14.1.06

Saúde é priorizada. Em Paranavaí

A informatização da saúde pública de Maringá, apontada por Silvio II como a redenção prometida na campanha eleitoral, é realidade em Paranavaí desde agosto do ano passado. É o que informa O Dia-a-Dia é Nossa Pauta. Maringá é três vezes maior que Paranavaí e 2005 transcorreu sem o cumprimento das promessas de campanha feitas pelo prefeito.

Continue lendo

Torcedor do interior merece respeito

O empresário Paulo Francisco Veiga de Freitas é de Santo Antonio da Platina e veio a Maringá assistir Galo x Atlético. Ele leu a opinião do publicitário que mora em Maringá e falou da "Panelinha do Galo" (ver post abaixo) e escreveu no site Furacão Com:

Hoje pela manhã quando li um comentário sobre os acontecimentos no jogo do Atlético em Maringá, fiquei triste com a forma como colocado sobre as pessoas do interior.
Primeiramente gostaria de dizer que moro em Santo Antônio da Platina/PR e sempre torci pelo Furacão. Acompanho o Rubro-negro até muito mais que muitos torcedores que moram em Curitiba.
Saio de minha cidade e vou até a Arena para ver jogo do Atlético. São quase 400 kms. Trouxe para minha cidade a escolinha de futebol do Atlético e tenho procurado aumentar a nossa torcida no interior e acredito que estou alcançando o objetivo.
Fico triste quando torcedores que moram em Curitba menosprezam o interior, seus clubes e também as pessoas. Moramos no estado do Paraná e tem que haver união, pois enquanto existirem torcedores que só criticam os moradores no interior do estado, nunca iremos aumentar nossa torcida e sim apenas iremos aumentar uma rivalidade e continuar predominando a torcida por times de São Paulo.
Com relação ao jogo contra o Galo Maringá, saí de minha cidade e fui assistir o jogo (são 270 km de distância). No estádio tinha muitos torcedores do Atlético que como eu, assistiu ao jogo das cadeiras. Não ficamos juntos com a organizada. Senti o respeito dos torcedores do Galo pelo Atlético. Eles reconhecem a força e a grandeza do Atlético. Existe um respeito muito grande e a tendência é aumentar a torcida no interior. O que ocorreu foi uma discussão entre membros de torcida organizada que acabou tendo fatos lamentáveis.
Não vou entrar no mérito de quem está certo ou errado, pois não estava perto da confusão. Neste local também tinha crianças, mulheres e torcedores comuns mostrando a força da torcida no interior. Os culpados tem que ser punidos, sejam eles torcedores deste ou daquele clube. O futebol é esporte. É paz. Precisamos que as pessoas que moram em Curitiba respeitem os torcedores do interior. Atleticanos como eu, que querem ver o melhor para o Atlético. O interior também é Paraná. Se continuarmos com esta guerra boba de capital e interior, nunca conseguiremos fazer que o nosso Furacão cresça realmente no interior do estado. Infeliz o comentário daquele torcedor e parabenizo o Maurício de Ponta Grossa que também levantou sua voz contra o infeliz comentário.

Continue lendo

Mudanças na Ciretran de Maringá

Juarez Framarin Roslindo, funcionário público estadual que há cerca de um ano comanda a 13a Circunscrição Regional de Trânsito, em Maringá, vai deixar o cargo. Na próxima segunda-feira uma servidora estadual assume em seu lugar. Assim como ele, ela é de Curitiba e deve permanecer de forma interina, como Juarez. Ele foi chamado para assumir o cargo depois de mais um escândalo envolvendo a Ciretran de Maringá, que tinha integrantes nomeados pelo PMDB local.
A nova chefe da Ciretran chama-se Vânia.

Continue lendo

Para impressão

A coluna deste domingo em PDF.

Continue lendo

Olha quem está de volta

Léo Junior voltou com seu blog.

Continue lendo

Mosaico (domingo)

Na contramão
Terceirizar serviços públicos também é sinal de incompetência? A tese divide opiniões.
Mas, enquanto Silvio II está prestes a descumprir mais uma promessa de campanha e privatizar o Hospital Municipal, em Paiçandu se faz o contrário. Lá, onde já existe um hospital público, o Conselho Municipal de Saúde aprovou também a municipalização do laboratório de análises clínicas.

PELA DIGITAL
A prefeitura testa a troca do cartão-ponto pela impressão digital. A Setran já experimenta a novidade, pela qual o servidor cadastra um dos dedos da mão. Uma coisa é certa: não dá para "bater ponto" por um terceiro.
O pessoal está reticente.
Embalagem
Ao contrário do que está na licitação, as maletas dos laptops fora de linha adquiridos pela Câmara Municipal de Maringá não são feitas de couro.

MENOS
Levantamento parcial do vereador Humberto Henrique (PT) desmonta boa parte do que se falou este ano: a administração atual gastou menos com saúde em 2005 do que o PT em 2004.

Articulador
O ex-deputado federal José Borba está preocupado agora em articular para a eleição do líder da bancada do PMDB.
Quem ligava até esses dias para o gabinete da liderança ouvia que Borba, apesar de estar sem mandato, ainda era o líder.

Torcida
Entre os que torcem por Nerone secretário está o vereador Valter Viana, ex-presidente regional do PHS.

GATILHO
Gilberto Pavanelli, presidente do PMDB, não esconde que quer deixar o partido redondo para a disputa municipal em 2008.
E articula desde já.

Na capital
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, estará segunda-feira em Curitiba, para falar aos jornalistas sobre Execução Orçamentária da União em 2005 e sobre ganhos de eficiência da máquina administrativa.
Será realizada às 10h na sede regional do Banco Central, à rua Carlos Pioli, nº 133, auditório térreo, Bairro Bom Retiro.

UMA VITÓRIA ANUNCIADA
Será aberta no próximo dia 24 a licitação, feita pela Prefeitura Municipal de Maringá, para contratação de empresa especializada no fornecimento, implantação, manutenção e prestação de garantia de um sistema integrado de gestão contábil, financeira e administrativa, “com os objetivos de permitir um gerenciamento mais eficiente dos recursos públicos, criar mecanismos de auditagem dos atos dos servidores públicos envolvidos no gerenciamento administrativo e financeiro da prefeitura e melhorar o atendimento ao cidadão”.
Já teve gente da área de informática que desistiu de participar, prevendo que a Elotech Informática & Sistemas vai ganhar.
Motivo não falta. Em julho passado a Elotech foi contratada sem licitação (por R$ 238 mil) para entregar um novo sistema de informática (controle orçamentário, contabilidade, de compras e licitação, tesouraria e o sistema de informações gerenciais do Tribunal de Contas). A prefeitura à época alegou urgência, daí surgindo um atrito com a firma contratada pela administração anterior, a IPM. Houve troca de acusações, até uma comissão formada por vereadores levantou a situação e tudo. Em dezembro agora a mesma empresa foi contratada pela Capsema para fazer a análise, conversão de dados e implementação de sistema gerencial (R$ 45 mil).
____________________________________________________________________________

NOMES REGIONAIS DO PPS
O ex-deputado estadual Basílio Zanusso e o dr. Célio, farmacêutico em Paiçandu, visitaram o diretor Francisco Carlos da Silva na semana passada. Zanusso, cartorário em Sarandi, ainda não decidiu sobre sua candidatura. Se sair, após mais de 30 anos como parlamentar, terá grandes chances. Já Célio é mesmo pré-candidato a deputado federal e representa novidade nas eleições deste ano. Ambos estão no PPS.
____________________________________________________________________________

Extreme
Nesta semana balneário Camboriú (SC) receberá um grupo de artistas e atletas de rua do Extreme Impacto, projeto que prevê apresentações diárias de teatro, hip hop, street dance, pirofagia etc. Entre os 80 artistas e atletas está um grupo de Maringá.

QUEIXA
Do atleticano Leonardo Vianna, publicitário em Maringá, sobre a torcida do Galo na estréia no Paranaense (a íntegra está no blog do colunista): “De pacífica, amigável e interiorana não tem nada. E pra um time que surgiu no ano passado, é até bem empedernida (...) Ai, que saudades da Arena! E se você, torcedor atleticano de Curitiba, acha caro o valor cobrado pelo ingresso na Arena, experimente vir a Maringá e assistir o jogo pagando “dé reau”. O barato sai caro, meu amigo!".

Cetran
O servidor público maringaense Cícero João Ricardo Porcelani foi nomeado semana passada um dos nove integrantes do Conselho Estadual de Trânsito.

DEUS EXISTE
Sorte teve Elisete Pereira, maratonista e precisando de patrocínio. Teve o nome sorteado para receber um carro, na promoção de Natal de Curitiba, e desclassificada porque não havia preenchido corretamente o cupom.
No 2o sorteio, em meio a 560 mil cupons, ela foi novamente sorteada.

AINDA O PSF
Tem alguma coisa que não bate no teste psicológico realizado para selecionar contratados para o Programa Saúde da Família.
Antes até da abertura do concurso circulavam rumores de que quem fosse considerado "petista" (entenda-se o filiado, o simpatizante ou a pessoa que nada tem a ver com o PT) seria afastado.

Veio o teste e gente com anos de casa ficou de fora, sob alegações contestáveis.
Há o caso de uma agente comunitária de saúde, cujo trabalho já havia salvado várias pessoas (inclusive duas do suicídio), e que foi reprovada no teste sob alegação de que não tinha perfil para o cargo - que ocupou por cinco anos.

Houve um mistério sobre a aplicação do teste. A coluna tentou por várias vezes contato com a área de Saúde Ocupacional da prefeitura municipal, sem resultado.

O objetivo do teste psicológico, segundo vazou de uma reunião, era evitar que nas casas das pessoas entrassem "pedófilos, prostitutas e drogados".

Graças ao secretário Ademar Schiavone, da Administração, ficou-se sabendo que o município contratou uma empresa para aplicar o teste.
A empresa seria o Instituto Internacional de Estudos e Gerência, um braço da Employer. Nos bastidores, porém, o comentário é de que a empresa pertence a parente de gente graúda.

O intrigante é que o site do Iege explica que o instituto realiza cursos, eventos, seminários e coloca estagiários pós-graduados.
Mas não fala em nenhum momento que realiza concursos nem aplica testes em concursos públicos.

O RANKING DOS CARROS
Maringá continua com a terceira maior frota do Paraná, de acordo com o último levantamento do Detran, realizado em novembro. Curitiba tem 898.198 veículos, sendo que 66.337 são motocicletas. Londrina vem em segundo, com 208.061 carros, sendo 31.945 motos. Maringá aparece com 159.877 veículos, dos quais 24.670 são motocicletas. Cascavel vem a seguir, com 104.797 carros, sendo 13.211 motos. Ponta Grossa é o sexto em número de veículos, 93.077 no total, dos quais 9.228 são motos.

Calçadas 1
A questão das calçadas em Maringá provocou o interesse do Ministério Público, das entidades que defendem as pessoas deficientes que utilizam cadeiras de rodas e, claro, da prefeitura. Esta chegou, na gestão passada, a emitir 30 mil notificações, determinando que o pessoal regularizasse a situação dos passeios públicos.
Em julho passado venceu o prazo dado a cerca de 24 mil proprietários, para que consertassem as calçadas defronte seus imóveis. O próximo passo seria a emissão de autos de infração.

Calçadas 2
A novidade é que todas as notificações sumiram do computador. O município não possui comprovante de nenhuma notificação, a não ser a entrega delas pelo correio. Isto acontece, segundo a coluna apurou, por causa da denúncia contra um fiscal pego em flagrante em tentativa de extorsão. Por causa do processo contra ele, para determinar sua demissão do serviço público, levaram o computador com tudo relacionado às calçadas.
Detalhe: no seu primeiro ano a administração Silvio II não emitiu nenhuma notificação a respeito das calçadas.
____________________________________________________________________________

ESTÁ BEM
O professor e ex-prefeito João Ivo Caleffi tem sido beneficiado pela atual administração. Ele aparece muito bem nas pesquisas para deputado federal. Na maioria delas, por sinal, ele está empatado com Ricardo Barros e Odílio Balbinotti.
____________________________________________________________________________

Aeroporto
Alertado pela coluna, o superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Marcos Valêncio, diz que está procedendo as alterações no site oficial e acrescenta: nos próximos dias haverá boas novidades.

Um risco
O PSF ainda pode ter novas complicações. Se a liminar for mantida, até mesmo quem ficou de fora do concurso pode tentar anulá-lo na Justiça, por causa da proibição aos fumantes.

Praia
Quem atentou para o detalhe foi Verdelírio Barbosa: cinco pessoas conhecidas na cidade, que têm o mesmo prenome, passam por vendavais.
____________________________________________________________________________

HOMEM DEDICADO
Marcos Valêncio, superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, tomou pose na semana passada e já iniciou um trabalho que deve marcar época.
____________________________________________________________________________

CULTURA INÚTIL - PLUS
• O som do pato (o quá-quá) não faz eco. Ninguém sabe por quê.
• Em Los Angeles há mais carros que pessoas.
• Quem inventou os "olhos de gato", colocados no asfalto, foi o inglês Percy Shaw, em 1933.
• O coração humano bombeia 13.640 litros de sangue por dia de nossa vida, quantidade que varia de acordo quando fazemos exercício, podendo chegar a bombear até cinco vezes mais.
• Na Roma Imperial o parricida era condenado a uma morte cruel. O réu era colocado num saco com um cachorro, um gato, uma cobra e um macaco e, depois, jogado ao mar.
• Os sobrenomes mais comuns da Espanha são, pela ordem: Pérez, García, Rodríguez, Gómez, López y Sánchez. Nos Estados Unidos e Inglaterra: Smith, Johnson y Jones. Na Alemanha: Müller, Schulz y Schmidt. Na França: Petit, Martin y Dobois.
____________________________________________________________________________

TIPTOP
Da série "Figurinhas do Laptop".
____________________________________________________________________________

TROVA
Nos domínios da injustiça,
da opressão, da iniqüidade,
há sempre um sopro que atiça
o fogo da liberdade.
(João Freire Filho - RJ)

Continue lendo

Furto em Umuarama

O Monza de um maringaense foi furtado em Umuarama. Leia.

Continue lendo

A panelinha do Galo

O publicitário Leonardo Vianna, da Meta Propaganda, de Maringá, é atleticano. No site Furacao.com ele conta o que viu no dia do jogo entre Galo e Atlético. Leia:

Saio de casa por volta das sete e meia da noite. Vou, com minha mulher e um amigo, em direção ao Willie Davids. Chegamos ao estádio depois de dez minutos e vamos procurar a entrada indicada à torcida visitante. Depois de alguma confusão, por conta de não haver separação das torcidas neste momento, conseguimos finalmente entrar. O jogo começa depois de cinco minutos.
A cerveja até que está gelada, o problema é o resto. Ai, que saudade da Arena! Minhas costas que o digam. Sem nenhum conforto, assistimos ao primeiro tempo em meio a provocações da torcida deles, que a essa altura já não estava tão confiante quanto propalava algumas horas antes.
No segundo tempo, o bicho pega feio! Depois de algumas confusões isoladas, copos de cerveja arremessados, algumas borrachadas e corridões, parece que tudo vai voltar ao normal. O segundo gol sai e começam os problemas de verdade. A torcida adversária, da parte de fora do estádio, começa a arremessar pedras em nossa direção. Mulheres, crianças e até o pessoal dos Fanáticos que veio ao jogo começam a ficar preocupados. Um menino, que acompanhava o pai, é atingido na cabeça. A polícia? Estava mais preocupada em assistir o jogo. Nem depois de muita insistência de todos que ali estavam eles se dispuseram a deslocar alguns homens para controlar a situação do lado de fora. E as pedras continuavam, cada vez maiores.
Vinte minutos depois do apito final as pedras continuavam e a polícia se limitava a barrar a saida dos nossos torcedores. Ao invés de permitir que fôssemos a outro setor do estádio, já vazio à esta altura, eles nos mantiveram lá, debaixo de pedradas. Quando, finalmente, fomos liberados, fomos obrigados a trocar ou tirar as camisas e seguir em silêncio, sob a "escolta" dos nobilíssimos "homens da lei".
O pior, na verdade, foi constatar as atitudes dos envolvidos na partida. Primeiro a torcida, que de pacífica, amigável e interiorana não tem nada. E pra um time que surgiu no ano passado, é até bem empedernida. Depois da polícia, que resolveu "rivalizar" também contra os torcedores rubronegros, a despeito de serem, em sua maioria, famílias que moram na região e pouco podem acompanhar o time do coração ao vivo. Depois, da própria diretoria do Galo, que emite uma nota "parcialmente" verdadeira, olvidando-se de esclarecer que, antes do ocorrido (se é que ocorreu mesmo), famílias atleticanos já haviam sido alvo de pedras do tamanho de tijolos inteiros.
Fica o registro. O Galo, se quiser mesmo ser um grande clube, ainda tem milhões de quilômetros a percorrer, em todos os sentidos. A "panelinha" do Galo não chega nem a ferver, mas a falta de educação e de respeito já é comparável à de muitos "grandes". Quanto aos acontecimentos, CADÊ A FEDERAÇÃO, O STJD, ou qualquer um que tenha peito pra interditar essa pocilga?
Ai, que saudades da Arena! E se você, torcedor atleticano de Curitiba, acha caro o valor cobrado pelo ingresso na Arena, experimente vir a Maringá e assistir o jogo pagando "dé reau". O barato sai caro, meu amigo!
Abraços e feliz ano que se inicia com vitória!


Continue lendo

Para impressão

A versão em PDF da coluna é esta.

Continue lendo

13.1.06

Mosaico (sábado)

Confiança total
Os carnês reimpressos chegaram com data nova de vencimento (20/1).
A lei alterando a data será discutida pelos vereadores na segunda, terça e quarta da próxima semana. Silvio II confia muito neles. E os conhece.

São 76
Chegou a 76 o número de deputados e senadores que até ontem abriram mão de receber a grana da convocação extraordinária do Congresso Nacional.
De Maringá, apenas Balbinotti está na lista.

UMA PENA
Entramos hoje na segunda quinzena sem site oficial da Prefeitura Municipal de Maringá.
Entre outras coisas, não se pode acompanhar concorrências públicas nem o Órgão Oficial do Município.

Modelo
A prefeitura de Dourados (MS) pretende implantar a bilhetagem eletrônica nos ônibus do transporte coletivo urbano.
O superintendente de Transporte e Trânsito daquela cidade, Oslon Carlos Estigarribia, deverá estar em Maringá na próxima semana para verificar o modelo local.

Às escuras
O Aeroporto Orlando de Carvalho, de Umuarama, teve roubadas 18 de suas 63 luminárias, há dois meses.
O furto foi registro na polícia. Quem usa o aeroporto à noite é obrigado a aterrissar em Campo Mourão ou em Maringá.

Eco
Causou ótima repercussão a possibilidade de Maringá vir a ganhar seu primeiro secretário de Estado neste (e, quem sabe, no próximo) governo.
Se confirmado secretário de Estado, Emerson Nerone deixaria de ser candidato a deputado estadual. Em seu lugar, pelo PHS, sairia João Alexandre, de Cianorte.
___________________________________________________________________________

UM DEPUTADO "EXTRA"
Maringá poderá ter um deputado estadual "extra" na próxima legislatura da Assembléia Legislativa. É este rapaz aí de cima, Michele Caputo Neto, secretário de Saúde de Curitiba. Ele é maringaense, formado na UEM, trabalhou na gestão Cássio Taniguchi, foi mantido por Beto Richa e deverá ser candidato pelo PSDB. Dizem que é candidato com alto potencial.
___________________________________________________________________________

UM
• O melhor do Brasil é o brasileiro.
O jornal La Nación, de Buenos Aires, botou enquete em seu site perguntando qual seleção era favorita dos argentinos para vencer a Copa do Mundo. Claro, estava dando Argentina. Até que um site de humor brasileiro convocou os internautas. Resultado final da enquete, graças aos brasileiros: 1º lugar: Brasil (63,36%); 2º: Alemanha (18,50%); 3º: Argentina (13,52%); 4º: Inglaterra (3,37%); 5º: Itália (1,25%).

DOIS
• O melhor do Brasil e do mundo é o argentino.
Carlito Tevez foi eleito o melhor jogador brasileiro. Na internet, a argentina Keyra Augustina foi eleita a dona do bumbum mais bonito do planeta.

VAPT-VUPT
1 - Ananias Rodrigues voltou a comandar equipe esportiva, e a narrar futebol, pela rádio Atalaia, depois de um ano ausente da área.

2 - No site do Aeroporto Regional de Maringá quem manda ainda é o antigo superintendente, Sergio Neme. Não atualizaram as alterações.

TROVA
Nos causa nojo, o sucesso...
da desvergonha, em ação;
dos canalhas, do congresso,
envoltos em corrupção...
(Pedro Grilo - RN)
___________________________________________________________________________

IDI DA REGIÃO SE DESTACA
O Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) mostra que o Brasil melhorou no Índice de Desenvolvimento Infantil, que subiu de 0,61 para 0,67 entre 1999 e 2004 (quanto mais perto de 1, melhores as condições de vida das crianças). O índice leva em conta a escolaridade dos pais, o acesso das mães ao pré-natal, as taxas de imunização e de acesso à pré-escola para crianças de 4 a 6 anos. O Paraná ocupa a sétima posição em nível nacional e Maringá passou de 15o para 11o no Estado. Flórida é o município da microrregião melhor colocado: quinta posição. Das 30 cidades da região, 12 estão entre as 50 melhores colocadas. Há que se considerar que o Paraná possui 17 regiões. Preocupa a situação de Sarandi: no ranking do IDI, Sarandi caiu da 82a posição para a 136a: passou de 0,695 para 0,730 - melhor que a média nacional (0,667) e que a paranaense (0,718), mas longe da regional. (Clique para ampliar o gráfico)
___________________________________________________________________________

Continue lendo

Rapidinhas de fim de sexta

1) A PF entrou numa gráfica
2) Um pré-candidato foi condenado
3) Fotos de uma maringaense em trajes íntimos entupiram os e-mails
4) O final de semana começou

Continue lendo

Maringaense disputa seletiva para Supercopa

A matéria é de Adriano Kotsan e está na Gazeta do Povo Online:

Nos próximos dias 20 e 21, no Recife, será disputada a Seletiva Nacional de Judô que irá definir a delegação brasileira feminina que lutará a Supercopa do Mundo, nos dias 8 a 16 de fevereiro na França e de 22 a 2 de março na Alemanha. O judô nacional está num nível muito competitivo e para a seletiva foram convocadas as seis melhores atletas do país de cada peso. Dentre elas, está uma paranaense, a judoca maringaense Camila Helena Murakami, 19 anos, bicampeã brasileira de judô sênior (categoria adulta).

Continue lendo

Na posse de novo delegado 14 fogem de minipresídio

Uma hora após o delegado Marcolino Aparecido da Costa assumir a chefia da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, quatorze detentos conseguiram fugir do minipresídio de Apucarana.
Os presos aproveitaram a solenidade de posse do novo delegado e também o movimento do dia de visita de familiares para colocar em prática e ter êxito em um plano de fuga. Esta é outra matéria de O Diário desta sexta.

Continue lendo

Devagar, quase parando

A matéria está em O Diário desta sexta:

Prefeitura já inicia rescisões de contratos vinculados a Santa Casa, mas especialistas em Direito Constitucional apontam riscos de cancelamento do concurso. Nesta quinta, 40 profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) assinaram na sede do Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Serviço da Saúde de Maringá e Região (Stessmar) as rescisões contratuais de trabalho vinculadas a Santa Casa, que mantém contrato com a Prefeitura para a coordenação do PSF até o final de janeiro.
Hoje, outros 60 profissionais também irão assinar a rescisão do contrato. Com isso, o programa passa a contar com cem profissionais a menos, sobrando apenas 197 pessoas para tocar o PSF até o dia 22 de janeiro, quando mais cem pessoas também assinam a rescisão contratual. Os 97 profissionais restantes assinarão a rescisão até o dia 30 de janeiro. Matéria completa aqui.

Continue lendo

12.1.06

Para impressão

A coluna desta sexta-feira em PDF.

Continue lendo

Mosaico (sexta)

Um secretário de Maringá
Está para se confirmar o primeiro secretário de Estado de Maringá no governo Requião (antes tarde...). Depende do "sim" do ex-vereador e ex-deputado estadual Emerson Nerone (PHS).
Ele foi convidado pelo governador para assumir como secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, quando o padre Roque Zimmermann deixar a pasta para se candidatar a deputado federal pelo PT. Emerson Nerone, em caso de nova vitória de Roberto Requião, talvez seja efetivado no cargo – o que seria muito bom para Maringá. Hoje, ele é diretor-geral daquela secretaria.

DATA CERTA
A tal da reforma (risos) no secretariado municipal só vai ser fechada após o próximo dia 15.
É para quando está prevista a chegada à cidade do prefeito, digo, do deputado federal Ricardo Barros (PP), que virou o ano em Nova Iorque.

Martelinho de Ouro 1
À primeira vista pouco mudou e dificilmente mudará.
Por exemplo: deve permanecer no Procon a estagiária Priscila, filha de Bernardete Matos, mulher do prefeito Silvio II. Priscila, que é casada e tem filho, veio de Curitiba e está no Procon desde março do ano passado, onde atua como fiscal de produtos da saúde.

Martelinho de Ouro 2
Também deve ficar na prefeitura (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) um tio do prefeito, Peter, que está dando consultoria naquela pasta.
Ah, se fosse na época do PT...

Martelinho de Ouro 3
Outra que deve permanecer é a filha de um dos principais fornecedores da prefeitura (assessor do primeiro-irmão e que venceu algumas licitações ano passado), que tem um bonito CC2, mas só aparece às quintas e sextas no paço municipal.
E para fazer trabalho escolar.

Martelinho de Ouro 4
A coluna, em espírito de paz, não vai lembrar a jornalista que a deputada Cida Barros trouxe de Curitiba para a Assessoria de Imprensa da prefeitura nem os vários parentes que secretários possuem na estrutura organizacional da prefeitura.

O PARAÍSO
Em Maringá, secretário não precisa ser eleitor de Maringá.

PSF - Algumas questões
Quem se interessa por transparência e moralidade deve buscar respostas a estas perguntas:
• Qual o nome da empresa que elaborou o teste psicológico para quem se inscreveu no concurso do Programa Saúde da Família?
• Por que o DRH da prefeitura informou à coluna que o teste havia sido elaborado por psicólogos da prefeitura e o secretário de Administração, Ademar Schiavone, disse em entrevista que foi uma empresa?
• Os profissionais que elaboraram o teste de avaliação psicológica do PSF têm registro no Conselho Regional de Psicologia (no Paraná, CRP 08)?
• O CRP está acompanhando o caso e, em particular, o desempenho dos psicólogos que elaboraram o teste de avaliação psicológica do concurso do PSF em Maringá?
_________________________________________________________________________

POSSE PRESTIGIADA EM APUCARANA
Foi bastante prestigiada a posse de Marcolino Aparecido da Costa como delegado-chefe da 17a SDP, em Apucarana, ontem de manhã. Ele substitui a Acácio Gonzaga de Azevedo, que ficou no cargo por cinco anos. Marcolino, ex-9a SDP, já se enturmou na Cidade Alta: na quarta à noite participou do Ferra Mula, tradicional costelada, que reúne semanalmente empresários e cuja renda é destinada sempre a uma entidade beneficente.
_________________________________________________________________________

ORLANDO PESSUTI NA FRANGOS CANÇÃO
Neste sábado às 9h o vice-governador Orlando Pessuti, que também é secretário de Estado da Agricultura, vem a Maringá e visita a Frangos Canção, que começa a exportar seus produtos, inclusive para o Oriente Médio e países do Mercosul. A empresa mantém 4 milhões 200 mil aves alojadas no campo e abate 90 mil aves/dia.

Os diretores da empresa aproveitam a passagem de Orlando Pessuti para conceder entrevista coletiva sobre a ampliação da indústria.

VAPT-VUPT
1 - A página oficial da Prefeitura Municipal de Maringá ainda encontra-se fora do ar. Tomara que não seja proposital, já que não dá para se ter acesso às concorrências em andamento ou agendadas. E denúncia de licitação dirigida é o que não falta.

2 - "Termina amanhã as inscrições do concurso de Sarandi". O título é de release da prefeitura daquela cidade que, vejam só, é comandada por um professor. O correto é "Terminam amanhã...".

3 - Foi protocolizada ontem, no Ministério Público, denúncia de que a confecção dos carnês de IPTU este ano caracterizou dano ao patrimônio público.

TROVA
Se o filho compreendesse
a importância dos pais,
bendiria essa benesse
e os respeitaria mais.
(Maria Eliana Palma - PR)

SHOW COM MÁRCIA MARA
A cantora Márcia Mara volta ao Estância Gaúcha, nesta sexta-feira a partir das 23h, com um super-show, com todos os seus sucessos sertanejos.

Continue lendo

Silvio II gastou menos em saúde que o PT

Talvez isto explique porque a última audiência pública da saúde foi feita às escondidas: o vereador Humberto Henrique (PT) analisou os investimentos na área e constatou que Silvio II está gastando bem menos com saúde pública do que João Ivo. E não foi isso que SM Silvio II prometeu. Está aqui

Continue lendo

Torcida quebra janelas do ônibus atleticano

O Galo Maringá perdeu o jogo para o Atlético (2 a 0), que levou três pontos mas perdeu duas janelas do ônibus, que foi apedrejado.
Leia mais.

Continue lendo

Marcolino assumiu SDP de Apucarana







O delegado Marcolino Aparecido da Costa, ex-9a SDP, assumiu hoje a 17a Subdivisão Policial, em Apucarana. Ele substituiu a Acácio Gonzaga de Azevedo. A posse foi bastante concorrida. Sobre as mudanças, Marcolino foi tradicional e ao mesmo tempo manifestou sua opinião: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo".

Continue lendo

Um acidente, uma rotina


Na principal entrada de Sarandi, hoje pela manhã, um motoqueiro de 31 anos, de nome Adilson, foi atropelado por uma carreta. Um outro motoqueiro, que estava ao lado, escapou por pouco. A carreta atravessou o sinal vermelho. O corpo do rapaz, que encontra-se até agora no centro cirúrgico do Hospital Metropolitano, caiu no canteiro central, ao lado do meu carro.
Estava indo, com o Geraldo Irineu, para Apucarana. Ficamos chocados, porque acompanhamos tudo: o caminhão buzinando, atravessando o sinal e colhendo o motoqueiro, que voou e caiu forte no asfalto, até parar na guia e, com a violência, subiu ao canteiro, inerte.
O pior é que, na volta de Apucarana, na minha frente um outro caminhão atravessou o mesmo semáforo vermelho.
Sarandi - e aí deveriam incluir-se todos os seus políticos e homens comprometidos com alguma coisa séria - deveria valorizar mais a vida de seus habitantes.

Continue lendo

Polêmica para começar a quinta-feira

De leitor:

"Dias atrás você pegou no pé de uma manchete enorme na capa de O Diário, que dizia que aids é uma doença que se deve "encarar de frente". Realmente, encarar de costas não existe, você e o Pasquale estavam com a razão. Mas o autor do atentado já não trabalha mais lá desde segunda-feira. Agora, resolvo me adiantar e pedir que olhe, à página 8 da edição de hoje do mesmo jornal, uma manchete de página: "Laudo indica que general provocou suicídio". Desafio você e qualquer internauta a achar, em outra publicação, uma frase construída desta forma, mostrando que alguém provoca suicídio. Normalmente, se comete; a provocação é a terceiros, não a si próprio. Lance esta discussão, chame professores e leitores à discussão: alguém provoca suicídio a não ser de terceiros?".

Continue lendo

11.1.06

Para impressão

A versão em PDF da coluna é esta.

Continue lendo

Mosaico (quinta)

As primeiras medidas
Marcos Valêncio, novo superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, anuncia que o banheiro para cadeirantes (levado para o piso superior há algumas semanas) voltará ao térreo.
O pessoal agradece.
No embalo, ele também prepara a volta do cafezinho.

PUBLICIDADE
Das cinco agências que disputam os R$ 2,6 milhões que Silvio II promete gastar com publicidade este ano, a Sol foi a que melhor se saiu na disputa da questão técnica.
A seguir apareceram a CCZ (Curitiba), Jump, Única e Meta – esta, a que fez a campanha de Silvio II. O resultado final deve sair na semana que vem.

Boa notícia
O blog do colunista revelou, na terça à noite, que o busto do ex-deputado Heitor Alencar Furtado, felizmente, não havia sido furtado.
Algum idiota deu uma voadora no busto, que ficou caído. Sergio Neme, ex-superintendente do aeroporto, passava pelo local com sua Fiat Strada, recolheu o busto e entregou-o ao Patrimônio da prefeitura.

CURIOSIDADE
Sergio Neme residiu em Paranavaí, onde tornou-se amigo de Heitor, assassinado ainda jovem, em 1982.

Humor
Um homem que havia atropelado um galo numa estrada bate à porta da casa mais próxima.
- Senhor, me desculpe, mas acho que matei o seu galo e queria substituí-lo.
- Vá lá, meu amigo. As galinhas estão na parte traseira da granja!...

Vanguarda
Silvio II vai ter que pagar royalties ao irmão: a confirmação de Neumar Adélio Godoy no secretariado mostra-o de uma sem-criatividade lamentável.
Assim como João Celso Sordi, Godoy já foi secretário de Ricardo Barros, 17 anos atrás.

PAN e PPS
O PAN deve ir de Rubens Bueno nas eleições estaduais deste ano. O presidente estadual, César Tavares, diz que o partido quer o compromisso da descentralização do governo, em regiões do Estado - o que havia sido sugerido ao atual governo.
A descentralização (que acaba reduzindo custos da máquina pública) casa com o discurso de choque de gestão defendida pelo candidato do PPS.

Disque-Vandalismo
A prefeitura estuda a implantação do Disque-Vandalismo, um número de telefone à disposição da população para denunciar os vândalos.

FIM DOS TEMPOS
A ser verdadeira a documentação sob investigação da Polícia Federal, com o nome de políticos que teriam recebido do caixa 2 de Furnas (inclusive gente da região - o link está no blog do colunista), vai se salvar pouca gente neste país.

Mudança
De volta das férias, em fevereiro, Marçal Siqueira deve trocar a CBN pela pedagiadora Viapar.

Cultura Inútil
A cada ano, 1 milhão de pessoas se matam no mundo e cerca de 10 milhões tentam o suicídio sem êxito.

Poderes
Chegou a se comentar sobre uma possível redução dos poderes de Jacó de Oliveira Pinto, assessor de Silvio II. Mas ele continuará do mesmo jeito, cuidando principalmente da comunicação da administração.

Praia
O repórter Geraldo Irineu e família seguem hoje para o litoral catarinense.

Blog
www.ontemeagora.blogspot.com é o blog de Sergio Guilherme.

RECURSOS
O ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, garantiu recursos federais para obras importantes em vários municípios do Noroeste do Estado.
O chefe de Gabinete, Ênio Verri, também atuou para a liberação das verbas orçamentárias.

Beneficiados 1
Os recursos são para aquisição de patrulhas agrícolas, construção de quadras esportivas, construção de postos de saúde, poços artesianos em cidades do Vale do Ivaí, região da Comcam e da microrregião de Maringá.

Beneficiados 2
Entre as cidades beneficiadas estão Sarandi, Floresta, Colorado, Cambira, São João do Ivaí, Mandaguaçu, Ourizona, Terra Boa, Campo Mourão, Cianorte, Marialva, Paiçandu, Munhoz de Mello e Engenheiro Beltrão.

PTB 24 HORAS
O PTB de Maringá ainda não tem presidente definido. E o acordo para defini-lo ainda parece distante.

De um lado está o vereador Odair Fogueteiro; de outro, o ex-secretário Amauri Meneguetti.

Uma saída seria o PTB 24 horas: haveria revezamento entre os dois, sendo 12 horas para cada um.

VAPT-VUPT
1 - Partidos políticos estudam a possibilidade de se manifestar, em conjunto, contra a idéia de privatização do Hospital Municipal. De preferência, num ato público.

2 - Cadê a Cruzada da Cidadania? Informações à coluna.

3 - Há quem aposte que Umberto Becker não permanecerá no PPS. E, se não recebeu, vai receber convite para mudar de sigla.

A POSSE
O promotor Maurício Calache (abaixo) foi a presença que mais chamou a atenção na posse do novo delegado-chefe da Polícia Civil de Maringá, Antonio Brandão Neto (ao lado, esq.). Só reforçou a informação de bastidor de que ele teve influência na indicação. Já Marcolino Aparecido da Costa assume a subdivisão de Apucarana, hoje, às 10h.


TROVA

Apesar de ser feliz
há um remorso a me doer,
do bem que pude e não fiz,
do mal que fiz sem saber.
(José Fabiano - MG)

Continue lendo

Tem sessão extraordinária na câmara

Os vereadores de Maringá terão as primeiras sessões extraordinárias do ano nas próximas terça, quarta e quinta. A convocação foi feita hoje por Silvio II.
O principal assunto é a prorrogação do prazo de vencimento do IPTU.

Continue lendo

Quem perde é Maringá

Desde a época de João Paulino Vieira Filho, passando por Said Ferreira e Ricardo Barros, a conversa é a mesma: nada nasce em torno de alguns políticos, não se renovam os nomes públicos de Maringá.
Silvio II até que tinha uma chance de dar uma cara nova à política e à administração da cidade, e mesmo os céticos até que acreditavam. Mas prevaleceu o feijão-com-arroz, o profissionalismo político, o conservadorismo que não aposta nem permite que se revelem novos valores.
A "nova" composição do secretariado municipal é um exemplo nada estimulante. Não há como fazer as pessoas gostarem de política e administração, de fazê-las mostrarem interesse em participar da vida comunitária, se os exemplos vindos de cima são toscos - e jurássicos.
No fim, isto é ruim para a cidade.

Continue lendo

Marçal vai deixar a CBN

O jornalista Marçal Siqueira vai deixar a rádio CBN em fevereiro. Ele aceitou convite para assessorar a Viapar (entrará no lugar de Raí Nascimento). Marçal está de férias da emissora e somente no retorno, em fevereiro, se desligará da CBN. Neste período ele está sendo substituído por Luciana Penha.
Seu substituto no CBN Maringá, levado ao ar duas vezes por dia, ainda não está definido.

Continue lendo

Caminhão de Maringá transportava contrabando

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu ontem à noite, na BR-163 entre Mundo Novo e Eldorado (MS), aproximadamente 1,5 mil caixas de cigarros - cerca de 75 mil pacotes de dez maços cada. Um dos caminhões que transportavam a mercadoria contrabandeada é de Maringá.
Foram presos dois dos motoristas, sendo eles Carlos Alberto Nunes e Fábio Francisco da Silva. Os outros dois conseguiram fugir no momento da abordagem. A mercadoria foi avaliada em R$ 250 mil.
Os caminhões eram todos Mercedes Benz: um modelo 1111, cor azul, AMA 7700, de Guaíra (PR), um 1113, cor vermelha, ABZ-9601 de Maringá (PR), o outro de placas BWB-3479 de Eldorado (MS) e um 1313 de placas AEP-8986, também de Guaíra.

Continue lendo

O Diário tem novo editor-chefe

Décio Trujilo, 47, é o novo editor-chefe de O Diário do Norte do Paraná, o maior jornal da região. Ex-assessor da Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo, Trujilo trabalhou na Gazeta Mercantil, onde era editor de Política até setembro de 2004. Até dezembro último assessorou o presidente do Corinthians, Alberto Dualib. Ele foi apresentado aos jornalistas da casa, mas não fechou a edição desta quarta-feira.
Décio Trujilo substitui Rogério Fischer, demitido na segunda-feira. Sua saída teria ocorrido por "falta de espírito de liderança". Fischer iniciou o processo de "londrinização" da redação de O Diário, do qual foi vítima, por exemplo, Henri Jean Viana - que fazia o Informe DNP e hoje é o secretário de Comunicação de Maringá. Entre os jornalistas que trouxe de Londrina estava Marcelo Frazão, demitido ano passado, que era considerado seu braço direito. A última mudança (de edição) no jornal aconteceu há questão de quatro meses. A saída de Fischer, para quem é da área, até que demorou: era para ter ocorrido há um ano. Sua demissão acontece quando o proprietário, Franklin Vieira da Silva, curte temporada de férias em Camboriú.

Continue lendo

As mudanças no aeroporto

Marcos Valêncio, novo superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, vai sabe as mudanças que irá promover no local. Duas são especiais: a volta do banheiro para deficientes ao andar térreo e o retorno do cafezinho.
Valêncio, deficiente parcial, mandou desfazer a obra do ex-superintendente, que colocou o banheiro para cadeirantes no piso superior do aeroporto, obrigando os deficientes a se utilizarem do elevador, criando um incômodo desnecessário.
Ele está providenciando o edital para o novo cafezinho e um sistema de wireless para executivos acessarem a internet. Parabéns ao Marcos Valêncio!

Continue lendo

Silvio II: contra o fumo, pela eficiência

Silvio II diz em entrevista que a discriminação contra o fumante é constitucional, pois visa a eficiência no serviço público. Talvez por que não precise, Silvio II deve imaginar que o profissional de saúde que fuma atende o paciente com um cigarrão na boca - isto sim já ém proibido legalmente.
Mas, pela mesma regra defendida pelo prefeito: quando ele vai tomar providências quanto ao Galo Maringá, que tomou conta do Estádio Willie Davids sem existir uma lei autorizando? Deste jeito, sr. prefeito, o sr. não poderá reclamar quando alguém decidir erguer uma casa em plena praça pública. Afinal, os próprios públicos estão aí para serem tomados mesmo...

Continue lendo

Serviço de Atendimento ao Leitor

Ao leitor que pediu uma foto do Jacó, o assessor de Silvio II que ganha como secretário, e trazido pelo prefeito de Brasília: tem tudo neste link aqui.

Continue lendo

Sorvete nutritivo na merenda escolar

Acadêmicos do curso de Tecnologia em Alimentos, da UEM, em Umuarama, estão aperfeiçoando a fórmula de um picolé nutritivo, à base de melaço de cana, que deverá fazer parte da merenda escolar. Leia mais aqui.

Continue lendo

Neumar é o quarto super-secretário

Como se previa, o secretariado de Silvio II tem um jeitão de dèja-vu. Confirmou-se o nome do quarto super-secretário, o coordenador da Políticas Sociais: será o professor Neumar Adélio Godoy, ex-reitor da UEM, ex-secretário de Educação da gestão Ricardo Barros e dirigente das Faculdades Nobel.
Sua coordenadoria cuidará das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Esportes, Mulher e Cultura.
Os quatro super-secretários, portanto, são: Neumar Adélio Godoy, José Buzato, Guatassara Boeira e João Celso Sordi - este também ex-secretário de Ricardo.

Continue lendo

Vitória contra a discriminação

PSF 0 x 1 Justiça - O decisão da Justiça contra a eliminação dos candidatos tabagistas do PSF é uma vitória não do tabagismo, mas da luta contra atos discriminatórios. Leia mais.

Continue lendo

O prometido modelo para credores do municípío

(Conforme prometido, este é o modelo para fornecedores que ainda não receberam da Prefeitura Municipal de Maringá relativo a serviços prestados ou produtos vendidos na administração passada. Vale para pessoas físicas e jurídicas)


EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ
SR. DR. HEINZ GEORG HERWIG
CURITIBA PARANÁ.

ENCAMINHAR CÓPIA AO PROMOTOR CRUZ












A empresa , com o CNPJ , localizada no endereço , no Bairro , CEP , cidade de , Estado do Paraná, endereço eletrônico: em conformidade com Regimento Interno do TCE - PR, vem à presença de Vossa Excelência oferecer DENÚNCIA contra o Exmo. Sr. Prefeito do Município de Maringá, Sr. Silvio Magalhães Barros, pelos motivos e fundamentos abaixo:
1. DOS FATOS:

No mês (ou período) , prestei(amos) serviços de ou COMERCIALIZEI PRODUTOS conforme Empenhos nºs de datas ao qual foi Liquidado (Data da Entrega da Mercadoria/Serviço) e, até a presente data, não recebi, e nos deparamos com o discurso do Senhor Prefeito Municipal de Maringá de que não pagará as dívidas do município do ano de 2004, sob a alegação de que a administração anterior teria infligido a Lei de Responsabilidade Fiscal, nos seguintes aspectos:
“O mandatário, nos últimos oito meses de administração não pode comprar aquilo que não tem dinheiro em caixa para pagar. A prefeitura não tinha dinheiro em caixa para pagar, mas comprou. Eu não posso pagar, porque foi uma decisão ilegal, feriu a Lei de Responsabilidade Fiscal. O Fornecedor é tão culpado quanto o governo anterior1”
O Exmo. Prefeito, atual, reputa aos fornecedores que deveriam conhecer melhor a LRF, tudo em justificativa para o não pagamento das dívidas.
Realmente, a Lei em seu artigo 42, determina isso que o Senhor Prefeito diz, contudo, como a execução da LRF esta sendo ainda muito debatida, esse Egrégio Tribunal de Contas do Estado do Paraná sabiamente e conhecedor dos problemas de dívidas dos municípios, inclusive de Maringá, editou a Instrução Técnica 38/20052 e em 04 de fevereiro de 2005 publicou ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS À INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 38/2005 E OUTRAS QUESTÕES DE NATUREZA ORÇAMENTÁRIA3 determinando como contabilizar as Despesas que NÃO FORAM EMPENHADAS EM 2004. Entretanto, aquelas despesas deverão efetivamente serem pagas em 2005 pelas atuais Administrações.
Em discurso na apresentação da Audiência Pública, no Plenário da Câmara Municipal de Maringá, o Senhor Prefeito assumiu publicamente o CALOTE da dívida aos credores do município ao afirmar textualmente que: “quem quiser receber da prefeitura terá de entrar na justiça”.
Com estas atitudes arbitrárias o Sr. Prefeito Municipal está infringindo a Lei 8.666/93 em que em seu artigo 5º determina:
“Todos os valores, preços e custos utilizados nas licitações terão como expressão monetária a moeda corrente nacional, ressalvado o disposto no art. 42 desta Lei, devendo cada unidade da Administração, no pagamento das obrigações relativas ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços, obedecer, para cada fonte diferenciada de recursos, a estrita ordem cronológica das datas de suas exigibilidades, salvo quando presentes relevantes razões de interesse público e mediante prévia justificativa da autoridade competente, devidamente publicada.
§ 1oOs créditos a que se refere este artigo terão seus valores corrigidos por critérios previstos no ato convocatório e que lhes preservem o valor.
§ 2o A correção de que trata o parágrafo anterior cujo pagamento será feito junto com o principal, correrá à conta das mesmas dotações orçamentárias que atenderam aos créditos a que se referem. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)”

Insta lembrar que o DECRETO-LEI Nº 201, DE 27 DE FEVEREIRO DE 1967 determina o seguinte:
“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o parágrafo 2º, do artigo 9º, do Ato Institucional nº 4, de 7 de dezembro de 1966,
DECRETA:
Art. 1º São crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores:
I - apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio;
Il - utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos;
Ill - desviar, ou aplicar indevidamente, rendas ou verbas públicas;
IV - empregar subvenções, auxílios, empréstimos ou recursos de qualquer natureza, em desacordo com os planos ou programas a que se destinam;
V - ordenar ou efetuar despesas não autorizadas por lei, ou realizá-Ias em desacordo com as normas financeiras pertinentes;

2. DA SOLICITAÇÃO

Ante o exposto solicito que esse Egrégio Tribunal de Contas julgue essa DENUNCIA, visto que o interesse do Sr. Prefeito Municipal é que se entre na justiça, e caso acione o Poder Judiciário, correr-se-ia o risco de uma demora injustificável (vários anos de espera).
Solicitamos que apure as responsabilidades do que determina a Lei 8.666/93 e o Decreto 201/67 e a falta de pagamento dos RESTOS A PAGAR pela prefeitura fere o princípio da legalidade, já que a administração púbica deve cumprir com as obrigações assumidas mediante contrato e também a administração viola o princípio da supremacia do interesse público.
Importa, finalmente, alertar a esse E. Tribunal de Contas que com essa atitude, o Sr. Prefeito esta causando transtornos financeiros e descrédito da administração municipal, visto que boa parte dos credores da prefeitura são composta de pequenos comerciantes e prestadores de serviços que se encontram em situação crítica financeira.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

Maringá-PR, de de 2006.


NOME DO CREDOR
CNPJ nº
E-Mail:

Telefone: (44)

APÓS ASSINADO, ENCAMINHAR EM SEDEX PARA:
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ
Centro Cívico CURITIBA-PR – CEP 80530-910


1 Jornal Hoje, Cidade 3-A, domingo, 22 de maio de 2005, TITULO DA MATÉRIA:PREFEITOS RECONHECEM DIFICULDADES PARA IMPLEMENTAR LEI, Jornalista Ronaldo Nezo.
2 Disponível em URL:
http://www.tce.pr.gov.br/otribunal/instrucoes.asp

3 Disponível em URL:
http://www.tce.pr.gov.br/downloads/pdfs/otribunal/pdfs/nota_it38-2005.pdf

Continue lendo

10.1.06

PSF maringaense vira notícia nacional

Como se previa, a matéria ganhou repercussão nacional. Bem ao estilo. Está aqui.

Continue lendo

Marcos Valério, digo, Marcos Valêncio

Na cerimônia de posse de Marcos Valêncio, na manhã desta terça-feira no Aeroporto Regional de Maringá, houve um - esperado - lapso. Todos imaginavam que pudesse acontecer, mas acho que duvidavam. E aconteceu.
O novo superintendente, irmão do ex-vereador e engenheiro José Carlos "Cuca" Valêncio (ex-secretário de Habitação, na gestão do primeiro-irmão Ricardo Barros), é chamado nos bastidores de "Marcos Valério". É brincadeira, um trocadilho com seu nome, mas poucos se atrevem a brincar em sua frente. Apesar de boa praça, sabe cumé, né?
Mas não é que, na hora da posse, o cerimonial sendo feito pelo radialista e ex-vereador Ary Bueno de Godoy (rádio Nova Ingá), assessor do Gabinete do Prefeito, ele diz que todos estavam ali para prestigiar a posse de... Marcos Valério? A maioria, por respeito, segurou os risos.

Cá entre nós: ainda bem que ABG errou só o nome do novo superintendente. É que Valêncio vai administrar a SBMG Terminais Aéreos S/A, que é o nome da empresa mista que toma conta do Aeroporto Regional de Maringá. Imagina se ele fala de dar posse a "Marcos Valério, da SMPB"?

Continue lendo

Pavanelli consulta TSE sobre desincompatibilização

O reitor Gilberto Pavanelli, presidente da comissão provisória do PMDB, retornou hoje de férias no litoral. Ele conferiu que ainda não saiu a resposta à consulta que fez, no início de dezembro, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre prazo para desincompatibilização.
Virtual candidato a deputado estadual, Pavanelli quer saber efetivamente quando reitor deve deixar o cargo. Em agosto tem eleição para reitor, e em seu lugar deve assumir o vice-reitor Angelo Priori. Tudo indica que ele deixar o cargo em março.

Continue lendo

Para impressão

Esta é a coluna desta quarta-feira, em versão PDF.

Continue lendo

Mosaico (quarta)

Um jeito mais fácil de receber da prefeitura
Sabe-se agora por que Silvio II andou estimulando fornecedores, pessoas físicas e jurídicas, que tinham crédito contraído junto à administração anterior, a entrarem na Justiça para receber o que lhe é devido pelo poder público: é que, por via judicial, os credores entrarão na fila dos precatórios, e aí a coisa demora.
Mas existe um caminho mais rápido: fazer como a Companhia Ipiranga, que reclamou junto ao Tribunal de Contas do Estado (processo 420950/05) que não recebeu produto vendido ao Saop, na administração passada. Ela recorreu à lei 8666/93.
É irregular o não pagamento dos restos a pagar (em Maringá, calcula-se em mais de R$ 30 milhões, que sobraram para a atual administração), pois isso pode ser considerado improbidade administrativa – o que representa um perigo danado para o prefeito. Como prestação de serviço aos fornecedores, o blog do colunista disponibilizará o modelo do requerimento que devem apresentar junto ao TCE para agilizar o recebimento.

VIA FURNAS
A investigação da lista do suposto caixa 2 tucano, feita atualmente pela Polícia Federal, deve determinar a autenticidade ou não da denúncia.
Oito deputados paranaenses aparecem na lista, inclusive dois da região (Ricardo Barros e José Borba). Enquanto não descobrem a verdade, todos ficamos na expectativa.

Contestação
Além da chiadeira de muitos que fizeram o teste psicológico, o concurso para o Programa Saúde da Família, feito pela prefeitura de Maringá, virou alvo do Ministério Público do Trabalho, por causa da exigência de o contratado não ser fumante. A liminar foi concedida nesta terça pela Justiça.

Origem
O secretário de Administração, Ademar Schiavone, confirmou que a exigência de não fumante partiu de Silvio II.
Cujo pai, vejam só, fumava maços e maços de Parliament.

Versões
Duas semanas atrás, o DRH da prefeitura de Maringá garantiu à coluna que o teste psicológico foi montado por profissionais da própria municipalidade.
Agora, a versão da prefeitura é de que foi contratada uma empresa para tal.

Arquibancada
Um dos 12 fundadores do glorioso Grêmio Esportivo Maringá, Lindolfo Silva pretende assistir hoje a estréia do Galo na principal divisão do Paranaense.

TOADA
João Fragozo, praticamente uma unanimidade no funcionalismo público municipal, deixou cargo de direção no finado Saop, sendo substituído por Santo Soares, ex-Grupo dos 13.

Já sabia
O ex-vereador Divanir Moreno (PMDB) renunciou à candidatura à reeleição, em 5 de julho de 2005, porque já sabia que, se concorresse e vencesse, teria o mandato cassado por causa do desvio de dinheiro da funcionária fantasma, devidamente caneteado pela Justiça maringaense.

Lembra-se?
É possível e nós vamos fazer.

Música
A música "Meu Primeiro Amor", de José Fortuna e Pinheirinho, sucesso de 1953 com Cascatinha e Inhama e regravada por Nara Leão, Fagner e Bruno e Marrone, entre outros, é uma versão do original do paraguaio Herminio Gimenez.
Gimenez era irmão de Elfrida Gorostiaga Gomes, avó do maringaense Diógenes Gomes, que mora nos Estados Unidos.

Gastando
Ao deixar ontem de ser assessor do prefeito Silvio II para se tornar superintendente do Aeroporto Regional, Marcos Valêncio disse que a interação com a região "tem a necessidade preeminente de encontrar no aeroporto de Maringá um portal binário de condução de agentes propagadores do progresso e desenvolvimento".

Preeminente, segundo o Aurélio, significa "que ocupa lugar mais elevado, superior, sublime, nobre, distinto".

ESPORTIVAS
1 - Gaúcho de São Leopoldo, o pivô Tiago, 21, jogou no Internacional (RS) e no Noma/Maringá, onde foi vice-artillheiro da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal com 32 gols e agora tem a primeira chance na Seleção Brasileira.
O técnico PC de Oliveira convocou-o para o desafio Brasil x Holanda, no lugar de Índio, no Rio Grande do Norte e Ceará, dias 19 e 22 próximos.

2 - No dia 2 de março de 1975, no Estádio Brasil de Marialva, o Grêmio Maringá iniciava o Campeonato Paranaense vencendo o poderoso Clube Atlético Paranaense por 2 a 1. Lembro-me do público saindo do estádio xingando um radialista.

Blog
O Factorama reivindica a grande notícia da terça: a descoberta do primeiro blog de uma maringaense declaradamente garota de programa, que atende pelo nome de Mel. Quer saber o endereço? Acesse o Factorama.

Silicone
Mariana, a participante do BBB6 que venceu concurso de modelo em Maringá há 5 anos, tem 235 mililitros de silicone.

TROVA
Quero um brinde que consagre
a memória desse amor
que se hoje é meu vinagre
outrora foi meu licor...
(Lacy José Raymundi - RS)

Continue lendo

Vem aí o Disque-Vandalismo

O prefeito Silvio II pretende dar um jeito no aumento do número de atos de vandalismo contra próprios públicos. Nas últimas semanas, especialmente centros esportivos foram vítimas dos vândalos.
A idéia de Silvio II é instituir o Disque-Vandalismo, disponibilizando um número de telefone para que as pessoas sejam estimuladas a denunciar os atos que acabam provocando prejuízos ao erário.

Continue lendo

Busto de Heitor Furtado não foi furtado

Uma boa notícia. O busto do ex-deputado federal Heitor Alencar Furtado, que teria sido furtado no dia 29 de dezembro da praça que fica na entrada do Conjunto Borba Gato, não foi roubado. Foi, sim, vítima de vandalismo - mas sua retirada do local pelos vândalos não chegou a acontecer.
Naquele dia de manhã quem passava pelo local era Sergio Neme, ex-superintendente do Aeroporto Regional de Maringá. Ele percebeu o busto caído do pedestal, na grama da praça. Desceu, conversou com pessoas que estavam ali perto e com policiais militares que vinham numa viatura. Comunicou que era da prefeitura e que levaria o busto, feito de bronze, para que fosse colocado de volta ao pedestal.
O busto de Heitor - assassinado em 1982 - está na Seção de Patrimônio da prefeitura e deverá ser recolocado em breve.

Continue lendo

Publicidade: agora, cinco estão na disputa

Das oito agências que se apresentaram para disputar o bolo da publicidade da Prefeitura Municipal de Maringá para este ano (um recorde histórico de R$ 2,6 milhões), três estão fora. Além da Galinari & Barros Ltda e da Ativa Propaganda Ltda, desclassificadas no dia 6, hoje foi a vez da Pensatta Propaganda. Ela recebeu a menor nota de melhor técnica de 57.5, e, de acordo com o edital, sendo menor que 60, é desclassificada.
A melhor nota (88.6) foi para a Sol Propaganda, seguida da CCZ Publicidade e Marketing Ltda (de Curitiba), com 87.9; Jump Comunicação, 73; Única Propaganda, 69.5; e Meta Propaganda (de Maringá, que fez a campanha de Silvio II), 67.2.
O próximo quesito a ser analisado é o de melhor preço. O resultado, com a escolha das duas agências que coordenarão os gastos da propaganda oficial de SM Silvio II, sairá na próxima semana.

Continue lendo

Prefeitura pode ser multada em R$ 50 mil/dia

A decisão da Justiça do Trabalho, concedendo liminar ao Ministério Público do Trabalho contra a exigência de a pessoa não ser fumante para assumir cargo, no concurso do Programa Saúde da Família, pode causar uma multa diária de R$ 50 mil à Prefeitura Municipal de Maringá.
O prefeito Silvio II diz que recorrerá da decisão liminar.

Continue lendo

PSF: prefeitura perde a questão do cigarro

O Ministério Público do Trabalho conseguiu vencer na Justiça a exigência que o prefeito Silvio II colocou no concurso para contratação de servidores para o Programa Saúde da Família. A Justiça considerou a exigência inconstitucional.
A prefeitura de Maringá era a única no país que fez este tipo de exigência no edital do concurso.
Há, ainda, reclamações quanto ao teste psicológico, que podem resultar em novos problemas nos resultados oficiais do concurso

Continue lendo

Aparece lista do suposto caixa 2 tucano

O nome do deputado federal Ricardo Barros (PP), ex-vice-líder do governo FHC, aparece na lista do suposto caixa 2 tucano que teria sido montado a partir de Furnas. Outros 155 candidatos das eleições de 2002, inclusive oito do Paraná, também aparecem. O ex-deputado José Borba (PMDB) e José Janene (PP) fazem parte da lista do suposto caixa 2. O assunto está sob investigação da Polícia Federal (leia post abaixo).
A autenticidade do documento vem sendo levantada pela PF, mas as cópias já circulam nos bastidores políticos há alguns dias e já ganhou a internet. Veja o documento.

Continue lendo

Brandão deve tomar posse amanhã

A posse do novo delegado-chefe de Maringá, Antonio Brandão Neto, deve mesmo acontecer nesta quarta-feira às 11h, no paço municipal.
A cerimônia, que não está completamente confirmada, será presidida pelo ex-delegado Leonil Cunha Pinto, corregedor regional da Polícia Civil. O secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, não deverá estar presente.
Inicialmente, a posse deveria ter ocorrido na manhã de hoje, mas problemas de agenda provocaram a mudança. A confirmação será feita até o final desta tarde.

Continue lendo

PF investiga suposto caixa 2 de Furnas

(A matéria a seguir está na edição de hoje da Folha de S. Paulo. Fala sobre papéis, atribuídos a ex-funcionário, denunciando que 156 candidatos se beneficiaram; entre eles, um deputado da região)

A direção-geral da Polícia Federal confirmou ontem que investiga a origem e o conteúdo de papéis entregues ao órgão no final do ano passado sobre a suposta existência de um caixa dois comandado por funcionários da estatal de energia Furnas Centrais Elétricas e que teria arrecadado cerca de R$ 40 milhões na campanha de 2002.
Furnas tem sob seu controle dez usinas hidrelétricas e atua no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Paraná e Rondônia, onde estão 51% dos domicílios do país.
Segundo os papéis -cinco páginas que são cópias de uma cópia autenticada-, 156 candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual de diversos Estados e partidos receberam recursos, nas eleições de 2002, por meio desse suposto esquema de caixa dois.
O dinheiro teria sido conseguido “por intermédio de Furnas, entre colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, construtoras, bancos, fundos de pensão, corretoras de valores e seguradoras”, segundo diz o cabeçalho desses papéis.
A declaração, datada de 30 de novembro de 2002, traz uma assinatura supostamente reconhecida em 2005 em um cartório do Rio de Janeiro e atribuída a Dimas Fabiano Toledo, que foi diretor de engenharia de Furnas durante 12 anos e trabalhou na empresa por mais de três décadas.
Ele pediu afastamento do cargo em 2005, logo após o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) ter denunciado, em entrevista à Folha, a existência de supostos esquemas de desvio de recursos públicos em Furnas.

Lobista - A Polícia Federal está agora à procura do suposto documento original que deu base às cópias. No mesmo inquérito que investiga a estatal, a polícia já tomou o depoimento do lobista Nilton Monteiro, que teria informações sobre os papéis.
Monteiro é o mesmo lobista que revelou documentos -depois reconhecidos como autênticos pela Polícia Federal- sobre a existência de um caixa dois na campanha eleitoral de 1998 do então candidato à reeleição ao governo de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB).
Os papéis identificam nominalmente cem doadores, incluindo algumas empresas públicas. Na última página há uma explicação sobre a suposta forma pela qual os recursos foram distribuídos que sugere a existência de outros documentos que formariam um mesmo dossiê.
“Todos estes valores foram repassados aos coordenadores de campanhas dos candidatos, sendo estes os responsáveis pelas distribuições dos recursos acima mencionados, conforme planilhas apresentadas e com os respectivos acordos de recebimentos”, diz o documento. (RUBENS VALENTE)

OUTRO LADO
Documento não é autêntico, afirma ex-diretor de Furnas
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O ex-diretor de Furnas Dimas Toledo enviou ontem uma nota à Folha na qual nega a autenticidade do documento e afirma que tomou conhecimento da sua existência por meio de jornalistas.
“A lista a que meus advogados tiveram acesso, exibida há dois meses por jornalistas de revista de circulação nacional, é cópia reprográfica de suposta cópia autenticada de original jamais exibido. (...) Significativo que nesses dois meses o original da referida lista jamais tenha aparecido. E não apareceu por uma razão singela: submetido o original à perícia ficaria de uma vez por todas demonstrada a falsidade. Posso manifestar essa certeza por dois motivos categóricos: jamais elaborei ou subscrevi relação dessa natureza; e os fatos que a lista pretende demonstrar são mentirosos, afinal, jamais funcionei como arrecadador ou caixa de campanha para quem quer que seja”, informou Toledo.
“Curioso também que a fonte da referida lista jamais tenha sido identificada, embora muitos concentrem as suspeitas numa mesma direção. Se a informação viesse a público, os leitores desse prestigiado periódico poderiam, por certo, formar opinião a respeito de sua credibilidade e dos interesses que atende nesse momento conflagrado da política nacional”, afirmou o ex-diretor de Furnas.
“O assunto já está aos cuidados da Polícia Federal. Espero que as investigações cheguem à identificação do autor da fraude para que possa responsabilizá-lo civil e criminalmente”, afirmou Toledo.

Continue lendo

Maringaense posa para revista VIP


A maringaense Adriane Grott está na revista VIP deste mês. Trata-se do segundo ensaio dela na publicação, depois de ter posado para o site The Girl, em outubro do ano passado, fotografada por Bruno Cals (autor da foto acima). Na época, publiquei a foto no site e na coluna, mas não sabia que ela era conterrânea. Fotografada por Reinaldo Gama, Adriane diz que chegou a pensar em refazê–las: “fiz as fotos quando tinha acabado de chegar de Londres e lá comi muito chocolate, tomei muito refrigerante. Nas fotos achei que estou um pouquinho mais feinha”. “Com muitas formas...”, declara. (O texto abaixo é da divulgação)
Ela já trabalhou por um tempo na Inglaterra, mas voltou de lá por medo. Durante sua estada em Londres, Adriane presenciou o atentado de 7 de julho, onde quatro bombas, que foram colocadas no sistema de transporte público, deixaram 56 mortos e 700 feridos. “Senti medo pra caramba, é muito diferente ver pela TV e ver pessoalmente. Eu estava lá quando mataram o brasileiro”.
Natural de Maringá, a modelo adotou São Paulo há três anos, onde divide um apartamento com um amigo e uma amiga. “Sou muito dinâmica, gosto de ter coisa para fazer o tempo todo, e São Paulo é uma cidade que não pára”.
Adriane gosta muito de ler. De Maquiavel a Paulo Coelho, a modelo se diz bastante eclética, gosta de saber um pouquinho de tudo o que acontece. “Estudei jornalismo e publicidade, fiz um ano de cada, mas não deu para terminar. Faltava pra caramba por causa do trabalho”.
Ao ser questionada se a inteligência das modelos é subestimada, Adriane é enfática: “Modelo entende do que precisa para fazer bem aquilo que faz. Mas um pouco de cultura geral não faz mal a ninguém”.
Sobre ser bonita, a modelo não se faz de rogada: ”Eu me acho, eu me amo, eu gosto muito de mim, do meu jeito, da minha capacidade”.

Continue lendo

9.1.06

Mosaico (terça)

Boa nova
A condenação do ex-vereador Divanir Moreno (PMDB), noticiada nesta segunda pelo blog do colunista, é um alento no momento de tantas notícias ruins envolvendo nossos vereadores.
Que a Justiça realmente se faça é o desejo da turma toda.

Aliás...
O juiz que condenou Divanir Moreno, Belchior Soares da Silva, é o mesmo que analisa a denúncia de superfaturamento na aquisição dos 20 laptops fora de linha e dois tripés que custam mais que as câmeras.

Reação
Reação de muita gente ao ler a entrevista reveladora de Becker:
– Socooooorrro!!

Mais fraude
Não custa nada e interessa de perto, pois deve envolver gente da região: o chamado “dimasduto” e a segunda conta do publicitário Duda Mendonça, em Nova Iorque, devem revelar nomes interessantes.
O “dimasduto” envolve o ex-diretor de Furnas, Dimas Toledo, a quem caberia levantar recursos para o financiamento de candidatos do PSDB e de aliados, em 2002.

Envolvimento
Um político paranaense, que coincidentemente encontra-se nos Estados Unidos, apareceria na nova lista de financiamento irregular de campanha tendo recebido R$ 75 mil.

Dinheiro
A demora na tal reforma e a falta de comunicação oficial da prefeitura nos remete a novas indagações.
Por exemplo: em qual cadeira se sentará o ex-prefeito José Luiz Bovo, de São Jorge do Ivaí? Chegou-se a falar até que ele substituirá Paulo Trisoglio Nascimento, na Fazenda. Mas deve acabar controlador-geral.

Saúde
Outra possibilidade seria Bovo assumir a super-secretaria da área social, mandando nas secretarias da Mulher, Assistência Social e Saúde.
Motivo: São Jorge do Ivaí tem uma elogiada área de saúde pública. Lá quem toma medicamento contínuo recebe os remédios em casa, assim como o agendamento de consultas especializadas.

Em estudos
Aliás, este sistema utilizado na pequena São Jorge do Ivaí seria implantado em Marialva, pelo seu ex-secretário Antonio Carlos Nardi.

Positivo
O blog do colunista reproduziu a entrevista que Ronaldo Nezo fez com o ex-vereador Umberto Becker.
A repercussão e os elogios ao advogado foram muitos.

Chororô
A saúde em Maringá é uma questão tão séria e complicada que o novo secretário da pasta chora antes.

Sacanagem
Lamentável o furto do busto do ex-deputado Heitor Alencar Furtado, da praça (?) na entrada do Conjunto Borba Gato.
A exemplo da placa de bronze que marcou a visita do hoje imperador Akihito, deve estar em algum ferro-velho por aí. É desta forma que uma cidade perde sua história e identidade.

Poder
Só para lembrar: a fiação roubada no Bosque das Grevíleas, há vários meses, foi adquirida por um integrante do PP.

Polícia Civil
Marcolino Aparecido da Costa entrega o cargo, hoje às 10h30, ao delegado Antonio Brandão Neto.
Será no paço municipal, onde também aconteceu há pouco mais de um ano a posse de Marcolino.

Chances
Se Cássio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba, fizer uma votação expressiva como candidato a deputado federal pelo PFL, o maringaense Miro Falkemback passa a ter boas condições nas eleições deste ano.

Providências
O Ministério Público vai denunciar os deputados que repassaram a entidades beneficentes o dinheiro da convocação extraordinária, por se caracterizar propaganda eleitoral imprópria, antecipada e ilegal.
Deveria fazer o mesmo contra pré-candidatos que já colocam propaganda em forma de adesivos em carros.

Jeito PP
O prefeito Silvio Barros II, que se incomoda com a comparação do governo Barros 3 com o jeito petista de governar, parece encontrar uma identidade própria e o jeito pepista de governar.
Na opinião do presidente estadual do PMN, Willy Taguchi, junte-se a isto as declarações do ex-vereador Umberto Becker, o nepotismo na prefeitura e na câmara e o fato de três da família terem mandato, para surgir o trocadilho: Partido dos Parentes.

Naturalidade
Hélio Fernandes, da Tribuna de Imprensa (RJ), repara que três paranaenses se destacaram nas CPIS: Álvaro Dias, Osmar Serraglio e Gustavo Fruet.
Considera natural que queiram ascender nas próximas eleições.

Cena brasileira
Hoje faz 24 dias que foi feita a convocação extraordinária do Congresso Nacional. Cada parlamentar ganha extra, por dia, R$ 443,00.
Mas está tudo parado, parado. E muitos continua de férias.

Pensamento estúpido
Quando você acorda na manhã do ano novo, percebe que tudo é branco e agradavelmente fresco, isso não é um bom presságio. É que você dormiu com a cara enfiada na privada.

VAPT-VUPT
• Marcos Valêncio toma posse hoje em lugar de Sergio Neme. Ambos têm ligações com o Eadi.
• Considerando que esta é a administração que menos fez na área do meio ambiente, foi terrível a comparação que o prefeito fez (derrubada de floresta) na posse do secretário de Saúde.
• A imprensa curitiba considera o Galo Maringá um dos três candidatos à zebra do Paranaense.
• Campo Mourão (52 homicídios em 2005) já registrou dois assassinatos este ano (um a cada 3,5 dias).
• Depois da Daslu e da Daspu, surge agora a marca Dasfu, esta especialmente feita para quem acreditou no Lula.


UMA BASE
O panfleto, com algumas das promessas feitas pelo atual prefeito, é para que o eleitor possa ter base para fazer o balanço do primeiro ano de Silvio II na prefeitura de Maringá. (clique para ampliar)

TROVA
Alerta a todo machista:
nova era se avizinha...
Será uma grande conquista
ver os homens na cozinha!
(Renata Paccola)

Continue lendo

Tarifa causa problema em Londrina

A tarifa do transporte coletivo em Londrina foi reajustada para R$ 2,00.
Detalhes no Midia Independente.

Continue lendo

Ex-vereador desistiu de reeleição

Pouco antes de ser denunciado, talvez prevendo o que iria acontecer, Divanir Moreno desistiu da candidatura à reeleição. Ele era nome certo no PMDB e sua desistência pegou o pessoal de surpresa. A notícia é esta.

Continue lendo

Mais sobre o caso que motivou a condenação

Na época, pelo Maringá News, noticiei o caso em primeira mão.
Confira aqui, aqui e aqui.

Continue lendo

Observações sobre a condenação de ex-vereador

A respeito da condenação cível do ex-vereador Divanir Moreno Tozati (PMDB) e sua mulher (leia o post das 11h39):

  • Divanir Moreno, que desistiu de ser candidato a reeleição em julho passado, responde a outra ação, junto com o presidente da câmara, João Alves Corrêa (PMDB). É o famoso caso do tombamento do prédio da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e a denúncia de que houve propina, aos dois vereadores, por parte da Santa Alice Loteadora.
  • O juiz Belchior Soares da Silva, que condenou Moreno, tem em mãos outra ação envolvendo João Alves Correa: o caso dos laptops superfaturados, fora de linha, e os dois tripés, adquiridos pela câmara por mais de R$ 236 mil.

Continue lendo

Posse do delegado Brandão Neto não está certa

A posse do novo delegado-chefe da 9a SDP, Antonio Brandão Neto, não acontecerá mais amanhã às 10h30, no paço municipal, como se divulgou hoje pela manhã. A Secretaria de Estado da Segurança Pública não confirmou a data nem o horário.
Hoje à tarde o delegado Brandão começou a se mudar para a sala que pertencia a Marcolino Aparecido da Costa. Por volta das 15h15 ele levou os primeiros objetos para a sala, que já está sem os equipamentos (como computador e objetos de decoração) que pertencem a Marcolino.
A nova data da transmissão de cargo e posse deve ser divulgada até amanhã.

Continue lendo

Sobre Heitor Alencar Furtado

Leitor, em comentário no post "Furtaram o busto de Heitor Alencar Furtado", escreve:
"Não se pode comparar os dois políticos, pois o primeiro era um dos homens mais queridos da política brasileira e foi morto em circunstância que até hoje está mal explicada, enquanto que os acontecimentos que envolveram a morte do filho do segundo foram amplamente conhecidos e normais.
Apenas para retificar um pequeno engano do prezado jornalista, a cidade onde aconteceu o fato, foi Jandaia do Sul e não Mandaguari. O criminoso, embora as notícias da época o trataram como policial, ele, realmente não estava investido de função pública".

Esclarecendo: o crime ocorreu em Mandaguari, num posto de gasolina, logo na entrada, debaixo de um poste de luz, onde ele parou para o cochilo. Branquinho era policial e estava afastado; não deveria, portanto, estar em serviço.

Continue lendo

Algumas notícias sobre a "reforma" do secretariado

Mais dois nomes que permanecerão no secretariado municipal de Silvio Barros II: Paulo Trisóglio (Fazenda) e Ademar Schiavone (Administração). Ele havia confirmado, semana passada, a permanência de Flávio Vicente (Turismo, Indústria e Comércio).
Nesta terça-feira, Silvio II conversará com Benivaldo Ramos Ferreira (chefe do Gabinete do Prefeito) e Valdir Pignata (Transportes) sobre a permanência deles.
O ex-prefeito de São Jorge do Ivaí, José Luiz Bovo, atual secretário municipal daquela cidade, deverá ocupar o cargo de controlador na administração Silvio II.

Continue lendo

Qual será a função de Jacó pós-reforma?

O melhor amigo do prefeito Silvio II, o ex-pastor da Igreja Adventista de Brasília Jacó de Oliveira Pinto, deve mudar de função com a (lenta) reforma do secretariado municipal. Até 31 de dezembro ele ocupou cargo de assessoria do Gabinete do Prefeito, cuidando principalmente de questões ligadas à comunicação do governo.
As últimas informações são de que ele deverá mudar de função, mas ninguém ainda sabe qual.

Continue lendo

Competência zero

Um “marqueteiro dez” elegeu um “Presidente Zero” que tinha projeto de “Governo Zero”, criou o “Fome Zero” e, três anos depois, com “Licitação Zero”, o “Buraco Zero”, que são de “Eficiência Zero”. O povo brasileiro, desempregados, empregados, pobres e aqueles que pagam
juros e impostos “Estão no Zero”. Leia mais aqui.

Continue lendo

Justiça condena ex-vereador em Maringá

O ex-vereador e ex-chefe da Ceasa Divanir Moreno Tozati (PMDB) foi condenado pela Justiça maringaense a devolver dinheiro aos cofres públicos municipais. Sua mulher, Edileuza Alves de Souza, também foi condenada, na área cível. Ambos podem recorrer da sentença, assinada pelo juiz Belchior Soares da Silva, da 6a Vara Cível da comarca (ação 595/2004). O processo na área criminal, na 4a Vara, continua. As ações foram propostas pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público.
Divanir Moreno terá que devolver R$ 15.409,68; sua mulher, devolverá R$ 1.301,70. Em 1o de julho de 2002 Juliana foi contratada como assistente no gabinete do então vereador, sem que soubesse. Até 31 de dezembro daquele ano, quando houve a exoneração, o salário destinado a Juliana Aparecida Canova era desviado para a conta corrente da mulher de Divanir. Até o dinheiro da rescisão contratual foi depositado na mesma conta, havendo comprovação grafotécnica de que a assinatura foi falsificada.
Além da condenação para devolução do dinheiro recebido irregularmente, devidamente atualizado, o ex-vereador do PMDB recebeu multa no valor de um salário que recebia enquanto legislador (cerca de R$ 4 mil), além do pagamento das custas. Divanir Moreno fica ainda inelegível por três anos e não pode negociar com o poder público. Se estivesse cumprindo mandato, de acordo com a sentença, Divanir teria que deixar o cargo; no entanto, diante da possibilidade de condenação, no ano passado ele acabou desistindo de se candidatar à reeleição.

Continue lendo

Marcos Valêncio toma posse amanhã

A posse de Marcos Antonio Valêncio, novo superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, será nesta terça-feira, às 10 horas, no sagüão do próprio aeroporto. A posse foi confirmada agora há pouco pela prefeitura municipal.
Valêncio, que assessorou Silvio II na campanha eleitoral, substituirá Sergio Neme, empresário do setor aduaneiro.

Continue lendo

8.1.06

Furtaram o busto de Heitor Alencar Furtado

Está no blog do Lukas, que mora naquela região:

Roubaram o busto do deputado federal Heitor Alencar Furtado, colocada na praça na entrada do Conjunto Borba Gato. Ano passado roubaram a placa de bronze defronte a Igreja São José, que marcava a passagem do príncipe (hoje imperador do Japão) Akihito por Maringá. Gozado, o Peladão ninguém rouba...
Heitor Alencar Furtado era filho de Alencar Furtado, deputado federal cassado pelo AI-5. Foi ele quem pediu, se não me engano na gestão Jairo Gianoto, para que colocassem o busto em Maringá. Escolheram errada o local, que deveria ser mais central. Heitorzinho foi morto por um policial civil, Branquinho, depois de acordar de um cochilo num posto de gasolina de Mandaguari (ele retornava de Brasília para Paranavaí, sua base eleitoral). O policial, como boa parte deste servidores públicos à época, preferiu atirar primeiro e depois perguntar quem era. Foi um escândalo, uma comoção nacional.
Furtado, anos depois, ficou chateado com o Paraná e Paranavaí (mais ou menos como aconteceu com Silvio Name, após a morte do filho; ele evita até sobrevoar Maringá), e retirou os restos mortais de Heitor daquela cidade. Alencar Furtado referia homenagear o filho vindo a Maringá, ver o busto - que, cá entre nós, era muito feio.

Continue lendo

Saúde: duas pérolas

O Saúde Maringá é escrito por alguém que sabe muito de saúde. Seria um funcionário público. O anonimato garante boas tiradas. Ele esteve na posse do novo secretário de Saúde. Separamos duas pérolas (as demais estão no blog).

  • "Vou dividir a responsabilidade com o funcionalismo". Será que o salário dele também?
  • "...a Secretaria de Saúde acaba virando uma corrida de revezamento". Só que em vez de bastão passam um abacaxi.

Continue lendo

A entrevista com Umberto Becker


Esta é a entrevista publicada no jornal Hoje Maringá deste domingo, com o advogado Umberto Becker, que assumiu como vereador por um ano, tornando-se o primeiro vereador do PPS. A entrevista foi feita por Ronaldo Nezo.

Primeiro suplente da câmara revela que presidência monopoliza decisões e mantém vereadores sob controle com distribuição de cargos



Umberto Becker (PPS) foi comunicado esta semana que não estará entre os 15 vereadores da Câmara de Maringá quando os trabalhos legislativos começarem em fevereiro. Embora tenha recebido 3.049 votos, o número não foi suficiente para garantir uma vaga definitiva. Ele ficou com a primeira suplência – como aconteceu em 2000, quando disputou pela primeira vez e obteve 1.172 votos.
No ano passado, Becker ocupou a cadeira de Walter Guerlles, licenciado para ocupar a presidência do Saop (Serviço Autárquico de Obras Públicas). Com a reforma administrativa feita pelo prefeito Silvio Barros, Guerlles estará de volta à câmara.
Em entrevista à reportagem do Hoje, Umberto Becker (foto acima)fala sobre as circunstâncias que o impediram de continuar legislando. Ele ainda comenta a reforma política e revela os bastidores da Câmara de Maringá.

Jornal Hoje - O senhor foi comunicado esta semana que perderia a vaga na câmara. Acredita que seu comportamento independente diante do prefeito e dos demais colegas colaborou para que perdesse a chance de continuar na casa?
Umberto Becker – Eu fui comunicado pelo prefeito Silvio Barros na manhã de quarta-feira. Ele falou: dá um pulinho aqui para conversar comigo, porque o [Walter] Guerlles está voltando para a câmara. Tudo bem, fui lá. A primeira coisa que ele me disse foi o seguinte: você não me agradou na câmara. Eu disse para ele: minha intenção não era te agradar. Minha intenção era fazer meu trabalho e representar a população de Maringá. Agradar ao prefeito, agradar ao presidente da câmara ou agradar aos demais vereadores, isso é uma coisa que não me interessava. O que me interessava era fazer meu trabalho como vereador. Eu entendi o quê? Que meu comportamento na câmara não interessou ao prefeito. Muito embora tenha havido um bom trabalho do Guerlles no Saop, o bom trabalho não prevaleceu ao meu trabalho na câmara que ele [prefeito] não gostou. Afinal de contas, eu fui o único que não votou o aumento do IPTU esse ano. É verdade que o IPTU teve uma correção de 1,26%, mas as taxas tiveram um aumento em torno de 18%. Então, a verdade é que o fato de eu ter desagradado na câmara teve mais importância para o prefeito do que a continuidade do Guerlles no Saop. Esse foi o fato preponderante. Agora a reforma [política] não está sendo uma reforma administrativa. O que está acontecendo é uma previsão política para as eleições deste ano. Está vindo gente influente de cidades vizinhas para administrar nossa cidade. Vamos citar aí o Antonio Carlos Nardi que vem de Marialva, o José Luiz Bovo, que vem de São Jorge do Ivaí, e parece-me que está vindo mais gente da região para assumir cargo no município de Maringá. No meu modo de entender, é uma forma de administrarem a eleição deste ano. Ou seja, o povo está de lado.

Quando o senhor ocupou a vaga de vereador na câmara, havia a expectativa que pudesse apoiar ao prefeito, já que o seu partido trabalhou, no segundo turno, pela eleição de Silvio Barros. O senhor diria que a expectativa que depositou no prefeito estaria sendo frustrada pelo que a administração apresentou até agora?
Eu entendo que o Silvio é uma pessoa que tem boas intenções. Ele é um bom prefeito. O problema é que em vez de estar cercado de gente que administra, está cercado de políticos, de raposas antigas, que estão rodeando o Silvio a mando do seu irmão [o deputado Ricardo Barros]. Eu entendo isso, porque a bem da verdade não tem administrador lá dentro; é tudo político. Administrador de verdade mesmo só tem o pessoal de carreira. O Silvio está rodeado de políticos e políticos que não conseguiram grandes coisas pra cidade. Esses compromissos que o Silvio tem estão prejudicando a sua administração. Agora, o Silvio é competente? É. Mas ele está mal assessorado. A influência que está havendo na administração dele por outros políticos é bastante grande. Eu não vejo o porquê do Guerlles ter saído ou não ser um dos quatro homens de confiança, pelo trabalho que o Guerlles realizou. O Guerlles fez um trabalho excepcional na cidade. Depois, o Guerlles me confidenciou que não foi nem convidado para fazer parte do novo quadro administrativo. Eu entendo o porquê dele não ser convidado. O Guerlles é pré-candidato a deputado estadual. Todas aquelas pessoas que têm condições de ser candidato e não estão no partido do senhor prefeito, do irmão e da cunhada [a deputada Cida Borghetti], estão fora. Estão sendo privilegiadas aquelas pessoas que vão dar voto para o prefeito e seus parentes na cidade de Maringá e nas cidades circunvizinhas.

O senhor esteve na câmara durante o último ano. Gostaria de ter a chance de retornar aos trabalhos legislativos?
Eu gostaria de fazer um trabalho, o que comecei a fazer e não pude. Eu acho que a Câmara de Maringá precisa de gente que tenha compromisso com a população. Precisa de gente que não tenha compromisso com o presidente da câmara [John Alves Corrêa] e nem com o prefeito, e que não vá lá para ficar fazendo gracinha. Eu acho que é uma função importantíssima. Nós temos 15 vereadores para mais de 200 bairros. Entendo eu que deveríamos ter 50 vereadores, com salário apenas simbólico e que representassem de verdade os nossos bairros. Mas não é o que eu vejo. Mas o ponto principal disso tudo é saber que, eu voltando ou não, eu sozinho não consigo resolver todos os problemas. Tem muita gente lá que tem boas intenções, mas tem muita gente lá apenas como meio de emprego.

O Legislativo maringaense tem o perfil que o senhor esperava?
Tem o perfil que eu esperava que tivesse. Tem gente que está lá tão somente para complementar uma renda. Infelizmente, é isso. Tem muita gente que depende de muitas situações lá dentro. Que troca um voto por um cargo e assim sucessivamente. Isso não é política. Isso é clientelismo. Mas se a gente não jogar um pouquinho de areia, nós nunca vamos conseguir fazer a nossa praia. Então, cada um tem que colocar um pouquinho de areia, dar a sua parcela de contribuição. Mas eu friso: tem gente boa na câmara, mas as pessoas que têm esse pensamento de fazer uma Maringá melhor não conseguem crescer.

Em várias ocasiões, o senhor reclamou de projetos que apresentou e estavam engavetados ou foram rejeitados nas comissões. O que aconteceu?
Aconteceu que eram projetos que realmente iriam repercutir. Por exemplo, teve um projeto já aprovado no Rio de Janeiro, já aprovado em Joinville (SC), que garantia desconto no estacionamento de shoppings e bancos, mas não passou. A Comissão de Constituição e Justiça disse que era inconstitucional. Como advogado, não vejo inconstitucionalidade nenhuma naquilo se vai beneficiar tanta gente. Então, o que beneficia a população é inconstitucional? Só o que beneficia o proprietário é constitucional? Essa é uma questão que deveria ter sido discutida em plenário. Não poderia ser brecado por três pessoas que fazem parte de uma comissão. E mais um detalhe: tendo a colaboração do jurídico da câmara. As argumentações que eles colocaram não convencem. Tudo que não é proibido, é juridicamente permitido. Era permitido que aquele projeto fosse ao plenário pra gente discutir e quem tivesse conhecimento colocasse aos nobres edis os pontos favoráveis e contrários. Infelizmente, não me deram essa oportunidade.

Há uma nítida dificuldade de acessos aos documentos na câmara – inclusive por parte dos vereadores. Na sua opinião, por que isso acontece?
O presidente de um clube de futebol tem que administrar as contas do clube e dar uma norma geral. Mas não pode escalar os jogadores, do contrário não precisaria de técnico. Na Câmara de Maringá funciona mais ou menos da mesma forma. Se você quer um documento, tudo tem que passar na mão do presidente. O “treinador” não resolve. O presidente monopoliza a câmara. Até para saber quem eram os assessores nomeados pelo vereador Guerlles em meu gabinete, demorou quase um mês. A moça disse que para passar a informação tinha que ver se o presidente autorizava. Um absurdo. Inclusive, eu fiz um requerimento a respeito dos parentes. Até eu ter a resposta, demorou 40 dias. E quem veio me trazer a resposta foi o presidente. Mas ficou enrolando, enrolando e só veio à tona com o pedido da Promotoria [de Defesa do Patrimônio Público]. Então, o problema da tramitação de documentos é que o presidente barra tudo.

A câmara ganhou destaque nos noticiários nos últimos três meses do ano por casa da compra de notebooks e tripés por preços supostamente superfaturados, conforme concluiu a denúncia proposta à Justiça pelo Ministério Público. O senhor foi um dos vereadores que defendeu a instalação da CPI. Por causa disso, sofreu algum tipo de pressão?
Não sofri pressão alguma. Inclusive a minha assessora foi conversar com a vereadora Marly [Martin Silva] e ela disse que iria fazer [o requerimento para abertura da comissão de investigação]. Ela tomou essa atitude, imagino eu que por eu ser suplente, talvez acreditasse que eu sofreria algum tipo de pressão. Mas eu assinei porque é uma coisa que tinha ser feita. Se o presidente não tivesse nada a temer, por que não deixou instalar a CPI? Eu não devo, eu não temo. O problema é todo esse: ele manda e desmanda. E tem gente que aceita isso. Eu, particularmente, não aceito. Eu tenho minha forma de interpretar essa situação. E até um dia antes de eu sair da câmara não foi me entregue o laptop. Também não foi feito por escrito o pedido de desistência. E não só eu, mas tem mais dois ou três vereadores que disseram que não querem o laptop. Eu queria saber o que a câmara vai fazer com esses laptops. Será que vai devolver? O que vai fazer com esse dinheiro? O prefeito deu uma resposta sobre o que ele pensa dos laptops. Pelo menos eu penso que ele deu uma resposta, quando ele comprou aquele laptop por menos de R$ 5 mil. E se nem todos vereadores receberam os laptops, onde estão eles? Estão parados? Vão ser devolvidos?

Agora, fora da câmara, o que o senhor diria sobre a compra dos notebooks?
Eu diria o que já disse quando estava lá. Eu acho que estão superfaturados. Eu acho que todos os vereadores deveriam ter sido consultados. Eu não fui e a maioria não foi. Tudo que se faz na câmara tem que ter transparência e não houve transparência na aquisição desses computadores. É uma imoralidade.

Que erros o senhor apontaria no tratamento que seus ex-colegas de câmara deram a esse tema?
Muita gente sequer analisou os documentos da licitação. Muita gente se deixou levar pela conversa amigável do senhor presidente. Muita gente se omitiu não querendo saber disso e muita gente sequer falava sobre isso. Para eles era normal essa aquisição. A minha resposta em relação a isso foi o depoimento que dei no Ministério Público e foi minha assinatura, a primeira para pedir a apuração.

O senhor citou em alguns momentos dessa entrevista o controle que o presidente tem sobre os demais vereadores. Na sua opinião, por que aceitam passivamente esse tipo de situação?
Eu e mais uns dois ou três vereadores não participávamos de muitas reuniões que eram convocadas pelo presidente. Eu tenho a impressão que esses vereadores que simplesmente aceitam o que o presidente fala devem ter cargos lá. Um cargo aqui, um amigo ali e acabam se entregando por causa disso. Ficam com o “rabo preso” por causa de um cargo aqui, um cargo lá.

A população tem representantes que dignificam o voto dado pelos eleitores?
Tem. Vou citar alguns. O vereador Humberto Henrique, o vereador Mário Hossokawa. [Pensa um pouco...] Eu vou ficar por aqui.

Só os dois?
É gente que fica lá, que trabalha, fiscaliza.

Se o senhor pudesse propor uma reforma de comportamento e ações na câmara, que reforma proporia?
Acho que os vereadores deveriam levar mais a sério a função deles. Tem muita coisa que só “enche lingüiça”. Eu vi vereadores ocuparem a tribuna, discursando para defender a troca do nome de ruas, discursando para fazer o tempo passar. Só para a sessão não terminar tão cedo. Eu acho que deveria usar a tribuna quem pretende falar alguma coisa produtiva. Aquela tribuna é usada para fazer politicagem. Então, quer for usar, que seja breve, pare de enrolar. A vereadora Marly, por exemplo, usa a tribuna demais. É uma boa vereadora? É, mas usa demais. A vereadora Edith [Dias] também. Tem gente que fala “inhaca” lá.

Na última semana, a economia de R$ 1 milhão de um orçamento de R$ 2,8 milhões da Câmara de Apucarana gastou destaque em Maringá. O Legislativo de lá tem 11 vereadores e paga R$ 4,7 mil de salário para cada um deles; o de Maringá tem 15 e paga R$ 5,7 mil, mas o orçamento ultrapassa R$ 9 milhões. O senhor diria que a Câmara de Maringá gasta demais?
A Câmara de Maringá tem um orçamento de R$ 800 mil mensais. O Imposto de Renda dá uns R$ 180 mil. Sobra uns R$ 600 mil. Se fosse passado um pente fino em assessores nomeados pela câmara, acho que nós teríamos condições de devolver dinheiro para a prefeitura. Da forma como está hoje a câmara, nós não vamos ver nunca devolver dinheiro. Porque se tem dinheiro faz um favorzinho para um vereador aqui, ele vota um projeto comigo e está tudo certo. Está entendendo como funciona? Se está sobrando dinheiro, vamos gastar. Pelo menos é o que eu pude perceber nesse ano que eu estive lá. Se sobrou dinheiro, vamos dar um cargo para alguém aqui; afinal de contas, é mais um voto lá pra frente. É assim que funciona a câmara. Então, não espere devolução. Pelo menos por enquanto. De repente, quando mudar a presidência, podemos ter alguma coisa diferente.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima