Mosaico (domingo)
LIXÃO OU ATERRO?
Tecnicamente, há diferenças entre aterro sanitário, aterro controlado e lixão ou vazadouro. O de Maringá seria um lixão. A contratação de empresa sem licitação foi para “execução de serviços de recuperação e operação do depósito de resíduos sólidos urbanos”. Na entrada do lixão colocaram placas novas, já com o nome de aterro sanitário.
Boa notícia
Que bom que Silvio II tem obtido significativo número de recursos federais com a ajuda do irmão deputado.
Sorte semelhante não tiveram as administrações de Said Ferreira, José Cláudio e João Ivo Caleffi.
Projeto
Silvio II assinou em 19 de abril o decreto que instituiu o projeto “Atendimento de qualidade na saúde pública de Maringá”, “destinado a ordenar regras e protocolos cabíveis, com vistas ao alcance de melhorias de qualidade, confiabilidade e humanização no atendimento aos usuários” do sistema público de saúde.
Gerente
Ele aproveitou o mesmo decreto para nomear o médico Kemel Jorge Chammas gerente de Projetos (CC3), do Núcleo de Planejamento (Nuplan), para exercer a gerência do projeto.
Judô
Para garantir a realização do Dia Internacional de Judô a Secretaria dos Esportes e Lazer de Maringá garantiu R$ 49.996,00 de verba junto à prefeitura.
Não deu
Esta coluna passou a semana tentando saber os nomes dos proprietários da Transresíduos, empresa curitibana, constituída em 1976, e que ganhou da prefeitura de Maringá um contrato de R$ 2 milhões 320 mil 537,23 sem licitação, para mexer com o lixo.
Em Cianorte
A Transresíduos, alguns anos atrás, foi contratada pela Sanepar para fazer a coleta de lixo em Cianorte.
O serviço durou poucos meses e, com a vitória de Requião, o contrato foi rompido. Havia levantamento de preços mostrando que o preço cobrado pela empresa era mais caro que o praticado pela concorrência.
De casa
A empresa contratada sem licitação por Silvio II utilizava caminhões locados e mão-de-obra operada por uma cooperativa de Maringá.
O presidente da cooperativa foi durante anos assessor de uma pessoa muito próxima do prefeito Silvio II.
Por telefone
Problemas no trabalho de telemarketing de entidades beneficentes em Maringá.
A tradicional Casa de Emaús, que vende sacos de lixo como forma de levantar recursos, agora tem a concorrência da Casa de Amares – onde trabalharia uma ex-funcionária da primeira entidade. A diferença é que a segunda entidade não tem autorização do Comas para realizar o serviço pelo telefone.
Bicho
Com a derrubada de dois chalés de jogo do bicho na semana passada, tem gente acreditando que a polícia pode até chegar nas centrais das várias bancas da contravenção que existem em Maringá. Você acredita?
Fezinha
Dias desses um rapaz entrou num bar, onde fazia-se jogo do bicho, e disse ao proprietário:
- Quero fazer uma fezinha.
O botequeiro respondeu:
- Primeira porta à esquerda. E não se esqueça de dar a descarga.
Prestígio
Foi prestigiadíssima a comemoração dos 50 anos de casamento do ex-deputado Walber Guimarães e dona Esmeralda.
Primeirão
A rápida passagem de Requião por Maringá foi marcada pela sua recusa em conversar com a imprensa e a rispidez com que tratou jornalistas e radialistas.
Brabo, ele queria saber como o pessoal ficou sabendo que ele estava na cidade. Sua assessoria não leu o blog do colunista, que deu a notícia da visita às 11h de sexta-feira.
Pronto-atendimento
O Hospital Santa Rita iniciou campanha de outdoor destacando ser o único pronto-atendimento 24 horas com plantão médico no local.
Isso é importante e faz a diferença. Enquanto em outros locais o médico fica em casa à espera de ser chamado a atender no hospital, no Santa Rita há plantonistas que já permanecem ali, em apartamentos dentro do estabelecimento, e em várias especialidades, como pediatria e cardiologia.
Do contra
O presidente do PPS, Pedro Vier, é totalmente contra a Guarda Municipal, inclusive armada, “porque além de ser uma obrigação do Estado, não podemos nos esquecer que os estados fascistas se desenvolveram à partir de uma milícia local, e numa eleição municipal em que a guarda recebe ordem do prefeito ela se transforma em milícia armada contra a democracia”.
Se já sem a Guarda instalada existe em certos municípios um trabalho de espionagem e arapongagem (inclusive com fotos, filmagens e gravações), imagina com ela instalada.
Empreendimento
O Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio deixará de ser exclusivamente Centro Cívico. A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná negociou aquele terreno, existente entre a agência do Correio e a Justiça Trabalhista, onde havia há tempos um parque infantil. Ali está sendo construído o Edifício Joanna de Angelis, de seis andares, constituído de salas comerciais, de propriedade de Fernando Pereira Lima de Souza, com execução de Sigmar Navachi.
Nossa Senhora de Guadalupe
A nova Igreja da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em construção na avenida Carlos Borges, na região do Conjunto Borba Gato, chama a atenção. É quase um Maracanã. A obra tem merecido um carinho especial daquela comunidade, que costuma realizar eventos beneficentes para ajudar na edificação. Por isso, a celeridade em cerca de dois anos de construção. A previsão é que a cobertura comece a ser feita em alguns meses. A paróquia, que congrega seis bairros, tem como pároco o padre Luiz Gonçalves Knopp.
ANIVERSÁRIO
Amanhã, dia de Santa Rita de Cássia, aniversaria o médico Heine Macieira (na foto, com Cézar Lima), ex-secretário municipal de Saúde e suplente de vereador.
0 pitacos:
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.