8.1.06

Furtaram o busto de Heitor Alencar Furtado

Está no blog do Lukas, que mora naquela região:

Roubaram o busto do deputado federal Heitor Alencar Furtado, colocada na praça na entrada do Conjunto Borba Gato. Ano passado roubaram a placa de bronze defronte a Igreja São José, que marcava a passagem do príncipe (hoje imperador do Japão) Akihito por Maringá. Gozado, o Peladão ninguém rouba...
Heitor Alencar Furtado era filho de Alencar Furtado, deputado federal cassado pelo AI-5. Foi ele quem pediu, se não me engano na gestão Jairo Gianoto, para que colocassem o busto em Maringá. Escolheram errada o local, que deveria ser mais central. Heitorzinho foi morto por um policial civil, Branquinho, depois de acordar de um cochilo num posto de gasolina de Mandaguari (ele retornava de Brasília para Paranavaí, sua base eleitoral). O policial, como boa parte deste servidores públicos à época, preferiu atirar primeiro e depois perguntar quem era. Foi um escândalo, uma comoção nacional.
Furtado, anos depois, ficou chateado com o Paraná e Paranavaí (mais ou menos como aconteceu com Silvio Name, após a morte do filho; ele evita até sobrevoar Maringá), e retirou os restos mortais de Heitor daquela cidade. Alencar Furtado referia homenagear o filho vindo a Maringá, ver o busto - que, cá entre nós, era muito feio.

1 pitacos:

Anônimo,  16:57  

Não se pode comparar os dois políticos, pois o primeiro era um dos homens mais queridos da política brasileira e foi morto em circunstância que até hoje está mal explicada, enquanto que os acontecimentos que envolveram a morte do filho do segundo foram amplamente conhecidos e normais.

Apenas para retificar um pequeno engano do prezado jornalista, a cidade onde aconteceu o fato, foi Jandáia do Sul e não Mandaguarí.

O criminoso, embora as notícias da época o trataram como policial, ele, realmente, não investido de fun;cão pública.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima