Cápsula do tempo
A Associação Comercial e Empresarial de Maringá anunciou que vai gastar cerca de R$ 4 mil com uma "cápsula do tempo", que conterá objetos e documentos atuais; a cápsula será aberta daqui a 47 anos, quando a entidade completar 100 anos. Dentro da cápsula estarão, por exemplo, uma carta escrita por SM Silvio II, outra escrita pelo atual presidente, um exemplar de O Diário (não sei por quê a entidade ignora os outros dois jornais da cidade), bandeira da entidade, lista de diretores, fotografias e documentos relacionados à Acim.
Eu sugeriria a inclusão de cópia dos processos que a entidade e um diretor me movem, somente porque defendi que a Acim prestigiasse seus associados. Talvez sugerisse, dada a importância do diretor, que ele próprio entrasse na cápsula. Mas melhor sugestão tem o professor Jorge Vilallobos, do Observatório Ambiental.
Ele está juntando fotografias, documentos e recortes de jornais que retratam o respeito que a Acim teve com as árvores do Centro da cidade, no Natal do ano passado, quando as enrolou com mangueiras luminosas. Talvez até um pedaço da mangueira, importada, poderia fazer parte do pacote. Fora o mau gosto estético (a iluminação conseguiu ser ranqueda num site norte-americano que relaciona as piores decorações luminosas do planeta), Vilallobos quer que daqui a 47 anos em especial os novos maringaenses saibam como a entidade tratava uma questão crucial para as futuras gerações, como a do meio ambiente.
(A ilustração foi reproduzida de O Diário de hoje)
3 pitacos:
A cápsula é da Acim e ela enfia o que quiser lá dentro. Mas acho que deveriam colocar coisas mais curiosas do que bajularem a sí próprios, guardando suas fotos para serem vistas daqui a 47 anos. Basta imaginar o que seria curioso encontrarmos em uma caixa hoje, lacrada há meio século. Aliás, a mentalidade de quem decidiu o que enfiar lá dentro está fora de época.
Sugiro que essa cápsula seja depositada no fundo de uma privada.
Fábio,
A capsula é da ACIM, mas a exposição do narcisismo dos empresários é pública. Achei de tremendo mau gosto esta idéia de capsula.UM tanto brega, um tanto esnobe, um tanto inócua. daqui a 47 anos tomara que as cabeças dos mais ricos de grana fique mais rica também intelectualmente.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.