Mosaico (domingo)
Ex-indignado
Nada como um dia atrás do outro e uma noite no meio.
Até dias atrás o vereador Mário Hossokawa (PMDB) indignava-se com o fato de Dorival Dias (PSDB) ser líder do prefeito e, ao mesmo tempo, presidir a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Legislativo. Hossokawa, desde a última quarta-feira, é líder do prefeito e presidente da CCJ.
Pontos
Estratégia do Sismmar, o sindicato dos servidores públicos municipais: distribuição de panfletos repudiando a questão da Capsema, na porta de igrejas da cidade.
Tem dado resultado. A reclamação vira até assunto de missa.
Shopping
Descobriu-se no final de semana mais um golpe, desta vez aplicado numa detenta, dentro da própria delegacia de polícia de Maringá. Um sujeito intitulando-se advogado e, com uma procuração, levou dinheiro fácil.
Também houve a apreensão de maconha dentro do prédio.
Mídia
A radialista Jany Lima não é mais responsável pelo marketing da rede Cinesystem, onde trabalhou por cinco anos.
Ela, que ganhou destaque na revista Forbes brasileira por causa do cinema, vai se dedicar agora à televisão.
Sintomático
A ausência do comando das polícias Civil e Militar do debate da Associação Maringaense de Imprensa sobre segurança pública reforça a tese de que, nesta área, estamos mesmo entregues.
Vai-e-vem
O tabuleiro nipobrasileiro está sendo mexido.
Enquanto Luiz Nishimori (PSDB) afasta-se dos Barros, o ex-adversário Mário Hossokawa (PMDB) aproxima-se cada vez mais. E nada é por acaso.
Hora de sair
A nova provisória do PMDB poderá até passar o bastão para o diretório municipal a ser eleito brevemente, mas o fato é que é questão de semanas o pedido de expulsão de peemedebistas – como João Alves Correa e Mário Hossokawa – que não se alinham ao estilo Requião de viver partidariamente.
Hora de entrar
Se uma turma sai, outra entra: Emerson Nerone vai se filiar ao PMDB em breve.
Resta pouco
Daqui a pouco não sobrará nada do eixo central original de Maringá.
Já saíram dali a antiga catedral de madeira, o antigo paço municipal, a estação ferroviária, a clínica do dr. Waldyr Coutinho, o Hotel Esplanada e a fonte luminosa da praça Raposo Tavares.
Com a rodoviária na mira, só restará o Maringá Bandeirantes Hotel. E é assim que a memória da cidade se esvai...
Feridas
No debate sobre segurança ao qual faltaram autoridades de segurança, duas reclamações de populares: uma contra um oficial da PM que não investigaria denúncias contra pontos de tráfico de drogas e outra de uma senhora, cujo filho foi morto por um policial militar presente ao evento.
Dois apagões
Na última quarta-feira, depois da Adap, que levou uma goleada do Noroeste, foi a vez do Estádio Willie Davids sofrer um apagão.
Ceasa
Ex-diretor da Secretaria de Serviços Públicos, o ex-vereador Santo Soares aguarda ser nomeado para a chefia da Ceasa em Maringá.
A indicação é do deputado Luiz Nishimori.
Trocadilho
Se santo de casa não faz milagres, Santo no Ceasa faria?
Na torcida
O funcionalismo público municipal, ao que se sabe, quer ver Silvio II disputando a reeleição.
Campanha aberta
O presidente da Associação de Moradores do Parque Tuiuti, Dionilson da Silva Filho, está em campanha para vereador.
Tem conseguido muros onde pinta o nome da entidade e, com uma tarja vermelha, seu próprio nome.
Estratégia
Dionilson, segundo oponentes, consegue a tarifa social na Sanepar e na Copel para famílias necessitadas e, em troca, ganha os muros.
Mas vai disputar a vereança no partido em que o prefeito estiver – provavelmente o PFL/PD.
Parcela
Quando secretário de Controle Interno, o ex-prefeito de São Jorge do Ivaí, José Luiz Bovo, contribuiu para a economia dos mais de R$ 4 milhões anunciados semana passada pela prefeitura.
Sua pasta colaborou inclusive na apuração de denúncias de superfaturamento na compra de bens e serviços pela prefeitura.
Por pouco
Há uma semana Silvio II quase foi vítima do louco trânsito maringaense.
Um guarda municipal assobiou na hora certa e evitou um acidente: o prefeito andava de bicicleta e não viu um carro se aproximar, na esquina das avenidas XV de Novembro e Duque de Caxias.
Desistência
A ex-vereadora Jacira Martins, presidente da Capsema, está decidida a não mais disputar cargos públicos.
Apupo
Integrante do secretariado municipal foi vítima de intensa vaia em colação de grau.
Seria assim
Se poder público e condôminos tivessem feito sua parte, e cuidado do prédio, esta seria a estação rodoviária municipal antiga, hoje. A fotografia foi feita pelo alfaiate Aníbal Verri por volta de 1964 e foi incluída na monografia de Fábio Dias sobre a rua Joubert de Carvalho, que deu origem à exposição fotográfica que aconteceu em janeiro no Teatro Calil Haddad.
Dupla do barulho
O ex-vereador Oscar Batista de Oliveira e seu neto Victor Hugo, que faz 4 anos no próximo dia 21.
Trova
A pobreza, com certeza,
nem sempre pobreza é:
- pobreza só é pobreza
quando a gente perde a fé
(Osvaldo Reis)