Coluna do Francês (domingo)
Prejuízos do escândalo
Os casos de corrupção durante o período eleitoral no Brasil reverberaram negativamente na opinião pública européia. O episódio dos dólares na cueca causou, por incrível que pareça, prejuízo direto a menores e crianças carentes de Maringá.
Menos dinheiro
Ocorre que a maior verba para manutenção do Lar Escola da Criança vem de uma associação alemã denominada KNH Brasil Sul. Ela reúne os recursos que famílias economizam em seus lares, para destiná-los a carentes brasileiros.
Redução necessária
Com os escândalos o ânimo dos contribuintes alemães arrefeceu, as contribuições diminuíram. Para continuar funcionando o Lar Escola da Criança vai demitindo, após poucos, até abril, 8% dos seus professores e funcionários.
Crianças fora
E o coração da diretora do Lar, irmã Cecília Ferrazza, dói também porque ela é quem precisará administrar, no mesmo período, a redução do número de menores - jovens e crianças - que são atendidos. Dos 340, 60 serão cortados da instituição.
Segurança social
Como atende menores de famílias - e sem famílias - de vida complicada, a irmã se mostra preocupada: “Você vê aquelas coisas que acontecem nos morros do Rio? Eu conheço a situação, acompanho vidas. Essas coisas podem acontecer também aqui”.
Acusação contra vereadora
O Tribunal de Contas do Estado inocentou totalmente a vereadora Márcia Socreppa, 1ª. Secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal, da denúncia de acumulação ilegal do cargo de funcionária pública com a função legislativa.
Definição
Resumindo: a vereadora desempenha o cargo de funcionária em horário diferenciado, legal, cumpre as jornadas de trabalho e, em outros horários, os compromissos do mandato para o qual foi eleita.
Posição
Nessa, nós e o colunista Milton Ravagnani (O Diário) acertamos juntos, ao divulgar que a vereadora não estava acumulando funções e conseqüentemente recebendo vencimento e subsídio indevidos.
Imprensa
A propósito, indicado pelo chefe de Gabinete Ulisses de Jesus Maia a quem assessorou, faltando menos de 20 meses para a próxima eleição o dinâmico publicitário Diniz Neto melhorou o marketing, o jornalismo e realiza bom trabalho à frente da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Maringá.
Positivo
A imprensa tem divulgado positivamente o trabalho do prefeito Silvio Barros. Com os novos secretários a fase é de obras e da necessária maquiagem da cidade, melhorando o aspecto urbano e o humor dos maringaenses ao passarem por vias e praças limpas, bem cuidadas e floridas.
Força
No secretariado, destaque para a coordenação do chefe de Gabinete, Ulisses, carinhosamente chamado por algumas pessoas de “vice-prefeito”. O gerente Paulo Mantovani também realiza um ótimo trabalho, montando a Guarda Municipal.
Ambulantes ilegais
Na sexta-feira os fiscais da Prefeitura Municipal varejavam a avenida Brasil, no centro, à cata de vendedores ambulantes de CDs, DVDs e quinquilharias de má qualidade. Inclusive fizeram plantões em várias quadras.
Eles sabem
Enquanto os fiscais da Prefeitura se esfalfavam na Brasil, quatro vendedores ilegais de limpadores e borrachas de pára-brisas vendiam escancarada e tranquilamente, na praça de estacionamento em frente da Prefeitura. Eles sabem das coisas.
Cesumar
Curso inédito no Brasil, pós-graduação em Direito Agrofinanceiro está com inscrições abertas até o dia 24. Oferecerá conhecimento especializado nas questões jurídicas e econômicas para advogados, juízes, administradores, economistas e outros graduados do setor.
Doutores
Renomados professores e juristas virão a Maringá para o curso. Alguns deles: Eric Fagundes, do Ministério do Planejamento, que abordará sobre o Plano Plurianual do Governo para a Agricultura; desembargadores Eutálio Porto, do Tribunal de Justiça de São Paulo e Guiomar Teodoro Borges, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, a pós-doutora Julie Shimied, da Grã Bretanha, e outros.
Viagem aérea
Os controladores de vôo estão dispostos a realizar uma opinião padrão, amanhã e durante o feriadão. Se você pretende viajar de avião, se prepare e se informe.
Talvez seja melhor usar carro mesmo.
Carnaval triste
A previsão é de que até sábado, pelo menos 800 brasileiros perderão a vida nas nossas rodovias. Parte morrerá nos 4,5 mil acidentes que acontecerão somente nas BRs, serão feridas cerca de 2,8 mil pessoas, 10 mil brasileiros sofrerão algum tido de dano físico (5% destes morrerão em um prazo de 30 dias) e outros sofrerão seqüelas.
Mão única
A partir de manhã a avenida Carneiro Leão terá mão única em uma quadra, no trecho entre as avenidas Parigot de Souza e Paraná. O sentido único ocorrerá no sentido avenida 19 de Dezembro-avenida Paraná.
Binários
Essa mudança é a primeira experiência do secretário de Transportes, Walter Guerlles, para a implantação de binários. Maringá já tem trânsito - nos horários de rush - de cidade grande. Mas os nossos motoristas são inexperientes.
Aproximação
A Executiva do PHS teve uma longa conversa, na sexta-feira, das 10h às 12h30 com o prefeito Silvio Barros. Presente inclusive o presidente estadual do partido, vereador Valter Viana.
Caixa preta
Segundo o vereador Viana, resumindo espartanamente a longa conversa entre as sete pessoas: “A conversa foi boa”.
2 pitacos:
Pô, a Márcia Socreppa está lotada no meu local de trabalho de alguém que eu conheço. Faça uma boa investigação, como todo bom jornalista e depois responda para nós: Ela vai trabalhar lá, pelo menos de vez em quando????
Deixa de puxar o saco, Francês!!! Que coisa ridícula!!!! Faça seu trabalho, que deveria ser digno, o de jornalista. Ou você já se esqueceu como é????? Daqui há pouco você dirá também que a Norma defune estava trabalhando lá naquela escola estadual, “normalmente”. Só se for normalmente de Norma, ha, ha, ha, ha!!!!
Gente o Francês, CCs do ladrão Jairo gianoto????? aquele que certamente levou alguns e continua levando, a que moral um casa desse tem pra escrever quakqer cois de corrupção??????????????????
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.