Expressões
Há quem estranhe o uso de "tratorata" em reportagens publicadas hoje pela imprensa sobre o protesto dos produtores rurais. É que o mais comum é tratoraço. No Google, há 32.500 citações de tratorata e apenas 30 de tratorata. O Aurélio não registra nenhuma das duas expressões.
2 pitacos:
O termo deve ter sido inaugurado pelos próprios e ricos agricultores. Com eles a grana é longa, mas a língua portuguesa é "curta".
O sufixo "aço", exprime idéia de exagero, como "mulheraço", "timaço", "jogaço".
Não encontrei na internet alguma teoria que defenda o uso de "tratoraço" para definir um protesto com vários tratores.
O fato é que está consolidado o uso da expressão tratoraço.
Nem sempre os sufixos são empregados conforme a lógica. É o caso de camelódromo. O sufixo dromo é utilizado para dar idéia de movimento, como autódromo, hipódromo, cartódromo. No entanto, o local onde ficam os camelôs acabou levando esse nome.
No caso de O Diário usar tratorata, a alegação certamente é de que o nome é uma conseqüência de passeata, que originou carreata e que agora deve nomear também a manifestação com tratores.
Na dúvida, acho melhor pensar no leitor e usar uma expressão que ele vai bater o olho e entender: tratoraço. Todo mundo sabe o que é e tá beleza.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.