17.2.07

Mosaico (domingo)

Ex-indignado
Nada como um dia atrás do outro e uma noite no meio.
Até dias atrás o vereador Mário Hossokawa (PMDB) indignava-se com o fato de Dorival Dias (PSDB) ser líder do prefeito e, ao mesmo tempo, presidir a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Legislativo. Hossokawa, desde a última quarta-feira, é líder do prefeito e presidente da CCJ.

Pontos
Estratégia do Sismmar, o sindicato dos servidores públicos municipais: distribuição de panfletos repudiando a questão da Capsema, na porta de igrejas da cidade.
Tem dado resultado. A reclamação vira até assunto de missa.

Shopping
Descobriu-se no final de semana mais um golpe, desta vez aplicado numa detenta, dentro da própria delegacia de polícia de Maringá. Um sujeito intitulando-se advogado e, com uma procuração, levou dinheiro fácil.
Também houve a apreensão de maconha dentro do prédio.

Mídia
A radialista Jany Lima não é mais responsável pelo marketing da rede Cinesystem, onde trabalhou por cinco anos.
Ela, que ganhou destaque na revista Forbes brasileira por causa do cinema, vai se dedicar agora à televisão.

Sintomático
A ausência do comando das polícias Civil e Militar do debate da Associação Maringaense de Imprensa sobre segurança pública reforça a tese de que, nesta área, estamos mesmo entregues.

Vai-e-vem
O tabuleiro nipobrasileiro está sendo mexido.
Enquanto Luiz Nishimori (PSDB) afasta-se dos Barros, o ex-adversário Mário Hossokawa (PMDB) aproxima-se cada vez mais. E nada é por acaso.

Hora de sair
A nova provisória do PMDB poderá até passar o bastão para o diretório municipal a ser eleito brevemente, mas o fato é que é questão de semanas o pedido de expulsão de peemedebistas – como João Alves Correa e Mário Hossokawa – que não se alinham ao estilo Requião de viver partidariamente.

Hora de entrar
Se uma turma sai, outra entra: Emerson Nerone vai se filiar ao PMDB em breve.

Resta pouco
Daqui a pouco não sobrará nada do eixo central original de Maringá.
Já saíram dali a antiga catedral de madeira, o antigo paço municipal, a estação ferroviária, a clínica do dr. Waldyr Coutinho, o Hotel Esplanada e a fonte luminosa da praça Raposo Tavares.
Com a rodoviária na mira, só restará o Maringá Bandeirantes Hotel. E é assim que a memória da cidade se esvai...

Feridas
No debate sobre segurança ao qual faltaram autoridades de segurança, duas reclamações de populares: uma contra um oficial da PM que não investigaria denúncias contra pontos de tráfico de drogas e outra de uma senhora, cujo filho foi morto por um policial militar presente ao evento.

Dois apagões
Na última quarta-feira, depois da Adap, que levou uma goleada do Noroeste, foi a vez do Estádio Willie Davids sofrer um apagão.

Ceasa
Ex-diretor da Secretaria de Serviços Públicos, o ex-vereador Santo Soares aguarda ser nomeado para a chefia da Ceasa em Maringá.
A indicação é do deputado Luiz Nishimori.

Trocadilho
Se santo de casa não faz milagres, Santo no Ceasa faria?

Na torcida
O funcionalismo público municipal, ao que se sabe, quer ver Silvio II disputando a reeleição.

Campanha aberta
O presidente da Associação de Moradores do Parque Tuiuti, Dionilson da Silva Filho, está em campanha para vereador.
Tem conseguido muros onde pinta o nome da entidade e, com uma tarja vermelha, seu próprio nome.

Estratégia
Dionilson, segundo oponentes, consegue a tarifa social na Sanepar e na Copel para famílias necessitadas e, em troca, ganha os muros.
Mas vai disputar a vereança no partido em que o prefeito estiver – provavelmente o PFL/PD.

Parcela
Quando secretário de Controle Interno, o ex-prefeito de São Jorge do Ivaí, José Luiz Bovo, contribuiu para a economia dos mais de R$ 4 milhões anunciados semana passada pela prefeitura.
Sua pasta colaborou inclusive na apuração de denúncias de superfaturamento na compra de bens e serviços pela prefeitura.

Por pouco
Há uma semana Silvio II quase foi vítima do louco trânsito maringaense.
Um guarda municipal assobiou na hora certa e evitou um acidente: o prefeito andava de bicicleta e não viu um carro se aproximar, na esquina das avenidas XV de Novembro e Duque de Caxias.

Desistência
A ex-vereadora Jacira Martins, presidente da Capsema, está decidida a não mais disputar cargos públicos.

Apupo
Integrante do secretariado municipal foi vítima de intensa vaia em colação de grau.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Seria assim
Se poder público e condôminos tivessem feito sua parte, e cuidado do prédio, esta seria a estação rodoviária municipal antiga, hoje. A fotografia foi feita pelo alfaiate Aníbal Verri por volta de 1964 e foi incluída na monografia de Fábio Dias sobre a rua Joubert de Carvalho, que deu origem à exposição fotográfica que aconteceu em janeiro no Teatro Calil Haddad.

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Dupla do barulho
O ex-vereador Oscar Batista de Oliveira e seu neto Victor Hugo, que faz 4 anos no próximo dia 21.

Trova
A pobreza, com certeza,
nem sempre pobreza é:
- pobreza só é pobreza
quando a gente perde a fé
(Osvaldo Reis)

Continue lendo

Futebol

A Adap Galo Maringá tirou um empate contra o Atlético, jogando em Curitiba, e se mantém na liderança do Paranaense. O gol de empate foi marcado ao final do ano, por Adriano, que se consagra como o principal atacante do time, tendo marcado nos últimos quatro jogos. Uma van de torcedores maringaenses foi perseguida por um carro de torcedores atleticanos, que jogaram uma bomba de fabricação que provocou princípio de incêndio, logo controlado. O Cianorte perdeu de 3 a 0 para o Iraty, o Rio Branco venceu o Engenheiro Beltrão por 1 a 0 e o Londrina venceu o Nacional por 6 a 2.
Um resultado a se considerar, no Paulista: o Noroeste (que venceu a Adap por 4 a 1 em Maringá) venceu o São Caetano por 5 a 2.

Continue lendo

Coluna do Verde (domingo)

“ O amor é paciente, é benigno. O amor não inveja, não se vangloria, não se ensoberbece” (1 Cor 13 – 4)

Em Tóquio
O maratonista maringaense Vanderlei Cordeiro de Lima, que ganhou Medalha de Bronze, em Atenas, participa hoje da Maratona do Japão, em Tóquio.

Em Apucarana
Alli Saaddedine Wardani, diretor do Grupo Karina, e que acaba de regressar de viagem de férias, já está no batente pra valer. Ontem, ela permaneceu quase o dia todo na cidade de Apucarana, tratando de assuntos de suas empresas.

Em Curitiba
O advogado e ex-vereador Ulysses Maia, atual Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Maringá, aproveita o feriadão prolongado para uma viagem com a família. Ontem, ele estava em Curitiba.

Na Praia
Diniz Neto, titular da Secretaria de Comunicação Social do Município de Maringá, aproveitando o feriadão esticado, se mandou com a família para o litoral paranaense. Na quarta-feira estará de volta.

Boa vida
Dayton Gouveia, proprietário da rede Gouveia de Jóias e Relógios, está com a família aproveitando as delícias de Caiobá. Seu retorno a Maringá depende do tempo. Se continuar o período ensolarado, quem sabe em volta na semana que vem.

Transporte público
O deputado federal Marcelo Serafim, do PSB do Amazonas, disse estar preocupado com o sistema de transporte público brasileiro, cuja qualidade de serviço é raridade, mas as tarifas não param de aumentar. O parlamentar informou que a Prefeitura Municipal de Manaus reduziu os impostos para as tarifas e o governo amazonense seguiu o exemplo, como um esforço para melhorar a qualidade do serviço e a segurança dos usuários.

Exportação
Ágide Meneguette, presidente da Faeep – Federação da Agricultura do Estado do Paraná-, disse que a quantidade de carne brasileira exportada aumentou 13% em 2006, passando de 1,96 milhão de toneladas em equivalente carcaça, em 2005, para 2,22 milhões de toneladas no ano passado. Mas, os ganhos não chegaram ao produtor que enfrentou em 2006, o quarto ano consecutivo de perdas.

Redução
Para o deputado Marcelo Serafim, a redução das alíquotas sobre o combustível poderá servir para financiar o óleo diesel destinado ao transporte público. “Com isso, acredito que as tarifas seriam reduzidas em pelo menos 10%”, concluiu o parlamentar amazonense.

Sarandi
Luiz Carlos de Aguiar, secretário da Câmara Municipal de Sarandi, informa que na quarta-feira, dia 21 haverá Reunião Ordinária do Poder Legislativo Sarandiense, a partir de 17h30.

Tarde fraterna
Hoje, a partir de 15 horas, haverá a Tarde Fraterna, no Restaurante Casa Grande, na avenida Duque de Caxias, 261 em Maringá, numa promoção da Legião da Boa Vontade. A renda do evento será revertida para a manutenção de programas sócio-educacionais mantidos pela LBV em Maringá. Informações pelo fone: 3269-8362.

Viapar
Este ano a Viapar vai investir R$ 56 milhões em restauração de 22 quilômetros entre Campo Mourão e Cascavel e outros 100 quilômetros de revitalização, ou seja, aplicação de micro-concreto asfáltico que é uma correção de possíveis imperfeições na pista.

A vereadora
Humberto Boaventura, presidente do Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil, em Maringá, disse que o PCdoB poderá ganhar uma vereadora na Câmara Municipal de Maringá. E deu uma dica: “Já conversamos com o marido da vereadora”.

Não acreditem
O presidente da Câmara Municipal de Maringá, John Alves Correa, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, andou concedendo entrevistas afirmando que não será candidato a reeleição. Não acreditem nas declarações, pois ele sabe que tem reeleição garantida, e fez as mesmas declarações de que não seria candidato à reeleição na presidência do Legislativo. Disputou reeleição e ganhou.

Só reserva
Caso John Alves Correa não disputasse reeleição para mais um mandato de vereador na Câmara Municipal de Maringá, o seu reserva natural seria o ex-vereador Nereu Vidal Cezar, que seria candidato mais uma vez. Mas, Nereu só será reserva, pois é certo que John disputará.

O programa
Está confirmado para o dia 8 de março, a apresentação em rádio e televisão do horário político gratuito destinado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

Muito bom
Quem está de volta a Maringá, depois de realizar Curso em Washington na área de dermatologia, é o médico Moysés Albuquerque, que ganhou a viagem, o curso e toda estadia em Washington. Ele disse que foi tudo muito bom: a viagem, o curso, os passeios e a mordomia.

Estremecimento
O relacionamento entre dois importantes integrantes do Partido Verde, em Maringá, não estaria nada bom. É que Euclides Zago Alexandre da Silva, ex-vereador le ex-Ouvidor Municipal, estaria na presidência, mas quem estaria mandando seria o advogado Alberto Wagner Abrão da Rocha.

Ampliação
Os Constantinos, diretores da Gol Transportes Inteligentes e outras empresas, e que têm ligações com a TCCC, estaria pensando em diversificar ainda mais o campo de atuação. Na ampliação empresarial, os Consantinos passaram a atual também no ramo da moda.

Bancos
Fiquem tranqüilos que tenho uma boa notícia relacionada com os bancos. É que segundo o horário bancário elaborado para o carnaval, os bancos só reabrirão suas portas na quarta feira, ao meio dia.

Não muda
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, disse que mesmo tendo um encontro aqui no Brasil, no dia 7 de março com o presidente Jorge Bush, dos Estados Unidos. Ele não mudará seu calendário de viagens internacionais e no dia 31 de março estará em Washington.

Otimismo
Adilson Emir Santos, presidente do Sivamar, disse que: “Este ano deve ser promissor para a economia nacional. Além da conjuntura econômica favorável devido a uma série de fatores, como a queda gradual da taxa básica de juros, o governo também quer impulsionar a economia por meio do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC ) e mais uma vez espera o apoio e parceria da iniciativa privada”.

Cocamar
Com um custo 40% a 50% mais em conta que as rações a base de milho, soja e farelo, o resíduo vegetal da Cocamar é feito com resíduos de subprodutos agrícolas, como grãos quebrados e casquinhas de seoja, milho, canola, girassol e algodão, além de farelo de girassol.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Cida Borghetti, Anna Husek Fracaro, Sonia Aparecida Fernandes, Antonia Vanilde da Silva Tamagi, Ivanir da Costa Veiga, Paulo André Ropeli, Fabiana Barbosa Menghini, Antonio Gonçalves, Claudomiro Sirotti, Clélia Milanese Franco, José Alencar Pelizer, José Hilário, Juliana Froes da Mota, Juliana Gomes, Laura Pesarini, Marlise Natália Martins de Souza, Ricardo Mamoru Ajita.
Amanhã (19) estarão aniversariando:
Carlos Roberto Veltrini, Emydio de Brito Filho, Manoel Brito, Maria de Lourdes Languillo de Oliveira, Matheus Rugeri, Mozart Mateus Lisboa Serpa, Priscila Cantarelli, Rita de Cássia Torres Dalálio, Waldemar Veronesi, Helena Zoraide Pelacani, Marco Tulio Vargas.

Continue lendo

Coluna do Francês (domingo)

Prejuízos do escândalo
Os casos de corrupção durante o período eleitoral no Brasil reverberaram negativamente na opinião pública européia. O episódio dos dólares na cueca causou, por incrível que pareça, prejuízo direto a menores e crianças carentes de Maringá.

Menos dinheiro
Ocorre que a maior verba para manutenção do Lar Escola da Criança vem de uma associação alemã denominada KNH Brasil Sul. Ela reúne os recursos que famílias economizam em seus lares, para destiná-los a carentes brasileiros.

Redução necessária
Com os escândalos o ânimo dos contribuintes alemães arrefeceu, as contribuições diminuíram. Para continuar funcionando o Lar Escola da Criança vai demitindo, após poucos, até abril, 8% dos seus professores e funcionários.

Crianças fora
E o coração da diretora do Lar, irmã Cecília Ferrazza, dói também porque ela é quem precisará administrar, no mesmo período, a redução do número de menores - jovens e crianças - que são atendidos. Dos 340, 60 serão cortados da instituição.

Segurança social
Como atende menores de famílias - e sem famílias - de vida complicada, a irmã se mostra preocupada: “Você vê aquelas coisas que acontecem nos morros do Rio? Eu conheço a situação, acompanho vidas. Essas coisas podem acontecer também aqui”.

Acusação contra vereadora
O Tribunal de Contas do Estado inocentou totalmente a vereadora Márcia Socreppa, 1ª. Secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal, da denúncia de acumulação ilegal do cargo de funcionária pública com a função legislativa.

Definição
Resumindo: a vereadora desempenha o cargo de funcionária em horário diferenciado, legal, cumpre as jornadas de trabalho e, em outros horários, os compromissos do mandato para o qual foi eleita.

Posição
Nessa, nós e o colunista Milton Ravagnani (O Diário) acertamos juntos, ao divulgar que a vereadora não estava acumulando funções e conseqüentemente recebendo vencimento e subsídio indevidos.

Imprensa
A propósito, indicado pelo chefe de Gabinete Ulisses de Jesus Maia a quem assessorou, faltando menos de 20 meses para a próxima eleição o dinâmico publicitário Diniz Neto melhorou o marketing, o jornalismo e realiza bom trabalho à frente da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Maringá.

Positivo
A imprensa tem divulgado positivamente o trabalho do prefeito Silvio Barros. Com os novos secretários a fase é de obras e da necessária maquiagem da cidade, melhorando o aspecto urbano e o humor dos maringaenses ao passarem por vias e praças limpas, bem cuidadas e floridas.

Força
No secretariado, destaque para a coordenação do chefe de Gabinete, Ulisses, carinhosamente chamado por algumas pessoas de “vice-prefeito”. O gerente Paulo Mantovani também realiza um ótimo trabalho, montando a Guarda Municipal.

Ambulantes ilegais
Na sexta-feira os fiscais da Prefeitura Municipal varejavam a avenida Brasil, no centro, à cata de vendedores ambulantes de CDs, DVDs e quinquilharias de má qualidade. Inclusive fizeram plantões em várias quadras.

Eles sabem
Enquanto os fiscais da Prefeitura se esfalfavam na Brasil, quatro vendedores ilegais de limpadores e borrachas de pára-brisas vendiam escancarada e tranquilamente, na praça de estacionamento em frente da Prefeitura. Eles sabem das coisas.

Cesumar
Curso inédito no Brasil, pós-graduação em Direito Agrofinanceiro está com inscrições abertas até o dia 24. Oferecerá conhecimento especializado nas questões jurídicas e econômicas para advogados, juízes, administradores, economistas e outros graduados do setor.

Doutores
Renomados professores e juristas virão a Maringá para o curso. Alguns deles: Eric Fagundes, do Ministério do Planejamento, que abordará sobre o Plano Plurianual do Governo para a Agricultura; desembargadores Eutálio Porto, do Tribunal de Justiça de São Paulo e Guiomar Teodoro Borges, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, a pós-doutora Julie Shimied, da Grã Bretanha, e outros.

Viagem aérea
Os controladores de vôo estão dispostos a realizar uma opinião padrão, amanhã e durante o feriadão. Se você pretende viajar de avião, se prepare e se informe.
Talvez seja melhor usar carro mesmo.

Carnaval triste
A previsão é de que até sábado, pelo menos 800 brasileiros perderão a vida nas nossas rodovias. Parte morrerá nos 4,5 mil acidentes que acontecerão somente nas BRs, serão feridas cerca de 2,8 mil pessoas, 10 mil brasileiros sofrerão algum tido de dano físico (5% destes morrerão em um prazo de 30 dias) e outros sofrerão seqüelas.

Mão única
A partir de manhã a avenida Carneiro Leão terá mão única em uma quadra, no trecho entre as avenidas Parigot de Souza e Paraná. O sentido único ocorrerá no sentido avenida 19 de Dezembro-avenida Paraná.

Binários
Essa mudança é a primeira experiência do secretário de Transportes, Walter Guerlles, para a implantação de binários. Maringá já tem trânsito - nos horários de rush - de cidade grande. Mas os nossos motoristas são inexperientes.

Aproximação
A Executiva do PHS teve uma longa conversa, na sexta-feira, das 10h às 12h30 com o prefeito Silvio Barros. Presente inclusive o presidente estadual do partido, vereador Valter Viana.

Caixa preta
Segundo o vereador Viana, resumindo espartanamente a longa conversa entre as sete pessoas: “A conversa foi boa”.

Continue lendo

Vereador: funções e requisitos!

Por VALCIR MARTINS

Recente decisão do Tribunal de Contas, envolvendo Vereadora de Maringá, suscitou discussões sobre as funções e a ‘carga horária de trabalho’ dos vereadores. Há que ache que a obrigação (horário de trabalho), dos legisladores municipais se resume às quatro horas semanais,(duas, por cada sessão). O TC concluiu que a atividade de Vereador não pode ser simultânea com a de servidor municipal, no horário normal de expediente, depois mudou.
Na minha opinião, Vereador, em cidades do porte de Maringá, precisa dedicar pelo menos 6 horas diárias às suas atividades como representante do povo, além das sessões.
Como sabemos as principais funções do Vereador são legislar (fazer leis), e fiscalizar o executivo e o próprio legislativo. E o que é fiscalizar?
Fiscalizar significa examinar, verificar, vigiar, velar por. Quando falamos de fiscalizar o executivo nos vêm à mente a fiscalização dos recursos públicos, a correta arrecadação e aplicação do dinheiro dos impostos, taxas e contribuições. No meu ponto de vista todo vereador deve ter acesso diariamente à movimentação financeira da Prefeitura, se possível on line, acompanhado não só a arrecadação (receitas) e aplicação (despesas e investimentos) , como também o lançamento dos tributos e a execução do orçamento, centavo por centavo.
Mas não é só fiscalizar a movimentação financeira. Analisar licitações e tomadas de preços para verificar se não há superfaturamento. Visitar secretarias, postos de saúde, e todos os órgãos da administração para apurar a qualidade do atendimento à população, se os horários de trabalho estão sendo cumpridos, se não há irregularidades. Enfim, na função de fiscalizar, cada a cada um dos 15 vereadores de uma cidade como Maringá deve ficar de olho em tudo o que acontece na grande ‘empresa’ que é o município, para isso é bem pago.
E legislar? Para fazer projetos e votar leis de interesse da população o Vereador precisa de tempo fora das sessões para fazer estudos do que é do interesse da população de modo que ao chegar na hora das votações tenha uma opinião abalizada para aprovar propostas de outros e defender as próprias, além de participar das diversas comissões.
Óbvio para ser um vereador, de fato, é preciso, além de honestidade, o mínimo de conhecimentos e uma boa assessoria. Há quem sugira que tenha formação superior ou pelo menos o segundo grau. Talvez devesse ser feita, pela Justiça Eleitoral, uma seleção prévia através de provas de conhecimentos de modo que ao final tivéssemos no máximo 100 candidatos, em Maringá, para serem votados.
Utopia? Isto é possível, basta querermos.

Valcir Martins, administrador, Maringá, PR

Continue lendo

Mulher Maravilha

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Lynda Carter, ontem e hoje, aos 55 anos.

Continue lendo

A rodoviária velha

Continue lendo

O Poder é Gordo e rechonchudo

Por MARIA NEWNUM

“Quero homens gordos em torno de mim, homens de cara lustrosa e que durmam a noite. Ali está Cássio com aspecto magro e esfaimado. Pensa demais. Tais homens são perigosos. O mal está no pensamento” (César a Marco Antônio).
Arrogância, ignorância, ganância e descaso, são aspectos do poder “gordo”. Tão gordo que às vezes explode. São características do poder danoso e infrutífero aos que deveria servir-se dele. Esse poder “gordo” só privilegia aos poderosos.
Avisa-se, não se trata aqui de preconceito contra pessoas fora dos “padrões de beleza” ou das que caem na tentação ante as deliciosas guloseimas que engordam do físico. Esse tipo de “pecado” não engorda a alma, nem o espírito e nem a moral. Fala-se aqui do poder que estufa egos e explodem a moral. É o tipo de gordura vista em religiosos, chefes de empresas e nos os políticos; pessoas que deveriam esvair forças a ponto que seus físicos ficassem esfaimados, denunciando a carga exaustiva de trabalho em favor do povo “magro” e faminto da sociedade.
Mas não! Muitos que assumem funções que exigem esforços “tremendos” a ponto se secar-lhes o físico; engordam, assim que assumem o poder. Observem-os refestelados em cadeiras de couro nas igrejas, empresas, prefeituras, câmaras e senados...
Sempre que posso vou a Câmara de vereadores de minha cidade e os assisto. Vejo que nos que sobra “gordura”, falta competência e vontade pelo trabalho. O poder, pelo poder, engorda. A comodidade dos polpudos salários e benefícios tirados da “boca do povo” deixa certos políticos, chefes e religiosos entregues ao ócio medíocre. Com o tempo suas faces ficam lustrosas e rosadas.
Paulo Maluf, representa bem seus pares. Com ego estufado, frequentemente, debocha do povo que o elegeu “vendido” por um agrado, um favor, uma troca de voto; uma esmola de quem se vê em extrema carência. O povo não é burro. É pobre. Se tivesse dinheiro não se entregaria ao assistencialismo de Maluf e seus pares. Maluf é o retrato do “poder “gordo” e maléfico para a sociedade”.
Em mais uma “posse”, como representante do “povo”, um jornalista perguntou se não lhe pesava a consciência, em função das denúncias sobre sua atuação pregressa e da situação precária do povo brasileiro? Maluf respondeu: “Durmo bem à noite, sem dor na consciência”. Ora, políticos e poderosos de sua estirpe não têm consciência; portanto, o sono não lhes falta. Dormem como “anjos”. Só os conscientes das responsabilidades que lhes pesam, perdem o sono e até emagrecem...
Um exemplo é o Juiz Luiz Jorge da Silva Moreno, de Santa Quitéria no Maranhão. Ele foi um dos coordenadores da campanha “Registro é o direito de ter direitos”. Moreno, saiu do gabinete e foi encontrar o povo na roça. Fez 240 audiências em 2 semanas. Hoje 100% dos habitantes de Santa Quitéria são cidadãos com registro de nascimento. Seu trabalho lhe deu um Prêmio em Direitos Humanos em 2006. Moreno também foi advogado do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Pe. Marco Passerini, quando coordenou pesquisa sobre a violência contra criança e jovens no Maranhão.
Não vi fotos do Juiz, pode ser um rechonchudo que sede as tentações das guloseimas gastronômicas. Mas, certamente é “um Cássio“ esfaimado que desperta a ira dos “César” desse Brasil.


Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá e Coordenadora da Spiritual care Consultoria. Para comentar ou ler outros artigos clique aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Continue lendo

TCE volta atrás no caso Márcia Socreppa

Depois de mandar a vereadora Márica Socreppa (PSDB) devolver vencimentos recebidos como servidora pública municipal desde 2001, o Tribunal de Contas do Estado voltou atrás e considerou que o acúmulo de cargos é correto.
O assunto ainda é objeto de ação civil pública por improbidade administrativa, que corre na 5a Vara Cível de Mairngá. Detalhes aqui (para cadastrados).

Continue lendo

João Carlos

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Aproveitando as notas da coluna do Francês, para os que não o conhecem e para os que se lembram pouco: este é João Carlos Vicente Ferreira, secretário de Estado de Cultura do Mato Grosso. Ele foi publicitário em Maringá, no começo dos anos 90, ligado à administração da época. Manda e desmanda no MT.

Continue lendo

Osmar Dias perto de Lula

De Cláudio Humberto:

Lula quer nome do PDT
O presidente Lula decidiu oferecer um ministério ao PDT, mas quer apontar o ocupante. Ao ouvir isso, o presidente nacional do partido, Carlos Luppi (RJ), disse a Lula que o partido terá dificuldade em abrir mão dessa escolha. O problema é que Lula não só quer entregar a pasta de Agricultura ao PDT, mas também quer o senador Osmar Dias (PR) na cadeira de ministro. A Direção Nacional do PDT não gosta nem um pouco da idéia.

Individualista
A Direção Nacional do PDT não quer o senador Osmar Dias (PR) em um ministério porque teme que uma vez no cargo, ele ignore o partido.

Especialista
O senador Osmar Dias (PDT) é considerado um dos especialistas em Agricultura no Congresso. Foi secretário da área no governo do Paraná.

Continue lendo

Coluna do Verde (sábado)

“ Não vos esqueçais da hospitalidade, pois por ela alguns, sem o saber, hospedaram anjos” (Hb 13 – 2)

Muitos cães
A Porto Seguro realizou uma pesquisa entre os seus 300 mil clientes e constatou que 60% têm animais de estimação. Agora a empresa seguradora está pensando em oferecer serviços para os bichanos, como consultas veterinárias para os cães e gatos.

Secretário
O ex-deputado federal Ricarte de Freitas, que não garantiu reeleição pelo PTB do Mato Grosso, foi nomeado pelo governador Blairo Magri, para o cargo de secretário da representação do Estado do Mato Grosso em Brasília. Ricarte de Freitas, viveu toda sua juventude em Maringá.

Desacordo
A maioria das agências reguladoras estão trabalhando em desacordo com a legislação vigente, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo e pelo Instituto Acende Brasil. Ainda de acordo com a pesquisa, as agências reguladoras não tem autonomia e não possui fontes própria de recursos, como determina a lei.

Gente nossa
O paranaense Norman Arruda Filho, que é superintendente do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas, vai integrar a força-tarefa da Organização das Nações Unidas para desenvolver princípios do “Global Compact”. Norman de Paula Arruda, o pai, ajudou muito Maringá quando foi diretor da Caixa Econômica Federal e do Inocoop.

Recordista
A boa notícia para a Brahma vem da Venezuela. É que a cerveja Brahma acaba de bater o recorde de participação no mercado da Venezuela, atingindo 15,5%. Ela está presente no mercado venezuelano desde 1995.

Fraternidade
O vereador Walter Viana, do PHS, informa que a Campanha de Fraternidade deste ano, será lançada em Belém. Na Quarta Feira de Cinzas, tendo como tema: “ Vida, Missão Neste Chão”, e que o lema será: Fraternidade e Amazônia. A decisão de tratar dos problemas na Amazônia na Campanha da Fraternidade, foi tomada durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Apoio
O senador Flávio Arns, do Partido dos Trabalhadores, e cujo partido é aliado do governador Roberto Requião, do PMDB, manifestou-se de público o seu apoio à família Richa, com relação as acusações que partiram de Requião.

Reeleição
O prefeito de Maringá, Silvio Magalhães Barros II, que já admitiu publicamente a possibilidade de disputar um novo mandato, está conversando com os mais diversos partidos políticos, e na montagem de sua equipe de assessores, está montando o esquema visando sua reeleição.

Reestruturação
O presidente da TAM- Transportes Aéreos Marília-, Marco Antonio Bologna, confirmou que recebeu carta branca do Conselho Diretivo da empresa, para implantar total reesstruturação na empresa. Disse que o trabalho de reestruturação terá início no mês que vem.

Não interessa
Dirigentes locais do Partido Verde trabalham no sentido de estruturar e promover o crescimento, mas faz questão de fazer uma seleção na admissão dos filiados. Segundo decisão da Executiva, o vereador Belino Bravin, que estaria deixando o PP não interessa para o PV.

Negociação
O deputado federal Michel Temer, que é candidato à presidência nacional do PMDB poderá desistir da candidatura, em razão da interferência do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, É que Lula quer Nelson Jobim, presidindo a Executiva Nacional do PMDB, e para abrir caminho, estaria disposto a indicar o deputado federal Michel Temer, para o cargo de ministro da Justiça,

Dr. Zebrão
Na quarta-feira, logo após receber o resultado de exames feitos na Gastroclínica, o vereador Belino Bravin, do PP, fez questão de mostrar o resultado para seu colega, o vereador Zebrão. Foi durante a solenidade de posse da vereadora Edith Dias, no cargo de secretária de Esportes..

Mais um
A Rede Bandeirantes de Televisão está preferindo contratar ex-jogadores de futebol para o seu quadro de comentarista, e não jornalistas. A emissora que já conta com Müller, Marcelinho Carioca e Neto, agora está tentando contratar Romário.

Tarde fraterna
A LBV de Maringá, promove amanhã, às 15 horas no Restaurante Casa Grande, localizado na Avenida Duque de Caixas, 26, no centro da cidade, mais uma Tarde Fraterna. A renda do evento será revertida para a manutenção de programas sócio-educacionais mantidos pelo Legião da Boa Vontade, em Maringá. Informações pelo fone 3269-8362.

O primeirão
Pelo menos no que se refere a utilização do horário eleitoral no rádio e televisão, o PSDC sai na frente de todos os demais partidos. É que o partido vai apresentar o seu programa no dia 1º de março, às 20 horas em rede de rádio e às 20h30 em rede de televisão.

Nhô Quinca
Amanhã, o Jornal do Povo estará publicando uma importante matéria que o jornalista Donizete Oliveira, fez especialmente com Amaro Ferigato, o conhecido Nhô Quinca, que durante muitos anos liderou a programação sertaneja do rádio norte paranaense. Tem coisas interessantes.

Ética
O deputado federal Cláudio Cajado, do PFL da Bahia, disse que os deputados têm um compromisso com a sociedade pelo resgate da ética na política, e criticou o governo pela edição de medidas provisórias que trancam a pauta do Legislativo.

Encontro
Ontem pela manhã, no Gabinete do prefeito Silvio Magalhães Barros II, aconteceu o encontro entre o prefeito e a Comissão Executiva do PHS. Segundo informou o vereador Walter Viana, presidente estadual do partido, o encontro foi dos mais proveitosos.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Osório Walter Pietrângelo, Gisela Porcu, Manoel Jacó Garcia Gimenez, Melícia G Romano, Carina Rocha, Joel Cardoso, Daniel dos Santos, Lucia Regina Rizza Sperandio, Carlos Cezar Canato, Edvaldo Bavelone, Maria da Conceição Guedes Terna, Maria Fátima Santos da Silva, Roberto Hideo Yamanari, Valdeci Pacheco Rossi.

Continue lendo

16.2.07

Coluna do Francês (sábado)

Mão única
A partir de segunda-feira a Avenida Carneiro Leão terá mão única, entre as avenidas Parigot de Souza e Paraná. Será no trecho de apenas uma quadra, com os veículos podendo trafegar somente em sentido à avenida Paraná e centro da cidade.

Iniciativa
Será a primeira medida inovadora do novo secretário de Transportes, Walter Guerlles, que está fermentando o cérebro para tentar satisfazer os motoristas e tornar o trânsito maringaense mais ágil e menos perigoso.

Problemas
Guerlles pede compreensão aos motoristas que ficarão contrariados, por exemplo, por não poderem virar da avenida Paraná para a avenida Carneiro Leão: “Preciso que compreendam, tenham um pouco de paciência porque estamos buscando melhorias. Para orientar o trânsito, teremos guardas do Setran no local”.

Destaque
João Carlos Vicente Ferreira, secretário de Cultura de Mato Grosso, governo Blairo Maggi, foi eleito presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura e é hoje um dos nomes mais influentes na cultura nacional.

Importância
Para quem não sabe, ele é maringaense. Comandou a sucursal do O Estado do Paraná e teve uma agência de publicidade em Maringá. Só sobre cultura matogrossense, João Carlos tem mais de dez livros publicados.

Asfalto
Máquinas trabalharam durante a semana nas ruas Pintarroxo, Arara e Marreco, do Parque Hortênsia. Reperfilaram o asfalto que estava em péssimo estado.
Resultado de reivindicação do vereador Altamir dos Santos.

Comemoração
A deputada estadual Cida Borghetti aniversaria neste dia 18. Desde 2005 ela tem alertado para os problemas de ordem policial em Maringá. Inclusive pediu a criação de delegacias contra estelionato e de trânsito para ajudar a conter as mortes no tráfego maringaense.

Quadro
Em 2005, Cida comentou e foi registrado: “A cobrança da população em relação aos índices de violência é muito grande em Maringá”. A cobrança continua até hoje.

Pulando na chuva
Previsão do Simepar, instituto de metereologia para os próximos dias em Maringá e região: chuvas e mais chuvas. Mas os foliões não devem se preocupar: com as mudanças climáticas, os metereologistas estão mais para videntes e o número de previsões incorretas é substancial.

Telefones problemáticos
O chefe do Procon Municipal, Valdir Pignata, estava reunido, ontem à tarde, com representantes de operadoras de telefonia. Assunto na linha: os múltiplos problemas que tornar o setor campeão de reclamações.

Beneficente
O Lar Escola da Criança de Maringá promoverá no próximo dia 11 aquele tradicional churrasco gaúcho. O Lar está necessitando de recursos para continuar atendendo 340 crianças e adolescentes.

Substituição
O competente advogado Laércio Fondazzi permaneceu sereno durante todo o tempo em que foram divulgadas notícias de que a Procuradoria Jurídica do Município teria novo titular. Até que tentaram, mas pelo menos um advogado convidado não aceitou o abacaxi.

Firmou
Resultado: segundo notícia enviada ontem pela Prefeitura, o prefeito Silvio Barros II terminou a reforma do secretariado, Fondazzi continua, e com méritos, pois tem obtido vitórias expressivas para o prefeito.

Natimorta
E a Secretaria de Assuntos Comunitários, acenada pelo prefeito de Maringá, acabou sem ter sido. Por culpa - ou causa - da saúde complicada do vereador Belino Bravin Filho.

Sem esforço
Bravin não aceitou, e nem poderia aceitar encargo estressante por restritiva prescrição médica. A ordem é para que se mantenha, durante 120 dias, de papo pro ar.

Potencial
As dificuldades restringiram a preparação de Bravin. Seria realmente um candidato desejado por muitos para compor como vice-prefeito.

Escolha seu artista
A Sociedade Rural de Maringá (SRM) iniciou uma pesquisa pública, através de seu site, para selecionar as atrações musicais que se apresentarão na Expoingá 2007. Tem preferência, quer votar? Acesse o www.srm.org

Preferência
A pesquisa vai respeitar a votação - e a disponibilidade dos artistas no período da feira, entre 10 e 20 de maio. Você pode votar no cantor ou cantores que quiser, de todos os estilos, poses, caras e comportamento.

Os verdes
O Partido Verde terá três fortes candidato a vereador em 2008. São três ex-vereadores: Joba, Silvana Borges e Manoel Álvares Sobrinho, um médico que usa a Medicina inclusive para prestar serviço social.

Continue lendo

Bom exemplo - Essa moda pega

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Via Kibe Loco

Continue lendo

Violência gera violência

De leitor, comentando o post"A dor da mãe":

O verdadeiro entendimento de segurança pública parte de uma consciência política reflexiva sobre a história do Brasil, focalizando a total ausência do Estado na sociedade, deixando perecer cidadãos (ãs) sem a implementação de políticas públicas voltadas a saúde, educação, esporte, lazer, desenvolvimento econômico sustentável, infância, adolescente e juventude. Querer resolver os problemas de hoje passa pela reflexão do passado.
O Brasil tem um ordenamento jurídico impecável, mas não cumpre as leis, a CF é um exemplo, mas as normas ali contidas não são respeitadas, antes mesmo de ver implmentadas as leis constitucionais elas já são mudadas por emendas. Talvez por isso jamais conseguiremos sair do ciclo da miséria e da fome que gera a pior de todas as violências, a degradação do ser humano e sua dignidade humana.

Continue lendo

Título viria para Maringá

Esta semana, por duas vezes, me falaram que se a Adap Galo Maringá ganhasse o Campeonato Paranaense o título, o troféu, iria para Campo Mourão, onde a empresa ainda teria sede por força contratual. Fui levantar o assunto.
Não é verdade. Acabei de confirmar, na Federação Paranaense de Futebol, que a Adap Galo Maringá tem sede em Maringá. O contrato da empresa registrou três alterações: a mudança do nome, a entrada do sócio Marcos Falleiro e a mudança de endereço. Portanto, podem ficar tranqüilos: o troféu, se o time fizer jus, será entregue aqui mesmo.

Continue lendo

Certidão liberada

Título da matéria enviada pela prefeitura de Sarandi: "Sarandi conquista Certidão Liberatória". Informa que aquele município junto ao Tribunal de Contas do Estado a Certidão Liberatória, que coloca a cidade em situação regular em relação a lei complementar nº101/00. "Esta certidão garante ao município as transferências voluntárias, ou seja, Sarandi pode firmar convênios estaduais", diz o texto.,
Comentário do Gianechini, personagem que emprestei do Tattá Cabral: "Ainda bem que eles conseguiram a certidão, pois o prefeito que tinha antes desse era muito ruim".

Continue lendo

Mário Verri insiste no diálogo

Durante a primeira sessão legislativa do ano, ontem, o vereador Mário Verri (PT) dirigiu-se ao novo líder do prefeito, vereador Mário Hossokawa (PMDB), solicitando que este mantenha aberto o diálogo com a oposição. Verri confirmou que com o ex-líder do prefeito, vereador Dorival Dias (PSDB), prevaleceu uma relação civilizada e democrática no encaminhamento dos projetos e requerimentos subscritos pela bancada do PT. Pediu, portanto, que Hossokawa mantenha essa mesma postura, facilitando o entendimento para que sobre as diferenças ideológicas prepondere, sempre, o interesse de toda a sociedade e do município.
A nota foi enviada pela assessoria de Verri.

Continue lendo

Batman

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Adam West (78 anos) e Burt Ward (61), ontem e hoje.

Continue lendo

Porto Seco: capacidade plena até fim do ano

Sob uma nova administração desde o último dia 1° de fevereiro, o Porto Seco de Maringá começa a retomar suas atividades e a expectativa é que, até o final do ano, esteja operando à plena carga. Nesta semana, sócios da estação aduaneira reuniram-se com representantes de empresas da cidade, que atuam na área de comércio exterior, para apresentar seus planos de trabalho.
O superintendente do Porto Seco, Marcos Capellazzi, disse que contatos estão sendo mantidos com empresas também de outras partes do país. “Maringá tem localização estratégica no Mercosul, a partir daqui importadores podem distribuir mercadorias para as principais regiões do país, com menor custo operacional e tributário”.
Além de bem localizado, acrescenta Capellazzi, conta ponto para o Porto Seco de Maringá o fato de ser bem estruturado e estar próximo de um aeroporto que, em breve, poderá estar fazendo a movimentação internacional de cargas. São 67 mil m² de área total, com 24 mil m² de pátio pavimentado para armazenar contêineres e 7 mil m² de armazém coberto e câmara frigorífica com capacidade para 730 m³. As informações são da assessoria da Eadi.

Continue lendo

Ação civil pública e cautelar

Neste momento a presidente do Sismmar, Ana Pagamunici, e o advogado Avanilson Alves estão protocolizando pedido de ação civil pública por improbidade administrativa contra a adminsitração municipal. O motivo: o fim do repasse dos 8% para o fundo de saúde do servidor público municipal.
Além disso, o sindicato está ingressando com uma medida cautelar para que o município continue a fazer o repasse, estabelecido em lei de 2001.
Se o prefeito suspendeu o repasse à Capsema sem antes revogar a lei, o Sismmar tem chances de emplacar a ação.

Continue lendo

Dengue

A dengue está complicando a situação em Maringá e preciso fazer o registro.
A mulher de um amigo meu está com os sintomas da doença e foi ao Hospital Universitário, onde outras pessoas (de 8 a 10) estavam na fila com a mesma suspeita.
Além da dor da doença (o corpo dói todo), o pessoal fica com a impressão de que não é nada, dado ao aparente descaso com que são tratados pelos funcionários.

Continue lendo

A árvore da rua Santos Dumont

A Viviane Valadares é uma daquelas pessoas cuja sensibilidade não alcança o poder municipal. Eis o que ela escreveu agora há pouco:
"
É meu amigo, ainda continuo ouvindo a motosserra, são 15h40. Isso dá para você imaginar o tamanho da belíssima árvore que estão cortando, pois ela atrapalha a entrada e saída de veículos da obra que foi projetada. Ora, mas não dava para deixar a árvore lá, eu não entendo, como podem autorizar a retirada de uma árvore saudável? Eles não têm sensibilidade, a árvore é um ser vivo que fornece muitos benefícios para o planeta e para nós ingratos seres humanos, é injusto, é covardia, até quando vamos ter que conviver com isto? Temos que pensar numa forma de freiar a retirada de árvores saudáveis aqui em Maringá".

Continue lendo

Governo lança campanha sobre DPVAT

Do Denatran:

O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito, em parceria com o Ministério da Saúde promovem a campanha de conscientização sobre o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Milhares de pessoas deixam de requerer o seguro por desconhecerem que têm esse direito. Com o objetivo de orientar o cidadão o Governo está promovendo uma campanha educativa sobre o assunto.
O DPVAT é um seguro que indeniza por morte e invalidez permanente e reembolsa despesas médico-hospitalares a todas as vítimas, seja motorista, passageiro ou pedestre, de acidentes de trânsito causados por veículos automotores de via terrestre ou por sua carga.
Têm direito a indenização vítimas de acidentes ou seu beneficiário, como por exemplo, cônjuge, filhos ou pais. Para requerê-la basta comparecer a uma seguradora portando os documentos necessários. Após a entrega da documentação completa, o pagamento da indenização é efetuado no prazo de 30 dias.
Para outras informações sobre o Seguro acesse o site http://www.dpvatseguro.com.br ou ligue para 0800 221204. A Campanha sobre o DPVAT é uma forma de alertar que a indenização é um direito de todos. Além de um vídeo que está sendo veiculado na televisão, também serão distribuídos folders explicativos sobre como requerer o Seguro.

Continue lendo

O jovem e o volante

O Miura é quem dá a dica: pela primeira vez o tema da Semana Nacional de Trânsito é divulgado no início do ano. É "O jovem e o trânsito", o que demonstra a preocupação com a juventude na direção.
A semana acontece em setembro.

Continue lendo

Ontem e hoje

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O ator mexicano Ricardo Montalban, 86 anos, na época da Ilha da Fantasia e hoje, sem peruca.

Continue lendo

Sexta-feira

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Um picapau no poste. Tinha quatro juntos, de manhã.

Continue lendo

Terno

Quatro cachorros acompanhando a senhora que recolhe lixo reciclável em pleno canteiro central da avenida Pedro Taques.
A cena faz crer que o ser humano ainda é bom. O cachorro, claro, melhor ainda.

Continue lendo

Menos uma biblioteca

(Atualizado)

A pretexto de que precisa de espaço, a Secretaria Municipal de Educação está desmontando a Biblioteca do Professor, que existe no paço. Segundo informações chegadas ao blog, a biblioteca é de acesso exclusivo dos professores da rede municipal de ensino e existe há 25 anos.
Há uma revolta, já que, mais uma vez, não houve discussão antes que a medida fosse tomada.
Maria Newnum informou ao blog que a Seduc estava apenas transferindo a biblioteca para outro prédio. A informação dada pelo Sismmar, que recebeu reclamação dos professores, era de que quem quisesse material deveria cuidá-lo por conta própria.

Continue lendo

A dor da mãe

No debate sobre segurança pública, anteontem, além do homem que foi reclamar de um oficial da PM acusado de não investigar denúncias de tráfico de drogas, uma mulher também chamava a atenção ao dizer que o maringaense não precisa recorrer ao Rio de Janeiro para se comover com violência. Ela se referia ao caso do garoto de 6 anos que morreu arrastado por bandidos. A mulher bradava que seu filho havia sido executado por um policial militar, e que este se encontrava no local do debate.

Continue lendo

TJD julga impugnação de partida da Adap

O Tribunal de Justiça Desportiva convocou sessão extraordinária para sexta-feira, dia 16, às 19h, para julgar o pedido de impugnação da partida válida pela sexta rodada do Paranaense 2007, entre J. Maluceli x Adap/Galo.
O Jotinha quer invalidar o resultado do jogo que terminou em 1 x 1, pois alega que o gol de empate do Adap, marcado instantes após seu primeiro gol, é irregular. Segundo o advogado do clube, José Francisco Cunico Bach, o árbitro Edemar Paris teria desrespeitado a regra oito da Internacional Board, ao permitir o reinício da partida logo após o gol do Jotinha, sem que os jogadores, que ainda comemoravam, estivessem no seu campo de jogo.
Por enquanto o resultado não está sendo considerado, pois o time de São José dos Pinhais conseguiu uma liminar que impede a FPF de homologar o resultado da partida. Na sessão de amanhã, a Segunda Comissão do TJD vai julgar se mantém ou não a impugnação. As informações são da FPF.

Continue lendo

Cena maringaense

Há um intenso movimento agora pela manhã na rua Santos Dumont, perto da Pedro Taques. Ali, caminhões da Transcavalcante isolaram parte da via para arrancar uma árvore. Vizinhos estão protestando contra a retirada da árvore, grande, vistosa e aparentemente sã, que estaria acontecendo porque o proprietário do local, em obras, é um engenheiro amigo da prefeitura.
Interessante que o poder público dá proteção, retira até uma árvore sadia, quando deveria notificar o proprietário do local, pois para construir a obra ele tomou toda a calçada, o que contraria a legislação, além claro de obrigar as pessoas a andarem pela rua.

Continue lendo

A Grande Família do Tribunal de Contas

Novos nomes divulgados hoje por Ruth Bolognese:

João Cândido da Cunha Pereira filho - consultor técnico
Eduardo Luiz Pinto da Cunha Pereira - consultor técnico
José Francisco Pinto da Cunha Pereira - consultor técnico
Maria da Graça Pacheco - consultora técnica
Cleusa Juliato - consultora técnica
Alexandre Juliato Pallu - consultor técnico
Priscila Mara Pallu - programadora analista
Luciana de Fátima Nogueira Nascimento - Jornalista
Antônio Nunes Nogueira - consultor técnico - jornalista

Parentesco: são todos parentes ou ligados diretamente ao conselheiro aposentado, João Cândido Cunha Pereira, irmão do maior empresário de comunicações do Paraná.

Continue lendo

O município gasta menos

Um grupo de funcionários aposentados decidiu colocar sua experiência em favor da economia nas compras feitas pela Prefeitura Municipal de Maringá. A parceria entre uma ONG e a prefeitura resultou, conta-se agora, em R$ 4,3 milhões de economia na compra de produtos e serviços. Os jornais falam hoje da imoralidade e do superfaturamento que se descobriu na rotina burocrática da máquina administrativa.
Há casos como o da aquisição de comprimidos AAS. Numa compra o município pagou R$ 60 mil a mais. Descoberto o erro grosseiro (cada unidade custava R$ 0,009 e os cofres públicos pagaram R$ 0,09), houve o estorno. Da mesma forma na saca de cimento, que custava R$ 13,00 no mercado e o município pagou R$ 18,00.
A coluna/blog já há tempos faz questão de divulgar o preço pago pago pela prefeitura em alguns produtos e serviços - e em alguns casos isso gerou investigação judicial. Quanto mais gente interessada em trabalhar para reduzir o gasto excessivo do dinheiro público, melhor. Louvável, portanto, a iniciativa da administração com a ONG.
Mas fico aqui pensando: o dinheiro anunciado com a economia passa do valor desviado pelo esquema Gianoto-Paolicchi e que deu até sentença de prisão. É preciso, pois, punir a imoralidade e o superfaturamento. É preciso que os responsáveis paguem pelo excesso.

Continue lendo

Um mês e seis dias de vida

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Maringá vem acompanhando o caso de um bebê recém nascido que vive com os pais, usuários de crack, num mocó da cidade (fotos acima). Segundo informa O Diário, a promotora da Infância e da Juventude, Mônica Louise de Azevedo, determinou a instauração de um pedido de providências para acompanhamento das condições de vida da criança e para sua retirada do mocó aos orgãos competentes, Centro de Referencia da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar , que garantiram que a criança seria abrigada junto com os pais por uma amiga. Mas o fato é que a criança continua no mocó em condições sub-humanas. Hoje, sexta-feira, o bebê, uma menina, completa 1 mês e seis dias de vida. Quanto tempo mais ela resistirá?

Continue lendo

Não mexeu

A prefeitura de Maringá anunciou que finalmente foi concluída a reforma do secretariado. Mas é bom observar que não se falou mais na Procuradoria Geral do Município.
O advogado Laércio Fondazzi permanece no cargo para o qual Silvio II teria convidado, nas últimas semanas, Joel Coimbra, Osmar Margarido dos Santos e Carmino Donato Júnior. Fondazzi é o segundo a ocupar o cargo nesta administração; o primeiro foi Paulo Lemos.

Continue lendo

Condôminos tentam derrubar interdição

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O advogado Alberto Abrão Vagner da Rocha está representando o condomínio de proprietários das lojas do prédio da antiga estação rodoviária de Maringá e ingressou com liminar para a cassação da interdição determinada pela prefeitura. O objetivo é reformar o local, consertando eventuais pontos comprometidos. Ele teria inclusive um laudo diferente do que o produzido pela prefeitura.
Alberto Abrão foi secretário da segunda administração Said Ferreira, que por sua vez construiu a parte metálica, externa, que recentementemente ruiu.

Continue lendo

Tragédias, o motor da segurança pública

Por CLÁUDIO MARQUES DA SILVA

Mataram o pequeno e indefeso João Hélio. O Brasil está de luto. São até compreensíveis os discursos inflamados do Governador do Rio. Ele não deveria ficar surpreso com a violência do momento atual. Esta é a amarga colheita de uma administração que, em se tratando de segurança, vê como eficiente a supremacia da opção política sobre a opção técnica. Nossa sociedade, inconscientemente, traçou um roteiro pós-tragédia. Cada crime violento é seguido por uma onda de indignação que logo se desvanece com a ocorrência de outros crimes ainda mais bárbaros. Esta é a regra. Após o carnaval, poucos irão se lembrar do pequeno João Hélio. Somente os pais carregarão a lancinante dor da perda de um filho ainda em tenra idade. Por conveniências políticas, adotamos na segurança uma prática que visa tão somente agir em meio às crises. Já está demonstrado que propagandas oficiais podem angariar votos, mas é medida inócua na diminuição da violência. Sem estudo, sem criatividade, sem planejamento e sem metas, por maior que sejam os investimentos na área, não haverá Governo que consiga reduzir os índices de criminalidade a níveis aceitáveis. Neste momento está em discussão a questão da maioridade penal. É o mesmo roteiro. Discursos inflamados de políticos, opiniões de especialistas, Governantes dizendo que darão um basta, elaboram novas leis, e ...pronto. É só aguardar que a lei nova resolverá tudo num passe de mágica, até que a próxima tragédia ocorra, e o ciclo vicioso se repita. Estou cansado de ouvir a surrada argumentação de que se um menor de 16 anos pode votar também pode responder por seus crimes. Quanta “sabedoria”! Com a “qualidade” de nossos políticos, até um asno é capaz de votar. Sou considerado um herege em matéria de segurança, mas não vislumbro necessidade de emenda constitucional. Basta prolongar o tempo de internamento do adolescente infrator que cometa atos infracionais com violência contra a pessoa. Nossas prisões, verdadeiros depósitos de seres humanos, estão abarrotadas. O que faríamos com o enorme contingente de adolescentes que seriam presos com a redução da maioridade penal? A falta de verbas sempre foi e será o principal argumento de um administrador incompetente, mas em matéria de segurança o que vemos é uma escassez de idéias. O Governador tem razão ao dizer que o Rio é um Estado diferente. É mesmo. Foi o único que teve a infelicidade de ser governado pelo casal Garotinho. Uma lástima.

Cláudio Marques da Silva
Delegado de Polícia
Diretor Jurídico do Sidepol/PR
e-mail-delegadomarques@hotmail.com

Continue lendo

15.2.07

Coluna do Verde (sexta)

“Para com Deus, não há acepção de pessoas. Todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão e todos que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados” (Rm. 2 – 11 e 12)

Seguros
A Sul América, empresa das mais conceituadas no ramo de seguros, promete sacudir o mercado neste ano. Na reunião da quinta-feira última, a direção apontou as metas e anunciou que irá investir 30 milhões de reais.

Quer voltar
Silvana Borges, que foi vereadora em Maringá pelo Partido dos Trabalhadores, nas eleições do ano que vem estará pedindo votos novamente, tentando retorno à Câmara Municipal de Maringá. Ela será candidata pelo Partido Verde.

Adiamento
Foi adiada para o dia 28 deste mês de fevereiro, a votação na Comissão de Constituição e Justiça, do substitutivo de autoria do senador Demóstenes Torres, do PFL de Goiás, que reduz a maioridade penal para 16 anos, nos casos de crime hediondos.

Outra vez
Mais uma vez Silvio Santos resolveu tirar o Programa do Ratinho do ar, comunicando ao apresentador a suspensão quando ele estava se maquiando. Mas, mesmo com o programa fora do ar, Ratinho continua faturando 2 milhões de reais todos os meses. Ratinho tem forte ligação com Maringá, pois além de ser dono da Rádio Massa FM de Maringá, tem importante parceria com a UEM, no Projeto Stévia.

Sabatina
O presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, confirmou que estará no Senado da República, no dia 27 deste mês, para ser sabatinado pelos senadores a respeito das medidas que estão sendo tomadas, e da política que o Banco Central está adotando, visando um maior crescimento.

Mais um
A colônia nipônica que hoje tem o deputado estadual Luiz Nishimori, do PSDB de Maringá como representante, vai ganhar mais um, e também do PSDB. É que o vereador curitibano, Rui Hara, do PSDB de Curitiba, vai assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa, em substituição ao também tucano, Nelson Garcia, que aceitou convite do governador Roberto Requião, para assumir a Secretaria de Trabalho e Promoção Social.

Boa estrutura
O Partido Republicano, que está surgindo para substituir o Partido da Frente Liberal, já começa com uma boa estrutura, também no Paraná. É que hoje, o PFL conta com 71.862 eleitores paranaenses filiados no partido.

Bom negócio
O deputado federal Paulo Maluf disse que paga para ser deputado, já que o salário não compensa o custo da campanha. Mas o criminalista Luiz Flávio Gomes tem outra opinião: “Como Maluf agora só pode ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, isso pode reduzir os gastos de R$ 300 mil mensais que Maluf teria com advogados”.

Instalação
A Assembléia Legislativa do Paraná, presidida por Nelson Justus, realizou ontem, com a presença do governador Roberto Requião, a instalação da sua 16ª legislativa. Todos os deputados estaduais por Maringá (Cida Borghetti, Dr. Batista e Luiz Nishimori), se fizeram presentes.

Baixaria
O ex-jogador de futebol e agora comentarista esportivo da TV Bandeirantes, Marcelinho Carioca, não vai esquecer nunca mais o vuco-vuco, que teve com o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo, em pleno programa. Luxemburgo afirmou: “Eu te conheço como cidadão há muito tempo. Você não vale nada. Você é safado, você é moleque. Eu posso falar porque eu tirei mulher do seu quarto”.

Formatura
Com o pioneiro maringaense Emílio Germani, como Paraninfo Geral, será realizada hoje, às 19 horas, na Arena coberta do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, a Sessão Solene de Colação de Grau dos formandos de 2006 do Cesumar – Centro Universitário de Maringá-.

Até o fim
Os tucanos que pensavam ter um novo comandante mais cedo, terão que esperar mais algum tempo. O senador Tasso Jereissati, atual presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira, afirmou: “Cheguei a pensar em deixar a presidência do partido, mas vou comandar o congresso tucano e ficar até novembro, quando vence meu mandato”.

Nome forte
O Partido dos Trabalhadores em Maringá, deverá contar com um nome forte tentando garantir uma cadeira no Legislativo local no ano que vem. Líderes importantes do PT, trabalham desde já, para que Renato Bariani, que foi secretário de Transportes do Município, seja candidato a vereador.

Bola cheia
Deputado federal eleito com a maior votação brasileira na última eleição, Ciro Gomes que já foi governador e ministro está com a bola cheia. Ciro, que está no PSB, disse que faltando ainda quatro anos para a eleição presidencial, ele já conta com o apoio de 70 deputados. Mas, ainda não decidiu se tentará o Palácio do Planalto novamente.

Mais um
A Polícia Federal indiciou o ex-deputado federal Ricarte de Freitas, do Partido Trabalhista Brasileiro, do Mato Grosso, por envolvimento no caso sanguessuga. Ricarte passou toda sua adolescência em Maringá.

Os graúdos
O Banco Santander Banespa, vai lançar no mês de março um cartão de crédito exclusivo para clientes com gastos superior a R$ 300 mil, e que terá a bandeira Mastecard. O banco está atualmente em fase de escolha dos usuários que terão alguns privilégios, como: salas vip de aeroportos no mundo inteiro, vôos em balões pelo interior da França, etc.

Missa
Hoje, às 18h30, na Catedral Nossa Senhora da Glória, será celebrada a Missa de Sétimo Dia, pela alma do saudoso médico Elidir D’Oliveira, que dedicou a vida no atendimento às pessoas de Maringá e região. Ele integrava a Academia de Letras de Maringá.

Prejuízão
Uma das maiores redes de livrarias do Brasil, a Siciliano foi colocada à venda em razão dos prejuízos que vem tendo nos últimos sete anos, o que já soma mais de 100 milhões de reais. Mas o motivo principal pela venda é a briga que vem sendo mantida entre Oswaldo Siciliano, que é o principal sócio, e sua filha Ligia, que anda insatisfeita com o desempenho da empresa. O consultor Luis Paulo Rosemberg, foi contratado e procura um comprador disposto a pagar 300 milhões de reais pela rede que fatura em média 100 milhões de reais por ano.

Reinício
Ontem, às 16 horas, sob a presidência de John Alves Correa, do PMDB, a Câmara Municipal de Maringá, realizou Sessão que marcou o reinicio dos trabalhos legislativos de 2007. As novidades foram os vereadores Umberto Becker e Norma Defune Leandro, que assumiram substituindo respectivamente, Walter Guerlles, que assumiu a Secretaria de Transportes, e Edith Dias de Carvalho que assumiu a Secretaria de Esportes.

Aniversários
Estão aniversariando hoje:
Lourenzo Fernandes Valencio, Gregorio Martinez Sanches, Jane Rose de Lourenço, Celia Cristina Bortoloto Vidoti, Luiz Batista de Brito, Osmar Garcia Meirles, Paulo Roberto de Souza, Sergio Aparecido Correia Pinto, Vilson Milagre, Viviane Aparecida Ferreira, Cleusa Ema Quilici Belzack, Felix Daniel Lescaño, Gisele Bonilha, Ediza de Oliveira Lima Capelasso. Juliana Ferreira, Márcio Horta, Nilton Tuller Júnior, Rodrigo Maciera.

Continue lendo

Coluna do Francês (sexta)

Rotina da insegurança
Nos aglomerados urbanos onde a lei e a ordem não estão presentes, o domínio é dos bandidos. É por essa falta de policiais que o crime começa a prevalecer em Maringá, aumentando as estatísticas de ações criminosas.

Estatística
Segundo o jornalista Ângelo Rigon, comparando números de efetivo policial e de bairros, cada bairro de Maringá tem apenas 0,2 policial. É menos que o mínimo necessário.

Pior
Mas a verdade não é essa. Segundo o presidente da Federação dos Bairros de Maringá, Antonio Cuenca, apesar de existirem 115 associações, é maior que 160 o número de bairros da cidade. Isso aumenta a carência de policiais.

Comentários
O que estava pegando na cidade, ontem, era uma longa discussão sobre a ausência dos comandos da 9ª. SDP e 4º.BPM no debate sobre segurança pública, promovido pelo presidente da Associação Maringaense de Imprensa, Geraldo Irineu.

Restrição
Diziam, os mais informados, que a ordem para que não comparecessem veio de Curitiba. E que as restrições seriam contra o presidente da AMI, também apresentador da Rádio Cultura AM.

Interesse
Ora, se estavam presentes os prefeitos de três cidades, vereadores, juiz, promotor, federação dos bairros, representantes da população preocupada com a insegurança, a ausência - não interessam os motivos - foi indesculpável.

Distância
A verdade é que os comandos das polícias Militar e Civil não vivem a realidade dos municípios. Comandam à distância, não ouvem as lideranças das cidades e só fazem planejamentos globais, desprezando as realidades locais.

Discursivos
Governadores e secretários de Segurança são mais afeitos a discursos durante as entregas de armas, viaturas, que a contratação de efetivos policiais. São atos concretos, de compra e entrega, que não resolvem os problemas de segurança. O combate ao crime exige gente preparada e programas de longo prazo inclusive para evitar que crianças e jovens debandem para o banditismo.

Da sociedade
O assessor ambiental da Cocamar, Zanoni Luiz Fávero, foi ontem no cargo de secretário de Controle Interno da Prefeitura Municipal. É a sociedade civil participando diretamente da administração municipal, tendo em suas mãos a Controladoria do Município.

Marco
Para o prefeito Silvio Barros II “Esta secretaria representa um marco importante na história da administração pública de Maringá”. E desta forma, ao invés de ter a Prefeitura fiscalizada de fora pela sociedade, a sociedade estará dentro da Prefeitura, com a mão na massa.

Característica
Dessa forma, o que seria uma denúncia passará a ser um problema interno devidamente apurado. E o próprio Zanoni - representante direto da Sociedade Eticamente Responsável - será mentor da denúncia e encaminhamento das providências.

Utilidade
O pessoal ligado ao novo controlador andou levantando compras e outras coisas praticadas dentro da administração municipal. Foi promovida uma reunião com o prefeito, secretários, e mostradas coisas de arrepiar. Má fé, falhas, desleixo, tudo custando dinheiro público.

Carnaval
Segunda-feira, terça-feira, ponto facultativo nas repartições públicas municipais, com Prefeitura e Câmara fechados. Reabertura somente no dia 21, após as 13 horas.

Legislativo
Com viagem do presidente John Alves Corrêa, Mário Hossokawa presidiu a sessão de abertura do período legislativo de 2007, ontem à tarde na Câmara Municipal. Uma sessão calma, com 12 itens e vários requerimentos de urgência.

Prestigiamento
Além do prefeito e nove secretários municipais prestigiando a primeira sessão ordinária do ano, grande número de professores, ex-alunos, familiares e amigos da professora Norma Deffune Leandro que assumiu a cadeira da vereadora Edith Dias, agora secretária de Esportes do Município.

Mudança
Norma inclusive assumiria na Sessão Especial da manhã, mas mudou para a sessão da tarde para esperar alguns familiares de outras cidades. Ela teceu elogios, historiou sua carreira de educadora e disse que terá “muita garra e determinação” como vereadora.

Ausência
O vereador Belino Bravin Filho, não se fez presente em nenhuma das duas sessões do dia. Segundo ele, vai atender solicitação médica para que descanse durante 120 dias, pelo menos nesta, e talvez na próxima semana: “Depois volto para atender o meu povo”.

Manifesto
Vinte entidades de Maringá divulgaram, ontem, um manifesto contra a proposta de redução da maioridade penal no Brasil, matéria em discussão no Congresso Nacional. Segundo estudos, essa redução não é uma resposta para diminuir a criminalidade.

Proposta
Por outro lado, o que se discute efetivamente no Congresso são medidas para segurar por mais tempo em estabelecimentos correcionais, os menores autores de crimes graves.

Progressão
Isso é válido e necessário porque quem faz carreira criminosa enquanto menor, não será melhor - ou pior - quando ultrapassar a barreira dos 18 anos. Se esperam que melhore é porque acreditam que realmente os menores se aproveitam de sua condição de inimputáveis.

Inteligente
Por outro lado o Congresso está atuando de forma muito inteligente ao propor pena dobrada pelos quadrilheiros que utilizarem menores em seus crimes.
Atualmente o que os bandidos fazem corriqueiramente e jogar os crimes para as costas dos menores porque são imunes à lei.

Continue lendo

A cobra no motel, de novo

De leitor:

Após alguns meses, voltou à tona a história da cobra que matou a mulher num motel da cidade. Absurdo, mas o povo tá acreditando piamente no caso e todos, sem exceção, dizem conhecer uma pessoa que conhece a pessoa que é vizinha da amiga da prima da vítima. Só essa semana vários homens e mulheres me abordaram para pegar mais detalhes do caso, pois também ficaram sabendo de que a polícia abriu um inquérito sigiloso para apurar o caso, uma vez que a morte aconteceu dentro um motel chique da cidade. Diante de tanta ignorância, digo a todos que o caso é verídico e envolve a mesma cobra que, há cerca de um ano, mordeu e matou uma mulher que escolhia verdura no interior de um hipermercado da cidade. Explico que depois do crime a cobra mudou-se para o referido motel e a descrevo como sendo negra, medindo cerca de 30 centímetros de comprimento e com uma cabeça enorme. Conto, ainda, que a mulher do motel não suportou uma picadura no céu da boca e que morreu sufocada pelos jatos de veneno que a maldita cuspia. Dá para aguentar tanta ignorância?

Continue lendo

Precisa-se

De pessoas que tenham os pés na terra e a cabeça nas estrelas. Capazes de sonhar, sem medo dos sonhos. Tão idealistas que transformem seus sonhos em metas. Pessoas tão práticas que sejam capazes de transformar suas metas em realidade. Pessoas determinadas que nunca abram mão de construir seus destinos e arquitetar suas vidas. Que não temam mudanças e saibam tirar proveito delas. Que tornem seu trabalho objeto de prazer e uma porção substancial de realização pessoal. Que percebam, na visão e na missão de suas vidas profissionais, de suas dedicações humanistas em prol da humanidade,um forte impulso para sua própria motivação. Pessoas com dignidade, que se conduzam com coerência em seus discursos, seus atos, suas crenças e seus valores. Precisa-se de pessoas que questionem, não pela simples contestação,mas pela necessidade íntima de só aplicar as melhores idéias. Pessoas que mostrem sua face de parceiros legais. Sem se mostrarem superiores nem inferiores. Mas... iguais.
Precisa-se de pessoas ávidas por aprender e que se orgulhem de absorver o novo. Pessoas de coragem para abrir caminhos, enfrentar desafios, criar soluções, correr riscos calculados. Sem medo de errar. Precisa-se de pessoas que construam suas equipes e se integrem nelas. Que não tomem para si o poder, mas saibam compartilhá-lo. Pessoas que não se empolguem com seu próprio brilho, Mas com o brilho do resultado alcançado em conjunto. Precisa-se de pessoas que enxerguem as árvores. Mas também prestem atenção nas magias das florestas. Que tenham percepção de todo e da parte. Seres humanos justos, que inspirem confiança e demonstrem confiança nos parceiros. Estimulando-os, energizando-os, sem receio que lhe façam sombra e sim orgulhando-se deles. Precisa-se de pessoas que criem em torno de si um ambiente de entusiasmo De liberdade, de responsabilidade, de determinação, de respeito e de amizade.Precisa-se de seres racionais. Tão racionais que compreendam que sua realização pessoal está atrelada à vazão de suas emoções. É na emoção que encontramos a razão de viver. Precisa-se de gente que saiba administrar coisas e liderar pessoas. Precisa-se urgentemente de um novo ser.

Por ISAAC LIBERMAN

Continue lendo

Luizão assume vaga de Verri

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Este é Luiz Goularte Alves, o professor Luizão do PT, que assumiu hoje como suplente do maringaense Enio Verri, na Assembléia Legislativa do Paraná. Verri assumiu a Secretaria de Planejamento.
Luizão foi vereador e candidato a vice-prefeito de Pinhais.

Continue lendo

Casa dos Conselhos

Um dos projetos aprovados na primeira sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Maringá é de autoria da vereadora Marly Martin Silva (PFL) e autoriza o prefeito a criar a Casa dos Conselhos. Seria uma sede única para todos os conselhos da cidade, adaptada e aparelhada para o funcionamento dos mesmos.
Detalhes do projeto aqui.

Continue lendo

Nomeações 2007 (câmara)

Nomeações recentes na Câmara Municipal de Maringá:

  • Sueli Aparecida Ramos, chefe da Seção de Administração e Recursos Humanos (FG-1)
  • Regina Augusta do Nascimento Soriano, chefe da Seção de Finanças, Orçamento e Contabilidade (FG-1)
  • Antonio Trevisan, chefe de Gabinete da Ouvidoria Legislativa (CC3)
  • Ricardo Martins Ramos, chefe de Gabinete da 1a Secretaria
  • Hermógenes Botti, assistente parlamentar 9 (gabinete de Dorival Dias)
  • Luiz da Silva, assistente parlamentar 6 (Dorival Dias)
  • Orly Barbosa, assistente parlamentar 7 (Dorival Dias)
  • Teófilo Fábio da Silva, assessor de Gabinete da Diretoria de Controle Interno (CC4)
  • Joel Barbosa da Silva, assessor social (CC4)
  • Elizabeth Caparos Hurtado Pimentel, assistente parlamentar 7 (gabinete de Mário Hossokawa)
  • Dulcelina Rodrigues dos Santos, assistente parlamentar 5 (Mário Hossokawa)
  • Tania Maria Faustino, assistente parlamentar 6 (Mário Hossokawa)
  • Elizeth Pereira da Silva, assistente parlamentar 3 (Mário Hossokawa)
  • Oscar Batista de Oliveira, chefe de Gabinete da 1a Vice-Presidência (CC3)

Continue lendo

Vortando...

Sem alarde, desfez-se esta semana a mudança da vereadora licenciada Edith Dias de Carvalho (PP). A notícia de que ela fez a mudança de todos os móveis de seu gabinete na câmara para a Secretaria de Esportes e Lazer, usando um ônibus da prefeitura, foi dada pelo blog.
Esta semana os móveis e até um eletrodoméstico (uma geladeira) foram devolvidos ao gabinete, que a partir de hoje passou a ser usado pela também professora Norma Deffune. Menos mal.

Continue lendo

Município não cumpre lei de Edith

Uma das leis mais proveitosas que a vereadora licenciada Edith Dias de Carvalho (PP) é a 6092/2003, simples e objetiva: a pintura dos prédios públicos municipais devem ter as cores da bandeira da cidade. Mas a lei não vem sendo cumprida, e ela não acionou o Legislativo para cobrar sua execução.
Os prédios públicos construídos, reformados ou ampliados em Maringá têm todas as cores, menos as da bandeira da cidade. A preferência tem sido pelo verde, como se verifica nessas fotos da Escola Ruy Alvino Alegretti:

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

Pois o vereador Mário Verri (PT) está solicitando através de requerimento o cumprimento da lei de Edith, que por sinal a partir de agora faz parte da administração que deverá cumpri-la. Lei, por sinal, que ressalta a cidadania e o maringaísmo.

Continue lendo

"Tem uns idiotas aí"

De Mário Hossokawa, hoje de manhã, sobre ser líder do prefeito na câmara:

- Só recebi elogios até agora, embora tem uns idiotas aí que mandam uns emails pras colunas aí achando que eu estou recebendo salário por ser líder. Ser líder no Congresso tem uma estrutura fantástica, assessoria, veículo e tantas coisas. Aqui na câmara não tem absolutamente nada. A gente não ganha nada, está lá apenas para colaborar com o prefeito, colaborar com a nossa cidade.

Continue lendo

Sai exoneração de Barris e Gomes

Está no último Órgão Oficial do Município a exoneração de Onivaldo Barris, que era gerente distrital de Iguatemi (CC3). Um dia houve uma lei que previa eleição para o cargo. O decreto foi assinado dia 31 de janeiro. A saída de Barris surpreendeu principalmente a comunidade daquele distrito.
Também está confirmada a exoneração de Antonio Carlos Gomes, que era assistente IV (CC7) do Gabinete do Prefeito. Vem a ser liderança comunitária do Guaiapó e o autor da queixa na delegacia de polícia contra dois outros assessores de SIlvio II.
Ainda no Órgão Oficial, Isaías de Oliveira foi promovido de assistente IV (CC7) para assistente III (CC6) do Gabinete do Prefeito. Ele era ligado ao ex-vereador Paulo Mantovani. Foi exonerada também Bárbara Andrea Marchesini, que era assistente I (CC4) do GP.

Continue lendo

Aniversariante



Oscar Schmidt, natural de Natal, completa 49 anos amanhã. O comercial acima, para a Prefeitura Municipal de Curitiba, foi feito pela GW.

Continue lendo

Nos gabinetes dos Verri

O deputado estadual Enio Verri (PT), secretário de Estado do Planejamento, solicitou da Prefeitura Municipal de Maringá a disponibilidade de dois servidores públicos para a Assembléia Legislativa. Sirley Hermosa, que trabalhava no gabinete de Mário Verri, e o professor Valmir Facina, que foi para as Olimpíadas como auxiliar técnico do selecionado de handebol, deverão ser liberados pelo município.
Já para o gabinete de Mário Verri, na câmara, a prefeitura liberou o servidor Ariovaldo Costa. Também está contratado pelo gabinete de Verri o jornalista Élvio Rocha.
E mais uma, para encerrar: são grandes as chances de Marcelo Bulgarelli tornar-se assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Esperança.

Continue lendo

Mão da Carneiro Leão muda na segunda

A prefeitura de Maringá informa que a partir da próxima segunda-feira a avenida Carneiro Leão terá mão única em uma quadra, no trecho entre a Parigot de Souza e Paraná. O sentido único ocorrerá no sentido de quem vem da 19 de Dezembro em direção ao centro da cidade.
Durante o final de semana a Secretaria dos Transportes implantará sinalização no local. O semáforo da Parigot de Souza com a Carneiro Leão, que funciona em dois tempos, passará a ter quatro tempos. O da Carneiro Leão com a Paraná continuará com dois tempos.
A decisão se constitui no primeiro caso de sentido único nas duas pistas de uma avenida em Maringá. A implantação da medida visa eliminar os freqüentes congestionamentos na área.

Continue lendo

Elogios

Do vereador Mário Hossokawa sobre a administração Silvio II, da qual era opositor até ser convidado para líder do prefeito:

"Diante da transparência, diante das intenções melhores do prefeito, da forma como ele administra, com retidão, com honestidade (...) aceitei o desafio".

Continue lendo

Verri afasta-se da Assembléia Legislativa

O presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Nelson Justus (PFL), acabou de ler o requerimento assinado pelo deputado estadual Enio Verri (PT) solicitando afastamento do cargo, para assumir a Secretaria de Estado do Planejamento. O suplente Luizão, de Piraquara, irá assumir a vaga.
No mesmo requerimento Verri optou por continuar recebendo os vencimentos de deputado estadual.

Continue lendo

Nomeações na prefeitura

  • Valdevino Pedro Barbosa foi nomeado assessor de Unidade e de Serviço de Saúde (CC7) da Secretaria de Saúde.
  • Silvia Menezes Dias foi exonearada do cargo de assessor de Unidade e de Serviço de Saúde (CC6) da Secretaria de Saúde.
  • Ivete Gruchovski foi nomeada diretora de Ensino da Secretaria de Educação (CC2).
  • Fábio Garcia Furlan foi exonerado da Gerência de Administração Escolar (CC3).
  • O competente Maurício Gonçalves, ex-goleiro do Grêmio, foi nomeado assistente I (CC4) do Gabinete do Prefeito. Ele foi exonerado de cargo que ocupana na Secretaria de Controle Interno.
  • Maria Elza Boni Bagatin foi exonerada do cargo de assistente I (CC4) do Gabinete do Prefeito e foi nomeada gerente de Apoio à Ação Educativa (CC3) da Secretaria de Educação.
  • O policial aposentado José Ramos de Figueiredo foi exonerado do cargo de assistente I (CC4) do Gabinete do Prefeito e nomeado assistente I (CC4) da Secretaria de Controle Interno.
  • O médico Arnold de Oliveira Junior foi exonerado do cargo de gerente controlador de saúde (CC3) da Secretaria de Controle Interno.
  • Através dos decretos 82 e 86/2007, Silvio II prorrogou automaticamente todas as nomeações de CCs e FGs das secretarias da Mulher, de Controle Interno, da Procuradoria Geral, da Administração, dos Transportes, da Indústria, Comércio e Turismo, da Cultura, da Assistência Social e da Cidadania, Meio Ambiente e Agricultura, Capsema, dos Esportes e Lazer, Núcleo de Planejamento, da Fazenda, da Saúde e de Serviços Públicos, que venciam dia 31 de janeiro último. Agora, vigoram até 31 de janeiro de 2008.

Continue lendo

Acidente com mortes

Um acidente nesta madrugada, envolvendo uma carreta carregada de carne e um bitrem do G-10, de Maringá, causou dois mortos e um ferido. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
Fotos do acidente.

Continue lendo

Mais dois condomínios

Através de decretos, a prefeitura de Maringá autorizou mais dois condomínios horizontais: o Greenfields e o Maanaim.
O primeiro é da PGI Empreendimentos Imobiliários e o segundo, da Construtpra Vicky.

Continue lendo

Perdem os servidores, perde a população

Nota postada hoje no blog do Sismmar pela presidente Ana Pagamunici comenta sobre o corte do repasse dos 8% à Capsema.
Escreve ela ao final da nota: "Com esse cenário, o único que se beneficiou foi prefeito, que seguramente não usa o SUS e vai pagar a dívida que tem com o servidor, utilizando o dinheiro do próprio servidor. Enquanto isso, maringaenses, servidores e seus familiares (cerca de 20 mil ) continuarão disputando uma vaga no serviço público de saúde".

Continue lendo

Saiu de fininho

Do Cascudo:

Um funcionário das antigas que já foi chefe da oficina da prefeitura retornou a ela neste governo com cargo de confiança. Mas ficou pouco tempo, pois constatou que a coisa está muito complicada no setor, principalmente com a questão da honestidade. Pediu transferência rapidinho.

Continue lendo

Ainda a licitação

Sobre a licitação da informatização das unidades básicas de saúde de Cascavel, ainda há poucas informações. Tem um pouco aqui e outro tanto aqui. No dia 29 o blog noticiou que uma empresa de Maringá iria ganhar a licitação.

Continue lendo

Definidas as comissões permanentes

Foi definida na manhã desta quinta-feira, dia 15, a escolha dos integrantes das Comissões Permanentes e Temporária da Câmara Municipal de Maringá. O líder do prefeito, Mário Hossokawa (PMDB), preside a comissão mais importante da casa, a de Constituição e Justiça. A de Finanças e Orçamento continua com Márcia Socreppa (PSDB).
Confira aqui as demais comissões e os líderes de bancadas.

Continue lendo

Missa

Nessa sexta-feira, dia 16, às 18h30, na Catedral de Nossa Senhora da Glória, acontecerá a missa de 7º Dia da morte do médico e escritor maringaense Elidir D’Oliveira.

Continue lendo

Pugliesi é o líder da bancada

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

O deputado Waldyr Pugliesi foi escolhido hoje, por unanimidade, como líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa. Os 16 deputados do PMDB reuniram-se na sala da liderança do Governo na Assembléia durante cerca de meia hora até anunciar a decisão, às 11h30. O deputado Artagão Júnior, outro postulante à vaga, foi escolhido para vice-liderança do partido. A informação é do PMDB-PR.

Continue lendo

Na relação

Um peemedebista lembra que esta não é a primeira nem a segunda vez que o vereador Mário Hossokawa, apesar de estar num partido, presta serviços para outro.
Lembrou que, além de ser líder de José Cláudio (PT) e de Silvio II (sem partido, mas até ontem no PP), Hossokawa já foi chefe regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente na gestão de Jaime Lerner.
O nome do vereador também está na relação passada pela antiga executiva provisória do PMDB à direção estadual como um dos que não trabalharam para a eleição de Roberto Requião, no último pleito - ao lado de John Alves, Chico Caiana, Terezinha Pereira e William Gentil. Ou seja, na prática, o novo líder de Silvio II não é mais considerado um peemedebista na acepção da palavra.

Continue lendo

Cinco bairros, um policial

Considerando verdadeiros os números apresentados ontem, no debate sobre segurança, Maringá tem 0,2 policial para cada bairro da cidade, levando-se em conta que a cidade tem 115 associações de bairro.

Continue lendo

Cigarro

Silvio II livrou-se de um fumante, mas arranjou outro.
Mário Hossokawa, novo integrante do clã, fuma tanto quanto Paulo Trisoglio do Nascimento, ex-secretário de Fazenda.

Continue lendo

Ele é o bom

Do Painel da Folha de S. Paulo:

O prefeito de Umuarama (PR), Luiz Renato, reformou seu primeiro escalão e deixou apenas um homem entre os seis secretários. Seu nome é Olindo.

Continue lendo

Todo mundo cheirando cocaína!



Do ex-blog de Cesar Maia:

1. As imagens são do Jornal da Band do dia 12 de fevereiro de 2007. São de um vídeo que a policia de SP tomou em uma incursão e tratam de uma festa do PCC no reveillon de 31 de dezembro ultimo.
2. São imagens avassaladoras, aterradoras, pela forma e volume que a cocaína é cheirada, por todos livre e abertamente.
3. Na mesma noite - o Jornal Nacional cobria o latrocínio brutal do menor João no Rio. O impacto da barbárie e a audiência do JN mobilizaram o Congresso que mudou de agenda e passou a tratar da criminalização de menores infratores.
4. Esse Ex-Blog fica pensando: se as imagens da Band estivessem no JN, e vice-versa, com a audiência do JN, provavelmente a agenda do Congresso seria a do tratamento penal a ser dado ao tráfico e consumo de cocaína.
5. Ambas as imagens são brutais, conformam um quadro, cuja matriz é o tráfico de drogas. A barbárie,( chacinas, assassinatos brutais com dilaceração, “micro-ondas”,etc...), vem sempre -direta ou indiretamente- associada ao tráfico de drogas.
6. A proporção de menores infratores associados ao tráfico de drogas, é enorme e cada vez maior.

Continue lendo

Adap provoca linha dura no Teuto

A Associação Teuto Brasileiro de Futebol baixou determinação: qualquer atleta que falte aos treinos da equipe em dias de jogos da Adap Galo será excluído do elenco por justa causa.
Quem faltou ontem, por exemplo, além da derrota do time maringaense, não será convidado a participar dos testes do Teuto em Paulo no primeiro semestre deste ano.
Está aqui.

Continue lendo

Equipe

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A última parte da equipe composta pela administração, incluindo José Bovo, Edith Dias e Mário Hossokawa.

Continue lendo

Licitação sob investigação

Deu em O Estado do Paraná:

Os vereadores de Cascavel receberam terça-feira da prefeitura uma cópia do processo licitatório realizado para a informatização das Unidades Básicas de Saúde. A empresa vencedora apresentou um orçamento de R$ 1,7 milhão.
Mas pesquisa realizada por jornal da região apontou que o serviço sairia por apenas R$ 700 mil.

Continue lendo

Empresário descobre fraude na Jucepar

De O Estado do Paraná (para cadastrados) desta quinta-feira:

Uma fraude cometida dentro da Junta Comercial do Paraná no contrato social de uma empresa assustou o empresário maringaense Francisco Carlos da Silva, que de um dia para o outro viu os poderes administrativos sobre sua firma serem transferidos para uma antiga sócia, com quem mantém uma disputa judicial. Desconfiado, ele ativou a Justiça, que comunicou a adulteração no documento aos dirigentes da junta, confirmando o crime. Mesmo com a identificação do funcionário responsável pela alteração no contrato, o empresário está assustado, sofrendo ameaças e andando sob proteção da polícia. O servidor foi afastado do cargo e está sob investigação policial.
O caso veio à tona depois que Francisco Carlos da Silva, um dos diretores da Editora Hoje Maringá Ltda., responsável pela publicação do jornal Hoje Maringá, recebeu a notícia de que a administração da empresa passaria para o nome da filha do antigo sócio (Isabela Marion, filha do empresário maringaense Devanir Marion), com quem mantém um litígio na Justiça. “Abordaram-me portando uma certidão simplificada da Junta Comercial que dava a ela (Isabela) poderes de administrar o jornal. Mas o documento não condizia com a realidade, porque eu sabia que uma ordem judicial impedia que qualquer pessoa que não fosse o juiz alterasse o contrato social por força de uma cláusula de bloqueio”, conta. No contrato verdadeiro, Isabela permanecia como sócia de Francisco.
De posse de uma cópia da certidão, o empresário foi ao juiz Airton Vargas da Silva, da 2.ª Vara Cível de Maringá, onde corre o processo. “Levei junto uma certidão de data anterior e expus a ele”, lembra. Foi quando o magistrado entrou em contato com a junta, questionando a emissão da segunda certidão sem seu consentimento. O presidente da Jucepar, Julio Maito Filho, afirma que uma apuração interna confirmou a falsificação. “Havíamos emitido a certidão verdadeira cerca de um mês antes. Entramos no sistema de segurança, controlado por Brasília, que mostrou quem entrou nos computadores e alterou o documento”, explica.
Apesar de Maito não revelar o nome, a reportagem de O Estado apurou que o funcionário em questão é José Bento da Silva, que assinou o documento fraudado como chefe de cadastro da Junta Comercial do Paraná. Segundo Maito Filho, o servidor nunca havia sido citado em sindicância, mas foi afastado do cargo e agora está sendo investigado pela polícia. “Ele confessou a adulteração e o delegado Antônio Brandão Neto (da 9.ª Subdivisão da Polícia Civil, de Maringá) veio para cá colher o depoimento dele e de outras seis pessoas apontadas por suposto envolvimento no caso”. Se considerado culpado, o funcionário pode ser afastado definitivamente do quadro do Estado. O delegado Antônio Brandão Neto se recusou a falar com a imprensa.

Continue lendo

Morte na BR-101

A Tribuna de Criciúma:

Uma colisão lateral, ontem, no trecho não duplicado da BR-101, em Imbituba, matou o motociclista Donizete Perez de Amorim, de 43 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu no quilômetro 285 da estrada, por volta de 8h. Amorim pilotava uma Honda, com placa de Maringá (PR), quando teria sido atingido por um caminhão Mercedes Benz, com placas LZJ-6111. Amarildo Mota, de 26 anos, que dirigia o caminhão, nada sofreu, de acordo com a polícia.

Continue lendo

Adap Galo cai de 4

Durou apenas 90 minutos a participação do recém fundido Adap Galo de Maringá na Copa do Brasil 2007. Em jogo disputado na noite desta quarta-feira no Estádio Willie Davids, no Noroeste do Paraná - que teve a presença de quase 10 mil torcedores - o time maringaense acabou sendo goleado por 4 a 1 pelo Noroeste-SP. Como o regulamento do torneio prevê que a segunda partida não aconteça se o visitante vencer por dois gols de diferença, o time paranaense está eliminado.
Texto completo.

Continue lendo

Mandados não cumpridos

De Cláudio Humberto:

Estarrecedor
Durante reunião na OAB nacional, ontem, o presidente da Associação dos Juízes Federais, Walter Nunes da Silva, revelou um número estarrecedor: há no Brasil, hoje, mais de 350 mil mandados de prisão não cumpridos.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima