Mosaico (domingo)
Importância
Sob nova presidência, associado espera que na Acim voltem os velhos tempos, quando o importante era o cargo e não o nome de quem o ocupava.
Antecedente
A história ressurgiu dias atrás, por conta da nova peraltice real.
Um Landau oficial, que servia o então prefeito Silvio Barros (1973-1976), passou uma semana numa cidade de Minas Gerais – com motorista e tudo - por conta de um casamento na família.
Secretária cover
A vereadora Márcia Socreppa (PSDB), que circula nas imediações do Gabinete do Prefeito (ela é servidora de carreira da prefeitura), é um nome sempre lembrado para a Secretaria Municipal de Educação.
Poderes, como o de nomear diretores, ela já tem.
Capenga
O site da Prefeitura Municipal de Maringá é tão manco que não traz sequer o número de habitantes da cidade, o que é a coisa mais comuns em sites oficiais.
O da prefeitura de Londrina (que dá de 10 no de Maringá, tem até Portal do Servidor), por exemplo, traz todos os números oficiais do IBGE.
Resposta
Segundo representante do setor, o funcionalismo público pretende mostrar nas urnas, em outubro, o descontentamento com a forma como vem sendo tratado.
Bom para os candidatos a deputado que tenham sobrenome e partido diferentes.
Dilema
Interpretação do dilema proposto pelo professor mineiro e cientista político Fábio Wanderley Reis, há dias: “É possível ser petista e honesto ao mesmo tempo – neste caso, a pessoa não é inteligente. É também possível ser honesto e inteligente – neste caso, porém, a pessoa não é petista. E é também é possível ser petista e inteligente – mas, neste caso, o sujeito não é honesto”.
Armação
A propósito da representação criminal da vereadora Marly Martin (PFL) contra sua colega Edith Dias (PP): recentemente a primeira conversou por mais de uma hora com Silvio II.
Quis ouvir dele sobre suas declarações de que eram seus adversários quem “armaram” contra Edith.
Data
Neste domingo faz dois meses que Carla Vicentini, 22 anos, de Goioerê, está desaparecida nos Estados Unidos.
Frase
Com a possibilidade de José Eduardo de Andrade (PMN) vir a ser candidato a governador, resgataram do baú uma frase política de sua autoria que entrou para a história:
- A única certeza que tenho é que de tédio, no Brasil, a gente não vai morrer nunca.
Entra e sai
Na prefeitura, saiu o decreto de exoneração de Randhal Guaiume Correia (CC4), do Gabinete do Prefeito.
Mas saíram as nomeações de Almerinda Neves de Lemos (CC5), Jhony César Felipe (CC7) e Ariana Zahdi de Moraes Jordão (CC4) para o GP.
O advogado Nicola Rend, que era da Secretaria Municipal de Controle Interno, mudou de função: agora é assessor jurídico (CC3) da Capsema.
Sem sala
Não sei se tem a ver com a anunciada intenção do vice Pupin (PDT) de ser candidato a deputado federal, mas sua mulher, Luíza, presidente do Provopar, ainda não tem sala exclusiva no paço municipal.
Ela atende na sala do marido.
Sem privacidade
Outra que não tem sala própria é Terezinha Pereira, secretária da Mulher. Ela atende em espaço aberto da secretaria.
Terezinha, por sinal, é antenada e tem até página no Orkut.
Procura-se
Dezenas de maringaenses estão no site Par Perfeito, onde se procura uma alma gêmea.
Alguns são bem conhecidos.
Melancia
Nestes tempos quem anda pela cidade costuma trombar com gente da qual nunca ouviu falar e com pessoas que estavam desaparecidas.
São fotos de pré-candidatos a alguma coisa nas próximas eleições que encontram no desrespeito à legislação partidária uma forma de mostrar a cara em outdoors.
De olho
Órgãos públicos ambientais estão de olho numa publicação da área.
Há queixas de que até nomes de pessoas responsáveis por órgãos de fiscalização estão sendo usados para atrair patrocínios. O caso pode ser denunciado qualquer hora à polícia.
Perdidos
O Censo legislativo, divulgado dias atrás, mostra o que muito maringaense sabe há anos: a maioria dos vereadores brasileiros não conhece o regimento interno do local de trabalho nem as atribuições de seu cargo.
PRESENTES AO JANTAR
No jantar em homenagem a Ênio Verri, a presença de Gleisi Hoffmann, pré-candidata a senadora pelo PT, na foto entre o homenageado e o ex-superintendente do Ibama, Marino Gonçalves.
SOBRE PERFUMES
Encerra-se hoje o Espaço Saúde, uma das ações do Programa Maringá Saudável – que vem a ser uma idéia de 2002 do Instituto Brasileiro para a Saúde Preventiva, presidido por Silvio II até 2004 e hoje comandado por sua mãe, dona Bárbara.
O IBSP divulgava o Maringá Saudável na Qualidade de Vida Indústria e Comércio de Produtos Naturais, empresa da família. O programa, o instituto e a empresa têm os mesmos objetivos: incutir hábitos de vida e usar recursos naturais (como a dolomita) que possam ter caráter preventivo.
A empresa do prefeito, o instituto do prefeito e o programa implementado pela prefeitura que o prefeito dirige utilizam todas as possibilidades disponíveis. Como espaço público para realizar as ações, dinheiro público para patrocinar comerciais no programa do ex-deputado e apoiador Pinga Fogo de Oliveira e a persuasão política da autoridade municipal para a mobilização de faculdades, empresas e órgãos diversos, coisa que antes das eleições ficava apenas no papel.
É, pelo menos, algo – mas longe de promessas como a abertura do NIS Alvorada por 24 horas e a transformação do Hospital Municipal num hospital como definem os dicionários. Não deixa de ser perfumaria, uma tentativa de se enfeitar a realidade, que é um pouco mais dura e cruel.
Como provou uma mulher, que precisou na semana passada ir ao HM e a um posto de saúde. Considerou o HM um embuste, uma enganação, um verdadeiro cenário de filme. No posto, conferiu a nova filosofia da administração: há grandes problemas mas não se reclama. “Afinal, os funcionários são filhos, o prefeito, pai, e filhos não criticam o pai” – esta, a filosofia. A pior parte veio ao saber que o resultado de um exame de prevenção (o conhecido Papa Nicolau), que antes demorava em média 20 dias para ficar pronto, na gestão Silvio II passou a demorar até 60 dias.
O Comas discute terça a Lei Social
Está marcada para a terça-feira, 11, reunião ampliada para discutir a Lei de Responsabilidade Social, no Auditório Hélio Moreira.
O projeto estava tramitando na câmara quando o Conselho Municipal de Assistência Social, presidido por Maria Clara Corrêa Tenório (foto), solicitou sua retirada para que ele fosse analisado mais profundamente.
A reunião começará às 8h30, com palestras do advogado Marcos Capellazzi e da assistente social Jucimeri Izolde da Siliveira, vice-presidente do Conselho Estadual da Assistência Social.
Internet
A Sociedade Rural de Maringá informou na sexta que abriu link para a Expoingá 2006 em seu site (www.srm.org.br).
Mas quem acessava não encontrava link nenhum, apenas um banner da Odara.
Ondas
Adquirida recentemente pelo grupo que é dono da Maringá FM, a Cidade FM vai mudar de estilo e de nome.
Pode vir a ser um a emissora na linha gospel/cristã ou light/adulto contemporâneo.
Coleção
Dr. Batista está arregimentando outros fortes apoios.
O CACHORRO E O HOMEM
Encerrando a fase sobre cachorros perebentos:
O cachorro é capaz de ficar feliz ao ouvir tilintar do metal barato de uma coleira.
O homem só fica feliz com o tilintar do dinheiro.
•
O cachorro vai à rua feliz, e volta feliz pelo simples fato de ter feito cocô.
O homem não dá valor à sua própria liberdade de fazer cocô quando quiser, e em privacidade.
•
O cachorro te recebe com a maior das alegrias quando você chega em casa, seja do trabalho, da praia, de onde quer que seja.
O homem olha para você, fala oi e volta para assistir ao noticiário.
•
O cachorro come ração. Todo o dia. Sem reclamar.
O homem, se come bife dois dias seguidos, reclama.
•
O cachorro é capaz de se divertir com seu próprio rabo. Durante horas.
O homem precisa de videogame, tv a cabo, carros velozes, bebidas, noitadas.
•
O cachorro é amigo.
O homem pode ser amigo. Mas pode ser inimigo também.
•
O cachorro só fica de mau humor quando está doente.
O homem fica de mau humor tão frequentemente que acaba ficando doente.
•
O cachorro agrega, junta pessoas em volta.
O homem individualiza.
•
Você pode agradar um cachorro só fazendo carinho na cabeça dele.
Você só agrada um homem se concorda com ele.
•
O cachorro não sofre pressões sociais para trabalhar, casar, ter filhos.
O homem que não atinge as expectavivas da sociedade ou suas próprias sofre.
•
O cachorro apenas vive.
O homem vive a preparar-se para um futuro que nunca chega.
•
O cachorro, se vê algo que o interessa, avança, faz barulho e briga até conseguir.
O homem tem medo.
•
O cachorro cava buracos.
O homem cava problemas.
(Texto de autoria desconhecida)
AUTOPROMOÇÃO SEM PUNIÇÃO
Vai para três meses que a coluna divulgou a distribuição de um cartaz, com a foto do prefeito da cidade e uma frase de auto-ajuda (a mesma que foi colocada no site da prefeitura e nos carnês de IPTU). O cartaz está espalhado em quase todas as repartições públicas municipais, como no posto avançado do terminal de passageiros. Recentemente uma diretora de escola levou bronca por que colocou um na parede da secretaria; a chefia exigiu que o cartaz fosse afixado no pátio, para que os pais (que votam, ao contrário dos filhos) pudessem ver a bela figura do governante. É óbvio que se trata de autopromoção, mas até agora nenhum partido político, nenhuma ONG (nem os que defendem a responsabilidade ética e a cidadania), nem mesmo o Ministério Público, interessou-se em saber quem pagou pela brincadeira, um verdadeiro exercício de dandismo. Como já se sabe que foi o contribuinte maringaense, o prefeito deveria de forma espontânea pensar em enfiar novamente a mão no bolso e se antecipar a uma já atrasada ação civil pública para a devolução do dinheiro público ali gasto.
2 pitacos:
Vi uma propaganda dessa numa creche, com fotografia e tudo. Isso está na legalidade...
E agora que o Cruz vai passear, resta apenas o jornal "Hoje" e o Rigon para não nos deixar esquecer da extrema burrada que os eleitores maringaenses fizeram elegendo sua Majestade SBII.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.