2.9.06

Campanha no Maranhão

Edson Vidigal, ex-presidente do STJ, é candidato a governador no Maranhão pelo PSB. Confira a propaganda que ele utiliza na televisão para enfrentar Roseana Sarney, clicando aqui.

Continue lendo

Volta de Priori teve o dedo de Silvio II

A volta do reitor Angelo Priori à disputa da reitoria da UEM, conforme decisão revista do Conselho Universitário, contrariando inclusive o estatuto da instituição, teve mais que o discreto apoio da administração municipal. Houve sim empenho pessoal de Silvio II para que Priori ficasse na disputa. Waldemar Allegretti, ex-assessor do prefeito, é quem teria feito o meio-campo. Tudo para reduzir as chances de a oposição mais à esquerda vencer as eleições.
O interessante é que Priori é filiado ao PT, embora a maior parte dos petistas apóie outros candidatos - aí, em especial, José Olivo e Décio Sperandio (Dante Medeiros tem vinculação com o PMDB, por causa do irmão, Albari, que trabalha no governo do Estado).

Continue lendo

Título entregue

A Câmara Municipal de Maringá entregou ontem à noite, em sessão solene, o título de cidadania benemérita a Nilson Tadeu Campos Silva, ex-diretor da TV Cultura (Globo). Compareceu apenas um terço dos vereadores. Foi uma das sessões solenes menos prestigiadas da história legislativa.

Continue lendo

A voz do PT

Diogo Mainardi na Veja desta semana:

José Dirceu tem um blog. Quer saber quanto o iG gasta com ele? Eu também quero. Quer saber de quem é o dinheiro do iG? É seu, tonto! De quem mais poderia ser?
O iG pertence à Brasil Telecom. E a Brasil Telecom está na esfera dos fundos de pensão estatais. Eu já contei aqui na coluna como o lulismo tomou a Brasil Telecom de Daniel Dantas. Houve de tudo: financiamento ilegal de campanha, espionagem, chantagem, achaque e propina. Eu já contei também qual foi o papel de Lula na trama. Chega de me repetir. Quem quiser saber mais sobre o assunto, consulte o arquivo de Veja. O que importa agora é como o iG está gastando seu dinheiro. E para onde ele está indo.
Luiz Gushiken é o ideólogo da propaganda lulista. Quando os fundos de pensão passaram a influir no iG, o portal se transformou na voz do PT. Caio Túlio Costa, aquele que Paulo Francis apelidou de "lagartixa pré-histórica", foi nomeado presidente do grupo em maio deste ano. De lá para cá, além de José Dirceu, foram contratados como comentaristas Franklin Martins, Paulo Henrique Amorim e Mino Carta. Todos eles na fase descendente de suas carreiras. Todos eles afinados com o DIP de Luiz Gushiken. Mais do que isso: Paulo Henrique Amorim e Mino Carta se engajaram pessoalmente na batalha comercial do lulismo contra Daniel Dantas. Quer saber quanto o iG paga a Franklin Martins? Entre 40 000 e 60.000 reais. Quer saber quanto ele paga pelo programa de Paulo Henrique Amorim? 80.000 reais.
O iG pode parecer pouca coisa. Mas é o terceiro maior portal do Brasil. Agora está pronto para difundir a propaganda do governo. O PT acaba de elaborar um documento em que pede uma "mudança nas leis para assegurar mais equilíbrio na cobertura da mídia eletrônica". Muita gente está alarmada com o documento. O temor é que, num segundo mandato, os lulistas atropelem as leis para tentar aumentar seu controle sobre a imprensa. O fato é que isso já aconteceu pelo menos uma vez neste mandato, quando a turma de Luiz Gushiken tomou de assalto o iG. O documento do PT fala em oferecer "incentivos econômicos para jornais e revistas independentes". Independente, para o PT, é José Dirceu. É Franklin Martins. É Paulo Henrique Amorim. É Mino Carta. É o assessor de imprensa de Delcídio Amaral, que tem um blog político no iG. Só falta o Luis Nassif. Essa é a turma que, segundo o PT, precisa de incentivos econômicos do Estado. Carta Capital sempre atacou Daniel Dantas. Acaba de ser recompensada por um acordo com o iG. De quanto? Eu quero saber.
Lula cantarolou a seguinte marchinha, como relatam os repórteres Eduardo Scolese e Leonencio Nossa no livro Viagens com o Presidente:
"Ei, José Dirceu,
devolve o dinheiro aí,
o dinheiro não é seu"
Lula conhece muito bem José Dirceu. Se diz que o dinheiro não é dele, é porque não é mesmo. Devolve o dinheiro aí, José Dirceu.

Continue lendo

Janene mandou avisar

Da seção Radar da Veja desta semana:

Os segredos de Janene
Fez aniversário de um ano, no último dia 13, o parecer do Conselho de Ética que aprovou a cassação do deputado José Janene, ex-líder do PP. Até hoje o parecer não foi levado a votação em plenário para sacramentar a expulsão do mensaleiro. O processo está lento. Talvez porque Janene tenha se apressado em avisar que, caso fosse empurrado no precipício, não cairia sozinho.

Continue lendo

1.9.06

A entrevista de Lula

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
A página 13 desta sexta-feira em O Globo trouxe a entrevista com o presidente Lula. Ou melhor: não trouxe. Ele negou-se a responder as perguntas feitas por alguns jornalistas e colaboradores do jornal. Não é lá um belo exemplo, mas o fato propiciou uma diagramação interessante. Clique para ampliar.

Continue lendo

Ronaldo Galinha

A modelo Raica terminou o relacionamento com o jogador Ronaldo Fenômeno. Ele estaria saindo com outra.

Continue lendo

Nardi não vai a conferência sobre HM

Aconteceu ontem em Maringá a 2ª Conferência Local do Hospital Municipal, no Auditorio Helio Moreira. A coordenação ficou a cargo do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Roberto Rodrigues, uma vez que o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, gestor do sistema municipal de saúde, não compareceu nem mandou representante.

Rodrigues disse que o secretário justificou a sua ausência dizendo que estava em viagem, mas uma pessoa que chegou por volta de 20h40 informou ter visto Nardi no Espaço da Cidadania no Jardim São Silvestre.

Continue lendo

Campo Fértil: ex-prefeito está entre os presos

O ex-prefeito de Marialva Onésimo Aparecido Bassan (eleito pelo PDT e filiado ao PSC) está entre os detidos da Operação Campo Fértil. A PF divulgou os primeiros nomes dos detidos agorà tarde. Foram cumpridos 21 mandados de prisão e 46 mandados de busca e apreensão que envolviam a organização criminosa que atuava na intermediação de benefícios previdenciários fraudulentamente.
Dos mandados de busca e apreensão 19 deles foram cumpridos em residências e/ou local de trabalho dos servidores da Previdência Social. Foram arrecadados farta documentação e computadores nos locais determinados nos mandados de busca e apreensão.
Por determinação da Justiça Federal, imagens e nomes das pessoas presas foram proibidas de serem divulgadas.
Foram presas as seguintes pessoas:
1. D. M. P. M. – 38 anos, formada em farmácia, sem emprego fixo. Chefiava as operações na organização em Maringá;
2. J. de S. R. – 31 anos, formada em direito, residente em Jandaia do Sul. “Aprendeu” o modus operandi com Dulcineia e formou grupo próprio para intermediar junto a Previdência Social a concessão de benefícios. Atuava junto com o marido Adalberto Aparecido Benitez em Jandaia do Sul;
3. A. A. B. – 37 anos, formado em direito, atuava junto com Juliana de Souza Rique em Jandaia do Sul;
4. E. S. – 51 anos, residente em Jandaia do Sul. Agenciadora e assessora de Dulcineia. Fazia os contatos dentro da Previdência Social.
5. M. I. H. –50 anos, Agente Administrativa da Previdência Social em Novo Horizonte. Mantinha contato com Dulcineia e facilitava a concessão dos benefícios.
6. N. T. R. – 54 anos, residente em Maringá. Agenciadora e atuava com Maria Irca.
7. O. B. – 48 anos, ex-presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais e vereador em Marialva. Utilizava contatos políticos para facilitar documentação de tempo de serviço rural;
8. S. C. R. de M. – 45 anos residente em Nova Olímpia. Fazia a segurança de Dulcinéia;
9. R. F. C. – 21 anos, residente em Sarandi. Atuava como office boy “de luxo” da Dulcinéia encaminhando pessoas interessadas na concessão do benefício na Previdência Social;
10. R. H. – 34 anos, funcionário de Jornal em Apucarana. Fornecia comprovantes de endereços falsificados.
11. N. P. da S. – 55 anos, residente e Lidianópolis. Atuava com Nadir Tureta Rodrigues. Falsificava documentos para apresentar na Previdência Social;
12. E. E. dos S. – 50 anos, Agente Administrativo da Previdência Social de Campo Mourão. Facilitava trâmite da documentação na Previdência Social.
13. L. L. B. – 57 anos, Agente Administrativa da Previdência Social de Campo Mourão. Facilitava trâmite da documentação na Previdência Social.
14. M. G. D. – 44 anos, Supervisora de Equipe da Previdência Social de Campo Mourão. Facilitava trâmite da documentação na Previdência Social.
15. F. K. – Estagiária na Previdência Social de Campo Mourão
16. M. F. C. – 39 anos, residente em Campina da Lagoa.
17. R. R. dos S. – 28 anos, residente em Campina da Lagoa
18. G. F. S. – 29 anos, residente em Campina da Lagoa;
19. M. C. G. de S. –27 anos, residente em Campina da Lagoa;
20. M. L. C. – 31 anos, residente em Campina da Lagoa
21. W. G. – 39 anos, residente em Campina da Lagoa

Continue lendo

Luiz Adão passou por aqui

Além de Rubens Bueno e Roberto Requião, outro candidato a governador passou por Maringá ontem. Luiz Adão, do PSDC, esteve na cidade atendendo convite da Acim. O partido tem candidatos a governador em todos os estados.
Paulo Mantovani, candidato a deputado estadual pelo PSDC, não ficou para a reunião.

Continue lendo

Ex-vereador tem queda de pressão

Hoje, durante uma palestra na Semana da Independência, promovida pela Câmara Municipal de maringá, o ex-vereador Antenor Sanches teve uma queda súbita de pressão arterial.
O Siate foi chamado e fez o atendimento.

Continue lendo

Osmar faz queixa-crime contra Requião

Da assessoria da coligação Paraná da Verdade:

O senador Osmar Dias, candidato a governador pela coligação Paraná da Verdade, deu entrada na manhã de hoje, no Superior Tribunal de Justiça, a uma queixa-crime por calúnia, difamação e injúria contra o governador paranaense Roberto Requião. A ação foi motivada pela afirmação falsa de sonegação fiscal, feita por Requião em entrevista à rádio Band News, de Curitiba, e repetida no debate na TV Bandeirantes, no último dia 28, envolvendo uma fazenda de propriedade de Osmar Dias no estado do Tocantins. O objetivo evidente das afirmações feitas por Requião, segundo a ação, foi “única e exclusivamente denegrir a imagem (de Osmar Dias) perante todo o eleitorado paranaense levantando a público notícias não só caluniosas como difamatórias e injuriosas”.

