A beleza do Rio de Janeiro
Do blog da Marta Bellini:
A beleza do Rio de Janeiro dá inveja em todos nós. Que cidade linda! Não apenas seus monumentos naturais, mas a história humana chama qualquer um para o seu lugar. A novela da Globo, Páginas da Vida, produz inveja na gente. Mas, não somos bobos, não é? Atrás da novela estão os governantes e a incompetência em manter um pedaço do Brasil tão lindo.
Em julho fui a Salvador. Aquela Salvador linda não existe mais. O centro histórico, a não ser o Pelourinho está apodrecendo. E olhem, é a terra do ACM! Tão rico, ele.
Maringá. Quando vim para cá, eu andava com a bolsa presa do corpo. Tinha medo de ser roubada. Vim de São Carlos, interior, mas morei em São Paulo, onde fui algumas vezes roubada. Em São Paulo aprendi a odiar a trânsito. Não tinha carro, andava de ônibus, táxi dando aulas nos lugares mais doidos da cidade. Aliás, a profissão professora me ensinou a andar em São Paulo. O professor mais anda pelas estradas do que fica em sua escola.
Em Maringá adorava caminhar sob as muitas árvores das ruas. Era uma beleza bem diferente. As árvores e os amigos compunham um outro lugar e matavam a saudade que sentia da agitação cultural de São Paulo, de São Carlos. Hoje, Maringá, para mim, se parece com as cenas da novela da Globo, com o cenário da Globo para um Rio que já não mais existe. Ficção. Sem árvores, sem agito cultural, com muitos roubos (incluindo os da elite) assim está Maringá. É o Brasil que não está funcionando. Aquilo que o Darcy Ribeiro descreve no livro O povo brasileiro serve para Maringá, Rio, São Paulo, Brasília... êta, elite podre, esta do Brasil.
0 pitacos:
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.