15.4.06

As armações de Requião

Está na coluna de Cláudio Humberto:

Papo de telefone
O governador Roberto Requião (PR) sinalizou apoio a Anthony Garotinho se o vice for Carlos Lessa, ex-BNDES, “que tem um plano para o Brasil”.

Fator Fruet
Roberto Requião tenta um acordo PSDB-PDT, com Osmar Dias de vice, isolando o tucano Gustavo Fruet, fortíssimo na corrida ao governo.

Continue lendo

Corinthians joga em Maringá dia 14

Paraná Clube e Corinthians jogam no Estádio Willie Davids, em Maringá, dia 14 de maio, às 18h10, pelo Campeonato Brasileiro. O Corinthians é o atual campeão da competição. O jogo estava marcado inicialmente para o Pinheirão, em Curitiba, e não deverá ser transmitido pela televisão aberta.
O jogo foi acertado pelo empresário Marcos Falleiro, presidente do Galo Maringá, que no ano passado conseguiu trazer quatro partidas de expressão nacional para a cidade. Ele tenta definir outros jogos.

Continue lendo

Qual o significado da Páscoa?

Por VALCIR JOSÉ MARTINS

Aproximam-se as festas e solenidades que relembram a páscoa, uma tradição advinda do povo hebraico que servia para a comemoração da libertação do jugo egípcio e reafirmação da convivência em união e fraternidade entre israelitas e judeus, e hoje, basicamente, serve para lembrar o martírio do Divino Mestre, o Cristo Jesus.
Em uma dessas datas deu-se o episódio onde Jesus, juntamente com os seus discípulos mais próximos, ceou, como mandava a tradição, cordeiro pascal e orientou seus apóstolos sobre a necessidade do exercício da compreensão que resulta na união e fraternidade, em todos os momentos, para todos com todos os povos independentemente de raça, cor, concluindo que tal comemoração não poderia ficar restrita ao mero cumprimento de tradições religiosas e disposições legais, assim como os alertou sobre os terríveis acontecimentos que em breve iram ocorrer.
Hoje prevalece o lado mercantilista e a prática do amor, união e fraternidade, recomendada, pelo Mestre, quase sempre se resume à oferta de guloseimas e presentes aos entes queridos, ficando o verdadeiro sentido da data esquecido.
Por outro lado, a relembrança do martírio de Jesus Cristo, resultado da sua crucificação, é reverenciada por muitos como um sacrifício que propiciou a salvação da humanidade, pelo sangue derramado.
Com essas considerações, uma adaptação de mensagem recebida no Centro Espírita Jesus de Nazaré, em Maringá, pelo Médium Edson Beltrão, o Espírito Lineu nos recomenda que comemoremos a Páscoa, lembrando e colocando em prática o ensinamentos do Mestre de Nazaré, aglutinados no seu Evangelho, e que são capazes de realmente salvar a humanidade.
E concluímos: Que possamos refletir sobre o verdadeiro significado da Páscoa, deixando de valorizar o maior crime já praticado na Terra, a crucificação do Espírito mais evoluído que a habitou.

(*) Valcir José Martins, administrador, Maringá

Continue lendo

14.4.06

Alckmin

Desenho de Baptistão retrata Geraldo Alckmin, na revista Veja

Continue lendo

Jornalistas são brasileiros

O artigo de Diego Mainardi (cujos tios moram em Maringá) na Veja:

Franklin Martins é o principal comentarista político da Rede Globo. Um de seus irmãos, Victor Martins, foi nomeado para uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo. Os senadores que aprovaram seu nome levaram em conta o parentesco ilustre. Luiz Otávio, do PMDB, comentou: "Os 42 votos favoráveis a Victor Martins são uma homenagem nossa ao jornalista Franklin Martins". Heráclito Fortes, do PFL, concordou: "Ele acrescenta à sua biografia o fato de ser irmão de um grande jornalista". Aloízio Mercadante, do PT, arrematou: "Victor Martins é um profissional competente e vem de uma família marcada pelo processo de resistência democrática". Lula entregou a Agência Nacional do Petróleo ao PCdoB. Victor Martins não obteve o cargo através do partido. Ele foi indicado diretamente na cota de seu irmão, Franklin Martins. Ivanisa Teitelroit, mulher de Franklin Martins, também já mereceu sua parcela de cargos públicos. Deve ser a isso que Aloízio Mercadante se refere quando fala em "resistência democrática".
Nas últimas semanas, a imprensa tem se dedicado a analisar a frouxidão moral dos brasileiros. Está certo. Os brasileiros são moralmente frouxos mesmo. Isso ninguém discute. Mas a imprensa certamente não é muito melhor. Franklin Martins não representa o único caso de promiscuidade entre jornalistas e poder político. Pelo contrário. Há exemplos semelhantes em todas as partes. Recentemente, Helena Chagas, chefe da sucursal de O Globo em Brasília, foi flagrada tramando com Antonio Palocci um esquema para desmascarar o caseiro Francenildo Costa. O marido de Helena Chagas, Bernardo Felipe Estellita, é servidor concursado da Câmara dos Deputados e intimamente ligado ao PT. Nos dias que antecederam a quebra do sigilo do caseiro, ele foi visto circulando pelo Ministério da Fazenda. Por outro lado, a irmã de Helena Chagas, Cláudia Chagas, foi indicada por Márcio Thomaz Bastos para o cargo de secretária Nacional de Justiça. Uma de suas responsabilidades é rastrear o dinheiro do valerioduto remetido ilegalmente para o exterior. Inclusive o que abasteceu a campanha de Lula.
Não é só no PT que isso acontece. Eliane Cantanhêde, chefe da sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, é mulher de Gilnei Rampazzo, um dos donos da GW, a produtora que cuidou das últimas campanhas eleitorais de Geraldo Alckmin e de José Serra. Gilnei Rampazzo é sócio de Luiz Gonzales, o marqueteiro escolhido pelo PSDB para coordenar a campanha presidencial de Geraldo Alckmin. Ele foi acusado pela Folha de S.Paulo de participar de um esquema de desvio de recursos da Nossa Caixa. Deve estar a maior confusão na casa de Eliane Cantanhêde. Lula Costa Pinto é outro jornalista confuso. Ex-jornalista. Ele é genro do ex-deputado Paes de Andrade e concunhado de Anderson Adauto, ministro dos Transportes lulista e receptador do mensalão. Lula Costa Pinto também se beneficiou de desvio de dinheiro público quando era assessor do deputado petista João Paulo Cunha.
Os brasileiros são moralmente frouxos. Os jornalistas são brasileiros.

Continue lendo

10 NOHTAS

De Millôr Fernandes, na Veja:

I Por que tanta pesquisa pra saber quem vai ganhar a eleição? A maioria sempre sabe (tanto que vota no candidato que ganha).

II Pelo que entendi da última fala do vosso Presidente, no Brasil até o prejuízo está dando lucro.

III Incompetência, corrupção, violência, arbitrariedade, realmente nada disso me assusta. Sou como Lula: o que me assusta são as manchetes.

IV Como a linda vedete de nossos dias (nossas noites, diria melhor), o dinossauro também tinha dois cérebros: um na cabeça, outro no rabo. Com todo o respeito.

V E se de repente alguém soprasse no ouvido do Luiz Inácio: "Cristo não tinha biblioteca?".

VI Apenas constatando a constatação que o PT nos oferece: o caminho mais curto entre a ideologia e o poder é a corrupção.

VII Pode ser, como diz o ociólogo FhC, que a vida de rico seja chata. Mas só pode dizer isso 1% da população do país.

VIII Ah, e tem mais FhC! Na primeira classe o traseiro viaja muito melhor do que na econômica.

IX O fato, todo mundo sabe, é amante da opinião. Diz aí quem traça quem.

X E moralização final: quem mais intimida é quem também tem mais medo.

Continue lendo

Nova Veja

Capa da revista Veja que circula neste feriado.

Continue lendo

Manchetes do dia

Jornal do Povo - Agência oferece empregos na Expoingá
O Diário - Ladrões de carro preferem Gol e Uno

Continue lendo

Em PDF

A coluna desta sexta-feira em PDF está aqui.

Continue lendo

Mosaico (sexta)

Balanço
De Fábio Linjardi, sobre a Quaresma:
- O período foi marcado pelas aparições de mula-sem-cabeça com trator da prefeitura, lobisomem entregando ovos de páscoa com veículo do município e saci-pererê levando filho de político para a escola em carro oficial. É de deixar a população de cabelo em pé.

Handcap
Maricelma Brégola (é com “c” e não com “s”), única mulher candidata a deputada federal por Maringá nestas eleições, tem trabalho realizado também na área social.

Paz
Prossegue na câmara de Maringá uma operação para que Marly Martin Silva e Edith Dias (PP) façam as pazes.
Dizem que Marly tem citado a Bíblia: “Todo aquele que confessa e deixa alcançará a misericórdia” (Pv 28.13).

Imagem
Uma pesquisa da Acim avalia junto aos associados a imagem da gestão Ariosvaldo C. Paulo.
Uma das perguntas: “Você acredita que existe ética na Acim”. Há duas opções de resposta.

Chutando lata
Jones Dark, o Negrão Sorriso, agora está na TV Independência/Record. O programa vai ao ar aos domingos das 11h às 12h.
Também está com site, onde há bastante material.

Chateado
Agneli Vieira Barbosa, o Cabeção, continua chateado.
Depois de ajudar a montar o PDT em Maringá e região, ainda reclama o reconhecimento do vice-prefeito Carlos Pupin.

Segurança
A coisa está tão feia na área da segurança que ontem foi registrada queixa na delegacia de furto de um outdoor (27 metros quadrados!) na rua Belvedere, na Vila Nova.

PASSAMENTO
Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira, que reinou como Momo no carnaval maringaense por cerca de 10 anos, faleceu na madrugada do último domingo, no Hospital do Câncer, vítima de complicações cardíacas, aos 62 anos de idade. Ele foi tema de reportagem na última edição da revista Página 9. Fica a imagem da alegria (a foto é do carnaval de 1988).

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR
A foto é para que outros políticos, como já aconteceu recentemente, evitem se aproveitar e pedir a paternidade da obra de duplicação da rodovia Maringá-Paiçandu. Aparecem o prefeito de Paiçandu, Moacyr José de Oliveira, o deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) e o chefe da Casa Civil Rafael Iatauro, que segura a ordem de serviço autorizando a execução dos serviços naquele trecho da PR-323. O prefeito registrou que o apoio do deputado Kielse foi essencial para que, depois de muito tempo, a obra saísse. São 4 km que custarão R$ 12 milhões.

SOBRE A MESA DE TRABALHO
A visita da petista Gleisi Hoffmann revelou sobre a mesa de Silvio II uma fita de vídeo (1), bolinha de borracha para exercícios de fisioterapia (2), um livro cuja capa lembra "...E o Vento Levou" (3) e, claro, o cartaz feito com dinheiro público trazendo uma frase e a foto dele (4).

O ESPANHOL
O promotor José Aparecido da Cruz embarca neste sábado para a Espanha, onde pode permanecer por três meses em curso de especialização de combate à corrupção. Serão os 90 dias mais longos para algumas pessoas.
O promotor que o substituirá vem de Congonhinhas.

PALESTRA
Neste sábado, às 10h, o deputado federal Takayama (na foto com Umberto Crispoim) faz palestra sobre cidadania na sede tradicional do PMDB, no Edifício Três Marias, sala 410.

SENADOR EM MARINGÁ

O senador Álvaro Dias (PSDB) ontem de manhã, no Café Cremoso, ao lado do vereador Walter Guerlles, antes de seguir para Londrina, onde o presidenciável Geraldo Alckmin tentaria novamente convencê-lo a sair candidato ao governo do Estado.
Álvaro Dias aponta o joelho que sofreria cirurgia em Maringá, ontem. A operação foi adiada para depois das eleições, pois o período de repouso tem que ser longo. Aliás, o senador ficou sabendo do cancelamento através de informação do colunista.

O senador usava um esportivo Bulgari no pulso esquerdo.

NO MEIO DA CALÇADA
A coluna atende reclamação de pedestres quanto a outdoors colocados no meio do calçamento público na avenida Pedro Taques esquina com Bento Munhoz. O terreno (antigo Tend Tudo), adquirido recentemente por um grupo, ainda não tem destinação. A legislação diz que os painéis não podem ser colocados antes do tapume - a permissão é temporária, no período em que durar a obra. Falta a prefeitura fiscalizar.

Velinhas
Os parabéns hoje vão para o garotão acima, Pedro Gabriel, que completa 18 anos. Gente fina, esse palmeirense é o meu maior orgulho.

Continue lendo

13.4.06

Vilallobos entrega carta à Acim

O ambientalista Jorge Vilallobos protocolizou hoje pela manhã a carta que escreveu (está num dos posts abaixo) e que gostaria de ver incluída na tal cápsula do tempo, que será aberta quando a Acim completar 100 anos.
Na carta ele registra a forma como a entidade tratou as árvores, por ocasião do Natal do ano passado.
São atitudes assim que fazem com que admire cada vez mais o trabalho do doutor Vilallobos.

Continue lendo

Alckmin quer Álvaro candidato ao governo

O senador Álvaro Dias (PSDB) tem compromisso em Londrina, hoje. O ex-governador paulista e presidenciável Geraldo Alckmin, que fará uma palestra durante a feira-exposição agropecuária daquela cidade, pretende convencê-lo a sair candidato ao governo do Estado.
Alckmin já falou com Álvaro na terça à noite. O senador está numa encruzilhada danada: tem a reeleição garantida, mas a disputa do governo é um desafio e tanto. Participei de café da manhã com ele, hoje, no Café Cremoso.
Seu irmão, Osmar Dias, adiou para junho a decisão de sair ou não candidato, mas já liberou os partidos que eventualmente poderiam apoiá-lo, como PFL e PSDB. Ao fazer isso, Osmar beneficia o governador Requião, que planeja entregar o bastão a Osmar daqui a quatro anos - e não agora.
Particularmente, acho que Álvaro Dias acabará convencido e será candidato a governador.

Álvaro Dias e o vereador Walter Guerlles, hoje pela manhã, no Café Cremoso

Continue lendo

Vereadores são presos por extorsão

A notícia está em O Estado de S. Paulo:

Um flagrante montado pela prefeita da cidade de Santa Rita do Pardo, na região leste de Mato Grosso do Sul, a 94 quilômetros de Campo Grande, resultou na prisão por crime inafiançável de cinco vereadores da Câmara Municipal da localidade. Ana Ruth Martins Faustino (PL), Oziel Dias Leal (PDT), Marcelo Goulart (sem partido), Antonio Carlos Castelo Branco (PL) e a presidente da Câmara, Zenilda Gregório (sem partido), foram detidos após receberem dinheiro da prefeita, Eledir Barcelos de Souza (PT). O assessor jurídico Enevaldo Alves da Rocha também estava junto e foi detido.
Eles receberiam R$ 2.500,00 cada para acabar com uma Comissão Especial de Investigação (CEI) que criaram no final do mês passado, para apurar possíveis irregularidades na administração municipal, inclusive ameaçando Eledir de cassação de mandato. A prefeita combinou com os acusados que faria o pagamento à zero hora desta quarta, 12, na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde estavam escondidos oito policiais militares e civis que assistiram a entrega do dinheiro, um total de R$ 12.500,00.
Os acusados receberam voz de prisão e estão presos na Delegacia de Polícia Civil onde foram indiciados por extorsão e formação de quadrilha.

Continue lendo

Velinhas

Hoje faz um mês que o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Rolim de Moura, está preso em Curitiba.

Continue lendo

Será??

Post de João Mário Goes no Factorama:

O governo municipal está investigando o uso de carro oficial para entrega de ovos de Páscoa.
Existe a afirmação de que o servidor, ou servidores, envolvidos serão punidos.
O delito não é novo. O prefeito é réu confesso de um caso parecido.
Agora, a pergunta que não quer calar:
Será que aplicarão a mesma pena ao prefeito Silvio II? Será??

Continue lendo

Manchetes do dia

Jornal do Povo - Ministro inaugura ATI em Maringá
Hoje - Site oferece diplomas universitários falsos
O Diário - Maringá adere à Campanha "De Olho no Imposto"

Continue lendo

Álvaro nega candidatura ao governo

O senador Álvaro Dias confirmou nesta quarta-feira que não será o candidato do PSDB ao governo do Paraná, nas próximas eleições. Em entrevista coletiva realizada em Maringá ele garantiu que não tem interesse em concorrer ao cargo. Aqui.

Continue lendo

12.4.06

Em PDF

A coluna desta quinta-feira em PDF.

Continue lendo

Mosaico (quinta)

Toque feminino
Baterá recorde o número de candidatas no pleito deste ano.
A deputada estadual estão praticamente confirmadas: Kátia Feltrin, Serafina Carrilho, Yasmin Codonho, Cida Barros, Marly Martin (estadual) e a professora Mariselma Brégola a deputada federal.

Daqui
A psicóloga Mariselma ficou de fora da lista publicada ontem pela coluna. Apesar de ter base em Diamante do Norte (onde era responsável pelo campus avançado da UEM), ela é eleitora em Maringá.

Volume
O PMDB também bate recorde: terá três candidatos a deputado federal (Odílio Balbinotti, Mariselma e Marcos Capellazzi) e apenas um a estadual (Gilberto Pavanelli).

Frentinha
Willy Taguchi, presidente estadual do PMN, definiu com as lideranças do PTN e PSL: os três partidos estarão juntos nas eleições deste ano.
O bloco poderá inclusive ser reforçado.

Problemão
A privatização da coleta de lixo, anunciada pela coluna ano passado, esbarra hoje numa barreira quase intransponível: a empresa que vencer a licitação não terá onde depositar o lixo.
Falta o aterro sanitário exigido por lei.

Campanha
Os catadores de recicláveis temem perder mais ainda com a anunciada privatização.
Por isso a prefeitura inicia em breve nova campanha publicitária – chamada “Reciclação”.

Mídia
Graças a Silvio II, que garantiu a grana extra, a Câmara Municipal de Maringá começa a gastar este mês R$ 550 mil com publicidade em veículos de comunicação da cidade.

Remédio
Há problemas administrativos?
Tome campanha publicitária.

Cena maringaense
Vilmair Valadares, moradora no Jardim Alvorada 3, procurou alguns órgãos de imprensa para reclamar da terra que chegou a impedir o trânsito na rua Polírio F. Neves, defronte sua residência, no final de semana.
Ninguém foi registrar o fato (que, se apurado, esconde mais um privilégio que se dá a amigos do reino), mas, para sua surpresa, ontem, os vereadores Odair Fogueiteiro (PTB) e Zebrão (PP) apareceram na televisão dizendo que estavam tomando providências. Com razão, ela sentiu-se usada.

DONIZETE E DOM PEDRO CASALDÁLIGA
O jornalista Donizete Oliveira fez uma longa entrevista com o primeiro prelado de São Félix do Araguaia (MT), o catalão dom Pedro Casaldáliga, 78 anos. Dom Pedro, que é adepto da Teologia da Libertação, foi alvo de várias ameaças de morte, por cinco vezes quase foi expulso do país, e é poeta de mão cheia. Foi ele que auxiliou os moradores de Confresa nas denúncias que resultaram na prisão do ex-prefeito Iron Pereira, motivo de reportagem especial no Fantástico (Globo) de domingo passado.Donizete fez uma entrevista interessante e que será publicada em breve.

Farsa na eleição para diretora
As táticas do período de ditadura continuam vivas como nunca. E não é apenas no SNI particular montado na Controladoria do DRH da prefeitura. Vejaam este caso. Durante reunião com o pessoal da APMF e do Conselho Escolar da Escola Municipal José Marchesini, acompanhada de alguns funcionários da secretaria e sem antecipar a pauta, a secretária de Educação, Norma Deffune passou por cima do polêmico decreto nº 1.408/2005, que modificou as regras das eleições para diretores das escolas, assinado por ela e Silvio II para espantar petistas-diretores e, a toque de caixa, fez uma eleição-surpresa, considerada ilegal, para escolher a nova diretora entre Lucília Tomazini Hoffmeister, Jacira Gomes Balestra e Angélica Cristina S. Marco.
Na segunda feira, dia 3, a secretária já tinha ido à escola e feito a primeira eleição-surpresa, com voto secreto de professores e funcionários, para escolher a nova diretora entre a interina Lucília, a diretora anterior, Jacira, e Angélica, que não se enquadra no decreto de Silvio II. Depois da eleição Norma lacrou os envelopes e os levou sem informar onde seriam abertos, deixando os votantes sem saber o resultado.
Já que na terça, 4, o pessoal da APMF e do Conselho Escolar da Escola José Marchesini protocolou um abaixo-assinado com 204 assinaturas de pais de alunos da escola, endereçado a Silvio II, em favor da volta da diretora anterior, Jacira, então, contra a vontade democrática da comunidade, a secretária Norma, na reunião na quinta-feira à noite havida só com o pessoal da APMF e do Conselho, fez a segunda eleição-surpresa, reapresentando os nomes da interina e inelegível Lucília, da diretora anterior, Jacira, e da candidata impedida, Angélica. Nas duas eleições só a interina Lucília esteve presente. Ao ouvir que a impedida Angélica seria votada, Iraci Martins Lemes, a presidente da Associação de Bairros Itatiaia/Atlanta discordou da secretária Norma e aí foi expulsa da sala.
Lucília Hoffmeister, funcionária da secretaria de Educação, é uma diretora interina imposta por Norma à comunidade da escola a mando de Silvio II, e não poderia concorrer ao cargo de diretora porque não cumpre as regras do Decreto nº 1.408/2005.
Angélica Cristina Sanches Marco, preferida de Norma, não pôde e não pode ser candidata à direção da Escola porque não só não se enquadra nas regras do decreto de Silvio II, como também tem um processo de sindicância contra si em andamento na prefeitura, por desobediência afrontosa e agressão verbal, na escola, à diretora anterior, Jacira G. Balestra.
Mesmo com a sindicância, Angélica continua na Coordenação de Ciências da secretaria sob as “bênçãos” da secretária.
Jacira Gomes Balestra, diretora anterior da Escola José Marchesini, lá trabalha há 13 anos e nunca teve qualquer falha funcional, candidatou-se e cumpriu todas as regras do decreto de Silvio II, e até já tinha sido nomeada por ele em fevereiro, mas foi derrubada por Norma só porque é denunciante na sindicância contra Angélica. Como castigo, Jacira, que é professora concursada para atuar de 5ª a 8ª séries, foi transferida por Norma para a Escola Municipal Rosa Palma Planas, onde só há ensino de pré à 4ª série.

DE CIMA
Sugestão para o carro dos ovos da prefeitura. Agora, sério: a inspiração dos servidores subalternos em usar irregularmente bens públicos para tarefas particulares não seria o mau exemplo que vem de cima?

Continue lendo

Petistas rebatem denúncia do procurador-geral da República

Alguns dos petistas que foram incluídos na denúncia do Ministério Público Federal se pronunciaram e criticaram o envolvimento de seus nomes, alegando falta de provas e injustiça por parte do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza.
Leia aqui.

Continue lendo

Busato: procurador confirma quadrilha que OAB também denunciou

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, afirmou agora à tarde, ao passar por Maringá com destino a Campo Mourão, que a denúncia do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, ao Supremo Tribunal Federal sobre 40 pessoas envolvidas no esquema do mensalão, “confirma com todas as letras o que a OAB vem denunciando há tempos, ou seja, que havia uma verdadeira quadrilha assaltando o Estado brasileiro”. Busato destacou que o trabalho do procurador, que acusa o grupo de integrar uma “organização criminosa” chefiada pelo ex-ministro José Dirceu, “foi uma peça muito bem elaborada, que a cidadania brasileira estava esperando ansiosamente”. Mais aqui.

Continue lendo

A boa ação do Cesumar

De Gelinton Batista, n´O Dia a Dia é Nossa Pauta:

Aconteceu na noite de ontem, 10 de abril, uma reunião nas dependências do Cesumar para tratar da implantação de uma Unidade Básica de Saúde no campus daquela faculdade.
O projeto ainda está em discussão e a decisão de instalar ou não a unidade dentro do Cesumar será definida pelo Conselho Municipal de Saúde. Mas, pelo andar das conversas, parece que já está tudo certo, pois a prefeitura só reclama. Diz que não tem mais dinheiro para investir na saúde, porém bate recorde de todas administrações anteriores com gasto em publicidade: gastou em apenas um ano mais do que os quatro anos da gestão anterior.
De acordo com pessoas que estiveram presentes na reunião de ontem, o Cesumar anunciou um investimento de R$ 430 mil para reforma e adequação do local de 600 metros quadrados que é avaliado em R$ 700 mil. Resta a saber a troco de quê tamanha (ou seria singela?) colaboração somada em mais de um milhão de reais.
As mesmas pessoas que escutaram o anuncio do investimento arriscaram palpites quanto a possível explicação para essa boa ação: dizem que a faculdade tem grande interesse em terrenos próximos ao câmpus do Cesumar que [acredite] pertencem ao município de Maringá.
Bom... depois do caso da "Chiquinha" não seria surpresa mais uma "parceria", "compensação"...

Continue lendo

Denegrindo pela internet

Está na coluna Dia a Dia, de Edson Lima, em O Diário (para assinantes):

Crime
Este colunista fez queixa-crime na Polícia Civil contra pessoas que usam a Internet para denegrir outros. Demorou, mas deu resultado.

Nomes
A juíza Mônica Fleith Lemuch, do Juizado Especial Criminal de Maringá, mandou quebrar sigilo dos IPs dos computadores utilizados. A polícia está com nomes e endereços dos autores.

Cadeia
Agora, quem achincalhou e ameaçou vai ser levado à delegacia. Responderá processo criminal e judicial. Quem deixou isso acontecer, também.

Basta
São muitos os crimes cometidos via Internet em Maringá. Passou da hora de dar um basta. A Justiça está aí pra isso.
Se alguém tiver uma informação a respeito, favor entrar em contato. Há um ano atrás ele disse que um blog estava sendo processado. Seria esse o caso?

Continue lendo

"A relação cliente-advogado é sagrada"

De Luis Nassif na Folha de S. Paulo:

"Fosse o advogado experiente, teria dado a orientação para o choro, mas longe das câmeras. E seria uma orientação legítima, porque peça central da acusação é a de que se tem uma criminosa fria, porque não chora. No noticiário policial, ser "fria" passou a ser elemento vital no julgamento (e condenação) de qualquer suspeito. O sujeito comete um crime, é apanhado, sabe que está perdido, mas o delegado sempre se espanta com sua "frieza". Esse estereótipo freqüenta o noticiário policial e sempre é eficiente para induzir a prejulgamentos.
Suzane ajudou a assassinar os pais. É criminosa, ré confessa. Mas de lá para cá sua vida virou um calvário. Acabou seu futuro, foi presa, dentro da cadeia enfrentou presidiárias tentando fazer justiça com as próprias mãos. Fora dela, uma opinião pública atrás de vingança. Pela reportagem da "Veja", fica-se sabendo que ela mora escondido em um apartamento, com medo de ser identificada ou de ser reconhecida na rua. E ela é "fria" porque não consegue chorar. Fantástico!
Por que o advogado orientou-a a chorar à frente das câmeras? Porque a parte mais evidente da campanha por sua condenação é acusá-la de ser "fria", de não ter remorsos. Trata-se, portanto, de uma estratégia de defesa que seria aceita em qualquer tribunal.
No direito americano, e no nosso, a relação cliente-advogado é sagrada. É como o confessionário. A televisão não tinha o direito de penetrar na intimidade reservada ao advogado na relação com o cliente. Nem o advogado de ser tão amador assim".

Continue lendo

Falta quem mais?

Está no site de Sid Sauer, de Campo Mourão.

Continue lendo

Só falta um

Do Painel, da Folha de S. Paulo de hoje (para assinantes):

Do deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), que integrou a CPI dos Correios, sobre os 40 denunciados pela Procuradoria-Geral da República no escândalo do mensalão:
- O número é significativo. Agora só falta o Ali Babá.

Continue lendo

Cá como lá

Brincadeira do Comentando.

Continue lendo

Conforto

Quem revela é Giba Um: foram colocados televisores de plasma nos banheiros do casal Lula-Marisa.

Continue lendo

Pergunta

Se é de Maringá um dos coordenadores da campanha de Geraldo Alckmin, por que sua primeira vinda ao Paraná será em Londrina e não aqui?

Continue lendo

“Vamos desmascarar o governador”

Está no Documento Reservado:

Com a experiência política que tem, Requião acabou se perdendo. Deu margem e abriu o flanco para que a oposição o atacasse com violência. André Vargas, um dos petistas que mais inferniza a vida do Palácio Iguaçu morre de rir. E manda um recado: “Vamos desmascarar o governador”.
O recado de Vargas é curto e grosso e provavelmente servirá como tema da campanha do petista Flávio Arns ao governo do Estado. Requião sabe que terá um adversário difícil pela frente e já teria pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para frear as ações do senador no Estado.

Continue lendo

Álvaro: governo do Paraná é teimoso e intransigente

O senador Álvaro Dias (PSDB, que estará nesta quarta-feira em Maringá (a coletiva está marcada para as 16h, no Bristol), criticou a postura "intransigente e teimosa" do governo do Paraná, que ao rasgar contratos e desrespeitar a legislação faz o Estado amargar a última posição nacional na produção industrial, com uma queda de 6,8% em 2005. No mesmo período, a média de crescimento das fábricas brasileiras foi de 5,4%. "O Paraná sofre duramente as conseqüência das políticas públicas adotadas pelo governo estadual", afirmou o tucano.
Álvaro deixou claro que não é este Paraná que a população do Estado deseja. "O Estado está diferente. Não é esse o Paraná da população competente, disciplinada, trabalhadora e produtiva", atestou o senador, para quem é preciso questionar as medidas adotas pelo governador Roberto Requião.

Continue lendo

Alckmin faz palestra em Londrina

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, estará nesta quinta-feira, a partir das 16 horas, na 46ªExposição Agropecuária e Industrial de Londrina. Alckmin aceitou o convite da diretoria da Sociedade Rural do Paraná e vai ministrar a palestra "Perspectivas para o Brasil na visão de Geraldo Alckmin - Plataformas de Governo para a Agropecuária".

Continue lendo

Silvio II diz estar consertando a saúde

Ao apresentar a prstação de contas referente a 2005, nesta terça na Câmara Municipal de Maringá, o prefeito Silvio II (PP) confirmou que foram aplicados 23,21% dos recursos orçamentários em saúde. Em 2004, gestão petista, os recursos consumiram 26,72% dos recursos disponíveis. Apesar da diferença, Silvio II insistiu que "estamos consertando a saúde".
No portal do vereador Humberto Henrique (PT) há considerações mais sóbrias a respeito da prestação de contas. Leia.

Continue lendo

A "casa de caboclo" contra Balbinotti

Quem mandou o nome do deputado Odílio Balbinotti (PMDB) ser ventilado para uma possível vice-governança de Roberto Requião, num eventual segundo mandato? No dia 25 o blog avisou que estavam preparando uma "casa de caboclo" para o parlamentar, por conta do destaque que ele vinha recebendo por causa da possibilidade da vice (confira aqui e aqui). No último dia 6 o blog lembrou que Edvaldo Trindade, que havia agido até contra as ações do promotor Cruz, fazia o jogo de um outro político local, conhecido por ter ciúmes de homem.
Balbinotti é acusado por este Trindade de faltar em sessão extraordinária e apresentar um atestado médico ‘frio’ para justificar a ausência na Câmara dos Deputados entre os dias 24 de janeiro e 4 de fevereiro de 2005. Anexou até uma fita de vídeo, entregue à Corregedoria da Câmara Federal. A assessoria de Balbinotti desmente os argumentos de denunciante (leia a matéria aqui, para assinantes). Como se percebe, o fato teria ocorrido há mais de um ano - neste período o cidadão ficou quieto, esperou a proximidade da campanha política, movido por "instintos cidadãos".
O suposto empresário infelizmente nada fez contra o deputado Ricardo Barros (PP) quando este não abriu mão da ajuda de custo das sessões extraordinárias que não aconteceram, ao contrário de Balbinotti, e além de pegar o dinheiro das sessões ainda viajou para o exterior quando deveria ir às sessões.
E, para manter viva a memória política da cidade, lembre-se: não é a primeira vez que um maringaense registra queixa contra um deputado federal na Corregedoria. Em 95/96, o ex-secretário Miro Falkemback (PFL) denunciou Ricardo Barros por grampo telefônico. Para variar, não deu em nada.

Continue lendo

Manchetes do dia

O Diário - MP pede interdição dos laboratórios da UEM
Jornal do Povo - Ministrto do Esporte na cidade
Hoje - RF destrói 563 caça-níqueis em Maringá

Continue lendo

Prefeitura estuda terceirizar a coleta de lixo

A notícia está em O Diário desta quarta-feira. Foi antecipada pela coluna em meados do ano passado. A coluna errou por semanas: informou que o processo começaria em março e vai começar em abril/maio. O blog pretende anunciar a empresa vencedora quando o processo de licitação for aberto.
A reportgaem, de Murilo Gatti, diz que a prefeitura de Maringá estuda a viabilidade de terceirizar a coleta de lixo no município. A proposta é defendida abertamente pelo secretário de Serviços Públicos, Diniz Afonso, que aponta a contratação de uma empresa privada como o melhor caminho para aprimorar o trabalho de coleta de lixo na cidade. A matéria classifica o secretário Jurandir Guatassara Boeira de "mais ponderado".

Continue lendo

Triste realidade

De Cláudio Humberto:

Pelo andar das pesquisas, Lula será reeleito pelos pobres: o pobre do Palocci, o pobre do Gushiken, o pobre do Delúbio, o pobre do Duda Mendonça, o pobre do Okamatto, do José Dirceu. Rico, só o caseiro.

Continue lendo

11.4.06

Nova logo

Depois que um carro da Secretaria de Serviços Públicos foi flagrado levando ovos de chocolate, a administração pode até mudar sua logomarca

Antes
e agora

Continue lendo

Em PDF

A coluna desta quarta-feira em PDF.

Continue lendo

Mosaico (quarta)

O tempo...
Sou do tempo em que Orlando Silva nem ministro era.
Só cantava.

Transparência zero
Se estivesse faltando funcionário na Câmara Municipal de Maringá, até que seria uma desculpa. Mas, todos sabem, está sobrando gente.
Por isso não se entende por que o site do Legislativo, apesar de estarmos em abril, só prestou contas do que gastou em janeiro – e por que este ano as sessões deixaram de ser transmitidas pela internet.

Atrasadão
As trapalhadas têm sido uma marca na administração .
Assim como o caso do carro que levava o filho do prefeito à escola, Silvio II somente agora tenta regularizar a situação do Estádio Willie Davids – cedido para o Galo Maringá neste Paranaense, sem nada no papel.

Furos
O projeto foi enviado em fevereiro último e votado ontem na câmara. Legalmente, pode ser contestado mais de uma vez.
É que a Lei Orgânica do Município proíbe, em pelo menos dois lugares, auxílio municipal a entidades com fins lucrativos - e o Galo Maringá, até onde se sabe, é uma empresa.

Convites
Francisco Carlos da Silva, diretor do Hoje, recebeu convites para ingressar no PHS e no PL.

Mulheres
O PL deverá ter duas candidatas à Assembléia Legislativa: Kátia Feltrin, mulher do prefeito de Marialva, Humberto Feltrin; e a ex-deputada Serafina Carrilho.

Lista 1
Com elas, o número de candidatos a deputado estadual chega hoje a 19. Os demais são: Yasmin Codonho, Raí Nascimento, Amaro Júnior, Clécio Silva, Paulo Mantovani, Cida Barros, Gilberto Pavanelli, Edmar Arruda, Said Ferreira, Ênio Verri, Luiz Nishimori, Paulo Campos, Marcos Jardim, Marly Martin, Basílio Zanusso, Edson Carnieto e dr. Batista.

Lista 2
Já para deputado federal o número é menor até agora: 12.
São eles: Carlos Roberto Pupin, Marino Gonçalves , dr. Célio, João Ivo , Flávio Vicente, Reinaldo Moraes, Joba, Odílio Balbinotti, Ricardo Barros, Miro Falkemback, Marcos Capellazzi e Valter Viana.

Joelhos
O ex-secretário Reginaldo Dias recupera-se de cirurgia no joelho esquerdo.
A operação foi feita pelo mesmo médico que atenderá ao senador Álvaro Dias (PSDB), que chega hoje às 15h em Maringá e às 16h dará entrevista coletiva.

Siglas
Ao ler notícia sobre o ex-prefeito Said Ferreira e o ex-vereador Zago, um leitor comentou:
- Não deveria ser Partido Verde. Tinha de ser Partido Maduro.

Vai-e-vem
Assustada com um grupo de cerca de 10 mendigos, nas proximidades da Vila Olímpica, ontem pela manhã, uma jovem que teria que passar pelo local telefonou à polícia. A polícia recomendou que ela ligasse à prefeitura, mas como eles aparentavam estar drogados a prefeitura pediu que apelasse novamente à polícia.

Premiação
No mercado há apenas um ano e meio, a 4A Comunicação, de Paranavaí, venceu agências de propaganda de Maringá, Umuarama e Cianorte ao obter prêmio pelo melhor desempenho junto à TV Imagem/RPC-Globo.
A agência pertence a Jorge Roberto Pereira da Silva, o Parafuso, ex-repórter de O Diário, com quem trabalhei alguns anos.

Uma vitória
Paulo Mantovani decidiu: seu jornal (em forma de revista) não se chamará Paraná em Páginas.

PARECÊNCIA
Para quem vê semelhanças capilares entre Chimbinha (vocalista da banda Calypso) e Silvio II, um exercício virtual.

Continue lendo

Lodair Culpi morre em São Paulo

Faleceu hoje à noite em São Paulo o diretor da Zacarias Veículos, de Maringá, Lodair Culpi. Ele havia se submetido a uma cirurgia cardíaca na capital paulista. Lodair era irmão do técnico de futebol Levir Culpi.

Continue lendo

Empresa vai ganhar dinheiro com próprio público

A Câmara Municipal de Maringá está reunida agora, mas os internautas não têm como acompanhar, porque este ano, de certo por causa do trabalho, ainda não arrumaram o link das transmissões - pelo qual, aliás, pagaram muito ano passado.
Um dos assuntos que os nobres vereadores discutem tentar remendar uma c... feita pela administração municipal no começo do ano, quando deram o Estádio Willie Davids para o Galo Maringá sem que houvesse sequer um convênio, sequer uma linha no papel.
ITEM 6º - PROJETO DE LEI N. 9763/2006, de autoria do Poder Executivo, autorizando o Chefe do Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Cooperação Técnica e Financeira com o Galo Maringá Futebol Clube S. A.
O projeto passa tudo o que tem no estádio para o Galo Maringá (a íntegra aqui). Antigamente este tipo de convênio era feito com entidades sem fins lucrativos, e voltadas para o esporte amador, como determinava a legislação. O Galo Maringá é uma empresa, visa lucro. Acho que pode dar problema, pois contraria frontalmente a Lei Orgânica.

Continue lendo

Petista na prefeitura de Maringá

Na semana passada a candidata do PT ao Senado, Gleisi Hoffmann, visitou o prefeito de Maringá (como se percebe na foto, ele está à direita). Para variar, o site da prefeitura errou: Gleisi não é diretora financeira de Itaipu, cargo do qual se desincompatibilizou no primeiro dia de abril. O cargo agora é ocupado por Margaret Mussoi Luchetta Groff.

Continue lendo

Para a cápsula do tempo da Acim

Um trecho da carta que o doutor Jorge Vilallobos entregará para ser colocada na cápsula do tempo da Acim (confira a íntegra aqui):

Primeiro, espero que não somente a entidade complete 100 anos em 12 de abril de 2053, desejo que o planeta resista mais 47 anos de exploração e intensa contaminação. Que nesses próximos 47 anos as pessoas consigam continuar a andar pelas ruas desta cidade debaixo da sombra dos seus ipês, sibipirunas e outras espécies de nossa mata. Que quando seja aberta essa cápsula do
tempo nossos campos e cidade seja mais floridas e mais verdes, que nossos rios mais límpidos e nossas calçadas mais ecológicas e que o "...corta aqui .... ninguém consegue ver a propaganda do meu negócio" ou "pendura nessa árvore" não seja mais uma prática, mas somente umalembrança dos erros na nossa história.

Continue lendo

Laboratórios da UEM podem ser interditados

A ação civil pública 1.623/2006, de autoria do Ministério Público de Maringá, que está na 3a Vara Cível, pede liminarmente a interdição de todos os laboratórios existentes na Universidade Estadual de Maringá (estima-se que sejam em torno de 70). Recentemente um laboratório explodiu.
O pedido do MP justifica o fim das atividades nos laboratórios por que eles oferecem risco ao meio ambiente (não possuem licença) e risco à saúde das pessoas.

Continue lendo

O Diário perde Zanatta

O jornalista Marcos Zanatta, um dos mais sérios profissionais que conheci, não é mais de O Diário. Ontem foi seu último dia. Ele era referência dentro da Redação e um dos últimos da chamada turma de maringaenses do jornal, que, de uns tempos para cá, trouxe muita gente de fora. Zanatta tornou-se respeitado ao trabalhar na sucursal da Folha de Londrina e chegou a presidir a seccional local do Sindicato dos Jornalistas.
Há informações, não confirmadas, de que além da reofrma gráfica que O Diário está promovendo (semana que vem haverá uma reunião um hotel-fazenda para definir os detalhes) haverá a volta ao jornal do ex-editor-chefe Rogério Fischer, que havia retornado a Londrina.

Adendando: Os muitos admiradores do Zanatta estão extremamente chateados. E o clima na Redação de O Diário é de velório. Uma pena.

Continue lendo

Varig estuda o que fazer para atender Maringá

Com a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil, que impediu a parceria entre Varig e OceanAir, a diretoria da Varig vai avaliar o que fará com as rotas que atendem o Sul do país, como Navegantes, Maringá e Caxias do Sul. "Nós vamos afretar os aviões OceanAir para não parar de atender essas localidades", informou um porta-voz da empresa. Confira.

Continue lendo

Desserviço à informação

Se alguém que trabalha (digamos assim) no Ingá News tiver cabeça, tira o site do ar.
Em pouco tempo de existência ele conseguiu receber críticas de todos os lados por inovar na apropriação indébita de textos.
Além disso, é capaz de produzir coisas horrorosas, como mostrado acima: a Paixão de Crista. Tenha dó...

Continue lendo

Cena de blog

Cerca de uma hora atrás entrou um post no Factorama, assinado por Paulo Sergio Araújo, reproduzindo uma fala de Edson Lima na Cultura AM. Lima defendeu a cassação de políticos que não cumprem o que prometem.
Agora há pouco Lima ficou sabendo que seu comentário estava no blog. Disse: "Paulo, tira por favor. Não quero que coloca não". Como justificativa, disse que sabia "o que ia acontecer" e que o Factorama "é do pessoal de um jornal que não é d´O Diário. Não quero confusão, quero ficar em paz".
Paulo atendeu e o post foi retirado imediatamente do ar.
O Factorama é blog pioneiro na cidade e, até agora, não tinha sofrido uma dura desta de forma pública.

Continue lendo

Missão federal no Noroeste

Uma equipe do Ministério da Integração Nacional está hoje na região de Paranavaí, realizando um levantamento dos problemas encontrados naquela área do Noroeste. A visita foi viabilizada pelo deputado Odílio Balbinotti (PMDB), que acompanha a visita ao lado do prefeito de Paranavaí, Maurício Yamakawa, do prefeito de Loanda, Alvaro de Freitas Netto, do presidente da AMP, Luiz Sorvo, e od prefeito de Cianorte, Edno Guimarães.

Continue lendo

Aula de democracia

Está no Toda Política:

Ô professor!
Sem-voto e a um passo de ficar sem-cargo, o secretário de Educação, Maurício Requião (irmão daquele!) deu “aula de democracia” para a Juventude do PMDB, sábado, em Arapongas.

Sem voz
A certa altura de seu discurso, passou a disparar contra o deputado José Maria Ferreira, relator da PEC contra o nepotismo. Presente no encontro, o parlamentar pediu a palavra, mas esta lhe foi negada.

Só vexame
O que se seguiu foi uma cena grotesca. Do alto de uma cadeira, Ferreira passou a gritar sua defesa, enquanto Maurício, de microfone em punho, continuava a descascá-lo. Vai para os anais.

Continue lendo

Maringá, Maringá

Duas observações de Ronaldo Nezo:

  1. A Câmara de Maringá tomou a iniciativa de disponibilizar, como prevê a legislação, a prestação de contas mensal em seu site. Mas, pelo menos por enquanto, ficou no ensaio. No site, é possível ter acesso apenas as contas de janeiro. Já estamos em abril, mas não há números atualizados. Enquanto isso, a Câmara de Apucarana já disponibilizou as contas de março. A audiência pública ocorreu ontem, dia 10 (como tem se repetido mensalmente). O saldo daquele Legislativo que era de R$ 177 mil subiu para R$ 199.624,57.
  2. Está confirmado: quem for estacionar seu carro no centro de Maringá, aos sábados, terá que pagar o Estar. Atendendo um pedido da Acim, a Secretaria de Transportes pretende colocar os agentes nas ruas já a partir do próximo sábado (a única dúvida é por causa do feriado de sexta-feira).
(Só lembro que o motorista teve que esperar um sabatista chegar ao poder para que tal acontecesse. Ao invés de pensar em mudar o trânsito, cada dia mais caótico, a prefeitura prioriza o que dá receita. E não iriam acabar com a indústria de multas?)

Continue lendo

Nota 10 e nota 0

Está aqui:

Nota 10 para a mídia feita pela loja Leve Calçados nas rádios de Maringá. São extremamente competentes e sabem fazer mídia, é uma verdadeira lavagem cerebral. E nota 0 para a concorrente Jorrovi que, de forma antiga e provinciana, coloca jovens segurando faixas mal feitas nos cruzamentos de maior movimento no centro da cidade.

Continue lendo

Negrão Sorriso

Jones Dark estreou há duas semanas na RIC/Record e está com um site.

Continue lendo

Carro da prefeitura é usado para entrega de ovos de Páscoa

Um Fiat Uno da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Maringá (placas AKJ-4423) foi usado ontem à tarde para a entrega de ovos de chocolate numa residência do Jardim Cidade Nova. Suspeita-se que os ovos de Páscoa sejam doados pela deputada estadual Cida Barros e seu marido, Ricardo, do PP, respectivamente cunhada e irmão do prefeito Silvio II. Ambos iniciaram na semana passada a entrega de ovos de chocolate, como fazem há alguns anos. Os ovos são entregues a vereadores e algumas lideranças, como presidentes de associações de bairro e diretores de entidades, além de jornalistas.
No caso flagrado ontem, os ovos foram entregues na residência de Marcelo Tsukada e teriam sido entregues posteriormente por sua mulher ao Grupo de Pró Assistência às Pessoas com Câncer. Na entidade, não quiseram informar o nome da mulher que doou os ovos. "Ela doa os ovos há três anos", disse a assistente social Celi.
A Secretaria de Serviços Públicos é a mesma responsável por máquinas e equipamentos que fizeram serviços particulares, como flagrado no Condomínio Villa Bella. Os equipamentos também foram usados para demolir uma construção de um ex-deputado estadual e asfaltar a frente de um shopping de confecções. A entrega de ovos de chocolate não foi feita pela Secretaria de Assistência Social, que possui uma frota de Fiesta. O secretário Diniz Afonso não deu informações a respeito à reportagem do jornal Hoje, que publica matéria na edição de hoje.

(Clique para ampliar)
O carro da SSP pára defronte a casa, na rua Pará, e entrega uma caixa com ovos de chocolate.
No banco traseiro do veículo há mais caixas com ovos

Continue lendo

Multiinstrumentista

O secretário de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Maringá, José Luiz Bovo, ex-prefeito e ex-secretário de São Jorge do Ivaí, foi reeleito presidente do Sindicato Rural de São Jorge do Ivaí. Ele encabeçou a chapa 1, que cumprirá mandato até 20 de maio de 2009.

Continue lendo

Manchetes do dia

O Diário - Fim de semana com três mortes
Hoje - Vandalismo gera prejuízo de R$ 1,5 milhão
Jornal do Povo - Tradição e alterações garantem sucesso da Expoingá

Continue lendo

10.4.06

Em PDF

A coluna desta terça-feira em PDF.

Continue lendo

Mosaico (terça)

Na cidade
O senador Álvaro Dias (PSDB) chega amanhã à tarde em Maringá – vai sofrer uma cirurgia no joelho - e poderá anunciar oficialmente qual cargo pretende disputar este ano.
Nesta semana seu irmão Osmar Dias (PDT) também decide se disputa ou não o governo do Estado.

Meia volta
Segundo gente da prefeitura, Guatassara Boeira não quer mais ser super-secretário.

Votação
A Assembléia Legislativa vota hoje em segundo turno o fim do nepotismo, projeto de Tadeu Veneri (PT).
O projeto é mais abrangente que o enviado pelo governador Requião, que permite o nepotismo nas autarquias e órgãos da administração indireta.

Velocidade
Os amigos do secretário Guatassara Boeira brincam chamando-o, olha só, de Guatapára – ou Guataruga.

Futebol
A Adap não conseguiu o título estadual, mas na Série C do Brasileirão terá boas atrações em Campo Mourão.

Doação
O Rotary Club Maringá Norte doará amanhã às 16h à ANPR 150 cadeiras de rodas.
No total, o Rotary vai destinar 550 cadeiras para várias entidades da região.

Infidelidade
O deputado Odílio Balbinotti (PMDB) orgulha-se de ser governista, mas vai deixar a base de apoio de Lula. Assim como Ricardo Barros (PP), vai de Geraldo Alckmin (PSDB).
Foi ele definir o candidato e Garotinho (PMDB) começou a crescer, como constatou o Datafolha.

Férias
O maringaense Edílson Luiz Barbosa, jogador de vôlei em Portugal, passa dias de férias na cidade.
Ele levará consigo, no retorno à Europa, o filho Cauá, que nasce até o início de maio.

Xerox
São José do Rio Preto (SP) admitiu que vai imitar Maringá.
O prefeito Edinho Araújo pretende plantar árvores que fechem a copa, formando uma espécie de túnel, como acontece por aqui.

Processos
O presidente da OAB/Maringá, Airton Keiji Ueda, envia correspondência afirmando que a entidade não é omissa nas suas obrigações.
“A OAB procura receber e agilizar os processos disciplinares, com intuito de apurar as infrações éticas e profissionais através do devido processo legal, e não tem se recusado a receber as representações apresentadas pelos interessados”, explica, a respeito de nota publicada na semana passada.

Datas
A assessoria de Silvio II errou o Dia da Saúde (é dia 7 e não 8 como informaram em release), mas acertou no Dia do Jornalista.
Mensagem de parabéns, no entanto, foi enviada apenas aos jornalistas considerados bonzinhos com a administração.

Cuidado
De Sant’Clair Honorato Santos, coordenador estadual das Promotorias de Meio Ambiente, ao participar de reunião na região de Campo Mourão, na semana passada:
- Tomem cuidado com este Agrinho, porque é feito por empresas para vender agrotóxico.

Folgado
Tem flanelinha mais que folgado na região da Tiradentes.
Ele costuma cuspir em que não lhe paga.

PÚBLICO E PRIVADO
Há estilos e estilos. O médico Said Ferreira, por exemplo, foi prefeito por duas vezes de Maringá. No primeiro mandato praticamente não usou carro oficial, preferia usar o dele e economizar uns trocos para o município.
Alguém aí imaginaria Said promovendo um evento da saúde, com recursos públicos, para beneficiar o seu hospital? Ou aproveitar reuniões públicas para vender plano de saúde de seu hospital? Claro que não. Said soube diferenciar o público do privado, e por isto tem o respeito até de ex-adversários.

CENA MARINGAENSE
Decidiram tornar mais cômodo para os usuários o ponto de ônibus na avenida Alziro Zarur. O sofá de justifica: o ponto é defronte o Asilo São Vicente de Paulo. (Foto Jorge Vilallobos)

MENSALÃO
O Globo de domingo traçou os próximos passos do Ministério Público em relação ao Mensalão. O ex-deputado José Borba (PMDB) aparece entre os que serão certamente processados.

Continue lendo

Sem se acertar

A administração Silvio II busca encontrar um rumo. Na política de comunicação ainda há tropeços, como fica claro no site da Prefeitura Municipal de Maringá. Na capa, voltam a informar que o Dia Mundial da Saúde foi dia 8. Em outro material, produzido na sexta-feira, tem até foto noticiando o correto: o Dia Mundial da Saúde foi dia 7. E assim vai.

Continue lendo

PFL aguarda resposta dos irmãos Dias

Notícia dibulgada pela assessoria do deputado Durval Amaral (PFL) diz que a indefinição dos partidos de oposição ao indicar seus candidatos ao governo do Estado do Paraná só beneficia o atual governador. “A expectativa dos deputados do PFL é a derrota de Lula e do presente governador paranaense, haja visto que eles dividiram o mesmo palanque no último pleito eleitoral”, diz o deputado.
O PFL continua aguardando uma resposta dos irmãos Álvaro e Osmar Dias o mais breve possível e descarta de antemão qualquer ligação, direta ou indireta, com o PT ou com o PMDB.

Continue lendo

Busato quarta na região

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, estará na próxima quarta-feira em Campo Mourão. Às 15h ele dará entrevista coletiva à imprensa na sede da OAB, na rua Rocha Pombo 1.184.

Continue lendo

Voto nulo! - Uma outra política é possível

"Uma outra política, traduzida intencionalmente ou não, na resistência inconsciente e/ou ativa da massa que não vota nos partidos, poderia ser politizada pela proposta do voto nulo nas próximas eleições. Para isso é necessário que os iluminados – os que só vêem alienação e conservadorismo na postura anti-política das massas – e a esquerda que se afirma revolucionária tenham a ousadia de propor o voto nulo e, assim, abrir mão da possibilidade de usufruir das migalhas do poder, das benesses que o Estado concedem no grau do seu merecimento às forças políticas que disputam a sua ocupação".

O texto é de Antonio Ozaí da Silva. Confira a íntegra.

Continue lendo

O Manifesto dos Brancos da UFRS

"No Brasil vivemos em um estado de racismo estrutural. Já é comprovado que raça é um conceito biologicamente inadmissível, só existe raça humana e pronto. Nós, brancos da universidade que assinamos esta carta já nos posicionamos: exigimos cortar em nossa própria pele os privilégios que até hoje nos sustentaram".
Leia a íntegra aqui.

Continue lendo

Procura-se

Os organizadores divulgaram, os jornais anunciaram e tal, mas até agora não achei o link da Expoingá 2006, que vai acontecer em maio agora.
Dizem que é só entrar no site da Sociedade Rural de Maringá e de lá embarcar noutro. Quem conseguir, favor avisar.

Continue lendo

Álvaro Dias chega quarta em Maringá

O senador Álvaro Dias (PSDB), um dos nomes de maior expressão dos últimos acontecimentos nacionais, estará quarta-feira em Maringá. Ele vai sofrer uma cirurgia no joelho e permanecerá recuperando-se na casa do pai, Silvino, até o próximo final de semana. Ele chegará à tarde e por volta das 16h dará entrevista coletiva no Bristol.
Uma grande expectativa cerca Álvaro. Ele tem a possibilidade, este ano, de disputar novamente o Senado; tem pesquisa que chega a lhe dar 70% da preferência. Mas há também a chance de vir a ser candidato ao governo do Estado. E mais: esta semana seu irmão Osmar Dias (PDT) deve decidir se vai ou não disputar o governo estadual. A decisão de Osmar deve pesar na de Álvaro.

Continue lendo

Pudor em falta

Da coluna de Edson Lima em O Diário (para assinantes) de ontem:

O apoio
“Mesmo sendo do PMDB, apoio Geraldo Alckmin, do PSDB, a presidente da República.” A informação me foi dada pelo deputado Odílio Balbinotti.

O melhor
“Alckmin é o melhor candidato a presidente. Sempre tive um bom relacionamento com ele”, disse Balbinotti.

Isto significa que:

  • Balbinotti e Ricardo Barros (PP) estarão no mesmo barco este ano. A brincadeira que fiz, de que Balbinotti seria uma espécie de "tio" dos Barros, caminha para se tornar realidade;
  • Odílio continua não se importando com fidelidade partidária. Pior: ele assume-se como governista mas ao invés de Lula, de quem hoje é aliado, já anuncia seu apoio ao principal adversário. Nem na infidelidade ele se acerta;
  • Está mesmo em falta o tal do pudor político.

Continue lendo

"Os Enganados"

O telefonema de uma senhora para um programa de rádio, agora há pouco, me fez lembrar que tenho os direitos para a terceira edição do livro "Os Enganados", do jornalista e radialista Nelson Tenório.
O livro narra o surgimento e os primeiros passos de Ricardo Barros. Não tem retrato mais fiel da tchurma.

Continue lendo

As voltas que o mundo dá...

O convite para a cerimônia

O cartão a ser anunciado hoje à noite na Acim

Respondo a dois processos movidos, em 2004, pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá e seu presidente (esta última ação estava em segredo de Justiça e até recentemente eu não podia sequer noticiar que estava sendo processado). O que levou a entidade a me processar (e a ser proibido inclusive de receber notícias sobre ela, sendo cortado até do mailing deles) foi uma reportagem de capa da revista Página 9 onde questionava em síntese o fato de a Acim ter firmado convênio com uma administradora de cartões, o Banco Cabal, da Argentina, para administrar seu cartão Acim Card, quando poderia ter prestigiado pelo menos dois associados maringaenses, o Minas Cred e o Servloja.
Resultou da matéria uma série de retaliações. Mas Deus sempre me deu forças para suportá-las.
Agora o engraçado: hoje às 20h na sede da Acim a entidade lança uma série de cartões com... o Minas Cred. Não sei se acabou a exclusividade com o Cabal ou se simplesmente tiraram o Cabal da parada. O site da Acim ainda dá como sendo o banco argentino o único parceiro do cartão. Informações sobre a nova parceria estão aqui. O convite para o lançamento dos cartões tem direito a um errinho: a rua Basílio de Saltchuck.
Embora não conheça ninguém do Minas Cred, me sinto um pouco responsável pela situação. A empresa é daqui, apesar do nome, tem sócios que são daqui e nada mais justo que fazer uma parceria com a entidade que representa o empresariado local.

Continue lendo

Letras

De Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo (para assinantes):

Hugo Chávez desembarca no Paraná no dia 21. O presidente da Venezuela vai assinar convênios com empresários que podem chegar a US$ 600 milhões. Com o governo de Roberto Requião, ele firma acordo de transferência de "tecnologia cubana" para alfabetização.
Pelo método, também adotado no Estado do Piauí, a pessoa aprende a escrever em pouco mais de 30 dias.

Continue lendo

Natureza sábia

A farsa dos advogados de Suzane von Richthofen, que ajudou o namorado a matar os pais, mostrada ontem no programa Fantástico, da Globo, teve momentos de dèja-vu.
A forma como ela tentou chorar por 11 vezes sem nenhuma lágrima à vista lembrou-me recente audiência na Justiça, quando um comunicador (e não foi a primeira vez) tentou lembrar seus tempos de circo e chorar. Mas seus olhos negaram-se a fornecer líquido para uma lágrima sequer.

Continue lendo

Camisa de força

De Ucho Haddad:

Governador do Paraná, Roberto Requião parece ter retomado, com fervor, sua conhecida perfídia. Em evento no Paraná, no final de semana, Requião aproximou-se do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) - seu desafeto confesso – e, dizendo ser um ninja da política nacional, argumentou que teria em suas mãos denúncias contra o tucano Gustavo Fruet – agora no PSDB – possível adversário do governador paranaense na disputa pelo Palácio Iguaçu. Sintético como sempre, Hauly respondeu dizendo: “se você quer mandar recado ao Fruet, telefone e fale diretamente com ele”. Ou seja, perto de enfrentar um calvário político que jamais imaginou, Requião ainda tenta brincar de homem-bomba da política tupiniquim.

Deu a louca
A disputa política no Paraná promete ser uma das mais acaloradas do país, pelo menos no âmbito dos governos estaduais. Os adversários políticos do governador Roberto Requião já se articulam para enfrentar a máquina do governo e as invencionices de seu comandante. Como arma de campanha, a oposição promete usar um plano que já foi batizado de “3S, 3P e 1D”. Para os que pouco conhecem sobre a política da terra dos pinheirais, eis o significado da pimenta discursiva que vem pela frente e enfatiza as mazelas do atual governo: “3S” – Saúde, Segurança e Sanepar. “3P” – Pedágio, Parentes e Porto. E “1D” – o que faltou ao Paraná nos últimos anos: Desenvolvimento. É o que disseram os adversários de Requião ao editor da coluna.

Continue lendo

9.4.06

Bas fond ou Bafão?

De Rosana Hermann (a nota me fez lembrar alguns entrevistados):

Tenho uma colocação pessoal a fazer sobre esta ameaça de Duda Mendonça, publicada na Folha. Devo dizer que, nenhum momento é certo para que Duda abra a boca. Explico. Quando eu era repórter do Show Business, João Dória Jr. me mandou até Salvador para entrevistar Duda em sua casa, onde ele cria seus galos de briga. Fui bem recebida, com suco de caju gelado e tudo mais. Mas, como repórter, enfrentei uma daquelas situações desagradáveis, o bafo de onça de Duda Mendonça. Não é uma rima pobre mas uma rima podre. Não sei se ele tinha acabado de acordar ou se tinha acabado de comer um gambá no café da manhã. Só sei que eu fazia as perguntas, prendia a respiração e esperava as respostas. Quando eram longas, eu quase sufocava. Mas continuava firme, sem respirar. A entrevista ficou regular mas devo ter batido o record de apnéia em terra firme.
Se ele for abrir a boca, sugiro que, além da merda espalhada pelo conteúdo, os profissionais de comunicação usem máscaras cirúrgicas. A menos, é claro, que ele já tenha solucionado o problema.

Continue lendo

Assessor não é jornalista

Marcelo Beraba, ombusdman da Folha de S. Paulo, cita este trecho do livro "Sobre Ética e Imprensa" (Companhia das Letras), do jornalista Eugênio Bucci, hoje na presidência da Radiobrás.

"O assessor de imprensa é um artífice e ao mesmo tempo um divulgador da boa imagem daquele que o contrata. Na prática, não é jornalista. Jornalista é estritamente o profissional encarregado de levar notícias ao público, num serviço que atende, no fim da linha, o titular do direito à informação e mais ninguém. O assessor de imprensa -ainda que possa ter se formado numa faculdade de comunicações com habilitação em jornalismo, ainda que tenha anos de experiência numa redação- exerce tecnicamente um ofício diferenciado. Ele não ganha para perguntar o que o público tem o direito de saber, mas ganha para propagar aquilo que o seu cliente (ou empregador) tem interesse em difundir.
São duas ocupações igualmente dignas, nada de errado com uma ou com a outra, mas são duas ocupações diferentes. Por vezes, opostas."

Continue lendo

Articulação

Verdelírio Barbosa publicou neste domingo:

Na semana passada diversos líderes do Partido Progressista em Maringá estiveram reunidos. Eles querem assumir a articulação política da administração Silvio Magalhães Barros II, com a alegação de que o prefeito se preocupa com a administração e não com a política, o que impede que a população tome conhecimento de muitas ações e realizações da administração municipal.

Continue lendo

Piada de loira

Pesquisa só pode ser divulgada se houver registro. Mas uns e outros, como sempre fizeram, apresentam algumas nos bastidores para fazer barulho.
Pois circula uma no PP maringaense, feita pela Perfil, onde Cida Barros aparece com 20% - para governadora. Ricardo usa a pesquisa para tentar seu lançamento, tendo na vice o empresário Joel Malucelli, patrão de Pinga Fogo, dono da TV Maringá (Band).
Barros, o marido, deve a disputa ao governo do Estado desde que deixou a prefeitura de Maringá, pela janela, em 92. Não teve coragem. Poderia ter agora, pelo menos em consideração à esposa deputada. Mas, sabemos, ele quer preservar a própria pele. O que, por sinal, não está nada fácil.

Continue lendo

No país dos feriados...

O prefeito Silvio II assinou decreto tornando a próxima quinta-feira ponto facultativo.
A média com o funcionalismo significa que o pessoal emendará quinta e sexta, mais o sábado e o domingo.
Adendando: o feriado de Quinta-Feira Santa não é inovação. É um bônus que vem de outras administrações.

Continue lendo

  © Blogger templates 2008

Para cima