20.5.06

Em PDF

A coluna deste domingo em PDF.

Continue lendo

Mosaico (domingo)

LIXÃO OU ATERRO?
Tecnicamente, há diferenças entre aterro sanitário, aterro controlado e lixão ou vazadouro. O de Maringá seria um lixão. A contratação de empresa sem licitação foi para “execução de serviços de recuperação e operação do depósito de resíduos sólidos urbanos”. Na entrada do lixão colocaram placas novas, já com o nome de aterro sanitário.

Boa notícia
Que bom que Silvio II tem obtido significativo número de recursos federais com a ajuda do irmão deputado.
Sorte semelhante não tiveram as administrações de Said Ferreira, José Cláudio e João Ivo Caleffi.

Projeto
Silvio II assinou em 19 de abril o decreto que instituiu o projeto “Atendimento de qualidade na saúde pública de Maringá”, “destinado a ordenar regras e protocolos cabíveis, com vistas ao alcance de melhorias de qualidade, confiabilidade e humanização no atendimento aos usuários” do sistema público de saúde.

Gerente
Ele aproveitou o mesmo decreto para nomear o médico Kemel Jorge Chammas gerente de Projetos (CC3), do Núcleo de Planejamento (Nuplan), para exercer a gerência do projeto.

Judô
Para garantir a realização do Dia Internacional de Judô a Secretaria dos Esportes e Lazer de Maringá garantiu R$ 49.996,00 de verba junto à prefeitura.

Não deu
Esta coluna passou a semana tentando saber os nomes dos proprietários da Transresíduos, empresa curitibana, constituída em 1976, e que ganhou da prefeitura de Maringá um contrato de R$ 2 milhões 320 mil 537,23 sem licitação, para mexer com o lixo.

Em Cianorte
A Transresíduos, alguns anos atrás, foi contratada pela Sanepar para fazer a coleta de lixo em Cianorte.
O serviço durou poucos meses e, com a vitória de Requião, o contrato foi rompido. Havia levantamento de preços mostrando que o preço cobrado pela empresa era mais caro que o praticado pela concorrência.

De casa
A empresa contratada sem licitação por Silvio II utilizava caminhões locados e mão-de-obra operada por uma cooperativa de Maringá.
O presidente da cooperativa foi durante anos assessor de uma pessoa muito próxima do prefeito Silvio II.

Por telefone
Problemas no trabalho de telemarketing de entidades beneficentes em Maringá.
A tradicional Casa de Emaús, que vende sacos de lixo como forma de levantar recursos, agora tem a concorrência da Casa de Amares – onde trabalharia uma ex-funcionária da primeira entidade. A diferença é que a segunda entidade não tem autorização do Comas para realizar o serviço pelo telefone.

Bicho
Com a derrubada de dois chalés de jogo do bicho na semana passada, tem gente acreditando que a polícia pode até chegar nas centrais das várias bancas da contravenção que existem em Maringá. Você acredita?

Fezinha
Dias desses um rapaz entrou num bar, onde fazia-se jogo do bicho, e disse ao proprietário:
- Quero fazer uma fezinha.
O botequeiro respondeu:
- Primeira porta à esquerda. E não se esqueça de dar a descarga.

Prestígio
Foi prestigiadíssima a comemoração dos 50 anos de casamento do ex-deputado Walber Guimarães e dona Esmeralda.

Primeirão
A rápida passagem de Requião por Maringá foi marcada pela sua recusa em conversar com a imprensa e a rispidez com que tratou jornalistas e radialistas.
Brabo, ele queria saber como o pessoal ficou sabendo que ele estava na cidade. Sua assessoria não leu o blog do colunista, que deu a notícia da visita às 11h de sexta-feira.

Pronto-atendimento
O Hospital Santa Rita iniciou campanha de outdoor destacando ser o único pronto-atendimento 24 horas com plantão médico no local.
Isso é importante e faz a diferença. Enquanto em outros locais o médico fica em casa à espera de ser chamado a atender no hospital, no Santa Rita há plantonistas que já permanecem ali, em apartamentos dentro do estabelecimento, e em várias especialidades, como pediatria e cardiologia.

Do contra
O presidente do PPS, Pedro Vier, é totalmente contra a Guarda Municipal, inclusive armada, “porque além de ser uma obrigação do Estado, não podemos nos esquecer que os estados fascistas se desenvolveram à partir de uma milícia local, e numa eleição municipal em que a guarda recebe ordem do prefeito ela se transforma em milícia armada contra a democracia”.
Se já sem a Guarda instalada existe em certos municípios um trabalho de espionagem e arapongagem (inclusive com fotos, filmagens e gravações), imagina com ela instalada.

Empreendimento
O Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio deixará de ser exclusivamente Centro Cívico. A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná negociou aquele terreno, existente entre a agência do Correio e a Justiça Trabalhista, onde havia há tempos um parque infantil. Ali está sendo construído o Edifício Joanna de Angelis, de seis andares, constituído de salas comerciais, de propriedade de Fernando Pereira Lima de Souza, com execução de Sigmar Navachi.

Nossa Senhora de Guadalupe
A nova Igreja da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em construção na avenida Carlos Borges, na região do Conjunto Borba Gato, chama a atenção. É quase um Maracanã. A obra tem merecido um carinho especial daquela comunidade, que costuma realizar eventos beneficentes para ajudar na edificação. Por isso, a celeridade em cerca de dois anos de construção. A previsão é que a cobertura comece a ser feita em alguns meses. A paróquia, que congrega seis bairros, tem como pároco o padre Luiz Gonçalves Knopp.

ANIVERSÁRIO
Amanhã, dia de Santa Rita de Cássia, aniversaria o médico Heine Macieira (na foto, com Cézar Lima), ex-secretário municipal de Saúde e suplente de vereador.

Continue lendo

Em PDF

A coluna deste sábado em PDF.

Continue lendo

Itamar desiste para apoiar Simon

O ex-presidente Itamar Franco (MG) vai renunciar na próxima segunda-feira à sua pré-candidatura presidencial pelo PMDB e retomar as articulações no partido para concorrer ao Senado.
Itamar também deverá anunciar seu apoio à pré-candidatura do senador Pedro Simon (RS), caso vingue no partido essa nova tentativa de fazer com que o PMDB tenha candidato próprio à Presidência.
Mais aqui.

Continue lendo

O encontro de Daniel Dantas com Thomaz Bastos

Na revista Veja desta semana, que traz o marginal Marcola na capa:

"Em reportagem publicada na semana passada, VEJA informou ter recebido do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, por meio de um ex-espião da agência de investigações Kroll, documentos com supostas contas, em paraísos fiscais, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros e ex-ministros de seu governo, do senador Romeu Tuma e do diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda.
O simples fato de um cidadão com o histórico policial de Daniel Dantas deter uma lista com supostos segredos financeiros da cúpula do governo deveria causar uma reação enérgica do Estado contra o banqueiro. Estranhamente, Lula e seus principais ministros decidiram poupá-lo. Em vez de apurarem o conteúdo da mensagem, insurgiram-se contra o mensageiro.
Lula fez a VEJA o mais destemperado ataque verbal já desferido por um presidente contra um órgão de imprensa desde a redemocratização. Enquanto isso, e não por coincidência, Dantas admitia conhecer os documentos, mas negava, em entrevistas que deveriam ingressar no anedotário da ingenuidade jornalística, tê-los encomendado à Kroll e os entregado a VEJA.
Não foi uma boa estratégia. Dantas ofereceu o material pessoalmente à revista e o entregou por intermédio de Frank Holder, ex-diretor da Kroll. A operação envolveu vários emissários de Dantas, o próprio banqueiro e deixou registros e gravações suficientes para ocupar várias edições de VEJA.
Os repórteres da revista empenharam-se em acompanhar os desdobramentos da crise causada pela primeira reportagem. Descobriram fatos igualmente graves. Ao mesmo tempo que VEJA era atacada pelo governo e por colunistas e editorialistas crédulos, loucos para acreditar em tudo que favoreça o governo, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, reunia-se secretamente com Dantas.
O encontro ocorreu em Brasília, na noite de quarta-feira 17. VEJA apurou que Dantas e Bastos celebraram uma trégua. O governo não colocaria a Polícia Federal na cola do banqueiro desde que Dantas e seu investigador fechassem a boca – e que o banqueiro segurasse seus sócios e cúmplices, caso eles viessem a ser convocados a depor na CPI dos Bingos. Quando sair a versão oficial do encontro, ela com toda a certeza será candidamente reproduzida sem contestação pelos crédulos, ingênuos e aqueles com interesses financeiros em agradar ao governo.
O encontro entre Dantas e o ministro da Justiça é escandaloso. Dantas acusa o ministro Bastos de ter contas não declaradas no exterior. Se essa acusação é falsa, como sustenta o ministro, Bastos deveria esforçar-se para prender o banqueiro, e não se sentar à mesa com ele para tratar de negócios. Não é a primeira vez que o ministro é flagrado na casa errada.
Há dois meses, VEJA revelou sua participação em reunião na qual o ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda) tentou apagar as provas da quebra do sigilo do caseiro Francenildo Costa. Ele não perdeu o cargo naquela ocasião pela lassidão moral da política brasileira. É possível que a mesma lassidão o garanta no cargo novamente. O curioso é que, na noite de quarta-feira, enquanto Bastos se encontrava com o banqueiro investigado pela Polícia Federal, a própria Polícia Federal, de quem Bastos é superior hierárquico, deixava vazar que convocaria um editor executivo de VEJA e o colunista Diogo Mainardi para depor em Brasília. Ou seja, enquanto mandava a PF incomodar os mensageiros, o ministro negociava com o autor da mensagem.
VEJA também foi a campo entender melhor por que Bastos e outros ministros tratam Dantas com temor. Obteve nos Estados Unidos um documento precioso cujo original está em poder da Justiça americana: uma ata, escrita pela Kroll, resumindo uma conferência telefônica realizada em 10 de fevereiro de 2005 entre diretores da Kroll e o banqueiro e sua turma. Nela, Dantas faz revelações. Diz que o então ministro José Dirceu (Casa Civil) e o governo do PT como um todo comprometeram-se a defender os interesses do Opportunity.
Para isso haveria uma condição: que eles não fossem investigados pela Kroll. Dantas descreve setores da Polícia Federal como corruptíveis e mercenários. Curiosidade: também participou da conferência telefônica o espião Holder, a quem Dantas agora alega mal conhecer".

Continue lendo

Má produção prejudica a televisão maringaense

Em Maringá, a RTV, Rede Independência e TV Maringá são emissoras que possuem em sua de programação uma grande quantidade de apresentadores que pagam para veicular suas produções. Os valores para comprar um espaço diário na televisão maringaense variam de R$ 500 a R$ 15 mil.
Leia no Matéria Prima.

Continue lendo

Motéis sem criatividade

Dez motéis de Maringá juntaram-se para fazer uma campanha publicitária. Até aí, nada demais.
Achei muito fraquinha, do ponto de visto da criatividade e até do design dos outdoors.
A campanha não me levaria a freqüentar um motel.

Continue lendo

Janene vai depor no dia 31

O deputado José Janene (PP-PR) decidiu depor no Conselho de Ética da Câmara no processo em que é acusado de ter recebido dinheiro do “valerioduto”. Depois de se recusar a comparecer várias vezes, alegando problemas de saúde, Janene encaminhou carta ao colegiado informando que está disposto a contar sua versão no próximo dia 31 de maio.
Mais aqui.

Continue lendo

O Estado prisioneiro

Reportagem de Wálter F. Maierovitch na revista CartaCapital desta semana diz que o PCC tem o desenho estrutural da Cosa Nostra. Ainda não é uma máfia, mas ganha força graças à inaptidão oficial.
Por meio do Primeiro Comando da Capital, o PCC, o Brasil conseguiu, neste início de século XXI, roubar a cena e virar o mais rico case de análise dos especialistas internacionais que se debruçam sobre o fenômeno da criminalidade organizada especial, ou seja, aquela forma associativa delinqüencial capaz de implantar um sistema paralelo de poder, afrontar o Estado Democrático de Direito, aniquilar direitos e garantias individuais e difundir o medo na população.
Matéria completa.

Continue lendo

Terror... Pânico... Caos... Vergonha...

Capa da revista IstoÉ, destacando que, com táticas de guerrilha e logística sofisticada, o crime organizado mostrou toda a sua força, traumatizou a população e deixou o Estado refém.
Ao fim e ao cabo da semana fatÍdica, registravam-se 293 atentados, 161 mortes e 80 rebeliões. São Paulo vivia dias de Bagdá.
Matéria completa.

Continue lendo

Medo de avião

A história está na coluna de Cláudio Humberto:

O saudoso deputado Maurício Fruet, um gozador, voava de Curitiba a Foz do Iguaçu com “Pato Branco”, delegado com pavor de avião. Tempo ruim, o avião sacolejava, ele resolveu pregar uma peça no policial. Fruet sabia que aquilo fazia parte do vôo, mas pediu a comissária para o piloto sobrevoar as cataratas: “Meu amigo aqui quer dar uma olhada bem de perto...” O “pedido” foi atendido. O policial quase desmaia de tanto medo e Fruet de tanto rir.

(Estou para afirmar com certeza que o delegado citado é o Aprígio Cardoso, quer já foi delegado-chefe em Maringá)

Continue lendo

Manchetes do dia

Hoje - Presos policiais acusados de pedofilia
Jornal do Povo - Cidade ganha Centro de Referência
O Diário - MP fecha cerco a bairros irregulares

Continue lendo

Mosaico (sábado)

Começou a andar
O leve atrito entre Odílio Balbinotti e Silvio II fez a prefeitura se mexer. No último dia 15 o prefeito assinou o decreto 431, garantindo a contrapartida do município de R$ 88.018,61 para a construção da unidade básica de saúde no Jardim Olímpico, cujos recursos originais são foram viabilizados pelo parlamentar.

Pangaré
O polêmico Diogo Mainardi, colunista da Veja, está sendo ameaçado de processo por causa de uma piada que publicou, segundo a qual a Bolívia perdeu na troca com o Brasil porque o Acre não vale um pangaré.
Ele disse que se todas as piadas justificassem processos “os portugueses teriam que mover ações contra os brasileiros”.

Só piada
O caso faz lembrar de uma manezice ocorrida há alguns anos, quando um diretor da OAB/Maringá ameaçou processar o colunista por causa das piadas de advogado que vinha publicando.
Desistiu da idéia quando soube de onde vinham as piadas: do site da OAB em São Paulo.

Costelada
Acontece amanhã uma costelada ao fogo de chão, promovida pela Renovação Carismática Católica, para arrecadar fundos ao Centro de Convivência João Paulo II, que trabalha com idosos carentes.
Será a partir das 11h, no CTG Rincão Verde.

Interessante
Chama muito a atenção: a maioria das verbas que a prefeitura tem assegurado nesta administração são para obras não prometidas em campanha.

Nomeações
Rosangela Dorta de Oliveira foi nomeada assessora jurídica (CC3) na Procuradoria Geral do município.
Marilene de Fátima C. Batistol foi nomeada assistente II (CC5) do Gabinete do Prefeito.

Igreja
A comemoração de Bodas de Ouro do casamento de Walber Sousa Guimarães e dona Esmeralda aconteceu ontem à noite, na Igreja Santa Maria Goretti.
O ex-deputado (que chegou a presidir a Câmara Federal) é amigo há muito tempo do padre Orivaldo Robles.

Suspense
O paisagista Hiroshi Kawashiro chega a Maringá dia 14 de julho. Está planejada sua permanência por dois anos, para a construção do Parque Japonês.
Mas há controvérsias.

Mais lixo
Crescem reclamações contra a coleta de lixo, que teria piorado nos últimos seis meses em alguns bairros.

Cemitério
A Just Construções e Empreendimentos vai construir 190 carneiras duplas e 290 carneiras simples para adulto, 2.010 tampas pré-moldadas em concreto e 1.589 metros quadrados de calçadas internas no cemitério municipal. Valor: R$ 165.407,50.

Terminal
A Infoponto Tecnologia e Automação vai fornecer catracas e o software do programa de sistema de controle de acesso de tarifas de embarque e desembarque de passageiros, no terminal do transporte coletivo urbano.
Venceu com proposta de R$ 24.720,00.





CINEMA
Dois cartazes de filmes que vêm por aí: O Retorno de Superman, com Brandon Routh, e World Trade Center , com Nicolas Cage no papel de bombeiro, que deve estrear em agosto.







Piadinha infame de sábado
Manuel, português, desde criança era amigo de Fernando, brasileiro. Em uma viagem de Manuel a sua terra natal, sofreu um infarto e morreu. Fernando fica sabendo e decide ir ao funeral de seu amigo. Ao chegar ao lugar onde estavam velando o corpo sem vida, Fernando nota que ao lado do caixão se encontrava uma bacia enorme, cheia de creme-facial, e o mais curioso é que os amigos, que iam dar os pêsames a viúva, que se encontrava sentada ao lado da bacia de creme, introduziam a mão dentro da bacia e massageavam o corpo de Manuel.
Fernando, por respeito, decide fazer o mesmo, mas foi tanta sua curiosidade que se aproximou cuidadosamente da viúva e em voz baixa lhe pergunta?
- Por que todos estão passando creme em Manuel? Foi por algum pedido dele em vida ou é uma tradição?
A viúva, dirigindo-lhe o olhar cheio de tristeza, lhe responde:
- Mas ora pois !!! Então não sabes que Manuel pediu que seu corpo fosse cremado?...

DITADO
O burro se amarra é no rabo do dono

TROVA
"Exclua a carne!" - Eis a dieta
que o doutor lhe receitou.
Num ano atingiu a meta,
mas a mulher o deixou
(Antônio C. Teixeira Pinto)

PRA PENSAR
Os grandes incêndios nascem das pequenas faíscas (Richelieu)

Continue lendo

19.5.06

Cartum

Está neste blog.

Continue lendo

Bueno II divulga nota de esclarecimento

É esta:

Em virtude de notas publicadas em alguns jornais envolvendo meu nome, venho a público esclarecer:
Entrei com requerimento na Superintentendência da Polícia Federal do Estado do Paraná, me colocando a disposição daquele órgão, e de qualquer outro, para todo e qualquer tipo de esclarecimento que porventura se faça necessário, referente à minha pessoa ou à atividade profissional que desenvolvo.
E reitero, que interpelei judicialmente o governador do Estado, Roberto Requião e o prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, para que, caso confirmem as afirmações, respondam em futuras ações penais e cíveis, pelas mentiras ditas durante as “aulas da escolinha”, na última segunda-feira, 8.
Observe-se que as mentiras proferidas pelo governador e o prefeito não têm outro objetivo senão atingir a imagem de meu pai, Rubens Bueno, pré-candidato ao governo do Estado do Paraná.
Como cidadão, advogado e militante político que deseja o fim desses métodos poucos civilizados de fazer política, coloco-me à disposição da Justiça e dos demais órgãos de investigação para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários.
Rubens Bueno II

Continue lendo

Valerioduto financiou mansão de Janene

O deputado federal londrinense José Janene entra na mira de novo. Foi ele, conforme descobriu a revista IstoÉ, que inventou o mensalão.

Continue lendo

Rosi Ortega presidirá AAHU

A colunista social Rosi Ortega vai assumir a presidência da Associação dos Amigos do Hospital Universitário Regional de Maringá. A entidade elege nova diretoria no próximo dia 30. Rosi Ortega encabeça a única chapa inscrita, e substituirá o professor Osvaldo Hidalgo da Silva, da UEM, que responde pela direção da entidade desde 2004.

Continue lendo

Professor será candidato do PV

O ex-prefeito Said Ferreira, virtual candidato a deputado estadual, e o ex-vereador Joba Beltrame, pré-candidato a deputado federal, ambos pelo Partido Verde, pedirão votos para governador para um professor.
Trata-se do presidente do Instituto Educa Brasil, Ademar Pereira. Ele deve ser o candidato a governador do PV.

Continue lendo

As dinastias no Paraná

De Ruth Bolognese, na Folha de Londrina (para assinantes):

Temos, então, duas grandes dinastias no Paraná e na mesma região: o prefeito de Maringá é Silvio Barros II e o filho do ex-deputado e candidato a governador pelo PPS, Rubens Bueno, é Rubens Bueno II.
Ambos reproduzem no Noroeste do Paraná um hábito de multimilionários norte-americanos, como Henri Ford II, de designar herdeiros com sequência de algarismos romanos. Deve ser coisa fina.

Continue lendo

Lembo faz novas críticas

O governador Cláudio Lembo, em entrevista a Bob Fernandes, aumenta o tom das críticas aos tucanos, cutuca o seu PFL e diz que vive uma catarse. Ele diz que Alckmin pode ligar a cobrar, Serra está com amnésia e o PFL só vai procurá-lo daqui a 500 anos.

Continue lendo

Manchetes do dia

O Diário - Polícia vai controlar ação de flanelinhas
Hoje - Justiça aceita denúncia contra Edith Dias
Jornal do Povo - Guarda Municipal depende de Silvio

Continue lendo

18.5.06

Em PDF

A coluna desta sexta-feira em PDF.

Continue lendo

Mosaico (sexta)

Mau cheiro
Não é só a questão do lixo que fede na atual administração.

Agenda
O governador Requião esteve rapidamente ontem por aqui. Não teria gostado da pequena platéia que assistiu a entrega de uma viatura.
Mas ele deve voltar dia 25, na homenagem ao secretário de Estado Emerson Nerone.

SNI
Os arapongas de Silvio II estavam no protesto dos agricultores.
Será que havia servidor-fazendeiro na manifestação ou era só treinamento?

Notícias
O blog do colunista deu em primeira mão, ontem, que a Justiça acatou ação do MP contra a vereadora Edith e a nomeação do capitão Ideval de Oliveira para a Ciretran e de Roberto Petrucci Junior para a chefia do Decom.

Folclore
A reabertura de um portão no Parque do Ingá é a contribuição da atual administração para o calendário de eventos folclóricos da cidade. Outra foi a divulgação de release com foto sobre uma caixa d´água que recebeu solda.
Ambas juntam-se à inauguração de um semáforo (com fogos de artifício) na avenida Tuiuti e de um elevador (no Fórum). Falta agora festa na entrega de orelhões e pardais.

Dificuldade
A administração diz não ter verba para cumprir outra promessa de campanha de Silvio II, a Guarda Municipal armada. Houve eleitor que levou a sério.
Alega que não bastam os R$ 400 mil reservados no orçamento deste ano. Seriam precisos R$ 5 milhões anuais para manter a estrutura.

Sugestão
A coluna sugere: se juntar o R$ 1,9 milhão que se pretende gastar com publicidade este ano; os R$ 2,3 milhões gastos sem licitação para contratar uma empresa de Curitiba, mais os R$ 961 mil do Parque Japonês (que ele anuncia como auto-sustentável), os R$ 251 mil da revitalização da Zona 10 e os quase R$ 300 mil da passarela do Parque do Ingá, dá e sobra.

Assédio
O vereador Mário Hossokawa (PMDB) tem recebido visitas de pré-candidatos em busca de seu apoio, como Said Ferreira e Joba, do PV.
Mas há gente do próprio PMDB, como o secretário de Estado Milton Buabssi, que quer ver Hossokawa candidato a deputado. Ele não quer.

Reclamação
Pelo menos um credor promete ir à Ouvidoria do Estado reclamar de um recém-nomeado pelo governador Requião na área de obras.
Ela teria parte dos R$ 70 mil de dívida com participação do nomeado. São 68 cheques sem fundos, sem contar uma série de problemas em outras áreas.

Ocorrência
Não houve jogo noturno esta semana na Associação dos Funcionários Municipais de Maringá.
É que os guardas “dormiram” e ladrões furtaram a fiação elétrica do campo de futebol.

Pra inglês ver
Ainda sobre a AFMM, presidida pelo vereador Dorival Dias (PSDB): o pessoal reclama que não se fala mais no prometido parque aquático.
Máquinas chegaram a trabalhar, mas, findas as eleições, nunca mais foram vistas por lá.

Arrimo
A Lay Out Engenharia foi contratadora pela prefeitura, sem licitação, para executar o muro de arrimo no Caic do Parque das Grevíleas, da Escola Municipal Nadyr Alegretti.
Valor: R$ 103.951,77.

DITADO
Na dúvida, faça duas vezes

TROVA
Se queres viver tranqüilo,
sem muita preocupação,
jamais dependas daquilo
que depende do patrão...
(Aparcídio Fernandes)

PRA PENSAR
Aguardar até saber o bastante para agir é condenar-se à imaturidade
(Jean Rostand)
______________________________________________________________________________

JUBILEU DE OURO
Esta sexta-feira é especial para Walber Sousa Guimarães e sua esposa, Esmeralda Vaz Guimarães. Eles comemoram hoje, ao lado dos filhos, 50 anos de casamento. São maranhenses que ajudaram e ajudam a construir Maringá, que muito se orgulha do casal. Esmeralda foi fundamental na vida pública de Walber, um dos políticos mais importantes que o Paraná já teve (foi vereador, vice-prefeito e deputado federal, destacado orador e articulador). Parabéns!

FELIZ

(Gonzaguinha)

Para quem bem viveu o amor
Duas vidas que abrem
Não acabam com a luz
São pequenas estrelas que correm no céu
Trajetórias opostas
Sem jamais deixar de se olhar
É um carinho guardado
Num cofre de um coração que voou
É um afeto deixado nas veias
De um coração que ficou
É a certeza da eterna presença
Da vida que foi, na vida que vai
É saudade da boa, feliz cantar
Que foi, foi, foi
Foi bom e pra sempre será
Mais, mais, mais
Maravilhosamente amar

Continue lendo

Comunidade no Orkut

Tenho uma página no Orkut mas, sinceramente, tenho dificuldade em lidar com ela. Não sei enviar mensagem, responder, me atrapalho todo.
Agora fico sabendo que o Vander Marques abriu uma comunidade chamada "Eu lei o Ângelo Rigon". Tô de cara.
Agora só me falta ganhar na Mega-Sena.

Continue lendo

Made in Maringá

Que em New York existe uma TV Globo internacional quase todo mundo sabe, agora, o que ninguém sabe é que a produtora de vídeo de Maringá Incite FX (antiga Diamante Vídeo DVP) é que vem produzindo a maioria dos comercias exibidos naquela emissora.
A notícia é do blog de Léo Junior.

Continue lendo

Piadinha

Suzane von Richthofen consultando o advogado:
- Eu tenho alguma chance de ser absolvida?
- Só se for julgada pelo Congresso Nacional.

Continue lendo

Motorista é atropelado ao alertar sobre queimada

Uma Scania de Maringá atropelou um motorista que tentava sinalizar a estrada no macroanel rodoviário, em Campo Grande. Depois de uma pequena batida, ele estacionou seu veículo e foi sinalizar a estrada, quando foi surpreendido pela Scânia, JVA-4177, que vinha logo em seguida.
Notícia aqui.

Continue lendo

Ideval é nomeado para a Ciretran







O capitão Ideval de Oliveira (foto ao lado) foi nomeado no último dia 15, pelo governador Roberto Requião, chefe da 13a Ciretran de Maringá. Sua nomeação era aguardada desde o ano passado. Ele assinou ficha no PMDB com Umberto Crispim de Araújo.
No mesmo decreto, o governador nomeou o novo chefe da Ciretran de Londrina, Kengi Miyazaki.

Continue lendo

Justiça acata denúncia contra vereadora

O juiz Givanildo Nogueira Constantinov, da 4a Vara Criminal, aceitou a denúncia do Ministério Público contra a vereadora Edith Dias de Carvalho (PP), primeira-secretária da Câmara Municipal de Maringá. A denúncia foi aceita no último dia 11. A primeira audiência acontecerá dia 12 de julho.
A vereadora é acusada de desviar parte do salário de sua ex-assessora Rosimeri Aparecida Jovedi, que chegou a fazer uma gravação onde Edith fala sobre dinheiro. A vereadora, notificada em março pelo mesmo juiz, alegou que estava sendo perseguida.

Continue lendo

Nomeado chefe regional do Decom

Conforme antecipado pelo blog, o governador Roberto Requião nomeou o engenheiro Roberto Petrucci Junior (DAS-5) para a chefia do escritório regional da Secretaria de Estado de Obras Públicas/Decom, de Maringá. A nomeação tem data do último dia 15. Petrucci, que é ligado à família Barros, substitui a José Joaquim Rodrigues Junior, ligado ao PPS.

Continue lendo

Falta o rock´n roll

Defronte o parque de exposições, que é sede da Sociedade Rural de Maringá, há dois outdoors - um sobre motel e outro sobre uisque. Dizem que o presidente da SRM, Joaquim Romero Fontes, é muito rigoroso com a moral - mas de certo não está sabendo que aquele local, que continua sendo público, promove propaganda de estímulo ao sexo e à bebida alcoólica. Ou sabe?

Continue lendo

Requião fica na bronca

Não tenho todos os detalhes ainda, mas sei que o governador Roberto Requião deixou o Conjunto Requião espumando. Estava programado um público de até mil pessoas, na entega de uma viatura, com filmagem para a televisão. O público, no entanto, era reduzidíssimo, quase ninguém.

Continue lendo

Requião está em Maringá

O governador Roberto Reuqião chegou agora há pouco, de surpresa, a Maringá. Ele embarcou numa Nissan preta e dirigiu-se ao Conjunto Requião, onde centenas de pessoas o aguardam.
A informação é que Requião veio para cá gravar, provavelmente para o horário eleitoral gratuito, ao lado do vereador Chico Caiana (ligado aos Barros, eleito pelo PTB e depois filiado ao PMDB).

Continue lendo

Cena maringaense

Agora há pouco uma pista do Parque do Ingá foi interrompida para que o prefieto pudesse inaugurar... um portão, o que dá acesso ao local pela Vila Operária. Para que isso acontecesse, foi preciso construir uma passarela de aço que nada tem a ver com o ambiente do parque. Pior: o chefe regional do IAP, Paulino Mexia, estava por lá e elogiava a obra, que por sinal não tem autorização do Ibama.
Para uma amdinistração que produz notícia, com foto, festejando a solda de uma caixa d´água, inaugurar portão até que é coisa grande. Daqui a pocuo vão soltar fogos na inauguração de orelhões.

Continue lendo

Nova campanha

Continue lendo

Lembo e a burguesia branca e má

Duas opiniões do governador paulista Cláudio Lembo sobre a elite brasileira:

  • "O Brasil é um país que só conheceu derrotas. Derrotas sociais... Nós temos uma burguesia muito má, uma minoria branca muito perversa".
  • "Em suas lindas casas dizem que vão sair às ruas fazendo protesto. Vão fazer protesto nada! Vão é para o melhor restaurante cinco estrelas com outras figuras da política nacional fazer o bom jantar".
Na íntegra.

Continue lendo

Filha de Rubens Bueno será candidata

O pré candidato ao governo do Paraná e ex-prefeito de Campo Mourão Rubens Bueno (PPS) confirmou que a sua filha Renata Bueno, do mesmo partido, será candidata a deputada federal nas eleições de 2006. O título eleitoral de Renata é de Campo Mourão e está filiada ao PPS mourãoense.
Mais.

Continue lendo

Promotoria aguarda contrato sem licitação

Está em O Diário (para assinantes) desta quinta:

Termina hoje o prazo de dez dias dado pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público à Prefeitura de Maringá para apresentação de uma série de documentos que justifiquem a contratação, sem licitação, da empresa Transresíduos, para a execução das obras de recuperação do Lixão. O valor do contrato é de R$ 2,3 milhões.
O Ministério Público quer uma cópia do procedimento de licitação ou dispensa de licitação que determinou a contratação da empresa e o contrato administrativo que possibilitou a Transresíduos prestar serviços ao município.
Além disso, a promotoria solicitou uma cópia das publicações efetuadas no Órgão Oficial do município referentes à questão e quer saber se foi feito algum pagamento à empresa por conta do contrato.

Continue lendo

Agora sim!...

Você tem problemas com o computador? Pois ele acabaram. Veja com seus próprios olhos:

Continue lendo

Prédio da CMNP poderia ser museu

Do ex-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Aristides Taborianski, em comentário no post sobre a nova sede da Secretaria de Educação:

Estou inconformado com a destinação do prédio da CMNP. O tal edifício, um dos primeiros construídos em alvenaria na cidade, só não foi demolido devido a um grupo de maringaenses, do qual fiz parte, representando o Conselho Municipal de Turismo, que se mobilizou com objetivo de preservar aquele patrimônio público. Sugeri ao Sr. Prefeito que tornasse aquela edificação o Museu da Cidade. Pois existe inúmeras peças representativas da saga e história dos pioneiros de Maringá depositada não se sabe aonde.
Quando fiz tal sugestão ao Prefeito, ele me respondeu que tal imóvel não tinha valor arquitetônico e não iria investir nada na edificação.
Estranhamente leio no jornal que a PMM está alugando e destinando-o a Secretaria de Cultura.
Ora, o Prefeito, como especialista em turismo, sabe muito bem que a maioria dos turistas são curiosos com a história da Cidade e região que visitam.
Então pergunto: A história de Maringá é assunto secundário? A história da colonização norte-paranaense não interessa a ninguém?

Continue lendo

Manchetes do dia

O Diário - Definida licitação do Educandário
Jornal do Povo - Cidade pode ficar sem combustíveis
Hoje - Mringá mostra novos conceitos de habitação

Continue lendo

Em PDF

A coluna desta quinta-feira em PDF.

Continue lendo

Mosaico (quinta)

É hoje
Será votado hoje, na câmara, projeto do vereador Humberto Henrique (PT) que permite convênio para a instalação da Farmácia Popular em Maringá.

Atrapalho
Não bastasse a capenguice política da atual administração, ela encontra problemas simples de organização.
É o caso do inédito comunicado a centenas de contribuintes (oficialmente, não passariam de mil, mas como confiar?) pedindo que eles fossem até a prefeitura levar comprovantes de quitação de pagamento de tributos municipais, como o IPTU, porque ela, a prefeitura, perdeu os registros das quitações.

Não funciona
Como a prefeitura contabilizou a entrada destes pagamentos efetuados a partir de dezembro do ano passado, ninguém sabe, mesmo porque o jogo não é aberto.
Alegam problemas no sistema municipal de tributos, o mesmo que gerou uma forte discussão com os métodos adotados na gestão passada. O tal sistema que não funcionou tem custado aos cofres públicos centenas de milhares de reais – pra variar, a maior parte sem licitação.

Diferença
Fosse a prefeitura uma empresa privada, o gerente estaria na rua.

Portão
Hoje reabre-se o portão de entrada do Parque do Ingá pela Vila Operária. Para conseguir isso, o prefeito mudou sua promessa de campanha – que já era mirabolante.
Ele propunha arborismo no Parque do Ingá, uma unidade de conservação ambiental. Acabou trocando por uma antiestética passarela de aço, na verdade um monumento à incapacidade humana de alguns de conviver em harmonia com o verde.

Carlão
No release distribuído à imprensa – com 35 parágrafos, 164 linhas em quatro páginas – sobre a reabertura do portão a prefeitura cita o contentamento do presidente da associação de moradores do bairro, Carlos Augusto Ferreira.
Que ocupa cargo de confiança na prefeitura e comanda o site de notícias Inganews.

Proporção
Se a prefeitura faz um barulho para a reabertura de um portão, aguardem o final do mês quando, certamente com autorização do Conselho Municipal de Saúde, inicia a construção do Pronto-Atendimento da Criança e o NIS III 24 Horas.

Debate
O Sindicato dos Engenheiros promove amanhã, a partir das 20h, no Sinteemar, debate com o secretário nacional de Estudos e Pesquisas Institucionais da Secretaria Geral da Presidência da, Wagner Caetano Alves de Oliveira.
Entre outros temas estão a análise de conjuntura e avaliação do governo Lula.

Entonce
Se ficha judicial valer, tem cargo estadual em Maringá que ficará vago.

Fica
O repórter Paulo César resistiu ao convite do ex-deputado Pinga Fogo para integrar sua equipe. Dizem que a proposta financeira foi muito boa.
Preferiu permanecer no Maringá Urgente (RTV Canal 10), que recentemente recebeu o reforço de Índio Maringá.

Capoeira
Reflexo de escândalos como o mensalão e os sanguessugas, os políticos têm encontrado dificuldade nesta pré-campanha.
Só vai pra luta quem realmente é obstinado pela causa, porque tem gente que não vai agüentar o tranco.

Problemas à vista
Apesar da boa vontade, o Parque Japonês deve lembrar a candidatura de Geraldo Alckmin.
Encontrará dificuldades para levantar vôo.

O tempo passa
Vai para seis meses que o busto de Heitor Alencar Furtado foi levado para a prefeitura, e até hoje não foi recolocado na praça de entrada do Borba Gato.

Computador
O presidente Lula tem há algumas semanas um notebook sobre a mesa de trabalho.
A mulher, Marisa, conta Giba Um, usa mais que ele, jogando paciência.

Dica
O livro Alcoolismo - A Chave do Inferno, de Rui Pantera, é disponibilizado gratuitamente em seu blog, agora com novo endereço: http://ruizinhopantera.blogspot.com

DITADO
Sacristão novo cospe fora da igreja; sacristão velho faz pipi no altar

TROVA
Se rompe comigo a amada,
e o casamento malogra,
corro e desposo a cunhada
para não trocar de sogra!
(Antonio Facci)

PRA PENSAR
A educação é, talvez, a forma mais alta de buscar a Deus
(Gabriela Mistral)

ARMAS PARA A POLÍCIA CIVIL
Acima, equipe da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam), de Curitiba - Bittencourt, Rosana, Sabag e Ribeiro -, ontem na entrega de armas a policiais maringaenses. Também, a delegada Elza da Silva, com sua nova pistola. Em 20 anos na Civil, a delegada economizou munição: calcula ter dado cerca uns 5 tiros.

Continue lendo

17.5.06

Barcelona campeão

O Barça venceu a Liga dos Campeões. Estava perdendo para o Arsenal por 1 a 0. Virou 2 a 1, com gol de Beletti, que seria cascavelense.

Continue lendo

Nos porões da imprensa

Por Alberto Dines:

A edição nº 1956 de Veja (17/5/2006) transformou-se instantaneamente num clássico da impostura jornalística. A justificativa posterior, assinada pelo diretor de Redação Eurípedes Alcântara, não ficou atrás: é um clássico de cinismo. Juntas, convertem-se na bíblia do parajornalismo – combinação de chantagem, espionagem e paranóia.
A matéria “A guerra dos porões” (págs. 40-45) segue uma linha que Veja persegue há tempos – derrubar o presidente da República, a maior autoridade do país. Mas foi pensada, escrita e editada no extremo oposto – nos porões de uma profissão que já foi considerada missionária, romântica, decente e respeitável.
Esta que se apresenta como a quarta maior revista do mundo ocidental (quem garante?) e agora traveste-se como “a mais respeitada revista brasileira” (está provado, não é?) sintetizou de forma admirável e trágica a história da sua própria decadência.
Artigo completo.

Continue lendo

Compras de ambulância com problemas no Paraná

A Controladoria Geral da União acaba de concluir levantamento das irregularidades verificadas na compra de ambulâncias em todos os Estados que tiveram municípios fiscalizados a partir do seu Programa de Sorteios. Foi feita uma análise nas constatações do 4º ao 17º sorteio de municípios, que identificou 60 áreas municipais nas quais as aquisições de unidades móveis de saúde revelaram direcionamento da licitação, falhas nos processos licitatórios, falhas na aquisição e na entrega das ambulâncias e superfaturamento nos valores de compra. O levantamento, no entanto, não indica necessariamente que há envolvimento com o mesmo esquema fraudulento de compra de ambulâncias revelado pela Operação Sanguessuga. Aqui.
No Paraná, estão na relação Juranda, Ortigueira, Doutor Ulisses, Manoel Ribas e Guaraniaçu. EM princípio, nenhum desses municípios é atendido por deputado de Maringá.

Continue lendo

O tempo urge

A análise é de Cesar Maia (PFL) e reproduzo porque "bate" com a de Valdir Rossi, publicada aqui recentemente.

Ô Gente ! Tá na hora de ir aos livros. Não há fato que afete a imagem de políticos - especialmente quem está no poder - sem agente propagador. Os meios de comunicação cumprem este papel parcialmente ao distribuir as informações e analisá-las. Mas os jornais, onde os fatos são dissecados, são pouco lidos. O leitor de jornal popular não vai atrás destes fatos políticos, mas de serviços - latu sensu.
Portanto cabe aos políticos serem os agentes propagadores e responsabilizadores e demonstradores que o presidente perdeu o juízo, a vergonha, a capacidade de governar. O sistema binário a partir dos fatos - imprensa/opinião pública - era próprio do mundo industrial com auge entre os anos 30 e 60 do século 20. Já não é mais assim. Não existe mais "os formadores de opinião". A TV não forma opinião: distribui informação. Trabalha com audiência, que é opinião formada. Mas desde que aponte fatos e versões, que coincidam com fluxos de opinião em processo de contaminação, aceleram enormemente este processo de formação de opinião por contaminação.
Hoje a dinâmica desse processo se dá de forma muito mais complexa. Na base os fatos. De um lado as pessoas e sua experiência direta. De outro a imprensa distribuindo informação. De outro as pessoas tendo opiniões a partir de seus contatos diretos com opinion makers locais cuja opinião respeitam, e quando se convence, repassando a outros e integrando-se a fluxos opinativos. E - finalmente - os agentes propagadores conscientes, que querem intervir neste processo: os políticos entre eles e por profissão. É uma pirâmide de base quadrilátera, que não é regular. Se move a partir dos fatos - a base do quadrilátero - e onde todos tentam chegar ao vértice, a opinião publica formada por contaminação.
Hoje o que se vê é um processo de desgaste múltiplo dos políticos e dos governos. Lula não está fora disso. Não está isolado e blindado. Só quem não sabe ler pesquisa é que não sabe disso. Lula está dentro do pântano, está tão enlameado como todos. O problema é que são todos. E - e são todos a tradicional reação a mudanças - nas pessoas e empresas - leva a que reajam assim: -Bem, é tudo igual, politico não vale nada. Lula não é diferente. Mas de que serve mudar para vir outro igual ? Esse pelo menos nós conhecemos. Cabe aos agentes propagadores diferenciar o Lula na lama, mostrar como a parte que lhe toca -o diferencia gravemente - e afeta a vida das pessoas. Comerciais e programas de TV jogando em Lula mais lama não servem de nada. A menos que o distinguem e o desqualifiquem diferencialmente. Esta é a equação. Para ela estas pesquisas que tem sido feitas não servem para nada, não informam nada. Intenção de voto, é o vértice da pirâmide. O que a influencia ? Como ? Bem, o tempo urge para a oposição.

Continue lendo

Comunidade e blog

Eu pensava que tinha só no Orkut, mas existe um blog da Comunidade Odeio Silvio II. Aqui.

Continue lendo

Bom humor

Os leitores do blog estão tinindo. Veja essas duas:

De Fábio Linjardi sobre o post "Melãozinho em árvore":
- É de comer? Na dúvida a gente oferece pro Requião.

De anônimo em "Meu cachorro":

-O meu, além de comer a jabuticaba, cospe o caroço.

De anônimo em "Melãozinho em árvore":
- Isso é culpa do Silvio Barros. Onde já se viu permitir que na cidade cresçam melões de São Caetano (SP) enquanto nossos produtores estão sem mercado para seus melões?

Continue lendo

São 26 mortes

Ouvi no Aqui e Agora, do SBT, que, segundo a Setran, o trânsito maringasense matou este ano 26 pessoas.

Continue lendo

Melãozinho em árvore

Nos fundos do Tiro de Guerra, onde policiais estão participando do teste de tiro, me chamou a atenção o que parece ser melãozinho de São Caetano em árvore. Sempre achei que desse apenas em cerca, tipo rama, trepadeira. Parece-me o mesmo tipo: amarelo com sementes vermelhas, doces, por dentro. Só que maior. Pra mim foi novidade, mas se alguém tiver algo a acrescentar, agradecemos.

Continue lendo

Os tempos são outros

De Fábio Linjardi, comentando post sobre a doação da sede da Umes:

Podem criticar, mas acho a atitude correta. Já passou da hora de darem um jeito naquele imóvel. Nas mãos do Ministério Público o prédio estará sendo utilizado, pelo menos.
Também não acredito que seja uma afronta aos estudantes. Se existisse alguma preocupação mínima, o local não estaria abandonado há décadas.
Vá lá, que o movimento estudantil tem a sua história na cidade. Mas, os tempos são outros. Vivemos em uma sociedade democrática, sem a ditadura que alimentava a organização dos estudantes nos tempos em que a garotada de hoje não tinha nascido.
Hoje a molecada tem internet, videogame e coisas mais interessantes para fazer do que se organizarem como entidade política.

Continue lendo

Policiais recebem armas

Estão sendo entregues hoje as novas pistolas Taurus a 86 delegados, escrivães e investigadores da área de jurisdição da 9a Subdivisão Policial de Maringá. Para receber o armamento o pessoal tem que dar cinco tiros, de combate, no Tiro de Guerra. Deve-se fazer no mínimo 30 pontos. Quem não atinge o número mínimo não recebe a arma e tem que ir para Curitiba, onde passa por treinamento.
A entrega das armas e a coordenação dos testes são de policiais da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições.

Continue lendo

Boas notícias

É bom começar o dia com notícia positiva. Duas ações, de três propostas pelo mesmo advogado em nome de duas entidades (Acim e SER) e de um empresário (não vou citar o nome, só de birra), tiveram sentença favorável a este jornalista.
Na semana passada o Tribunal de Justiça julgou um recurso do Banco GM, numa ação de reparação de danos que havia ganhado em primeira instância. Por unanimidade, o TJ manteve a decisão daqui.
Os méritos, nos dois casos, são dos advogados que, felizmente, contratei. Obrigado aos dois.

Continue lendo

Cota mensal

Ercílio Santinoni, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, tem a difícil tarefa de criar 313 noos empregos por mês em Maringá junto às pequenas empresas, para cumprir a promessa de campanha de SIlvio II.
Faltando 31 meses para a conclusão do atual governo, é o número necessário para se chegar às prometidas 9.700 vagas.
Não vale contar os empregos arranjados para maringaenses em Portugal, hein.

Continue lendo

Alcoolismo - A Chave do Inferno

Conhece alguém que precisa se tratar do alcoolismo? Presentei-e com o livro "Alcoolismo - A Chave do Inferno", do radialista Rui Pantera, que já passou mau bocados por causa da doença. O livro é uma lição de vida e certamente vai ajudar quem quiser se ver livre da bebida alcoólica.
O livro está em PDF, é leve, e Rui manda por email, gratuitamente. Acesse seu blog para conhecer mais ou peça pelo email ruipantera@gmail.com

Continue lendo

Ouçam as vozes da razão

A jornalista Miriam Leitão, conversando agora há pouco com Heródoto Barbeiro, repreendeu o jornalista por causa da vogal "e". Ele falou "ê", que é errado. O certo é "é". Na escola a professorinha nos ensinou "á", "é", "i", "ó", "u", abertos.
Aquela fábrica de equipamentos eletrônicos é CCÉ e não CCÊ, certo?
Tomara que o pessoal da CBN Maringá tenha ouvido sua famosa colega de trabalho, porque de umas semanas para cá, até em comerciais, começaram a falar "ÔAB" e não "ÓAB", como qualquer advogado de porta de cadeia fala. Parece bobagem, mas ouvir errado dói no ouvido.

Continue lendo

UEM branquela

Da colunista Ruth Bolognese, na Folha de Londrina (para assinantes):

A ONG Instituto República formada por advogados de Maringá, denuncia que a UEM, Universidade Estadual, a quem chama de ''Branquela'', não reserva cota para negros no vestibular.
A UEL de Londrina e todas as federais já se adaptaram à nova legislação.

(O artigo é de Marcos Capellazzi e está aqui)

Continue lendo

Avião da PM levou grupo ao chefão do PCC. MP investiga

Com a cidade mais calma depois de três dias de guerra, as circunstâncias que cercaram a suspensão dos ataques da facção PCC à polícia começam a ser reveladas. Na terça-feira, descobriu-se que um avião da própria Polícia Militar levou uma comitiva, com participação de uma advogada do PCC, para ver o líder da facção. E um outro chefão do grupo confirmou que existiu negociação.
Mais aqui.

Continue lendo

Sobre Osmar Dias

Do Toda Política:

Agora vai
O lançamento da candidatura de Cristovam Buarque à presidência da República agitou o círculo do PDT paranaense. Ontem, o senador Osmar Dias, bateu o martelo: até o fim do mês decide se sai ou não candidato ao governo. Ufa.

Há uma pedra
Osmar vê dois complicadores. Um deles é a própria candidatura de Buarque que, na prática, inviabiliza as alianças locais. O outro é a saúde do senador. O pedetista ainda tem problemas de circulação (sem trocadilho, please). E pode ser submetido à outra cirurgia.

Continue lendo

Solidariedade

Jorge G. Vilallobos escreveu no Factorama:

Solidariedade era o nome do famoso sindicato da Polônia que Lech Walesa representou durante anos. A palavra no mundo todo passou a ser símbolo da resistência dos trabalhadores contra a opressão estatal e as péssimas condições de trabalho e baixos salários. Ainda, na sua origem, a palavra esta associada a um profundo sentido moral que diz relação com um vínculo social, seja com um grupo, seja com indivíduos. Hoje, o debate a respeito da solidariedade não se restringe somente a uma questão moral, ela está no centro de inúmeros debates políticos, como por exemplo, o que travaram o ministro de Defesa da Espanha José Buono e o presidente da Generalitat Pasqual Maragal, afirmando o primeiro que “ser solidário não é ser de direita, ao contrário, é ser de esquerda”. No geral é esse o sentido atual da palavra, no entanto, não é de uso exclusivo da esquerda. Isto fica claro no Decreto Municipal nº 432/2006 que trata de um ato do Poder Executivo, no qual se argumenta que “por estar solidário” com o movimento reivindicatório encabeçado pelo Sindicato Rural de Maringá e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná, o expediente do dia 16 de maio no Paço Municipal encerrará às 12 horas.
Confesso que não estou acostumado a ver atos de solidariedade vindo do Poder. De fato, o documento em anexo é uma jóia rara produzida aqui em Maringá. Certamente confio que não seja a última. Espero ver muitos outros Decretos, quando trabalhadores de outras categorias estejam reivindicando planos de cargos e salários. Pois ao final, são eles ainda os que transformam o capital em mais capital.

Continue lendo

Glauco

De Glauco hoje na Folha de S. Paulo

Continue lendo

Aumenta o número de sanguessugas

Está em O Globo:

O livro-caixa e o relatório de projetos da máfia dos sanguessugas, a organização acusada de vender ambulâncias superfaturadas para prefeituras, caíram como uma bomba na Comissão Especial da Corregedoria da Câmara encarregada de investigar o envolvimento de parlamentares com a quadrilha.
Com a movimentação diária dos pagamentos de propina da organização, o livro deverá aumentar o número de deputados sob suspeita de prestar serviços para os sanguessugas. O livro, que registra pagamentos de R$ 5 mil a R$ 50 mil, foi entregue ontem à Comissão Especial pelo delegado Tardelli Boaventura, coordenador da Operação Sanguessuga.

Continue lendo

Polícia recebe armamentos

A Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam) fará a entrega, agora pela manhã, de novos armamentos para a Polícia Civil de Maringá.
Será às 10h, no Tiro de Guerra.

Continue lendo

Sugestão

Leitor sugere Ricardo Barros (PP) na vice de Geraldo Alckmin (PSDB).
E promete levar a sugestão à cúpula da campanha.

Continue lendo

Silvio II, enfim, na dele

Silvio II deverá estar feliz como pinto no lixo, nesta quinta-feira. Ele estará no papel que mais gosta de fazer: o de palestrante. Silvio II falará às 20h30, na abertura do Encontro da Habitação 2006, antes de Arnaldo Jabor, em Maringá, sobre o tema "Turismo de negócios, força para todsos os setores".
O interessante é que Silvio II, em sua experiência à frente da prefeitura, pouco ou nada fez na área da habitação nem na do turismo, da qual se diz especialista. Aliás, é o setor em que mais desaponta: disse que iria ser o secretário de Turismo e não foi. Delegou a tarefa para o seu motorista, ajudante-de-ordens, e depois para uma outra pessoa, a responsável pelos cines Avenida. Na prática, no entanto, quem manda mesmo no turismo local é o Maringá Convention e Visitors Bureau.

Continue lendo

Expressões

Há quem estranhe o uso de "tratorata" em reportagens publicadas hoje pela imprensa sobre o protesto dos produtores rurais. É que o mais comum é tratoraço. No Google, há 32.500 citações de tratorata e apenas 30 de tratorata. O Aurélio não registra nenhuma das duas expressões.

Continue lendo

Associação analisa proposta da prefeitura

A Associação dos Amigos e Moradores do Parque Tarumã I e II, presidida por Cláudio Cione, reúne-se no próximo dia 21 para analisar a proposta da Prefeitura Municipal de Maringá de restaurar e revitalizar o Tarumã II, que enfrenta problemas com minas d´água.
Outro assunto da pauta de convocação é a destituição da procuração do atual advogado contratado pela entidade para defender o direito dos moradores.

Continue lendo

O desafio de Guilhobel

Guilhobel Camargo, o ex-amigo de Requião, lança o desafio em seu site: será considerado o maior Sherlock Holmes do Estado do Paraná o cidadão que conseguir achar qualquer obra relevante do governador Roberto Requião de Mello e Silva nos três mandatos que teve como chefe de poder Executivo.
Pra ajudar, ele relaciona as obras marcantes de alguns governadores:
Bento Munhoz da Rocha: Copel; Centro Cívico; Teatro Guaira
Ney Braga: Rodovia do Café; Codepar/Badep que deu uma guinada estrutural para o desenvolvimento do Paraná. Implantação de rede de armazenagem pública e adequação do porto de Paranaguá
Jaime Cannet Júnior: criou uma malha viária de 4 mil quilômetros no Estado
Paulo Pimentel: Rodovia do Xisto; as primeiras 3 universidades do interior; Academia do Guatupê; eficiente programas de casas populares; Implantou a Telepar sendo o melhor sistema de comunicações do país
José Richa: Sua maior obra foi a nova filosofia de governo a democracia na sua maior expressão - o governo perto do povo -; Clic Rural que ligou 120 mil propriedades rurais; Estadio do Café; Projeto Cura, na area de segurança 140 delegacias de polícia e centenas de pequenas obras nas aréas da saúde e educação.
Jaime Lerner: Cidade Industrial; as montadoras de automóveis; ruas da Cidadania; metro de superficie, vias expressas; vias rápidas; parques; museus, calçadão; divulgou Curitiba para o mundo fazendo dela uma cidade humana e bonita com sistema de transporte que é modelo para o mundo; etc..e etc...
Alvaro Dias: Usina Segredo; construção de mais de 500 centros de convivência, 50 escolas profissionalizantes;3.675 km de estradas e 11 mil metros de pontes incluindo a duplicação da rodovia Maringá-Ibiporã-Londrina; captação águas do Tibagi; ampliação de 510 metros de cais, que tornou possível a atracação simultânea de 14 navios; Centro de Convenção de Curitiba e o de Foz do Iguaçu; ampliação do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais e sua elevação à categoria de Aeroporto Internacional.

Continue lendo

DD quer depor

Na coluna de Cláudio Humberto:

O banqueiro Daniel Dantas, a quem se atribui a denúncia de contas de Lula e ministros no exterior, diz estar ansioso para contar tudo o que sabe à CPI.

Continue lendo

Trânsito já matou 24 este ano

Já são 24 as vítimas fatais do trânsito maringaense. Faleceram esta semana Aparecida Pagliotto Garcia, 75, pedestre atropelada por uma motocicleta, no Jardim Alvorada, de madrugada, e Terino Assis de Oliveira, 69, jardineiro, de Sarandi, ciclisa, atropelado à tarde por um ônibus do transporte coletivo urbano.

Continue lendo

Manchetes do dia

O Diário - Protesto do campo pára todo o estado
Hoje - Protesto de agricultores pára o Estado
Jornal do Povo - Produtores rurais bloqueiam rodovias e promovem carreata no centro da cidade

Continue lendo

16.5.06

Em PDF

A coluna desta quarta-feira em PDF.

Continue lendo

Mosaico (quarta)

Educação 1
A maioria das crianças da rede municipal de ensino está sem aulas de inglês desde o início do ano legislativo.
Pais de alunos e até professores estão percebendo que também a educação pode ser publicizada (privatizada) em Maringá.

Educação 2
Em setembro de 2005 a prefeitura contratou a Sangari do Brasil sem licitação, pagando R$ 92.585,00 pelo programa Ciência na Escola.
Um novo contrato foi providenciado para este ano, a R$ 89,90 por aluno. Total, sem licitação: R$ 409.314,70.

Parece rodoviária
Os semáforos de Maringá têm de tudo: palhaços, vendedores e, aumentando a cada dia, pedintes.

Ao bolso!
Além do atraso, o boletim unificado das polícias Civil e Militar pesa no bolso da vítima.
Quem quiser o boletim digitalizado de uma queixa, como o furto de carro, tem que desembolsar R$ 22,00 para o Estado.

Nomeações
Silvio II nomeou em abril: Maria Estelita dos Santos Souza, gerente controlador jurídico (CC3) da Secretaria de Controle Interno; Célia Maria Monteiro Weffort, assessor jurídico (CC3) da Procuradoria Geral; José Ferreira de Oliveira, auditor jurídico (CC2) da Secretaria de Controle Interno; Claudete dos Santos, assessora de Promoção da Igualdade Racial (CC3); Paulo Sergio Peixoto, assistente IV (CC7) do Gabinete do Prefeito; Dayani Aparecida Barbosa, assistente I (CC4) do Gabinete do Prefeito; e Dalton Hoffmeister, assessor jurídico (CC3) da Procuradoria Geral.

Sala de espera
Silvio II recebeu reclamações contra setor da Setran.
Os reclamantes aguardam uma atitude do prefeito.

Homenagem
Pela primeira vez dois militares maringaenses receberão a Medalha Coronel Joaquim Antonio de Morais Sarmento, que será entregue hoje às 10h, em Curitiba, durante a comemoração do Dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná.
São eles o advogado e major da reserva Lauri Cesar Bittencourt (um dos criadores da Prova Rústica Tiradentes, em 75) e o diretor da Penitenciária Estadual de Maringá, coronel Antônio Tadeu Rodrigues.

PCCs
Lula também enfrenta o seu PCC. Chama-se Evo Morales, do Primeiro Comando dos Cocaleiros.

Parceria
Automóveis de maringaenses trabalham de rolo compressor para empreiteiras que abrem buracos no meio do asfalto – como se verifica hoje no Jardim Laodicéia e na avenida Paranavaí.
Empresas terceirizadas, na hora de tapar o buraco, não o fazem como deveriam – deixando a tarefa para os motoristas.

Umes
O blog do colunista noticiou ontem a doação da sede da Umes, na avenida Cerro Azul, para o Ministério Público, negociação que já vinha de alguns meses.
Com isso, o prédio da antigo Companhia Melhoramentos será alugado pelo município para abrigar a Secretaria de Educação, por R$ 15 mil mensais.

Cras
Será inaugurado hoje no Conjunto Ney Braga o Centro de Referência de Assistência Social.
O vereador Altamir dos Santos (PL) foi o autor do pedido para instalação do Cras.

Na cidade
O jornalista Domingos Trevizan (CNT), que vive no Rio, passa temporada na cidade.

CUSTO
A Academia da Terceira Idade, no Quebec, custou aos cofres municipais R$ 48.576,87. A prefeitura pagou a construção da calçada ecológica e o contrapiso na área que se vê acima. Não há cobertura nem iluminação – e os equipamentos foram doados por um plano de saúde.

GUERRA
X-Men 3 ou Silvio II versus Odílio Balbinotti?

DITADO
Jogo e bebida, casa perdida

TROVA
Ralhando com seus porquinhos,
a porca, mãe exemplar,
vendo-os assim, bem limpinhos...
- Já pro barro se sujar!
(Amália Max)

PRA PENSAR
O pouco sobeja a quem nada deseja
(Salvator Rosa)

MAIS VAGAS
Foram abertas mais 15 vagas de estacionamento no Fórum de Maringá, dirigido por Rene Pereira da Costa. A obra, no lado da avenida Arthur Thomaz, foi concluída recentemente.

Continue lendo

O Incoerente

De acordo com postagem no blog do jornalista Ronaldo Nezo, o prefeito de Maringá não pretende abrir mão das filmagens realizadas nos protestos dos servidores municipais porque teme depredação do patrimônio público e, também, para constatar que os manifestantes se reúnem em número pequeno.
Espera aí! Não é esse o mesmo prefeito que recentemente criticou a imprensa e se negou a falar com um jornalista porque, ambos, divulgaram que sua administração cedeu equipamentos públicos para uso de terceiros e que ele [o prefeito] confessou utilizar o carro oficial do município para fins particulares?
Está aqui.

Continue lendo

Presos do PCC receberam 60 televisores

Deu no Giba Um:

Presos do PCC receberam em suas celas, em diferentes presídios de São Paulo, no meio da crise, nada menos, do que 60 aparelhos de TV, tela plana, via Sedex: os próprios criminosos compraram à vista, nas Casas Bahia, a preços promocionais, para assistir os jogos da Copa do Mundo. O diretor do Deic, Godofredo Bittencourt Filho, que está jurado de morte, confirmou a compra, na segunda-feira, a grande grupo de empresários na Fiesp, aos quais procurou tranqüilizar diante dos ataques do PCC em São Paulo e cidades do interior. Godofredo foi até lá de helicóptero, a reunião foi a portas fechadas mas alguns empresários vazaram a informação. Agora, o Ministério Público entra em cena e quer saber como os presos compraram os aparelhos de TV, pagaram de qual maneira, quem comprou e detalhes da operação.

Continue lendo

Secretário da Presidência em Maringá

O secretário nacional de Estudos e Pesquisas Institucionais da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano Alves de Oliveira, estará em Maringá no próximo dia 19.
Ele participará, no Sinteemar, das 20h às 22h30, de discussão sobre os rumos do Brasil, análise de conjuntura e avaliação do governo Lula, questões regionais e Mercosul e política de aliança.

Continue lendo

Sobre a Umes

Leitor comenta em post abaixo:

Detesto escrever uma única linha sequer que possa ser interpretada como favorável a esta administração municipal, talvez a pior de Maringá desde a sua fundação, mas algumas coisas deste post precisam ficar ligeiramente mais claras: 1) O terreno da Umes pertencia à Companhia Melhoramentos e foi doado à Umes para que a entidade lá fizesse sua sede, com cláusula de reversão de domínio para a Companhia caso isto não ocorresse ou a destinação do prédio fosse alterada, o que ocorre quando há abandono. A prefeitura nunca foi dona do terreno, ou da Umes, salvo melhor juízo; 2) Ressalvado alguns poucos períodos em que a Umes consequiu manter suas instalações em funcionamento, sempre com o auxílio da comunidade, o prédio permaneceu abandonado por décadas; 3) Sobre o imóvel havia uma dívida de IPTU superior a R$ 150.000,00, que eu não sei quem vai pagar, pois a Umes não pode pagar e a prefeitura não pode cancelar, a não ser que a Companhia tenha doado o terreno à prefeitura antes e esta tenha então doado o terreno ao município, o que seria uma manobra talvez legal, mas imoral, pois provoca dano ao erário público às custas de uma interpretação da lei (se o prédio é do município, ele não pode dever IPTU para si mesmo); 4) A lei de licitações (lei 8666/93) dispensa a licitação para locação de prédios pela administração pública.

(*) O MP se encarregaria de pagar os impostos em atraso. A prefieutra fez o meio-campo.

Continue lendo

Bueno: Requião mente

O presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, divulgou agora à tarde esta nota:

Ao povo do Paraná
Em resposta ao ataque leviano que o governador nepotista desferiu hoje na folclórica “escolinha” em que reúne os seus áulicos; e na condição de pré-candidato a governador pelo PPS, venho a público manifestar o seguinte:
1. Mais uma vez o governador do nepotismo recorre à mentira como arma de campanha eleitoral, tal como fez quando montou a farsa que ficou conhecida como o “caso Ferreirinha”.
2. Quando assumi a Prefeitura de Campo Mourão, em 1993, encontrei a previdência municipal com irregularidades extremamente graves, tanto que o meu antecessor foi condenado pela Justiça. Hoje ele trabalha no gabinete do governador.
3. Fiz uma gestão integralmente aprovada pelo Tribunal de Contas, regularizei a previdência municipal e terminei o mandato em 1996, com a aprovação de 92,3% da população.
4. O ataque desesperado do governador tem o propósito claro de desviar a atenção do que realmente interessa na eleição deste ano, que é o julgamento popular de uma administração inconseqüente e desastrosa, patrocinadora do atraso e razão de vergonha para a família paranaense.
Curitiba, 16 de maio de 2006
Rubens Bueno
Presidente Estadual do PPS

Continue lendo

Em breve, Seduc aqui

A Secretaria de Educação ficará com o prédio que era da CMNP (à esq.). À dir. um grupo de investidores constrói uma galeria, um shopping popular.
(Havia escrito Seed, que é do Estado)

Continue lendo

Mais um dia de protesto

Manifestação dos agricultores, agora há pouco, na avenida Brasil, entre a Raposo Tavares e a Getúlio Vargas.

Continue lendo

Quem fala pela Acim é o ex

Os produtores rurais estão se manifestando agora na praça Raposo Tavares, no centro da cidade. Começaram a discursar.
Representando a Acim chamaram o ex-presidente da entidade, Ariosvaldo C. Paulo. O cargo de presidente é ocupado atualmente por Carlos Tavares.

Continue lendo

Pensando bem...

Se, com a doação da Umes aos promotores, Silvio II deixar de ter problemas com o Ministério Público, ele poderia pensar em doar o paço municipal para instalar ali a delegacia de polícia.

Continue lendo

Quadros da Umes

Já foram presidentes e/ou diretores da Umes, em Maringá:
José Cláudio Pereira Neto, Francisco Timbó de Souza, José Maria Bernardelli, Maria Romy Kinasche, Carlos Correia Borges, Antero Rocha, Ângelo Rigon, José Carlos de Oliveira, Edilson Pereira dos Santos, Provino Pozza Filho, Ramires Pozza, Manoel Cabral, Luiz Manim, Diógenes Gomes, Valdomiro Basso, Eliel Diniz, Reinaldo SIlva, Luiz Nakazima, André Barbedo, Luiz Carlos Sica e José Ivaldece Pereira.
(Se você tiver outros nomes, acrescente nos comentários que eu coloco aqui)

Continue lendo

Cidadania às avessas

O lema da administração é "Crescendo com cidadania". A cidadania-fermento dos Barros inclui o fim das eleições diretas nas escolas e creches municipais e tirar do movimento estudantil sua histórica sede.
Cria-se, desse jeito, uma geração bunda-mole.

Continue lendo

Prefeitura doa prédio da Umes

Silvio II articulou tudo rapidinho, sem discussão com a comunidade, em especial com a comunidade estudantil. O prédio que serviu durante anos de sede da União Maringaense dos Estudantes Secundaristas (Umes), na avenida Cerro Azul, foi doado para o Ministério Público. No papel, foi a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná que fez a doação, inclusive o terreno já foi escriturado.
Silvio II queria o prédio para abrigar a Secretaria de Educação, mas acabou fazendo outro negócio: garantindo a doação para os promotores, fica legal com o MP e, sem licitação, já está alugando as antigas instalações da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, na esquina da Joubert de Carvalho com Duque de Caxias (que está sendo reformado pela Loteadora Santa Alice), por R$ 15 mil mensais. Ali será instalada a Seed.

Continue lendo

"Gastos públicos" somem do site da PMM

Hoje pela manhã havia uma abinha no site da Preeitura Municipal de Maringá para que os internautas tivessem acesso aos gastos do município. Era preciso, no entanto, fazer um cadastro. Eu me cadastrei, inclusive.
Só que sumiu! Deviam estar fazendo testes ou foi meu pedido de registro que detonou o sistema.

Continue lendo

Meu cachorro

Cachorro comer jabuticaba (acima) pode até não ser novidade,
mas só o Big Boy come jabuticaba no pé - e em pé! (abaixo)

Continue lendo

Manifestação

Quer saber algo sobre a manifestação dos agricultores em Maringá? Clique aqui.

Continue lendo

Novidade

Tednho impressão que é efeito CGU: o site da prefeiturade Maringá agora tem nova atração, com os dados dos gastos públicos.

Continue lendo

Atualíssima

A mais nova do KibeLoco.

Continue lendo

Advogado é preso ao visitar cliente no cadeião

O advogado Sebastião da Costa Guimarães, 60, foi preso na tarde de ontem quando visitava um cliente na carceragem da 9ª Subdivisão Policial, de Maringá. Segundo a Polícia Civil, Guimarães estava com ordem de prisão de prisão decretada pela 2ª Vara Criminal em virtude de uma condenação de 4 anos e 6 meses anos aplicada pelo Tribunal de Justiça. Aqui.
Guimarães foi antigo militante do PMDB local.

Continue lendo

Ex-prefeito é roubado e perde mais de R$ 100 mil

Quatro homens fortemente armados invadiram, no domingo passado, a casa do empresário e ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Tomoyuki Harada, e levaram R$ 6 mil em dinheiro, R$ 50 mil em cheques, jóias avaliadas em cerca de R$ 30 mil, um carro e aparelhos eletrônicos, informa O Diário desta terça.
A família de Harada foi amarrada pelos bandidos e mantida refém por cerca de 2 horas. A polícia informou que havia cinco pessoas na casa no momento do assalto. A residência fica na zona rural, na Estrada Inglesa. Harada é avicultor e tem uma transportadora. Ninguém ficou ferido.

Continue lendo

Preconceito

De Cláudio Humberto:

Vila de Rei, vilarejo português de 50 moradores, recrutou em Maringá (PR) candidatos a repovoar a localidade, em troca de um salário de 500 euros. Alguma imprensa lusitana reagiu com preconceito contra brasileiros.

Continue lendo

Barraqueiros reclamam de prejuízo na Expoingá

Matéria de Murilo Gatti em O Diário desta terça-feira:

A 34ª Expoingá foi considerada fraca pelos barraqueiros que rodam o país para montar restaurantes e lanchonetes em feiras agropecuárias. “Foi a pior festa dos últimos tempos”, relata Carlos Vinte e Cinco, que participa de feiras agropecuárias em Maringá há mais de 20 anos, sempre com uma lanchonete.
Segundo Vinte e Cinco, o problema da Expoingá 2006 foi a falta de atrações. “Faltaram mais shows. Além disso, sofremos com a crise que toma conta do país”, diz. O barraqueiro aponta que no balanço final houve uma redução de 50% nas vendas, mas mesmo assim conseguiu empatar. “No geral as feiras estão mais fracas. Em Londrina as vendas caíram 35%”, conta.
Leia mais (para assinantes).

Continue lendo

Cenas do Parque do Ingá

As fotos foram tiradas por Fábio Dias para um trabalho de conclusão de curso de uma estudante de Biologia. Mostra o Parque do Ingá que o público não vê, tomado cada vez mais pela erosão.

Continue lendo

Manchetes do dia

O Diário - Protesto fecha hoje estradas e cidades. Veja o que fazer
Jornal do Povo - Bloqueios na cidade
Hoje - Balbinotti: "Aprovei quase R# 3 milhões na gestão Silvio"

Continue lendo

Considerações sobre o desfile de 10 de Maio

Por VALTER BAPTISTONI

Na última quarta feira, 10 de maio, Maringá completou 59 anos de emancipação política. Uma cidade extremamente jovem e que busca formar uma identidade nacional de cidade arborizada e com qualidade de vida. Deixando de lado as questões de violência dos últimos dias, o fato de estarmos mais derrubando árvores do que plantando-as, das ruas esburacadas e do mal atendimento à saúde pública etc etc etc, vamos analisar o desfile promovido na quarta feira dia 10 onde gastou-se mais de R$ 40.000,00 com ornamentos e mobilizou algumas milhares de pessoas incluindo soldados do Tiro de Guerra, força policial, bombeiros, estudantes da rede pública e privada entre outros.
O personagem tema foi o escritor e jornalista Monteiro Lobato, nome muito popular no meio literário e com ênfase a obra ¨Sítio do Pica-pau Amarelo.¨ Monteiro Lobato viveu num momento histórico de nosso país onde passávamos de Monarquia à República (faleceu em 1948) e retratou bem na obra citada o momento social em que vivia; havia uma política de branqueamento da população, a chegada dos imigrantes na substituição da mão de obra escrava e o descaso com os ex-escravos agora sem espaço na sociedade pois o abolicionismo não encontrou empregos para os negros. Por isso vemos no Sítio do Pica-pau Amarelo a condição social retratada da época vívida: o folclórico Saci é um duende negro , a cozinheira Tia Anastácia é negra que também limpa a casa, Tio Barnabé é um curandeiro negro. Aos brancos restam a dona do sítio Dona Benta, aos netinhos Pedrinho e Narizinho.
A criatividade de Monteiro Lobato e sua genialidade foi o tema do desfile porém resta-nos perguntar: O que Monteiro Lobato pode trazer de positivo para Maringá no dia do seu aniversário? O escritor mostra claramente em sua obra que perdeu a oportunidade de criticar construtivamente o sistema quando tantos negros estavam abandonados pelas ruas sem ocupação e famintos desprezados pela mesma sociedade que serviu ao invés de encontrar papéis secundários para eles em seu ¨Sítio¨.
Maringá necessita de mais que isso, por quê não termos como temas os escritores maringaenses? São tantos nomes que temos e tanta criatividade que valorizariam nossa gente. Por quê não distribuirmos entre as crianças que assistiam ao desfile, obras de escritores maringaenses ao invés das obras de Lobato?
Na ala do desfile crianças fantasiadas de Saci Pererê desfilavam porém com uma falta de respeito grave com a própria obra de Lobato: os sacis eram brancos e não houve a preocupação de pinta-los de preto, atrás da Cuca vinha uma garotinha empurrando uma carriola com o caldeirão da bruxa jacaré e esta criança era a única descendente afro-brasileira que notei naquele grupo.
O aparato de seguranças também chamou a atenção: será que estamos tendo que aderir a onda anti-terrorismo americana?
Talvez se buscássemos a opinião da sociedade na formação do desfile, promovêssemos nossos valores locais , teríamos mais público para vê-lo e o desfile de aniversário de Maringá seria um programa familiar onde poderíamos então nos orgulhar mais ainda desta maravilhosa cidade e estaríamos formando nossa história para as próximas gerações, quem sabe inaugurando uma tradição: valorizar o cidadão maringaense e sua história.

(*) Valter Baptistoni - Historiador

Continue lendo

15.5.06

Em PDF

A coluna desta terça-feira em PDF.

Continue lendo

Mosaico (terça)

VILA DE REI
A jornalista Conceição Queiroz, da TVI de Portugal produziu ótima reportagem sobre a chegada dos maringaenses em Vila de Rei e a polêmica que foi armada. O vídeo está disponível no Factorama.
É interessante ver pessoas reclamando da violência, da baixa qualidade do ensino público e da qualidade de vida da cidade onde moravam até recentemente. Um dos entrevistados derramou-se em elogios aos idosos portugueses que, segundo ele, são muito mais jovens, “maravilhosos” e “incríveis”.

Estratégia
Ignorando conselho de algumas pessoas mais próximas, Silvio II (PP) insiste num plano para desacreditar o agora oposicionista deputado Balbinotti (PMDB).
Desde ontem seus assessores começaram a comparecer a programas de rádio e televisão para contestar, de uma forma ou de outra, os números apresentados pelo parlamentar.

Vale tudo
Além de ativar a tropa de secretários contra Balbinotti, Silvio II pretenderia ressuscitar um antigo dossiê preparado por ex-adversários do parlamentar.
Ao polarizar a briga, o prefeito abre uma brecha: vai responder, deste modo belingerante, todos os deputados e vereadores que o questionarem?

Suando
Silvio II já havia tentado convencer Joba (PV) a desistir de ser candidato a deputado federal e muitos vêem seu dedo na falta de espaço para seu vice, Roberto Pupin (PDT), também virtual candidato a deputado federal.
Dando certo as investidas, o maior beneficiado seria o irmão.

100%
Balbinotti voltou a uma batida antiga: disse que todos os recursos que traz de Brasília para os municípios da região são 100%, inclusive os de Maringá.
“Eu não cobro percentual nenhum”, disse, ressalvando: “Não estou fazendo mais que minha obrigação”.

Visita
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, visitará a Associação Comercial de Sarandi nesta quinta-feira, às 9h.
Ele ainda visita o parque industrial da cidade e participa de almoço.

Violência
A situação da violência em Maringá faz lembrar Campo Mourão, recordista em assassinatos ano passado.
Se bem que faz 50 dias que ninguém é assassinado em Campo Mourão. Já aqui...

Jantar-homenagem
Foi marcado para o próximo dia 25, às 20h, no Clube Olímpico, o jantar em homenagem ao secretário de Estado Emerson Nerone.
A iniciativa é da Coordenação Sindical de Maringá e Região, presidida por Jorge Moraes, e integrada por 21 sindicatos. São aguardadas cerca de 800 lideranças.

Encontro
Maricelma Brégola, pré-candidata a deputada federal pelo PMDB de Maringá, participou recentemente de encontro coordenado pela deputada estadual Elza Correia, em Londrina.
“Mulher e poder – Conquistado espaço para garantir direitos” teve palestras da socióloga Maria Nilsa da Silva e da antropóloga Marlene de Oliveira.

Pré-convenção
O PPS realiza pré-convenção regional nesta quinta-feira em Curitiba.

Futebol
Estréia nos Estados Unidos em 7 de julho Once a Lifetime, filme que reúne Pelé, Beckenbauer, Carlos Alberto, Johan Cruyff e Giorgio Chinaglia, entre outros. Conta a história do New York Cosmos.

Desfile
O blog do colunista disponibiliza hoje interessante artigo sobre o desfile de 10 de maio.

ERA UMA VEZ O PARQUE DO INGÁ...
A foto mostra a polêmica passarela de Silvio II, o Ecologista, cortando o verde (?) do Parque do Ingá. Percebe-se a quantidade de lixo e a situação degradante do local, o que se repete em outras áreas onde o povo não tem acesso. Ao invés de dar exemplo e melhorar o estado deplorável, a prefeitura prioriza a passarela de aço. Outras fotos mostrando a realidade que a municipalidade não vê estarão disponíveis no blog do colunista.

DITADO
Maior é o perigo onde maior é o medo

TROVA
Num momento de euforia,
cedemos-lhe uma costela.
Fomos cedendo... e hoje em dia
quem manda no mundo é ela!
(Gislaine Canales)

PRA PENSAR
Todo policial sabe que, embora os governos possam ser substituídos, a polícia continua
(Leon Trotsky)

Continue lendo

A decisão se aproxima

O PDT decidiu agora à tarde que o senador Cristovam Buarque será seu candidato a presidente da República.
Vamos ver o que o senador Osmar Dias (PDT) vai fazer agora.
Dizem que ele só não admitiu a candidatura ainda para não entrar na mira de Requião.

Continue lendo

Prefeitura Municipal do Corinthians

Embora não tenha sido promovido pela prefeitura, o jogo entre Paraná Clube e Corinthians está sendo aproveitado no site da prefeitura.
Na galeira de fotos há 59 fotos, que podem ser baixadas em alta resolução, pelos corintianos.

Continue lendo

Vice escreve sobre movimento

O vice-prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, escreveu um artigo sobre o movimento Grito do Ipiranga, que acontece amanhã. Parece ter decidido escrever em cima da hora. O artigo foi enviado às 17h56 e às 18h20 foi reenviado com correções. O texto, onde ele elogia Silvio II por apoiar o movimento, ainda possui alguns errinhos de datilografia. Está disponível no site da prefeitura.

Continue lendo

Tirada

Do leitor Marco Aurélio:

As ações terroristas do PCC em resposta à decisão do governo estadual de isolar líderes da facção criminosa são o fim da picada. O que falta é o PCC virar um partido de esquerda, pois parece que o PT já virou facção criminosa.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima