9.1.09

Colônia

Trecho de A Saga dos Japoneses no Paraná, livro de Homero Oguido lembrado por JC Cecílio em seu blog:

A Guerra entre Japão e os Estados Unidos era iminente no ano de 1939. Os japoneses residentes no Brasil tinham-na como inevitável e as dificuldades de relacionamento entre estes e os brasileiros começavam a aflorar. O clima na colônia era de tensão e expectativa. Essa situação, porém, não impediu que a família Taguchi desse os primeiros passos rumo à colonização de uma nova terra. Apesar do clima tenso e das expectativas desfavoráveis do momento, Mitsuzo Taguchi saiu de Araçatuba (SP) e veio conhecer o Norte do Paraná, pois estava à procura de uma nova terra onde pudesse prosperar.
Conheceu Londrina e pode observar a penetração dos patrícios em Rolândia, Apucarana, Marialva e outras localidades. Mas Taguchi resolveu avançar um pouco mais, indo além de Marialva. Ele adquiriu um lote de 20 alqueires na localidade de Guaiapó, em plena mata virgem e coompletamente inexplorada. Em seguida, retornou para Araçatuba, a fim de concluir sua safra de algodão. No dia 9 de junho de 1939, Mitsuzo retornou com seus dois filhos, Torao e Yoshinori, para desmatar a área que comprara meses antes…

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima