25.3.06

A PT-Caixa virou um mico do BC

Elio Gaspari, em O Globo (para assinantes) deste domingo:

OBanco Central deveria abrir um processo para avaliar a conduta do comissariado petista da Caixa Econômica. Se o que está acontecendo naquele pedaço do aparelho-companheiro sucedesse num banco privado, o céu já teria caído. Caso de gestão temerária contra a credibilidade da instituição financeira.
Imagine-se o que acontecerá quando os comissários resolverem adotar práticas semelhantes com as contas de comerciantes e industriais.
Depois vem o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, e diz que precisa de 15 dias para identificar os delinqüentes. Quando o doutor pede duas semanas de prazo, procede como uma pessoa que pede licença para ir ao banheiro e diz que pretende ficar lá por dois dias.
Mais grave foi a revelação trazida pela repórter Kamila Fernandes. O empresário Eurípedes Soares da Silva, que transferiu um ervanário para a conta do caseiro Nildo, foi chamado à agência da Caixa de Teresina onde tem conta. Nas palavras do gerente: “Como temos uma relação muito próxima com os nossos correntistas, decidimos chamá-lo para conversar e ver se está tudo bem”.
Gerente chamando correntista “para conversar” a respeito de um assunto que está nas páginas de todos os jornais é coisa nunca vista.
Felizmente ninguém é obrigado a movimentar conta na PT-Caixa.

Continue lendo

Matéria liberada

A Gazeta do Povo on-line liberou a matéria que fala dos equipamentos e funcionários do Saop que realizaram serviço particular. Clique aqui.

Continue lendo

Mosaico (domingo)

Corpo e alma
Silvio II vestiu mesmo a camisa para tentar reeleger o primeiro-irmão, Ricardo Barros, que anda mal das pernas na região.
Ricardo deu-lhe como missão, por exemplo, evitar que o vice Carlos Roberto Pupin (PDT), o secretário de Indústria e Comércio, Flávio Vicente (PPS), e o ex-vereador Joba (PV) sejam candidatos a deputado federal.

Interesse
A possibilidade, cada vez maior, de Luiz Nishimori (PSDB) vir a fazer mais votos que sua colega Cida Barros (PP) nas eleições deste ano está levando Ricardo Barros a trabalhar, nos bastidores, para que a esposa entre na disputa pela vice de Roberto Requião (PMDB).
Isso, claro, se o esquema de coligações permitir.

Isto é política
Como diria aquele repórter policial, adversário político estaria preparando uma “casa de caboclo” para o deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB).
Em ano de eleição a gente só não vê boi voar.

Sem sal
Do médico Jacintho Leite Aquino Rego, alter-ego do Casseta & Planeta, sobre Geraldo Alckmin:
- Devido ao seu temperamento insípido, inodoro e incolor, o governador de São Paulo criou o programa de inclusão social Carisma Zero. Médico de formação, Alckmin é o candidato preferido dos hipertensos e dos cardíacos, já que é um sujeito completamente sem sal.

Rodízio
Celso Duarte, ex-Saop e ex-Secretaria de Esportes, agora está no Setran.

Dança
O rebolado da deputada federal Angela Guadagnin (PT-SP), comemorando a pizza na Câmara Federal, está sendo chamada de “Dança da garrafa do Lula” e de “Dança da motinha do Dirceu”.

Dois pesos
Recentemente o vereador Mário Verri (PT) encaminhou pedido ao extinto Saop, para serviços em uma entidade filantrópica, e houve recusa: por lei não daria para atender.
O ofício será lembrado na próxima terça-feira, da tribuna da câmara, quando ele abordar o uso de equipamentos e funcionários públicos na reforma do Residencial Villa Bella.

Empurrões
Na abertura da Conferência Municipal da Mulher, na sexta-feira, o Setorial de Mulheres do PT divulgou panfleto anunciando o aumento na mortalidade materna em Maringá.
Houve quem tentasse barrar, empurrando para fora quem estava distribuindo o panfleto. Mas o pessoal resistiu.

Suspeita
Somente ano passado morreram em Maringá cinco mulheres, logo após dar à luz (a média era de uma morte/ano).
Suspeita-se que seja resultado do desmantelamento do parto humanizado, implantado na gestão petista.

Brasil
A lista de Furnas é falsa, concluiu a perícia.
Já o conteúdo...

Não é verdade
Não é verdade que o Hino a Maringá será substituído por “Família” (“papai, mamãe, titia”), dos Titãs, nas cerimônias envolvendo prefeitura e câmara.

Salvem as almas!
O fim do mundo está próximo.
Só isto justifica o fato de o vereador Altamir dos Santos (PL) ter se trancado numa sala, semana passada, para ouvir conselhos do seu ex-desafeto vereador Zebrão.

Na parada
Mais dois pré-candidatos a deputado estadual por Maringá.
São eles Amaro Júnior, da Juventude do PTB, e o comunicador Clécio Silva, do PSB.

No hospital
O ex-vereador Pelegrino Evaristo (eleito pelo PDC na legislatura 1964-1969) está há mais de um mês internado no Hospital Municipal.
Ironia do destino: foi ele o autor do primeiro projeto que se tem notícia em Maringá de atendimento 24 horas em hospital público.

Em falta
Vez ou outra tem faltado papel para fotocópias e até água mineral, na câmara municipal.
Mas o problema não é falta de dinheiro: é o atraso nas licitações, que agora, felizmente, estão disponíveis na internet.

Ao mestre sem carinho
Professor com 40 anos de experiência em ensino tem constatado um aumento significativo da indisciplina em sala de aula.
Na semana passada um colega da rede pública estadual não agüentou: depois de pedir atenção aos alunos e não ser atendido, deixou a sala e foi embora.

Ficamos assim
Gente graúda da administração costuma ficar doente coincidentemente em dias em que é visto fazendo bicos para construtora particular.

CISKA CONTA SUA HISTÓRIA
José Ciska Gonçalves de Oliveira está terminando, com a preciosa ajuda do Padilha, o livro intitulado "Ciska conta sua história". O ex-jogador e ex-técnico de futebol na África e no Japão conta passagens muito interessantes de sua carreira, recheada de fotografias e dados que fazem a alegria dos fãs do esporte. O lançamento deve acontecer em maio, durante o aniversário da cidade e às vésperas da Copa do Mundo. Na foto, tirada em setembro de 1985, Ciska aparece abraçado a Tancredo Neves. Nela ainda estão Walber Guimarães, João Elísio Ferraz de Campos, Said Ferreira e o ombro de Ulysses Guimarães.

MERECEM CUMPRIMENTOS
Nunca em sua história a Câmara Municipal de Maringá passou por momentos tão difíceis. Há até gente deprimida. Evitam chamar vereadores até para compor mesas em solenidades. Há gente que evita aparecer publicamente. Mas há os que estão aí firmes, que querem as coisas em pratos limpos e fazem sua função: fazer leis e fiscalizar o Executivo. Os vereadores Mário Verri e Humberto Henrique (ambos do PT), por exemplo, na última sexta-feira, foram pessoalmente ao Residencial Villa Bella conferir a denúncia de uso irregular de equipamentos e funcionários do extinto Saop numa reforma particular.

Prefeitura "corta" Balbinotti de fotos de inauguração
No começo de sua administração Silvio II garantiu numa entrevista que: trataria de forma igualitária todos os políticos da cidade, inclusive os da oposição, dando, na prefeitura, o mesmo espaço aos que ajudarem a cidade; e que trataria da mesma forma igualitária toda a imprensa, inclusive seus críticos, porque era cristão. Quanto à imprensa, posso garantir que ele privilegia alguns, com dinheiro público. Sobre os deputados, basta ver dois exemplos no site da prefeitura: 1) o grande destaque que deu ao seu irmão e à sua cunhada quando estes foram visitar a Apae, recentemente (foram três fotos e release da Assessoria de Imprensa); 2) e o que ele fez com o deputado Balbinotti, responsável pelos R$ 236.371.00 empregados na quadra coberta do Conjunto Santa Felicidade, o mais pobre da cidade (a obra, reconheça-se, tem um grande alcance social).
Neste último caso, o que a administração Silvio II fez beira o ridículo: foram disponibilizadas quatro fotos na galeria do site (confira no site, vá em "Imprensa" e em "Galeria de fotos", isso, claro, se o site estiver no ar), com a seguinte legenda: "Prefeito Silvio Barros e o deputado federal Odílio Balbinotti inauguram quadra coberta de escola". Um doce para quem descobrir onde está o deputado nas quatro fotos. Ele foi simplesmente "cortado".
Nisto, cresce o conceito do prefeito de Paiçandu, Moacyr José de Oliveira, que demitiu um médico que tirou radiografia de um cachorro em equipamento municipal. Ele afastou o médico em sinal de respeito à população. O que a administração de Silvio II fez com Balbinotti não foi apenas uma desconsideração ao parlamentar, mas um desrespeito à população.

SANFONEIRO
José Ferreira Leite, o Edu, parece ter encontrado sua vocação. Agora falta escolher a zona
da cidade onde irá executar o instrumento musical.

Continue lendo

Quem manda na administração municipal?

A matéria de Andye Iore na Gazeta do Povo de hoje ocupa quase meia página e traz uma foto em cores do trator do extinto Saop trabalhando na reforma do Residencial Villa Bella, na avenida Gurucaia. A obra vai custar R$ 77 mil e o síndico, Reginaldo Alves, não quis dar detalhes sobre a firma contratada, a Antipó. Só diz que seu dono é um tal de Paulo.
Interessante que hoje de manhã, quando se esperava alguma providência por parte da administração municipal, mais um equipamento do Saop apareceu por lá, uma escavadeira. Alertado por telefone, o secretário de Serviços Públicos, Diniz Afonso, que ontem disse não saber do caso, determinou o fim da brincadeira. Agora há pouco não havia nenhum dos dois equipamentos públicos por lá.
Por que não tomaram providências, já que a denúncia está no Hoje e na Gazeta? Na minha modesta opinião, porque hoje é sábado - e nenhum assessor tem coragem de incomodar Silvio II num sábado.

Continue lendo

"Vítimas de chantagem"

Trecho da reportagem principal da Veja sobre o ministro Palocci e a famosa "casa de Ribeirão Preto":

Depois que a casa foi desativada, Palocci e seus ex-assessores passaram a ser vítimas de chantagem. Pessoas que conheciam a rotina do grupo em Brasília começaram a pedir dinheiro e favores em troca do silêncio. O ministro pagou 100 000 reais aos chantagistas no ano passado para evitar que seu nome fosse envolvido no escândalo. "Tive a informação de que foram pagos 100 000 reais a um advogado de São Paulo. Ouvi isso de pessoas muito próximas ao ministro. Não sei maiores detalhes, mas não tenho dúvida de que a história é verdadeira, até porque eu também fui chantageado." Esses 100 000 reais podem ser o prêmio que a agenciadora de recepcionistas Jeany Mary Corner diz ter recebido da turma de Ribeirão Preto para ficar quieta, segundo revelou VEJA há duas semanas. A CPI dos Bingos quer convocar Buratti para prestar um novo depoimento.

Continue lendo

Gazeta do Povo destaca uso de trator do Saop

O jornal Gazeta do Povo publica na edição de hoje ampla reportagem sobre mais um caso de uso de equipamento público da administração Silvio II em propriedade particular. Desta vez foi num condomínio, onde funcionários e equipamentos foram utilizados para execução de asfalto.
Os casos anteriores desta administração foram o uso de máquinas e servidores municipais para a demolição e limpeza de um terreno do ex-deputado estadual Divanir Braz Palma (PFL), na avenida Colombo, e para abertura de ruas e construção de estacionamento no interior do Cesumar. A legislação municipal não prevê este tipo de ajuda, que também é proibido por lei federal.

Continue lendo

"Morrem seis mães em Maringá"

O Setorial de Mulheres do PT distribui panfletos ontem à noite, na abertura da Conferência Municipal da Mulher. Claro, houve quem não gostasse. Esta é a íntegra do documento:

A Administração do prefeito Silvio Barros II prestou contas na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizado no dia 21 de março deste ano, informando que 6 mulheres morreram em Maringá no ano passado (2005), a maioria logo após dar a luz. Dessas mulheres, 5 foram atendidas na Saúde Pública.
Ocorre que na administração petista, implantou-se o parto humanizado, melhorando as condições de atendimento e dando total acompanhamento desde o início da gravidez, sendo que, em 2003 e 2004, foi registrada 1 morte materna por ano. Se compararmos este ano com os anos anteriores, de 2003 e 2004, percebemos que houve um aumento de 600%.
Isso mostra a falta de respeito que a administração Barros II tem para com a cidadã e cidadão maringaenses, usuários da saúde pública. O resultado é que a família ficou sem sua mãe e esposa, e sofre pela falta dessa pessoa querida, essencial à vida, ao afeto, à educação e formação do indivíduo. Imagine o que será desses filhos sem a mãe?
De quem é a responsabilidade?
Nada justifica esse espantoso aumento, de 1 para 6 mortes maternas ao ano em nossa cidade.
Algumas entidades, presentes nessa reunião do Conselho Municipal de Saúde, atribuíram esse fato gravíssimo ao desmonte da saúde pública em Maringá nessa gestão Barros II, especialmente ao descaso com o Programa Saúde da Família (PSF), que foi sendo desmantelado aos poucos por essa administração. Isso contribuiu para o aumento dos problemas de saúde da mulher, pois, na maioria das vezes, é para esta equipe de profissionais que elas confidenciam coisas que escondem até da família.
É preciso que a população fique atenta e se organize para que as coisas não piorem ainda mais. Acompanhe e faça valer os seus direitos.
Não deixe que privatizem, terceirizem ou façam qualquer coisa parecida com a saúde pública de Maringá.
Pensemos... Se hoje falta remédio, médicos, seringas e até papel higiênico, não será entregando o que é nosso através de parceria com a iniciativa privada que as coisas ficarão melhores.
Cuidado com a propaganda enganosa do prefeito Silvio Barros II, informando que resolveu ou resolverá os problemas da saúde pública de Maringá, que ele mesmo criou.

Carta aberta do Setorial de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) à população de Maringá.

Continue lendo

LIsta de Furnas era fraude, diz revista

Em fevereiro, um documento de cinco páginas ganhou as manchetes de jornais e ajudou a tumultuar ainda mais o conturbado cenário político. Tratava-se da "lista de Furnas", um conjunto de papéis que elencava supostas doações irregulares de campanha, no valor de 40 milhões de reais, a 156 políticos de doze partidos – a maior parte de oposição ao governo Lula. O documento trazia a assinatura de Dimas Toledo, ex-diretor da estatal, e foi saudado pelos mensaleiros petistas como a prova de que PSDB e PFL também tinham o seu caixa dois – nenhum parlamentar do PT era citado. Os papéis foram fornecidos à Polícia Federal pelo lobista Nilton Monteiro, de Minas Gerais. Monteiro nunca apresentou os originais da tal lista, apenas cópias autenticadas. Por essa razão, o documento sempre foi visto com desconfiança. Agora, sabe-se que não passava de falsificação grosseira. Uma série de laudos realizados pela PF e por peritos contratados atestou a fraude.
A lista trazia que José Borba (PMDB) havia levado R$ 150 mil e Ricardo Barros (PP), R$ 75 mil, para as campanhas de reeleição.
Leia mais (para assinantes).

Continue lendo

Marcelo Netto, Marcelo Netto

Artigo de Diogo Mainardi (que tem parentes em Maringá) na Veja (para assinantes) desta semana:

Quem difundiu o extrato bancário do caseiro foi o assessor de imprensa de Palocci, Marcelo Netto. Desde a semana passada, todos os jornalistas sabiam disso. Marcelo Netto é jornalista. E jornalistas
não denunciam jornalistas"

Marcelo Netto. O nome dele é Marcelo Netto. Repetindo: Marcelo Netto, Marcelo Netto, Marcelo Netto, Marcelo Netto.

Os jornais passaram a semana inteira tentando descobrir quem violou o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Está certo. Precisamos de uma resposta urgente. Os mandantes do crime – todos eles – devem ser exemplarmente punidos. Com demissão. Com cadeia. Com tomatadas e ovadas no cocuruto. É uma questão fundamental para o país. Pena que eu não seja a pessoa mais indicada para tratar de questões fundamentais. Pelo contrário. Meu negócio são as questões menores. E, no caso, há uma questão menor que, por dias e dias, os jornais preferiram escamotear: o nome de quem passou à imprensa o extrato bancário do caseiro. Em todas as reportagens publicadas ao longo da semana, sua identidade foi cuidadosamente resguardada pelos jornalistas, sempre com a mesma fórmula. "Quem deu publicidade aos dados bancários do caseiro foi um assessor de Palocci." Ou: "Na quinta-feira, os dados teriam sido encaminhados a um assessor especial do ministro". Ou: "Na sexta-feira, um assessor do Ministério da Fazenda já difundia a suspeita de que o caseiro poderia ter recebido dinheiro para acusar Palocci". Ou: "Naquela mesma noite, cópias do extrato do caseiro circularam junto aos assessores do ministro". Ou: "Uma fonte mantida no anonimato passou a dois jornalistas de Época o extrato de sua conta bancária".
Quem difundiu o extrato bancário do caseiro foi o assessor de imprensa de Palocci, Marcelo Netto. Desde a semana passada, todos os jornalistas sabiam disso. Mas nenhum se animou a denunciá-lo. Marcelo Netto é jornalista. E jornalistas não denunciam jornalistas. Exatamente da mesma maneira que deputados não cassam deputados. O escandaloso acobertamento do nome de Marcelo Netto, porém, foi muito mais do que um simples ato de canalhice ou de coleguismo – foi prejudicial ao próprio trabalho da imprensa. Marcelo Netto tem de ser investigado a fundo. Ele pode explicar a origem dos dados sigilosos sobre o caseiro. Ele pode explicar quando Lula foi informado sobre o caso, se antes ou depois de ser veiculado pela imprensa. Ele pode explicar, por fim, o caminho que o extrato bancário tomou a partir do momento em que foi parar em suas mãos. Um dos filhos de Marcelo Netto, Matheus Leitão, é repórter da Época. O chefe da sucursal da revista em Brasília, Gustavo Krieger, mandou-o correr atrás do material sobre o caseiro. Ele correu. E a Época o publicou. O episódio é ilustrativo dos esquemas de aliciamento, apadrinhamento e cumplicidade do petismo. Um protege o outro. Um defende o outro. Um conluia com o outro. Um contrabandeia mercadoria ilícita para o outro. Toda essa história surgiu porque o caseiro Francenildo Costa não sabia quem era seu pai. O jornalista Matheus Leitão sabe perfeitamente quem é o seu. É Marcelo Netto. Repetindo: Marcelo Netto, Marcelo Netto, Marcelo Netto, Marcelo Netto.

Continue lendo

Manchetes do dia

Jornal do Povo - Sacrifício de animais deve terminar amanhã
O Diário - Sem receber, Capsema estuda aumentar contribuição

Continue lendo

24.3.06

Mosaico (sábado)

LEI? ORA, A LEI...
Entre os dois flagrantes há uma distância de exatos 11 meses. O de cima, feito ontem de manhã, mostra equipamentos e funcionários do extinto Saop (agora Secretaria de Serviços Públicos) fazendo o asfalto no Residencial Villa Bella, na avenida Gurucaia. É completamente ilegal, a administração pública não pode fazer este tipo de serviço para terceiros. O debaixo mostra equipamentos e funcionários do mesmo Saop, em abril de 2005, demolindo um prédio e limpando o terreno de um ex-deputado estadual, apoiador de Silvio II. A irregularidade existe nas duas situações, mas há uma diferença básica. Ano passado, quando Silvio II colocou bens públicos a serviço da iniciativa privada que lhe ajudou na eleição alguém teve o cuidado de retirar o adesivo com a inscrição "Saop" da máquina; neste ano acabou-se a vergonha, nem este cuidado marginal tiveram: o adesivo permaneceu à mostra.
Beneficiado
A decisão do STF, que declarou inconstitucional a norma que vedava a progressão de regime para os chamados crimes hediondos, beneficia o primeiro detento da Penitenciária Estadual de Maringá.
O alvará de soltura a Neil Batista de Oliveira foi concedido ontem pela Vara de Execuções Penais.

Na fila
Um dos próximos a serem beneficiados com a decisão do STF é o ex-garçom Jamir Valentin Vieira, 31, condenado a 29 anos de reclusão por ter matado e queimado o menor Cleudisson Bernardi, 14, numa churrascaria no Posto Querência, em Sarandi, em junho de 1996.

Nebulosidade
As tais academias ao ar livre podem ser a bola da vez.
Há informações desencontradas sobre elas.

Cobrança
Está marcado para as 12h30 de hoje um protesto no Jardim das Torres pedindo o cumprimento de promessa de asfalto de SM Silvio II, feita em época de campanha.
O protesto foi convocado por outdoor por ex-eleitores do prefeito. Se arrependimento matasse, parte da turma estaria defunta.

Ausência
Circula neste final de semana publicação mostrando o que municípios da região vêm realizando na área de ação social.
Tem uma cidade que não aparece: Maringá. De certo não tem o que mostrar.

Continua
Uma das poucas boas notícias da semana foi que o Movimento Vez e Voz da Mulher vai continuar.
Havia uma ameaça, motivada pela falta de memória da administração municipal, em recente evento de inauguração da casa abrigo para mulheres vítimas de violência. Até uma assembléia para dissolver o MVVM foi convocada. O pessoal decidiu resistir e a ex-primeira-dama Lia Sambatti permanece na presidência da entidade.

Compreensível
Desde setembro último não há ação preventiva contra a dengue em Maringá. Não se espante se o a situação piorar.

ARNS EM MARINGÁ
O senador Flávio Arns, virtual candidato a governador pelo PT, estará hoje em Maringá no jantar de comemoração ao aniversário do partido, aqui presidido por Rubem Mariano. Ele estará na sede do diretório do PT, no Edifício Três Marias, às 16h, quando concederá coletiva à imprensa.

Continue lendo

Não vai passar em branco

A exposição do deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB) na mídia paranaense nas últimas semanas - ora por conta de abrir mão do salário extra como parlamentar, junto com outras dezenas de deputados, ora por ter o nome cogitado para a vice de Requião - mexe com alguns de seus adversários.
Tem um, de forma especial, que dorme mordendo a fronha cada vez que Balbinotti consegue um pouco dos refletores. Este, de vez em quando, costumava usar terceiros para aprontar para cima de Balbinotti, que não sei por quê, ele considera seu grande adversário.
Essa exposição na mídia não passará em branco. Especialmente porque estamos em ano de eleição, tem gente que eleitoralmente não está bem das pernas e, principalmente, porque tem homem que tem ciúme de homem.

Continue lendo

A dança da deputada

Para quem não assistiu a dança da deputada: aqui.

Continue lendo

Nepotismo: PPS divulga nota sobre ato de Requião

Nota divulgada agora à tarde pelo diretório estadual do PPS:

Ao longo das últimas três décadas, as vítimas políticas de Roberto Requião (PMDB), têm justificado os atos truculentos do governador como resultado da falta de “equilíbrio mental”, o que lhe rendeu alguns apelidos poucos civilizados e preconceituosos.
Por incrível que pareça, isso não irrita Requião! Não porque ache agradável ser considerado um “louco”, mas porque se esconde atrás desse clichê para praticar atos que deveriam receber punição exemplar.
Para ficar com um ato que o Paraná inteiro conhece, se registre aqui apenas o caso das eleições de 1990. Houve um crime eleitoral que deixou feridas incuráveis em diversas famílias, mas que até hoje continua impune.
Agora, no caso do seu próprio nepotismo, Roberto Requião, deixa mais uma vez extravasar seu caráter duvidoso de maneira prepotente, arrogante e sem nenhum respeito ao povo do Paraná e suas instituições.
Depois de ser questionado pelo PPS pela acomodação de parentes em seu governo, que vai desde a mulher até sobrinhos, Requião resolve enviar à Assembléia Legislativa proposta de emenda na Constituição do Estado, supostamente com o intuito de eliminar o seu próprio nepotismo.
O PPS não está surpreso com a atitude do governador e tão pouco acreditando na boa intenção de sua proposta. Tanto que o partido vai recorrer da decisão do procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo, que arquivou a representação do PPS contra o Requião, contrariando a própria Constituição Federal que impede o nepotismo.
O PPS apóia as iniciativas de zelo com os bens públicos, venham elas de onde vierem. Mas a intenção do governador Roberto Requião não é essa.
A iniciativa do governador não tem também, nada a ver com sua imagem de praticante de “loucuras”, “atos impensados” ou de “piadista sem graça para assessores (muitos parentes) rirem”.
É por isso que o PPS quer fazer um alerta à população do Paraná.
O ato do governador, bem mais do que desviar a atenção do estrago que o seu próprio nepotismo faz em sua imagem, tem objetivos bem menos nobres.
Ao aprovar uma emenda na Constituição do Estado, Requião poderá garantir que o dinheiro recebido ilegalmente até agora por seus parentes (ninguém sabe quanto) não seja devolvido, como deve ser o correto e, com certeza, motivo de ação futura do PPS.
Isso é “loucura”? Não! Isso é um ato premeditado de alguém que sabe que comete uma irregularidade (o nepotismo) e tem consciência de que um dia ou outro vai se encontrar com a espada fria da lei apontada para seu próprio peito.
Aliás, como já acontecera com muitos outros políticos brasileiros, entre eles, o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta e seu mestre, Paulo Maluf.
Se a proposta fosse bem intencionada como quer aparentar o governador ao virar a espada contra seu próprio peito ou se Requião tivesse realmente “momentos de loucura”, como sugerem algumas de suas vítimas, poderia ter deixado de nomear seus parentes no início do governo.
E, mesmo que os tivesse acomodado no governo por um “lapso de memória”, teve mais de três anos para mudar de idéia e demiti-los, já que fora alertado diversas vezes pela imprensa, pela oposição e por setores dos servidores públicos, que se sentiram injustiçados em receber misérias, enquanto a família do governador ganhava bons salários.
Mais recentemente, Requião fora alertado também pela representação do PPS, que pedia a demissão da legião familiar no governo, com base na Constituição Federal, a lei máxima que exige impessoalidade, legalidade e moralidade dos ocupantes de cargos públicos. Requião nada fez, numa demonstração de que não rasga dinheiro, principalmente de sua família.
Agora, quando toma a iniciativa de apresentar a lei que extingue seu próprio nepotismo, Requião mostra mais uma vez que não tem momentos de “loucuras”, como sugerem suas vítimas. Revela seu caráter duvidoso. Seu desprezo pela causa pública. Seu apego ao poder. E sua antipatia por tudo que possa ser transparente (o caso da TV Educativa é uma pequena mostra desse lado absolutista de Requião).
Perdeu a chance de se redimir!
Em vez de uma emenda na Constituição do Estado que não terá nenhum valor porque o assunto já está na Constituição Federal, bastaria uma edição especial do Diário Oficial com a relação de parentes e sua exoneração dos cargos.
Depois de um pedido público de desculpas ao povo do Paraná, as vítimas do governador poderiam então continuar a pensar que suas atitudes impensadas são o resultado de “momentâneos distúrbios mentais”.

PPS – Partido Popular Socialista
Diretório do Paraná

Continue lendo

A fase é melancólica

Já foi bom ser vereador em Maringá.

  • No dia do lançamento do Plano de Águas, quarta-feira, o repórter Marrom disse na Cultura AM que somente dois vereadores estavam presentes (John e Márcia Socreppa), e que mesmo assim ficaram pouco tempo. Marrom notou que os vereadores estão deixando de ir a cerimônias públicas, por que estariam envergonhados com o que vem acontecendo na câmara de Maringá.
  • Na semana passada um grupo de argentinos veio passear na cidade; eles foram recepcionados na Acim. Na hora de compor a mesa, apesar da presença de três vereadores, nenhum deles foi chamado. Todos ficaram revoltados, em especial Edith Dias (PP). Da mesa fez parte vereador argentino, mas não vereador da cidade.
  • Finalmente, hoje pela manhã, no lançamento do Civitas 2006, para a composição da mesa não chamaram nenhum vereador. Chamaram a representante da secretária de Educação, mas não chamaram nenhum dos vereadores que estavam presentes.

Continue lendo

Maringaenses em curso sobre preconceito

Maringá entre os seis municípios brasileiros cujos professores do ensino fundamental de escolas públicas participarão do curso "Gênero e Diversidade na Escola". Promovido pelo governo federal, Conselho Britânico e o Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos, o curso vai capacitar educadores para lidar com atitudes preconceituosas em sala de aula.
"Se queremos formar cidadãos mais conscientes, devemos começar obrigatoriamente pela educação, pois é ela o pilar de qualquer sociedade", lembra a diretora da subsecretaria de programas e ações temáticas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Maria Elizabete Pereira.
Leia mais.

Continue lendo

Sobre sites de notícias de Maringá

Do pessoal atento do Realidade & Cia:

Já está no ar mais um site de informações maringaense. Trata-se do Ingá News. Hoje (23) o site estava apenas com uma matéria, mas acredito que em breve ocorra um lançamento oficial do site. O visual da página é interessante, o nome Ingá está lá, mas quando vemos comerciais parece mesmo um site de Curitiba, pois ainda não possui propagandas da cidade.
Tenho boas recordações do Maringá News, que, inicialmente, era mais rápido que muitas rádios da cidade. O site trazia notícias de diversos assuntos, mas atualmente não está tão bom assim.
Vamos torcer para que o Ingá não se torne um Glup da vida, que além de reproduzir praticamente o boletim de polícia na integra é usado como para resolver problemas particulares do dono.

Continue lendo

Roberto canta em festa de médico paulista

A revista Contigo! destaca que o cantor Roberto Carlos, 64 anos, esteve em São Paulo no domingo passado como convidado do médico Roger Abdelmassih, 62, que comemorou o nascimento do bebê de número 5.000 concebido por fertilização in vitro em uma festa para cerca de 2 mil pessoas - quase mil crianças - em sua clínica, no Jardim Paulista, zona sul de São Paulo. Roberto Carlos chegou a cantar duas músicas.
Entre os presentes à festa estavam o cantor Moacyr Franco, 69, com a mulher, a maringaense Daniela, 30, e os filhos, João Vitor, 11, e os gêmeos, Ana Helena e Domenico, 3; Tom Cavalcante, 44, com a mulher, Patrícia, 30, e a filha, Maria Antonia, 6; Luiza Tomé, 44, com o marido, Adriano, 40, e os gêmeos, Adriana e Luigi, 2; e César Filho, 40, com a mulher Elaine, 25, e os filhos, Luma, 5, e Luigi, 2. Os bebês nascidos com a ajuda do dr. Roger foram homenageados com uma revoada de 5 mil balões coloridos e uma bênção ecumênica. De Maringá esteve o casal Franklin Silva-Patrícia, com o filho Enzo.
Leia mais.

Continue lendo

Para Rubem Mariano, corte de servidores é golpe na democracia

A aprovação em regime de urgência de projeto de lei do prefeito Silvio II, reduzindo o número de servidores públicos cedidos ao Sismmar, de quatro para um, fez o presidente do PT, Rubem Mariano, que estava presente à votação, se manifestar indignado. segundo ele, esta é uma prova de que em Maringá está havendo um retrocesso na democracia.
“Em Maringá a comunidade não escolhe mais o diretor da escola, como escolhe o prefeito, nas eleições, mas o prefeito que foi escolhido pela comunidade, não quer conceder o direito aos pais de escolherem a pessoa do diretor que cuidará do seu próprio filho, mas quer decidir sozinho e, agora, Silvio Barros II dá mais um prova de ser um antidemocrata. Ele tenta tirar a condição dos servidores se organizarem enquanto categória. É um golpe na democracia, pois não contribui para o processo de transparência e de democratização da sociedade”, afirmou.

Continue lendo

Preso matador de Ciro Frare

Agentes da Promotoria de Investigações Criminais prenderam na tarde de ontem o comerciante Ibrain José Barbino, 56 anos, assassino confesso de Ciro Frare, dono de uma rede de concessionárias em Maringá, Curitiba e Londrina e considerado um dos empresários mais bem sucedidos do Paraná. Frare foi morto em 24 de junho de 2004, com cinco tiros, dentro da sala da direção da Concessionária Cipasa, no centro de Londrina. Ele era dono da Zacarias, revenda GM, em Maringá.
Leia mais.

Continue lendo

Na contramão

Do Jornal do Estado:

Saia justa
O projeto antinepotismo enviado pelo governador Requião à Assembléia Legislativa pegou o procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo, com a caneta na mão.

Inócuo
Ontem mesmo, ele havia mandado distribuir à imprensa, nota comunicando o arquivamento do processo contra a contratação de parentes na administração requianista.

Continue lendo

Mercadante deve substituir Palocci

Está no Cláudio Humberto:

O líder do Governo no Senado, Aloísio Mercadante (PT-SP), já aceitou ser o sucessor de Antonio Palocci no Ministério da Fazenda. Consultado, ele disse que topa largar a corrida pelo governo de Sâo Paulo e comandar a transição da economia até o final do primeiro governo de Lula. Se o presidente for reeleito, Mercadante terá o direito de decidir se continua na pasta ou se terá o endosso para outro projeto político. É evidente que Mercadante sonha em se manter como o czar da economia de um eventual segundo mandato lulista.

Continue lendo

JK no século XI

Aran pergunta: O que o grande estadista faria em 2006?

8h00 – JK materializa-se em 2006
8h30 – JK descobre a TV a cabo com mais de 100 canais
9h00 – JK zapeia, zapeia e não encontra nada que preste
10h00 – JK descobre o computador
13h00 – JK consegue finalmente ligar a coisa
13h05 – JK descobre a Internet
13h06 – JK descobre o chat pornô
15h00 – JK pára de teclar e vai ao banheiro
15h10 – JK sai do banheiro. Lanche.
15h20 – JK decide dar um passeio
16h00 – JK é perseguido por fã que pensa que ele é o José Wilker
16h01 – JK não entende que porra é um José Wilker
16h10 – JK é cercado por várias fãs do José Wilker
16h20 – JK se refugia das fãs enlouquecidas numa loja da Motorola
16h45 – JK descobre o telefone celular
16h46 – JK descobre o chat pornô
19h30 – JK pára de teclar e vai ao banheiro
19h40 – JK sai do banheiro. Jantar.
20h00 – JK vai pra casa.
22h00 – JK assiste Big Brother
22h10 – JK liga o computador
22h11 – JK entra no chat pornô

Continue lendo

A passista do agouro

Do Blog do Moreno:

-- Mano véio, aqui você só não vai ver é boi voar! -- foi o que ouvi no primeiro dia em queo cheguei ao Congresso, como repórter, em 1976, do então deputado paraibano Ernani Sátyro. Surdo, chamava todo mundo de “mano véio”.
E eu vi muita coisa.
Vi o Congresso ser fechado em 1977. Vi parlamentares arrancados da tribuna pelas cassações da ditadura. Entre eles, Alencar Furtado, aquele que disse que sua luta era para que não houvesse lares em prantos: “filhos órfãos de pais vivos, ou mortos, talvez, quem sabe; órfãos do talvez ou do quem sabe”; viúvas de maridos mortos ou vivos, quem sabe, talvez; viúvas do quem sabe ou do talvez”.
Vi Ulysses Guimarães dizer: “ Tenho ódio à ditadura; ódio e nojo”.
Vi Tancredo chorar por JK.
Vi mães, viúvas e órfãos com cartazes de seus mortos e exilados clamarem por anistia.
Vi o doido manso Teotônio Vilela se rebelar contra o regime.
Vi a eleição de Tancredo, vi a Constituinte.
Vi momentos de tristezas e alegrias.
Nas tristezas, ouvia o Hino Nacional cantado com vozes enlutadas, sempre seguido nessas horas do coro “ a luta continua”. A alegria ecoava em palmas e papel picados.
Mas nesta madrugada vi uma cena que nunca vou esquecer: a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) dançando, sambando como passista do agouro ao ver que o os votos apurados já davam pra salvar de cassação o deputado João Magno (PT-MG), um dos mensaleiros da Câmara.
Nem os canhões, fuzis e metralhadoras que tentaram desmoralizar pela força o Congresso superariam o escárnio da deputada. Longe do “Necrológio dos desiludidos do amor”, onde as amadas dançavam “ um samba bravo, violento, sobre as tumbas deles”, a dança da deputada é o mais imoral dos emblemas da degradação da política brasileira.
Talvez a perplexidade foi que impediu o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, de exigir o devido respeito da deputada em pleno velório da Casa.

Continue lendo

Terra roxa

De Mônica Bergamo, hoje na Folha de S. Paulo (para assinantes):

(Osmar) Serraglio, aliás, comemorava anteontem a decisão do STF de manter a verticalização nas eleições. Com isso, ele deve concorrer como candidato a vice na chapa de Roberto Requião, que será candidato à reeleição para o governo do Paraná. A verticalização dificulta coligações, o que deve obrigar Requião a escolher um vice do próprio PMDB - no caso, Serraglio.

Continue lendo

Civitas 2006

Focado num tema atual, o respeito e preservação do patrimônio público, que é um bem de toda a coletividade, o Civitas 2006 – Jogos da Cidadania, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira, durante café da manhã oferecido pelo Santa Rita Saúde. Em parceria com a prefeitura de Maringá e Paraná Esportes, o Civitas 2006 vai novamente reunir milhares de estudantes num mix de disputas esportivas e atividades culturais.

Continue lendo

Manchetes do dia

O Diário - Agressões na véspera da Conferência da Mulher
Jornal do Povo - Odílio recebe apoio para ser vice
Hoje - John quer processar presidente do Sismmar

Continue lendo

23.3.06

A coisa desanda

A maioria dos vereadores maringaenses decidiu não mexer no pacote de medidas feito por Silvio II visando destruir o Sismmar, sindicato dos servidores públicos municipais. O pessoal reclamou, colocou nariz de palhaço para protestar e teve que assistir o peemedebista João Alves Corrêa (PMDB), que pediu a retirada dos manifestantes das galerias. Detalhes devem estar nos jornais desta sexta-feira.
John, por sinal, anunciou que irá processar Ana Pagamunici, presidente do Sismmar. Ele recebeu um CD com uma gravação onde ela chama a câmara de Maringá de algo como "covil de cobras". Sei não, mas acho que John vai ter que processar metade da cidade.
Agora, curiosidade: quem gravou, clandestinamente, a fala de Ana (se a fala for verdadeira, claro) e teve o capricho de enviá-la ao Legislativo? Deve ser gente com tendência autoritária.

Continue lendo

O movimento continua

O Movimento Vez e Voz da Mulher não vai acabar. A decisão foi tomada na assembléia da última terça-feira. Um edital, publicado no Jornal do Povo, comunicava que a entidade iria se dissolver. Precursor de outras entidades que defendem as mulheres, o MVVM é mantido exclusivamente por sua integrantes, capitaneadas pela ex-primeira-dama Lia Sambatti.
Aliás, foi um fato desagradável que aconteceu com ela, ocorrido durante uma ceirmônia promovida na prefeitura de Maringá (aqui), que provocou a convocação para deliberação sobre o fim do movimento.

Continue lendo

Mosaico (sexta)

Narizes
Não é privilégio de servidores, não: estamos todos com nariz de palhaço.

Novidade
A provável aliança entre PPS e PDT pode mudar algumas coisas que estavam quase certas nas eleições estaduais.
Rubens Bueno e Osmar Dias podem concentrar a principal oposição a Requião.

Jantar
Acontece neste sábado o jantar em comemoração aos 26 anos do PT, no salão comunitário da Igreja Santo Antonio.
Os convites, colocados à venda com membros do partido, custam R$ 15,00.

Calendário
O Conselho Municipal do Meio Ambiente muda a data de suas reuniões, que são abertas ao público em geral.
A partir de abril passam a acontecer todas primeira quinta-feira do mês, no paço municipal.

Velozes
Os rachas de carros e motocicletas continuam nas proximidades da Associação dos Funcionários Públicos Municipais, na saída para Iguaraçu.

Saneamento
A Traço Construção e Saneamento Ltda, de Maringá, venceu concorrência internacional e vai executar a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água do município, num prazo de 270 dias.
O valor da obra é de R$ 885.456,91.

Contrato
A Monasa Engenharia Civil vai impermeabilizar a laje da sede da Justiça Federal em Maringá (R$ 30.397,80).

Contratos
• A prefeitura contratou junto à Hidroingá PoçosArtesianos a perfuração de dois poços tubulares profundos, com profundidade de 100 metros (podendo chegar a 200 metros, se necessário), sendo um no paço municipal e outro no Hospital Municipal, por R$ 29.912,00.
• Outro contrato é com a Amplitec Construções Civis, que realiza a execução de galerias de águas pluviais na avenida Franklin Roosevelt, entre as ruas Jaguaribe e Rio São Francisco, por R$ 121.001,61.
• A Just Construções e Empreendimentos vai concluir os três barracões industriais (no Parque Bandeirantes e no Requião) por R$ 287.890,00.

Nome de rua
Projeto do vereador Mário Verri (PT) dá o nome de Pioneiro Aéssio Gonçalves à rua 37222, do Loteamento Batel. Ele foi um dos primeiros servidores da prefeitura.
O homenageado é pai do advogado Marino Gonçalves, superintendente regional do Ibama e virtual candidato a deputado federal, dobrando com Ênio Verri.

Descanso
O prefeito de Ângulo, José Manoel Campos Silva, saiu de férias por 30 dias. Voltará ao cargo no final de abril.

Dengue
Há reclamações sobre o fim do fumacê contra o mosquito da dengue em Maringá.
A época do ano é crítica.

Nomeações
O Órgão Oficial do Município vem trazendo várias nomeações para cargos de confiança na prefeitura de Maringá, inclusive reconduzindo pessoas que trabalhavam até dezembro passado.
Entre os nomeados estão: Francisca Aparecida da Silva (CC7), assistente IV do Gabinete do Prefeito; Orlando Carlos Pereira Neto (CC6), assistente III do GP; Francisco Carlos Maravieski (CC3), assessor de Região do Espaço da Cidadania; Renato Marçal Ribeiro (CC3), gerente de Compras e Licitações da Secretaria da Administração; Divino Dandolini (CC4), assistente I do Gabinete do Vice-Prefeito; Luiz Carlos Ravali (CC5), assistente II do GP; Janeth Cândida Souza Alves dos Santos, mulher do ex-deputado Marquinhos Alves (CC2), diretora administrativa da Secretaria da Assistência Social e Cidadania; e Fabrícia Pagani (CC3), gerente de Cultura.
Na Procuradoria Geral foram nomeados Douglas Galvão Vilardo (CC3), Daniele Cristina Ubiali Bittencourt e Laércio Nora Ribeiro, todos CC3.

JEEP RAID RUAS DE MARINGÁ
Leitor está procurando participantes para o 1º Jeep Raid Ruas de Maringá, que seria uma disputa de resistência de veículos off-road de todas as categorias (moto, tração 4x4, caminhões, aviões e espaçonaves).
A largada será no Jardim Ouro Cola, passando pelo Jardim Olímpico e tentando atravessar Maringá pelas ruas asfaltadas até o Conjunto Requião e retornando até o Parque Itaipu. “Por motivo de segurança não teremos a categoria novatos”, avisa, e informando que os pilotos que disputaram o Rally Dakar se negaram a participar alegando que este é muito mais perigoso que o rally das areias. “No final faremos o plantio de várias árvores nas crateras mais críticas, para assim ajudar o meio-ambiente, provando que não adianta fazer asfalto ao redor de buracos”.

COMO É O NOME DELE?
Ex-deputado estadual e federal, Djalma de Almeida César, que tem parentes em Maringá, apareceu nas prévias do PMDB.

(*) O título desta nota justifica-se. O jingle de Djalma, exaustivamente executado por carros de som, era: "E como é o nome dele? Djalma de Almeida César".

Continue lendo

Requião amplia proibição ao nepotismo

O governador Roberto Requião encaminhou hoje à Assembléia Legislativa proposta de emenda constitucional que amplia a proibição da nomeação - em cargos comissionados no âmbito de qualquer dos poderes do Estado, dos municípios, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado - de cônjuges e parentes de até segundo grau de todas as autoridades investidas em cargos públicos. A mensagem encaminhada por Requião considera que a PEC 045/05, atualmente em tramitação na Assembléia, não inibe o que propõe combater. “A proposta de emenda, longe de ter algum conteúdo moralizador, dá ensejo, claramente, ao chamado nepotismo cruzado ou mediante reciprocidade, pois trata da questão apenas no âmbito de cada Poder ou de cada instituição”, afirma Requião na sua justificativa.
Leia aqui.

Continue lendo

Frangão envolve-se em briga

O deputado federal paranaense Hermes Parcianello (PMDB), o Frangão, envolveu-se hoje numa briga com um colega do mesmo partido, só que ligado a Anthony Garotinho. Houve sopapos e pontapés. Leia no Cláudio Humberto.

Continue lendo

A novela Frangobras e a reação de Edmar

Do site de Sid Sauer:

Presidente da Frangobras diz que se sente ‘inimigo’
O presidente da Frangobras, Edmar Arruda, fez um desabafo, ontem à noite, ao participar da reunião da Acicam. “Nós viemos para somar, mas dá a impressão que somos inimigos”, frisou. Ele reclamou de comentários sobre a paralisação das obras e disse que “pessoas maldosas” falam que ele só liderando o empreendimento porque será candidato a deputado. Edmar citou que uma pessoa de Campo Mourão enviou carta ao BNDES pedindo informações sobre o financiamento à Frangobras. “Não precisa mandar carta para o BNDES. Não temos nada a esconder. Liga pra mim”, disse, repassando o número do seu celular. O presidente da Frangobras falou que já tem problemas, como a gripe aviária, e que, por questão de mercado, se tiver que retardar as obras, vai retardar. “Não somos loucos de queimar dinheiro”. É, aí já seria a “Loucurabras”...

Ritmo mais lento
Edmar Arruda falou que as obras da Frangobras estão num ritmo mais lento do que ele gostaria e culpou a prefeitura por andar devagar com a terraplanagem. E isso na frente dos secretários Paulo Tanahaki e Tino Staniszewski. Em seguida, porém, amenizou. Disse que entende a situação da prefeitura e que estranha que quem não tem nada a ver com isso não entenda. Hummmmm...

Como presidiário
O presidente da Frangobras chegou a pedir desculpas por falar para quem não precisava ouvir, mas continuou soltando o verbo. Disse que fazem cobranças sobre as obras como se a Frangobras fosse uma empresa pública. “Temos que dar esclarecimentos como se fôssemos presidiários”, reclamou Edmar Arruda. “Mas nós somos empresários”. É, e se o povo quiser, a partir de janeiro, deputado...

Continue lendo

Frase

Do caseiro Francenildo dos Santos Costa, ao deixar agora há pouco a Polícia Federal:

- Eu peço aos que quebraram o meu sigilo bancário que quebrem meu sigilo eleitoral. Aí vão descobrir que votei no operário que está aí em cima.

Continue lendo

Extratos de contratos

Entre os mais recentes contratos assinados na gestão Silvio II e publicados no Órgão Oficial do Município estão:

  1. Com a Hidroingá PoçosArtesianos, para a perfuração de dois poços tubulares profundos, com profundidade de 100 metros (podendo chegar a 200 metros, se necessário), sendo um no paço municipal e outro no Hospital Municipal. Valor: R$ 29.912,00.
  2. Com a Cinesystem Cinematográfica Ltda, possibilitando a permissão de uso, a título gratuito, de dois projetores cinematográficos 35mm, Simplex XL, e um retificador de corrente Selenion, 66 amperes, por 12 meses, a partir de janeiro passado.

Continue lendo

Com problemas técnicos

O site da Prefeitura Municipal de Maringá não está acessível desde manhã.

Continue lendo

De cara nova

O Factorama retornou de cara nova. Faltam algumas coisinhas ainda, mas o Fabião está mexendo.

Continue lendo

Justiça Eleitoral manda retirar outdoors de pré-candidato

Calma, é em Macapá (Amapá), onde um secretário colocou seu rosto estampado em outdoors, a pretexto de comemorar seu aniversário. A Justiça Eleitoral entendeu que a prática constitui propaganda eleitoral irregular, com pena de multa aos responsáveis e beneficiários, promovendo-o e lançando-o, desde já, como pré-candidato a cargos eletivos, nas eleições gerais a serem realizadas no ano de 2006.
Basta dar uma circulada pela cidade para ver que há alguns outdoors que se encaixam no que diz a lei. Mas, afinal, estamos em Maringá...

Continue lendo

Doação de sangue

Está desde ontem no site do Tribunal de Justiça do Paraná:

Atenção doadores de sangue
Em face de cirurgia, o desembargador Antônio de Sá Ravagnani está necessitando de doadores de sangue. Local de doação: Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora das Graças.
Atenciosamente,
Tribunal de Justiça do Paraná

Ravagnani foi juiz em Maringá, foi meu professor na 5a série do 1o Grau (Colégio Santa Maria Goretti), pai do ex-secretário municipal Milton Ravagnani, venceu um câncer há alguns anos e recentemente passou a enfrentar problemas vasculares.

Continue lendo

Piadinha sobre nepotismo

Está aqui:

Seletivo
Brincadeira que rolou ontem na Assembléia sobre a PEC antinepotismo. A bancada governista vai propor uma emenda prevendo como exceção para a proibição de contratação de parentes nos órgãos públicos do Estado pessoas que tenham sobrenome começando com a letra “R” e terminando em “ão”.

Continue lendo

Prefeitura fotografa matagal e cobra roçada

Do Blog do Ronaldo Nezo:

Já tinham me falado, mas não tinha visto... Anteontem, tive oportunidade de presenciar funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (antigo Saop) observando uma propriedade cercada. Eles estavam verificando a altura do matagal e portavam um equipamento, acredito, parecia ser uma máquina fotográfica.
Como já postei aqui, o pessoal da prefeitura tem verificado que propriedades estão com mato alto só pra enviar as máquinas e cobrar caro depois. Concordo que o município tenha a necessidade de gerir esse assunto e cobrar da população que faça a parte dela. Acontece que a lei municipal que obriga o município a comunicar o proprietário que fará a roçada, caso o proprietário não a faça, não está sendo respeitada. O que está acontecendo é a verificação do matagal por parte dos servidores, o registro de imagens, a "invasão" da propriedade e posterior cobrança dos serviços prestados - uma "bela" solução para aumentar a arrecadação da prefeitura.

Continue lendo

As grandes ausências

Os jornais desta quinta falam no lançamento do Plano das Águas mas parecem omitir duas coisas, que podem parecer pequenas, mas que são grandes:

  1. O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Maringá, advogado Rogel Barbosa, não esteve presente ao evento.
  2. Outro que faltou é o Cariri, o engenheiro Carlos Augusto Campêlo Lopes, que é o gerente do Plano Municipal de Recursos Hídricos, o homem responsável pelo cumprimento do plano a ser analisado por câmara técnica específica do Condema.

Continue lendo

Sem condições

Do secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi (importado de Marialva), em O Diário desta quinta-feira: "Não temos condições de manter o Hospital Municipal do jeito que está”.
Sou capaz de jurar que isso o Silvio II não falou durante a campanha.

Continue lendo

Manchetes do dia

O Diário - Comissão vai avaliar terceirização do HM
Jornal do Povo - Cousteau destaca lançamento do PMRH
Hoje - Cousteau aponta Maringá como exemplo

Continue lendo

Servidores da Saúde ameaçam entrar em greve

A matéria é de Elaine Utsunomiya, n´O Diário (para assinantes) desta quinta:

Os servidores da Saúde ameaçam cruzar as mãos no próximo dia 4 se a prefeitura não encaminhar nenhuma proposta à pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) até sábado,25, quando a categoria vai confirmar ou não o indicativo de greve, em assembléia marcada para às 9 horas, na biblioteca municipal.
Entre os principais itens da pauta estão a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a regulamentação da jornada semanal de 30 horas e o reajuste salarial de 16,67% (válido também para todos os servidores da prefeitura), que corresponde ao índice de majoração do salário mínimo proposto pelo governo federal.
A paralisação das atividades deve afetar o atendimento na rede pública, tanto nas unidades básicas de saúde como no Hospital Municipal, onde tem de ser mantido os serviços de emergência, a exemplo do que ocorreu no dia 14 de dezembro, quando a categoria deflagrou a greve. Entretanto, o movimento paredista durou apenas um dia, em função de decisão judicial.
Ana Pagamunici, presidente do Sismmar, destaca que a ao contrário do que já foi noticiado anteriormente, a greve não foi considerada ilegal à época. “ O juiz baseou a decisão no fato de que não havia no estatuto do servidor municipal o direito de greve”, lembrou. “Nós recorremos ao TRT e o desembargador julgou a greve justa. Dessa vez, estamos amparados”, acrescentou.
Os servidores ainda pleiteiam o ‘fim das perseguições’. Ana relata que quatro servidores já formalizaram denúncia no Ministério Público. Eles teriam sofrido represálias depois de participar de atividades, como manifestações públicas contra a administração.
Mais recentemente, o projeto de lei encaminhado pela prefeitura que reduz de quatro para um o número de funcionários do município cedidos para o Sismmar caiu como um bomba e aumentou a animosidade dos sindicalistas.
“É uma medida autoritária para inviabilizar as atividades do sindicato”, comentou. A proposta será apreciada em segunda discussão, hoje, na Câmara. Diretores do Sismmar devem acompanhar a sessão.
A reportagem de O DIÁRIO tentou contatar por telefone o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, que estava em Brasília, mas ele não atendeu as ligações. Ninguém da prefeitura quis se manifestar sobre o assunto. (Elaine Utsunomiya)

Continue lendo

Fartura

De Aragão Filho, no Umuarama Ilustrado desta quinta:

A Câmara Municipal de Maringá é pródiga em escândalos.
Mas, para tentar melhorar a imagem do legislativo serão gastos R$ 550 mil com publicidade.
Não seria mais produtivo simplesmente os nobres vereadores trabalharem com a seriedade que a função requer?
Detalhe: Aragão é ex-vereador naquela cidade.

Continue lendo

Fechamento do Sismmar

Correspondência do Sismmar enviada a entidades maringaenses e que retrata bem o que vem acontecendo nesta cidade:

O prefeito Silvio mandou para Câmara Municipal, ontem às 15 hs, projeto de lei em regime de urgência determinando a diversos funcionários emprestados o retorno aos postos de trabalho.
Isto seria um ato administrativo, bastava somente que a chefia imediata comunicasse ao servidor a recondução para outro local de trabalho. Já que ele informa a necessidade do retorno dos servidores e indica que estes funcionários estão emprestados, trabalhando em ONGs e na Associação dos Funcionários Públicos Municipais.
Mas, de forma canhestra, colocou o retorno dos diretores afastados do Sismmar, o que é garantido por lei, está previsto no Estatuto do Servidor, e isso sim precisaria de aprovação pela Câmara, no caso de mudança.
O argumento é que o Sismmar tem como ser tocado por funcionários contratados pelo próprio sindicato.
Como tudo está num bolo só, os vereadores votaram ontem (21.3.06) a favor do prefeito, com excessão de três que votaram a favor dos servidores:
Humberto Henrique, Mario Verri e Valter Viana.
Estaremos encaminhando proposta de emenda para a votação que se dará na sessão de amanhã (23.3.06), tentando impedir que os 4 servidores liberados para trabalhar no sindicato continuem afastados (na verdade precisaríamos de 8 liberados, diante da demanda de serviços).
Lembramos que em Londrina o número de funcionários liberados para o sindicato são 9, para 7.000 servidores, enquanto aqui são 4 para 7.500.
Caso a emenda não seja aprovada será um golpe aos sindicatos de Maringá, dificilmente poderemos continuar lutando.
Solicitamos apoio e pedimos para que encaminhem quantas pessoas puderem para a Câmara amanhã.
Grato
Diretoria do Sismmar

Continue lendo

22.3.06

Mosaico (quinta)

Ampliando
A possibilidade de greve do funcionalismo, que seria restrito à área da saúde se a prefeitura não regulamentar a carga horária, tem grandes chances de envolver outros setores.

Quanto Costeau!
Jean-Michel Cousteau brigou na justiça com seu pai, Jacques-Yves Costeau, por causa da exploração comercial do nome da família.
Uma pessoa que briga com o pai por dinheiro, supõe-se, dificilmente viria de graça a Maringá, só pela amizade com Silvio II. Daí a pergunta: quanto Jean-Michel custou?

Nome
Chamar-se-á Residencial Adriano Valente o conjunto de casas populares a serem construídas no distrito de Iguatemi, em área superior a 62 mil m2.

Uma só tacada
Na contramão da promessa de valorizar o funcionalismo, a atual administração de uma só tacada criou mais 32 cargos de confiança.
O projeto é assinado pelo mesmo Silvio II que, candidato, criticava o "alto" número de CCs da gestão do PT.

Política
O projeto concede também FG (Função Gratificada) às supervisoras e orientadoras educacionais de centros e escolas.
O que significa que haverá maior número de pessoas vinculadas a interesses políticos, o contrário do que deveria ser uma proposta para a Educação.

Vídeo
A entrevista de Ênio Verri a Paulo Azevedo na TV Comunitária (canal 13 da tevê a cabo) será mostrada hoje às 20h30, amanhã às 19h e sábado às 10h30, além dos horários alternativos da emissora.

Panorama
Renato Adur e Odílio Balbinotti (que, como Osmar Serraglio, almejam a vice de Requião) conseguiram até abaixo-assinados com 18 e 25 assinaturas de prefeitos, respectivamente.
Entre os que assinam pró-Balbinotti está Nelson Tureck, de Campo Mourão, declaradamente anti-Rubens Bueno – o que pode ajudar o maringaense.

Concurso
André Antunes Neves, que estagiou na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Maringá de janeiro de 2003 a dezembro de 2004, passou no concurso para agente de fiscalização no Tribunal de Contas de São Paulo. Ele é formado em Direito pela UEM.

Caminhão
O PPS está cheio de pré-candidatos. O secretário Flávio Vicente, da Indústria, Comércio e Turismo, avisou que vai se desincompatibilizar para ser candidato a deputado federal.
Além dele o partido tem Reinaldo Moraes, Sidnei Teles e dr. Célio. Para estadual, são três: bispo Marciano, pastor Edmar e Basílio Zanusso.

É ruim, hein!
O lançamento do Plano de Águas começou com quase duas horas de atraso.
Como cobrar cidadania de crianças que ficam sob o sol por causa de políticos atrasados?

Só alegria
Não bastasse a presença dos casal de netinhos em Maringá, o promotor Cruz recebeu a notícia de que sua filha Janina Zawadzki da Cruz passou na primeira fase do Exame de Ordem. Como ele não gosta de coisa pela metade, ela que trate de estudar bastante e passar na segunda fase.

Questões
Primeiro a administração pegou os alunos e inventou os Anjos do Trânsito. Agora, eles viraram Embaixadores do Meio Ambiente.
Isso não é exploração de mão de obra infantil? Aliás, quando os adultos vão trabalhar?

Rodeio
A Companhia de Rodeio Paulo Emílio vai estar presente à Expoingá 2006. Vem a ser a companhia de Barretos (SP) que tem o famoso boi Bandido, da novela América, da Globo.

NÃO É O JOÃO
Moacyr José de Oliveira, prefeito de Paiçandu, ao lado de Nei Machado, irmão gêmeo de João Machado (Mercapeças), da provisória do PMDB de Maringá, nas prévias de domingo passado.

LEMBRAM?
Ex-prefeito de Londrina, o sumido Dalton Paranaguá reapareceu nas prévias do PMDB, com direito a pronunciamento.

EXPOINGÁ 2006
Scandura e Nasi, do Ira!, estarão na Expoingá 2006. Os outros shows: banda Calypso, Detonautas e Rio Negro e Solimões.

Continue lendo

O blog do Salsicha

O repórter de rádio e televisão Salsicha tem um blog desde o final de fevereiro. Como blogueiro, torço para que continue na lida da internet.
Não tenho nada contra ele (talvez, contra suas risadas na televisão), apesar de, como testemunha de seu patrão Pinga Fogo, ter dito uma inverdade no Juizado Especial, ano passado. Ele disse que uma vez dei uma notinha afirmando que ele era "repórter e comida de pobre".
Achei estranho, e fui conferir. Eu escrevi na coluna, na verdade, que Salsicha era "repórter e embutido", uma brincadeirinha que às vezes faço com pessoas que considero. Márcio Mello, por exemplo, eu chamava de "repórter e doce" (marshmellow); Aldi Mertz, de "vereador e automóvel"; Kunihiro Nita, de "vereador e farinha de trigo"; e por aí afora.
Seja bem-vindo, Salsicha!

Continue lendo

Serviço de utilidade pública

Prepare-se para o que promete ser o show de maior público da Expoingá deste ano! Vá entrando no ritmo! Aprenda esta letra 10!

Isso é Calypso

Banda Calypso

Composição: Chimbinha e Beto Caju

Chegou, virou, botou pressão
Balançou, balançou
Swing de tremer o chão,

Isso é Calypso
Vem sacudindo a multidão
Balançou, balançou
Cantando amor e paixão.

Vem na levada do estado do Pará
Vem nesse ritmo comigo.
Solte o seu corpo e deixe o sonho te levar
Você não vai querer parar.

Deixa a guitarra a swingar
Dirim, dirim, dirim, dom
E o som bater no coração
Dim, dim, dom
O toque é bom pra se dançar
Dirim, dirim, dirim, dom
E bata na palma da mão
Dim, dim, dom

Demorou, demorou
Vem dançar comigo amor
Demorou, demorou
Vem dançar Calypso
Demorou, demorou
Vem dançar comigo amor
Demorou, demorou
isso é Calypso

Vem na levada do estado do Pará
Vem nesse ritmo comigo
Solte o seu corpo e deixe o sonho te levar
Você não vai querer parar.

Deixa a guitarra swingar
Dirim, dirim, dirim, dom
E o som bater no coração
Dim, dim, dom
O toque é bom pra se dançar
Dirim, dirim, dirim, dom
E bata na palma da mão
Dim, dim, dom

Demorou, demorou
Vem dançar comigo amor
Demorou, demorou
Vem dançar Calypso
Demorou, demorou
Vem dançar comigo amor
Demorou, demorou
isso é Calypso!

Demorou, demorou...
Demorou, demorou...
Demorou, demorou...
Demorou, demorou...

Demorô, demorô,
Vem dançar comigo amor
Demorô, demorô,
Vem dançar calypso !!
Demorô, demorô,
Vem dançar comigo amor
Demorô, demorô,
isso é calypso!

Continue lendo

Cenas maringaenses

  • Um deficiente físico furtou uma cadeira de rodas, na Vila Operária.
  • No final de semana um Fusca envolveu-se em acidente com um motoqueiro, que foi levado ao hospital. Uma turma de motociclistas passou e furtou a moto.

Continue lendo

Liminar atende deficientes

Atendendo ação proposta pelo Ministério Público maringaense, através do promotor Ilecyr Heckert, a Justiça local sentenciou a favor do fim da carteira de identificação das pessoas portadoras de deficiência para uso livre do transporte coletivo urbano da cidade. Os deficientes poderão, de acordo com a sentença (da qual cabe recurso), utilizar gratuitamente o serviço sem que seja necessária a confecção de uma carteira de identidade própria junto à prefeitura ou à empresa concessionária.

Continue lendo

O que deve mudar nas campanhas eleitorais

As novas regras eleitorais, segundo Noblat, deverão ser essas:

* Proibidos showmícios.
* Proibidos o uso e a distribuição de camisetas, bonés, canetas, chaveiros e brindes.
* Proibida a propaganda de candidato ou partido em jornais e revistas.
* Uma comissão da Câmara terá até 10 de junho para fixar o limite de gastos de cada candidato. Se não o fizer, caberá a cada partido estipular o gasto (o texto original delegava tal tarefa à Justiça Eleitoral. Agora, se a comissão não limitar, a farra está liberada. Cada um gasta o que quiser).
* Proibida a divulgação de pesquisas 15 dias antes das eleições.
* Os candidatos não precisam divulgar os gastos pela internet durante a campanha. Somente 30 dias depois das eleições.
* A administração pública fica proibida de doar bens, valores ou benefícios em ano de eleições.
* Candidatos radialistas e apresentadores de televisão devem deixar suas funções na data da convenção do partido, em junho.

Continue lendo

Emenda de Humberto Henrique é derrubada

Emenda do vereador Humberto Henrique (PT) que ampliava benefícios para todos os servidores que integram o quadro de funcionários do Programa Saúde da Família foi rejeitada. Confira.

Continue lendo

Juiz manda notificar vereadora

Sobre a denúncia-crime do Ministério Público de Maringá, apresentada na sexta-feira passada contra a vereadora Edith Dias (PP), acusada de se apropriar de parte do salário de sua ex-assessora Rosimeri Aparecida Jovedi: a vereadora terá 15 dias para apresentar sua defesa ao juiz Givanildo Nogueira Constantinov, da 4a Vara Criminal. Na última segunda-feira ele mandou notificá-la.

Continue lendo

Ainda a questão da vice

De Roseli Abrão, do Hora H, de Curitiba:

Lista de...
Se o deputado Osmar Serraglio quer mesmo ser o candidato a vice do governador Roberto Requião terá que se agilizar.
É que os dois outros pretendentes – o ex-secretário Renato Adur, e o deputado federal Odílio Balbinoti – já têm listas de apoios.
Adur tem já a adesão de 18 prefeitos da região dos Campos Gerais, e Balbinoti conta com o apoio de 25 prefeitos da região de Campo Mourão.

... apoios
Quem não gostou de saber das listas foi o presidente do PMDB paranaense, deputado Dobrandino Gustavo da Silva, que disse que não irá recebê-las.
Até porque este não é o momento de se discutir quem será vice na chapa de Requião.
- Temos que esperar a definição sobre a verticalização e a escolha do vice só se dará na véspera das convenções, ponderou.
Em todo caso, Dobrandino disse que se há “tanta gente querendo ser vice de Requião é sinal que sua reeleição é mais que viável”.

Continue lendo

Exemplo

O lançamento do Plano de Águas, hoje de manhã no antigo Buracão da Morangueira, teve um atraso de duas horas. As crianças da rede municipal de ensino chegaram no horário. Quem se atrasou foi o prefeito e equipe.
Bom exemplo para quem fala tanto em cidadania. Os jovens já sabem, pelo menos, quem não devem imitar.

Continue lendo

Desvalorizando o funcionalismo

Teve gente que acreditou nas promessas de Silvio II. Entre elas, vários funcionários públicos. A eles o menu eleitoral ofereceu desde livre arbítrio para escolher o banco para receber o salário (ha-ha!) até a quitação da trimestralidade negada pelo primeiro-irmão.
Ontem à tarde, sorrateiramente, a câmara de Maringá aprovou por 12 votos um projeto enviado pelo prefeito que, entre outras coisas, reduz o número de FG e FT (gratificações pagas a servidores de carreira por ocupação de cargo de chefia) e aumenta o número de CCs. Foram criados, de uma paulada só, 32 cargos de confiança - a maioria (27) CC6 e CC7, os chamados CCs de cabos eleitorais - são salários pagos a pessoas que trabalharam na época da campanha e muitas vezes nem precisam comparecer ao trabalho.
Na área do funcionalismo público, Silvio II está fazendo o contrário do que prometeu: está desvalorizando o servidor municipal ao criar cargos de confiança, ao divulgar que a maioria não gosta de trabalhar e que muitos são alcoólatras. A imagem do funcionário público municipal hoje, em Maringá, precisaria de muito Bombril para melhorar.

Continue lendo

Deficiente físico furta cadeira de rodas

Outra ocorrência que está no boletim da PM:

A Polícia Militar compareceu à Rua Santos Dumont, Vl Operária, onde constatou junto ao solicitante que um homem com deficiência nas pernas, chegou ao local, deixou sua cadeira de rodas usada e evadiu-se em uma cadeira de rodas de cor preta nova pertencente a clínica. A equipe efetuou diligências nas proximidades, sendo a vítima orientada a noticiar o fato na Delegacia de Polícia.

Continue lendo

Outra boa notícia

Além da proibição de pesquisas eleitorais 15 dias antes das eleição, uma outra decisão já foi aprovada (tem mais uma votação no Senado) em relação a campanhas eleitorais - e, se não entrar em vigor neste pleito, entra com certeza em 2008.
Trata-se da proibição total de outdoors.
Em Maringá, pelo menos uma empresa sempre sacaneou a Justiça Eleitoral. O juiz ia lá e sorteava, digamos, 10 pontos. O dono da empresa de outdoor fazia moral com os partidos aumentando, por conta própria, seu número de pontos - muitas vezes, dobrando o número legalmente permitido. Agora, acho, a farra acaba.

Continue lendo

Vamos aprender com Serra!

Sabe a compra das 17 cadeiras massageadoras por R$ 64 mil pela Câmara Municipal de Serra (ES), que o blog reproduziu da Folha de S. Paulo ontem? Pois diante da repercussão negativa o presidente da câmara tentou doar as cadeiras à prefietura, para que ela colocasse à disposição de algum centro de idosos.
O prefeito, Audifaz Barcelos (PDT), politicamente macho, recusou-se a receber a doação e sugeriu que a câmara reponha o dinheiro público gasto com tal absurdo.
Em Maringá, houve sugestão para que se dossem os laptopos de R$ 236 mil para a Biblioteca Pública Municipal Bento Munhoz da Rocha, mas nenhum vereador politicamente macho encampou a idéia. Silvio II, que adquiriu um laptop só pra ele por menos da metade do preço pago pelos vereadores, também não foi politicamente macho para, como seu colega de Serra, dizer que a aquisição foi um absurdo.

Continue lendo

Os aprovados no Exame de Ordem 2006

Saiu a lista dos aprovados na primeira fase do primeiro Exame de Ordem deste ano. Confira clicando aqui.
Entre os aprovados está a jovem Janina Zawadzki da Cruz, filha do promotor Cruz, que no último dia 7 colou grau, em Curitiba.

Continue lendo

Atendendo a pedidos

O blog capitulou: clique aqui e veja ela sem nenhuma roupa!

Continue lendo

Danuza Leão: PT merece um Oscar

Os políticos brasileiros atingiram o fundo do poço no quesito ética no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é da jornalista e escritora Danuza Leão. "Acompanho a vida política desde 1954 e não vi nada parecido com o que está acontecendo", disse na primeira sabatina Folha deste ano. O evento lotou o Teatro Folha, com 320 pessoas, entre as quais só havia cerca de 30 homens.
Ela ironizou os pronunciamentos dos petistas, sempre negando as acusações que são imputadas a eles. "Eu daria um Oscar para os dirigentes do PT, porque eles fingem muito bem, têm cara de santo. Eu me sinto uma débil mental por acreditar no que acreditei", contou, referindo-se às promessas segundo as quais o partido inaugurara uma nova fase em padrões éticos na política brasileira.
Confira na Folha (para assinantes)

Continue lendo

"Pura hipocrisia"

Comentário no post "Evento das águas":

Como essa administração tem coragem de promover um evento desses, ante todas as barbaridades que vem fazendo com relação ao meio ambiente, em especial nossas águas?
Será que se esqueceram o que estão querendo fazer com as nascentes do Tarumã ?
Esqueceram que não vem fiscalizando os fundos de vale e pior autorizando mais construções irregulares?
Esqueceram também que o município já foi condenado pela Justiça a acabar com o lixão, mas ficam inventando acordos estúpidos para postergarem um problema tão grave?
Esqueceram que o município está sendo executado judicialmente por que não cumpriu termos de compromisso de recuperação do meio ambiente assumidos na gestão anterior?
Um evento desses é nada mais, nada menos que pura hipocrisia.

Continue lendo

Vice de Requião: prefeitos pedem por Balbinotti

Domingo, nas prévias do PMDB: Balbinotti e Adur estavam lado a lado

Três nomes são considerados fortes para a vice-governança de Roberto Requião na disputa pela reeleição: o deputado federal Osmar Serraglio, que não está muito disposto a ir para a reeleição; o ex-secretário de Estado Renato Adur; e o deputado federal Odílio Balbinotti. Os dois últimos foram citados pelo presidente estadual do PMDB, Dobrandino Silva. A coisa está andando: 25 prefeitos da região de Campo Mourão já enviaram a Requião um documento apoiando o nome de Balbinotti. Há um comentário interessante a respeito hoje no Jornal do Estado, de Curitiba.

Continue lendo

O Factorama voltou!

O Factorama está de volta. Fábio Linjardi confirma que foi falta de espaço. Mas pede aos colaboradores: não postem por enquanto!

Continue lendo

Mais leilão de café

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento leiloa hoje 90 mil sacas de café pelo sistema eletrônico do Banco do Brasil.
O pregão será iniciado às 9 horas. Os preços de abertura foram fixados em R$ 155,00, R$ 160,00 e R$ 165,00 a saca, dependendo da qualidade do produto. Os estoques estão depositados nos armazéns de Jandaia do Sul (30 mil) e Maringá (60 mil). Aqui.

Continue lendo

Duas vezes

Maringá aparece duas vezes na coluna de Cláudio Humberto nesta quarta:

‘Ônus Vox’
Líder do U2, o irlandês Bono Vox está no centro; à direita na foto, o cabeleireiro da primeira-dama, Wanderley Nunes, de São Paulo. À esquerda, o neto do presidente Jânio Quadros, candidato deputado estadual. De camisa branca, o “patrocinador” do regabofe VIP, dia 19 de fevereiro, na Granja do Torto. Olhando a foto, e longe da residência oficial, o povão-contribuinte.

(Wanderley é nascido em Maringá)

Não falta mais nada
Lição do leitor Euclides Alves da Rocha Loures Neto, de Maringá (PR): “O mesmo Judiciário que, por disposição legal, determina que a testemunha diga a verdade, agora impõe que ela se cale, amordaçando-a.”

Continue lendo

Uma boa notícia

As próximas eleições terão uma novidade: as pesquisas eleitorais somente poderão ser publicadas até 15 dias antes do pleito. Considero um avanço, especialmente em cidades do interior como Maringá, onde as pesquisas são usadas como material de campanha.
É muito provável que, se a emenda do senador Jorge Bornhausen (PFL) estivesse vigorando em 2004, Silvio II não fosse prefeito da cidade. Para os esquecidos: exemplares de um jornal da cidade foram distribídos aos milhares na periferia com uma pesquisa inteiramente fria. Deu certo.

Continue lendo

Cerquem o bar, a carteira sumiu!

Está no boletim de ocorrências da Polícia Militar:

Às 2h49 a Polícia Militar compareceu à av. Cerro Azul, Zona 2, onde constatou junto ao solicitante que havia perdido sua carteira no interior do Aquaticus Bar, sendo encontrado por terceiros e constatado que havia sumido 01 cartão bancário e a quantia de R$ 70,00 em espécie. Diante dos fatos, a vítima foi orientada a noticiar o fato na 9ª SDP.

Continue lendo

Manchetes do dia

Hoje - Prefeitura quer reduzir licenças a sindicalistas
O Diário - A cidade discute seu futuro
Jornal do Povo - Assembléia aprova aumento para servidores do PR

Continue lendo

21.3.06

Lei que proíbe catracas eletrônicas é contestada

A Confederação Nacional do Transporte entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para contestar a Lei 14.970/05, do Paraná. A regra proíbe a instalação de catracas eletrônicas e outros mecanismos nos transportes coletivos do estado. O ministro Marco Aurélio é o relator da ação.
Leia mais.

Continue lendo

Ciranda

Os funcionários da UEM começam a receber os salários através da Caixa Econômica Federal.
Que vem a ser mesma de onde vazaram os dados da conta do Francenildo.
Que pena dos funcionários da UEM.

Continue lendo

Mosaico (quarta)

Palavrão
Chama-se publicização a denominação do novo sistema a ser adotado na saúde pública de Maringá – claro, se o Conselho Municipal da Saúde aprovar.
Esta é a idéia que mais faz a cabeça da administração: publicização é a transferência da gestão de serviços e atividades, não exclusivas do poder público, para o setor público não-estatal (as chamadas organizações sociais).

Desestatização
Traduzindo: tem a mesma essência da privatização, que é a falta de competência do poder público de gerir determinados serviços.
Neste caso, o Estado passa de executor de serviços de saúde para regulador, provedor ou promotor destes. Uma lei federal (9.637) regulamenta o tema, que promete.

Cara feia
Funcionários públicos estão na bronca com o trio Silvio II, Pupin e Buzato.
O primeiro por que teria espalhado que há muito alcoólatra na administração municipal; o segundo, por ter divulgado que o funcionalismo é preguiçoso e cada servidor fica doente 12 dias por ano; o terceiro, por não cumprir o que prometeu com o funcionalismo.

Data
Os brabos esperam a chegada do próximo dia 25, quando acontece assembléia dos servidores.
É lá que pretendem desancar sua insatisfação com as duas declarações.

Plano
Há quem enxergue lá na frente: ao passar à sociedade a imagem de que o servidor público municipal não gosta muito do trampo, a administração prepara terreno para uma eventual greve – possibilidade que se solidifica a cada dia.
Se acaso a greve acontecer, a população tenderá a ficar do lado do prefeito e contra os preguiçosos – é o que raciocinam áulicos de Silvio II.

Reforço
A Polícia Civil de Mandaguaçu recebeu do governo do Estado equipamentos que reforçarão a segurança pública.
Além de uma viatura 2006 Okm, chegaram bastões antitumulto, bastões detetores de metal, kit antidroga, munição antitumulto, móveis para cartório, algemas normais e algemas de perna.

Sem esmola
A prefeitura espalhou placas com a inscrição “Não dê esmola” em vários pontos da cidade.

Beneficente
Na próxima sexta-feira o Provopar promove jantar-leilão no Hípico, com convite a R$ 50,00.
A renda, revertida para a Casa de Emaús e Marev, sairá do leilão de vários brindes, entre eles uma jóia e hospedagem para casal em hotel de Foz do Iguaçu.

Crime ambiental
Um padre maringaense foi condenado pelo Juizado Especial Criminal.
Durante dois anos terá de se apresentar a cada 90 dias ao Juizado, não pode deixar a cidade e terá que recuperar uma área degradada atrás do Seminário Diocesano, além da averbação da área de preservação.

O retorno
Depois de alguns dias fora do ar (por excesso de coisa pendurada no provedor), o pessoal do site Factorama retorna à labuta.
Com direito a um novo design.

Mulher e trabalho
A juíza do Trabalho Dinaura Godinho Pimentel Gomes, de Londrina, vai abrir sexta-feira às 20h, no Auditório Hélio Moreira, a Conferência da Mulher de Maringá.
Autora do livro “Direito do Trabalho e Dignidade da Pessoa Humana” (2005), a doutora falará sobre “Mulher e trabalho”.

VIP 2
Do leitor: VIP também quer dizer Veio do Interior do Paraná.

Encrenca
O corte no passe do estudante atingiu pessoas com deficiência. Vai dar rolo.

R1 VEÍCULOS
Foi inaugurada na semana passada a R1 Veículos, na avenida Pedro Taques 2.115 (fone 3263-8487), de propriedade de Eliton Luiz (acima, à direita, ao lado de Luiz Carlos). Oferecendo juro diferenciado, lançou a promoção da primeira parcela para a Copa do Mundo 2006.

PRÉVIAS DO PMDB
O ex-deputado federal Léo de Almeida Neves, sumido há tempos, fez discurso nas prévias do PMDB, domingo passado. Ele é muito amigo de Rene Pereira da Costa, diretor do Fórum de Maringá.
Alguns sósias fizeram sucesso entre os maringaenses: o de Noboru Yamamoto (acima) e de Antero Rocha (abaixo) - este, na verdade, o ex-deputado estadual e ex-superintendente da Sudepe Otássio Pereira, que tinha programa semanal na TV Iguaçu.

Continue lendo

Não dê esmola

A Prefeitura Municipal de Maringá espalhou placas com os dizeres "Não dê esmola" em vários pontos da cidade.
Eu ia fazer uma brincadeira, sugerindo uma placa nas proximidades da Cerro Azul, mas desisti.

Continue lendo

Conselho de Saúde reúne-se hoje

Os membros do Conselho Municipal de Saúde de Maringá reúnem-se hoje, das 18h30 às 22h, nano paço municipal. O encontro deve tratar da implantação do posto de saúde público no Cesumar (é a Unidade Básica de Saúde Aclimação).
A pauta da reunião ordinária do CMS, presidido por Carlos Roberto Rodrigues, é esta:

Expediente Interno:
1. Informes Gerais: 1.1 Proesf. Portaria; 1.2 SAMU; 1.3 CCZ; 1.4 Resíduos de Serviço de Saúde; 1.5 Formação de Conselheiros; 1.6 1ª Exposaúde; 1.7 Projeto Cirurgias Eletivas;
2. Aprovação da Ata de 21/02/2006;
Ordem do Dia:
1. Relatório da VI Conferência Municipal de Saúde;
2. Relatório: Gestão/Diagnóstico;
3. Fluxo: Consultas/Exames Especializados;
4. Comissões: Avaliação/Assistência: 1.1 Projeto UBS Aclimação; 1.2 Projeto Promoção à Saúde; 1.3 Projeto CapsI; 1.4 Hospital Municipal – Paraná Cidade; 1.5 Equipo Odontológico;
5. Comissão s/ Projeto Hospital Municipal (Parcerias);
6. Remoção de Funcionários;
7. Assuntos Gerais;
OBS: Serão avaliados apenas as alterações no texto do Relatório e encaminhadas à Secretaria do Conselho Municipal de Saúde e/ou enviadas por e-mail ao cms@maringa.pr.gov.br

Continue lendo

CPI do Mensalinho vai ou não vai?

Comentou-se hoje pela manhã sobre a possibilidade de a vereadora Marly Martin (PFL) apresentar na sessão ordinária de hoje da Câmara Municipal de Maringá o pedido de criação de uma CPI do Mensalinho.
Seria interessante se o pedido fosse feito hoje. Não passaria. E cairia a máscara de alguns vereadores que deram entrevistas aos jornais dizendo que votariam a favor da CPI.

Continue lendo

Jean-Michel não é Jacques Cousteau

A exemplo de milhares de pessoas, minha infância e adolescência tiveram a profundeza dos documentários de Jacques Cousteau. Quando li que seu filho Jean-Michel viria a Maringá (chega agora às 15h), inevitavelmente, eles vieram-me à memória. Jacques Cousteau, no entanto, não é Jean-Michel. A mística de Jacques não cabe no filho.
Sou curioso, e não me baseei apenas na biografia que o site da Prefeitura Municipal de Maringá disponibilizou (aliás, retirada do site da ONG do oceanógrafo, a Ocean Futures Society, sem que o devido crédito fosse dado).
Descobri, navegando pela internet, que Philippe, o filho mais novo de Cousteau, era seu maior colaborador e, por causa da proximidade, era tido como o seu sucessor natural. A morte num hidroavião em 1979 impediu que trabalhassem juntos por mais tempo.
Jean-Michel não foi lá esses exemplos de bom relacionamento familiar. Por anos ele e o pai Jacques brigaram na justiça. Motivo: o filho montou um hotel luxuoso nas ilhas Fiji (a diária no resort não é pra qualquer um, o quarto mais caro tem diária de R$ 4.300,00, embora o local seja apontado como ecologicamente o mais correto do mundo) e usando o nome Costeau. O pai ficou revoltado com a exploração comercial de seu nome pelo filho, já que dedicou-se a vida toda a eventos onde o dinheiro não era a coisa mais importante (na década de 40 ele inventou o aqualung sem interesse comercial). A briga só terminou em 96, um ano antes da morte de Jacques Cousteau, aos 87 anos de idade. O pai conseguiu que o filho mudasse o nome do hotel para Jean-Michel Cousteau.
Este ano ele promoveu um grande cruzeiro pela América do Sul, e, claro, cobrando bem. O que achei legal (e isso talvez melhore a impressão que tive dele) é que foi Jean-Michel cuidou da Keiko, a baleia de Free Willy, e tratou de sua volta ao mar.
Acho que o atrito entre pai e filho permaneceu. Jean-Michel tem seu hotel e sua fundação e em ambos o site não há links para a fundação que leva o nome do pai (aqui) .

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima