25.10.06

Moto não mata

Comentário de Mosca Branca - aquele que todo o mundo sabe que existe mas ninguém vê:

Ao contrário da manchete do jornal O Diário desta quarta feira, afirmo que a moto não mata! Moto é um objeto inanimado, não tem domínio sobre si, nem vida. O que mata é o excesso de velocidade, a falta de perícia ao pilotar o veículo, a não direção defensiva.
Fazer blitz de trânsito também não reduz o número de acidentes, só serve para punir os não habilitados e os que estão com impostos atrasados. O que funciona é conscientizar os pilotos de moto, principalmente os jovens até 25 anos que são a maioria das vitimas, de que estão pilotando equipamento que expõe perigosamente o condutor em caso de acidente. Motocicleta é a grande solução para o trânsito urbano além de quase não poluir o ambiente.

11 pitacos:

Paulo Araújo 14:13  

Concordo com o Mosca Branca em partes. Até comentei isso no Factorama que moto não mata.
Mas, o pouco que sei e tenho que discordar do amigo, é que a moto não polui pouco. Parece que ela polui mais que o carro, por não possuir o tal do catalisador.

Anônimo,  14:18  

Sobre o suicídio deste jovem de 16 anos de idade, menor, portanto, sem habilitação. Tudo se falou sobre a violência no trânsito e, inclusive, que moto mata.
Não ouvi nem vi a imprensa, nem mesmo os hipócritas anônimos de plantão, comentarem sobre a idade do guri (16 anos).
Eu adoraria chicotear o “rabo” do pai ou mãe deste "rebelde" que lhes disponibilizaram a motocicleta. Da mesma forma, deveriam ser surrados em praça pública os cretinos que deixam seus filhos menores dirigirem. Depois os dissimulados, com "cara de tacho", dizem na frente do Juiz que o filho roubou a chave. Deveriam ser preso no mesmo instante por falso testemunho.
Os pais estão matando garotos, seus e dos outros.
Os responsáveis pela liberação de habilitação para dirigir estão sendo coniventes e habilitando quem não tem capacidade para isto. Esta são as razões dos acidentes de trânsito. Policial e agentes de trânsito não têm que educar quem estudou e se habilitou para dirigir, precisam multar e prender os infratores, estamos falando de infratores contumazes, verdadeiros criminosos que praticam direção perigosa, que colocam a vida dos outros em perigo. Dúvida que existem? Vá a esquina da Avenida Paraná com Brasil, em cinco minutos você ficará chocado. Quer ver mais, dê uma voltinha aí mais pelo centro.

Anônimo,  14:18  

Piloto moto já há 15 anos e nunca me envolvi em acidentes. Acidentes acontecem a todo momento e na maioria das vezes e sempre falha humana. Criticar todos os motociclistas agora é fácil, mas todos tem a sua responsabilidade no trânsito como pedestres, motociclistas, motoristas, etc...
O Maringaense, no geral, tem que ser mais paciente no trânsito, senão as tragédias serão mais constantes!

Editor 14:28  

A propósito, o pai do rapaz está trabalhando no Japão e a mãe seria dona de uma antiga boate na saída para Campo Mourão.

Anônimo,  15:14  

O Paulo Araujo está certo. As motos poluem mais que os carros (modelos mais novos) justamente por não virem de fábrica com o catalizador.
Eu também ando de moto, já fazem 22 anos. Me envolvi em dois acidentes. Nos dois não me machuquei muito porque estava em baixa velocidade. Nos dois, eu não fui o causador do acidente, só que moto tem disso. Você tem que cuidar do seu e do outro, porque qualquer queda pode ser problemática.

Anônimo,  16:04  

Concordo plenamente com o Mosca Branca. Aprendi andar de moto com 14 anos e até os 21 (tenho 32) sofri quatro acidentes (Graças a Deus todos sem gravidade e sem envolver outras pessoas ou veículos). Em todos os casos a culpa foi minha. Hoje sou muito mais responsável no trânsito, tomo muito mais cuidado comigo e com os outros mas sei perfeitamente que mesmo assim os riscos de eu me envolver novamente em acidentes são grandes. Todo cuidado é pouco.

Anônimo,  16:40  

Pelo raciocínio podemos entender que: Moto não mata. Nem cigarro. Nem revólver. Quem mata é quem está no controle do objeto.

Anônimo,  17:22  

É isso aí garoto

Anônimo,  19:48  

Se moto nao mata, todo mundo que morreu se suicidou. Entao tem que dizer por ai que 60 motoqueiros se mataram. Que o piloto do aviao matou os 119 passageiros, etc. Que o traficante matou o viciado de overdose, ou entao que o cara se envenenou. Se confundimos o instrumento com o agente é porque sem o instrumento fica bem mais dificil causar o mesmo efeito.
Nao é à toa que os joranlistas dizem que as estradas paranaense mataram 3.450 pessoas em 2004. Foram as estradas que mataram ou foram elas mesmas que se mataram?
Entao prefiro dizer que motos sao perigosas, porque, como disse o Tonho, tem que cuidar de si e do outro, porque se houver uma batida, quem se rala mais é o motoqueiro. Moto é uma merda perigosa, mesmo pra quem se cuida. Vai de onibus.

Anônimo,  08:08  

vc ai de cima que diz que moto é uma merda: nunca se quer deve ter utilizado uma moto na vida, não sabe nem o que está falando!só com o preço da passagem de onibus que se gasta, não tem nem comparação com a economia da moto. agora nem todos que utilizam motos são malucos como alguns que andam por ai..............

Anônimo,  10:21  

Moto e carro não matam, o que mata são os pais que nunca orientaram os seus filhos sobre responsabilidade!
Tenho o seguinte ditado para com os meus:
Aprenda a andar devar e se envolverá em menos acidentes.
Tal como em Maringá, depois do Sr Miura (não confundir com o MURA) assumiu a SETRAN todos os pedestres viraram Super-Homens e Super-Mulheres, ou seja, entram na frente dos carros como se fossem imortais, atravessando todas as faixas como se houvesse uma parede que os protejesse.
Falta mais responsabilidade no trânsito, falta mais educação ao brasileiro.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima