Ex-prefeito de Paiçandu sofre nova condenação
Da assessoria do MP/Paraná:
A 6a Vara Cível de Maringá julgou procedente ação civil pública proposta pelo Ministério Público e condenou o ex-prefeito de Paiçandu, Jonas Eraldo de Lima, o ex-vice prefeito, Haroldo Françoso, e Maria Aparecida Arrias de Lima, ex-primeira dama e à época presidente da Fundação de Desenvolvimento Social de Paiçandu, por improbidade administrativa. A decisão, de 23 de outubro, foi proferida em ação protocolizada em março de 2005, em função da distribuição à população do município de sete mil bolas plásticas, às vésperas do Natal de 2000, contendo os dizeres “Boas Festas Jonas Lima e Haroldo”, o que caracterizaria promoção pessoal com dinheiro público. A denúncia partiu na época do hoje prefeito Moacyr José de Oliveira. Segundo a decisão do juiz Belchior Soares da Silva, os requeridos devem restituir aos cofres municipais R$ 4.550,00, devidamente corrigidos, e pagar multa de duas vezes o valor da última remuneraão de cada um, além de terem os direitos políticos suspensos por cinco anos. Eles também foram condenados na perda da função pública que desempenhem, proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios por três anos, além do pagamento das custas e honorários advocatícios no valor de R$ 1 mil para cada um dos réus. Jonas Eraldo de Lima foi eleito em duas gestões (1997/2000 e 2001/2004), sendo que na última gestão foi cassado em 15 de dezembro de 2002 pelo Tribunal Superior Eleitoral. Na decisão, o juiz afirma: “O erário municipal, no caso, foi dilapidado, ainda que não seja quantia altamente relevante, porém, não pode haver confusão entre o dinheiro público e o particular, dos agentes que o administram”.
4 pitacos:
O Moacyr não pára de receber notícia boa hein?
Primeiro foi a reeleição do Requião. Agora essa condenação deu seu antigo inimigo político.
Não se iludam. o STF já está se encarregando de "liberar" este pessoal. Quem tiver dúvida, pode acessar o site www.stf.gov.br e verificar a RECLAMAÇÃO Nr. 2138. A maioria dos juízes, vem entendendo, que aos agentes políticos - entre eles, os prefeitos - por estarem submetidos a um regime especial de responsabilidade, não se aplicam as regras comuns da lei de improbidade. De nada adiantará o empenho do Ministério Público e do judiciário que atuam em 1ª instancia, pois em breve, virá um salvo-conduto para essa gente. Os improbos estão ganhando de goleada. Quem viver verá.
Acho q agora esse povo de paiçandu vai ter o que merece....o povo não vê que isso so rebaixa a cidade....
a cidade sempre esta envolvida em escandalos....mais parece q é disso q o povo gosta....qnd entra alguem com dignidade eles querem por pra fora......que vergonha colocar aqueles vereadores analfabetos pra falarem em rede estadual......onde ja se viu um vereador falar " probrema"......
ate parece q esse novo prefeito vai conseguir fazer alguma coisa....ele se acha o cara......se o demais n conseguem faz em 4 anos capaz que ele irá fazer algo em 10 meses.......para de sonhar...ahh e outra coisa curte bastante o reinado....pq td que vem facil, acaba facil....
não dou 1 mês pro Dr Moacir voltar........
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.