8.4.06

Em PDF

A coluna deste domingo em PDF.

Continue lendo

Mosaico (domingo)

Importância
Sob nova presidência, associado espera que na Acim voltem os velhos tempos, quando o importante era o cargo e não o nome de quem o ocupava.

Antecedente
A história ressurgiu dias atrás, por conta da nova peraltice real.
Um Landau oficial, que servia o então prefeito Silvio Barros (1973-1976), passou uma semana numa cidade de Minas Gerais – com motorista e tudo - por conta de um casamento na família.

Secretária cover
A vereadora Márcia Socreppa (PSDB), que circula nas imediações do Gabinete do Prefeito (ela é servidora de carreira da prefeitura), é um nome sempre lembrado para a Secretaria Municipal de Educação.
Poderes, como o de nomear diretores, ela já tem.

Capenga
O site da Prefeitura Municipal de Maringá é tão manco que não traz sequer o número de habitantes da cidade, o que é a coisa mais comuns em sites oficiais.
O da prefeitura de Londrina (que dá de 10 no de Maringá, tem até Portal do Servidor), por exemplo, traz todos os números oficiais do IBGE.

Resposta
Segundo representante do setor, o funcionalismo público pretende mostrar nas urnas, em outubro, o descontentamento com a forma como vem sendo tratado.
Bom para os candidatos a deputado que tenham sobrenome e partido diferentes.

Dilema
Interpretação do dilema proposto pelo professor mineiro e cientista político Fábio Wanderley Reis, há dias: “É possível ser petista e honesto ao mesmo tempo – neste caso, a pessoa não é inteligente. É também possível ser honesto e inteligente – neste caso, porém, a pessoa não é petista. E é também é possível ser petista e inteligente – mas, neste caso, o sujeito não é honesto”.

Armação
A propósito da representação criminal da vereadora Marly Martin (PFL) contra sua colega Edith Dias (PP): recentemente a primeira conversou por mais de uma hora com Silvio II.
Quis ouvir dele sobre suas declarações de que eram seus adversários quem “armaram” contra Edith.

Data
Neste domingo faz dois meses que Carla Vicentini, 22 anos, de Goioerê, está desaparecida nos Estados Unidos.

Frase
Com a possibilidade de José Eduardo de Andrade (PMN) vir a ser candidato a governador, resgataram do baú uma frase política de sua autoria que entrou para a história:
- A única certeza que tenho é que de tédio, no Brasil, a gente não vai morrer nunca.

Entra e sai
Na prefeitura, saiu o decreto de exoneração de Randhal Guaiume Correia (CC4), do Gabinete do Prefeito.
Mas saíram as nomeações de Almerinda Neves de Lemos (CC5), Jhony César Felipe (CC7) e Ariana Zahdi de Moraes Jordão (CC4) para o GP.
O advogado Nicola Rend, que era da Secretaria Municipal de Controle Interno, mudou de função: agora é assessor jurídico (CC3) da Capsema.

Sem sala
Não sei se tem a ver com a anunciada intenção do vice Pupin (PDT) de ser candidato a deputado federal, mas sua mulher, Luíza, presidente do Provopar, ainda não tem sala exclusiva no paço municipal.
Ela atende na sala do marido.

Sem privacidade
Outra que não tem sala própria é Terezinha Pereira, secretária da Mulher. Ela atende em espaço aberto da secretaria.
Terezinha, por sinal, é antenada e tem até página no Orkut.

Procura-se
Dezenas de maringaenses estão no site Par Perfeito, onde se procura uma alma gêmea.
Alguns são bem conhecidos.

Melancia
Nestes tempos quem anda pela cidade costuma trombar com gente da qual nunca ouviu falar e com pessoas que estavam desaparecidas.
São fotos de pré-candidatos a alguma coisa nas próximas eleições que encontram no desrespeito à legislação partidária uma forma de mostrar a cara em outdoors.

De olho
Órgãos públicos ambientais estão de olho numa publicação da área.
Há queixas de que até nomes de pessoas responsáveis por órgãos de fiscalização estão sendo usados para atrair patrocínios. O caso pode ser denunciado qualquer hora à polícia.

Perdidos
O Censo legislativo, divulgado dias atrás, mostra o que muito maringaense sabe há anos: a maioria dos vereadores brasileiros não conhece o regimento interno do local de trabalho nem as atribuições de seu cargo.

PRESENTES AO JANTAR
No jantar em homenagem a Ênio Verri, a presença de Gleisi Hoffmann, pré-candidata a senadora pelo PT, na foto entre o homenageado e o ex-superintendente do Ibama, Marino Gonçalves.

SOBRE PERFUMES
Encerra-se hoje o Espaço Saúde, uma das ações do Programa Maringá Saudável – que vem a ser uma idéia de 2002 do Instituto Brasileiro para a Saúde Preventiva, presidido por Silvio II até 2004 e hoje comandado por sua mãe, dona Bárbara.
O IBSP divulgava o Maringá Saudável na Qualidade de Vida Indústria e Comércio de Produtos Naturais, empresa da família. O programa, o instituto e a empresa têm os mesmos objetivos: incutir hábitos de vida e usar recursos naturais (como a dolomita) que possam ter caráter preventivo.
A empresa do prefeito, o instituto do prefeito e o programa implementado pela prefeitura que o prefeito dirige utilizam todas as possibilidades disponíveis. Como espaço público para realizar as ações, dinheiro público para patrocinar comerciais no programa do ex-deputado e apoiador Pinga Fogo de Oliveira e a persuasão política da autoridade municipal para a mobilização de faculdades, empresas e órgãos diversos, coisa que antes das eleições ficava apenas no papel.
É, pelo menos, algo – mas longe de promessas como a abertura do NIS Alvorada por 24 horas e a transformação do Hospital Municipal num hospital como definem os dicionários. Não deixa de ser perfumaria, uma tentativa de se enfeitar a realidade, que é um pouco mais dura e cruel.
Como provou uma mulher, que precisou na semana passada ir ao HM e a um posto de saúde. Considerou o HM um embuste, uma enganação, um verdadeiro cenário de filme. No posto, conferiu a nova filosofia da administração: há grandes problemas mas não se reclama. “Afinal, os funcionários são filhos, o prefeito, pai, e filhos não criticam o pai” – esta, a filosofia. A pior parte veio ao saber que o resultado de um exame de prevenção (o conhecido Papa Nicolau), que antes demorava em média 20 dias para ficar pronto, na gestão Silvio II passou a demorar até 60 dias.

O Comas discute terça a Lei Social
Está marcada para a terça-feira, 11, reunião ampliada para discutir a Lei de Responsabilidade Social, no Auditório Hélio Moreira.
O projeto estava tramitando na câmara quando o Conselho Municipal de Assistência Social, presidido por Maria Clara Corrêa Tenório (foto), solicitou sua retirada para que ele fosse analisado mais profundamente.
A reunião começará às 8h30, com palestras do advogado Marcos Capellazzi e da assistente social Jucimeri Izolde da Siliveira, vice-presidente do Conselho Estadual da Assistência Social.

Internet
A Sociedade Rural de Maringá informou na sexta que abriu link para a Expoingá 2006 em seu site (www.srm.org.br).
Mas quem acessava não encontrava link nenhum, apenas um banner da Odara.

Ondas
Adquirida recentemente pelo grupo que é dono da Maringá FM, a Cidade FM vai mudar de estilo e de nome.
Pode vir a ser um a emissora na linha gospel/cristã ou light/adulto contemporâneo.

Coleção
Dr. Batista está arregimentando outros fortes apoios.

O CACHORRO E O HOMEM
Encerrando a fase sobre cachorros perebentos:

O cachorro é capaz de ficar feliz ao ouvir tilintar do metal barato de uma coleira.
O homem só fica feliz com o tilintar do dinheiro.

O cachorro vai à rua feliz, e volta feliz pelo simples fato de ter feito cocô.
O homem não dá valor à sua própria liberdade de fazer cocô quando quiser, e em privacidade.

O cachorro te recebe com a maior das alegrias quando você chega em casa, seja do trabalho, da praia, de onde quer que seja.
O homem olha para você, fala oi e volta para assistir ao noticiário.

O cachorro come ração. Todo o dia. Sem reclamar.
O homem, se come bife dois dias seguidos, reclama.

O cachorro é capaz de se divertir com seu próprio rabo. Durante horas.
O homem precisa de videogame, tv a cabo, carros velozes, bebidas, noitadas.

O cachorro é amigo.
O homem pode ser amigo. Mas pode ser inimigo também.

O cachorro só fica de mau humor quando está doente.
O homem fica de mau humor tão frequentemente que acaba ficando doente.

O cachorro agrega, junta pessoas em volta.
O homem individualiza.

Você pode agradar um cachorro só fazendo carinho na cabeça dele.
Você só agrada um homem se concorda com ele.

O cachorro não sofre pressões sociais para trabalhar, casar, ter filhos.
O homem que não atinge as expectavivas da sociedade ou suas próprias sofre.

O cachorro apenas vive.
O homem vive a preparar-se para um futuro que nunca chega.

O cachorro, se vê algo que o interessa, avança, faz barulho e briga até conseguir.
O homem tem medo.

O cachorro cava buracos.
O homem cava problemas.
(Texto de autoria desconhecida)

AUTOPROMOÇÃO SEM PUNIÇÃO
Vai para três meses que a coluna divulgou a distribuição de um cartaz, com a foto do prefeito da cidade e uma frase de auto-ajuda (a mesma que foi colocada no site da prefeitura e nos carnês de IPTU). O cartaz está espalhado em quase todas as repartições públicas municipais, como no posto avançado do terminal de passageiros. Recentemente uma diretora de escola levou bronca por que colocou um na parede da secretaria; a chefia exigiu que o cartaz fosse afixado no pátio, para que os pais (que votam, ao contrário dos filhos) pudessem ver a bela figura do governante. É óbvio que se trata de autopromoção, mas até agora nenhum partido político, nenhuma ONG (nem os que defendem a responsabilidade ética e a cidadania), nem mesmo o Ministério Público, interessou-se em saber quem pagou pela brincadeira, um verdadeiro exercício de dandismo. Como já se sabe que foi o contribuinte maringaense, o prefeito deveria de forma espontânea pensar em enfiar novamente a mão no bolso e se antecipar a uma já atrasada ação civil pública para a devolução do dinheiro público ali gasto.

Continue lendo

Ótima!

A melhor do sábado, enviada por um leitor:

- Rigon, por favor o que quer dizer MITA? DOLO eu sei o que é.

Continue lendo

Apreensão-monstro

Mais de cinco mil caixas de cigarros contrabandeados estavam em 15 carretas apreendidas pela Polícia Federal no Mato Grosso do Sul. Uma mercedes-Benz é de Maringá. Leia aqui.

Continue lendo

Espaço Familiar

(Clique par ampliar)

O Espaço da Saúde - chamado também de Espaço Familiar - deve apresentar um resultado previsível: o aumento da venda de Dolomita, o produto vendido pela empresa do prefeito Silvio II e que serve para tudo. Generosas quantidades do produto, acondicionado em amostras grátis, são entregues nas mesas que ficam à entrada o ginásio Valdir Pinheiro, passagem obrigatória para a maioria dos visitantes.
Quem olhar para o pátio, onde há considerável quantidade de ônibus conseguidos pelo poder público junto à concessionária do serviço de transporte coletivo urbano, usados para puxar gratuitamente pessoas da periferia, vai perceber que não é à toa que o preço da tarifa à vista custa R$ 2,00.

(Clique par ampliar)

Continue lendo

Eu não sabia "versus" Eu duvido

(Este é o artigo recusado por O Diário - veja post abaixo - e que questiona ato de SIlvio II)

Por RUBEM ALMEIDA MARIANO:


A expressão usada em forma de justificativa pelo prefeito Silvio Barros ao confessar que usava de maneira ilegal motorista, carro e combustível do município para buscar e levar o seu filho à escola foi a seguinte: "Eu não sabia, que era irregular". Essa confissão ocorreu no programa de televisão Pinga Fogo da Rede Bandeirantes, no dia 30/03, sob a observação do prefeito que seria estampado um flagrante com fotos nos jornais no final de semana.Diante dessa expressão vinda de quem veio (de um prefeito e de uma pessoa de família tradicional na política), fica no mínimo um questionamento para fazer pensar seriamente toda a sociedade maringaense. Por que o prefeito Silvio Barros, o qual tem posado de competente e de capaz no exercício do maior cargo desta cidade, usou da ignorância pública e notória para confessar o desconhecimento de um ato de improbidade administrativa?
Ele não sabe o que é um ato ímprobo? Eu duvido. Afinal de contas, ele é prefeito e no mínimo tem de conhecer a lei Nº. 8429 de 1992, que é bem clara ao dizer que não se pode usar um bem público para fins particulares. Posso concluir diante disso que se ele não sabe o que não pode ser feito sobre uma matéria tão específica de sua alçada, como o uso do seu carro com funcionário público para um fim particular, ele pode então estar realizando muitos outros atos irregulares fruto de sua ignorância? Eu duvido.
Ele não sabe enquanto prefeito que pode responder por ato ímprobo? Eu duvido. Pois essa lei o enquadra como sendo um agente público, eleito pelo povo na esfera municipal, que está sujeito assim como todos os outros chefes do executivo estadual ou federal a serem punidos pelo não cumprimento dessa lei.
Ele não sabe enquanto prefeito que não pode usar os bens públicos para fins particulares? Eu duvido. No Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente: XIII - permitir que se utilize, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidor público, empregada ou terceiros contratados por essas entidades.
Ele não sabe enquanto prefeito que há penalidades quando não se cumpre essa lei? Eu duvido. A pena para esse tipo de ato de improbidade segundo a mesma lei é perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, dentre outras.
Contudo, há uma questão fundamental, que não pode de maneira nenhuma passar despercebida. Foi o próprio prefeito Silvio Barros, ao confessar disse que haveria mais um flagrante apresentado nos jornais no fim de semana (referindo-se ao uso irregular do carro oficial do município para buscar seu filho na escola).
A afirmação "eu não sabia" do prefeito, dada às condições de sua confissão, não é uma ação tomada pelo simples desconhecimento da lei ou pela doce ignorância dos puros de coração, mas é uma reação premeditada e arquitetada engenhosamente, na tentativa de aplacar um escândalo maior dentre todos de improbidade administrativa, por alguém que estava bem ciente da gravidade do problema, pois segundo o próprio prefeito havia sido flagrado e seria exposto em público; a sua moral e a sua honra seriam acertadas em cheio diante de outras irregularidades de membros de seu governo já observadas e movidas pelo Ministério Público.
Por fim, essa irregularidade que foi confessada certamente será mais uma matéria do Ministério Público e da Justiça independente da vontade do réu confesso e dos 7 vereadores que não assinaram o requerimento encabeçado, dentre outros, pelos vereadores Humberto Henrique e Mario Verri do PT pedindo a ida do prefeito à Câmara para dar as devidas explicações sobre o uso ilegal de carro e de funcionário público. Por isso, eu duvido da ignorância pública do prefeito Silvio Barros.

(*) Rubem Almeida Mariano é presidente do PT de Maringá

Continue lendo

O Diário não publica artigo que questiona SIlvio II

A notícia está aqui:

O jornal de maior circulação da cidade de Maringá, "O Diário" não publicou artigo do presidente do PT de Maringá, Rubem Mariano, com o título: "Eu não sabia 'versus' Eu duvido" referente a confissão de uso irregular de carro oficial, funcionário e combustivel da prefeitura pelo Prefeito Silvio Barros para buscar e deixar filho na escola.
Rubem Mariano entrou em contato com a Redação do jornal após alguns dias, pois o artigo não era publicado e recebeu esta resposta: "A chefia não quer publicar o artigo com o argumento que o jornal não entrou no assunto, e não vamos repercutir".
O presidente do PT comentou tal justificativa em tom de lamento: " Justamente na hora em que se vê a imprensa maringaense prestando um serviço à cidadania, o 'O Diário' não queira repercutir matéria que diz respeito diretamente a vida da cidade".

(O Diário entrou sim no assunto, ao noticiar que o prefeito devolveria por moto próprio a grana que ele acha que o município dispendeu com seu filho. O jornal, aliás, virou parceiro da administração com 3.710 novas assinaturas no projeto O Diário na Escola)

Continue lendo

Mosaico (sábado)

FECHAMENTO ANUNCIADO
Inaugurada com o devido auê, ano passado, a sede do PMDB maringaense está prestes a ser fechada de vez. O local já vive mais fechado que aberto e agora, sem receita, deve cerrar de vez as portas no Edifício Transamérica. O local (está escrito errroneamente "Diretório", onde deveria ser "Comissão Executiva Provisória") deveria ser mantido com contribuições de ocupantes de cargos de confiança e doações, mas pouco se dispuseram a isso, o que tem feito a dívida aumentar. Antes de viajar para a Espanha, o presidente Gilberto Pavanelli admitiu o fechamento da sede, o que deve acontecer na volta de sua viagem. Se está difícil manter o PMDB, que está no poder, imagine como deve ser com os outros partidos.

Tecnologia
A prefeitura anuncia que finalmente começaram as obras no Lixão.
Que, espera-se, utilize a tecnologia que o prefeito conheceu ano passado, em meio à viagem ao Japão.

Saúde
O prefeito reclamou ontem, durante entrevista, que tenha que aplicar 38% do orçamento municipal em saúde. Isso daria cerca de R$ 150 milhões.
Considera que sobra pouco para investir nos demais setores.

Tradição
Cerca de 15 pessoas (entre elas o prefeito Silvio II) participaram de reunião ontem na Acim, onde se discutiu a formação da ONG Observatório Social.
O reduzido número de presentes confirma que final de mandato é um deserto.

Tempero
Silvio II ficou desconfortável durante a reunião, quando o presidente que está saindo fez um retrospecto da corrupção brasileira, baseado numa reportagem da revista Veja.
A citação de que o ex-presidente Collor usou carro oficial para levar filho para a escola ficou meio perdida e parecendo troça.

Gostaram
Fernando e Leandro Beteti, que no final do ano passado foram ao Oriente Média, retornaram esta semana de viagem à Grécia, Turquia e Israel.

Motivação
No próximo dia 27 a Associação Comercial e Empresarial de Sarandi (Acis) promove palestra de motivação e comunicação em atendimento e vendas, com Heinz Schurt.
O custo é de R$ 20 e R$ 25. Informações: 3035-1142 e 3035-3030.

Humor
Esta é uma piadinha interativa. O leitor escolher o nome do principal personagem. Lá vai:

A mulher pergunta com certo ar de desespero:
- Meu filho engoliu uma moeda. O que eu faço?
O outro responde:
- Leva ele para o Fulano de Tal (pode ser radialista, político etc). Ele tira dinheiro dos outros fácil, fácil.

O SÁBIO, O SUFI E O CACHORRO
Um sufi, vestido com seu manto de lã burda, passava por uma rua. Bateu num cachorro com sua bengala, rompendo-lhe uma patinha. O animal saiu uivando e foi aninhar-se aos pés do sábio Abu Saaid, pedindo justiça. O sábio disse ao sufi: ‘Como te permitistes fazer tanto dano a este pobre ser?”.
Respondeu o sufi: “Oh sábio, a culpa foi do cachorro, não minha! Se bati nele, foi porque manchou-me a roupa”. O cachorro, porém, gemia cada vez mais. Disse-lhe o sábio: “Em compensação, o que posso te dar para diminuir tua dor? Se não queres que eu assuma a culpa desse sufi, farei castigá-lo para que tenhas justiça”.
“Oh sábio sem igual - respondeu o cão - ao vê-lo vestindo o manto sufi, tive confiança nele. Jamais imaginaria que fosse me machucar. Sem o manto, o teria evitado. Esse foi meu erro. Se queres castigá-lo, tira-lhe a roupa reservada aos justos, para que ninguém mais se engane com sua aparência”.

(*) Sufi é quem detém o conhecimento místico e esotérico do Islã

CAMPEÃO PAULISTA
O vereador Altamir dos Santos, presidente municipal do PL, pretende comemorar amanhã o 16o título estadual do Santos, que joga contra a Portuguesa de Desportos, na Vila Belmiro. Altamir é santista de carteirinha.

Continue lendo

Prefeitura discrimina jornalistas

Ontem foi o Dia do Jornalista e a Assessoria de Imprensa de Silvio II encaminhou a seguinte mensagem, por email:
Da pauta ao dead-line, da apuração ao texto final, todos os dias de um jornalista são uma verdadeira batalha pela notícia. As atividades que os profissionais de jornalismo realizam diariamente para que a informação chegue com isenção e clareza a milhões de pessoas dão a verdadeira dimensão da importância desses profissionais em todos os campos da sociedade. Desejamos que todos os dias haja boas notícias para se dar.
Parabéns, jornalista!
Assessoria de Imprensa
Prefeitura do Município de Maringá
Esqueci de dizer: o email foi enviado para alguns jornalistas. Eu, por exemplo, não recebi, assim como a Vanda Munhoz, Fábio Linjardi e Andye Iore, todos do jornal Hoje Maringá. Certamente os áulicos de SM Silvio II quiseram ser mais reais que ele - ou então foram orientados por ele, que costuma ter boas relações apenas com os que não lhes contestam os atos. Sei lá o critério que usaram para enviar uma simples mensagem de parabenização, mas certamente houve discriminação. E a discriminação pelo poder público municipal em nada ajuda a melhorar o relacionamento - o que deveria ser o foco da assessoria, como acontece com a maioria delas. Piora, por duas razões: Silvio II já chamou jornalistas de urubus e cachorros perebentos; o presidente da seccional do Sindicato dos Jornalistas, e, portanto, chefe dos urubus, é funcionário de Silvio II na prefeitura e não esboçou nenhuma reação.
Como diriam no seriado Chapolin Colorado: "E agora, quem irá nos defender?".

Continue lendo

Festa na Granja

De Diogo Mainardi na Veja:

Jeany Mary Corner mandou suas garotas de programa para uma festinha na Granja do Torto. Foi o que ela declarou, em diferentes ocasiões, a dois jornalistas. Os dois jornalistas estão dispostos a confirmar o depoimento da cafetina, a qualquer hora e em qualquer lugar.
O fato teria ocorrido, segundo Jeany Mary Corner, em 18 de junho de 2003. Tudo fora preparado para receber o presidente. Os guardas da Granja do Torto haviam sido alertados de que naquela noite, excepcionalmente, deveriam permitir a entrada na propriedade de uma van com vidros escuros. Dentro da van estariam as garotas de programa. Jeany Mary Corner não informou aos jornalistas quantas elas eram. Nem seus nomes de guerra. Nem, mais importante, quem iria pagar a conta. O que ela disse foi que, a certa altura, a festinha teve de ser suspensa porque o presidente Lula recebeu a notícia de que o guarda-costas de seu filho havia sido baleado no ABC paulista, durante uma tentativa de assalto.
Jeany Mary Corner contou essa mesma história a um terceiro jornalista. Como os outros dois, ele pode confirmá-la. Ele pode confirmar também o que aconteceu algum tempo depois. Os advogados de Jeany Mary Corner levaram o assunto a representantes do governo e exigiram o pagamento de uma soma em dinheiro para que ela, entre outras coisas, permanecesse calada a respeito da festinha na Granja do Torto. O achaque de Jeany Mary Corner deu certo: rendeu-lhe pelo menos 50.000 reais.
Pode ser que a cafetina tenha mentido aos jornalistas. Pode ser que ela tenha inventado o episódio da Granja do Torto apenas para exercer pressão sobre o governo. O fato é que, por um certo período, antes que seus advogados se acertassem com os emissários dos ministérios, ela repetiu o relato, exatamente com os mesmos detalhes, a uma série de testemunhas. Hoje em dia, Jeany Mary Corner se recusa a discutir a questão com estranhos. Ela nega que suas garotas de programa tenham participado de uma festinha na Granja do Torto. Ela nega que seus advogados tenham tratado do assunto com integrantes do governo. Ela nega que tenha falado sobre o episódio com jornalistas. Jeany Mary Corner já não abre mais o bico. Ela está, conforme suas palavras, "cansada disso tudo".
Os lobistas de Ribeirão Preto, reunidos em torno de Rogério Buratti, estavam entre os melhores clientes de Jeany Mary Corner. Como admitiu o próprio Buratti, eles ofereciam garotas de programa aos políticos. Não há nada de escandaloso em investigar se o episódio da Granja do Torto tem algo a ver com isso. Especialmente porque ocorreu, de acordo com a cafetina, apenas dois meses depois que Buratti intermediou os contatos entre o governo e a GTech, prometendo uma propina milionária ao PT.
Os brasileiros sempre respeitaram a vida pessoal dos políticos. Chegou a hora de mudar. Os políticos só nos aborrecem. Então vamos tentar tirar algum divertimento deles importunando-os até na cama.

Continue lendo

Nepotismo é isso aí, cara

De Millôr Fernandes:

Eles irmanam na bandalheira, perfilham na venalidade, sobrinham na falsificação, bisnetam na traficância. Em suma, primam pela corrupção. Nepotismo é isso aí, cara.

Continue lendo

Veja da semana

Esta é a capa da Veja desta semana. O Fantástico deste domingo também vai fazer matéria sobre Suzane Richthofen.

Continue lendo

Por que não Espaço Dolomita?

Quem for ao ginásio de esportes Valdir Pinheiro, hoje e amanhã, vai topar com uma exposição de atividaes ligadas à saúde. Botaram o nome de Espaço Saúde, mas podem chamar tranqüilamente de Espaço Dolomita. Para quem não sabe, dolomita é um mineral com bastante cálcio e magnésio, produzida pela Qualidade de Vida Produtos Naturais, empresa de propriedade do prefeito Silvio II e de sua mãe, dona Bárbara. Da empresa saiu o Instituto Brasileiro para a Saúde Preventiva, uma ONG presidida até o final de 2004 pelo prefeito Silvio II. O instituto e a empresa trabalhavam um projeto, chamado Maringá Saudável. Com Silvio II, a prefeitura adotou o Maringá Saudável.
Na primeira mesa do local, onde se faz a inscrição obrigatória, amostras grátis de dolomita são presenteadas às pessoas - a maioria, gente da Terceira Idade que costuma ter dificuldades para obter determinados exames em postos de saúde. No pátio encontran-se veículos e funcionários municipais, além de diversos ônibus da TCCC - que prsta sua colaboração "puxando" doentes dos postos de saúde e desta forma garantindo público ao evento - um misto de coisa particular e coisa pública, como de resto não é novidade na atual administração

Continue lendo

Manchetes do dia

Jornal do Povo - Custo da cesta básica aumenta 1,78%
O Diário - Polícia descobre plano do PCC para resgatar presos em Maringá
Hoje - Secretários querem união dos Estados contra aftosa

Continue lendo

Data errada

Release da Prefeitura Municipal de Maringá informava que hoje, sábado, 8, é o Dia Mundial da Saúde. Erraram.
Foi ontem, dia 7.

Continue lendo

Em PDF

A coluna deste sábado em PDF.

Continue lendo

7.4.06

Na paralela

Do site Documento Reservado:


O PT paranaense esfrega as mãos. Enquanto não encontram um adversário para enfrentar o governador Roberto Requião, os petistas preparam o senador Flávio Arns para a disputa do governo. Quem não lembra da última eleição para o Senado Federal quando o ex-governador Paulo Pimentel já estava com a chave do apartamento de Requião em Brasília e Arns acabou com a festa.

Continue lendo

Um dado estatístico

Recebi um email simples e tocante. Reproduzo com pequenas alterações e rezo para que Silvio II, acessando de seu laptop (dos computadores da prefeitura não pode), leia:
No dia último dia 4 uma pequena nota policial (em O Diário) trazia a informação da 17a vítima do trânsito urbano de Maringá. Ocorre que este não foi um acidente qualquer. Foi conseqüência do fato de não ter cobrador no ônibus do transporte coletivo urbano que acompanhasse o desembarque da sra. Kazue (Ideriba, nascida no Japão), de 85 anos e, só então, avisasse ao motorista que poderia prosseguir. Ela se desequilibrou ao descer e caiu sob as rodas do veículo que já partia do ponto.
Ela, tornou-se um dado estatístico e... só?
"Se o que se lê no rosto dos homens, os abusos do tempo, são razões frívolas, deixemo-nos disto, volte cada qual para sua casa e deite-se a dormir preguiçosamente. Deixemos então a tirania lançar altiva os seus olhares sobre nós até que caiamos ao sabor do acaso..." Shakespeare, Júlio César

Continue lendo

Projeto de Requião exclui autarquias e órgãos da administração indireta

Diferente da PEC do deputado Tadeu Veneri (PT), a proposta do do governador não prevê a proibição da contratação de parentes de autoridades nas autarquias e órgãos da administração indireta do Estado, como Sanepar, Copel, Paraná Educativa, Cohapar, Fundepar, o Porto de Paranaguá, os museus, entre outros, onde justamente estaria empregada a maioria dos 26 parentes do próprio Requião, além de familiares de outros integrantes do governo do Estado. Se a mensagem enviada pelo Palácio Iguaçu fosse aprovada hoje, apenas o secretário de Educação, Maurício Requião, seria exonerado.
A matéria é de Abraão Benício e Josianne Ritz.

Continue lendo

Duas notas

Duas notas do Painel da Folha de S. Paulo (para assinantes) de hoje:

Na ativa
O mensaleiro José Borba (PR), que renunciou para escapar do processo de cassação, participava ontem de força-tarefa do PMDB governista para reconduzir Wilson Santiago (PB) à liderança do partido na Câmara.

Upgrade
Carregado pelos colegas após o final da CPI dos Correios, o deputado Osmar Serraglio pode ser vice de Roberto Requião se o PMDB for de chapa pura na campanha para tentar reeleger o governador do Paraná.

Continue lendo

Manchetes do dia

Hoje - Obra gera discórdia entre prefeitura e Ibama
Jornal do Povo - Estudantes invadem Núcleo de Educação
O Diário - Furto de Toca-CD: Ladrão ensina como evitar

Continue lendo

6.4.06

Em PDF

A coluna desta sexta-feira em PDF.

Continue lendo

Mosaico (sexta)

RESPEITO PELOS CADEIRANTES
Deficiente físico e acessibilidade são temas do momento, além de ser o foco da Campanha da Fraternidade deste ano. A prefeitura de Maringá poderia dar sua contribuição revogando uma medida que prejudica os cadeirantes: atualmente é proibida a entrada de cadeirantes na passarela que dá acesso à estação rodoviária municipal, através da avenida Tuiuti. O deficiente que usa cadeira de rodas tem muito, mais muito mais trabalho que as outras pessoas, pois tem que entrar obrigatoriamente pela avenida Centenário. Ainda bem que recentemente voltaram atrás no caso do banheiro para cadeirantes no aeroporto regional, que era no piso térreo e passaram para o andar superior.

Forte apoio
O advogado Umberto Becker deixou o PPS. Foi uma forma de não causar constrangimento aos colegas do partido, que terá pelo menos dois candidatos a deputado estadual.
Becker vai apoiar a candidatura de dr. Batista à Assembléia Legislativa. Batista é do PMN, partido pelo qual terá maiores chances de eleição.

Sobrenome
Becker fez ótima votação, mas ficou como vereador (ocupando a suplência) por um ano, realizando um bom trabalho.
Como curiosidade: há vários vereadores, no Sul do país, com o mesmo sobrenome. É o caso dos vereadores Vilmar Baesso Becker (Torres, RS), Edgar Becker (Montenegro, RS), João Henrique Becker (Itaiópolis, SC), Ênio Becker (Gramado, RS), Carlos Alberto Gonçalves Becker (Belo Horizonte, MG) e Aldemar Becker da Silva (Laranjeiras do Sul, PR).

A solução
Leitor encontrou uma solução para acabar com todos os buracos das ruas e avenidas de Maringá: privatizar as vias da cidade.
É simples e lógico: com as ruas privatizadas, aí sim a Secretaria de Serviços Públicos vai enviar máquinas e funcionários da prefeitura para fazer o serviço.

Delação
Ainda surpreso com o fato de Silvio II ter se adiantado a uma denúncia (a do uso de carro oficial para levar o filho à escola), um político leitor da coluna não suportou:
- Ele inventou a autodelação premiada.

Audiência
O programa Tribuna Livre, apresentado por Eduardo Pioneiro às quartas-feiras na RTV Canal 10, continua com grande audiência.
O programa tem aberto espaço para os telespectadores, e uma de suas atrações é a veiculação de promessas de campanha do atual prefeito de Maringá.

Convicção
É interessante voltar a ver as promessas de campanha de Silvio II, principalmente no horário eleitoral gratuito na televisão.
Ele pedia o voto em troca de asfalto, creches, saúde, encerrando que era possível e que ele sabia como fazer.

Votação
Confirmando a previsão de gente da área, o deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB) prepara-se para ter maior votação que sua colega Cida Barros, em Maringá e na região.
A eventualidade de Cida sair candidata ao Senado seria uma saída honrosa para a previsível queda na votação.

Sala nova
Faz-tudo na prefeitura, Mário Alexandre, o ex-motorista de Silvio II, agora ocupa a sala que era da Chefia de Gabinete.
O chefe de Gabinete, Benivaldo Ramos Ferreira, ocupa sala mais aos fundos.

Especialização
O promotor José Aparecido da Cruz fará curso de especialização (combate à corrupção) na Espanha, onde permanecerá por três meses.
Mas já admitiu: se tiver problemas com a língua, volta rapidinho.

Educação
Um abaixo-assinado com 204 assinaturas de pais de alunos do Itatiaia e Jardim Atlanta fez a secretária de Educação, Norma Deffune, reunir-se ontem à noite com a APM e o Conselho Escolar da Escola Municipal José Marchesini.
Atualmente a direção do estabelecimento vem sendo ocupada interinamente por Lucília Hoffmeister. O pessoal quer a volta da diretora anterior, Jacira Gomes Balestra.

Presença
Havia uma expectativa de que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, pudesse comparecer ontem ao jantar em homenagem a Ênio Verri, seu ex-chefe de Gabinete.

Ruim
As chuvas ajudaram a sumir com algumas das faixas de pedestres no Centro da cidade.

Continue lendo

Herrar é umano

Comentarista da CBN, Gilson Aguiar elogiou hoje pela manhã a atitude Jorge Vilallobos de denunciar a chefia regional do IAP por causa dos postos de gasolina. O comentário foi reproduzido à tarde.
O elogio valeu (confira), apesar dos escorregões: ele citou quatro vezes o nome do ecologista (que realiza realmente um trabalho exemplar), mas errou em três, chamando-o de Jorge Vila Lopes.

Continue lendo

Mais mensaleiros

De Ricardo Noblat:

O relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), confirmou que existe uma nova lista de deputados suspeitos de envolvimento no mensalão.
O material, segundo ele, será entregue ao Ministério Público juntamente com o relatório final.

Continue lendo

Eles estão certos

Os vereadores que votaram contra a ida do prefeito Silvio II à Câmara Municipal de Maringá para se explicar quanto ao uso irregular de bens públicos estão certos.
Como dizia o primeiro-irmão quando prefeito, "se vendeu a alma, tem mais é que entregar".

Continue lendo

O primeiro Jornal do Sismmar a gente nunca esquece

O "Jornal do Sismmar" começou a circular na semana passada. É o primeiro número da atual gestão, "Trabalhadores em luta" (gestão 2005-2008). O sindicato é presidido por Ana Pagamunici.
São 8 páginas de um tablóide que traz na capa as fotos (em péssima resolução) dos irmãos Ricardo e Silvio Barro II. Entre eles, um sinal de igual. Embaixo, a legenda: "Prefeito Silvio Barros II: Governando para as elites, de costas para servidores e população".

Continue lendo

É bom ter amigos ricos

O colunável Marcos Jardim (ele também disputa corrida de automóvel e é veterinário) apareceu esta semana em muitos outdoors, que trazem sua foto em cores e a frase "Seus objetivos, nossa luta". A desculpa para a propaganda eleitoral irregular é o aniversário do rapaz, que integra a executiva municipal do PDT, toda ela de confiança do senador Osmar Dias. O aniversário foi dia 3 e os painéis colocados no dia 4. Ele é pré-candidato a alguma coisa, deputado estadual ou federal, e é filho do vice-presidente da Cocamar, a cooperativa mais vinculada politicamente a Osmar Dias. Ele pode não ser muito conhecido em Maringá (apesar de vir apresentando um programa semanal de rádio, patrocinando colunas e aparecendo em vários programas da RTV Canal 10 e TV Maringá), inclusive de seus companheiros de partido - no PDT o pessoal não lembra dele, pelo menos da última campanha, embora seja identificado na mídia patrocinada como vice-presidente da provisória -, mas é conhecido no Palácio Iguaçu por ter sido um dos primeiros a divulgar o vídeo em que o governador Requião aparece mandando agricultores do Oeste enfiar uma faixa no rabo. O vídeo foi reproduzido aos milhares, segundo o próprio governador, e divulgado para todo o Estado. Os vários outdoors espalhados pela cidade parabenizando Jardim com uma frase tão tchan são assinados por "seus amigos".

Continue lendo

Sobre a passarela do Parque do Ingá

Em dezmebro do ano passado o secretário do Meio Ambiente, José Croce Filho, retornou de viagem a Curitiba anunciando que o Ibama liberou a construção da passarela no Parque do Ingá. Segundo ele, o Ibama havia concluído que a prefeitura cumpriu com as determinações previstas no plano de manejo do local.
Fiquei sabendo agora há pouco que é a licença para a construção tem que partir do IAP, que não a concedeu. A obra continuaria irregular, mesmo se não dependesse do Ibama.

Continue lendo

Câmara de Maringá vira caso de polícia

Se faltava, não falta mais. A vereadora Marly Martin Silva (PFL) entrou com representação criminal contra sua colega de Câmara Municipal de Maringá, Edith Dias de Carvalho (PP). O pedido foi apresentado ao Ministério Público, que por sua vez encaminhou à Justiça. A abertura de inquérito policial foi decidida ontem; o inquérito será feito pela 9a. Subdivisão Policial.
Marly ingressou com a representação depois que Edith a culpou pelo caso Rosimeri, além de insinuar que um problema de saúde (descolamento de retina) e até a perda de um neto (que nasceu antes do tempo e não resistiu) teriam sido causados pela vereador pefelista.

Continue lendo

Construção da passarela no Parque do Ingá é irregular

A Prefeitura Municipal de Maringá divulgou release sobre a passarela no Parque do Ingá, com 260 metros, e feita em aço. A matéria, extensa, não faz referência a um dado importante e adiantado pela coluna de hoje: a obra não tem autorização do Ibama, que por lei é responsável pelo Parque do Ingá, por este ser uma unidade de preservação ambiental (o projeto, que se depreende do documento que o blog reproduz abaixo, sequer foi protocolizado pelo município). Não faz referência também a um acordo entre município e Ministério Público, feito em 2004, de que nenhuma construção seria admitida dentro do local para mantê-lo o mais próxima de sua concepção original. A própria obra, retomada em dezembro, está sendo investigada pelo MP. A continuidade da obra a torna irregular.
Para os incrédulos, eis o ofício assinado pelo superintendente do Ibama no Paraná, Hélio Sydol:

Continue lendo

Forféu no NRE

Estudantes de Sarandi invadiram a sede do Núcleo Regional de Educação. O bicho pegou.
Agora, quem sabe, a chefe do NRE, Adelaide Colombari, volte a colocar a educação em primeiro plano e deixe a política meio de lado (ela faz parte da executiva municipal do PMDB).

Continue lendo

Promotor Cruz vai para a Espanha

O promotor José Aparecido da Cruz fará um curso de especialização na Europa, para onde deve embarcar nas próximas semanas. O promotor de Defesa do Patrimônio Público de Maringá, responsável pelo esclarecimento de várias encrencas na cidade, fará um curso de combate à corrupção, selecionado que foi por uma universidade espanhola.
O curso vai durar três meses. Mas ele pode voltar antes, se não se adaptar à língua. Olé!

Continue lendo

Becker deixa o PPS para apoiar Batista

O advogado Umberto Becker deixou o PPS. Ele, que foi o primeiro filiado do partido a assumir como vereador (e fez um trabalho muito bom em um ano de câmara), deixou o PPS para ajudar a candidatura do médico dr. Batista a deputado estadual pelo PMN. O apoio já havia sido noticiado neste espaço, e provocou reações no PPS, que vai ter pelo menos dois candidatos a deputado estadual. Becker achou melhor, então, desfiliar-se para poder apoiar um candidato a de outro partido.
Nestas eleições as chances de dr. Batista serão maiores que nas outras. Aliás, outro que pode surpreender é o ex-prefeito João Ivo Calefi (PT). A semelhança entre os dois, hoje, é que as campanhas de ambos serão financeiramente modestas.

Continue lendo

Vaga aberta

Observação intereantíssima que está no Painel da Folha de S. Paulo (para assinantes):

Em seu parecer contra a aposentadoria de Janene por invalidez, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) considera estranho Aldo Rebelo (PC do B-SP) ainda não ter nomeado o suplente do mensaleiro.

Continue lendo

Um agravante

O professor Paulo César Gonçalves Valle, especialista em Direito Administrativo e Constitucional, fez uma observação interessante em sua entrevista à CBN, ontem.
Disse que estamos em ano eleitoral. Uso de equipamentos e funcionários públicos em ano eleitoral piora a situação de qualquer político.

Continue lendo

Delay

Morreu um dos homens atingidos por uma explosão, num posto de combustíveis. A epxlosão aconteceu na quarta-feira da semana passada e somente veio a público uma semana depois. Comenta-se que teria contribuído para a demora o fato de o dono do estabelecimento ser um juiz aposentado.

Continue lendo

Internet

Três sobre o mundo das mulheres peladas na internet.

  • Circulam fotos de uma garota que seria de uma agência bancária de Maringá. Não há nas fotos, porém, nada que confirme isso.
  • Uma garota de programa de uma boate local, Mona Lisa se não me engano, apareceu em fotos de um blog de fotos eróticas, CLube dos Desocupados, alguma coisa assim.
  • Enviaram para algumas poucas pessoas novas fotos creditadas a uma colunista. Tudo fake. Nenhuma das fotos é dela. É gente querendo se aproveitar da situação.
  • FInalmente, o que nós temos a ver com isso, meu Deus?

Continue lendo

Ano eleitoral

O Informe DNP, de O Diário, noticia que o juiz Belchior Soares da Silva, da 6a Vara Cível, condenou o promotor Cruz a pagar custas e honorários em uma ação que ele moveu contra o maringaense Edvaldo Trindade. Este rapaz, ligado a um deputado federal da cidade (imaginem quem?!...), acusou o promotor de prevaricação por não ter aberto ação contra o deputado Odílio Balbinotti, por causa de um cheque de R$ 91 mil, da Prefeitura Municipal de Maringá, utilizado pelo ex-prefeito Jairo Gianoto para pagar compra de adubo do parlamentar.
O redator coloca que "na época, o promotor chegou a defender o deputado em entrevistas". Como eu era assessor de Balbinotti e acompanhei de perto o caso, acho que a coisa não ficou bem explicada: o promotor deu entrevistas dizendo que nada havia contra o deputado no MP, como de fato não havia. Tudo porque o mesmo O Diário fez uma reportagem com chamada de capa com informações mentirosas sobre a história. O mesmo jornal, meses atrás, se redimiu e explicou direitinho como foi a coisa: Gianoto comprou sementes de soja da empresa de Balbinotti, deu um cheque dele, Gianoto, e pediu para segurar. Quando foi dado sinal verde para soltar o cheque, este foi utilizado para pagar parte do adubo comprado em São Paulo da Produquímica - a empresa verificou que o cheque voltou, entrou em contato com a Sementes Adriana, que por sua vez cobrou Gianoto. O então prefeito disse que resolveria o problema diretamente com a Produquímica. Para isto, tomou um cheque administrativo junto ao ex-secretário Paolicchi, foi até Campo Grande, entrou numa agência do Bradesco e fez o depósito na conta da Produquímica. Como era para resgatar um cheque, colocou seu nome no documento. Esta é uma das provas mais fortes do desvio de recursos públicos feito pelo ex-prefeito. Balbinotti, para provar que nada tinha com isso, conseguiu inclusive cópias dos documentos - o que acabou ajudando a desmantelar a quadrilha que agia na prefeitura.
Apesar disso, houve quem tentasse encontrar um vínculo, para prejudicá-lo eleitoralmente. Imagino que seja a mesma pessoa que, no dia das eleições de 2004, pagou anúncio falso em que Gianoto pedia votos para Balbinotti - o anúncio foi oferecido a vários jornais do Paraná, mas apenas um aceitou publicá-lo (este mesmo). Esse Trindade é ligado a essa pessoa e vive na Procuradoria da Câmara Federal fazendo queixas contra o deputado.
O MP acabou sim investigando e chegou à conclusão que não houve envolvimento de Balbinotti com o esquema Paolicchi-Gianoto. Paolicchi, como se sabe, foi guindado a secretário de Fazenda pelo ex-prefeito e atual deputado federal Ricardo Barros.

Continue lendo

Uma idéia: cobre-se a tarifa!

Comentário de leitor sobre o valor que Silvio II pretende devolver hoje (ontem não deu porque ele viajou, pra variar) diz:

Dá licença. Oitentão. Tá de bricadeira. Se o muleque tivesse ido de busão seriam no mínimo duas passagens por dia. Consideremos que até agora tivemos 50 dias letivos, o que perfazem 100 passagens. Ao preço que o rei autorizou de 2 pilas cada, já dariam duzentão. Ou será que a conta que vale para a TCCC não vale para o carro do Rei?

Continue lendo

Londrinense substitui Verri

O presidente da Sercomtel, João Rezende, deve deixar o cargo, em Londrina, no Norte do Estado, nos próximos dias para assumir a chefia de gabinete do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Ele deve substituir o maringaense Enio José Verri, que deixou o cargo para ser pré-candidato a deputado estadual pelo PT do Paraná. Aqui.

Continue lendo

Manchetes do dia

Jornal do Povo - Ação popular pede afastamento de chefe regional do IAP
O Diário - MP dará prazo para prefeitos prestarem contas sobre o lixo
Hoje - ONG quer abater pombas a tiro

Continue lendo

Assuntos dos jornais

Entre os assuntos a serem tratados por O Diário nesta quinta-feira estão:

  • João Ivo nega empréstimo de máquinas públicas
  • Lei não prevê compensação de horas
  • Silvio II devolve dinheiro por uso irregular de carro
  • Ação popular quer culpar IAP por ‘omissão’
  • Morre vítima de acidente em posto de combustíveis

Continue lendo

Em PDF

A coluna desta quinta-feira em PDF.

Continue lendo

5.4.06

Fora de época

Comercial ouvido no intervalo da partida de futebol que a CBN está transmitindo agora à noite:
- O advogado Umberto Becker deseja a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!...

Continue lendo

Mosaico (quinta)

SEM LICENÇA
Termina nesta quinta o serviço de solda na passarela metálica de 260 metros, que custará cerca de R$ 133 mil aos cofres públicos, dentro do Parque do Ingá. Em novembro de 2005 a obra chegou a ser embargada e o Ibama mandou demoli-la. Em dezembro, a prefeitura divulgou que estava tudo certo e retomou as obras, que mudarão completamente aquela unidade de preservação ambiental. Agora, a novidade: não há autorização ou licença do Ibama para a construção da passarela.

Jantar e música
Acontece hoje às 20h30, no Clube Olímpico, jantar por adesão em homenagem ao petista Ênio Verri.
A noite será animada por Hugo Pena e Gabriel e grupo Tempero Brasileiro.

Barraca
A Maringá FM ainda não definiu onde acontecerá a versão in door da Barraca Universitária, tradicional evento que reúne a juventude durante a Expoingá.
Com certeza, garantem os organizadores, não será nas vizinhanças do parque de exposições.

Ciretran
Com a nomeação de David Antônio Pancotti para a direção geral do Departamento de Trânsito (Detran), crescem substancialmente as chances de o capitão Ideval de Oliveira assumir a chefia da 13ª Ciretran.

No bolso
O Santa Rita Saúde tem recebido muitos cumprimentos pela realização do Civitas 2006 – Jogos da Cidadania, que segue até o dia 19. Há consenso de que o tema escolhido para este ano, sobre a necessidade de se proteger o patrimônio público do vandalismo, não poderia ser mais oportuno. Embora fique muito difícil calcular as perdas anuais geradas por essas ações bárbaras, sabe-se que o prejuízo é elevado e afeta todo mundo.

Licitação
A Câmara Municipal de Maringá abriu licitação para contratar empresa especializada para o fornecimento de passagens aéreas aos vereadores e servidores.

Concorrência
Por trás da denúncia de favorecimento à empresa da filha do secretário Ademar Schiavone (Administração) estaria um vereador, que reinou absoluto até agora na área de empréstimos a servidores municipais.

Saiu
Nilson Tadeu Campos Silva deixou a gerência da TV Cultura (RPC/Globo).

Posse
Carlos Augusto Ferreira toma posse hoje na presidência da Associação de Moradores da Vila Operária.

Filmagem
Durante reunião realizada sábado passado, o diretor de Trânsito Luis Miura perguntou aos agentes de trânsito se eles tinham receio de alguém filmá-los. A maioria disse que não.
Miura recebeu uma gravação de um agente que desviou da rota e omitiu o fato à Central. “Sou definitavamente contra os covardes que esmiúçam a vida particular, a intimidade das pessoas. Mas enquanto agente público a conduta deve ser inatacável”, disse o diretor.

Frase
Do mourãoense Fraterno Maria Nunes:
- Homem ‘importante’ e cachorro quando morrem têm o mesmo fim; os vermes os consomem.

Nem vem
A reunião de Silvio II com a bancada do PT e com o presidente do PT, na manhã de terça-feira, a convite do prefeito, “não virou”.

Via judicial
Uma professora de escola municipal conseguiu através de mandado de segurança sua reintegração como diretora.

Secreto
Já na Escola Municipal José Marchesini (Conjunto Itatiaia) a Secretaria de Educação realizou uma eleição extemporânea, dias atrás.
Além de extemporâneo, dizem, foi praticamente secreta.

Caiu mal
Políticos do PP não faltaram na abertura de palestra pedagógica, realizada segunda-feira numa faculdade local e destinada a alunos do Cebeja.tigo CES).
Os comentários não foram nada positivos.

Ondas
Na CBN, enquanto o professor Paulo César Gonçalves Valle confirmava que houve infração à Lei Orgânica no caso de máquinas e funcionários fazendo serviços particulares (além de atentar que Silvio II é réu confesso), o secretário José Buzato trocava equipamento por marchinha de carnaval.
Ao invés de “Chiquinha” (o equipamento para espalhar piche) ele falava em “Chiquita”.

JUSTIÇA DESEQUILIBRADA
A estátua de Têmis, a deusa da Justiça na mitologia grega, feita pelo artista plástico Zanzal Mattar e colocada defronte o Fórum de Maringá, perdeu um dos lados da balança - que significa justamente o equilíbrio entre as partes envolvidas numa relação de Direito. Temporariamente, um pedaço de papel enrolado numa das pontas tentar reduzir o estrago.

Continue lendo

A comemoração

O umuaramense Osmar Serraglio (PMDB) é levantado por colegas após o final da CPI dos Correios. Prevaleceu o seu relatório e não o queparte do PT queria.

(Foto Geraldo Magela/Agência Senado)

Continue lendo

Fiscalização especial

A fiscalização especial da Controladoria-Geral da União é interessante. Veja detalhes aqui. E você pode conferir os relatórios de cada município e verificar as falhas de cada um, como Ivatuba e Sarandi.

Continue lendo

Cápsula do tempo

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá anunciou que vai gastar cerca de R$ 4 mil com uma "cápsula do tempo", que conterá objetos e documentos atuais; a cápsula será aberta daqui a 47 anos, quando a entidade completar 100 anos. Dentro da cápsula estarão, por exemplo, uma carta escrita por SM Silvio II, outra escrita pelo atual presidente, um exemplar de O Diário (não sei por quê a entidade ignora os outros dois jornais da cidade), bandeira da entidade, lista de diretores, fotografias e documentos relacionados à Acim.
Eu sugeriria a inclusão de cópia dos processos que a entidade e um diretor me movem, somente porque defendi que a Acim prestigiasse seus associados. Talvez sugerisse, dada a importância do diretor, que ele próprio entrasse na cápsula. Mas melhor sugestão tem o professor Jorge Vilallobos, do Observatório Ambiental.
Ele está juntando fotografias, documentos e recortes de jornais que retratam o respeito que a Acim teve com as árvores do Centro da cidade, no Natal do ano passado, quando as enrolou com mangueiras luminosas. Talvez até um pedaço da mangueira, importada, poderia fazer parte do pacote. Fora o mau gosto estético (a iluminação conseguiu ser ranqueda num site norte-americano que relaciona as piores decorações luminosas do planeta), Vilallobos quer que daqui a 47 anos em especial os novos maringaenses saibam como a entidade tratava uma questão crucial para as futuras gerações, como a do meio ambiente.

(A ilustração foi reproduzida de O Diário de hoje)

Continue lendo

Nem tão calmo assim

A disputa pelo governo do Estado não será tão tranqüila para o governador Requião.
Ele deverá ter como adversários o senador Álvaro Dias (PSD), Rubens Bueno (PPS), o senador Flávio Arns (PT) e muito provavelmente o homem do chapéu, José Eduardo de Andrade Vieira (PMN).

Continue lendo

Transporte dolorido

Mulheres que trabalham de diaristas (e, evidentemente, quem as contrata) estão entre os que não gostaram do reajuste no transporte coletivo urbano autorizado pela prefeitura de Maringá. Boa parte das diaristas vem de Paiçandu e Sarandi, e não usam cartão aqui.
O aumento foi de R$ 1,60 para R$ 2,00 - quem banca o busão sente o tamanho do reajuste.

Continue lendo

"Os servidores estão magoados"

Servidor público contesta as justificativas do secretário da Administração, Ademar Schiavone, sobre a empresa de sua filha que intermedia empréstimo do Santander para o funcionalismo. "O Banco do Brasil não fez nenhuma palestra conosco e não foi passada nenhuma informação ao servidor referente ao empréstimo com este banco. No início da administração procuramos empréstimos em folha de pagamento e nos foi negado; agora querem nos enrolar para pegar dinheiro com sua parente. O juro é um dos mais altos: se emprestar 5 mil reais no final irei pagar 15 mil reaisi, com prestaçõies de 40 meses, porque menos tempo a filha do secretário não autorizou. Os servidores estão magoados com o prefeito Silvio Barros II, que está assistindo tudo de braços cruzados, pois ele mesmo falou que iria cuidar e dar condições melhores para os servidores mais humildes. O pior é que mais uma vez estão protegendo os parentes dos grandes na prefeitura".
Acima, a capa do folheto distribuído aos funcionários durante a palestra que mostrou as condições do empréstimo.

Continue lendo

Humor

Brincadeira feita a partir de sugestão de leitor, por sinal um servidor público municipal daqueles bem indignados com a situação

Continue lendo

A estratégia de Silvio II

Flagrado seguidas vezes indo na contramão da lei, Silvio II elaborou a estratégia com a qual se defenderá no caso das máquinas e funcionários do Saop fazendo serviços particulares.
Ele anexará contratos feitos pelo Saop na gestão do PT, que, segundo ele, seriam iguais ao do Condomínio Villa Bella.
Dois reparos nesta tese:

  1. O Saop à época era autarquia, o que permitia uma certa flexibilidade e, principalmente, redução dos trâmites burocráticos das obras; hoje o Saop não existe mais, é um departamento da Secretaria de Serviços Públicos, estando, portanto, na administração direta;
  2. Parece-me que nenhum contrato referia-se a obras particulares; a parceria com algumas empresas era para a realização de obras com fins públicos, principalmente tapa-buracos em ruas e avenidas. Mas, se não foi sim, que se denuncie.

Continue lendo

Radar fotográfico para multas é legal

Matéria de Paulo Zulino n´O Estadão:

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a legalidade do uso do radar fotográfico na aplicação de multas de trânsito por entender que os equipamentos não aplicam as multas, apenas fornecem elementos que permitem a confirmação das infrações.
A empresa Arsky Assessoria Comercial Exportadora e Importadora acionou o Departamento de Trânsito do Distrito Federal com a pretensão de anular multas por excesso de velocidade. A empresa alegava que a ausência de identificação tanto do condutor do veículo infrator quanto do agente de trânsito deveriam levar ao cancelamento das infrações.
A primeira instância julgou o pedido improcedente. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios também negou por unanimidade a solicitação da empresa. A questão, então, foi parar no STJ, que acabou mantendo as decisões anteriores.

Continue lendo

Quanto ele acha que custa

Silvio II pretende devolver ainda hoje o dinheiro que ele acha que custou levar e trazer o filho ao Colégio Objetivo com carro e motorista oficiais.
Ele prepara um cheque no valor de R$ 80,00.

Continue lendo

Palavra de especialista

O professor de Direito Administrativo e Constitucional Paulo César Gonçalves Valle deu entrevista à CBN e confirma: Silvio II é réu confesso e a cessão de máquinas e funcionários públicos para fins particulares é irregularidade mesmo.

Continue lendo

Mistério

Por que será que nenhum veículo de comunicação fez reportagem nesta quarta-feira sobre a fiscalização especial que a Controladoria-Geral da União es´ta fazendo na Prefeitura Municipal de Maringá desde a última segunda-feira, notícia antecipada ontem pelo blog?

Continue lendo

Para não esquecer

A Câmara Municipal de Maringá em relação ao prefeito Silvio II.

Continue lendo

Selinhos da discórdia

De Roberto Silva em O Diário de hoje

O síndico do Condomínio Residencial Cananéias, no Jardim Guararapes, em Maringá, Pedro Borsalli, 44, está pedindo ajuda da polícia e do Poder Judiciário para corrigir o comportamento de uma moradora que, segundo ele, estaria aplicando “selinhos” em outras mulheres casadas residentes no condomínio. Ainda de acordo com Borsalli, o marido da acusada seria ausente e não andaria de mãos dadas com a esposa nem acompanharia o filho, de cinco anos de idade, ao pátio do condomínio. Como se não bastasse, o síndico frisou que a moradora teria dito em alto e bom som que “essas mulheres do condomínio precisam de uma ... bem grande, pois os homens daqui são fracos”. Borsalli explicou que enquanto grita, a acusada faz questão de exibir as palmas das mãos distanciadas uma da outra. Acreditem: o caso será encaminhado para o Juizado Especial Criminal (Jecrim).
(Borsalli é um ex-radialista)

Continue lendo

Por quê a greve não ocorreu?

A administração promoveu um desmantelamento da mobilização organizada pelo Sismmar. A retirada dos funcionários cedidos ao sindicato foi um dos golpes que desorganizaram o movimento. Um golpe baixo, digno dessa administração. Mas não para por aí. Para esvaziar o movimento, a administração voltou atrás em relação as oito horas diárias dos auxiliares de enfermagem dos postos de saúde. Eles estão fazendo seis horas "autorizados" pela administração. Não há nada formalizado. Da mesma maneira que há 15 anos atrás, quando um acordo foi feito entre os funcionários da Saúde e o prefeito Said Ferreira. Só que naquela época, foi para compensar pela impossibilidade em se dar aumento salarial. Tudo bem que foi uma ingenuidade aceitar um acordo sem qualquer formalidade. Mas naquela época eram Homens que estavam sentados à mesa de negociação. Está aqui.

Continue lendo

Vereador mata um e fere outro

Aconteceu no final da tarde de ontem, em Moreira Sales: o vereador Jorge Monte discutiu com duas pessoas na Vila São Luiz e acabou matando Lázaro Lins de Souza, 44, e ferindo Eder Roberto da Silva. Ele fugiu em seguida.
Detalhes aqui.

Continue lendo

Morre Carequinha

Morreu aos 90 anos, em São Gonçalo (RJ), o palhaço Carequinha.

Continue lendo

Problema com a capela

De Sid Sauer:

Funerária quer devolver capela para velórios gratuitos
A capela mortuária que funciona no Cemitério Municipal poderá ser devolvida ao município em 30 dias para que a prefeitura, se quiser, a ceda para velórios gratuitos. A informação foi dada ontem à noite por Reginaldo Czezacki, um dos donos da empresa funerária de Campo Mourão que é responsável pela capela. Hoje apenas os velórios com caixões doados são realizados sem o pagamento da taxa de R$ 80. A funerária ganhou o direito de explorar a capela porque liberou recursos para conclusão das reformas do prédio. Tudo previsto no edital de licitação do setor. Segundo Czezacki, a devolução será feita mediante o compromisso de que a prefeitura assuma a manutenção do prédio. A única funerária de Campo Mourão pertence ao mesmo grupo do Sistema Prever, que possui outra capela mortuária na cidade. Ah, qualquer coisa é só fazer uma audiência pública no centro espírita pra ver o que os “desencarnados” acham disso...

Problemas estruturais
A proposta de devolução da capela mortuária surgiu diante de informações do vereador Ademir Pezão de que o prédio estaria “em estado de abandono”. Czezacki disse que faz uma reforma antes de entregá-lo, mas frisou que os problemas são decorrentes de falhas no projeto e que eles devem voltar a ocorrer dentro de seis meses. Ih, essa história de devolução tava boa demais...

Continue lendo

Mais frango

Está aqui:

Dr. Luiz Alfredo e o frango
O vereador e presidente do PTB de Campo Mourão Luiz Alfredo da Cunha Bernardo sempre questionou a instalação da Frangobras... Não por ele ser contra, mas para que as coisas sejam feitas dentro da regularidade. E não é que mais uma vez ele se vê envolvido com frangos. É que o Procon de Maringá retirou de circulação uma marca de frango sob acusação de conter muita água congelada no pacote... Dr. Luiz Alfredo é o advogado da empresa que produz o frango...

Continue lendo

Mesmo assunto, duas notícias

O Diário
"Servidor é ´inocentado´ por empréstimo de trator"
Trecho: "Segundo (José) Buzato, em seu parecer, "a ação foi realizada às claras, cujo objetivo era o de com o uso do equipamento pagar horas máquinas devidas e, portanto, comprovam a inequívoca boa-fé e o espírito público do servidor Luiz Carlos Barbosa".
Hoje
"MP ouve citado no Caso Chiquinha"
Trecho: "Estava agendadoa para a tarde de ontem o depoimento das três pessoas acusadas no Caso Chiquinha, onde máquinas e servidores municipais de Maringá trabalharam em parte da reforma de um condomínio residencial no mês passado. Apenas o representante da Construtora Antipó compareceu e prestou depoimento ao promotor José Aparecido da Cruz".

Continue lendo

Manchetes do dia

Hoje - Sismmar quer redução de jornada no HM
O Diário - Lixo: Cidades da região decidem seu futuro
Jornal do Povo - Falta de recursos prejudica Ministério do Trabalho

Continue lendo

4.4.06

Sete vereadores preservam Silvio II de se explicar

O prefeito Silvio II não irá à Câmara Municipal de Maringá dar explicações sobre o uso do motorista e do carro oficial da prefeitura buscar e levar, desde o início do ano letivo, seu filho ao Colégio Objetivo. O requerimento havia sido proposto pela oposição - e na sessão desta terça-feira à tarde teve os votos favoráveis de Marly Martin (PFL), Mário Hossokawa (PMDB), Humberto Henrique (PT), Valter Viana (PHS) e Mário Verri (PT).
Votaram contra o prefeito se explicar sobre o uso irregular de bens públicos: Odair Fogueiteiro (PTB), Belino Bravin (PP), Zebrão (PP), Edith Dias (PP), Chico Caiana (PMDB), Walter Guerlles (PMN) e Dorival Dias (PSDB). Altamir dos Santos (PL) e Márcia Socreppa (PSDB) não votaram.
Alguém deu a sugestão ao Grupo dos 7: já que acham que Silvio II é um ser iluminado e imune às leis dos homens, que regem os outros mais de 5 mil prefeitos brasileiros, por que não aprovam uma lei específica pra ele, permitindo que continue a usar carro e funcionário públicos para questões domésticas?
Poderia se chamar Lei Silvio Barros II e os Zés Manés.

Continue lendo

A proposta do prefeito ao PT

O prefeito Silvio II (PP) recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira, os vereadores Humberto Henrique, Mário Verri (ambos do PT) e o presidente do PT, Rubem Mariano. O convite partiu dele. A conversa foi um misto de cordialidade e pressão.
Silvio II deixou claro: o PT deveria parar de denunciar irregularidades em sua administração ou ele começaria a "bater" nas denúncias contra o presidente Lula e, eventualmente, em irregularidades ocorridas na administração passada.
Não falei com nenhum dos três que conversaram com o prefeito. Mas sei que eles não aceitaram a "permuta" - que pode ser entendida inclusive por outros nomes.

Continue lendo

C´est fini

Neste trecho, o último, vale a pena mais que refletir (a resposta do prefeito é lúcida):

Ronaldo Nezo (CBN) - "Prefeito, uma última e rápida pergunta: o senhor acredita que está havendo uma perseguição barata contra o senhor?"
SIlvio II - "Não, eu acho que não, acho que não. Isso aí eu não diria não".

Continue lendo

Para pensar

Um trecho da entrevista que me horrorizou (e olhe que eu não sou psicólogo):

"Se eu não fosse prefeito, ontem um motoqueiro não teria parado a minha esposa no trânsito para fazer uma gracinha com ela e uma ameaça. Porque ela seria uma pessoa como qualquer outra. Aconteceu isso porque eu sou prefeito".

Continue lendo

Impressão

Estou ouvindo uns trechos da entrevista de Silvio II a Ronaldo Nezo, na CBN.
A impressão que Silvio II passa é que ele não queria, mas Maringá inteira obrigou-o a ser prefeito da cidade. Agora ele insinua de cobrar hora extra pelo tempo que se dedica à administrar o município.
Cara, que coisa...

Continue lendo

Palavreado

Silvio II posa de muito cristão.
Mas usa um palavreado contundente: seus adversários são todos urubus, cães perebentos e hipócritas.

Continue lendo

Em PDF

A coluna desta quarta-feira em PDF.

Continue lendo

Mosaico (quarta)

Outra freguesia
Depois de namorar Maringá, a Fundação Cultural Xingu, mantenedora da Faculdade Dom Bosco, está se instalando em Goioerê.
A prefeitura disponibilizou terreno e recursos financeiros ], e a empresa tem 90 dias para construir sua sede.

Doação
O suplente de vereador Flávio Vicente (PPS) deixou a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, para se candidatar a deputado, logo depois que a pasta ganhou novas divisórias.
Doadas, por sinal, por uma faculdade que recebeu benefícios da Seict.

Mais um
O paradeiro de dois projetores pertencentes ao município pode virar caso para o Ministério Público investigar.

Corporativo
Um grupo de pessoas tem encontrado dificuldades para fazer com que a OAB local abra processo interno contra uma advogada, acusada de estelionato.
A entidade repete o Legislativo: quem recusa-se a investigar a seus membros não pode cobrar os erros dos outros.

Placa
Agora que a prefeitura recuperou o Jardim Japonês do Parque do Ingá aguarda-se a colocação de um novo marco defronte a Igreja São José, na Vila Operária.
A placa de bronze, que marcava a reverência que o hoje imperador Akihito fez a um ipê, foi roubada há dois anos.
Cultura Inútil
As famosas fitinhas do Senhor do Bonfim, vendidas na Bahia, são fabricadas em Sumaré (SP) pelo paranaense Osnir Moreno.

Atrasos
Tem secretário municipal que está fazendo acrobacia para dar expediente.
O expediente externo, principalmente na região de Floresta, tem provocado atrasos na chegada ao trabalho.

Flores
A prefeitura está contratando empresa para ornamentar a área VIP da XXXII Prova Rústica Tiradentes, que terá arranjos florais, jardinagem na linha de chegada e área de premiação, além de coroa e buquê.

Site manco
Se você quiser saber qual o valor do orçamento de Maringá em 2006 não acesse o site da prefeitura.
Além de não disponibilizar o orçamento, continuam fora do ar os dados sobre os sepultamentos no cemitério.

MARIANA FELÍCIO
A modelo Mariana Silva Felício, 20, chegou a disputar a finalíssima do BBB 6 e agora está com ensaio no Paparazzo. Ela , que é de Botucatu (SP), não tem namorado e estreou na área há cinco anos, vencendo um concurso realizado em... Maringá.

PROBLEMAS COM AS LETRAS
A administração de Cascavel está enfatizando a aquisição de jornais diários e semanários e disponibilizando-os em todas as secretarias, diretorias, bibliotecas, escolas, postos de saúde e demais órgãos e repartições públicas.
Enquanto Cascavel incentiva o hábito da leitura, que é fundamental para a formação intelectual, em Maringá os problemas da atual administração com as letras continuam.
A Biblioteca Pública Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto não teve renovadas, praticamente desde a posse de Silvio II, as assinaturas de O Estado de S. Paulo, O Estado do Paraná, Jornal do Povo (que é local!) e da Gazeta do Povo (*). Acumulam-se as reclamações dos usuários quanto à falta dos jornais. Nas bibliotecas localizadas em bairro não são colocados à disposição do público leitor os jornais de fora.
Mas, pior que a situação dos jornais, é a quantidade de livros adquiridos pelo município. Há anos não se compra uma obra (agora, por exemplo, as crianças têm procurado a biblioteca pedindo para ler “Crônicas de Nárdia”), vive-se apenas da boa vontade de algumas pessoas que fazem doação.
A administração poderia privilegiar pelo menos um pouco a leitura e menos as empreiteiras que utilizam equipamentos e funcionários públicos.
(*) Com relação à Gazeta, Silvio II esteve na sede do jornal, em Curitiba, na sexta-feira (embora tenha se divulgado que ele foi para a capital a convite do governador Requião). E garanto aos leitores: não foi para renovar a assinatura da única assinatura que a biblioteca dispõe.

Reconhecimento
Os norte-americanos consideram os irmãos Wright os inventores do avião. Mas seu maior inventor, Thomas Alva Edison, enviou ao seu amigo, o brasileiro Santos-Dumont, este cartão em que cumprimenta o pioneiro da navegação aérea.

Continue lendo

Meu nome é Enéas?

Circula pela internet: o deputado Enéas Carneiro (Prona-SP), o famoso "Meu nome é Enéas", teria voltado à Câmara Federal sem barba. Se for um fake, é bem feito. Se for verdadeiro, é um terror...

Continue lendo

Empréstimo na televisão

O Paraná TV, edição local, da TV Cultura/RPC, acabou de veicular reportagem sobre os empréstimos a servidores públicos municipais que estaria sendo canalizados apenas por uma empresa, no caso da filha do secretário de Administração, Ademar Schiavone.
O que achei interessante é que ontem, na Cultura AM, ele disse que não sabia as taxas de juros cobradas pelos bancos. Hoje, na televisão, ele falou que varia de 1.7 a 2.9.
Mas é bom ninguém mexer com isso, porque, como diz Silvio II, será mais uma hipocrisia da oposição.

Continue lendo

Saia justíssima

Está aqui.

Continue lendo

Deu no que deu

Leio no site da CBN que a CPI do Mensalinho não vai mesmo sair.
Leitores do blog podem se considerar privilegiados. A notícia foi dada em primeira mão aqui, quando se contou que um grupo de vereadores "cercou" a vereadora Marly na saída do banheiro.

Continue lendo

Bobagens & Cia.

Silvio II (PP) falou um monte de bobagem a Ronaldo Nezo, na CBN, sobre as últimas irregularidades flagradas em sua administração. Ouça aqui.
Silvio II acha-se realmente acima do bem e do mal. Comparou-se a Lula, que adquire, através da Presidência da República, carros que serviram à sua família. Presidente, felizmente, é só um. Prefeito igual ou melhor que Silvio II, infelizmente, existem mais de 5 mil. Se todos pensassem como ele, e quisessem que as reais necessidades familiare sfossem bancadas pelo erário, o Estado estaria mais quebrado do que está.
O prefeito anunciou que vai ressarcir os cofres públicos. "Esqueceu-se" novamente de falar que quem levava o filho à escola era o motorista que lhe serve, no carro oficial que lhe serve. Omite sempre o "levar" ou o "buscar". Considera, como PC Farias, que isso é hipocrisia.
Eu já acho que ele continua se achando - e achando que o povo, na outra ponta, é idiota.

Continue lendo

O caixa tucano foi condenado, você sabia?

Por FÁBIO JAMMAL KAHOUL

Enquanto o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) fazia pose de estadista e chamava a ética do PT de corrupta na capa da revista IstoÉ, uma pequena nota no pé da quinta e última página da seção "A Semana" passava facilmente despercebida até mesmo para os leitores mais atentos. Embaixo de três notas necrológicas, o pequeno texto informava: "Condenados a 11 anos de prisão pela 12ª Vara Federal do Distrito Federal o ex-presidente do Banco do Brasil Paulo César Ximenes e seis ex-diretores dessa instituição. Eles foram acusados de gestão temerária devido a irregularidades em empréstimos feitos à construtora Encol entre 1994 e 1995. Na quarta-feira 1". Assim como IstoÉ, a grande imprensa não deu muita bola para o caso. Veja, por exemplo, considerou a condenação de toda uma diretoria do maior banco público do país nada importante e não dedicou uma linha a respeito do assunto. Os sete condenados formavam a diretoria colegiada do Banco do Brasil entre 1995 e 1998, com Ximenes no comando da instituição. Período que coincide com o primeiro mandato de FHC. Eles foram condenados em primeira instância por nove atos que caracterizam crimes de gestão temerária e de desvio de crédito ao emprestar dinheiro para a construtora Encol, que faliu em seguida e prejudicou milhares de mutuários. Os acusados foram considerados responsáveis, entre outros crimes, por aceitar certificados de dívida emitidos ilegalmente pela construtora e por prorrogar sistematicamente operações vencidas e não pagas. Leia na íntegra.

Continue lendo

Voltamos!

Estava numa audiência, a terceira, por causa de uma ação de reparação de danos contra o ex-deputado Pinga Fogo de Oliveira. Ele disse que nunca me chamou de veado ou veadinho (com "e" ou com "i", essa era a dúvida do magistrado na hora de colocar o depoimento no papel), que nunca me espinafrou nem mexeu com minha vida pessoal e familiar. A natureza humana sempre me surpreenderá - especialmente quando ela se depara com a possibilidade de justiça.
Daqui a pouco vou conversar com um amigo sobre o Ingá News. Não tem expediente no sitee agora deram para colocar minha coluna lá. Dá a impressão que eu sou o dono. É brincadeira...

Continue lendo

Mudança

Carlos Alberto Kaefer, que era diretor comercial de O Diário, deixou o cargo no último sábado.
Ele sai para trabalhar num grupo de comunicação de Presidente Prudente (SP).

Continue lendo

"Vergonha é roubar"

De uma catadora de lixo, moradora de Paiçandu, sobre as notícias de que a prefeitura vai retirar os que sobrevivem do Lixão de Maringá (isso é cíclico) , na Cultura AM, hoje pela manhã:
- Vergonha não é trabalhar no Lixão. Vergonha é roubar.

Continue lendo

Maringá sofre fiscalização especial da CGU

No último dia 23 foi realizado o vigésimo sorteio da Controladoria-Geral da União. Foram sorteados mais 60 municípios brasileiros que sofrerão intensa fiscalização da União sobre a utilização dos recursos federais repassados a cada um deles. Do Paraná estão na lista da fiscalização especial as cidades de Prado Ferreira, Foz do Jordão, Ivaté e Maringá. A área da ser fiscalizada é o chamado grupo 4: os recursos destinados pelo governo federal para aplicação nos setores de habitação, saneamento e urbanismo.
Maringá, como se recorda, foi a cidade que mais verbas recebeu em todo o Brasil para a área de saneamento, durante o finado governo Collor. A equipe da CGU iniciou ontem o trabalho de fiscalização em Maringá.
A 20ª edição do Programa de Fiscalização de Municípios a partir de sorteios públicos contou com a presença do ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, e da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon. Com mais esta edição, foi atingido um marco simbólico importante, que é a superação de mais de mil municípios sorteados pela CGU. O ministro destacou que o programa é um importante instrumento de transparência dos gastos públicos, pois permite que a sociedade civil também desempenhe papel fundamental, verificando de perto se os recursos foram, efetivamente, aplicados nas finalidades a que estavam destinadas. O Programa de Fiscalização foi criado pelo Governo Lula com o objetivo de inibir e dissuadir a corrupção, assim como despertar a consciência da população para o controle social.

Continue lendo

Fogo

De Monica Bergamo, na Folha de hoje:

O ex-ministro Antonio Palocci avisou à cúpula do governo: perdeu o controle sobre Marcelo Netto, seu ex-assessor de imprensa suspeito de ter ajudado a vazar o extrato bancário do caseiro Francenildo Costa para a imprensa. Netto estaria disposto a "detonar" o governo Lula.

Continue lendo

Efeitos especiais

Do Painel da Folha de S. Paulo (para assinantes):

Do deputado ACM Neto (PFL-BA) sobre o relatório paralelo do PT: "É uma peça de ficção. Deve ser enviada para Steven Spielberg, pois tem boa chance de ganhar o Oscar".

Continue lendo

Coordenação

De Verdelírio Babrosa:

O deputado federal Ricardo Barros, do PP de Maringá, terá importância fundamental na campanha de Geraldo Alckmin, candidato a Presidência da República, pelo PSDB. Ricardo já recebeu telefonema de Alckmin e do senador Sergio Guerra, convocando-o para integrar a Comitê de Coordenação da Campanha.

Continue lendo

Um homem de família

Por FUAD FARAJ

Todo mundo sabe que o atual Governador do Estado é um dos maiores adoradores do nepotismo do Brasil. Com efeito, o nepotismo e o arcaísmo econômico, além de outros surtos típicos da síndrome do atraso, são seus bezerros de ouro. Há os que afirmam que só de parentes seus trabalhando para o Governo do Estado, funcionários que são ungidos pela árvore genealógica, há cerca de duas dezenas. E desde o primeiro ao último escalão de seu governo este exemplo é seguido por muitos outros partidários da doutrina propagada com afinco e sem temor pelo nobre Governador das Terras Araucarianas. E, calculo eu, são estes mesmos partidários que seguem, à risca, a cartilha do Chefe Supremo, que entre outras pérolas afirma de forma categórica, solene e professoral que o saco do chefe é o corrimão do poder. E este mandamento, tão caro ao nosso Potentado do Canguiri, a muitos entusiasma por dar a entender que os problemas de seu orçamento pessoal são de solução fácil, pois basta apenas estender a mão e subir na vida.
É parente pra todo lado, minha gente! Desde aqueles que galgaram ao cargo pelo corrimão inusitado até aqueles outros mais reservados e pudicos que se vangloriam apenas de seu Q.I., iniciais que aqui não se referem ao quociente de inteligência, que nas bandas governamentais, nestes casos de nepotismo, não deve ser genial, mas das iniciais do odioso “quem indica”. E a parentada pulula e abunda nas bandas do Palácio Iguaçu, desde aqueles que batem ponto até os que apenas dão uma passadinha no trampo pra pegar o contracheque. E ao lado daqueles de carne e osso, podem até figurar, nem lúgubres ou assustadores, fantasmas de semblante vivaz. Efetivamente o governador e seus partidários são exemplares homens de família que não deixariam os seus entes queridos desempregados, na rua da amargura, vendendo chiclete nos sinaleiros. Se um dos motes de seu governo é criar empregos e empregar pessoas, que se comece empregando os parentes, dita a lógica de nosso Governador e impoluto bate-pau do arcaísmo administrativo.
Mas a Constituição, diriam alguns, não permite este tipo de prática com viés de franca imoralidade administrativa. A Constituição, responderiam outros, ora a Constituição... A Constituição da República que se exploda em mil e um pedacinhos ao término deste Governo; que vire confete para comemorarmos os seus grandes feitos. Mas, acalmem-se diletos cidadãos, há alguém a nos defender, que passa horas insones preocupado em preservar a Constituição e a cidadania. Estou me referindo a uma das cabeças mais brilhantes das altas esferas jurídicas, o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Milton Riquelme de Macedo, o Defensor do Regime Democrático, da Ordem Jurídica e dos Direitos Sociais e individuais indisponíveis. Este sim, sem temor ou amor a vassalagem há de demonstrar ao Governador com quantos parentes se acaba com o nepotismo no Paraná. E Procurador-Geral de Justiça como ele só, ainda que não ache, há de morrer procurando, pelo bem da estropiada Constituição da República a bem amada justiça. Não se desesperem cidadãos e lembrem-se do ditado popular: quem espera sempre alcança.
E não se recrimine o zelo do Procurador-Geral de Justiça que disse precisar de uma lei específica, própria, para enquadrar o nepotismo do Governador. A Constituição da República, esta coisa tão desimportante, não bastaria para o zeloso Procurador-Geral de Justiça processar por improbidade administrativa aquele que o indicou ao cargo. Nem ao menos recomendou ao Ilustre Benfeitor que mandasse exonerar toda a parentada. Provocado para se manifestar e tomar providências acerca do nepotismo explícito e vulgar do Governador, o magnânimo Procurador-Geral de Justiça, mandou às favas a representação e a provocação dizendo que sem lei o nepotismo fica aí como está e, por outras palavras, que a Constituição da República não tem força o suficiente para forçar o Governador a respeitá-la e o Procurador-Geral de Justiça a defendê-la.
Dito isto, só faltou ao Procurador-Geral de Justiça, o prezado Doutor Milton Riquelme de Macedo, rematar com o indefectível dizer que vigora fulgurante sob o regime da Lei da Selva: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

(*) Fuad Faraj é promotor de Justiça e escreve para o DC aos domingos. Ele foi promotor em Maringá. (fuadfaraj@hotmail.com)

Continue lendo

Alckmin sob investigação

A administração do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) virou alvo de várias investigações dentro do Ministério Público de São Paulo. Cinco delas foram iniciadas nesta segunda-feira. Alckmin deixou o governo na semana passada para disputar a Presidência da República.
Leia matéria completa.

Continue lendo

Manchetes do dia

Jornal do Povo - Requião sanciona reajuste de até 88,1%
O Diário - Saúde confirma 9 casos de dengue
Hoje - Polícia estoura "boca-de-fumo"

Continue lendo

3.4.06

Em PDF

A coluna de terça-feira em PDF.

Continue lendo

Mosaico (terça)

De fora
Pela primeira vez a Secretaria da Educação de Maringá não participou da organização e divulgação do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, ao qual é filiada desde 93.
Ao não participar do Fórum, realizado no último sábado, ficou no ar: a atual administração não defende a escola pública?

Palpitante
Um dos assuntos mais lembrados por palestrantes do Fórum foi a frustrada experiência com a privatização das escolas e centros de educação infantil (antigas creches) durante a administração de Ricardo Barros.
Há quem sinta que hoje exista a mesma disposição de desmantelar o ensino público local.

Retrocesso
Durante o Fórum foi apresentado um documento do Conselho Estadual da Educação posicionando-se contrário ao processo de eleições de diretores nas escolas municipais, através de lista tríplice, adotada em Maringá, ressaltando o grande retrocesso na gestão democrática dos estabelecimentos de ensino de Maringá.

Setorizado
A prefeitura explica que a nomeação do jornalista Cláudio Galleti pela Secretaria de Saúde justifica-se pela política de especialização de setores.
Galleti está cobrindo principalmente a área da saúde, na Assessoria de Imprensa da PMM.

Administração 1
No final de semana divulgaram que a filha do secretário de Administração, Ademar Schiavone, era proprietária de financiadora que empresta dinheiro aos servidores da prefeitura de Maringá.
Informava que cerca de 20 servidores procuram a Credimais diariamente, na avenida Getúlio Vargas, e que os servidores se sentiram induzidos pelo secretário, através de palestras, a solicitar empréstimos.

Administração 2
Ontem, na Cultura AM, Schiavone confirmou que a empresa de sua filha é terceirizada do Santander, que não sabe a taxa de juros cobrada (“deve ser menor que a dos outros”, arriscou), mas negou que esteja empenhado em conseguir algum tipo de benefício.
O secretário de Administração aproveitou para revelar que cerca de 1,6 mil funcionários públicos municipais vivem grande dificuldade financeira, com a consignação de empréstimos em seus salários.

Sob análise
Ontem um grupo de oposicionistas avaliava a “Carta aberta à comunidade universitária”, divulgada no campus pelo ex-reitor Gilberto Pavanelli, presidente do PMDB, e dirigida aos servidores da UEM.
Tinha gente procurando na carta sinais de propaganda eleitoral fora de época.

Um sinal
Ao reforçar a Guarda Municipal, a administração sinaliza que não irá implantar a Guarda Municipal aquela armada, prometida em campanha.

Trabalho elogiado
O delegado-chefe de Apucarana, Marcolino Aparecido da Costa, tem realizado um trabalho marcante naquela cidade.
Nos últimos 90 dias ele conseguiu a prisão de 40 pessoas, através de solicitações feitas por ele à Justiça, além de ter desbaratado uma quadrilha de assaltantes composta por seis pessoas.

Três
Maringá pode ter três candidatos ao Senado.
Além de Álvaro Dias (PSDB), há chances para Cida Barros (PP) e Fernando Serrano (PCdoB).

Piadinha
Ao ler release enviado pela prefeitura na semana passada, com o título “Parque do Ingá: Prefeitura reforma Jardim”, um jornalista comentou:
- Pronto, já começaram a usar a máquina pública para beneficiar candidato a deputado.

Cabelo
O topete do cantor Chimbinha, da banda Calypso, não lembra o prefeito Silvio II?

Zé da Cera
Em Mandaguaçu, um deficiente físico que sofreu derrame foi preso e autuado em flagrante porque furtava latas de cera para automóvel dos mercados da cidade. A polícia contou oito delas.
O cidadão já tinha 20 passagens e estava condenado a 8 anos de prisão.

Lei da Cultura 1
Enquanto outras cidades, como Campo Mourão, já distribuíram recursos para atividades culturais, Maringá marcou para o período entre 6 de abril e 22 de maio o credenciamento para selecionar projetos de concessão de incentivo cultural, para a “promoção, valorização, difusão e edificação das manifestações artístico-culturais” a ser concedido à pessoa física ou jurídica contribuinte do município.

Lei da Cultura 2
A lei abrange as seguintes áreas: Acervo e patrimônio histórico, artístico e cultural de museus e centros culturais; Artes de Rua; Artes gráficas e filatelia; Artes Plásticas; Artesanato; Cinema, fotografia e vídeo; Dança; Escolas de samba que participem do carnaval maringaense daquele exercício financeiro e estejam devidamente filiadas a suas respectivas associações; Folclore; Literatura; Música: Pesquisa e documentação e preservação de bens culturais e artísticos; Teatro e Circo.

Federal
Maringá recebeu este ano, de recursos federais, exatos R$ 20.057.797,94, mantendo o terceiro lugar no ranking paranaense.
Sarandi ficou na 26ª colocação, tendo recebido R$ 3.631.290,89 nos três primeiros meses do ano.

Estadual
Já de recursos estaduais Maringá recebeu este ano R$ 21.483.112,38.
Sarandi, R$ 1.197.574,16.

A CALÇADA SUMIU
Bem localizado, o Colégio Estadual José Gerardo Braga perdeu há tempos parte da calçada defronte a Antonio Otávio Scramin. Pais e alunos esperam que autoridades da área acordem qualquer hora com a intenção de dar exemplo - e resolver o problema.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima