Assessor não é jornalista
Marcelo Beraba, ombusdman da Folha de S. Paulo, cita este trecho do livro "Sobre Ética e Imprensa" (Companhia das Letras), do jornalista Eugênio Bucci, hoje na presidência da Radiobrás.
"O assessor de imprensa é um artífice e ao mesmo tempo um divulgador da boa imagem daquele que o contrata. Na prática, não é jornalista. Jornalista é estritamente o profissional encarregado de levar notícias ao público, num serviço que atende, no fim da linha, o titular do direito à informação e mais ninguém. O assessor de imprensa -ainda que possa ter se formado numa faculdade de comunicações com habilitação em jornalismo, ainda que tenha anos de experiência numa redação- exerce tecnicamente um ofício diferenciado. Ele não ganha para perguntar o que o público tem o direito de saber, mas ganha para propagar aquilo que o seu cliente (ou empregador) tem interesse em difundir.
São duas ocupações igualmente dignas, nada de errado com uma ou com a outra, mas são duas ocupações diferentes. Por vezes, opostas."
2 pitacos:
A questão é sempre polêmica. No Orkut, a comunidade chamada "Jornalistas e Assessores" traz a imagem de dois sujeitos saindo no braço.
Eu concordo. Assessor de imprensa não é jornalista. Jornalista é o cara que leva ao leitor os diversos lados da notícia. Assessor de imprensa é o cara que divulga uma marca, seja ela comercial ou política.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.