O tempo urge
A análise é de Cesar Maia (PFL) e reproduzo porque "bate" com a de Valdir Rossi, publicada aqui recentemente.
Ô Gente ! Tá na hora de ir aos livros. Não há fato que afete a imagem de políticos - especialmente quem está no poder - sem agente propagador. Os meios de comunicação cumprem este papel parcialmente ao distribuir as informações e analisá-las. Mas os jornais, onde os fatos são dissecados, são pouco lidos. O leitor de jornal popular não vai atrás destes fatos políticos, mas de serviços - latu sensu.
Portanto cabe aos políticos serem os agentes propagadores e responsabilizadores e demonstradores que o presidente perdeu o juízo, a vergonha, a capacidade de governar. O sistema binário a partir dos fatos - imprensa/opinião pública - era próprio do mundo industrial com auge entre os anos 30 e 60 do século 20. Já não é mais assim. Não existe mais "os formadores de opinião". A TV não forma opinião: distribui informação. Trabalha com audiência, que é opinião formada. Mas desde que aponte fatos e versões, que coincidam com fluxos de opinião em processo de contaminação, aceleram enormemente este processo de formação de opinião por contaminação.
Hoje a dinâmica desse processo se dá de forma muito mais complexa. Na base os fatos. De um lado as pessoas e sua experiência direta. De outro a imprensa distribuindo informação. De outro as pessoas tendo opiniões a partir de seus contatos diretos com opinion makers locais cuja opinião respeitam, e quando se convence, repassando a outros e integrando-se a fluxos opinativos. E - finalmente - os agentes propagadores conscientes, que querem intervir neste processo: os políticos entre eles e por profissão. É uma pirâmide de base quadrilátera, que não é regular. Se move a partir dos fatos - a base do quadrilátero - e onde todos tentam chegar ao vértice, a opinião publica formada por contaminação.
Hoje o que se vê é um processo de desgaste múltiplo dos políticos e dos governos. Lula não está fora disso. Não está isolado e blindado. Só quem não sabe ler pesquisa é que não sabe disso. Lula está dentro do pântano, está tão enlameado como todos. O problema é que são todos. E - e são todos a tradicional reação a mudanças - nas pessoas e empresas - leva a que reajam assim: -Bem, é tudo igual, politico não vale nada. Lula não é diferente. Mas de que serve mudar para vir outro igual ? Esse pelo menos nós conhecemos. Cabe aos agentes propagadores diferenciar o Lula na lama, mostrar como a parte que lhe toca -o diferencia gravemente - e afeta a vida das pessoas. Comerciais e programas de TV jogando em Lula mais lama não servem de nada. A menos que o distinguem e o desqualifiquem diferencialmente. Esta é a equação. Para ela estas pesquisas que tem sido feitas não servem para nada, não informam nada. Intenção de voto, é o vértice da pirâmide. O que a influencia ? Como ? Bem, o tempo urge para a oposição.
1 pitacos:
Se nos vermos quem criou Roberto Jeferson, quem inventou o superfaturamento das ambulancias, quem deixou a Saude da cidade do Rio de Janeiro num caos, que desde Fleury a violencia em Sao Paulo só aumenta, nos so poderemos seguir o vertice da sensatez que seria a reeleiçao do Lula
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.