Mosaico (quarta)
Palavrão
Chama-se publicização a denominação do novo sistema a ser adotado na saúde pública de Maringá – claro, se o Conselho Municipal da Saúde aprovar.
Esta é a idéia que mais faz a cabeça da administração: publicização é a transferência da gestão de serviços e atividades, não exclusivas do poder público, para o setor público não-estatal (as chamadas organizações sociais).
Desestatização
Traduzindo: tem a mesma essência da privatização, que é a falta de competência do poder público de gerir determinados serviços.
Neste caso, o Estado passa de executor de serviços de saúde para regulador, provedor ou promotor destes. Uma lei federal (9.637) regulamenta o tema, que promete.
Cara feia
Funcionários públicos estão na bronca com o trio Silvio II, Pupin e Buzato.
O primeiro por que teria espalhado que há muito alcoólatra na administração municipal; o segundo, por ter divulgado que o funcionalismo é preguiçoso e cada servidor fica doente 12 dias por ano; o terceiro, por não cumprir o que prometeu com o funcionalismo.
Data
Os brabos esperam a chegada do próximo dia 25, quando acontece assembléia dos servidores.
É lá que pretendem desancar sua insatisfação com as duas declarações.
Plano
Há quem enxergue lá na frente: ao passar à sociedade a imagem de que o servidor público municipal não gosta muito do trampo, a administração prepara terreno para uma eventual greve – possibilidade que se solidifica a cada dia.
Se acaso a greve acontecer, a população tenderá a ficar do lado do prefeito e contra os preguiçosos – é o que raciocinam áulicos de Silvio II.
Reforço
A Polícia Civil de Mandaguaçu recebeu do governo do Estado equipamentos que reforçarão a segurança pública.
Além de uma viatura 2006 Okm, chegaram bastões antitumulto, bastões detetores de metal, kit antidroga, munição antitumulto, móveis para cartório, algemas normais e algemas de perna.
Sem esmola
A prefeitura espalhou placas com a inscrição “Não dê esmola” em vários pontos da cidade.
Beneficente
Na próxima sexta-feira o Provopar promove jantar-leilão no Hípico, com convite a R$ 50,00.
A renda, revertida para a Casa de Emaús e Marev, sairá do leilão de vários brindes, entre eles uma jóia e hospedagem para casal em hotel de Foz do Iguaçu.
Crime ambiental
Um padre maringaense foi condenado pelo Juizado Especial Criminal.
Durante dois anos terá de se apresentar a cada 90 dias ao Juizado, não pode deixar a cidade e terá que recuperar uma área degradada atrás do Seminário Diocesano, além da averbação da área de preservação.
O retorno
Depois de alguns dias fora do ar (por excesso de coisa pendurada no provedor), o pessoal do site Factorama retorna à labuta.
Com direito a um novo design.
Mulher e trabalho
A juíza do Trabalho Dinaura Godinho Pimentel Gomes, de Londrina, vai abrir sexta-feira às 20h, no Auditório Hélio Moreira, a Conferência da Mulher de Maringá.
Autora do livro “Direito do Trabalho e Dignidade da Pessoa Humana” (2005), a doutora falará sobre “Mulher e trabalho”.
VIP 2
Do leitor: VIP também quer dizer Veio do Interior do Paraná.
Encrenca
O corte no passe do estudante atingiu pessoas com deficiência. Vai dar rolo.
R1 VEÍCULOS
Foi inaugurada na semana passada a R1 Veículos, na avenida Pedro Taques 2.115 (fone 3263-8487), de propriedade de Eliton Luiz (acima, à direita, ao lado de Luiz Carlos). Oferecendo juro diferenciado, lançou a promoção da primeira parcela para a Copa do Mundo 2006.
PRÉVIAS DO PMDB
O ex-deputado federal Léo de Almeida Neves, sumido há tempos, fez discurso nas prévias do PMDB, domingo passado. Ele é muito amigo de Rene Pereira da Costa, diretor do Fórum de Maringá.
Alguns sósias fizeram sucesso entre os maringaenses: o de Noboru Yamamoto (acima) e de Antero Rocha (abaixo) - este, na verdade, o ex-deputado estadual e ex-superintendente da Sudepe Otássio Pereira, que tinha programa semanal na TV Iguaçu.
0 pitacos:
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.