14.1.06

Mosaico (domingo)

Na contramão
Terceirizar serviços públicos também é sinal de incompetência? A tese divide opiniões.
Mas, enquanto Silvio II está prestes a descumprir mais uma promessa de campanha e privatizar o Hospital Municipal, em Paiçandu se faz o contrário. Lá, onde já existe um hospital público, o Conselho Municipal de Saúde aprovou também a municipalização do laboratório de análises clínicas.

PELA DIGITAL
A prefeitura testa a troca do cartão-ponto pela impressão digital. A Setran já experimenta a novidade, pela qual o servidor cadastra um dos dedos da mão. Uma coisa é certa: não dá para "bater ponto" por um terceiro.
O pessoal está reticente.
Embalagem
Ao contrário do que está na licitação, as maletas dos laptops fora de linha adquiridos pela Câmara Municipal de Maringá não são feitas de couro.

MENOS
Levantamento parcial do vereador Humberto Henrique (PT) desmonta boa parte do que se falou este ano: a administração atual gastou menos com saúde em 2005 do que o PT em 2004.

Articulador
O ex-deputado federal José Borba está preocupado agora em articular para a eleição do líder da bancada do PMDB.
Quem ligava até esses dias para o gabinete da liderança ouvia que Borba, apesar de estar sem mandato, ainda era o líder.

Torcida
Entre os que torcem por Nerone secretário está o vereador Valter Viana, ex-presidente regional do PHS.

GATILHO
Gilberto Pavanelli, presidente do PMDB, não esconde que quer deixar o partido redondo para a disputa municipal em 2008.
E articula desde já.

Na capital
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, estará segunda-feira em Curitiba, para falar aos jornalistas sobre Execução Orçamentária da União em 2005 e sobre ganhos de eficiência da máquina administrativa.
Será realizada às 10h na sede regional do Banco Central, à rua Carlos Pioli, nº 133, auditório térreo, Bairro Bom Retiro.

UMA VITÓRIA ANUNCIADA
Será aberta no próximo dia 24 a licitação, feita pela Prefeitura Municipal de Maringá, para contratação de empresa especializada no fornecimento, implantação, manutenção e prestação de garantia de um sistema integrado de gestão contábil, financeira e administrativa, “com os objetivos de permitir um gerenciamento mais eficiente dos recursos públicos, criar mecanismos de auditagem dos atos dos servidores públicos envolvidos no gerenciamento administrativo e financeiro da prefeitura e melhorar o atendimento ao cidadão”.
Já teve gente da área de informática que desistiu de participar, prevendo que a Elotech Informática & Sistemas vai ganhar.
Motivo não falta. Em julho passado a Elotech foi contratada sem licitação (por R$ 238 mil) para entregar um novo sistema de informática (controle orçamentário, contabilidade, de compras e licitação, tesouraria e o sistema de informações gerenciais do Tribunal de Contas). A prefeitura à época alegou urgência, daí surgindo um atrito com a firma contratada pela administração anterior, a IPM. Houve troca de acusações, até uma comissão formada por vereadores levantou a situação e tudo. Em dezembro agora a mesma empresa foi contratada pela Capsema para fazer a análise, conversão de dados e implementação de sistema gerencial (R$ 45 mil).
____________________________________________________________________________

NOMES REGIONAIS DO PPS
O ex-deputado estadual Basílio Zanusso e o dr. Célio, farmacêutico em Paiçandu, visitaram o diretor Francisco Carlos da Silva na semana passada. Zanusso, cartorário em Sarandi, ainda não decidiu sobre sua candidatura. Se sair, após mais de 30 anos como parlamentar, terá grandes chances. Já Célio é mesmo pré-candidato a deputado federal e representa novidade nas eleições deste ano. Ambos estão no PPS.
____________________________________________________________________________

Extreme
Nesta semana balneário Camboriú (SC) receberá um grupo de artistas e atletas de rua do Extreme Impacto, projeto que prevê apresentações diárias de teatro, hip hop, street dance, pirofagia etc. Entre os 80 artistas e atletas está um grupo de Maringá.

QUEIXA
Do atleticano Leonardo Vianna, publicitário em Maringá, sobre a torcida do Galo na estréia no Paranaense (a íntegra está no blog do colunista): “De pacífica, amigável e interiorana não tem nada. E pra um time que surgiu no ano passado, é até bem empedernida (...) Ai, que saudades da Arena! E se você, torcedor atleticano de Curitiba, acha caro o valor cobrado pelo ingresso na Arena, experimente vir a Maringá e assistir o jogo pagando “dé reau”. O barato sai caro, meu amigo!".

Cetran
O servidor público maringaense Cícero João Ricardo Porcelani foi nomeado semana passada um dos nove integrantes do Conselho Estadual de Trânsito.

DEUS EXISTE
Sorte teve Elisete Pereira, maratonista e precisando de patrocínio. Teve o nome sorteado para receber um carro, na promoção de Natal de Curitiba, e desclassificada porque não havia preenchido corretamente o cupom.
No 2o sorteio, em meio a 560 mil cupons, ela foi novamente sorteada.

AINDA O PSF
Tem alguma coisa que não bate no teste psicológico realizado para selecionar contratados para o Programa Saúde da Família.
Antes até da abertura do concurso circulavam rumores de que quem fosse considerado "petista" (entenda-se o filiado, o simpatizante ou a pessoa que nada tem a ver com o PT) seria afastado.

Veio o teste e gente com anos de casa ficou de fora, sob alegações contestáveis.
Há o caso de uma agente comunitária de saúde, cujo trabalho já havia salvado várias pessoas (inclusive duas do suicídio), e que foi reprovada no teste sob alegação de que não tinha perfil para o cargo - que ocupou por cinco anos.

Houve um mistério sobre a aplicação do teste. A coluna tentou por várias vezes contato com a área de Saúde Ocupacional da prefeitura municipal, sem resultado.

O objetivo do teste psicológico, segundo vazou de uma reunião, era evitar que nas casas das pessoas entrassem "pedófilos, prostitutas e drogados".

Graças ao secretário Ademar Schiavone, da Administração, ficou-se sabendo que o município contratou uma empresa para aplicar o teste.
A empresa seria o Instituto Internacional de Estudos e Gerência, um braço da Employer. Nos bastidores, porém, o comentário é de que a empresa pertence a parente de gente graúda.

O intrigante é que o site do Iege explica que o instituto realiza cursos, eventos, seminários e coloca estagiários pós-graduados.
Mas não fala em nenhum momento que realiza concursos nem aplica testes em concursos públicos.

O RANKING DOS CARROS
Maringá continua com a terceira maior frota do Paraná, de acordo com o último levantamento do Detran, realizado em novembro. Curitiba tem 898.198 veículos, sendo que 66.337 são motocicletas. Londrina vem em segundo, com 208.061 carros, sendo 31.945 motos. Maringá aparece com 159.877 veículos, dos quais 24.670 são motocicletas. Cascavel vem a seguir, com 104.797 carros, sendo 13.211 motos. Ponta Grossa é o sexto em número de veículos, 93.077 no total, dos quais 9.228 são motos.

Calçadas 1
A questão das calçadas em Maringá provocou o interesse do Ministério Público, das entidades que defendem as pessoas deficientes que utilizam cadeiras de rodas e, claro, da prefeitura. Esta chegou, na gestão passada, a emitir 30 mil notificações, determinando que o pessoal regularizasse a situação dos passeios públicos.
Em julho passado venceu o prazo dado a cerca de 24 mil proprietários, para que consertassem as calçadas defronte seus imóveis. O próximo passo seria a emissão de autos de infração.

Calçadas 2
A novidade é que todas as notificações sumiram do computador. O município não possui comprovante de nenhuma notificação, a não ser a entrega delas pelo correio. Isto acontece, segundo a coluna apurou, por causa da denúncia contra um fiscal pego em flagrante em tentativa de extorsão. Por causa do processo contra ele, para determinar sua demissão do serviço público, levaram o computador com tudo relacionado às calçadas.
Detalhe: no seu primeiro ano a administração Silvio II não emitiu nenhuma notificação a respeito das calçadas.
____________________________________________________________________________

ESTÁ BEM
O professor e ex-prefeito João Ivo Caleffi tem sido beneficiado pela atual administração. Ele aparece muito bem nas pesquisas para deputado federal. Na maioria delas, por sinal, ele está empatado com Ricardo Barros e Odílio Balbinotti.
____________________________________________________________________________

Aeroporto
Alertado pela coluna, o superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Marcos Valêncio, diz que está procedendo as alterações no site oficial e acrescenta: nos próximos dias haverá boas novidades.

Um risco
O PSF ainda pode ter novas complicações. Se a liminar for mantida, até mesmo quem ficou de fora do concurso pode tentar anulá-lo na Justiça, por causa da proibição aos fumantes.

Praia
Quem atentou para o detalhe foi Verdelírio Barbosa: cinco pessoas conhecidas na cidade, que têm o mesmo prenome, passam por vendavais.
____________________________________________________________________________

HOMEM DEDICADO
Marcos Valêncio, superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, tomou pose na semana passada e já iniciou um trabalho que deve marcar época.
____________________________________________________________________________

CULTURA INÚTIL - PLUS
• O som do pato (o quá-quá) não faz eco. Ninguém sabe por quê.
• Em Los Angeles há mais carros que pessoas.
• Quem inventou os "olhos de gato", colocados no asfalto, foi o inglês Percy Shaw, em 1933.
• O coração humano bombeia 13.640 litros de sangue por dia de nossa vida, quantidade que varia de acordo quando fazemos exercício, podendo chegar a bombear até cinco vezes mais.
• Na Roma Imperial o parricida era condenado a uma morte cruel. O réu era colocado num saco com um cachorro, um gato, uma cobra e um macaco e, depois, jogado ao mar.
• Os sobrenomes mais comuns da Espanha são, pela ordem: Pérez, García, Rodríguez, Gómez, López y Sánchez. Nos Estados Unidos e Inglaterra: Smith, Johnson y Jones. Na Alemanha: Müller, Schulz y Schmidt. Na França: Petit, Martin y Dobois.
____________________________________________________________________________

TIPTOP
Da série "Figurinhas do Laptop".
____________________________________________________________________________

TROVA
Nos domínios da injustiça,
da opressão, da iniqüidade,
há sempre um sopro que atiça
o fogo da liberdade.
(João Freire Filho - RJ)

1 pitacos:

Anônimo,  15:37  

O som do pato (grasnar?) faz eco sim, vide Mythbusters

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima