26.10.06

Mosaico (sexta)

Gelo puro
Pesquisa não ganha eleição, mas o resultado do Ibope ontem (50 a 44) foi um balde de água fria na campanha de Osmar Dias.

Culpa
Agora, começa a se achar culpado para a campanha estagnada de Osmar no segundo turno.
Repete-se o pleito de 4 anos atrás, quando Álvaro Dias venceu em Maringá no primeiro turno e perdeu bonito no segundo. A auto-suficiência da coordenação e das lideranças é o ponto mais visível da montanha de erros cometida.

Política...
Acharam que, havendo segundo turno, a fatura estaria liquidada. Não é o que se viu.
Acordaram tarde – se é que, realmente, acordaram.

Habitação
Os 396 apartamentos que serão entregues até o final do ano pela Caixa Econômica Federal, em Maringá, foram financiados para famílias com renda de até seis salários mínimos.
A CEF, além do financiamento, é quem fez a triagem. O sistema é uma espécie de arrendamento. Cada apartamento tem 37 metros quadrados – 10 a mais que as famosas casas da Margarida da época do Collor.

Amarras
Vê que coisa: Osmar Dias não pode nem dizer que Requião mobilizou uma megaoperação policial para retirar trabalhadores do paço municipal em Maringá.
É que foi a pedido do PP, que apóia o senador.

Do outro lado
Assessores do presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Corrêa (PMDB), trabalharam para os candidatos Geraldo Alckmin e Osmar Dias no primeiro turno.
Devem repetir a dose no próximo domingo.

Um senão
As agências do PrevCidade, inauguradas esta semana em cidades da região, não estão funcionando.
Só depois das eleições.

Nova sigla
O maringaense Willy Taguchi, presidente estadual do PMN, almoça na próxima segunda-feira com Rubens Bueno, presidente do PPS, em Curitiba.
PPS, PMN e o PHS acertaram fusão – surgindo daí o Movimento Democrático.

Convivência
Com base no novo partido (27 deputados federais e mais de 100 estaduais) começa a se tratar das eleições de 2008 – e os interesses de cada um.
No caso do PMD é certo que as acomodações não serão assim tão tranqüilas.

Um caso
Vejam o exemplo de Valter Viana (PHS) e Sidnei Telles(PPS), ambos da Renovação Carismática Católica, que disputam o mesmo eleitorado.
No mínimo um dos dois deverá cair fora.

Grana
Na reta final, a campanha de Roberto Requião pode sofrer um baque.
Ontem circularam informações de que cerca de 20 cabos eleitorais teriam sido dispensados – e restariam problemas financeiros a resolver.

Caciques
A campanha peemedebista em Maringá está dividida.
O que não falta é coordenador.

Reforço
A presença de Maristela Requião hoje em Maringá, além de dar um ânimo no pessoal, reforça as relações com o setor feminino.
Ela terá mantido contato, em dois encontros, com mais de 1,5 mil mulheres de Maringá e Marialva.

Até isso
Têm acontecido com certa freqüência roubos a hospitais em Maringá.
Em pelo menos um, na Zona Leste da cidade, os furtos são constantes, incluindo ataques a toca-CDs de automóveis de pacientes internados. De panelas da cozinha e objetos de doentes, os ladrões fazem a feira.

Mundo animal
Um dos assuntos que chamara a atenção no blog do colunista foi o sagüi que vive numa árvore na rua Santos Dumont.
O animal foi fotografado no domingo. A árvore em que ele mora está cheia de mangueirinhas luminosas, que lhe tirarão o sossego nos próximos dias.

Reprovados
Nenhum dos integrantes da CPI dos Laptops está apto a ser eleito deputado federal.
Além de confundirem segredo de justiça com “na moita”, não sabem mesmo fazer CPI. O povão está acostumado com aquelas transparentes, como as do Congresso Nacional, que são abertas ao público – e inclusive a outros vereadores.

Avenida Iraque
Às vésperas de sediar o 10º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (de 5 a 8 próximos), Maringá se vê mais uma vez com uma cena de desolação por conta da destruição de dezenas de árvores. Agora foi a avenida Rebouças, que perdeu todas as árvores do canteiro central - só restou uma, solita, defronte o Expresso Maringá. O local parece o Iraque. A destruição foi autorizada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, que hoje é da base aliada. Aos que defendem o ecologicamente correto só resta - mais uma vez - lamentar.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O autor da ação
O Tribunal Regional Federal, de Porto Alegre, confirmou sentença da Justiça Federal de Campo Mourão e manteve a ordem de demolição de casas às margens do “Lago azul”, na Usina Mourão. Ali, até maringaense tem casa. A decisão vale para um dos loteamentos, mas se refletirá nos demais. Foi o promotor José Aparecido da Cruz que, em junho de 1995, quando estava em Campo Mourão, ingressou com a ação pelo Ministério Público Estadual que deu início aos demais processos. O caso teve sentença em 2003, pelo juiz Marcos Moraes, e a ação foi abordada na Revista Direito Ambiental, da Editora dos Tribunais, em 2004.

TROVA
É maldade, insensatez,
marcar com ferro a boiada,
se o nascimento da rês
traz a sentença marcada
(Neide R. Portugal)

1 pitacos:

Anônimo,  16:10  

PUTISSS.. o Taniguchi de Maringá, quer dizer Taguchi, metia a boca no AIRRUINA, quer dezer ARRUDA,
é e tem uns que dizem que arruda dá sorte.
pergunta agora pro TAGUCHI

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima