Campanha de segundo turno
Panfleto que foi jogado agora à noite pelas ruas de Maringá. Não é novidade, apenas reproduz o que saiu no sit e no próprio programa de televisão do PMDB.
Panfleto que foi jogado agora à noite pelas ruas de Maringá. Não é novidade, apenas reproduz o que saiu no sit e no próprio programa de televisão do PMDB.
Dedicação total
Não é à toa que, apesar dos problemas internos da coordenação, os Barros estão se dedicando a pedir votos para Osmar Dias (PDT), que um dia, pra quem não sabe, foi crítico da família.
Cida distribuiu dezenas de milhares de cartões com sua própria foto pedindo voto para Osmar e Alckmin; Silvio II mobilizou todos os ocupantes de cargos de confiança da prefeitura, pedindo voto e trabalho contra Requião.
Barreira
Ambos estão preocupados com 2008. Uma vitória de Requião em Maringá significaria fortalecimento da oposição e encrenca daqui a dois anos num projeto de reeleição.
Cena eleitoral
É difícil entender como em Campo Mourão a Justiça Eleitoral tirou do ar e multou a TV Carajás porque o apresentador Ricardo Borges declarou seu voto em Osmar Dias e, em Maringá, o ex-deputado Pinga Fogo fez a mesma coisa (declarando o voto a Requião) e nada aconteceu.
A legislação eleitoral, explicou um leitor, é a mesma – mas juízes e promotores, não.
Investimento
Depois da Juninho, vem aí a Rede Ricardinho de postos de gasolina.
O jogador de vôlei, que já tem um restaurante em Maringá, diversifica de ramo: adquiriu o antigo Posto Marília, na avenida Colombo. O Posto 17 é o primeiro de uma série.
Barulho
Independentemente do resultado das eleições o clima no PMDB maringaense vai esquentar.
Além da expectativa para saber quem vai mandar no partido a partir de agora, fala-se que será pedida a expulsão de pelo menos uns cinco filiados famosos – incluindo um ex-vice-presidente e a presidente do PMDB Feminino.
Maringaísmo
A vereadora Márcia Socreppa (PSDB) apresentará projeto criando a Semana do Maringaísmo.
Ela atende sugestão de Antenor Sanches, em nome da Associação dos Pioneiros. Pelo menos uma semana por ano o pessoal será obrigado a ter espírito maringaísta.
Citação
O governador licenciado Roberto Requião citou o maringaense Ricardo Barros no debate da Globo, na quinta-feira.
Colocou-o no mesmo patamar de José Janene e Jaime Lerner.
Acabou o mel
Fazia tempos que Requião não citava Barros de forma pejorativa. Antes, já o tinha chamado de picareta e Gato Barros.
O governador, pelo contrário, ultimamente estava numa espécie de lua-de-mel com os três políticos da família.
Retrato 1
No final de semana, no Teatro Marista, palestra dirigida a professores da rede municipal tirou risos amarelos da platéia.
É que o palestrante lembrou Jarbas Passarinho, dizendo que na sala de todos os diretores de todas as escolas do país sempre havia: uma mesa, doada por alguém, um armário de aço que não combinava com nada ali, um crucifixo na parede e o retrato de um político na outra parede.
Retrato 2
O pessoal riu porque o “retrato de um político” é resquício da ditadura militar, que distribuía cartazes com as fotos dos presidentes do regime ditatorial.
Em Maringá, Silvio II fez com dinheiro público cartaz com sua foto – e está impune até hoje, sem ser incomodado pelo Ministério Público.
Homem de guerra
O jornalista Donizete Oliveira, que faz mestrado em Literatura na Univer5sidade Estadual de Maringá, arranjou tempo para um curso sobre jornalismo de guerra, em São Paulo.
Depois de fazer o curso ele estará preparado para cobrir qualquer guerra.
Trombada
Duas carreatas se trombaram ontem pela manhã na avenida São Domingos: uma, com dois carros, levando Cida e Ricardo Barros, Edith Dias e Hamilton Cardoso, pró-Osmar Dias, e outra, com cerca de 100 carros, promovida por sindicalistas que apóiam Requião.
Saia justa
Ex-presidente da Acim e da Faciap, Jefferson Nogaroli passou por momentos difíceis na sexta-feira, ao comparecer a jantar com peemedebistas, petistas e o vice-governador licenciado Orlando Pessuti.
Colaram adesivos de Lula e de Requião em seu peito, o abraçaram e tiraram fotos. Nogaroli estava acompanhado do presidente da Acim, Carlos Tavares. No primeiro descuido, zarpou.
De mudança
É bem possível que a partir de fevereiro o PMDB maringaense volte a ter um deputado estadual – 20 anos depois de ter eleito o último, Ferrari Júnior.
O hoje tucano Luiz Nishimori deve ir de mala e cuia para o PMDB em 2007.
Em campanha
Principal investigado da CPI dos Laptops, o vereador João Alves Corrêa (PMDB) cuida da reeleição para a presidência da casa.
Estima ter pelo menos 3 dos 4 votos dos integrantes da CPI – que na semana passada passou a ser conhecida como Confraria Parlamentar de Inquérito.
Espaço
O Conselho Municipal de Saúde e a 15ª Regional de Saúde marcaram um gol em Curitiba, durante a Plenária Estadual dos Conselhos de Saúde.
Eles emplacaram o maringaense Carlos Roberto Rodrigues como representante do Paraná na coordenação da Plenária Nacional, com expressiva votação.
Compromisso
“Este é o reconhecimento pelo trabalho que temos desenvolvido no Conselho Municipal de Saúde e a conseqüência do compromisso de cada conselheiro na efetivação e ampliação dessas conquistas”, explica Roque Piccinato, que também esteve em Curitiba.
Endereço
A avenida Morangueira fica no Centro? Para a assessoria de Osmar Dias, sim.
É o que consta, pela terceira vez, num release distribuído pelo candidato. A mesma assessoria havia criado uma “praça do Rotary” no Fim da Picada.
De olho
Tem gente de olho numa licitação da prefeitura para a aquisição de 15 mil metros quadrados na região do Cidade Nova.
Dois tempos
O presidente municipal do PT, Rubem Mariano, em dois tempos: acima, com Mário e Enio Verri, num encontro com evangélicos, e abaixo apontando o adesivo de Lula colado no peito de Odílio Balbinotti. Aliás, quando a corrida presidencial começou o candidato do deputado era outro. A inconstância política explica o terceiro lugar nas últimas eleições em Maringá.
Trova
Dominar o medo e o ódio,
a injustiça e o desamor,
são vitórias que, no pódio,
dão mais brilho ao vencedor!
(Elisabeth S. Cruz)
Outra do Mosca Branca. Tinha ouvido falar do adesivo, mas não o tinha visto.
Alguns dos assuntos que estarão na edição de domingo de O Diário, que começa a circular hoje no final da tarde: A Rota da Fé, de Lunardelli a Apucarana; o fim da Máquina de Café Santo Antonio, na avenida Mauá; e o renascimento do trem de passageiros.
Continue lendoA assessoria do senador Osmar Dias divulgou release informando que ele votará em Maringá às 11h, mas insiste em dizer que o Colégio Estadual Rodrigues Alves fica no Centro.
Antes de embarcar para Maringá, Osmar acompanha a esposa, Maria Teresa, que votará às 8h30, na seção 218, zona eleitoral 178, no Colégio Bom Jesus, na rua 24 de Maio, 135, em Curitiba. À tarde, Osmar Dias retorna a Curitiba onde aguardará o resultado das urnas.
O candidato a vice-governador, Derli Donin e a esposa, Mareli, votam às 9h, na seção 19 da zona eleitoral 75, no Colégio Incomar, no Largo São Vicente de Paula, centro.
Os donos do Avenida Center de Maringá estão construindo o shopping Avenida Center em Dourados (MS). E estão vivendo algo que já aconteceu no Aspen Park, de Maringá. Antigamente circularam boatos de que a vidente Mãe Dinah havia previsto a queda do Aspenk. Ela foi entrevistada por Fernando Beteti, na Tv Cidade, na época, para desmentir a tal previsão.
Pois agora, em Dourados, conforme noticiou a rádio Grande FM hoje pela manhã, foi a vez do vidente Jucelino Nóbrega da Luz (maringaense, vejam o destino) negar que tenha feito qualquer previsão sobre uma possível queda do shopping Avenida Center. Segundo a emissora o boato está circulando na cidade há pelo menos duas semanas.
Na 3ª Plenária Estadual dos Conselhos de Saúde, realizada esta semana em Curitiba, o maringaense Carlos Roberto Rodrigues foi eleito conselheiro para a Coordenação da Plenária Nacional. Detalhes aqui.
Continue lendoSejamos justos: Jefferson Nogarolli permaneceu cerca de 10 minutos no jantar oferecido pelo vice-govrnador Orlando Pessuti (foi para a imprensa, mas ela não apareceu; ficou cheia de políticos). Colaram um bottom do Lula e do Requião no peito dele, todos tiraram fotos, ele ficou constrangido e se mandou. Apoio propriamente dito não houve.
Continue lendoAgora há pouco, na avenida São Domingos, duas carreatas se cruzaram.
Uma, com apenas dois carros: uma camionete, a vereadora Edith Dias e os deputados Ricardo e Cida Barros ao microfone pedindo votos para Osmar Dias; e um outro veículo atrás, conduzido pelo ex-secretário do Meio Ambiente Hamilton Cardoso, fazendo uma espécie de segurança.
Noutra, mais de 100 carros de sindicalistas que apóiam a reeleição de Requião.
Em Campo Mourão, a TV Carajás ficou fora do ar durante toda a sexta-feira. Um apresentador, Ricardo Borges ("TV em Ação"), declarou seu voto a Osmar Dias - houve a denúncia à Justiça Eleitoral, que de imediato tirou a emissora de ar. A televisão ainda deve receber uma multa de R$ 21 mil.
Por aqui, o ex-deputado federal Pinga Fogo de Oliveira fez a mesma coisa: anunciou seu voto a Requião, disse no ar que estava cometendo um crime eleitoral e que deveria receber multa por isso - mas nada, absolutamente nada, aconteceu. É por essas e outras que o grupo do qual o ex-deputado faz parte tem a fama de mandar e desmandar em tudo nesta cidade - inclusive na Justiça Eleitoral.
Do blog do Noblat:
E um dos intervalos do debate, o mediador Willian Bonner deu um monumental esporro nos convidados que desrespeitavam a regra de desligar seus celulares. Celular ligado em estúdio interfere ou pode interferir nos microfones.
- Chamarei a segurança para recolher o celular de quem continuar usando. Não respeitarei patente - engrossou Bonner.
Foi vaiado pela bancada de convidados de Lula.
Em seguida uma agente de segurança abordou o governador eleito de Sergipe, Marcelo Déda (PT), discutiu com ele e tomou-lhe o celular. Só o devolveu mais tarde.
Bonner aproveitou outro intervalo do debate para pedir desculpas pelo esporro que deu. Dessa vez foi aplaudido.
Do blog de Fernando Rodrigues:
No Paraná, Roberto Requião (PMDB) está à frente de Osmar Dias (PDT), mas quase no limite da margem de erro. Além disso, o Paraná tem um final de campanha conturbado, com acusações de todos os lados. Ninguém sabe o que vai dar.
De Millôr Fernandes na Veja desta semana:
Lula não tem a menor ética. Ao contrário de Alckmin, que, recebendo só 400 vestidos, mostra que tem uma ética de butique (mais conhecida como etiqueta).
Crispim cumprimenta Cida, alguns anos atrás. Em 2000 o então presidente do PMDB recusou uma proposta para ser o vice de Cida na disputa pela prefeitura de Maringá.
Começou o debate - e eu ia quase me esquecendo. Estou no clima saboreando uma cerveza Norteña, a la ACP, que tem offshore no país fabricante.
Os empresários Jefferson Nogarolli, ex-presidente da Faciap, e Carlos Tavares, atual presidente da Acim, participam neste instante do jantar com Orlando Pessuti, no Bristol Hotel - que pertence, vejam só, a um empresário do PFL que apóia Osmar Dias.
Faltando dois dias para o segundo turno, o maringaense Nogarolli - muito ligado aos petistas Enio e Mário Veri - anunciou formalmente seu voto e apoio a Requião, o que supreendeu (e, acrescento, escandalizou) a audiência.
Mais uma do Cláudio Humberto, postada agora há pouco:
No debate de ontem entre os candidatos Osmar Dias (PDT) e Roberto Requião (PMDB), que disputam o governo do Paraná, um dos temas temidos pelo atual governador era o apartamento da família de Requião em Miami, nos Estados Unidos. Na tentativa de barrar os ataques do adversário, Requião deu um tiro no próprio pé: entrou com medida cautelar pedindo à Justiça Eleitoral que proibisse a coligação adversária de citar o tal apartamento, em seu último programa eleitoral. O TRE decidiu que o PDT pode falar à vontade sobre o assunto.
Em seu último programa de televisão, Osmar Dias (PDT) citou sua cidade-natal. Este é o texto:
"Eu quero ser governador para construir o Paraná que seja digno deste nome. Por que quero ser governador.
Eu venho de uma família de pioneiros que chegou na região de Maringá quando a cidade estava sendo construída. Aquilo que eu vi quando era criança – o amor à terra, a força do trabalho, a garra – foi a aula mais importante que um aluno poderia ter.
Eu vi o Paraná sendo construído. O meu trabalho no campo. A minha vivência na cidade. Esse tempo de senador em Brasília. Em todos os momentos aquela história me acompanhou e me ajudou. Porque ela me ensinou a construir.
Por isso eu quero ser governador. Para fazer a economia crescer e gerar emprego. Para a escola integral levar educação e paz para as famílias. Para a saúde pública estar disponível na vizinhança de todos os paranaenses. Para o jovem chegar em casa e mostrar para os pais a
carteira de trabalho assinada.
Eu quero ser governador para que a segurança pública seja realidade no Paraná inteiro. Para a cidade ser trabalho, convivência, vida. Para ver o agricultor respeitado na sua lida em parceria com a terra.
Eu quero ser governador para construir o Paraná que seja digno deste nome. Por isso eu peço o seu voto. Nós vamos tocar essa obra juntos".
O blog do Salsicha publicou, naquele português das Faculdades PF, que "um dono de Blog bastante conhecido em Maringá foi intimado a Prestar declarações na Delegacia para o Delegado. O assunto é uma Publicação no Blog e no Jornal sobre um caso envolvendo Policiais Civis da Cidade de Maringá. Inclusive os Policiais estão cobrando o Delegado sobre uma resposta do Jornalista sobre a Matéria que foi divulgada. Os Policiais estão uma Fera. O Delegado não quis comentar o assunto. Diz só que o Jornalista iria Confirmar a Notícia divulgada com provas.Vamos aguardar" (sic, sic, sic, sic,. sic, sic, sic, sic...).
Ele se referia a mim (acho que seu patrão proibiu-o de citar meu nome no blog). O delegado Brandão e o adjunto Emerson invocaram que eu devo dizer quem é o soldado da Polícia Militar que procurou um promotor para falar do envolvimento de um policial civil com o tráfico de drogas, conforme nota publicada tempos atrás.
Eles estão dando uma importância tremenda a isso. Agora entendo porquê.
Se o promotor não deu prosseguimento ao "desabafo" do PM, seria caso de prevaricação. Como disse o repórter e embutido, "vamos aguardar".
(Atualizado)
Hoje foi o último dia de programa eleitoral gratuito. Todos capricharam, Alckmin, Lula, Osmar e Requião. Este fez um clipe ao estilo da propaganda da Claro, com umas bolinhas com o número 15 percorrendo o Paraná. Representando Maringá, quem apareceu dizendo que é pra votar em Requião foi Satico Noma Ikeda Rigon.
Em caso de reeleição do presidente Lula, está certo que Delfim Netto, deputado federal pelo PP e que não conseguiu a reeleição depois que se filiou ao PMDB, voltará a ser ministro.
Da Agricultura ou do Planejamento.
Silvio II deu hoje sua contribuição para que algumas pessoas continuem tendo restrições aos servidores públicos. Em plena sexta-feira ele me pára o trabalho no paço municipal por uma hora - das 16 às 17 horas - para um culto ecumênico (o pessoal chama na verdade de cumplido ecumênico).
O prefeito, por sinal, falou mais que os pastores que ele levou para o evento. O culto foi por causa do Dia do Funcionário Público.
O deputado estadual eleito dr. Batista (PMN) voltou a proferir palestras sobre medicina preventiva em Maringá e região.
A partir de fevereiro, quando tornar-se deputado, ele dividirá o tempo entre Maringá e Curitiba - e por lá também deverá fazer palestras.
Gerry César Barankievicz, funcionário da Receita Federal de Maringá, morreu na tarde de hoje na rodovia entre Engenheiro Beltrão e o distrito de Ivailândia. Jerry foi um dos fiscais da Receita que foram detidos na Operação Dilúvio, acontecida em agosto. O carro que ele dirigia, um Fiat Dobló, bateu de frente com um ônibus da Apae, com alunos que retornavam de um passeio na fazendinha da Universidade Estadual de Maringá. Nove pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave. O acidente ocorreu por volta das 13 horas de hoje. A família de Gerry mora em Campo Mourão, onde acontecerá o sepultamento.
Continue lendoMulheres de toda a região ouviram Maristela Requião, mulher do candidato a reeleição Roberto Requião, agora à tarde no Moinho Vermelho. O salão estava lotado.
Continue lendoAmanhã pela manhã tem carreata dos sindicalistas que apóiam Requião em Maringá.
É a última da campanha.
De Cláudio Humberto:
Diante de um Roberto Requião estranhamente apático, o candidato do PDT ao governo do Paraná, Osmar Dias, teve um desempenho surpreendente no debate desta quinta-feira, em Curitiba. O governador Requião (PMDB) estava tão borocoxô que sua mulher, Maristela, invadiu o estúdio para tentar reanimá-lo. Um dos pontos altos do debate foi quando Osmar Dias se referiu ao deputado Hermas Brandão, presidente da Assembléa Legislativa e governador em exercício e o candidato preferido de Requião (que está licenciado) para ser seu vice. "Esse Hermas Brandão é o mesmo a quem o senhor chamou de ladrão, em aparte a mim, em um discurso no Senado?" Requião não respondeu.
A polícia encontrou o Fiesta Sedan 2006, que pertence ao prefeito de Ângulo, José Manoel Campos Silva. O carro foi encontrado em Atalaia.
Ontem à noite Zezão foi assaltado quando chegava em sua fazenda. Além do carro, os assaltantes levaram dinheiro e jóias.
As polícias Civil e Federal não estão investigando nenhuma denúncia envolvendo dólares em Maringá. Obtive a informação da própria PF. A notícia sobre o assunto está reproduzida abaixo. Estranha no caso, ainda, o fato de alguém saber os valores e o uso em suposta compra de voto em eleição majoritária - o que, pra quem é do ramo, não é comum.
Continue lendoDo blog Boca Maldita, de Curitiba:
Terça-feira, 24 de outubro, última semana de campanha, 13h50. Um Vectra e um Scenic, ambos da cor preta, o primeiro com placa de Curitiba e o segundo com placa de Piracicaba ingressam no estacionamento do Shopping Cidade, em Maringá. Os ocupantes descem. A bagagem de U$ 2,5 milhões de dólares é transferida para o carro de Curitiba. Segundo consta, o dinheiro seria usado neste final de semana para uma tentativa desesperada no sentido de virar as eleições a favor de Osmar. A compra de votos estava marcada para acontecer em quatro centros importantes do Norte do Paraná. Atenta, a Coligação Paraná Forte denunciou a trama às polícias Civil e Federal. Casas de câmbio estão sendo investigadas. O dinheiro foi convertido em moeda nacional. A Coligação Paraná Forte está alertando toda sua militância que fique de olho e denuncie qualquer tentativa de compra de votos em alguns municípios do Paraná.
Do Mamocos:
Em parceria com o Hospital Municipal-HM, o Cesumar desenvolve o Projeto de Tratamento de Feridas. O projeto é da entidade privada e desenvolvido nas dependências do HM. A iniciativa conta com a participação da enfermeira Ilymack que faz seus estudos de mestrado em feridas. Segundo a enfermeira - durante apresentação na última reunião do Conselho Municipal de Saúde -, apesar de o projeto prever um perfil de pacientes a serem atendidos seu trabalho não tem feito nenhuma acepção e o atendimento é feito, igualmente, a todos os pacientes que chegam ao HM. O Conselheiro Luiz Fernado, observou que por duas vezes em que visitou o HM isso não parecia ocorrer. De uma vez encontrou pacientes não atendidos e numa segunda visita constatou pacientes indo embora levando o material de curativo para fazer o trabalho em casa. Para Ilymack isso não é exigência do projeto que não é mais um trabalho do Cesumar, mas muito mais ampliado. O secretário Nardi disse que o problema era de ordem administrativa e as devidas precauções já foram tomadas.
Vi um comercial de televisão do Sicredi. Guardei apenas uma frase que me doeu nso ouvidos: "por cada". Porcada?
Continue lendoDo blog do Zaniratti:
Como de costume, fui comer pastel na feira -livre da av. Mauá. Ao chegar percebi que a Revista Administração Sílvio Barros estava sendo entregue. Uma revistinha confusa e enganosa - duas marcas do poder instalado aqui.
Confusa porque não se sabe se é uma Revista da Administração Sílvio Barros ou se é do Partido Progressista. Mas pode ser também dos candidatos que aparecem na última página, conveniente seria também. Se não for confusão é uma concepção absurda entre Governo e Partido, algo que lembra o estilo Nazismo. Na Alemanha Nazista não se sabia onde terminava o Partido e começava o Governo. Pior, “(...) Ramonet nos lembra de Goebbels, o Ministro mda Propaganda do Partido Nazista, que afirmava que uma mentira repetida cem vezes vira verdade”. (Extraído de Multinacionais deitam e rolam, você paga a conta de Bruno Dorigatti e Clarissa Pivetta Moraes)
Enganosa porque não achei o expediente, não se sabe quem é o jornalista responsável, nem a gráfica onde foi impressa, enfim parece que não há disposição objetiva de dizer quem pagou o material de campanha eleitoral. Bem, pode ser que tenham algo a esconder, ou não? Sobre o conteúdo, vou ler com mais vagar para avaliar...
Coisas de Maringá!
No horário eleitoral agora à tarde a assessoria de Roberto Requião não cumpriu um acordo de cavalheiros feito com Osmar Dias, a de não usar imagens do debate.
Quase metade do prgorama do PMDB foi em cima do debate.
Na última quarta-feira à tarde, depois de uma reunião entre as diretoras de escolas municipais e a Secretaria Municipal de Educação, por volta das 17 horas, as diretoras foram intimadas a se dirigir ao comitê do candidato Osmar Dias (PDT), no Novo Centro.
Chegando lá, Silvio II as aguardava. Ele se dirigiu a elas dizendo que precisava eleger Osmar Dias e que estava na hora de todos irem às ruas buscar votos e virar o jogo. O prefeito entregou materiais gráficos, adesivos e uma bandeira para cada diretora e foram todos juntos fazer campanha na Feira do Produtor.
(Atualizado)
O senador Osmar Dias (PDT) está dando entrevista no programa do ex-deputado Pinga Fogo. Havia uma expectativa, na equipe do apresentador, de que Osmar cobrasse postura e voto do sócio de seu apoiador Ricardo Barros, já que Pinga Fogo esta semana declarou seu voto, e o de seu família, a Roberto Requião (PMDB).
Ao final da entrevista, Osmar pediu o voto ao ex-deputado. Este disse que já estava compromissado, mas liberou o voto da mulher. Depois que o senador foi embora teria dito que finalmente a mulher serve pra alguma coisa. Ambos infringiram a legislação, mas como não tem promotor assistindo, pode tudo...
O vice-governador licenciado Orlando Pessuti estará em Maringá, hoje, para um último encontro político. Pessuti é vice de Requião, candidato do PMDB. O encontro acontecerá num hotel que pertence a membro da executiva municipal do PFL, que apóia Osmar Dias.
Continue lendo
O secretário dos Transportes foi fotografado na inauguração do bar Juscelino. Isso talvez explique o motivo de o ponto de circular ter sido retirado defronte a casa e porque havia um aparato enorme de trânsito por ali até altas horas da noite. A foto é do Click do Gato.
Uma grande operação envolvendo as polícias Civil e Militar, Setran, Procon, Polícia Ambiental, Seduh,m Crea, Conselho Tutelar, Centro de Referência da Criança e do Adolescente, Vigilância Sanitária, Setran, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Ministério do Trabalho fiscalizaram três bares ontem à noite. Dois foram fechados, entre eles aquele com nome de passarim a que o blog se referiu algumas vezes, por causa de reclamação de moradores.
De 30 veículos fiscalizados, 27 foram notificados. Mais de 500 pessoas foram abordadas. A Globo mostrou a reportagem.
Há no blog alguns comentários sobre o Juscelino, bar inaugurado esta semana na avenida JK. Hoje eu vi o local, que por causa da armação de madeira lembrou o antigo Rodeio, na avenida Herval.
O dono do Juscelino é com certeza uma pessoa muito poderosa, e não me estranharia se fosse ums ecretário municipal ou o próprio prefeito. É que além de tirar as árvores defronte seu estabelecimento (ô engenheiro Ciro, o que tu faz rapaz?), ele conseguiu tirar o ponto da circular que também estava ali na frente.
Comentário do curitibano Zé Beto sobre o debate de ontem:
Se debate é mesmo atitude, é bom que o governador ore para que pouca gente tenha assistido ao confronto de ontem onde ele não era nem a pálida imagem do que de fato é. Se não, um caminhão de votos vai cair no colo do senador Osmar Dias, que foi muito mais do que aparentava ser até então.
Pelo jeito, a tal CPI das Pesquisas era um factóide. Como notícia, só existiu na cabeça do maringaense Ricardo Barros. Não há, na rede, nenhuma referência à anunciada intenção do parlamentar.
Basta procurar no Google: a última vez que falaram nisso foi em 2002. Antes, em 1998. Este ano? Só por conta do ex-prefeito.
1h06 da manhã e os xiszinhos estão na página do site Documento Reservado, de Curitiba. Decerto comentarão sobre o debate.
O Francês achou semelhança entre esses dois abaixo:
Só que o da direita agora está repaginado, cabelo mais cumprido e de barba.
“Espero que se faça justiça, pois as acusações não são justas. Não houve nenhum problema (na licitação)”, disse o presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Corrêa (PMDB), após depor secretamente na CPI dos Laptops - agora também conhecida como Confraria Parlamentar de Inquérito.
Se sem ocorrer problema foram dadas três versões diferentes para justificar o preço quase triplicado do bem, que estava mocozado em algum canto e foi entregue quase um ano depois, imagine se houvesse problema na licitação...
... uma piadinha:
- Por que a Amazônia ainda é o pulmão do mundo?
- Porque o Silvio II não mora mais lá.
Matéria de Murilo Gatti em O Diário desta sexta:
A terceirização do Hospital Municipal (HM) foi descartada pela Prefeitura de Maringá. A decisão não é definitiva, mas põe na geladeira uma proposta que até pouco tempo era tida pela administração como a única solução para melhorar o atendimento e as condições do HM.
Segundo o secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, o hospital tem passado por mudanças na gestão e, com isso, a situação melhorou. “Optamos por implementar algumas modificações necessárias na administração do hospital, o que têm funcionado a contento”, diz. Matéria completa (para cadastrados).
(Na semana passada, conforme o blog revelou ontem, a ambulância demorou 8 horas para buscar um paciente que havia conseguido vaga num hospital. A viatura saiu do HM com 12 pessoas dentro)
De Cláudio Humberto nesta sexta-feira:
Apareceram finalmente as 361 fitas com gravações de conversas telefônicas pelas quais é acusado Délcio Razera, assessor do governador do Paraná, Roberto Requião. Razera foi preso pela Polícia Federal. As fitas foram enviadas a jornais paranaenses e, além de conversas de alguns dos políticos mais importantes do Estado, revelam o grau de organização da gangue bisbilhoteira. Tudo era catalogado. Etiquetas com as inscrições COL e RET indicavam o dia da “colocação” do grampo e da “retirada”, além do local e o nome do grampeado. As escutas envolvendo o secretário-geral do PMDB do Paraná e Secretário da Habitação, Luiz Cláudio Romanelli, trazem a identificação ROMA, e revelam diálogos devastadores, incluindo um suposto lobby junto ao secretário da Fazenda, Heron Arzua, para mudar um parecer que enquadra a empresa de transporte do irmão dele, com problemas na Receita Federal. As fitas identificam assim as vítimas da escuta ilegal: ELETRICA (COPEL e Paulo Pimentel - ex-governador e presidente da COPEL e dono do Grupo Paulo Pimentel de Comunicação), DURA (Renato Adur, secretario de Desenvolvimento Urbano e ex-deputado, ROMA (Luiz Claudio Romanelli, secretario geral do PMDB-PR e eleito deputado estadual, além de secretário da Habitação), INDUSTRIAL (Luiz Mussi, secretário de Indústria e Comércio e genro de Paulo Pimentel), DURA Casa (residência de Renato Adur), CASA R, CASA GG (Gilberto Griebeler, diretor administração da COPEL), SUDOESTE (Roberto Guzattti e sua empreiteira JRG), TRI (Construtora Triunfo que vendeu uma PCH – pequena central hidrelétrica - para a COPEL e é sócio de Pedágios Rodoviários no Paraná, além de empreiteiro rodoviário com a PETROBRAS/TRIUNFO/JRG).
Nas considerações finais, Requião disse que Osmar tinha ódio no coração. Osmar insistiu na questão da mentira, foi irônico no ponto exato.
Requião não conseguiu terminar seu raciocínio dentro do prazo estipulado. Imagino que não foi fácil pra ele permanecer tanto tempo na televisão dentro do estilo "paz e amor". Osmar pediu apoio dos paranaenses para mudar o Estado.
E ponto final, acabou o debate - o melhor desta campanha.
Gelo puro
Pesquisa não ganha eleição, mas o resultado do Ibope ontem (50 a 44) foi um balde de água fria na campanha de Osmar Dias.
Culpa
Agora, começa a se achar culpado para a campanha estagnada de Osmar no segundo turno.
Repete-se o pleito de 4 anos atrás, quando Álvaro Dias venceu em Maringá no primeiro turno e perdeu bonito no segundo. A auto-suficiência da coordenação e das lideranças é o ponto mais visível da montanha de erros cometida.
Política...
Acharam que, havendo segundo turno, a fatura estaria liquidada. Não é o que se viu.
Acordaram tarde – se é que, realmente, acordaram.
Habitação
Os 396 apartamentos que serão entregues até o final do ano pela Caixa Econômica Federal, em Maringá, foram financiados para famílias com renda de até seis salários mínimos.
A CEF, além do financiamento, é quem fez a triagem. O sistema é uma espécie de arrendamento. Cada apartamento tem 37 metros quadrados – 10 a mais que as famosas casas da Margarida da época do Collor.
Amarras
Vê que coisa: Osmar Dias não pode nem dizer que Requião mobilizou uma megaoperação policial para retirar trabalhadores do paço municipal em Maringá.
É que foi a pedido do PP, que apóia o senador.
Do outro lado
Assessores do presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Corrêa (PMDB), trabalharam para os candidatos Geraldo Alckmin e Osmar Dias no primeiro turno.
Devem repetir a dose no próximo domingo.
Um senão
As agências do PrevCidade, inauguradas esta semana em cidades da região, não estão funcionando.
Só depois das eleições.
Nova sigla
O maringaense Willy Taguchi, presidente estadual do PMN, almoça na próxima segunda-feira com Rubens Bueno, presidente do PPS, em Curitiba.
PPS, PMN e o PHS acertaram fusão – surgindo daí o Movimento Democrático.
Convivência
Com base no novo partido (27 deputados federais e mais de 100 estaduais) começa a se tratar das eleições de 2008 – e os interesses de cada um.
No caso do PMD é certo que as acomodações não serão assim tão tranqüilas.
Um caso
Vejam o exemplo de Valter Viana (PHS) e Sidnei Telles(PPS), ambos da Renovação Carismática Católica, que disputam o mesmo eleitorado.
No mínimo um dos dois deverá cair fora.
Grana
Na reta final, a campanha de Roberto Requião pode sofrer um baque.
Ontem circularam informações de que cerca de 20 cabos eleitorais teriam sido dispensados – e restariam problemas financeiros a resolver.
Caciques
A campanha peemedebista em Maringá está dividida.
O que não falta é coordenador.
Reforço
A presença de Maristela Requião hoje em Maringá, além de dar um ânimo no pessoal, reforça as relações com o setor feminino.
Ela terá mantido contato, em dois encontros, com mais de 1,5 mil mulheres de Maringá e Marialva.
Até isso
Têm acontecido com certa freqüência roubos a hospitais em Maringá.
Em pelo menos um, na Zona Leste da cidade, os furtos são constantes, incluindo ataques a toca-CDs de automóveis de pacientes internados. De panelas da cozinha e objetos de doentes, os ladrões fazem a feira.
Mundo animal
Um dos assuntos que chamara a atenção no blog do colunista foi o sagüi que vive numa árvore na rua Santos Dumont.
O animal foi fotografado no domingo. A árvore em que ele mora está cheia de mangueirinhas luminosas, que lhe tirarão o sossego nos próximos dias.
Reprovados
Nenhum dos integrantes da CPI dos Laptops está apto a ser eleito deputado federal.
Além de confundirem segredo de justiça com “na moita”, não sabem mesmo fazer CPI. O povão está acostumado com aquelas transparentes, como as do Congresso Nacional, que são abertas ao público – e inclusive a outros vereadores.
Avenida Iraque
Às vésperas de sediar o 10º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (de 5 a 8 próximos), Maringá se vê mais uma vez com uma cena de desolação por conta da destruição de dezenas de árvores. Agora foi a avenida Rebouças, que perdeu todas as árvores do canteiro central - só restou uma, solita, defronte o Expresso Maringá. O local parece o Iraque. A destruição foi autorizada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, que hoje é da base aliada. Aos que defendem o ecologicamente correto só resta - mais uma vez - lamentar.
O autor da ação
O Tribunal Regional Federal, de Porto Alegre, confirmou sentença da Justiça Federal de Campo Mourão e manteve a ordem de demolição de casas às margens do “Lago azul”, na Usina Mourão. Ali, até maringaense tem casa. A decisão vale para um dos loteamentos, mas se refletirá nos demais. Foi o promotor José Aparecido da Cruz que, em junho de 1995, quando estava em Campo Mourão, ingressou com a ação pelo Ministério Público Estadual que deu início aos demais processos. O caso teve sentença em 2003, pelo juiz Marcos Moraes, e a ação foi abordada na Revista Direito Ambiental, da Editora dos Tribunais, em 2004.
TROVA
É maldade, insensatez,
marcar com ferro a boiada,
se o nascimento da rês
traz a sentença marcada
(Neide R. Portugal)
Foi bom o final deste bloco. Requião disse que Osmar era o candidato das concessionárias de pedágio. Osmar, entre outras coisas, disse que não foi ele quem havia nomeado o filho de um dono de concessionária diretor do Detran.
Requião respondeu que não se arrependia da nomeação de Marcelo Almeida (filho do empreteiro Cecílio do Rego Almeida), e que talvez se arrependesse de ter nomeado secretário "o irmão do Álvaro, a pedido do Álvaro".
Por MARIA NEWNUM:
Um jovem que vi crescer e que para mim é ainda um menino, está em coma induzido faz dias na UTI. Ele é filho do pastor que me apresentou a Igreja Metodista. Por conta disso tenho me lembrado muito desse querido pastor. Penso como estaria, vendo o filho em luta comovente pela vida. Embora o pai fosse um daqueles crentes apaixonados, ele, suas duas irmãs e a mãe, deixaram a igreja anos após a morte do pai. De alguma forma, não se sentiram cuidados e protegidos pela família da fé.
Lembro-me dele moleque, cantando e recitando textos bíblicos. O pai, uma pessoa adorável e muito sensível, chorava ao assistir o filho. Se não me falha a memória, o menino foi meu aluno na escola dominical. Era bonzinho, bem comportado, mas muito distraído. Tinha sempre um jeitinho traquina de quem estava mais para correr livre num campo de futebol, que ficar preso numa salinha fechada num domingo de manhã. Por que as igrejas fazem isso com as crianças?
O menino cresceu, foi correr com sua moto e distraído, como sempre, chegou nesse ponto de sua história. Torço para ele acordar. Quero sentar com ele e relembrar os tempos em que seu pai, eu e a igreja o protegiam das quedas bobas no corre-corre com a molecada da igreja. Vou pedir perdão por tê-lo abandonado, por não ter continuado a cuidar dele depois que cresceu; por achar que já não precisava de mim. Falhei com ele como pessoa e como igreja. Deveria ter dado um jeito de superar as distâncias, inclusive geográficas, que nos separaram. Deixei de ser Igreja. Igreja são pessoas. Templos, cargos, doutrinas, e rituais são formalidades necessárias, mas tantas vezes, maléficas; visto que desumanizam as relações, ferem e afastam as pessoas.
O Bispo Metodista, Josué Adam Lazier em carta que avalia o papel do episcopado diz: “O episcopado é um encargo de serviço. [...] o bispo não é alguém que tem poder sobre a Igreja. [...] A Igreja precisa fortalecer o carisma do episcopado. Hoje ele está fragilizado. Não se trata de fortalecer o carisma da pessoa que exerce a função de bispo ou bispa, mas sim o carisma da função ... [...] não pode ficar refém de grupos ou de segmentos, tampouco refém de pessoas que evidenciam um ministério autoritário, personalista, centralizador e de patrulhamento. [...] exige da pessoa muita renúncia, tolerância, compreensão, amor, humildade, transparência, integridade, obediência, fidelidade e dedicação. O “poder” do episcopado está na vivência destes aspectos da vida cristã e ministerial e não confere necessariamente autoridade ao bispo, pois ela é adquirida pelo exercício do amor, do serviço, da doação aos outros [...]”.
A fala desse bispo denuncia o estado de coma da Igreja Metodista em vários âmbitos; e talvez de outras, especialmente naquilo que deveria ser o alicerce das instituições que lidam com o sagrado: A ética, o desprendimento, a humildade e amor. Por outro lado demonstra o que pode ocorrer nas lideranças religiosas que se nutrem da força do “poder” dos cargos não para exercer o cuidado com as pessoas, mas para se colocar em pedestais de arrogância. A velha forma do “você sabe com quem está falando?” sempre ecoou forte em diversas áreas da sociedade, mas deveria ser silenciada nos espaços que almejam deter e proclamar valores celestiais. Se a Igreja não acolhe, não cuida e não ama incondicionalmente, como Jesus o fez, pode incorrer no erro que continuar acreditando ser, algo, que de fato não é.
Que Deus acorde o menino do coma, que Deus acorde a Igreja, que acorde a mim, que sou e que devo ser “Igreja”.
________
Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá e coordenadora da Spiritual care Consultoria.
Para comentar ou ler outros artigos clique aqui.
Se Requião se saiu bem, por estar mais menos nervoso, no primeiro bloco do debate, Osmar Dias está dando um show neste terceiro bloco. Soltou-se um pouco mais e conseguiu ser objetivo nas considerações. Bate na tecla de que Requião "mente muito" e que "o Paraná te conhece".
Continue lendoA respeito do assalto ao prefeito de Ângulo, Zezão: a polícia neste momento faz cerco na região da fazenda da família do prefeito, onde aconteceu o fato. Os assaltantes levaram um Fiesta Sedan 2006. Não há informações sobre o estado de saúde de Zezão, que é cardíaco, mas tudo indica que agora ele passa bem.
Continue lendo
O debate está bom. Cutucão é o que não falta. Requião desconversa e Osmar está torto no vídeo.
Está terminando o segundo bloco do debate entre Roberto Requião e Osmar Dias. No primeiro bloco, com perguntas de tema livre, Requião falou da preocupação com as más companhias de seu ex-secretário.
E citou apenas dois dos nomes que fazem parte desta "má companhia": o ex-governador Jaime Lerner e o deputado federal Ricardo Barros.
Requião voltou a bater no Ricardo, a quem já chamou de diversos nomes, como Gato Barros e picareta.
O prefeito de Ângulo, José Manoel Campos Silva, o Zezão, sofreu uma tentativa de assalto agora à noite. Zezão tem problemas cardíacos e passou mal. Os próprios assaltantes teriam chamado socorro antes de deixá-lo sem o carro, o dinheiro e documentos. A polícia está atendendo a ocorrência.
Continue lendoSilvio II esteve hoje à noite no Teatro Marista, onde acontece um seminário de educação infantil que reúne profissionais dos CMEIs de Maringá. Antes de usar a palavra, ao entrar no local, ele foi vaiado e os participantes permaneceram todo o tempo mostrando sua insatisfação com o prefeito.
Do lado de fora do teatro, petistas estavam panfletando e adesivando carros. Os organizadores do evento chamaram a polícia, que foi e, após verificar que não havia ilegalidade no ato, foi embora. Os organizadores também tentaram impedir que os professores entrassem no local usando adesivos de Lula e Requião colados nas roupas. Pediram que tirassem, mas não foram atendidos.
Esta não foi a primeira vaia da semana de Silvio II. Ele foi vaiado por crianças num evento de saúde bucal.
Um quadro do Capitão Gay no Viva o Gordo! Isso me faz lembrar do primeiro mandato de Rafael Greca como deputado estadual, no meio dos anos 80. Coloquei na coluna que seu apelido na Assembléia Legislativa era o personagem de Jô Soares. Sua assessoria ficou indignada.
Admiradores de Vicente Pimentel Dias, o primeiro vencedor da Prova Rústica Tiradentes e grande atleta maringaense, disponibilizaram fotos de várias corridas num blog. Vicente foi o cara que puxou a turma: Elenilson e Vanderlei são o que são porque ele existe.
Continue lendoMessias Mendes teve acesso a pesquisas internas que mostram que Requião virou o jogo na região de Maringá. De lambuja, conta que está em DVD aquela notícia do Jornal Nacional, de 91, dizendo que o prefeito de Maringá fugiu pela janela. Aqui.
Continue lendo
Sabia do caso mas não tinha visto o vídeo. O repórter é gaúcho. Houve, na época, uma revolução - alguns jornalistas acharam absurdo o que Requião fez. Olhando agora...
Da assessoria do Cesumar:
O Departamento de Pesquisa da Materbaby-Reprodução Humana e Genética em conjunto com o Cesumar realiza nesta sexta e sábado o I Curso Teórico-Prático avançado em Reprodução. Um dos pontos altos desse curso será a clonagem de uma vaca, sendo esta a primeira experiência a acontecer no Paraná.
Requião ganha de acordo com o Ibope, mas na enquete do meu blog a coisa continua diferente: Osmar tem 74,50% e Requião, 25,50%.
Até agora foram mais de 4,7 mil votos.
Mandaram-me um e-mail, Projeto VIP, "Quem comemora aniversário com você?" . Você clica em cima do dia do aniversário e vê quem nasceu na mesma data. Em 7 de novembro, data de meu aniversário, nasceu só gente boa: Cecília Meirelles, Marie Curie, Delfim Moreira, Ary Barroso, Albert Camus, Emerson Leão, Steve McQueen e, vixe!, Geraldo Alckmin.
Tinha me esquecido também que em 7 de novembro de 1879 nasceu Lev Davidovitch Bronstein, ucraniano que passou à história como Leon Trotsky. Houve uma época em que eu usava óculos redondos e cabelos grandes, e por isso uma pessoa me chamava deTrostky: o sempre admirado Horácio Raccanello Filho.
Faleceu na tarde de hoje Pedro V. Dias, pai do professor Reginaldo Dias, historiador, ex-secretário municipal do Governo Popular me membro da Academia de Letras de Maringá.
Continue lendoO presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Corrêa (PMDB), depôs hoje na CPI dos Laptops. Foi a portas fechadas; nem outros vereadores foram avisados nem puderam participar. É como se todos participassem de uma confraria.
John se defendeu do preço abusivo do laptop - que custava R$ 4,5 mil no mercado e foi adquirido pelo Legislativo por R$ 11 mil -, mas, como a imprensa não teve acesso, sabe-se lá de que jeito que ele se defendeu.
Requião aumentou a diferença sobre Osmar, confirmou o Ibope agora à noite. São 50% das intenções de voto contra 44%. Em votos válidos, 53% a 47%.
A festança no site do candidato do PMDB é grande. Confira.
Daqui a duas horas será divulgada a nova pesquisa do Ibope sobre a campanha eleitoral no Paraná. A última, divulgada dia 11, mostrou Requião com 46% e Osmar Dias, 45%. Pode ser que a distância tenha aumentado, como mostrou o Datafolha, em favor de Requião; que tenha pendido para o lado do senador, como apontou o Brasmarket; ou pode aparecer um novo empate, como viu o Vox Populi.
O certo é que o resultado do Ibope deverá influenciar o andamento do debate que a RPC/Globo apresentará hoje à noite.
Hoje à tarde, sol a pino, mais de 30 graus. Um mormaço sobe do asfalto refletindo os raios do sol que queima a pele, poucas árvores para se abrigar do sol e vejam só o exemplo. Imaginem se em nosso país existissem mais pessoas voluntárias com tamanha disposição e amor ao que se faz...
(Texto e foto: Mosca Branca)
[Para quem não entendeu: esses são os "voluntários" do PP, hoje na campanha de Osmar Dias. Cada "voluntário" ganha R$ 20,00 limpos]
O erro está no site da Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz. A dica é do Jornal do Interior.
O jornal Hoje, da Globo, mostrou reportagem sobre o roubo de fiação no Paraná. Maringá, claro, foi citada. Aqui, só para lembrar, o roubo de cobre interrompeu a carreira de um candidato a vereador pelo PP - depois do envolvimento de sua empresa, que comprou material roubado, e de sua prisão, ele desistiu da candidatura.
Confira a reortagem aqui.
Pelo menos três partidos que não ultrapassaram a cláusula de barreira(que impõe como condição para que um partido político tenha direito ao funcionamento parlamentar ter recebido 5% dos votos do eleitorado nacional e pelo menos 2% em nove unidades da federação) estão se acertando rapidinho e devem formalizar uma carta de intenções nas próximas horas.
Nos próximos dias, PPS, PHS e PMN devem se transformar num novo partido.
Em Maringá, o PPS é dirigido por Pedro Vier; o PHS, por Osvaldo Reginato; e o PMN por Antonio Vieira de Paula (ex-Ciretran). O presidente estadual do PMN é de Maringá, Willy Taguchi. Da fusão surgiria o PMD - Partido da Mobilização Democrática -, começando com uma bancada de 27 deputados federais e mais de 100 deputados estaduais. A direção seria tripartite.
Boa notícia para alguns vereadores maringaenses.
Li agora num site de notícia: "Zé do Caixão procura esquisitos pra filme".
Já há algum tempo divulguei aqui o uso do espaço público para a exploração comercial - caso dos outdoors nas proximidades do antigo aeroporto, hoje Setran. Pois os outdoors continuam lá, em terreno público.
Pior que a inércia do poder público serviu para que se tirasse proveito político. É que ao lado dos outdoors, em terreno público, colocaram uma placa de Lula e Gleisi, no primeiro turno, e até hoje não retirada. Trata-se de propaganda eleitoral irregular.
E já tem gente dizendo que Valdir Pignata, secretário dos Transportes, sempre teve um jeitinho meio petista...
Nos próximos dias 3 e 4 médicos maringaenses voltam a dar uma de artistas. Todo ano um músico é homenageado. Este ano, são dois: Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. A promoção é da Socieade Médica de Maringá.
Funcionários da empresa que mais serviços de poda de árvores faz para a administração municipal, hoje na hora do almoço, durante o corte de dezenas de árvores - todas sãs -, na avenida Rebouças.
A três dias do segundo turno, a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece praticamente garantida, mostrou nesta quinta-feira uma pesquisa do instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte. Lula tem 63,2% dos votos válidos, contra 36,8% de Geraldo Alckmin (PSDB). A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais. "Acredito que essa é uma eleição definida. As diferenças estão se alargando", disse a jornalistas Ricardo Guedes, coordenador da pesquisa.
Matéria completa.
Pra ficar tudo no zero a zero: confira o vídeo Rap do Pedágio, sobre a promessa de Requião.
Já está no YouTube o vídeo em que Osmar Dias aparece elogiando e apoiando o ex-prefeito Jairo Gianoto. Foi gravado anteontem numa produtora maringaense. O vídeo estava com um ex-aliado de Gianoto, que aparece numa cena de sua prisão, em fevereiro deste ano. Quem quiser conferir deve clicar aqui.
Imagem do Google mostra a avenida Rebouças antes do corte de árvores que está em andamento. As árvores do canteiro central já foram retiradas. Agora, retiram as das laterais.
(Atualizado)
A Polícia Federal nada apreendeu no comitê de Osmar Dias. O material supostamente ofensivo a Roberto Requião não foi encontrado lá. Alguns exemplares foram obtidos junto a cabos eleitorais.
Quando os federais chegaram os peemedebistas até ouviram gozações, tipo: vocês é que costumam fazer isso.
Acrescentando: é Terezinha Dias, irmã do senador Osmar Dias, quem manda e desmanda no comitê da coligação Paraná da Verdade, e não Terezinha Pereira, presidente do PMDB, como o blogueiro idiota surtou.
O candidato a governador do Paraná da Verdade, Osmar Dias, estará em Cascavel e Maringá amanhã onde dará entrevista coletiva à imprensa.
De acordo com sua assessoria, em Cascavel, a entrevista começa às 10h, na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, na rua Pernambuco, 1936. Em Maringá, a entrevista será às 13h, no Comitê da avenida Duque de Caxias. À noite, em Curitiba, Osmar Dias faz palestra no UnicenP, a partir das 20h, no auditório do bloco do curso de Dirieito.
(Atualizado)
A campanha de Requião começou a veicular hoje, nos comerciais eleitorais, uma propaganda em que o senador Osmar Dias elogia e pede votos para Jairo Gianoto. "Este é o homem!", diz ele no anúncio, originalmente veiculado em 2000. A coligação Paraná Forte vincula Gianoto com Donin, fazendo crer que Osmar não costuma se cercar de bons políticos.
(Atualizado)
Para os governantes, o frescor do ar-condicionado. Mas para os funcionários da Recco Confecções, Expresso Maringá e outras empresas estabelecidas na avenida Rebouças o sol do meio-dia de hoje castigou mais que tudo. É que o canteiro central daquela avenida foi dizimado; todas as árvores que estavam ali foram arrancadas. Todas, não: restou uma, defronte o Expresso Maringá. O lugar parece ter sido vitimado por uma bomba, tal a desolação.
Por quê?, o pessoal quer saber, a prefeitura retirou as árvores do canteiro central daquela avenida e hoje estava retirando as árvores das calçadas marginais (através da empresa que pertence às filhas do ex-assessor do primeiro-irmão). De certo alguém autorizou.
Aquela avenida receberá reperfilamento, a prefeitura abriu licitação há duas semanas e vai gastar R$ 150 mil na obra. Agora o que tem a ver o asfalto com a retirada das árvores? Silvio II desse jeito será conhecido como "O exterminador do futuro", pois o que sabe fazer de melhor é tirar o verde da cidade. O verão promete ser o mais fdp que Maringá já teve, e em alguns lugares, como a Rebouças, as pessoas não terão sombra pra se abrigar.
(Ah: o Instituto da Árvore, em seu estatuto, tem também como prerrogativa a defesa do verde, inclusive denunciando ações como esta. Vamos esperar)
Em tempo: O Conselho Municipal do Meio Ambiente deliberou a favor do corte das árvores, numa de suas reuniões. O que, cá entre nós, não é nada, já que o Comdema é presidido por um ocupante de cargo de confiança de Silvio II e também deliberou a favor das mangueirinhas luminosas.
A única árvore que sobrou em toda a extensão da avenida Rebouças
Todas as árvores do canteiro central foram retiradas
Maristela Requião, mulher do governador licenciado Roberto Requião (PMDB), estará amanhã em Maringá, onde chega às 11h30. Ela também irá a Marialva, onde terá encontro com mulheres. Em Maringá, será no Moinho Vermelho, com cerca de mil convidadas. Maristela ainda fará visita aos jornais da cidade.
Continue lendoA Polícia Federal está recolhendo material divulgado pela coligação paraná da Verdade, em Maringá, contra o candidato Roberto Requião. A PF estaria com mandado de busca e apreensão inclusive para recolhimento do material no comitê principal de Osmar Dias, perto da Justiça Eleitoral. A apreensão tambéme stá se dando nos cruzamentos de ruas e avenidas, com cabos eleitorais.
Continue lendoAlgo aconteceu em Maringá envolvendo o comitê de Osmar Dias. Em breve, notícias.
Continue lendo
O site de Ucho Haddad faz referência hoje ao deputado Ricardo Barros (PP). Elogiosa. Não é a primeira vez que ele é citado. Numa das vezes falou-se sobre uma reunião com usineiros em São Paulo, coisa esquisita.
A falta de postura é uma coisa. Um radialista, dias atrás, pouco antes do primeiro turno, disse em alto e bom som que iria votar em candidatos que lideravam as pesqjisas. E arrematou: "Eu não vou perder os meus votos". Ele ainda estimulou as outras pessoas presentes a não perderem seus votos e votarem em quem as pesquisas indicavam que iria se eleger.
Não é que agora, no segundo turno, quando seus candidatos preferidos não estão liderando as pesquisas, o mesmo radialista iniciou uma campanha contra os institutos de pesquisas, incitando as pessoas a não votarem em quem lidera a preferência popular. Isso que deve ser a tal fraqueza de caráter.
Da Casa do Noca:
Motos
Papo entre dois noqueiros:
-Mesmo usando capacete, o motoqueiro morreu de traumatismo craniano.
-Então... prudência ou imprudência? Aí vai da cabeça de cada um.
(Jacomino Pires)
A notícia interessa a maringaenses que possuem casas e lotes às margens do lago da Usina Mourão, o chamado “Lago Azul”: "O Tribunal Regional Federal, de Porto Alegre, confirmou a sentença dada pela Vara da Justiça Federal de Campo Mourão e manteve a ordem de demolição das casas e demais construções existentes às margens do reservatório. A decisão vale apenas para um dos loteamentos, que fica mais próximo à barragem da hidrelétrica. As outras áreas estão em outros processos, ainda sem julgamento. O consolo é que cabe recurso. Quem não recorrer, terá que providenciar as demolições até 18 de novembro, sob risco de levar multa diária de R$ 1 mil. As ações pedindo a demolição da casas ao longo do Lago Azul têm mais de 10 anos e foram iniciadas na Justiça Estadual".
A informação está aqui.
De Cláudio Humberto:
Vira, virou
O Brasmarket fechou ontem sua pesquisa no Paraná. Osmar Dias (PDT) mantém vantagem mínima para Roberto Requião (PMDB): 50,3% dos votos válidos contra 49,7%. Dias começou a disputa 20 pontos atrás de Requião.
É lei
Silvio II sancionou projeto de lei da vereadora Marly Martin Silva (PFL) autorizando gastos de R$ 50 mil para implantação de relógios de três faces nas imediações do Parque do Ingá e das Academias da Terceira Idade.
Cada relógio poderá ter um termômetro.
Acidente
Um motociclista maringaense caiu recentemente de seu veículo após derrapar no chorume despejado por um caminhão de lixo.
Teve fratura na mão direita, escoriações e fica de molho por 15 dias. Ele poderá acionar o poder público.
Campanha
A idéia é de Geraldo Irineu e foi transmitida à administração: uma campanha publicitária na área de trânsito, utilizando o depoimento de mães que perderam filhos em acidentes de motocicletas.
Habitação
Esta semana Silvio II visitou os apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e que devem ser entregues até o final do ano.
São 396 unidades, dirigidas a família com renda superior a 5 salários mínimos, a prefeitura entrou apenas com a lei mas sairá com os créditos.
Na conta
Como a administração passada fez pouquíssimas casas populares, graças a este projeto da CEF, que não tem um centavo da prefeitura, esta será a administração que mais unidades habitacionais populares construiu nos últimos tempos.
Inabalável
A performance do presidente Lula nestas eleições lembra muito a de Said Ferreira em 1992.
Não encontraram nada que abalasse a vitória do peemedebista, como agora acontece com o petista.
Entenda-se...
Político maringaense mais conhecido por utilizar pesquisas (isso desde 1988), Ricardo Barros (PP), começou a defender a proibição das pesquisas eleitorais.
A ser verdade o que declarou à Justiça Eleitoral, em agosto último Barros gastou dinheiro da campanha apenas com pesquisa.
Prática
Há ocupantes de cargos de confiança empenhadíssimos nas campanhas a governador.
Dos dois lados.
Pré-lançamento
Hoje, a partir das 20h30, acontece o pré-lançamento do livro “Arquitetura de Sistemas de Informação”, da professora Tania Tait.
Será durante a realização do VII Fórum de Tecnologia e Informática, no bloco C-67 da UEM.
Furto
Uma motocicleta que pertenceu ao delegado de Astorga, José Aparecido Jacovós, foi roubada.
A notícia provocou confusão. Acharam que a moto ainda era dele.
Nomeação
Sônia Aparecida de Mello foi nomeada gerente de Cultura (CC3).
No terminal
A estação rodoviária de Maringá vai ganhar portões eletrônicos e gradil.
TROVA
Nem me lembro mais do gosto
da tal noite de verão,
e até hoje pago imposto
que ela chama de pensão...
(Sérgio F. dos Santos)
A Flamma Comunicação começou a mandar material da Expoingá, em GIF. A Flamma é do Rogério Recco, também assessor da Cocamar. A Expoingá 2007 terá trabalho de marketing e divulgação da Criação Comunicação.
Fred Mercury no show do Queen, em janeiro de 1985, na Cidade do Rock, Rio de Janeiro, Rock In Rio. O Diário permutou duas passagens de ônibus com a Garcia, eu paguei o passaporte dos 15 dias (comprado no banco Nacional) e tive uma aventura inesquecível. A foto, minha, saiu na capa do jornal quando fiz o balanço do festival.
O deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB) fez 19.317 votos nestas eleições - 5.729 votos a menos que 4 anos atrás. Já comentei sobre o assunto aqui no blog. Belino Bravin (PP) fez 17.573 votos. Por pouco, por exatamente 1.744 votos, o vereador não empata com o deputado, que já foi candidato a prefeito, em 92.
Balbinotti, do alto da segunda maior fortuna do Congresso Nacional, não escuta a todos nem atenta ao que ocorre ao redor. Isolou-se em sua autosuficiência. Deveria analisar com mais cuidado tudo o que aconteceu - e o que pode acontecer.
Hoje muitos não sabem que Balbinotti, que veio da pequena Barbosa e afrontou de certa forma a elite maringaense, hoje é um de seus representantes mais eméritos. Preferia, de verdade, aquele Balbinotti que não aparecia nas colunas sociais.
O senador Osmar Dias (PDT) estará na próxima sexta-feira em Maringá. A agenda não está pronta, mas certamente será de passagem. Ele vai a Cascavel e passa em Maringá na hora do almoço.
Será a penúltima vez que ele estará na cidade antes das eleições de domingo. Ele volta no domingo para votar.
Na mesma entrevista à Cultura AM, Ricardo Barros disse que tem pesquisas internas que mostram "uma posição confortável, tanto a nível nacional quanto a nível estadual, e acredito que teremos boas notícias, como tivemos no primeiro turno".
"O espírito da mudança está presente e eu não teno a menor dúvida que quem não ganha no primeiro turno, ganha no segundo turno. Isto é uma questão até estatística no Brasil", acrescentou.
Com base nessas declarações, se tiver promotor eleitoral querendo trabalhar, dá pra tascar pelo menos duas multas. A legislação proíbe este tipo de coisa em veículos de rádio e televisão.
Do deputado federal Ricardo Barros, hoje de manhã, na Cultura AM, programa Dia a Dia, depois de perguntado sobre o resultado da pesquisa Datafolha, que deu vantagem de 22 pontos a Lula:
"Estive ontem em Brasília, com o senador Sergio Guerra, coordenador geral da campanha do Alckmin, e estive com vários parlamentares, e nós decidimos então que faremos uma CPI das Pesquisas. Vai ter que ter CPI, porque ou as pesquisas não conseguem ter a técnica de identificar as mudanças do eleitorado, e dentro da margem de erro que elas anunciam o resultado das urnas sai muito diferente, ou eles estão recebendo dinheiro para colocar determinados candidatos em vantagem e influir o eleitorado. Em qualquer uma das duas hipóteses, nós tempos que proibir as pesquisas. Aliás, botamos isso na legislação eleitoral e o Lula vetou. Evidentemente, está recebendo agora os benefícios dessa atitude em relação aos institutos de pesquisa".
A propósito do programa Contraedição, o mais experiente com televisão dos três é Milton Ravagnani, que apresentou o Globo Esporte, na TV Cultura (Globo), tendo entrado no lugar de João Alves Corrêa, o John, hoje presidente da câmara de Maringá. Ademar Schiavone é membro da Academia de Letras de Maringá, foi secretário municipal e candidato a prefeito e é um memorialista por excelência, escrevendo aos domingos no Jornal do Povo.
Esta não é minha primeira experiência na área. Muitos anos atrás redigia as notícias do Jornal Noroeste, na TV Maringá (Band), apresentado por Noboru Yamamoto, então começando em vídeo. Depois, virei repórter do programa Perfil, apresentado por Verdelírio Barbosa, também na mesma emissora. Ainda na Band, cedia meu nome para o programa Perfil, semanal, de Joel Cardoso (era pauteiro).
Na TV Cidade (a cabo) apresentei o Boca Maldita, e aos domingos entrevistava o pessoal que freqüentava a Boca Maldita. Há dois anos voltei a ter um programa na mesma emissora, o Mosaico, que foi interrompido depois que o ex-deputado Pinga Fogo botou dois capangas na sua Meriva e foi atrás de mim no jornal Hoje (virei notícia da coluna no Cláudio Humberto e no site Comunique-se). A última incursão foi como comentarista de um programa na TV Independência (Record), apresentado por um rapaz chamado Tom Brasil - esta, uma experiência meteórica, pois apesar da boa repercussão durou apenas um dia.
Estréia em novembro, na RTV Canal 10, o jornalístico Contraedição. O programa será apresentado pelo advogado e colunista político Milton Ravagnani e terá como comentaristas o escritor Ademar Schiavone e este modesto blogueiro. A cada programa uma reportagem abordará um tema - local, regional, estadual ou nacional -, que será debatido por Schiavone e Rigon, tendo Ravagnani como uma espécie de mediador.
O Contraedição foi definido esta semana. Seu formato, de 10 minutos (das 12h30 às 12h40), foi concluído na manhã de hoje. Aceitei o convite de Antonio Fermenton e acredito que este será mais um bom espaço para tratar de assuntos que interessam a todos.
A equipe de produção do programa de televisão do governador licenciado Roberto Requião esteve em Londrina pela manhã e agora à tarde está em Maringá.
Colhe os últimos depoimentos para o horário eleitoral gratuito.
Há uma expectativa quanto à sentença do caso da compra dos laptops. Desde ontem comenta-se que a sentença da 6a Vara Cível está para se tornar pública. Coincidentemente, entrou nos outdoors da cidade uma campanha de uma empresa anunciando um, notebook - bem melhor do que oa dquirido pela câmara - por R$ 1.990, em três vezes sem juros. O da câmara custou R$ 10.980,00.
O deputado federal Ricardo Barros (PP) é o retrato do desespero que se abateu sobre as campanhas de Geraldo Alckmin e Osmar Dias. Sabe que, perdendo nas duas pontas, a família terá dificuldades de sustentação política.
No programa de televisão de seu sócio, o ex-deputado federal Pinga Fogo de Oliveira, ele disse que as pesquisas que dão Lula e Requião na frente são falsas. Pela manhã, no rádio, ele havia falado que montará uma CPI das Pesquisas em Brasília.
Pior que isso, no entanto, foi que mais uma vez ele e seu sócio pisaram na legislação eleitoral, fazendo campanha deslavada na televisão. O PMDB entrou com pedido de direito de resposta.
Você sabia que Lula tem duas datas de aniversário? Eu sabia de campanhas anteriores. Clique aqui para saber quem está lembrando o fato.
Continue lendoDa coligação Paraná da Verdade:
A Coligação Paraná da Verdade repudia mais uma mentira de Requião, que publicou em seu site nota à imprensa afirmando que a assessoria jurídica da Coligação de Osmar Dias teria pedido segredo de Justiça sobre as investigações da apreensão de dinheiro em um hotel em Curitiba.
É uma mentira deslavada, pois Requião sabe que quem optou pelo segredo de Justiça foi a Procuradoria Eleitoral.
A Coligação Paraná da Verdade pediu apenas que o site Horahnews, aquele que no ano passado recebeu do governo Requião R$ 997 mil em publicidade, fosse impedido de divulgar o assunto, já que o site Horahnews distorcia completamente os fatos e, levianamente, afirmava que o caso do hotel tinha relação com a campanha de Osmar Dias. Mas o TRE optou por decretar o segredo de Justiça no caso.
“Faço uma campanha limpa e de recursos escassos. Condeno quem prega a mentira e faz politicagem em troca de votos. Nunca fui eleito por fraude eleitoral, nem muito menos envolvido em esquemas ilícitos. Os paranaenses precisam estar atentos para não serem vítimas de mais uma mentira de véspera de eleição”, afirmou Osmar Dias. “Requião mente até em nota à imprensa".
Comentário de Mosca Branca - aquele que todo o mundo sabe que existe mas ninguém vê:
Ao contrário da manchete do jornal O Diário desta quarta feira, afirmo que a moto não mata! Moto é um objeto inanimado, não tem domínio sobre si, nem vida. O que mata é o excesso de velocidade, a falta de perícia ao pilotar o veículo, a não direção defensiva.
Fazer blitz de trânsito também não reduz o número de acidentes, só serve para punir os não habilitados e os que estão com impostos atrasados. O que funciona é conscientizar os pilotos de moto, principalmente os jovens até 25 anos que são a maioria das vitimas, de que estão pilotando equipamento que expõe perigosamente o condutor em caso de acidente. Motocicleta é a grande solução para o trânsito urbano além de quase não poluir o ambiente.
Lembram do Nerso da Capitinga? Ele é o sucesso do momento na campanha eleitoral de Goiás. Os filmes são leves e dá para dar umas risadas. A dica é do ex-blog de Cesar Maia. Clique aqui.
Continue lendoCirculam informações de que o Ibope a ser divulgado hoje mostra o candidato do PMDB 9 pontos à frente do candidato do PDT.
O governador licenciado Roberto Requião (PMDB) já declarou que quer chegar no domingo e vencer com uma diferença de 15%.
O ex-deputado federal Pinga Fogo - que é sócio de Ricardo e Cida Barros, que apóiam Osmar Dias - declarou ontem que ele e sua família votam no governador Roberto Requião.
De acordo com a legislação, isso é crime eleitoral. O próprio apresentador afirmou que sabia que estava cometendo um erro e que estava sujeito a levar uma multa de R$ 21 mil. Afinal, ele já foi multado outras vezes,
Resta agora a algum promotor eleitoral fazer sua parte.
Bem a propósito das árvores, esta gravação que não queria sair. Muito engraçada.
Sid Sauer conta em seu site Boca Maldita que depois de um tempo devagar quase parando foram retomadas as obras da Frangobras, em Campo Mourão. Os frangos começam a ser abatidos em 2008, mas a verba de quase R$ 1 milhão da prefeitura, estabelecida em lei, ainda não foi paga.
Agora eu me toquei porque sendo do PPS Edmar Arruda, um dos donos da empresa, está apoiando Requião e deve entrar no PMDB maringaense: as obras da Frangobras estão andando por causa da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná), que é uma empresa do governo do Eetado e que entrou na parada, inclusive com equipamentos, tendo recebido a visita no local de seu presidente, Nei Caldas Ferreira.
Presos de Umuarama, que no domingo tentaram uma rebelião na cadeia daquela cidade, estão sendo transferidos para outras delegacias da região. São elas:Altônia, Campo Mourão, Cidade Gaúcha, Colorado, Goioerê, Icaraíma e Maringá - que já tem sério problema de lotação.
Continue lendoO maringaense Alexandre Baroni, presidente do Conselho Nacional de Deficiência, faz palestra hoje em Cascavel, a paretir das 19h30, dentro da programação do Simpósio de Psicologia da Unipar.Ele é educador social especialista em Educação Especial e falará sobre a diversidade.
Continue lendoSaúde 1
Um homem aguardou no Hospital Municipal de Maringá, por dois dias, vaga para internamento – que saiu na quarta-feira pela manhã, no Hospital Santa Lúcia.
A vaga abriu às 8 horas, mas a ambulância só apareceu às 15 horas para fazer o transporte.
Saúde 2
Mas não é só: a ambulância deixou o Hospital Municipal levando 12 pessoas – seis pacientes e seis acompanhantes.
Sem correção
O EstaR vai passar por mudança no final de novembro.
A prefeitura decidiu não aumentar o valor da hora (R$ 0,60), mas a compensação será o fim do bônus. Desde 2001, quando foi implantado, não se mexe no sistema.
Só fumaça
No Diário XXVI, de Portugal, a prefeita de Vila de Rei, Irene Barata, sobre o projeto que levou maringaenses a morarem por lá: “Não considero que tenha falhado. Foi mais uma nuvem, uma fumaça que se projetou sobre a iniciativa”.
Atitude
Os muitos freqüentadores do Kanarinhu´s Bar, na rua Paranaguá, Zona 7, vão ter que respeitar as leis do trânsito e do silêncio, a partir de agora.
O secretário de Transportes, Vadlir Pignata, prometeu tomar uma atitude enérgica diante das reclamações. Setran e Polícia Florestal estarão realizando blitz no local, a partir de hoje. “Vamos botar ordem”, prometeu.
Nada
Maringá já teve grandes nomes na natação, como Débora Reis e Victor Bespalhuk, mas o fim está próximo.
Ontem a vereadora Marly Martin Silva (PFL) contou ter recebido reclamações de que por falta de incentivo a cidade está perdendo sua equipe de natação.
Seu Creysson
Do vereador Odair Fogueteiro (PTB), na sessão de ontem da câmara de Maringá, dando uma paulada na grimpa de Ruy Barbosa:
- Fui procurado para colaborar com R$ 120,00 para que possamos também iluminar a extensidade da avenida Paraná.
Desconfiança
Tem peemedebista desconfiado da distância do vereador Mário Hossokawa (PMDB) desta campanha eleitoral. Ele não compareceu a carreatas nem concentrações.
Como foi superintendente regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente na gestão Jaime Lerner (que apóia Osmar Dias), já viu, né?, o pessoal fala.
Ranking
Curiosidade sobre os 593 deputados federais eleitos, levantadas pela imprensa: dos três mais ricos, dois são do Paraná.
O segundo mais rico – Balbinotti – é, ao sem mo tempo, o primeiro mais pão-duro.
Chegando
O vereador Belino Bravin (PP) pode passar de quarto para terceiro suplente na coligação pela qual foi candidato a deputado estadual.
Carlos Simões (PTB) teve o registro cassado e, saindo, entra Fernando Scanavacca, de Umuarama.
Esquina
Já perceberam que nos últimos tempos estão “sumindo” as árvores das esquinas da cidade?
Parece que elas têm preferência no corte. Muitos comerciantes são agradecidos.
Preocupação
Diante da notícia de que também o registro do deputado Geraldo Cartário deve ser cassado, Bravin tem uma preocupação: de que comecem a cassar registro de candidatos feios.
Parla!
Nenhum vereador quis usar usar a tribuna, ontem, no chamado Grande Expediente – onde o parlamentar exerce seu maior direito de parlamentar.
Mas, em Maringá, poucos parlamentam. Segundo o Aurélio, parlamentar também significa conferenciar.
No CTG
Na próxima sexta-feira tem jantar dançante no CTG Rincão Verde, a partir das 21h, com animação do grupo Raça Gaúcha.
O prato será arroz carreteiro.
Exclusividade
O programa Bom Demais, apresentado por Rose Leonel, agora é exclusivo da grade de programação da TV Cidade (canal 12 da SMTV).
Natal
A LBV está arrecadando alimentos não-perecíveis que serão distribuídos para famílias em situação de risco social, neste Natal. As doações podem ser feitas na rua Peroíbe, 338, Parque das Grevíleas III ou na praça Monsenhor Bernardo Cnnudde, 400, Zona 7. Informações pelo telefone (44) 3226-3836.
Prestigiado - Ano passado o Dia do Funcionário Municipal foi comemorado no Clube Olímpico, num jantar dançante onde havia cerca de 30 pratos diferentes, conta um servidor. Este ano, domingo passado, o prato era um só: pão com carne moída.
Morou aqui
Descobri dias desses que o cantor carioca Marcelo Maldonado Gomes Peixoto, 39, conhecido como Marcelo D2, morou em Maringá na década de 80, com sua primeira esposa, Sonia Assini de Moraes. Hoje o ex-líder do Planet Hemp está no terceiro casamento. Sonia é mãe de Stephan, com quem ele gravou o sucesso Loadeando.
TROVA
Tenho uma pena que escreve
aquilo que eu sempre sinta.
Se é mentira, escreve leve;
se é verdade, não tem tinta.
(Fernando Pessoa)
Roberto Requião (PMDB) abriu cinco pontos porcentuais de vantagem sobre Osmar Dias (PDT) e alcançou 50% das intenções de votos; Osmar tem 45%. A pesquisa Datafolha foi divulgada na noite desta terça-feira no telejornal Paraná TV Segunda Edição. Considerando-se apenas os votos válidos, sem os indecisos, brancos e nulos, que é como o TSE considera a votação, Requião teria 53% e Osmar 47%.
Detalhes aqui.
O programa Bom Demais, apresentado por Rose Leonel, agora está na TV Cidade (canal 12 da SMTV). Fernando Beteti está inclusive definindo a nova grade de programação da emissora e o programa terá novos horários.
Ainda de televisão: a RTV Canal 10 está formatando (como diria Antero Rocha) um novo jornalístico. Será na hora do almoço e promete gerar polêmica.
A sessão da Câmara Municipal de Maringá terminou agora há pouco. Não havia nenhum orador inscrito para o chamado Grande Expediente, que é o espaço para a livre manifestação do pensamento.
No meu tempo, quando o Legislativo tinha bons oradores, não se perdia Grande Expediente, ainda mais em época de eleição.
É, sabe, acho que estão certos em não se inscrever...
Puxando o saco da administração municipal, o vereador-explosivo Odair Fogueteiro (PTB) disse que foi chamado a colaborar com a iluminação de Natal e que gostou de vê-la "em toda a extensidade" das avenidas.
Continue lendoPor MISTER M:
Aconteceu no último domingo, dia 22, a festa de confraternização dos servidores municipais na AFMM. Lá estive e gostaria de falar sobre algumas coisas que me deixaram triste. Gostaria de relatar diferenças que vi entre o jantar dançante realizado no Clube Olímpico e a confraternização dos servidores na AFMM. Alguns dirão que o jantar no Olímpico foi pago, outros dirão: "mas eu pago a mensalidade da AFMM todo mês..."
No Olímpico, realmente o jantar foi pago com desconto em folha de pagamento cerca de R$ 37,00, o que já acaba impossibilitando a ida daqueles que ganham menos. Afinal, nem o pagamento do abono para aqueles que ganham menos não foi feito como prometera o prefeito. No cardápio, de cerca de trinta pratos, música boa e com certeza lá não estavam aqueles que ganham pouco, que, diga-se de passagem, são a maioria dos servidores desta prefeitura.
Na AFMM, diferente dos anos passados em que a festa foi feita à sombra das árvores, neste ano o evento foi realizado no estacionamento de cima, sob um sol escaldante, com o qual os trabalhadores já estão acostumados. Diferente dos mais de trinta pratos servidos no Clube Olímpico em que os garçons serviam as mesas, na AFMM o cardápio era menor. Pão com carne moída, refrigerante e sorvete. Tem mais, não foram colocadas cadeiras suficientes. Os servidores e seus familiares que não ficaram embaixo das pequenas barracas, iam se aglomerando sentadas no chão, procurando a sombra dos muros. Na lanchonete, filas enormes que poderiam ser evitadas se fossem colocados mais caixas para atender, como já foi feito em outras festas.
Desculpem, já vi festas melhores na AFMM , mas o que vi desta vez foi uma falta de respeito com o trabalhador da prefeitura que merecia um tratamento melhor. Falta de organização, que não é culpa os voluntários que lá estavam trabalhando, mas unicamente da presidência da AFMM.
O que os servidores públicos municipais querem é um salário digno e respeito. Chega da política do pão e circo. Não podemos nos contentar com as migalhas e os tradicionais sorteios de brindes. Afinal, comemorar o quê...?
__________
(*) Mister M é um servidor público municipal anônimo e perseguido
O Hora H News, do Cícero Cattani (ex-Correio de Notícias, lembram?) é ligado, muito ligado, ao governo estadual. Mantém um site e um tablóide, que circulam em Curitiba. A principal coluna política deles recebe 15% das visitas que meu blog recebe. De vez em quando eles mudam o perfil, eminentemente governista. Isso aconteceu na semana passada, por exemplo.
Hoje, colocaram uma notícia no site que, a ser verdade, é uma bomba. Trata-se da prisão do homem da mala da campanha do senador Osmar Dias. Confira aqui.
Atendendo sugestão de leitor, o artista de plantão (eu mesmo!) fez uma outra montagem com Maringá, baseada no filme Independence Day.
Esta foto faz parte da matéria, divulgada pela assessoria de Roberto Requião, sob o título: "Metalúrgico guarda jornal para provar mentira de Osmar Dias".
Duas do Campeonato de Piadas Forçadas do Nadaver:
Sabe por que o Sergio Reis foi preso por pedofilia?????
- Porque pegaram ele cantando o menino da portera
"Ou você vota e trabalha para o Requião ou vai ver o que acontece".
As palavras seriam da chefe do Núcleo Regional de Educação, Adelaide Colombari, e dirigidas aos professores, segundo o Pimenta com Stévia. Colombari integra a executiva provisória do PMDB local.
Mais dois blogs nascendo em Maringá: o da Liga Metropolitanba de Futsal e o Putaqueopariu.
Continue lendoO juro médio cobrado pelos bancos brasileiros em setembro foi o menor nos últimos seis anos.
Mais aqui.
O deputado estadual Geraldo Cartário foi eleito em 2002 pelo PSL, que hoje não existe mais. Este ano concorreu pelo PMDB, sendo o nono da coligação que elegeu 17, com 61.758 votos. Foi o registro de sua candidatura deste ano que foi cassado pelo TRE. A informação de que havia sido eleito pelo PP foi passada erroneamente pelo blog do Zé Beto, de Curitiba - e eu embarquei.
Desta forma, Belino Bravin continua como quarto suplente da coligação - podendo vir a ser o terceiro se Carlos Simões (PTB) não tomar posse, pois também teve o registro de sua candidatura cassado.
© Blogger templates 2008
Para cima