Continue lendo

Requião na cidade

O governador Roberto Requião (PMDB) passou a noite em Maringá. Foi no jantar de Luiz Nishimori, do PSDB. Dormiu no Bristol, onde não pôde reclamar do, digamos, atendimento.
Hoje de manhã conversava com um rapaz conhecido por Paulinho Paiacan, ligado ao prefeito de Curitiba, Beto Richa.
(Leitor avisa que Paican é de Campo Mourão)

Continue lendo

Esperando os nomes

A PF ainda não divulgou os nomes dos detidos na Operação Campo Fértil, que está em andamento. Onze seriam de Maringá.

Continue lendo

Natureza

Já que as árvores arrancadas não estão sendo replantadas, a natureza reage e dá show.
Nsa fotos, os brotos que estão ressurgindo do velho tronco.
(Fotos e texto de leitor)

Continue lendo

Atualidades

Três notícias da Folha de S. Paulo de hoje:

  • O ex-presidente do PT, José Genoíno, voltou a freqüentar o Palácio do Planalto;
  • Heloísa Helena diz que Lula fez aliança com o crime organizado;
  • Collor diz em entrevista que irá votar em Lula.

Continue lendo

PF desencadeia Operação Campo Fértil

Da Comunicação Social da Polícia Federal, confirmando post do blog aos 21 minutos desta sexta-feira:

O objetivo desta nova operação da Polícia Federal é desarticular organização criminosa que atuava na intermediação de benefícios previdenciários fraudulentamente concedidos no âmbito das Agências da Previdência Social de Maringá, Campo Mourão e Goioerê.
A operação está sendo realizada nas Agências da Previdência Social de Maringá, Campo Mourão e Goioerê, assim como, na Gerência Executiva de Maringá e nas cidades de Janiópolis, Apucarana, Lidianópolis, Campina da Lagoa, Nova Cantu, Mandaguari, Mariluz, Moreira Sales, Jandaia do Sul, Marialva, Mamborê, Nova Olímpia e Sarandi.
Nesta data, 220 Policiais Federais e 32 Servidores da Previdência Social estão cumprindo 21 Mandados de Prisão Temporária e 46 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelas Subseções Judiciárias de Maringá e de Campo Mourão.
A Operação Campo Fértil” pretendeu desarticular uma organização criminosa com atuação integrada e bem articulada, responsável pela formação de um verdadeiro “escritório profissional” que tinha como escopo principal a concessão fraudulenta de benefícios previdenciários e a realização de outros delitos direta ou indiretamente decorrentes, onerando o notório déficit previdenciário vigente. Segundo uma estimativa preliminar, o grupo ora desarticulado causou um prejuízo aos cofres públicos no montante de R$ 7 milhões.
Integravam a quadrilha investigada advogados, contadores, proprietários rurais, servidores da Previdência Social, servidores de prefeituras, funcionários e/ou membros de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e da Câmara Municipal das cidades de Campina da Lagoa, Nova Cantu e Mariluz.
As fraudes apuradas contra a Previdência Social consistiam em expedição de Certidão de Tempo de Contribuição – CTC falsas; inserção de contribuições previdenciárias inverídicas nos Sistemas da Previdência Social; requisição e concessão de benefícios previdenciários com documentos fraudados, tais como:

montagem de CTPS com inclusão de vínculos trabalhistas fictícios;
adulteração de dados dos formulário SB40 ou SB8030 (conversão de tempo);
reprodução fraudulenta de chancelas bancárias em GPS;
inserção de vínculos trabalhistas fictícios no CNIS, por meio de entrega de GFIP;
confecção de “holerites” e folhas de pagamento inverídicos;
inserção de contribuições previdenciárias para contribuintes individuais inverídicas;
apresentação de falsas declarações de exercício de atividade rural fornecidas por proprietários rurais da região;
alteração da data do óbito com a finalidade de aumentar os valores gerados a título de atrasados;
inclusão de falsos menores dependentes em casos de pensão por morte .
Há notícia que integrantes do grupo investigado fazia uso do “0800” da Previdência Social para controlar a concessão de benefícios de seus “clientes” e para consultar a liberação da autorização dos valores pagos a título de “atrasados”.
O esquema envolvia a participação de 74 pessoas, dos quais 22 são servidores da Previdência Social, sendo 07 detentores de cargo de chefia ou função gratificada; 3 membros de Câmaras Municipais; 7 funcionários de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e 3 advogados.
A operação foi assim denominada em alusão à fertilidade da região do Estado do Paraná onde há incidência de “terra roxa”, que propicia excelentes resultados na colheita, em razão do solo basáltico.

Continue lendo

Presidente vai de carona, na contramão

Trecho da matéria de Fábio Linjardi sobre a CPI dos Laptops, hoje em O Diário:

Após declarar aberta a CPI dos Laptops, John saiu da Câmara Municipal em um carro dirigido pelo diretor-geral da Casa, Nereu Vidal Cezar. A saída resultou em uma infração de trânsito. Nereu fez uma conversão no entroncamento entre a Rua Padre Germano Mayer e a Avenida Papa João XXIII , dirigindo na contramão da avenida por cerca de 10 metros, até um retorno. Um automóvel que vinha pela avenida teve que parar para deixar o carro que levava John concluir a manobra irregular. Dirigir na contramão é falta gravíssima, gera multa de 180 Ufirs e 7 pontos na carteira.

Continue lendo

O lado sagrado do trabalho

Por MARIA NEWNUM

Era uma vez dois leões que fugiram do circo onde eram explorados por seus treinadores. O primeiro fugiu para a saudosa floresta. O segundo escondeu-se numa grande empresa. Em menos de um mês o primeiro retornou ao circo magro de dar pena; havia perdido a malícia da floresta. Ficou esperando que seu amigo retornasse; doce ilusão. O tempo passou...
Um ano depois, numa manhã chuvosa e fria foi surpreendido pelo amigo sendo atirado jaula adentro. De imediato quiseram saber as aventuras da fuga. O primeiro meio acanhado contou sobre sua volta vergonhosa e quis saber como o outro amigo havia sobrevivido por tanto tempo. Esse começou dizendo que ao contrário do amigo, sabia que as chances de sobreviver na floresta seriam mínimas, por isso resolveu esconder-se numa grande empresa. Quando sentia fome, comia um dos colaboradores. Tudo ia muito bem até que cometeu um terrível erro: comeu a mulher do cafezinho... Foi imediatamente pego.
Essa estorinha é apenas para despertar a parte criança dos homens e mulheres que sobrevivem nesse mundo maluco dos negócios. Mas no fundo chama a atenção para os valores do ambiente do trabalho em que comumente os indivíduos não sabem ao certo qual seu valor na empresa. Por vezes, muitos ficam com a impressão que são peças descartáveis.
Da mulher do cafezinho, aos ocupantes dos altos escalões, os colaboradores sofrem com a aparente inutilidade de seus préstimos; o que gera resultados negativos, incalculáveis, tanto para a vida pessoal quanto para a produção efetiva.
É visível a incompreensão, tanto por parte de colaboradores quanto de empresas, sobre o que vem a significar a dedicação exclusiva a uma atividade que consome parte da existência dos que estão apenas de breve passagem nesse mundo. E isso vale para diversas profissões e distintos ramos empresariais.
Tempo não é dinheiro, tempo é vida...
O tempo gasto com o trabalho é tempo que não retorna; seu valor é incalculável em qualquer moeda corrente. E some-se a isso o fato de que toda tarefa ou profissão produz um bem impossível de ser contabilizado e surgirá o que se pode chamar de valor espiritual do trabalho.
Do médico que salva vidas num hospital, à mulher do cafezinho que acolhe os colaboradores para o início do dia, passando por todos os setores da empresa; há pessoas de carne e osso que talvez jamais reflitam sobre o que representa esse desprendimento de suas vidas para a empresa e para a sociedade. É como se tudo fosse vão embaixo do sol; como diz um texto da Bíblia.
Contudo, o valor da contribuição dos colaboradores e dos diversos profissionais que se dedicam com seus “dons” à realização diária de tarefas exigidas pela profissão escolhida, é inimaginável. Pois, tempo é vida, o tempo não retorna, a vida também não...
É cada vez mais necessário que empresas e indivíduos possuam a noção de que há no trabalho um valor “sagrado” que não se mede em números ou no contracheque do fim de mês. Uma empresa “grande” reconhece isso, uma medíocre jamais... Um colaborador “grande” reconhece isso, um medíocre, jamais...
Por isso vale reafirmar: Não existe trabalho medíocre. A grandeza está na forma de sua realização...
Pode existir sim, uma pessoa medíocre desenvolvendo mediocremente um trabalho ou comandando mediocremente o trabalho de outros. Que não se confunda: A mediocridade de um pode, por vezes, encobrir grandezas, tanto dos indivíduos, quanto das tarefas que esses realizam. Nessas situações vale lembrar as sábias palavras do mestre Mário Quintana: “Aqueles que estão atravancando meu caminho passarão, eu passarinho”.
Para voar alto, empresas e colaboradores necessitam re-descobrir o conceito milenar: O trabalho é “sagrado” e a vida também. O grande mistério está em vivê-los com alegria, competência e grandeza.
___________
(*) Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá e Conselheira no Conselho Municipal da Mulher de Maringá.
Para comentar ou ler outros artigos clique aqui.

Continue lendo

Chapa acata decisão do COU

Material divulgado no campus da UEM após o recuo do COU sobre a possibilidade de reeleição:

À Comunidade Universitária
O Conselho Universitário da UEM decidiu, no dia 30 de agosto, com 23 votos contrários, sendo 21 professores e 02 estudantes, que a candidatura do atual Reitor da UEM deve ser homologada, anulando a resolução 019/2006 do mesmo Conselho. Entendemos que o COU é o árbitro legítimo para julgar a questão que se mostrou tão polêmica na UEM. Dessa forma, externamos a todos nosso compromisso de acatar integralmente a decisão. Entendemos que o recurso interposto contra a decisão da Comissão Eleitoral quanto à homologação da chapa encabeçada pelo atual Reitor era, igualmente, legítimo, na medida em que se considerava que tal homologação atentava contra os diplomas legais da nossa Universidade. No entanto, se num primeiro momento (res. 019/2006) o COU acatou as argumentações legais contidas no recurso, num segundo momento (dia 30/08) houve a decisão contrária à sua argumentação. A mudança de decisão de qualquer Conselho Superior na UEM faz parte do processo administrativo interno e, esgotadas as instâncias de recurso, deve ser acatada. Nesse sentido, se o COU definiu que o pleito eleitoral para reitor deve ter as quatro chapas inicialmente inscritas, nós da chapa 1 Universidade Pública Sempre! deixamos claro que ao respeitar tal decisão respeitamos a Autonomia Universitária, autonomia que sempre vai ser defendida por nós, independente de sermos, nesse momento, candidatos.
Décio Sperandio - Mário Luiz Neves de Azevedo

Continue lendo

Quem strova a agricultura

Está na revista Capital:

Ontem, em Maringá, o candidato do Voto Limpo Rubens Bueno falou o que os agricultores queriam ouvir, ou seja, que em seu governo o produtor rural terá liberdade para escolher o que plantar, inclusive transgênicos. Em visita à Cocamar, Bueno adiantou a executivos da cooperativa que “é uma decisão que cabe aos agricultores escolher se plantarão transgênicos, convencionais ou orgânicos. E também cabe aos consumidores decidir o que comprarão”. Ele lembrou que o Brasil tem a Lei Federal de Biossegurança, que precisa ser respeitada no Paraná. A lei determina a segregação da lavoura com transgênicos, o que deve ser cumprido em seu governo. O vice-presidente da Cocamar, José Jardim, e o diretor-secretário Divanir Higino da Silva, conversaram com o candidato do PPS. Jardim fez críticas duras a Requião. Disse que decisões tomadas no Porto de Paranaguá estão prejudicando os produtores. "O porto público tem que prestar contas e serviços à sociedade e não definir quais produtos serão exportados. Quem define isso é o exportador e o importador, dentro da legislação", disparou. "Não cabe ao administrador do porto a discussão sobre se pode exportar transgênico ou não. Não cabe ao governador dificultar a ação de transgêncios a partir de uma crença ideológica". Para ele, quem deve discutir se os transgênicos fazem bem para o consumo humano são os cientistas e os próprios consumidores. "Transgênico é modernidade e nova tecnologia, como o milho híbrido na década de 70. Quem tem que avaliar o produto são técnicos e cientistas e não siglas partidárias. O Requião não entende nada de agricultura. Quem entende são os técnicos da Emater e do IAPAR, que estão sendo obrigados a agir de acordo com o messianismo do governador", acrescentou. De acordo com o dirigente da cooperativa maringaense, a situação dos pequenos agricultores é desastrosa. Segundo Jardim, a realidade mostra um cenário bem diferente do discurso que o atual governo faz sobre o apoio a pequenos agricultores. Jardim deu como exemplo a própria situação da Cocamar. "Não houve nenhum incentivo ou apoio do governo", disse o executivo. "Se o governo não sabe como ajudar, poderia ao menos tentar não atrapalhar". É isso aí.

Continue lendo

Nova operação da PF

Alguma coisa grande deve acontecer amanhã na região. Há uma concentração de policiais federais, vindos de várias cidades do Sul, em Apucarana.
Como Maringá é incluída em quase 90% das operações realizadas pela PF nos últimos anos, não estranhe se alguma nova operação acontecer amanhã por aqui.

Continue lendo

Mosaico (sexta)

Funções
Indicados os vereadores que irão compor a CPI dos Laptops, resta esperar a terça-feira para conferir a função de cada um.
Tudo indica que Dorival Dias (PSDB) será o pizzaiolo-chefe, digo, o presidente da CPI.

Comparação
Dorival Dias é líder do prefeito, que por sinal adquiriu um laptop em dezembro passado por R$ 4.680,00.
O equipamento era muito superior ao adquirido pela câmara, 10 meses antes, por R$ 10.980,00.

Trabalho
Se a CPI procurar, acha.
Um passarinho verde garante que debaixo do angu do notebook não estaria nenhum vereador e sim dois funcionários da casa.

Não era
Fechou a filial das Casas Bahia em Campo Mourão. Havia quem acreditasse que era jogada de marketing.

Licença
Um vereador pediu licença não remunerada para cuidar dos últimos 30 dias de sua campanha a deputado estadual.
Mas não em Maringá. Trata-se de Ney Leprevost (PP), de Curitiba.

Campanha
Umberto Crispim e Miguel Grillo afastam-se este mês dos cargos que ocupam no Estado para se dedicar integralmente à campanha de reeleição de Requião.

Apoio forte
O maringaense Miquele Caputo Neto, candidato a deputado estadual pelo PSDB, tem um reforço danado em sua primeira incursão eleitoral.
Na televisão ele aparece sendo recomendado pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa, de quem foi secretário de Saúde.

Televisão
O programa Maringá Urgente (RTV Canal 10) definitivamente marca época - e incomoda os concorrentes.
Além de seduzir membros da equipe de reportagem com altos salários, a concorrência (TV Maringá) vai abrir uma segunda edição no final da tarde para bater de frente com o programa comandado por Eduardo Santos.

Exclusividade
Ontem o programa mostrou com exclusividade cenas do comércio e uso de crack em plena praça Raposo Tavares, no Centro, e a seqüente prisão de várias pessoas pela Polícia Militar.

Em campanha
O advogado Wilson Quinteiro, candidato a deputado estadual pelo PSB, tem corrido muito: todas as manhãs visita empresas e à tarde anda na região.
Esta semana esteve em Quinta do Sol, Barbosa Ferraz e Engenheiro Beltrão, onde tem encontrado boa receptividade.

Na região
O vice-prefeito Carlos Roberto Pupin confirma a vinda de Osmar Dias à região na próxima segunda-feira.

Bom exemplo
Aldo Rebelo, presidente da Câmara Federal. Não gastou nada dos R$ 10 milhões a que teria direito da verba com publicidade, e ainda tirou esta rubrica do orçamento de 2007.
Infelizmente nem todos seguem seu exemplo.

Conhecimento
A história da oferta, por um vereador, de R$ 250,00 a integrantes da Pastoral da Criança para pedir votos para uma candidata a deputada estadual chegou à direção da PC, mas não se sabe se providências serão tomadas.
De qualquer forma, é muito ruim para a imagem da Pastoral da Criança.

Substituição
Houve mudança na composição do Conselho Municipal da Mulher de Maringá, em julho. Cleonice Oliveira Vaz e Gomes de Souza substituem, como titular e suplente, a Lílian Mozer, representante das cooperativas de mulheres.

Turismo
A prefeitura de Maringá fez novo contrato com a Katar Turismo, no valor de R$ 100 mil, para viagens do prefeito e assessores. Tem duração de 12 meses e a maior parte (R$ 85 mil) é para viagens nacionais.
Nisso cumprem promessa de governo, pois estão incentivando o turismo.

Projeto e estudos
Silvio II contratou, por R$ 36 mil, a Cidade Planos Consultoria para elaborar projeto de urbanização do Parque das Palmeiras.
O prefeito também começou a repassar, todo o dia 5, as parcelas que em dezembro somarão R$ 60 mil, referente ao dinheiro repassado para o Instituto Tecnópole Maringá, pagando estudos sobre a implantação do Tecnoparq.

Bocha e bochão
Chama a atenção na Comissão Organizadora dos Jogos Abertos de Maringá o nome de quem coordenará a modalidade de bocha e bochão: Vicente Pimentel Dias.
Boa gente, é um dos maiores atletas que a cidade teve, tendo sido o vencedor da primeira prova Tiradentes, em 1975.

Tempo
A greve dos servidores municipais de Londrina completa hoje 25 dias.
Será que vão bater o recorde dos colegas de Maringá?

Perigo no ar - Época de muito vento, a Copel volta a orientar a criançada que solta pipa: de forma alguma deve-se tentar desenroscar o brinquedo, caso este fique preso nos fios de energia. Materiais metálicos e cerol devem ser evitados, porque são condutores e aumentam o risco de choque.

TROVA
Poeta! - Esteta do verso,
heraldo da fantasia,
teu lirismo enche o universo
de paz, amor e harmonia!
(Joamir Medeiros)

PRA PENSAR
Não há melhor escudo para o imbecil do que o erro do homem honrado
(Alonso de Barros)

TRILHA SONORA
Coluna feita ao som de Tangos e Tragédias

Continue lendo

31.8.06

Investigação contra Requião, jornal e site

Da assessoria da coligação Paraná da Verdade:

A coligação Paraná da Verdade entrou hoje com um pedido de investigação judicial contra o governador e candidato à reeleição Roberto Requião, o jornal Hora H, de Curitiba, e seu site na internet, o Hora H News.
Segundo a assessoria jurídica da coligação, o governador está infringindo o artigo 22 da Lei Complementar 64/1990 e o artigo 74 da Lei 9.504/1997, que dispõem a respeito da utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social em benefício de candidato ou partido político.
Para justificar o pedido de investigação contra o governador, os advogados listaram o histórico de abusos cometidos por Requião. Entre os fatos citados está a utilização indiscriminada da TV Educativa para promoção do governador e as decisões do TRE na atual eleição ordenando a retirada do ar do site da agência estadual de notícias.
A parte fundamental da justificativa do pedido de investigação, no entanto, está nas ligações que o governador tem com o jornal Hora H. “Não é de hoje que vem causando estranheza a forma como o jornal impresso Hora H e jornal eletrônico Hora H News mantém um constante esforço para promover o governador e candidato à reeleição Roberto Requião em detrimento dos demais concorrentes ao pleito”, afirma o texto do pedido. Entre os adversários de Requião mais prejudicados pelas matérias veiculadas no jornal nas últimas semanas está Osmar Dias.
O favorecimento ao governador tem explicação. Segundo o que foi levantado pela coligação Paraná da Verdade, “o titular do domínio www.horahnews.com.br é nada menos do que o chefe de Coordenadoria de Imprensa do Governo do Paraná, senhor André Luiz Joppert Lopes, nomeado para o cargo pelo governador Roberto Requião, pelo decreto nº 623 de 26/02/2003”. Uma cópia do decreto foi anexada ao pedido de investigação.
Ainda segundo a denúncia, Joppert Lopes tentou se desvencilhar da sua relação com o site após a nomeação, passando a titularidade do jornal para a Owlet Comunicação Ltda., empresa pertencente à família de sua esposa.
Outro fato que chama a atenção na relação entre o Hora H e o governador é o valor das verbas de publicidade que o jornal recebeu do governo do estado durante 2005. Conforme relatório do Tribunal de Contas realizado a pedido da Assembléia Legislativa, o Hora H recebeu do governo R$ 997.185,84. No mesmo período, um dos maiores jornais do Paraná, com circulação em todo o estado, recebeu R$ 268.000,00 em verbas publicitárias.
De acordo com os advogados da coligação, “o jornal Hora H e o site Hora H News não passam, em verdade, de braços do candidato (Requião) para promover-se politicamente, passando aos eleitores “notícias” criadas por ele próprio e jogadas ao público como exercício de jornalismo crítico”.
O fato, segundo os advogados, constitui crime eleitoral por abuso do poder político e econômico e de autoridade, bem como abuso dos meios de comunicação. Além disso, está “demonstrado o uso de funcionário público estadual para os fins de promover a gestão de Roberto Requião e ainda manipular as formas de se veicular notícias amparadas pela Lei de Imprensa, com finalidade exclusivamente eleitoreira”.
Por isso, a coligação pede que a Justiça Eleitoral investigue as relações do governador com o jornal Hora H e o site Hora H News. Pede ainda, caso sejam confirmadas as acusações baseadas em ampla documentação, a cassação da candidatura e a inelegibilidade do atual governador por crime eleitoral. Solicita, ainda, uma liminar suspendendo imediatamente a publicação pelo jornal de matérias políticas em que Requião seja personagem.
Com a entrada do pedido de investigação, o corregedor regional eleitoral, José Antonio Vidal Coelho, tem 24 horas para decidir se concede ou não a liminar suspendendo a publicação de matérias políticas pelo jornal. Além disso, as partes acusadas têm cinco dias para apresentar defesa a partir do momento em que forem notificadas pela Justiça Eleitoral. Na seqüência, o juiz deve tomar todas as providências que achar necessárias, como solicitar documentos, diligências ou ouvir testemunhas, antes de emitir decisão sobre o caso.

Continue lendo

Para refrescar a memória

É realmente uma pena que o único dos 15 vereadores que se debruçou em cima do caso dos laptops e dos tripés superfaturados adquiridos pela Câmara Municipal de Maringá, numa operação suspeitíssima, tenha ficado de fora da composição da CPI. Uma pena mesmo.
Contador, Humberto Henrique colocou em seu site um estudo contendo as irregularidades, ou indícios como queiram, que observou na aquisição dos equipamentos. O link completo, de 17 de novembro do ano passado, está aqui.
Para quem não gosta de ficar clicando, o objeto principal do estudo foi este:

RELATÓRIO DA ANÁLISE DO PROCESSO DE LICITAÇÃO – TOMADA DE PREÇO 002/2005
1) - MODALIDADE DA LICITAÇÃO
No Preâmbulo do edital, página 4, consta que a modalidade da licitação é do tipo “Tomada de Preço”, mas pelo parágrafo 4º. do artigo 45 da Lei 8.666/93 temos o seguinte: “Para contratação de bens e serviços de informática, a administração observará o disposto no art. 3º. da Lei n. 8.248, de 23 de outubro de 1991, levando em conta os fatores especificados em seu parágrafo 2º. e adotando obrigatoriamente o tipo de licitação técnica e preço, permitido o emprego de outro tipo de licitação nos casos indicados em decreto do Poder Executivo. (Redação dada pela Lei n. 8.883, de 1994)”.
Portanto, a modalidade da licitação deveria ser TÉCNICA E PREÇO e não somente Tomada de Preço.

2) PARECER JURÍDICO
O parágrafo único do artigo 38 da Lei 8.666/93 diz o seguinte:
“As minutas dos editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas pelo órgão de assessoria jurídica da unidade responsável pela licitação”.
- A data do Edital é 14/01/2005 – Pág. 03.
- A data de solicitação do Parecer jurídico foi efetuada em 17/01/2005 – Pág. 18.
- A data da publicação do Edital no diário oficial do município e no Jornal do Povo de Maringá é de 21/01/20005 – Págs. 20 e 21.
- A data do parecer jurídico é de 17/02/2005 – Pág. 106.
O parecer jurídico deveria vir antes da data da publicação e não na data do pagamento dos produtos, conforme prevê a legislação acima descrita.

3) SOLICITAÇÃO DO EDITAL PELOS INTERESSADOS
No Preâmbulo do Edital, na página 04, subitem 6, consta que: “O presente Edital somente será entregue aos interessados que solicitarem cópia através de requerimento escrito em papel timbrado, da empresa solicitante, destinado à Comissão Permanente de Licitação da C.M.M. com a finalidade efetiva de participação no certame.
O requerimento da empresa Informar Assistência Técnica Ltda., constante da página 22, mostra que não foi feito em papel timbrado, conforme prevê o Edital.

4) DO CADASTRAMENTO DA EMPRESA
O artigo 22 da lei 8.666/93 define o seguinte:
Art. 22. São modalidades de licitação:
I – concorrência;
II – tomadas de preços;
Parágrafo Segundo: Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
Pela documentação que temos em mãos, não houve o pré-cadastramento da empresa, somente a entrega dos documentos no dia da abertura dos envelopes, ferindo a lei de licitações.

5) RAMO COMPATÍVEL COM O OBJETO LICITADO
Também no Preâmbulo do Edital, página 04, no subitem 7, consta que: “Somente poderão participar do certame as empresas cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto licitado”.
O ramo da empresa, conforme consta na oitava alteração contratual na página 60, é: “Escritório para prestação de serviços de assistência técnica em equipamentos de informática e equipamentos eletrônicos em geral, comércio de peças e periféricos de computadores e representação comercial”.
Portanto, a empresa não comercializa computadores completos, somente peças e periféricos.
Por outro lado, a empresa possuí contrato de credenciamento, sem exclusividade, com a Itautec, para prestar serviços de assistência técnica, instalação e suporte técnico aos produtos fabricados ou comercializados pela ITAUTEC.
Não consta no contrato que a empresa vencedora da licitação pode revender equipamentos Itautec.

6) VALOR GLOBAL PARA AQUISIÇÃO DO OBJETO
No Item II, subitem 2 do Edital, página 05, consta que o valor global para aquisição do objeto deve ser de R$ 265.000,00. A base para se chegar neste valor é um demonstrativo constante da página 103, onde são apresentados 06 tipos de notebooks diferentes, e se considera o de maior valor, R$ 12.360,00, para servir de base de definição do valor total do processo de licitação.
No entanto, não consta nome das empresas e outros detalhes de onde foram feitas as cotações.

7) COMPROVAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL
No Item VII – HABILITAÇÃO – ENVELOPE N. 1, página 66, na letra G, diz que a empresa deve comprovar um capital social integralizado em valor igual ou superior a R$ 20.000,00.
O Capital Social da empresa Informar é de R$ 25.000,00, conforme consta na oitava alteração de contrato social, página 59.

8)TERMO DE DESISTÊNCIA À INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
No edital, página 07, consta que: O termo de Desistência à Interposição de Recurso poderá, se assim desejar a proponente, ser apresentado em mãos, ou dentro do envelope n. 1, compondo os documentos elencados neste envelope.
Este termo foi apresentado e assinado com a data de 09 DE JULHO DE 2005, ou seja, cinco meses após a abertura dos envelopes – Página 95.

9) ADJUDICAÇÃO E CONTRATAÇÃO
No Item XIII, subitem 2 do Edital, na página 10, consta que: “A proponente vencedora será convocada para, dentro do prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, sob pena de decair o direito de contratar, sujeitando-se, ainda, às penalidades previstas em lei, apresentar nota fiscal para empenho junto à C.M.M.”

O TERMO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO (Pág. 104) se deu em 17/02/2005, ocorre que a nota fiscal da empresa fornecedora; as notas de empenho, e o pagamento, ocorreram também todos no dia 17/02/2005.
Também consta no edital, que o pagamento será efetuado em moeda brasileira corrente em até 10 (dez) dias corridos após a entrega do Objeto do presente Edital com apresentação da fatura, nota fiscal respectiva devidamente protocolados junto à tesouraria da C.M.M.
Como se verifica, o pagamento ocorreu no mesmo dia de apresentação da nota fiscal. (Págs. 109 e 114), mesmo o Edital prevendo prazos superiores.

10) LIQUIDAÇÃO DA MERCADORIA
O artigo 62 da Lei 4.320/64 diz que: “O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.”
Já o artigo 63 diz que: “A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito”.
E o parágrafo Segundo e inciso III: “A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base”:
III – “os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço”.
O TERMO DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS E SERVIÇOS (Pág. 110) consta com a data de 18/02/2005, ou seja, a liquidação aconteceu depois do pagamento, que foi efetuado em 17/02/2005.
O correto seria receber as mercadorias para depois efetuar o pagamento, conforme prevê a Lei 4.320/64.

11) CONTRATO
Nas Disposições Gerais do Edital, no subitem 9, diz que : “A Contratada não poderá ceder o contrato, no todo ou em parte a nenhuma pessoa física ou jurídica, sob pena de suspensão do pagamento até a contratada reassumir os serviços subcontratados”.
Não existe a elaboração do contrato.

12) PUBLICAÇÃO DO EDITAL
Conforme consta na Certidão de Afixação de Licitação (Pág. 105), o Edital de Tomada de Preço ficou afixado no quadro de avisos da câmara de Maringá, do dia 14 de janeiro ao dia 09 de fevereiro do corrente ano. Ainda foram publicados os avisos de abertura do processo licitatório no Órgão Oficial do Município e no Jornal do Povo de Maringá em 21/05/2005.
O inciso III do art. 21 de Lei 8.666/93 prevê o seguinte:
Art. 21 – “Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrências, das tomadas de preços, dos concursos e dos leilões, embora realizados no local da repartição interessada, deverão ser publicados com antecedência, no mínimo por uma vez: (redação dada pela lei 8.883 de 1994)”
III – “em jornal diário de grande circulação no Estado e também, se houver, em jornal de circulação no Município ou na região onde será realizada a obra, prestado o serviço, fornecido, alienado ou alugado o bem, podendo ainda a Administração, conforme o vulto da licitação, utilizar-se de outros meios de divulgação para ampliar a área de competição. (Redação dada pela Lei nr. 8.883, de 1994)”.
O Edital não foi publicado em um jornal de grande circulação no Estado, e no município foi publicado no jornal de menor circulação da cidade.

13) DATAS DAS NOTAS DE EMPENHOS
Nas notas de empenhos 202 e 203 de 17/02/2005, páginas 107 e 108, não consta as datas nos quadros de autorização da despesas e de Ordem de Pagamento.
Também não consta a assinatura do credor no recibo, somente a data.

14) OUTRAS CONSIDERAÇÕES
Diante de todos os pontos acima descritos, e considerando que somente uma empresa participou do certame, bem como levando em consideração que no lançamento do Notebook Infoway Note E5505 da Itautec em maio de 2004, o preço do equipamento era de R$ 4.490,00, e nesta licitação o valor chega a R$ 10.980,00, e que destes, cerca de aproximadamente R$ 3.000,00 se refere a cobrança por parte da empresa vencedora de garantia por mais 12 meses, podemos concluir que o processo apresenta várias irregularidades, e que por isso deveria ser cancelado, pois além das irregularidades apresentadas, existe também a questão da imoralidade, ferindo o artigo 37 da Constituição Federal que diz: “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e,........”

Continue lendo

John deixa de dar entrevista por causa de comentarista

Do blog de Ronaldo Nezo:

O presidente da Câmara de Maringá, John Alves Corrêa, negou-se a conceder entrevista à CBN Maringá sobre a instalação da CPI dos Laptops. Embora tenha tratado bem a repórter Luciana Peña, John não quis falar porque, segundo ele, o comentarista Gilson Aguiar se aproveita das entrevistas para criticá-lo. Foi uma decisão ingênua do presidente da câmara. Como disse o ouvinte da CBN, Antonio Ozaí da Silva, o argumento de John é um absurdo. “A liberdade de expressão apenas para aqueles que concordam com as nossas idéias, é uma liberdade viciada. A liberdade sempre diz respeito ao que pensa diferente”.

Continue lendo

Atentado contra o DP: duas que a imprensa não deu

A Polícia Civil de Maringá pediu ontem a prisão preventiva de um suspeito de ter feito o atentado contra as instalações do 5o Distrito Policial. O rapaz, que mora em Sarandi, também era suspeito de ter feito o primeiro atentado contra aquele DP, cerca de três anos atrás, quando armas e munição foram levadas do prédio.
Outro detalhe que a imprensa também não divulgou hoje: as quatro garrafas long-neck, usadas para fazer os coquetéis Molotov jogados contra o DP, foram enchidas sem as tampinhas tenham sido removidas. O autor da bomba caseira furou as tampinhas de forma simétrica, provavelmente usando uma furadeira industrial, instalada em bancada. Imagina-se daí que ele trabalharia numa oficina mecânica ou que tem grande conhecimento na área.

Continue lendo

Sai a composição da CPI dos Laptops

A CPI dos Laptops foi montada agora há pouco, na Câmara Municipal de Maringá. Seus integrantes foram indicados poelos partidos, embora um deles, Guerlles, tenha deixado o PTC na semana passada. Estes são os vereadores indicados: Dorival Dias (PSDB), Walter Guerlles (sem partido), Zebrão (PP), Mário Verri (PT) e Mário Hossokawa (PMDB). Na terça-feira os vereadores decidirão quais cargos ocupados. Dorival Dias deve ser o presidente e Guerlles, o relator. Hossokawa era a favor da CPI e hoje é contra.
Dorival Dias é líder do prefeito e, se for escolhido presidente, será uma situação interessante. É que enquanto o Legislativo comprou um laptop de R$ 11 mil, seu liderado, Silvio II, comprou um para o Gabinete do Prefeito, 10 meses depois, por R$ 4.680,00.

Continue lendo

Catadores invadem o lixão

Os catadores de lixo que haviam sido afastados do lixão de Maringá, pela prefeitura, estão retornando hoje de manhã. A Polícia Militar foi chamada ao local. O pessoal, a maioria de Paiçandu e Sarandi, teria cortado o alambrado para retornar ao trabalho de seleção de lixo reciclável.

Continue lendo

Sobre o apelido

De Cláudio Humberto, nesta quinta:

‘Louca’ no presídio
Não por acaso que o imprevisível governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), ganhou o apelido de “Maria Louca”. Ao visitar o presídio federal de Catanduvas, ao lado do ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça), ele perguntou, para constrangimento geral, referindo-se ao maior adversário:
- Onde é que fica a cela do (senador tucano) Álvaro Dias? Ninguém respondeu.

Continue lendo

Alcoolduto e o absurdo

De Luiz Geraldo Mazza, na Folha de Londrina desta quinta:

Poliduto - Idéia de Rubens Bueno sobre o alcoolduto é o de estabelecer uma linha entre Maringá e a Refinaria de Araucária, através de um poliduto, o que é possível tecnicamente, que operaria também com gás natural e óleo rumo ao norte, o que baixaria os custos dos insumos. Menos absurdo que o trem Londrina-Maringá, mas claramente dependente de avaliações técnicas e econômicas.

Continue lendo

TRF4 nega habeas corpus a Marco Antonio Mansur

Da assessoria do TRF4:

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região negou nesta quarta-feira habeas corpus ao empresário Marco Antônio Mansur, preso durante a Operação Dilúvio da Polícia Federal (PF). Mansur é acusado pela PF de ser o principal líder de uma organização criminosa envolvida com sonegação de tributos em importações.
Segundo o relator do processo, desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, a prisão preventiva deve ser mantida para garantir o cumprimento da lei penal visto que existe risco de o réu fugir do país caso seja libertado.
A defesa também pediu a revogação da prisão preventiva da secretária de Mansur, Alessandra Salewski, que foi presa junto com o empresário na última semana. Ela está sendo acusada de realizar a parte burocrática das negociações. Por unanimidade, a turma concedeu o hábeas a Alessandra, que responderá ao processo em liberdade.

Continue lendo

30.8.06

Mosaico (quinta)

Agenda
Faltam 30 dias para as eleições.

7 de Setembro
A prefeitura de Maringá contrata hoje à tarde, através de pregão presencial, os serviços de empresas para o desfile de 7 de Setembro – que não foi realizado pelos patriotas de plantão no paço em 2005 porque ano passado não era ano político.
Serão gastos até R$ 21.140,00. Só para montagem de palanque e arquibancada estão reservados R$ 13.700,00.

Publicidade
Na manhã do próximo dia 4 Silvio II contrata, até 31 de dezembro, mais uma agência de propaganda. A verba desta vez é R$ 1,2 milhão.
É o terceiro edital para publicidade publicado neste segundo semestre.

Saúde
Para custear o Hospital Municipal em julho, a prefeitura fez suplementação de R$ 565 mil.

Saúde manca
Com quase dois anos de governo municipal, o Programa Saúde da Família é outra promessa de campanha não cumprida.
Das 61 equipes do PSF que existiam, apenas 49 estão completas. Além disso, o número de visitas domiciliares, garante gente da área, está bem abaixo dos anos anteriores.

Boa notícia
Em meio às reclamações da falta de leitos hospitalares em Maringá, o Hospital Santa Rita está para inaugurar uma nova ala de leitos.

Combustíveis
E não é que o Valdir Rossi tinha razão?

Blog
O blog do colunista voltou ao normal. A convocação da CPI dos Laptops foi uma das notícias de ontem, com o humor do leitor que adiantou a sua composição: Mussarela, Presunto, Orégano, Tomate e Massa bem fina.

Garantidos
Agora, falando sério. A composição da CPI dos Laptops (que alguns chamam de CPI dos Laptop top) tem três membros assegurados.
Seriam eles Mário Hossokawa (PMDB), Zebrão (PP) e Dorival Dias (PSDB).

Homenagem
Os vereadores deveriam dar Medalha de Mérito Comunitário à praça da Catedral – que agüentou o corte de árvores e cujo gramado suportou, em pleno período de seca, o helicóptero do Requião e os jogadores do Galo fazendo exercícios físicos.

Televisão 1
Maurício Santos reestréia neste fim de semana na RTV Canal 10.

Televisão 2
O repórter Paulo César, o Tiririca, deve retornar ao Maringá Urgente.

Novidade
O semáforo do momento é o de São Caetano do Sul (SP), segundo a Veja São Paulo. O semáforo, que tem contagem regressiva, desbanca o até então insuperável invento do maringaense Divino Bortoloto.

Bem falado
Luis Miura não chegou a ser secretário. Foi diretor, segundo escalão, mas hoje, apesar de ex, ainda é mais lembrado que muito secretário por aí...

Motoristas...
Por falar em Miura, certamente ele reprovaria a atitude da motorista do FordSport preto, com a palavra Ciom escrita em verde na traseira, que cruzou sinal vermelho ontem na avenida Gurucaia, por volta das 14h15.

Pergunta do leitor
- O prédio da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que foi tombado pelo patrimônio histórico da cidade, teve preservadas somente as paredes? As janelas não têm a proteção histórica?

Contas na internet
Nem todos os candidatos por Maringá declaram os gastos na internet, mas dos que fizeram a prestação de contas o maior déficit é de Marino Gonçalves (PT). Ele informou receita de R$ 5 mil e gastos de R$ 21.523,50 - a maior parte, com impressos.
Os maiores gastos foram admitidos por Odílio Balbinotti (PMDB), com uma receita de R$ 100 mil e gastos de R$ 44.716,21, incluindo aluguel de móveis e imóveis.
Ricardo Barros (PP) declarou depósito de R$ 35 mil e gasto apenas R$ 3,5 mil com pesquisa. João Ivo (PT) tem receita de R$ 500,00, mas nenhuma despesa relacionada.
Dos candidatos a deputado estadual, o maior gasto declarado foi de Marcos Jardim (R$ 36.614,64). Marly Martin (PFL) dispendeu R$ 3.763,74 dos R$ 11,9 mil informados. A conta de Ênio Verri (PT) teve depósitos de R$ 22,3 mil e gastos superiores a R$ 7 mil. Said Ferreira (PV) teve receita de R$ 4 mil e despesa de R$ 5.283,63, sendo R$ 2,2 mil somente com pessoal.
Entre os que não prestaram contas ao TSE na internet estão Cida Barros (PP), Maricelma Brégola (PMDB), Valter Viana (PHS) e Christopher Peter Bueno Netto (PL).

(Clique para ampliar)

Prioridade - Dias atrás Silvio II autorizou suplementação de R$ 600 mil para a Câmara Municipal de Maringá. O dinheiro a mais para o Legislativo foi tirado da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

TROVA
Só o amor acende a chama
da paixão quase perdida;
foi amando a quem me ama,
que amei muito mais na vida
(Francisco Garcia)

PRA PENSAR
O descontentamento é a causa de todo progresso
(Max Nordau)

TRILHA SONORA
Coluna feita ao som de Zéu Brito e Roberto Carlos (cantando em italiano)

Prestes - O maringaense jornalista Laércio Souto Maior (meu primeiro chefe numa redação) lança amanhã a partir das 19h, na Livraria Ghignone, em Curitiba, o livro Luiz Carlos Prestes na Poesia. O lançamento em Maringá está sendo agendado para outubro.

Curiosidade - Opositores querem saber como o senador Osmar Dias faz para ter barba branca e cabelos escuros.

Continue lendo

Eleições 2006

Embora a assessoria da coligação não tenha confirmado à imprensa, o candidato a governador Rubens Bueno (PPS) estará amanhã em Maringá. ele vai inaugurar seu comitê de campanha.
Outro que deverá estar na cidade é Roberto Requião (PMDB), que participa de jantar ao lado de Luiz Nishimori.
Osmar Dias (PDT) tem visita programada para o dia 15, quando participa de jantar com candidatos a deputado.

Continue lendo

COU volta atrás e mantém candidatura de Priori

Com dados da Assessoria de Comunicação Social da UEM:

O Conselho Universitário, da Universidade Estadual de Maringá, reunido hoje pela manhã, decidiu manter a candidatura do reitor licenciado Angelo Priori à reitoria. Foram 26 votos favoráveis, 23 contra e uma abstenção.
As outras três chapas que concorrem à reitoria, encabeçadas por Décio Sperandio (Chapa 1), José Eduardo Olivo (Chapa 2) e Dante Alves de Medeiros Filho (Chapa 3), haviam entrado com pedido de impugnação de Priori, alegando que o estatuto da UEM não permite recondução ao cargo. No dia 21, o COU havia aprovado o pedido de impugnação por 25 votos favoráveis e 20 contrários. Priori pediu reconsideração da decisão do Conselho. Com a votação de hoje não cabe mais recurso ao COU.
O episódio desgastou Priori, mas a reconsideração pode reabilitá-lo. Resta saber se as outras chapas irão recorrer à Justiça comum, já que é flagrante a violação a dispositivo estatutário - e estatuto não se modifica com maioria simples.

Continue lendo

A composição da CPI dos Laptops

Segundo leitor, em comentário abaixo, esta é a possível composição da CPI dos Laptops, que tem reunião convocada para a manhã desta quinta-feira:

Presidência: Mussarela
Relador: Presunto
Membros: Orégano, Tomate e Massa bem fina
Suplentes: Azeite, Catchup, Mostarda e Maionese

Continue lendo

Distrito policial sofreu o quarto atentado

No atentado hoje contra as instalações do 5o Distrito Policial, em Maringá, foram utilizados quatro coquetéis Molotov. A polícia, que diz estar investigando o fato, dificilmente achará os culpados. É que este foi o quarto atentado contra o mesmo prédio. O primeiro foi há cerca de quatro anos. Se não acharam até agora, difícil acreditar que agora tudo se resolva rapidinho.
Imagina-se que os atentados foram provocados por alguém interessado em destruir inquéritos policiais em andamento naquele distrito.

Continue lendo

Separados na maternidade

(Clique para ampliar)

Leitor vê semelhança física entre o ator Cacá Carvalho, que interpretou o personagem Jamanta nas novelas Torre de Babel e Belíssima, e o secretário de Saúde Antonio Carlos Nardi. Eu já havia feito um "Separados na maternidade" devido à semelhança de Nardi e do humorista Ary Toledo.
Atualização - Um outro leitor, tão sacana como, alerta que Nardi parece mesmo é com Zé Gotinha. Sabe que é mesmo?

Continue lendo

John convoca a CPI dos Laptops

Depois de muita batalha jurídica, o presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Correa (PMDB), sucumbiu. Atendendo ao mandato de segurança assinado pelo juiz Airton Vargas da Silva, ele realiza amanhã a sessão que escolherá os membros da CPI dos Laptops - os equipamentos adquiridos no início de 2005 pelo Legislativo e entregues apenas ao final do ano, cada um custando cerca de R$ 11 mil.
A convocação foi assinada hoje, um dia depois de o presidente ser notificado de que, não instalando a CPI, teria que pagar multa diária de R$ 1 mil. A vereadora Marly Martin Silva (PFL), candidata a deputada estadual, venceu o round, depois de muita persistência e vitórias na Justiça.

Continue lendo

Leilão no sábado

Este é o Jeep Cherokee Limited, 99, placas de Curitiba, que pertenceu ao ex-secretário Luiz Antonio Paolicchi e que vai a leilão neste sábado, às 14h, na Bolsa de Cereais e Mercadorias de Maringá, dentro dos autos de seqüestro promovido pelo Ministério Público Federal. A avaliação é de R$ 65 mil. O lance mínimo é de R$ 39 mil. Levantamento que fiz há uns quatro anos mostrou que ele possuiu dezenas de carros, boa parte importados.

Continue lendo

CGU constata irregularidades em Sarandi

A Controladoria-Geral da União constatou três irregularidades na aplicação de recursos federais pelo governo de Cido Spada, em Sarandi, nas áreas do Peti, esportes e saúde. O relatório sucinto está disponível no site da CGU. Diz:

O total de recursos fiscalizados foi de R$ 2.081.490,87. População 86.108. Principais
constatações:
Os trabalhos de fiscalização indicaram, por parte da gestão municipal, problemas
administrativos que não denotam indícios de fraudes ou desvios de recursos.
1) Atraso no pagamento das bolsas às famílias beneficiadas pelo Peti: os fiscais constataram que o pagamento da bolsa do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) vem atrasando em torno de dois a três meses.
2) Licitação sem o mínimo de três propostas válidas: a prefeitura realizou três licitações convite (nºs 046/2002, 049/2002 e 163/2004), para realização de obras de infra-estrutura esportiva com recursos do Ministério do Esporte, no total de R$ 288,9 mil. Constatou-se que as licitações não contaram com o mínimo de três propostas válidas, como determina a Lei das Licitações nº 8.666/93. Parte dos equipamentos da quadra esportiva do bairro Jardim Independência – III não se
encontravam disponíveis para utilização.
3) Deficiência no controle de estoque de medicamentos básicos no almoxarifado central da Secretaria Municipal de Saúde: o controle de estoque do almoxarifado central da Secretaria Municipal de Saúde é realizado através de fichas por medicamento, nas quais são registrados os dados de entrada (medicamentos recebidos do Consórcio Paraná Saúde e adquiridos pela Prefeitura), saída (para os postos de saúde) e de estoque atual. Os ficais selecionaram uma amostra de dez medicamentos e realizou-se uma contagem física e constatou-se divergência entre o saldo registrado na ficha de controle e a quantidade existente no estoque, em 40% da amostra.

Sarandi foi sorteada na 17a vez. Maringá, na 20a, cujo relatório ainda não está disponível.

Continue lendo

Expresso Maringá compra a Lapeana

A Lapeana, empresa paranaense de transporte de passageiros, foi vendida no último dia 15 para a Expresso Maringá, informa a Gazeta do Povo. O negócio foi fechado discretamente. Prova disso é que os diretores da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Paraná (Rodopar) não sabiam ontem da aquisição. Mas a operação foi confirmada ontem pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que finalizou a transferência das linhas da Lapeana para a Expresso Maringá no dia 16 de agosto.
O Expresso Maringá pertencia às famílias Yoshimura e Okimoto, que há alguns anos venderam a maior parte para a TCCC.

Continue lendo

Nas ruas, nas revistas, na fazenda

Do blog do Zé Beto:

A guerra dos bastidores entre as tropas que defendem o governador Roberto Requião (PMDB) e as do senador Osmar Dias (PDT) é muito mais interessante e venenosa do que as cutucadas os candidatos dão nas entrevistas e diante das câmeras e microfones. Por exemplo: ontem uma mensagem na internet divulgando a informação de que no youtube há uma imagem mostrando Osmar Dias visitando sua fazenda no Tocantins. Acompanhava uma explicação: quem gosta do Paraná, investe no Paraná. Vixe! Antes, surgiu a notícia, ainda não confirmada, de que metade da redação da Istoé Dinheiro e da Istoé estaria em greve por falta de pagamento. E que os diretores da Editora Três, que publica as duas, estão se virando de tudo quanto é jeito para arrumar dinheiro a fim de resolver o problema. Juntando lé com cré, claro que chegou-se à matéria sobre o Porto de Paranaguá e o perfil do governador publicados em sequência pelas revistas, além da informação, confirmada pela Istoé, de que prepara uma reportagem/denúncia sobre a fazenda de Osmar Dias. Isso é campanha!

Continue lendo

Humor eleitoral 3

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
Boa esta do Kibe Loco.

Continue lendo

Contagem regressiva

O semáforo inventado pelo maringaense Divino Bortoloto não é mais o must. A associação com políticos, inclusive, não virou quanto se esperava. Está na Veja São Paulo o semáforo de São Caetano do Sul, na lista das 40 idéias que a capital paulista deveria copiar. Clique para ampliar e ler a referência feita ao semáforo.

Continue lendo

Livros essenciais

A revsta Bravo! (criada por Ziraldo e posteriormente vendida para a Abril) listou os 100 livros que considera essenciais. São eles:

1.MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, Machado de Assis
2.DOM CASMURRO, Machado de Assis
3.VIDAS SECAS, Graciliano Ramos
4.OS SERTÕES, Euclides da Cunha
5.GRANDE SERTÃO: VEREDAS, Guimarães Rosa
6.A ROSA DO POVO, Carlos Drummond de Andrade
7.LIBERTINAGEM, Manuel Bandeira
8.LAVOURA ARCAICA, Raduan Nassar
9.A PAIXÃO SEGUNDO G.H., Clarice Lispector
10.MACUNAÍMA - O HERÓI SEM NENHUM CARÁTER, Mário de Andrade
11.LIRA DOS VINTE ANOS, Álvares de Azevedo
12.O TEMPO E O VENTO, Erico Verissimo
13.MORTE E VIDA SEVERINA, João Cabral de Melo Neto
14.VESTIDO DE NOIVA, Nelson Rodrigues
15.SERAFIM PONTE GRANDE, Oswald de Andrade
16.CRÔNICA DA CASA ASSASSINADA, Lúcio Cardoso
17.OS ESCRAVOS, Castro Alves
18.O GUARANI, José de Alencar
19.ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA, Cecília Meireles
20.TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, Lima Barreto
21.SÃO BERNARDO, Graciliano Ramos
22.LAÇOS DE FAMÍLIA, Clarice Lispector
23.SERMÕES, Padre Vieira
24.AS MENINAS, Lygia Fagundes Telles
25.SAGARANA, Guimarães Rosa
26.NOVA ANTOLOGIA POÉTICA, Mário Quintana
27.NAVALHA NA CARNE, Plínio Marcos
28.A OBSCENA SENHORA D, Hilda Hilst
29.NOVA ANTOLOGIA POÉTICA, Vinícius de Moraes
30.BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA, Antônio de Alcântara Machado
31.PAULICÉIA DESVAIRADA, Mário de Andrade
32.JUCA PIRAMA, Gonçalves Dias
33.BAÚ DE OSSOS, Pedro Nava
34.A VIDA COMO ELA É, Nelson Rodrigues
35.A ALMA ENCANTADORA DAS RUAS, João do Rio
36.ESTRELA DA MANHÃ, Manuel Bandeira
37.OBRA POÉTICA, Gregório de Matos
38.GABRIELA, CRAVO E CANELA, Jorge Amado
39.MARÍLIA DE DIRCEU, Tomás Antônio Gonzaga
40.CLARO ENIGMA, Carlos Drummond de Andrade
41.MAR ABSOLUTO, Cecília Meireles
42.MALAGUETA, PERUS E BACANAÇO, João Antônio
43.O PAGADOR DE PROMESSAS, Dias Gomes
44.NOITE NA TAVERNA, Álvares de Azevedo
45.ROMANCE D'A PEDRA DO REINO E O PRÍNCIPE DO SANGUE DO VAI-E-VOLTA, Ariano Suassuna
46.BAGAGEM, Adélia Prado
47.VIVA O POVO BRASILEIRO, João Ubaldo Ribeiro
48.MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, Manuel Antônio de Almeida
49.CARTAS CHILENAS, Tomás Antônio Gonzaga
50.CANAÃ, Graça Aranha
51.MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR, Oswald de Andrade
52.A COLEIRA DO CÃO, Rubem Fonseca
53.ESPUMAS FLUTUANTES, Castro Alves
54.UM COPO DE CÓLERA, Raduan Nassar
55.A ESTRELA SOBE, Marques Rebelo
56.POEMA SUJO, Ferreira Gullar
57.LUCÍOLA, José de Alencar
58.O ATENEU, Raul Pompéia
59.FOGO MORTO, José Lins do Rego
60.O QUINZE, Rachel de Queiroz
61.SEMINÁRIO DOS RATOS, Lygia Fagundes Telles
62.INVENÇÃO DE ORFEU, Jorge de Lima
63.TERRAS DO SEM FIM, Jorge Amado
64.BROQUÉIS, Cruz e Souza
65.O ENCONTRO MARCADO, Fernando Sabino
66.A MORENINHA, Joaquim Manuel de Macedo
67.MORANGOS MOFADOS, Caio Fernando Abreu
68.O EX-MÁGICO, Murilo Rubião
69.O PICAPAU AMARELO, Monteiro Lobato
70.AS METAMORFOSES, Murilo Mendes
71.HARMADA, João Gilberto Noll
72.ÓPERA DOS MORTOS, Autran Dourado
73.O CORTIÇO, Aluísio Azevedo
74.A ESCRAVA ISAURA, Bernardo Guimarães
75.200 CRÔNICAS ESCOLHIDAS, Rubem Braga
76.O VAMPIRO DE CURITIBA, Dalton Trevisan
77.O CORONEL E O LOBISOMEM, José Cândido de Carvalho
78.OS RATOS, Dyonélio Machado
79.O ANALISTA DE BAGÉ, Luis Fernando Verissimo
80.FEBEAPÁ, Stanislaw Ponte Preta
81.O HOMEM E SUA HORA, Mário Faustino
82.CATATAU, Paulo Leminski
83.OS CAVALINHOS DE PLATIPLANTO, José J. Veiga
84.AVALOVARA, Osman Lins
85.EU, Augusto dos Anjos
86.O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?, Fernando Gabeira
87.O BRAÇO DIREITO, Otto Lara Resende
88.QUARUP, Antonio Callado
89.A SENHORITA SIMPSON, Sérgio Sant'Anna
80.TREMOR DE TERRA, Luiz Vilela
91.ZERO, Ignácio de Loyola Brandão
92.GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE, Márcio Souza
93.VIVA VAIA, Augusto de Campos
94.GALÁXIAS, Haroldo de Campos
95.INOCÊNCIA, Visconde de Taunay
96.POESIAS, Olavo Bilac
97.O TRONCO, Bernardo Élis
98.O URAGUAI, Basílio da Gama
99.JUCA MULATO, Menotti del Picchia
100.CONTOS GAUCHESCOS, João Simões Lopes Neto

Continue lendo

Ministro critica governador 'Maria Louca'

A nota é de Cláudio Humberto, no último dia 28:

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) criticou hoje no "Fórum pela Democracia", promovido no restaurante Dom Antônio, em Curitiba, o comportamento do governo do Paraná em relação aos transgênicos e na administração do Porto de Paranaguá, chefiado por um édico que é irmão do governador Roberto Requião, também conhecido por "Maria Louca", aliado do governo Lula. Paulo Bernardo, que é paranaense, disse ter ouvido do prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (PT), que se "Maria Louca" fosse candidato em Santa Catarina seria um sucesso, "porque ele está fazendo muito bem para os portos catarinenses.” É que os portos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão recebendo um grande volume de cargas devido à proibição de transgênicos no Porto de Paranaguá e na redução da capacidade de operação do porto por falta de investimentos. “Considero um equívoco essa posição do governo estadual sobre os transgênicos, pois já existe uma lei federal na qual se buscou o equilíbrio de todas as partes, e aqui no Paraná está mal equacionado”, disse o ministro.

Continue lendo

Tamanho é documento?

Do Painel da Folha de S. Paulo de hoje:

Diet
Os programas de governo do PT emagrecem a cada eleição. Em 1994, eram 160 páginas. Quatro anos atrás, 88. O documento apresentado ontem por Lula tem 30.

Continue lendo

A consagração da merda

O artigo de hoje de Clóvis Rossi na Folha de S. Paulo:

Pegou e fez escola a sociologia política da merda, exposta inicialmente pelo ator Paulo Betti para justificar a crise ética do governo Lula. Betti disse, curto e bem grosso: "Não dá para fazer [política] sem botar a mão na merda".
Uma semana depois, Lula repete, menos grosso, mas rigorosamente com o mesmo sentido: "Política a gente faz com o que a gente tem. Não com o que a gente quer". E, em seguida: "Maioria a gente constrói pelo que a gente tem ao nosso lado.
Não pelo que a gente pensa que tem. Esse é o jogo real da política que precisou ser feito em quatro anos para que chegássemos a uma situação altamente confortável".
Não é que seja novidade ou surpresa. Novidade é o fato de que quem se dizia monopolista da ética agora assume gostosamente a mais cínica versão do que é política.
De quebra, desconstrói as versões anteriores, a da "conspiração das elites" e a do "fui traído", que todo mundo sabia que eram ficções, mas que foram sustentadas ao longo de toda a crise. Não houve traição, confessa agora Lula. Houve "o jogo real da política que precisou ser feito". Leia-se: o mensalão (para não falar em outras atividades, tipo sanguessugas, que também envolvem figuras graúdas do lulo-petismo).
Compare-se o Lula de hoje com o Lula do seguinte trecho de seu discurso de posse: "O combate à corrupção e a defesa da ética no trato da coisa pública serão objetivos centrais e permanentes do meu governo. É preciso enfrentar com determinação e derrotar a verdadeira cultura da impunidade que prevalece em certos setores da vida brasileira".
Pronto, está demonstrado o estelionato eleitoral praticado em 2002. Vai-se repetir agora, ao que tudo indica, mas já não como estelionato. O eleitor está informado que o presidente botou a mão na merda. Mas não se importa.

Continue lendo

O presidente, na intimidade

De Clóvis Rossi na Folha de S. Paulo (para assinantes) hoje:

O "Lulinha paz e amor", essa hábil construção do marketing político, desaparece entre a terceira e a quarta dose de uísque e se transforma em uma catarata de palavrões e ofensas a presidentes e países supostamente aliados.
É o que contam Eduardo Scolese e Leonencio Nossa, que cobrem o Palácio do Planalto para, respectivamente, a Folha e "O Estado de S. Paulo", no livro "Viagens com o Presidente - Dois Repórteres no Encalço de Lula do Planalto ao Exterior".
Scolese e Nossa relatam jantar na embaixada do Brasil em Tóquio, no final de maio de 2005, presentes cerca de 20 pessoas, todos brasileiros, no qual, após beber três doses de uísque e com a quarta ao meio, o presidente diz coisas como:
"Tem horas, meus caros, que eu tenho vontade de mandar o Kirchner para a puta que o pariu".
"Aquele lá [referindo-se a Jorge Battle, então presidente do Uruguai] não é uruguaio porra nenhuma. Aquele lá foi criado nos Estados Unidos. É filhote dos americanos".
"O Chile é uma merda. O Chile é uma piada. Eles fazem os acordos lá deles com os americanos. Querem mais é que a gente se foda por aqui. Eles estão cagando para nós".
Sobrou também para os fazendeiros: "Tem que acabar com essa porra de fazendeiros que toda hora vem pedir dinheiro ao governo".

Continue lendo

29.8.06

Blog do Canema

A publicidade feita em Maringá, seja ela feita por agências, houses, free lancers, estagiários, donos de revistas ou o filho do dono do cliente, que sempre tem uma idéia brilhante é, na maioria do casos e pelo menos de um ano e meio pra cá, enfadonha de dar dó e insistentemente estranha, pra dizer o mínimo.
A afirmação sustenta a existência de um blog sobre publicidade em Maringá. O dono promete analisar agora a última edição da revista da Acim.

Continue lendo

Executivo retira projeto pró-Mitra

O projeto de autoria do Poder Executivo, autorizando o Município a conceder direito real de uso de área de terras em favor da Mitra Arquidiocesana de Maringá, foi arquivado, durante a sessão de hoje, através de um ofício de última hora, em nome do Poder Executivo Municipal.
(Mais aqui)

Continue lendo

A beleza do Rio de Janeiro

Do blog da Marta Bellini:

A beleza do Rio de Janeiro dá inveja em todos nós. Que cidade linda! Não apenas seus monumentos naturais, mas a história humana chama qualquer um para o seu lugar. A novela da Globo, Páginas da Vida, produz inveja na gente. Mas, não somos bobos, não é? Atrás da novela estão os governantes e a incompetência em manter um pedaço do Brasil tão lindo.
Em julho fui a Salvador. Aquela Salvador linda não existe mais. O centro histórico, a não ser o Pelourinho está apodrecendo. E olhem, é a terra do ACM! Tão rico, ele.
Maringá. Quando vim para cá, eu andava com a bolsa presa do corpo. Tinha medo de ser roubada. Vim de São Carlos, interior, mas morei em São Paulo, onde fui algumas vezes roubada. Em São Paulo aprendi a odiar a trânsito. Não tinha carro, andava de ônibus, táxi dando aulas nos lugares mais doidos da cidade. Aliás, a profissão professora me ensinou a andar em São Paulo. O professor mais anda pelas estradas do que fica em sua escola.
Em Maringá adorava caminhar sob as muitas árvores das ruas. Era uma beleza bem diferente. As árvores e os amigos compunham um outro lugar e matavam a saudade que sentia da agitação cultural de São Paulo, de São Carlos. Hoje, Maringá, para mim, se parece com as cenas da novela da Globo, com o cenário da Globo para um Rio que já não mais existe. Ficção. Sem árvores, sem agito cultural, com muitos roubos (incluindo os da elite) assim está Maringá. É o Brasil que não está funcionando. Aquilo que o Darcy Ribeiro descreve no livro O povo brasileiro serve para Maringá, Rio, São Paulo, Brasília... êta, elite podre, esta do Brasil.

Continue lendo

Quando a Saúde em Maringá vai melhorar?

Quando o médico fizer a sua parte.
Quando o político fizer a sua parte.
Quando o paciente fizer a sua parte.
Não tem segredo nem fórmula mágica.
Médicos existem, mas estão desprestigiados.
Políticos existem, mas estão desinteressados.
Pacientes existem, mas estão acomodados.


(Está aqui)

Continue lendo

Gasolina de Paranavaí entre as mais caras

Matéria de Fábio Linjardi em O Diário desta quarta-feira informa que estudo realizado pela ANP em 31 cidades paranaenses na última semana aponta a gasolina vendida em Paranavaí como a segunda mais cara do Estado. A gasolina de Cianorte aparece em 8º. O álcool dos postos de Maringá é o 9º mais caro.

Continue lendo

Justiça intima John sobre CPI dos Laptops

O presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Correa (PMDB), foi intimado na tarde desta tera-feira da decisão da Justiçalocal de lhe aplicar a multa de R$ 1 mil sobre cada dia de atraso na instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Laptops.
Ele foi notificado pela oficial de Justiça Anices Quadros da Silva, por volta das 17h30, após o fim da sessão ordinária do Legislativo.

Continue lendo

Mosaico (quarta)

Ato público
Está marcado para amanhã, no Clube Olímpico, a partir das 19 horas, ato público de apoio à candidatura do deputado Luiz Nishimori (PSDB).
É aguardada a presença do governador Roberto Requião.

Televisão
Depois de muita negociação, o repórter Índio Maringá volta hoje a integrar a equipe de Pinga Fogo de Oliveira (TV Maringá, Band), depois de alguns meses no Maringá Urgente (RTV Canal 10).
Sem dúvidas, ele é hoje o mais alto salário entre os repórteres de televisão da área policial.

Porto seco
O empresário Silvio Name, que aniversariou ontem, está negociando a Estação Aduaneira do Interior (Eadi).
Ele está findando suas relações com Maringá e permanecendo praticamente todo o tempo em Curitiba.

Na lata
Um deputado federal, em campanha em Iguaraçu, ouviu na lata que não receberia mais o voto de um eleitor “por ter votado a favor do fim do FGTS e do 13º salário”.

Sem partido
O vereador Walter Guerlles está sem partido.
Ele era do PTC, mas por apoiar candidatos de outros partidos preferiu deixar a sigla.

Entusiasmo
Umberto Crispim está entusiasmado com a campanha de Requião na região.

Satisfação
Servidores públicos municipais não escondem uma pontinha de satisfação com a prisão doe Marcos Valêncio, braço direito de Silvio II, na Operação Dilúvio.
Durante a greve dos funcionários, acusam, Valêncio tripudiou sobre os grevistas. Alguns deles até acabaram detidos, mas, ao contrário do secretário, não chegaram efetivamente a ficar presos.

Nem parece
Quem conhece o governador Requião, como jornalistas da área, ficou espantado com a sua calma no debate da última segunda-feira na Band.
Parecia um monge tibetano.

Parada dura
O debate mostrou o senador Osmar Dias (PTD) indo pra cima e Rubens Bueno (PPS) aproveitando-se bem da situação.
O performance dos dois mostrou que, se houver segundo turno, a parada não será nada fácil para o candidato do PMDB.

Benefícios
Autor da proposta de transformar Maringá em pólo nacional de confecções, João Ivo Caleffi (PT) destaca que a lei garantirá incentivos fiscais para as empresas confeccionistas da cidade.
Ele tem o projeto como meta de campanha a deputado federal.

PCs
Os computadores disponibilizados pela Câmara Municipal de Maringá à população, no hall de entrada do prédio, já não têm a mesma atração da inauguração.
Não há fila de espera e a ociosidade dos equipamentos é preenchida pelos próprios servidores da casa.

PMN
Candidato a deputado estadual pelo PMN de Paiçandu, Edson Carnieto, o vereador Biscoito, está em campanha e também faz dobrada com dr. Sabóia.

No apoio
Embora tenha desistido da candidatura a deputado, Raí Nascimento participa desta campanha política.
Está apoiando Valter Viana para deputado federal e João Alexandre para estadual, ambos do PHS.

RCC
Viana e Alexandre estão fazendo circular material de campanha destacando seu trabalho.
Ambos são ligados à Renovação Carismática Católica.

Crédito
Os telecentros, ao contrário do que muitos acreditam, foram iniciativas do governo FHC.

Respeito - Os amigos do vereador Mário Hossokawa (PMDB) ainda não conseguiram convencê-lo a deixar o cigarro, mas há que se reconhecer- e o flagrante prova - que ele respeita a lei que proíbe fumar dentro de espaço público: Mário deixa o cigarro do lado de fora da janela.

Continue lendo

Seção "Lá vem o xarope"

Herrar é umano, mas alguns jornais, para demonstrar que são feitos de humanos, bem que poderiam ter seções de "Erramos". Selecionei dois, só para lembrar os bons tempos em que Luiz Carlos Rizzo tinha uma página aos domingos para apontar os erros da imprensa local, isso nos anos 80.

O primeiro é este, sábado passado, em O Diário. O travesti (galicismo francês, palavra masculina e não feminina como destaca o texto) está radicado em Maringá, quer erradicar o sexo, mas foi ele próprio erradicado na matéria que foi pro ar.

Este é o segundo, desta terça-feira. O erro é na manchete. O nome do juiz é Airton Vargas.

(Este texto contém um pleonasmo, com mea culpa feita nos comentários. Não vou alterar o texto errado, pra ficar claro que herrar é mesmo umano)

Continue lendo

Mosaico (29, terça)

Na cidade
O governador Roberto Requião veio a Maringá no sábado e ficou parte do domingo.
Chegou a ir à outrora famosa Boca Maldita.

Do leitor
Tem mais carro anunciando o show da Ivete Sangalo do que com propaganda eleitoral.

Único do PPS
O vereador Luiz Aguiar, de Sarandi, acabou tornando-se o único candidato a deputado estadual pelo PPS da região, depois da desistência de Edmar Arruda e Reinaldo Morais.
Ao contrário do que se poderia imaginar, ele está fazendo campanha de verdade e pode sair desta campanha com cacife eleitoral.

Eleições 2006
Um dos mais fortes candidatos desta campanha, dr. Batista (PMN) tem andado em Maringá e percorrido também a região.
Tem recebido muitas manifestações de apoio.

Praça 1
A prefeitura anuncia, a toque de caixa, a revitalização de algumas praças da cidade, pra ver se se livra da imagem arranhada com o espantoso corte das árvores ao redor da Catedral.

Praça 2
É nestas horas, em que é preciso pelo menos manter as praças, que se percebe a falta que faz dinheiro no cofre público municipal.
Não bancasse a tarifa reduzida no transporte coletivo, sobrariam cerca de R$ 300 mil mensais para fazer a manutenção e a revitalização.

Vigilância
Estão de olho em Miguel Grillo, diretor do Detran/Paraná e um dos coordenadores da campanha de Requião na região de Maringá.
Há três semanas ele está empenhado na campanha eleitoral, deixando de ir para Curitiba. Opositores estão atrás do pedido de licenciamento sem remuneração.

Uma pena
Espetáculos artísticos – entre eles, até os anunciados como superespetáculos ou megashows – nem sempre dão certo.
Recentemente, até Gian e Giovani, acompanhados de Leonardo, não conseguiram juntar bom público em Maringá. Mas dói saber que o show com Inezita Barroso acabou sendo cancelado. Afinal, ela é uma das maiores intérpretes da música que dá nome à cidade.

Personalizado
A voz do radialista Ivo Cunha tem feito sucesso como espera telefônica personalizada.
Ele é hoje o mais solicitado neste tipo de serviço.

Tartaruga
Aos leitores que acompanham a coluna pelo blog do colunista: está prometida para hoje a volta da página na internet.
A GVT pediu 10 dias úteis (mais de um terço do mês) para a mudança de endereço da linha telefônica, de um bairro para outro.

Chances
O curitibano Ney Leprevost (PP) e o cascavelense Edgar Bueno (PDT) são apontados como futuros deputados.
Fazem parte da coligação que apóia Osmar Dias e, teme-se, podem tirar vagas do Noroeste.

Padrão
Proibidos de usar camisetas com seus nomes, alguns candidatos estão uniformizando as turmas de trabalho e/ou usando camisetas com o nome do partido político.

Santinho-brinde
Pelo menos um candidato a deputado tem distribuído material em formato de cartão telefônico com a relação de telefones úteis.
A legislação proíbe brindes, mas o material é distribuído como sendo santinho.

Pra valer
O vereador Belino Bravin rebate qualquer insinuação de que seria um cabo eleitoral de luxo do PP.
Bravin está na campanha disposto mesmo a chegar à Assembléia Legislativa e os apoios que vem recebendo só o estimulam ainda mais.

Câmara
Bravin, por sinal, terá votos entre os servidores da câmara municipal.
Dos colegas vereadores não se sabe, pois em campanhas anteriores não apoiou nenhum deles.

Inverso
Tem candidato que foi multado por ter feito campanha antes do tempo e, estranhamente, quando abriu-se o prazo legal, deixou de pedir votos.
Alguns nem santinhos têm para distribuir. Talvez porque tenham distribuído antes do tempo...

Banheiros sem portas
A maratona de revezamento realizada domingo, incentivando o fim do tabagismo, trouxe a Maringá muita gente de fora - e os maringaenses e visitantes que precisaram utilizar os sanitários do Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio, onde houve a concentração da prova, saíram com uma péssima impressão.
É que os banheiros masculinos simplesmente não tinham portas, deixando na mão quem tinha de fazer suas necessidades. Como o problema não é novo, houve corredor que saiu de lá desacreditado da capacidade do poder público de resolver simples questões cotidianas.

Segurança - Delegado-chefe em Apucarana, Marcolino Aparecido da Costa é sempre lembrado quando se fala em segurança pública. Lá ele repete o trabalho realizado em Maringá, e tem recebido muitos elogios.

Replay - Brincadeira da internet, aproveitando a passagem por Maringá de Lu Alckmin.

Continue lendo

Mosaico (27, domingo)

Estadual
Um maringaense assume o comando estadual da Polícia Rodoviária Estadual.
O tenente-coronel Rodrigo Caster, que atualmente reside em Curitiba, será empossado no cargo nesta segunda-feira.

Gêmeas
Tomara que Bin Laden não descubra, mas serão construídos no Novo Centro dois prédios que levarão o nome de Torres Gêmeas.
Vêm a pertencer ao dono de um grupo que explora combustíveis e que na semana passada teve sua prisão preventiva solicitada pela polícia.

Rebuliço
Na contramão do bom momento da candidatura do governador Requião, a coordenação de sua campanha em Maringá enfrenta início de rebelião.
O comitê quer descontar alimentação e transporte dos R$ 20,00 diários que cada cabo eleitoral contratado recebe. Não vai sobrar muita coisa.

Um alô
Alguém precisa avisar ao vereador Odair Fogueteiro (PTB), já folclórico no meio do mandato, que Sesi, Senac e Sesc não são órgãos públicos.

Serviço Militar
Iniciada no último dia 21, a seleção dos jovens que prestarão o serviço militar obrigatório vai até o próximo dia 6, no Tiro de Guerra.
O trabalho desenvolvido pelo secretário da Junta Militar, Antonio Amaral Carolino, tem sido elogiado.

De fora
Amaro Júnior teve o pedido de registro da candidatura deputado estadual indeferido pela Justiça Eleitoral, sob alegação de que não foram atendidas as determinações legais.
Ele era o único candidato local do PTB, e não tinha nem o apoio do presidente do partido, Odair Fogueteiro.

Votos
Candidata a deputada estadual, Marly Martin Silva (PFL) fechou uma dobrada que deve render bons frutos.
Ela agora dobra com Ratinho Junior, candidato a deputado federal pelo PPS.

Política
Dos três vereadores do PMDB, nenhum apóia candidato do partido de Maringá.
Nem Chico Caiana, que entrou no chamado Novo PMDB junto com Gilberto Pavanelli.

Chance 1
O maringaense terá a oportunidade, nestas eleições, de eleger candidatos que não precisam de montanhas de votos para se eleger.
Dependendo da escolha, Maringá poderá ter uma bancada respeitável na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal.

Chance 2
É o caso de Joba Beltrame, Said Ferreira, dr. Batista, Wilson Quinteiro e dr. Sabóia, que têm esta vantagem sobre os demais por estarem em partidos e coligações que não demandam grande quantidade de voto para se eleger.
Maringá já penou muito por falta de representatividade. Tem uma boa chance agora.

Má notícia
Meta de das árvores plantadas em Maringá nos últimos meses morreu, vítima de vandalismo e da falta de irrigação.
E mesmo assim ainda há quem defenda o corte de árvores existentes.

Planejamento?
A praça 7 de Setembro já é conhecida como o Redondo das Farmácias e é mais um exemplo que a Maringá cidade planejada faleceu mesmo e que a prefeitura não está nem aí pro que acontece.
No entorno da praça existem as farmácias Nossa, São Paulo, Brasília e, agora, a Santa Rita. As duas últimas pertencem ao mesmo grupo.

Sem força
Na semana passada a mulher de um candidato a deputado, que esteve acompanhando visita de Requião na região, estava com a blusa coberta de bottons e adesivos.
Nenhum do marido.

Blog
O blog do colunista sofreu um baque na última semana, graças à GVT.
A partir de amanhã, aproveitando a deixa, começa a reformulação da página, que oferecerá mais opções, além das notícias em primeira mão, atualizadas ao longo do dia.

Nem tchum
A semana contra o tabagismo começou e ainda tem secretário municipal que não foi tocado pela postura antitabagista do prefeito.

Cabotino
Existe coisa mais desprezível do que alguém pedir para ser homenageado?

Pois é... - Marcos Valêncio, superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, reclamou esta semana do gasto público com a Operação Dilúvio, que prendeu organização criminosa que enganava o Estado na importação. Referiu-se especialmente ao número de policiais envolvidos no cumprimento dos mandados. Valêncio, isto não é nada. Conte na foto: foram utilizados 15 policiais militares para enclaustar a Ana Pagamunici, a presidente do Sismmar, que por sinal não estava passando o Estado pra trás n em foi acusada de outros delitos. E Ana, assim como outros servidores que participaram do ato, não teve a sorte de uns e outros, amigos do rei, pois ao invés de serem prestigiados enfrentam processos que visam à expulsão do serviço público.

Dobradinha - Ênio Verri e Marino Gonçalves, candidatos a federal e a estadual pelo PT, em pose de dupla sertaneja.

Cena maringaense - Quiseram crucificar o vereador Odair Fogueteiro (PTB) semana passada por ele ter apresentado projeto que permitiria circular de graça se a pessoa fosse desempregada e estivesse cursando curso técnico. Prefiro crucificar quem prometeu isso para angariar votos e se eleger. Fogueteiro tomou para si uma promessa do prefeito; a câmara evitou que Silvio II se desgastasse vetando a própria promessa escrita em outubro de 2004. A prova está aí, ao lado de outras promessas não cumpridas , como o fim da indústria das multas de trânsito.

Clube do Jacaré - O psiquiatra Luiz Antonio Dias mexe a panela com comida mineira, também observada, de perto, pelo pediatra Carlos Ferri.

Coreano - Esta é a capa da versão coreana de A arte de viver e ser feliz (Editora Paulus), do maringaense Luiz Alexandre Solano Rossi. Vivendo nos Estados Unidos, onde realiza estudos de pós-doutorado, ele passará alguns dias de setembro em Maringá.

Aniversário - Vera Lúcia Alonso Irineu, esposa de Geraldo Irineu, comemora idade nova nesta segunda-feira.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima