25.3.06

"Morrem seis mães em Maringá"

O Setorial de Mulheres do PT distribui panfletos ontem à noite, na abertura da Conferência Municipal da Mulher. Claro, houve quem não gostasse. Esta é a íntegra do documento:

A Administração do prefeito Silvio Barros II prestou contas na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizado no dia 21 de março deste ano, informando que 6 mulheres morreram em Maringá no ano passado (2005), a maioria logo após dar a luz. Dessas mulheres, 5 foram atendidas na Saúde Pública.
Ocorre que na administração petista, implantou-se o parto humanizado, melhorando as condições de atendimento e dando total acompanhamento desde o início da gravidez, sendo que, em 2003 e 2004, foi registrada 1 morte materna por ano. Se compararmos este ano com os anos anteriores, de 2003 e 2004, percebemos que houve um aumento de 600%.
Isso mostra a falta de respeito que a administração Barros II tem para com a cidadã e cidadão maringaenses, usuários da saúde pública. O resultado é que a família ficou sem sua mãe e esposa, e sofre pela falta dessa pessoa querida, essencial à vida, ao afeto, à educação e formação do indivíduo. Imagine o que será desses filhos sem a mãe?
De quem é a responsabilidade?
Nada justifica esse espantoso aumento, de 1 para 6 mortes maternas ao ano em nossa cidade.
Algumas entidades, presentes nessa reunião do Conselho Municipal de Saúde, atribuíram esse fato gravíssimo ao desmonte da saúde pública em Maringá nessa gestão Barros II, especialmente ao descaso com o Programa Saúde da Família (PSF), que foi sendo desmantelado aos poucos por essa administração. Isso contribuiu para o aumento dos problemas de saúde da mulher, pois, na maioria das vezes, é para esta equipe de profissionais que elas confidenciam coisas que escondem até da família.
É preciso que a população fique atenta e se organize para que as coisas não piorem ainda mais. Acompanhe e faça valer os seus direitos.
Não deixe que privatizem, terceirizem ou façam qualquer coisa parecida com a saúde pública de Maringá.
Pensemos... Se hoje falta remédio, médicos, seringas e até papel higiênico, não será entregando o que é nosso através de parceria com a iniciativa privada que as coisas ficarão melhores.
Cuidado com a propaganda enganosa do prefeito Silvio Barros II, informando que resolveu ou resolverá os problemas da saúde pública de Maringá, que ele mesmo criou.

Carta aberta do Setorial de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) à população de Maringá.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima