares do governo. Trabalha num órgão que teoricamente teria que apontar os ‘podres’ da administração, não indica ninguém para assessorá-lo, dá uma aparência de transparência e a impressão que representa a sociedade dentro da Prefeitura e não perturba os chefes. É o que no popular se diz ‘não fede nem cheira’. Tudo que eles querem.
Akino Maringá, colunista
10.1.09
Criar pra quê?
O Rudiney percebeu a graaande semelhança da logomarca da administração municipal de Paranavaí e a Viação Cidade de Paranavaí. Não tem nêga: parece que foram feitas pela mesma pessoa. A administração Rogério Lorenzetti começou copiando...
Continue lendo10.1.09
Dois toques
Um - Comercial da Coca-Cola produzido na Argentina. Muito bom.
Dois - Médico especialista em fertilização é acusado de assédio a pacientes.
10.1.09
10.1.09
Maringá também é heavy metal
(Foto Brooza) Continue lendo
10.1.09
O supervereador
Para abrigar a chamada "Turma do John" - ocupantes de cargos comissionados que colecionou durante os vários anos em que presidiu a Câmara Municipal de Maringá -, o presidente Mário Hossokawa (PMDB), que se elegeu graças ao trabalho do seu companheiro de partido, reservou nada menos que três salas no prédio do Legislativo.
Isso sem contar casos de outros cabos eleitorais de John - como Nereu Vidal Cezar e o filho do cabo Zé Maria - que estão sendo enfiados em gabinetes de outros vereadores, com a ajuda dos irmãos Barros.
10.1.09
Entulho
O depósito de entulhos de construção civil nas duas pedreiras ainda não virou, conforme a prefeitura de Maringá havia anunciado. O lixão continua recebendo o material.
Continue lendo10.1.09
Arquivo
João Ivo está sumido, provavelmente ainda fazendo um balanço de seu futuro político. Continue lendo
10.1.09
Vapt-vupt
Vapt - Muito bom o vídeo mostrando como homens e mulheres se entusiasmam.
Vupt - A primeira reunião da nova diretoria da Associação Comunitária do Jardim Alvorada.
10.1.09
9.1.09
Pensando no amanhã
De Verdelírio Barbosa:
Caravana
Mário Hossokawa (PMDB) presidente da Câmara Municipal de Maringá, está pensando em locar um micro-ônibus, para levar uma caravana até Curitiba no próximo dia 15. É que no dia 15 às 15 horas, Hermas Brandão, estará sendo empossado na presidência do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
Coluna completa.
9.1.09
Avante! Avante!
Maringá, finalmente, passou Curitiba, nossa capital.
Como o irmão do Beto Richa não é prefeito, ele só tem 21 secretarias municipais, tadinho. Os irmãos Barros chegaram hoje aos 22 (sem contar a Urbamar e a SBMG).
9.1.09
O homem forte e de confiança!
Já chegamos à conclusão de que quem manda na Prefeitura sendo, na prática, o prefeito é o deputado Ricardo Barros. Mas quem é o seu homem de confiança? O irmão? Não. O homem forte e de confiança de Ricardo é José Luiz Bovo. Discreto externamente, quase não aparece na mídia. Nunca deu entrevista ao Pinga Fogo ou à CBN. Foi notícia apenas uma ou duas vezes n'O Diário. Três vezes prefeito de São Jorge do Ivaí. Vasta experiência anterior, como funcionário da Prefeitura daquele município, este é o ‘cara’. Qual o seu cargo atual? Secretário de Gestão e Fazenda. Antes era só conhecido como secretário de Fazenda, mas a sua importância é tanta que a Secretaria da Fazenda , que tradicionalmente é das mais fortes em qualquer Prefeitura, perdeu espaço para o título “ Gestão e Fazenda’. Qual o significado de gestão? Administração, gerência.
Foi muito citado por Hossokawa, justificando a vinda dos outros dois ex-prefeitos. Dizem que foi o responsável pelo fim da Capsema. Atribui-se a ele o aparente sucesso financeiro, e da gestão, a partir do segundo ano de governo. O primeiro foi uma lástima. Competente parece ser. Usa a competência em benefícios do maringaenses ou mais do chefe? Prefiro não opinar. Agora com Ruiz e Sorvos, forma um ‘trio de ferro’. Que não seja só de ferro para contribuinte.
Akino Maringá, colunista
9.1.09
Diniz Afonso confirmado
Do blog Causos e Opiniões:
Parece que finalmente chegou a uma definição e foi confirmado o nome de Diniz Afonso na Secretaria do Meio Ambiente de Maringá. Toda a equipe aguardava para dar continuidade aos trabalhos do que restou da SEMAA após a fusão da diretoria de Agricultura com a da Indústria e Comércio. Outra parte da secretaria, Arborização, Viveiro, Praças e Parque do Ingá, Coleta Seletiva, além de Feiras livres e Por do Sol, foram para a Secretaria de Serviços Públicos.
Na SEMAA restaram Expediente, Educação Ambiental, Controle, Monitoramento e Fiscalização Ambiental, Análise de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Unidades de Conservação.
[Mesmo não merecendo destaque no site da prefeitura, Diniz Afonso foi mesmo mantido]
9.1.09
Cena do trânsito maringaense
Vídeo mostra o engarrafamento na esquina das avenidas São Paulo e Horácio Raccanello, em Maringá. O autor explica que o engarrafamento acontece todos os dias da semana, das 11h às 16h. O cruzamento é um ponto crítico do trânsito maringaense. No vídeo apareceram motoristas se xingando, motociclista andando em cima da calçada e carros desrespeitando o quadrilátero amarelo (yellow box).
9.1.09
Zanoni continua
Confirmado hoje: o advogado Zanoni Luiz Favero permanece à frente da Secretaria de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Maringá. Ele integra a Sociedade Eticamente Responsável e o Observatório Social, o que talvez explique por que essas entidades dão atenção apenas aos vereadores.
Continue lendo9.1.09
Os percalços de Flávio Vicente
O TRE do Paraná manteve decisão da Justiça Eleitoral de Maringá contra o vereador Flávio Marcelo Gonçalves Vicente (PSDB), multado por propaganda irregular (cavaletes fixos em canteiros centrais) em setembro do ano passado. A decisão foi publicada no Diário da Justiça de de 26 de novembro.
Em 15 de dezembro, o vereador sofreu outra derota no TRE, quando recorreu das contas da campanha a deputado federal em 2006, que haviam sido rejeitadas. Por unanimidade, o tribunal seguiu o voto do relator e rejeitou os embargos. Ele deve recorrer ao TSE.
9.1.09
Pelas mesmas mãos
9.1.09
Duplamente encrencado
Além de ter as contas eleitorais referentes à campanha para vereador rejeitadas pela Justiça Eleitoral local (junto com Mário Hossokawa e Belino Bravin), o médico Carlos Eduardo Sabóia (PMN), que integra a mesa executiva da Câmara Municipal de Maringá, ainda não teve as contas da campanha de 2006 aprovadas. Ele foi candidato a deputado federal. Em novembro último, a Procuradoria Regional Eleitoral deu parecer pela desaprovação das contas.
Continue lendo9.1.09
"Desrespeito aos valores nacionais"
O Conselho Municipal de Educação de Maringá protestou contra a aprovação do projeto do ex-vereador Chico Caiana (PTB), que acabou com as eleições diretas na rede municipal de ensino e abriu espaço para a nomeação de cabos eleitorais do prefeito Silvio Barros II (PP). Uma correspondência contendo o repúdio do Conselho, presidido por Patrícia Lofrano, foi enviado ao prefeito, aos vereadores e aos conselhos estadual e nacional de Educação.
"Com a decisão da Câmara de Vereadores de Maringá de aprovar uma determinação que contraria 30 anos de investimentos legais constata-se uma desobediência municipal aos fóruns responsáveis pela ordem constitucional brasileira. Mais do que uma volta ao passado, uma marcha-à-ré nos caminhos de democratização do país, a Câmara de Vereadores de Maringá não só inaugura um processo de desobediência civil como um desrespeito aos valores nacionais", diz trecho da correspondência. Na íntegra.
9.1.09
Licitações
A Eletro Maringá venceu licitação para fazer as obras de ampliação da rede de distribuição de energia elétrica do Parque do Japão: R$ 597.989,00. A construção de alambrados e calçada ficou com a Construtora Faiz, ao preço de R$ 125.797,84.
Já por R$ 201 mil, a prefeitura contratou a Radiotec Servicos Técnicos Radiológicos para prestar serviços de radiologia na Policlínica Zona Norte.
9.1.09
Loteamentos
Foi aprovado na prefeitura de Maringá o loteamento Moradias Atenas 2ª Parte, localizado sobre o lote de terras 56-A da Gleba Patrimônio Patrimônio Maringá, transformado em Zona Especial de Interesse Social, de propriedade da Empreendimentos Imobiliários Rinancy Ltda. Para garantir as obras de infraestrutura, que devem ser realizadas num prazo de 24 meses, ficou caucionado a favor do município o imóvel de 616,25 m2 contendo uma construção comercial de 478,20m2, de propriedade de Antenor Errerias Lopes.
Também através de decreto, a prefeitura aprovou o condomínio horizontal Condomínio Residencial Ito, localizado sobre o lotes de terras 448/4999 da Gleba Patrimônio Maringá, de propriedade da Hortícula Ito, com área de 69.706,81 m2.
9.1.09
Uma casa sobre o caminhão
Cansada de pagar aluguel, uma família de Paiçandu construiu uma casa em cima do caminhão, conta Salsicha. Continue lendo
9.1.09
Nem vem
O TSE negou pedido do vice-prefeito de Antonio Belinati (PP), Fernando Nicolau, que pretendia ser diplomado e tomar posse. Mais.
Continue lendo9.1.09
9.1.09
Nova unidade
A Farmaprev inaugura neste sábado, às 8h, uma nova unidade na avenida Tamandaré 655, defronte o terminal urbano. Continue lendo
9.1.09
Vereadores querem investigar aumento da tarifa
Já são seis os vereadores que apóiam a abertura de uma Comissão de Inquérito (CEI) para investigar o aumento da tarifa de ônibus. Segundo o autor da proposta, o processo de reajuste das tarifas precisa ser ‘transparente’. Ele espera esclarecer a metodologia empregada neste serviço e analisar os possíveis erros. Não identifica, por exemplo, a reversão dos bens e valores de publicidade na planilha de custo das empresas que exploram o serviço. Pensaram que a notícia é Maringá? Nada, é de Londrina. Aqui o prefeito recorreu contra decisão judicial que o obrigou a fornecer os dados da planilha e outras informações pedidas pela Amusp, questionando a sua legitimidade. A Câmara apelou contra decisão do TJ-PR que considerou inconstitucional lei de 99 que prorrogou por 15 anos com direito a mais 15 a concessão que nunca teve licitação. O Supremo confirmou a inconstitucionalidade. Só falta Mário Hossokawa recorrer para ganhar mais tempo. Só falta! Vamos ver se ele está a favor do povo ou da empresa concessionária.
Akino Maringá, colunista
9.1.09
Prefeitura abre processo contra servidores
No final do ano passado a Secretaria de Administração da Prefeitura de Maringá abriu 13 processos administrativos disciplinares contra servidores. A maioria, nove, por ter utilizado de maneira irregular o vale transporte. Um dos processos é contra um coletor, lotado na Secretaria de Serviços Públicos, acusado de "referir-se de modo depreciativo e desrespeitoso", em 7 de outubro passado, ao prefeito Silvio Barros II. O mesmo servidor está sendo acusado de fornecer endereço errado na tentativa de obter casa própria pelo programa Minha Casa.
Outro processo administrativo é contra três funcionários da Secretaria dos Transportes, que teriam produzido material fotográfico sem autorização na "tentativa de difamar a sua chefia imediata" e, um deles, de utilizar equipamento do município de forma irregular. Outros dois motoristas de caminhão coletor de lixo da SSP respondem por terem desviado os veículos do itinerário previamente estabelecido e desviado para o Conjunto Sol Nascente, no retorno do lixão. Também um médico da Secretaria de Saúde responde processo porque, estando de licença para tratamento médico entre 25 de junho e 10 de julho, continuar trabalhando em empregado privado, exercendo a mesma função para a qual foi contratado pela prefeitura. As portarias determinando a instauração dos PADs foram assinadas pelo então secretário Gilton Domingues Bonneau.
9.1.09
Novo administrador distrital
O administrador do distrito de Floriano, Elias Veríssimo (dir.), foi empossado no cargo na manhã de hoje, tendo ao lado o vereador Belino Bravin (PP) e sua mulher, Vanda.
(Foto PMM) Continue lendo
9.1.09
Problema para Sarandi
Em entrevista publicada no Correio do Noroeste, o prefeito Milton Martini (PP), de Sarandi, mostra-se preocupado com o trânsito naquela cidade.
Disse ele: "Precisamos melhorar esse trânsito com mais acessos e fluxo de saída melhor, porque teremos futuramente um outro problema que pode nos prejudicar: quando terminar o Contorno Norte, em Maringá, até 2011, teremos 22 mil veículos jogados dentro do ramal de Sarandi, a BR-376. Se nós já temos um problema de trânsito gravíssimo, vamos ter um problema ainda maior, segundo nos mostra um estudo de impacto a respeito".
9.1.09
Almoço
Torcedores maringaenses do São Paulo FC marcaram para 14 de março, no CTG Rincão Verde, a edição deste ano do tradicional almoço. O último foi comandado pelo ex-deputado Antonio Facci (foto), que faleceu dois dias depois.
(Foto Carlos Ronchin) Continue lendo
9.1.09
Comercial
Vidal Balielo está de volta à televisão, desta vez num comercial de um shopping. Ele representa o que fez boa parte de sua vida na tevê, um apresentador de telejornal, que anuncia uma liquidação. E, desta vez, sem óculos.
Continue lendo9.1.09
Lula destaca papel da internet
Na entrevista à revista Piauí, o presidente Lula afirma que os jornais estão “obsoletos” e diz confiar mais nas informações de assessores do que naquilo que sai publicado, diz a coluna Painel da Folha de S. Paulo. As declarações fazem parte de trechos inéditos da entrevista à revista “Piauí” deste mês.
Lula também ressalta o papel da internet: “Alguns companheiros da imprensa não descobriram isso porque continuam agindo como se estivessem 40 anos atrás”.
9.1.09
Dois toques
Um - Requerimento estranho feito por vereador em Corumbataí do Sul.
Dois - Quatro árvores cortadas na rotatória da avenida Guaiapó com Jinroku Kubota.
9.1.09
Grazi no "Anjo da Guarda"
O Fantástico do próximo domingo mostrará, no quadro “Anjo da Guarda”, Cleusa Soares, mãe de Grazielli Massafera. Serão exibidas imagens cedidas pela BMW, de Wall Barrionuevo, que homenageou Grazi em 2004, junto com Martha Rocha, Miss Brasil 1954. Em 2005, a hoje atriz da Globo participou do Big Brother Brasil, que a projetou nacionalmente. Continue lendo
9.1.09
Nishimori e Acema
Da coluna semanal de Deodato Yoshida, diretor legislativo de Mário Hossokawa na Câmara Municipal de Maringá, em O Diário:
1 - O deputado estadual Luiz Nishimori vai ter que explicar todos os "rolos" que sobraram das comemorações do Imin 100. Hoje existe um desentendimento entre ele e o ex-deputado Antonio Ueno. O atual presidente da Liga, Francisco Tan, está muito aborrecido com o deputado.
2 - Na posse do prefeito Silvio Barros [II] sentimos a falta da presença da Acema. Nem o presidente compareceu para prestigiar o prefeito.
9.1.09
Bom humor
O banheiro masculino do segundo andar do prédio do Fórum de Maringá - interditado depois de um novo flagrante de sexo entre dois homens - periga se tornar ponto turístico.
"Já é uma das sete maravilhas da cidade", comentou um observador.
9.1.09
Vapt-vupt
Vapt - É hoje o lançamento da campanha contra esmolas para crianças e adolescentes.
Vupt - No Brasil, um caso como o da BrOi é escândalo para mais de metro.
9.1.09
Agricultura
O engenheiro agrônomo Edio Akio Mituy assume neste sábado às 13h a Secretaria Municipal de Agricultura de Marialva. Ele é dirigente da Associação Norte Paranaense de Estudos em Fruticultura (Anpef). Continue lendo
9.1.09
Migalhas
É útil e necessário a uma república ter leis que forneçam às massas uma saída legal para o ódio que elas passam alimentar contra determinado cidadão - Maquiavel
Continue lendo9.1.09
Dia de visitas
O prefeito de Sarandi, Milton Martini (PP), passa boa parte da sexta-feira acompanhado do assessor Geraldo Irineu visitando órgãos de comunicação, em Maringá. Ele tem feito um resumo da situação que encontrou ao assumir a prefeitura da segunda maior cidade da microrregião.
Continue lendo9.1.09
Sepultamento
Acontece hoje às 16h em Florianópolis (SC) o sepultamento do publicitário Paulinho Guimarães (na foto com a mulher, Glória), falecido no último dia 7 em Vinhedo (SP). Continue lendo
9.1.09
Praxe da casa
O acúmulo de funções aparentemente incompatíveis não é novidade no Legislativo maringaense. Heine Macieira (PP) é líder do prefeito e primeiro secretário da mesa, mas o atual presidente, Mário Hossokawa (PMDB) foi líder do mesmo prefeito e presidente da Comissão de Constituição e Justiça - algo que ele sempre condenou em outras legislaturas.
Continue lendo9.1.09
9.1.09
Prudentopolitanos
O vereador José Pochapski (PPS), de Campo Mourão, recebeu ontem a visita do advogado Renato Fernandes Silva (esq.). Os dois nasceram em Prudentópolis, foram prefeitos de Campo Mourão (nos anos 70 e 80) e são cidadãos honorários da cidade. Continue lendo
9.1.09
Acredite se quiser
Ex-secretário municipal, Jorge Tranjan surpreende conhecidos e amigos, que lhe conhecem a fama de pão-duro. Ele adquiriu um notebook com minimodem sem fio para acesso à internet.
Continue lendo9.1.09
Boletim de ocorrências
Do boletim de ocorrências da Polícia Militar consta o inusitado furto de uma máquina de lavar roupas Muller, do quintal de uma residência na Vila Santa Isabel, e a apreensão de um revólver Taures 32 e munição com dois adolescentes de 17 anos, que invadiram uma chácara na avenida Monteiro Lobato e, ao serem surpreendidos pelo caseiro, dispararam dois tiros e fugiram.
Continue lendo9.1.09
Prefeitura fechada
O prefeito de Lobato, Fábio Chicaroli (PR), tomou posse no primeiro dia de janeiro e de lá pra cá o prédio da prefeitura ainda não abriu ao público. Três decretos determinaram o fechamento da prefeitura; o último deles, com data de ontem, esticou o fechamento até o próximo dia 20, mas ninguém garante que naquele dia o expediente volte ao normal.
Cerca de 90% dos servidores públicos municipais de Lobato encontram-se de férias; alguns retornam somente depois do dia 20.
9.1.09
Nomeações em Sarandi
Em Sarandi, informa Hilário Gomes, Aparecido Antonio, o Cido Policia, foi nomeado diretor de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Paulo Sergio, o Kung-Fu , vai ser diretor do Departamento de Obas, e sua esposa Márcia, diretora de Tributos. Leandro Santos será o administrador do Cemitério; Ivano Ferreira, assessor de Assuntos comunitários do CRG; Paulino Farkas, diretor do Departamento de Receitas; Celso Poreli,diretor do Meio Ambiente; Conceição Gomes Semensato, diretora do Departamento da Habitação; Flávio Vaz Binder, assessorno Procon; e Alcides Ferreira, a chefia da Agência do Trabalhador.
Continue lendo9.1.09
Colônia
Trecho de A Saga dos Japoneses no Paraná, livro de Homero Oguido lembrado por JC Cecílio em seu blog:
A Guerra entre Japão e os Estados Unidos era iminente no ano de 1939. Os japoneses residentes no Brasil tinham-na como inevitável e as dificuldades de relacionamento entre estes e os brasileiros começavam a aflorar. O clima na colônia era de tensão e expectativa. Essa situação, porém, não impediu que a família Taguchi desse os primeiros passos rumo à colonização de uma nova terra. Apesar do clima tenso e das expectativas desfavoráveis do momento, Mitsuzo Taguchi saiu de Araçatuba (SP) e veio conhecer o Norte do Paraná, pois estava à procura de uma nova terra onde pudesse prosperar.
Conheceu Londrina e pode observar a penetração dos patrícios em Rolândia, Apucarana, Marialva e outras localidades. Mas Taguchi resolveu avançar um pouco mais, indo além de Marialva. Ele adquiriu um lote de 20 alqueires na localidade de Guaiapó, em plena mata virgem e coompletamente inexplorada. Em seguida, retornou para Araçatuba, a fim de concluir sua safra de algodão. No dia 9 de junho de 1939, Mitsuzo retornou com seus dois filhos, Torao e Yoshinori, para desmatar a área que comprara meses antes…
9.1.09
Garoto-propaganda
9.1.09
Dominado
Em meio à polêmica dos mais de 100 cargos de confiança a serem distribuídos entre cabos eleitorais, uma pergunta: por onde anda o Conselho Municipal de Educação?
Continue lendo9.1.09
Maringaense feliz
Uma aposta de Maringá está entre as 16 premiadas com R$ 55.856,68 da Lotofácil, cujos números foram sorteados ontem em Brasília.
Continue lendo9.1.09
Escorregão
No site de O Estado do Paraná, uma foto do ex-deputado federal e ex-secretário estadual Roque Zimmermann ilustra chamada para a matéria de outro padre Roque, o vereador José Roque Neto, presidene da Câmara Municipal de Londrina. Continue lendo
9.1.09
E se...?
Se os irmãos Barros criarem mais 16 secretarias, igualarão com o número de ministérios do presidente Lula.
Do jeito que a coisa vai, não duvide.
9.1.09
Giro pela internet
Um - Por causa da estiagem, a safra paranaense de 2009 será 6,6% menor que a de 2008.
Dois - Vereadores londrinenses querem investigar o aumento na tarifa do transporte coletivo.
Três - Em Paranaguá, homem mata motorista de coronel e morre 40 minutos depois.
Quatro - Muitos motoristas acabam fazendo serviços desnecessários em "especializadas".
Cinco - Uma mistura de Maysa com Maísa.
8.1.09
A decepção em forma de reportagem
8.1.09
Duas do Verde
De Verdelírio Barbosa:
Nomeações 1
O prefeito de Paiçandu, Vladimir da Silva, do PMDB, nomeou o advogado Joandersey Deliberador e Silva para o cargo de procurador jurídico daquele município, e nomeou a ex-vereadora Janisleya Silva Ferreira Neves para o cargo de Secretária Municipal de Ação Social. Wilian Amadeu Izepão foi nomeado secretário de Planejamento e Célio Natera Pegorari foi nomeado para a Secretaria de Saúde.
Nomeações 2
Antonio Ademir Ferrari é o novo secretário de Administração de Paiçandu e Cláudio Henrique Ferrari assumiu a Secretaria de Serviços Públicos daquele município. Para a Secretaria de Esportes e Lazer, o prefeito Vladimir da Silva nomeou Valdomiro Lunardelli.
Coluna completa.
8.1.09
Demissões na Viapar
Com a saída de Inaro Fontan Pereira da presidência da Viapar, substituído por Marcelo Stachow Machado, as mudanças na pedagiadora eram inevitáveis. Hoje, Marçal Siqueira confirmou sua saída da Gerência de Recursos Humanos e Comunicação da empresa, para onde foi levado pelo jornalista José Nascimento há três anos. Outras alterações que ocorreram na Viapar não foram comunicadas à imprensa.
Continue lendo8.1.09
8.1.09
8.1.09
Nada de resposta
Alguns políticos não deveriam fornecer seu e-mail ao público, pois as mensagens que chegam nunca são lidas ou são simplesmente deletadas. Uma amiga, eleitora do vereador Heine Macieira, me pediu que conseguisse o e-mail dele. Eu consegui, mas ela já enviou várias mensagens e não foi correspondida. Por fim, eu tentei ajudá-la e enviei duas mensagens e também não obtive resposta.
Antigamente, quando eu morava no sítio (lá no Sul de Minas Gerais), a gente escrevia e recebia cartas pelos Correios. E meu pai dizia que nunca se deve deixar de responder a uma correspondência. Pois, segundo ele, todos merecem resposta. O e-mail hoje não deixa de ser uma carta. E merece resposta, principalmente os que tratam de assuntos sérios como esse da minha amiga.
Donizete Oliveira. (9963-2181)
8.1.09
Detalhes
Ainda estou dando uns retoques no novo template do blog. Mais um pouco e fica do jeito que deve ficar.
Agora o Blogger permite a exportação para colocar a plataforma em qualquer servidor. Como já tenho extensão com.br, amanhã devo colocá-lo em outro servidor, para permitir que o pessoal da Câmara Municipal de Maringá escape do autoritarismo da nova direção da casa, que é contra informar a sociedade do que acontece naquele espaço público, e possam todos acessar o blog normalmente.
8.1.09
Homicídio
Cláudio Modesto de Araújo, 34 anos, foi morto hoje em Maringá com dois tiros dentro de uma lanchonete, no Contorno Sul. O Salsicha publicou a foto da vítima.
Continue lendo8.1.09
Luminando o dia
8.1.09
8.1.09
8.1.09
Indústria da multa
8.1.09
Bloqueio de blogs visa aumentar produtividade
Segundo informações o bloqueio de acesso aos blogs, na Câmara de Maringá, teria por objetivo aumentar a produtividade já que segundo o presidente Hossokawa muitos funcionários passavam o dia acessando e dando pitacos e fazendo fofocas das críticas que eram são feitas aos vereadores, prefeito e secretários. E teria acrescentado: ‘Não leio, não vejo, e não quero que me contem’. Parece que já ouvimos alguém falar a mesma coisa. Lembram?
Akino Maringá, colunista
8.1.09
Más condições
As condições físicas do prédio da Câmara Municipal de Paiçandu são terríveis. O presidente, Eduardo Pioneiro, apesar do mandato curto de um ano, quer construir um prédio próprio.
O atual, com problemas, era a Casa da Cultura da cidade.
8.1.09
Interditado provisoriamente
8.1.09
Hora do rodízio
Num ponto de táxi, dois motoristas conversando sobre o caótico trânsito maringaense:
- Tá na hora de Maringá ter rodízio.
Acrescentaria: de carros e de políticos.
8.1.09
Quem sabe, ano que vem
A Azul Linhas Aéreas deve operar em Maringá e Londrina, mas só a partir de 2010. Mais.
Continue lendo8.1.09
Cargos estranhos
Leitor pede que se observe os atos oficiais contendo nomeações de prefeituras e câmaras da região. A questão é a nomenclatura dos cargos, alguns realmente estranhos.
POr exemplo: através do decreto 2532, o prefeito de Marialva nomeou uma servidora, auxiliar administrativo do quadro permanente da prefeitura, como "chefe da Divisão de Recepção", símbolo F-2. O que faz um chefe da Divisão de Recepção?, questiona o leitor.
8.1.09
Frases
Recentemente o Rigon fez uma postagem com título "Entre a cruz e a espada", referindo-se a posição do chefe do Procon Dorival Dias em relação à cobrança da taxa de tratamento do lixo na conta de água. Acho que do jeito que começaram as administrações da Câmara e da Prefeitura muitos vereadores, secretários e o prefeito estarão "entre o Cruz e os juízes", respondendo por seus atentados contra o patrimônio público.
Hélio Ribeiro II, bloguista
8.1.09
Filosofia
Nelsinho, o engraxate do Café Cremoso, é apaixonado por bicicletas: tem oito delas. "Fico sem mulher, mas não fico sem bicicleta", costuma falar. E, claro, como filósofo popular, tem muitas tiradas. Uma delas:
- Morrer deve ser bom, porque ninguém mais volta. Mas eu não quero morrer agora, tenho uns pepinos pra acertar.
8.1.09
8.1.09
Retirando tachões
A Prefeitura Municipal de Umuarama também está retirando tachas e tachões das vias públicas. Lá, como cá, os tachões irregulares foram colocados ao arrepio da lei.
Continue lendo8.1.09
8.1.09
8.1.09
O Rei...
Ao ler as notas de hoje de Ruth Bolognese (aqui), uma constatação. Não somos os únicos, para alguns um simples fantasma da internet, que pensamos que o prefeito seria apenas um Rei, na Monarquia, o presidente no Parlamentarismo, tem mais gente e jornalista de renome. Quem é o prefeito?
Akino Maringá, colunista
8.1.09
Para resíduos da construção
Está publicada no Diário Oficial da Indústria, Comércio e Serviços de hoje a súmula onde a Pedreira Ingá torna público que requereu a licença de operação junto ao Instituto Ambiental do Paraná "para atividades de recebimento e destinação de resíduos da construção civil no lote nº 47/E46 no km 4 da Estrada Borba Gato", em Maringá.
Continue lendo8.1.09
Era feliz e não sabia
Já tem vereador da Turma do Amém com saudades do John Alves na presidência da Câmara Municipal de Maringá.
Continue lendo8.1.09
8.1.09
Um terço
Da coluna de Ruth Bolognese, reproduzida em vários jornais do Paraná:
De fé inabalável[Quem adivinhar de qual deputado ela está falando ganha uma carteirinha de sócio-benemérito do Grêmio do Apucarana] Continue lendo
Apesar do avanço dos evangélicos, da conversão familiar e do potencial de votos das adventistas, o deputado continua católico de carteirinha. Não abre mão de um terço. De comissão, lógico.
8.1.09
Aniversariantes
Um - Vídeo de "Spaceman", de David Bowie, que hoje completa 62 anos.
Dois - Kenny Loggins, que derrubou Michael com "Footloose", faz 61 anos hoje.
8.1.09
Para reflexão
Já que Silvio II nomeou alguém da oposição para administrador de Iguatemi (ou será que o PMN e João Borri não eram de oposição?), poderia escolher um adversário para a Controladoria, alguém do PT, por exemplo. E pensar muita gente acreditava que o PMN e Dr. Batista eram oposição aos Barros! Eu nunca me enganei.
Akino Maringá, colunista
8.1.09
Ex-vereador devolve dinheiro de diárias
Um ex-vereador procurou o Ministério Público dias atrás para mostrar o recibo de devolução de recursos que havia recebido pelo uso de diárias da Câmara Municipal de Maringá. Era uma das viagens realizadas pela legislatura anterior que o MP investiga por não ter comprovação de sua real necessidade, por não ter enfim apresentado justificativa.
O ex-vereador se antecipou a uma futura ação e devolveu o dinheiro aos cofres públicos. Sua atitude, aliás, deveria ser seguida por outros ex-colegas.
8.1.09
Só shows
Por falar nisso, naquela época a cidade recebia espetáculos nacionais, muitas vezes em primeira mão, coisa que raramente acontece hoje em dia. Continue lendo
8.1.09
Só pra quem sabe nadar
Ontem, numa emissora de rádio de Maringá, comentava-se a notícia de mortes por afogamento no litoral paranaenses e quando a bola voltou para o apresentador ele saiu-se com essa:
- Também, o que a pessoa vai fazer na praia se não sabe nadar?
8.1.09
Quem é o prefeito de Maringá?
A pergunta pode ter dois sentidos. O prefeito é aquele bom moço que se apresentou na campanha com a família, o cristão, preocupado com o povo, que tinha como propósitos fazer o melhor para a cidade. Ou um político frio, calculista, que para atingir os objetivos pisa em tudo em todos, que aumenta cargos, despesas, faz acertos para eleger o presidente da Câmara, que não tem muita preocupação com a verdade e compromissos com o povo. Qual dos dois é o verdadeiro? Mas alguns poderiam entender a pergunta de outra forma: quem é prefeito de Maringá, Silvio II ou Ricardo Barros? Muitos responderiam sem medo de errar, Ricardo, que quando não manda diretamente o faz por seus prepostos, Ruiz, Bovo, Sorvos. Podemos concluir que tivemos eleições indiretas.
Akino Maringá, colunista
8.1.09
Dança partidária
Vandré Fernando, que muitos esperavam fosse candidato a vereador em 2008, está deixando o PR.
Pedro Cardoso dos Santos, o Pedrinho da Prefeitura, que foi candidato a vereador, recebeu dois convites para deixar o PSB.
8.1.09
O dinheiro sumiu
Aconteceu ontem a primeira reunião da nova diretoria da Associação Comunitária do Jardim Alvorada. O assunto dominante foi a descoberta do sumiço de R$ 15 mil do caixa, além de equipamentos como bomba de lavar calçada e aparelhagem de som.
Além disso, o prédio da associação esta depredado. Durante o dia de novidades.
8.1.09
Problema de gestão
De Ruth Bolognese ao comentar a criação de mais de uma centena de CCs pelos Barros, cita uma frase atribuída a Silvio II de que estaria “mais angustiado do que Jesus Cristo” ao assinar a nomeação dos novos funcionários.
"Ora, das duas, uma: ou os funcionários são necessários à administração, e aí não há motivo algum para a angústia, ou não o são, e aí o prefeito está tentando se justificar com o contribuinte, o que caracteriza problema de gestão. Ou de uso errado do dinheiro público".
8.1.09
Giro pela internet
Um - O piso do jornalista paranaense é de R$ 1.961,71, a partir deste mês.
Dois - João Mário Goes e as gírias sertanejas.
Três - O Bom Dia Brasil de ontem citou a venda da seda ao Vaticano por uma empresa de Maringá.
Quatro - Hormônio é a esperança para se combater a obesidade.
Cinco - Bem lembrado: o slogan da Rede Massa é "Paixão pelo Paraná".
7.1.09
Carta aos vereadores
Carta aos vereadores maringaenses, enviada por Akino Maringá, em 4 de dezembro, aos vereadores a legislatura passada, com cópia ao prefeito:
Criação de novas secretarias:
1. Tendo em vista que é provável que a qualquer momento entre nesta Câmara, em regime de urgência, o que não permitirá uma melhor análise, o projeto do executivo criando novas secretarias, venho pela presente implorar, em nome de todos os contribuintes maringaenses, que o mesmo seja bastante estudado, e que se aprove a urgência.
2. Pelas notícias divulgadas seriam criadas pelo menos duas novas secretarias, aparentemente, sem nenhum utilidade: Controle Urbano e Relações Institucionais e custo
para o erário municipal será muito pesado. Calculo em mais de R$ 600.000,00 anuais.
Na íntegra.
7.1.09
Sem perdão
Sugestão do leitor para campanha do Conselho Tutelar de Maringá contra a prostituição. Ou...
Continue lendo7.1.09
Duas do Verdelírio
De Verdelírio Barbosa:
Tinha que ser 4?
Na solenidade de posse dos novos secretários municipais de Maringá, integrantes do primeiro escalão, do segundo escalão, do terceiro escalão e do escalão zero, criticavam o fato de que além de Zé Roberto, como titular da Secretaria de Administração, o ex-prefeito de Floresta que gosta de dirigir carro da polícia trouxe outros três assessores oriundos daquela cidade. E tinha que ser logo quatro de uma só cidade com José Roberto Ruiz no comando?
Quem manda?
O líder de um partido político faz o que? Não é ele que determina qual a função e atitudes que o liderado deve fazer? Na Câmara Municipal de Maringá, John Alves Correa é o líder do PMDB, e Mário Hossokawa, presidente da Câmara Municipal, que é também do PMDB ficou na função de vice-líder. Quem vai mandar?
Coluna completa.
7.1.09
Procuradorias
Como fica aquela decisão do TCE sobre a obrigatoriedade de concurso público para contratação de advogados na Câmara e na Prefeitura? Será cumprida? Vão nomear os aprovados da Prefeitura ou continuarão nomeado CCs? E a Câmara quando vai realizar o concurso? Estamos de olho e denunciaremos, se for o caso, ao MP.
Rábula do Ivai, autodidata em direito
7.1.09
Rede Massa faz cortes
Confirmando o zunzum dos últimos dias, a Rede Massa/SBT começou nova leva de economia, o que inclui demissões e a extinção de programas. Na TV Tibagi, o programa Tribuna da Massa 1ª Edição, que era apresentado por Thaís Santana, saiu do ar e um cinegrafista foi demitido. Em Curitiba toda a equipe de esportes foi dispensada. E o pastor R.R. Soares comprou espaço de três horas na rede.
Se a rede fosse dirigida por Silvio II, quem sabe ele contrataria, como está fazendo com os 508 CCs, ao invés de demitir.
7.1.09
Agora é oficial
Agora tem confirmação oficial: João Borri assume Iguatemi, na segunda às 9h, e Elias Veríssimo assume a administração de Floriano nesta sexta às 9h. Interessante: em Floriano os Bravin perdem o comando.
O release oficial confirma que a posse de Borri terá a presença do presidente estadual do PMN, Willy Taguchi.
7.1.09
Olha o regimento...
O presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa, conta um observador, já descumpriu por várias vezes o Regimento Interno do Legislativo nas sessões extraordinárias realizadas desde que tomou posse. Apesar de ter sido líder de prefeitos de diferentes matizes e até recentemente ocupar a Comissão de Constituição e Justiça, Hossokawa deve ter esquecido que desrespeitar o Regimento Interno é causa de perde de cargo na mesa executiva.
Tudo bem que ele está fase do poder absoluto, de achar que manda em tudo, mas é bom ter cautela.
7.1.09
7.1.09
Lan-house da Câmara vai acabar
Por determinação do presidente Mário Hossokawa (PMDB), a chamada lan-house pública que fica na entrada do prédio da Câmara Municipal de Maringá vai acabar. São computadores colocados à disposição de populares e foi instalada para tentar minimizar o escândalo da compra superfaturada de laptops (R$ 11 mil). À época, o Legislativo divulgou que haveria um convênio com o Senado para a lan-house, mas como se vê foi puro agá.
Lamenta-se que Hossokawa tenha determinado também o bloqueio do acesso dos computadores da casa aos blogs, inclusive os de notícias, como este. Provavelmente ele está "mordido" ou movido por rancor temporário, embora digam que esteja simplesmente cumprindo ordens do deputado Ricardo Barros (PP). A blogosfera maringaense deve aguardar que ele reveja essa posição, aparentemente de retaliação à fiscalização que este blog faz às coisas legislativas. Vamos esperar umas 48 horas.
7.1.09
"Enriquecimento ortográfico"
De Montezuma Cruz no Observatório de Imprensa:
O acordo ortográfico põe fim à acentuação em paroxítonas terminadas em ditongo. Assim, heroicos sindicalistas dos anos 2000 promoverão assembleias, no estrito cumprimento do dever, mesmo com indisfarçáveis tramoias. Viram que ridículo?
Uma das mensagens de ano novo me desafia: faça algo diferente em 2009. Aceite as mudanças para não envelhecer. Será? Na íntegra.
[Mais aqui]
7.1.09
Um senão
A respeito da cogitação que chegou a ser feita de Heine Macieira voltar a ser secretrário de Saúde, leitor duvida.
"Ele não pode porque é de Maringá. Se fosse o Gargantini, que é de Mandaguaçu, até acreditaria", ironizou.
7.1.09
7.1.09
Horário de ônibus
O novo diretor do Procon, Dorival Dias, deve receber outra reclamação contra a prefeitura. É que, em razão das férias escolares, algumas linhas do transporte coletivo urbano foram reduzidas. Mas, reclama um usuário, a pessoa só descobre isso depois de uns 45 minutos feito bobo. "Por que? Não há nenhuma informação, quer seja no totem do terminal, um aviso fixado no ônibus, nada absolutamente nada. Liguei para o 0800 da TCCC e disseram que era a prefeitura responsável por isto. Enquanto ficam nesse jogo de empurra, quem sofre é nós usuários. Pergunto: por que suprimir vários horários se não há ônibus exclusivo para estudantes? A passagem de estudantes é paga por nós. A empresa pode alegar que “todos” sabem que cortam certos horários nas férias. Mas com que critérios que nunca é fixo? Se eu sou de uma outra cidade, como tomo conhecimento de tal fato?", reclama.
Continue lendo7.1.09
Sarandi ou Maringá?
Mas os sarandienses já sabem: se eles vierem mesmo, ainda mais que Alcides foi capado, será para assumir alguma secretaria na administração enxuta de Maringá... Continue lendo
7.1.09
Obsoleto?
A propósito das notícias sobre medidas de segurança na Câmara Municipal de Maringá, é interessante lembrar que no mesmo ano em que compraram os laptops de R$ 11 mil (2006) foi instalado um sofisticado sistema de vigilância por vídeo que custou mais de R$ 400 mil.
Continue lendo7.1.09
Big Brother
Foram conhecidos os 18 selecionados para o BBB9. Nenhum deles é do Paraná.
Uma maringaense chegou perto de ser convocada: foi entrevista e recebeu nota 9 da produção.
7.1.09
Nardi deve deixar secretaria
Os irmãos Barros chegaram a cogitar a volta de Heine Macieira, o que abriria espaço para Negrão Sorriso na câmara municipal, mas depois recuaram. Continue lendo
7.1.09
Morre Paulinho Guimarães
Paulo Guimarães e o neto Yan
Atualizado - Morreu hoje, em Vinhedo (SP), o publicitário Paulinho Guimarães, 61 anos, que durante muito tempo residiu e trabalhou em Maringá, onde chegou a ser diretor comercial da TV Manchete. Paulinho, uma figura inesquecível, chegou a trabalhar em campanha política na África e sempre que podia freqüentava o Clube do Jacaré, uma confraria.
Ele teve edema pulmonar agudo (era fumante inveterado), associado a algum problema coronariano. Paulinho trabalhava numa rede de comunicação em Florianópolis, era casado com Glória e tinha três filhos. O sepultamento acontecerá na próxima sexta-feira, na capital catarinense.
7.1.09
Quebrando a tradição
A administração cidadã continua a desprestigiar o funcionalismo público municipal.
O novo diretor do Departamento de Compras e Licitações é o ex-vereador Valdir Pignata (PP), ex-chefe de Gabinete, ex-secretário de Transportes e ex-diretor do Procon. Por tradição, o cargo sempre foi ocupado por servidor de carreira.
7.1.09
Borri será administrador de Iguatemi
7.1.09
Espaço
Seria a crise?
Apenas os editais de intimação dos dois ofícios de protesto de títulos, publicados hoje no Jornal do Povo, consomem uma página inteira.
7.1.09
Mais que o dobro
Algo muito estranho aconteceu nas finanças da Câmara Municipal de Maringá em 2007 e 2008, a julgar pelo infográfico publicado à página A4 de O Diário de hoje, que traz as despesas do Legislativo mês a mês. Em 2007, a despesa dos 12 meses somou R$ 24 milhões 580 mil; em 10 meses de 2008, o gasto teria sido de R$ 24 milhões 390 mil.
Os valores são mais do que o dobro do que o previsto nos orçamentos dos dois anos. Em 2008, o orçamento da Câmara de Maringá era de R$ 10 milhões 438 mil 556, e no final do ano chegaram a anunciar que devolveram uns trocos pra prefeitura. Em 2008, o valor previsto na peça orçamentária foi de R$ 11 milhões 599 mil 415.
7.1.09
Amusep convoca eleições
O prefeito de Sarandi, Milton Martini (PP), que preside interinamente a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, convocou a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o próximo dia 14, durante assembleia geral extraordinária, na sede da entidade, em Maringá. Os candidatos devem se inscrever até 48 horas antes da assembleia.
Continue lendo7.1.09
Vírus
O bloqueio aos blogs nos computadores da Câmara Municipal de Maringá é um sinal de que o viés autoritário é transmissível.
Continue lendo7.1.09
Comunicação Social
Leitor pergunta do paradeiro da ex-vereadora Bia Correa (PT), a mais nova a assumir o cargo até hoje em Maringá. Bia, ou Aparecida Fabiana Correa, voltou a militar no partido e era assessora de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Sarandi (CC2) até o final da gestão Cido Spada.
Por falar em Cido Spada, virtual candidato a deputado estadual, me contaram que Enio Verri será candidato à reeleição.
7.1.09
Cooperativa de caçambeiros
A partir de agora o descarte de resíduos da construção civil só pode ser feito nas pedreiras Ingá e Mauá; uma terceira pedreira também requereu licenciamento, informa a prefeitura. No final do ano, os caçambeiros ficaram na revolta e se reuniram para tratar da montagem de uma cooperativa. Eles querem um novo local para o depósito de entulhos. O pessoal aposta que vai demorar, como aconteceu com as pedreiras, que ficaram dois anos na fila.
Um leitor garante, no entanto, que embora teoricamente este tipo de resíduo esteja proibido de ser colocado no lixão, com jeitinho se consegue.
7.1.09
Migalhas
“Eu creio, amigo, que a existência inteira
É um mistério talvez; - mas n’alma sinto
De noite e dia respirando flores,
Sentindo as brisas, recordando aromas
E esses ais que ao silêncio a sombra exala
E enchem o coração de ignota pena
Como a íntima voz de um ser amigo,
Que essas tardes e brisas, esse mundo
Que na fronte do moço entorna flores,
Que harmonias embebem-lhe no seio -
Têm uma alma também que vive e sente...”
Álvares de Azevedo, no Largo de S. Francisco
7.1.09
7.1.09
Em férias
Dois dias depois de criar seu blog, o promotor Maurício Kalache sai de férias. É o que ele chama de direito ao ócio e lazer.
"Como praticante dos Direitos Humanos, sou "obrigado" a entrar em férias. Minha mulher e filhas podem se transformar em "inimigas número um" deste blog se eu não parar um pouco", explica.
7.1.09
Diretor de Secretaria
A partir de hoje, José Marcos Baddini, ex-editor de O Diário, assume a direção de secretaria do Ofício de Maringá da Procuradoria Regional do Trabalho, onde se encontra cedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, onde já passou pela Assessoria de Comunicação Social, Assessoria da Direção Geral e 13ª Vara do Trabalho de Curitiba.
Continue lendo7.1.09
Câmara versus democracia
De Messias Mendes:
Mário vai embalar Mateus
As eleições diretas nas escolas municipais e centros municipais de educação infantil ainda não foram para a lixeira da administração “cidadã”. Falta a promulgação da lei complementar 743, que o alcaide não vetou mas também não sancionou. Caberá à Câmara assumir formalmente a responsabilidade pela lesão à democracia. Faz parte do show. SB pariu Mateus e Mário que o embale.
7.1.09
Espaço publicitário
7.1.09
O Paraná e a crise mundial
Trecho de artigo do secretário de Estado do Planejamento, Enio Verri:
O assunto do momento, como não poderia deixar de ser, é como vamos enfrentar a crise, que já está tão forte no resto do mundo e que se aproxima do Brasil e por conseqüência do nosso estado. Aliás, essa preocupação não é só do Paraná, os outros 26 colegas secretários de Planejamento da Federação também têm essa preocupação. A verdade é que o governo do Paraná vem trabalhando exaustivamente para equilibrar as finanças do estado, desde o ano 2003, quando o governador Roberto Requião assumiu o Executivo paranaense. Hoje, o estado gasta menos do que arrecada, ou seja, sempre temos uma reserva.
Na íntegra.
7.1.09
Concorrência
Hoje, às 14h, acontece concorrência para reforma e ampliação da Escola Municipal Gabriela
Mistral, na Vila Operária. A obra deve estar concluída em 240 dias depois de assinado o contrato com a empreiteira vencedora. A prefeitura paga no máximo R$ 1.778.554,08.
7.1.09
Em escolas
A Metro Engenharia e Empreendimentos venceu licitação e vai construir um ginásio de esportes na Escola Municipal Benedita Natália de Lima, por R$ 1.151.565,53.
Já a Planespaço construirá uma quadra esportiva coberta e uma nova rampa de acesso na Escola Municipal Mirian Palandri, por R$ 688.043,42.
7.1.09
Não vai dar zebra
A tal comissão criada por Hossokawa para estudar corte de cargos comissionados e despesas na Câmara é uma piada. Não pode ser séria, tendo como presidente o Zebrão. Vejam o que ele respondeu ao ser perguntado sobre as razões da comissão ser formada apenas pela bancada governista, em entrevista a O Diário: ‘É formada por membros da mesa , o que não significa que outros como John e Bravin não possam colaborar. Também não vejo problema em conversar com a oposição, até porque eles também são vereadores’. Colaboração de John para reduzir despesas? Bravin? E com os outros só conversar? E tem mais: o prazo de 90 dias para concluir os trabalhos significa que vão empurrar com a barriga, preencher os cargos antes e nada vai mudar. Não vai dar ‘zebra’, o resultado é mais que previsível.
Akino Maringá, colunista
7.1.09
Plantam mais CC que árvore
7.1.09
Limpeza
A Center Praga Biologia e Controle foi contratada pela prefeitura de Maringá, por R$ 95 mil, para serviços de desratização e desinsetização, limpeza e desinfecção das caixas d'água das escolas, centros municipais infantis e dependências da Secretaria de Educação.
Continue lendo7.1.09
Demorou, mas saiu
A administração municipal finalmente isentou de IPTU e taxas de serviços urbanos os imóveis localizados no prédio da Estação Rodoviária Américo Dias Ferraz. Em fevereiro a interdição completará dois anos. O local, que o prefeito Silvio Barros II (PP) alardeava que iria cair, permanece firme e forte - bem diferente de outros prédios e conceitos de pessoas da cidade.
A isenção, que vale a partir deste mês, durará o período em que o local estiver sendo objeto de disputa judicial e, portanto, continuar interditado. Era o mínimo que o poder público poderia fazer (e demorou pra fazer), não bastasse o prejuízo dos proprietários e os empregos que a interdição custou.
7.1.09
Sem acesso
A Câmara Municipal de Maringá, agora sob a gestão Mário Hossokawa, teria cortado o acesso a este blog em todos os computadores da casa, reclamam leitores.
Tomara que não seja verdade e que a ordem não tenha partido do presidente, pois nem quando o blog denunciou a compra dos laptops superfaturados (aquisição que os vereadores como Hossokawa, que era vice, desconheciam) o acesso foi mantido. Bem, a não ser que seja retaliação do NPD por causa da notícia dos emails errados...
7.1.09
A ordem é economizar
Todas as secretarias devem reduzir as despesas de custeio (pessoal, material) em pelo menos 10% até o final do ano, seguindo determinação do prefeito, para que se possa reverter mais recursos para obras, especialmente sociais.
Em tempo: o prefeito é Beto Richa e a cidade, Curitiba. Mais.
7.1.09
Nosso problema é a matéria prima
Trecho de ensaio de Maria Newnum:
No momento em que parlamentares de todo país tomam posse e fazem juramentos de “fidelidade a pólis”, mulheres grávidas ocupam o chão de alguns hospitais públicos, pessoas idosas e crianças são tratadas sem a menor dignidade; enquanto servidores e médicos tentam fazer milagre para salvar mais uma vida, ao mesmo tempo, que questionam sobre suas próprias condições de “semi-deuses”; sem poder.
Na íntegra.
7.1.09
Campanha contra as esmolas
7.1.09
Giro pelos blogs
Um - Em Sarandi, rotina de assaltos a caminhões que entregam bebidas.
Dois - Vídeo produzido pelo DJ Carlos Silva para a Paróquia São Francisco de Assis com uma das músicas católicas mais bonitas que conheço.
Três - Propaganda da Liquigás caindo do céu na Maringá de 1959.
Quatro - A foto de Maringá, cabeçalho do blog de Gustavo e Felipe, em versão integral.
6.1.09
6.1.09
Gossips das nomeações
Um resumo das nomeações em Maringá, agora com 508 CCs na administração Silvio II:
1 - O ex-deputado Hermas Brandão, conselheiro do Tribunal de Contas e avô do vereador Evandro Junior (PSDB), teria pedido a nomeação da advogada Raquel Josepetti para a Procuradoria Geral do município. Isso me lembrou: perguntem a Jairo Gianoto qual foi a nomeação que conselheiros do TC lhe pediram quando foi eleito, em 1996.
2 - O cabo Zé Maria, que deixou a Guarda Municipal, e deve ser substituído por Paulo Mantovani, pode acabar na Diretoria Antidrogas da Sasc.
3 - Gislaine, ex-Walter Guerlles e que trabalhou para Umberto Becker, foi nomeada no gabinete de Luiz do Postinho (PRP). Luiz está na mesma situação de Heine Macieira, que cedeu vaga para Nereu Vidal, que trabalhou para John Alves.
4 - Valtinho, da Vila Esperança, também ligado a Guerlles, foi nomeado para o gabinete de John Alves.
5 - Janete, mulher do ex-deputado Marquinhos Alves, troca a Sasc pela Secretaria da Mulher.
6 - O obreiro Alcides, do PRB, assumirá uma diretoria na Secretaria de Esportes e Lazer.
6.1.09
Duas do Verdelírio
De Verdelírio Barbosa:
Viapar
A Viapar está com novo presidente. Marcelo Ftachow Machado, assumiu em substituição a Inaro Fontan. Espera-se que com novo comando a empresa invista menos em sua imagem e mais nas rodovias.
A mais nova
Ao contrário do que andam comentando, falando e escrevendo, o vereador Evandro Júnior não é mais novo vereador de Maringá, e sim Aparecida Fabiana Correa, a “Bia”, que se elegeu pelo PT em 1996. Ela nasceu no dia 10 de junho de 1976 e o Evandro Júnior (PSDB) nasceu em 16 de março de 1998. O terceiro mais novo vereador maringaense foi Miguel Grilo, que nasceu em 3 de novembro de 1951 e se elegeu em 1972 e o quarto mais novo foi Paulo Vieira de Camargo, que se elegeu em 1972, mas nasceu no dia 4 de maio de 1951.
Coluna completa.
6.1.09
6.1.09
A vez de Cristiane
6.1.09
Silvio II será presidente de honra do Grêmio
São mais de 100 nomes espalhados pela diretoria (presidida por Umberto Becker) e conselhos. Curioso: o nome de Pohlmann não aparece na lista. Há, engraçado, um Conselho Consultivo, Ético e Postura (sic), que tem entre seus integrantes Edson Simensato (seria Edson Cemensati, o promotor?) e o juiz Rene Pereira da Costa. A maioria dos diretores é ligada à administração municipal - como Terezinha Pereira, Zebrão, Valdir Pignata, Paulo Soni, Sabóia, Pedro Granado e Ercílio Santinoni -, prefeitos da região, como Vanderlei Santini (Ivatuba) e Janilson Donasan (Ourizona), e, claro, políticos como Ricardo Barros e Odílio Balbinotti. Aqui. Continue lendo
6.1.09
Inusitado
(Fotos SmokinGun) Continue lendo
6.1.09
Aconteceu, de novo, dentro do Fórum
A notícia está no blog do Salsicha: um garçom de Sarandi e um estudante de Maringá foram presos hoje à tarde fazendo uso dum buraco na divisória do banheiro, do segundo andar do Fórum, para sexo oral. Sim, de novo no mesmo prédio. O repórter até tentou entrevistá-los, mas o pessoal falava muita besteira.
O pessoal não respeita ninguém mesmo. Depois que a praça da Catedral virou ponto de encontros, o banheiro do Fórum parece ter virado referência para homossexuais.
6.1.09
Tributo na conta de água
Em 2006, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais deu ganho de causa ao Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais de Governador Valadares, que entrou com ação contra a prefeitura, pois a taxa de coleta e remoção do lixo passou a vir na conta de água. "Não se pode presumir que o simples fato de o município cobrar em separado as taxas mencionadas tornará os cidadãos valadarenses inadimplentes ou maus pagadores, mas, mesmo que assim se tornem, tem o município a via adequada para exigi-la", diz a súmula. Na íntegra.
Continue lendo6.1.09
Entre a cruz e a espada 2
Do advogado Arthur de Almeida Boer e Melo, a respeito de postagem sobre a questão do Código do Consumidor e a criação da taxa de tratamento do lixo:
Na verdade, o “atrelamento” que você menciona, no Código de Defesa do Consumidor chamamos de “venda casada” (artigo 39, I, do CDC), e esta somente existe quando se trata de relação de consumo, ou seja, quando existe de um lado um consumidor final e de outro lado um fornecedor de produto ou serviço, quer seja público, quer seja privado. Assim, o produto ou serviço que está sendo “casado” deve também possuir a mesma natureza do que o inicialmente contratado, ou seja, de relação de consumo. Mais.
[A primeira referência ao assunto aqui]
6.1.09
Pneus
O Departamento de Operações da Fronteira apreendeu no Mato Grosso do Sul um caminhão lotado de pneus seminovos que tinham Maringá como destino. Mais.
Continue lendo6.1.09
Funções do vereador
É preciso um curso para os novos vereadores aprenderem as suas funções. Muitos pensam que é só aprovar projetos e tudo que venha do executivo, e votar contra tudo que for proposto, principalmente por Humberto Henrique, Marly, e Mário Verri. Precisariam saber suas atribuições vão além. Que é analisar, ponderar se é bom para a sociedade que os elegeu e decidir votando a favor ou contra, independente da origem da proposta. E tem mais: vereador é para fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público, seja da Prefeitura e na própria Câmara, doa a quem doer. Que tal o Observatório Social promover outro curso?
Akino Maringá, colunista
6.1.09
Ajeitando a situação
O deputado federal Ricardo Barros (PP) - que encontra-se até o final do mês em cruzeiro pela costa sul, acompanhado da mulher, Cida - é quem está ajudando o ex-presidente da câmara de Maringá, João Alves Correa (PMDB), a distribuir a caralhada caravana de CCs que ele colecionou até dezembro último. Na prática, apenas dois ficaram de fora: Moribe e Alaor Gregório.
Ricardo Barros enfiou Nereu na cota de Heine Macieira que, temendo que a esposa deixasse de ser secretária de Cultura, aceitou sem resistência; agora, tenta enfiar o filho de um ex-vereador, que trabalhou para John, no gabinete de outro vereador, novato. Quando esgotarem as tentativas de manter todos no Legislativo, somente aí o pessoal vai buscar as vagas de CCs na prefeitura - afinal, foram criadas para acomodações políticas dos aliados. Quem tem padrinho, já dizia o ditado, não morre pagão.
6.1.09
6.1.09
Marcação cerrada
A SER está elaborando projeto para acompanhar o trabalho dos vereadores maringaenses. É o "De olho na Câmara". Mais.
Continue lendo6.1.09
Nova aposta
De Giba Um (corrigido):
A minissérie Maysa poderá alavancar a carreira de outra candidata ao estrelato, além da gaúcha Larissa Maciel, de 30 anos (com experiência de 10 de teatro no sul), que revive a cantora e que foi descoberta por Léo Gama, produtor da Globo. Manoel Carlos, autor e Jayme Monjardim, diretor da minissérie, resolveram apostar também na desconhecida Cristiane Carniato, 27 anos, que está interpretando Marlene, amiga de infância e confidente de Maysa. Como Grazi Massafera, Cristiane é do interior do Paraná, foi Miss Maringá em 1996, é modelo e tentará ser atriz.
[Grazi foi eleita aqui, num concurso de Wall Barrionuevo, Miss Paraná 2004. Wall foi procurado dias atrás pela produção do Fantástico e encaminhou material sobre aquele evento]
6.1.09
Tudo errado no Legislativo
Dois leitores querem saber se o presidente Mário Hossokawa (PMDB) manterá o chefe do NPD, Ivan Garcia, no cargo. Não sei, mas se ele ouvir a maioria com certeza haverá mudança - mesmo porque o departamento foi, em última instância, o responsável pelos laptops e ninguém dali foi sequer ouvido nos processos cível e criminal.
Agora, pra ver a quantas anda o atendimento e eficiência nesta área no Legislativo basta acessar a página dos emails dos vereadores; se você enviar emails para determinados vereadores, eles acabarão nas mãos de outros. Ali, segundo bem observou um leitor, você constatará que um endereço vai para outro nos casos de: saboia@cmm.pr.gov.br, que abre zebrao@cmm.pr.gov.br; heine@cmm.pr.gov.br abre edith@cmm.pr.gov.br; evandrojunior@cmm.pr.gov.br abre socreppa@cmm.pr.gov.br; paulosoni@cmm.pr.gov.br abre chicocaiana@cmm.pr.gov.br; manoel@cmm.pr.gov.br abre altamir@cmm.pr.gov.br; flaviovicente@cmm.pr.gov.br abre dorival@cmm.pr.gov.br; luizdopostinho@cmm.pr.gov.br abre odairfogueteiro@cmm.pr.gov.br; e wellington@cmm.pr.gov.br abre viana@cmm.pr.gov.br
6.1.09
Santos Reis
Hoje é o Dia dos Santos Reis (aqui, vídeo da música de Tim Maia). Como manda a tradição, amanhã os presépios devem ser desmontados.
[Hoje faz 28 anos! do primeiro acidente que sofri, na Brasil perto da Igreja São José. Foi quando levei 39 pontos no rosto. Até hoje não sei quem era o motorista do Fusquinha de alma caridosa que me levou para a Santa Casa. Que ele esteja vivo e seja muito feliz]
6.1.09
Vandalismo
Enquanto se discute a nomeação da chefia da Guarda Municipal de Maringá, os prédios públicos continuam sendo alvo de vândalos. Agora, foi o Centro Municipal de Educação Infantil Purificação Valente, do Jardim Universo, teve vários vidros de portas e janelas quebrados a pedradas.
Depois do ocorrido, uma funcionária que mora ali perto comunicou a diretora, que por sua vez informou a Guarda.
6.1.09
6.1.09
A se lamentar
Membros de tradicional família da cidade começaram o ano brigando. Um irmão registrou queixa contra o outro e contra dois sobrinhos, que teriam ido à sua residência ontem e permanecido das 18h40 às 19h30 defronte o portão, ameaçando inclusive a esposa e a filha do queixoso, que reside na Zona 2.
Continue lendo