7.4.09

Onde o retorno é permitido

Em Maringá criou-se um verdadeiro trauma do "é proibido virar à esquerda" na região central e o blog embarcou nessa, ontem à tarde, nesta postagem. Eu e o meu informante certamente não somos os únicos a acreditar que estávamos certos. Aliás, estou surpreso depois que um leitor, que também já passou por isso, me alertou. É preciso prestar atenção nas placas de sinalização nos cruzamentos: é permitido o retorno, como fez o motorista da postagem de ontem, quando não há placa específica; o retorno pode ser feito mesmo se existir a placa de proibido virar à esquerda. Há que se ter a placa específica proibindo o retorno, ou, como adotado na maioria dos cruzamentos de Maringá, é preciso ter à direita, na calçada, uma dessas duas placas.
Pra mim, hoje, é coisa nova: pode-se fazer o retorno no cruzamento da XV de Novembro com Duque de Caxias, com Herval e São Paulo, pois lá não existem placas específicas. A questão é avisar os agentes, pois um leitor disse ter sido multado por fazer este tipo de retorno onde não havia proibição específica; levou uma multa e teve que recorrer para não pagá-la.

21 pitacos:

Anônimo,  12:43  

O leitor que te informou isso está "redondamente" enganado. Se fosse permitido virar à esquerda, estaria ali, sim, uma única placa a tal de proibido fazer o retorno, que no casa subentenderia que seria permitido virar à esquerda, mas retornar não. Aquela única placa que está lá de proibido virar à esquerda, já diz tudo, não se faz necessário mais uma de probido fazer o retorno.

Anônimo,  13:00  

Concordo com voce Rigon se formos andar por Maringa, veremos que tipos de absurdos na sinalização nos deixam confuso, confusão que não tenho quando dirijo em S Paulo, cidade sem o planejamento urbano, com o qual a Cia Melhoramentos nos deixou. É mais confuso dirigir aqui, em Maringa, do que em cidades como Curitiba S Paulo, e ate Londrina

Anônimo,  13:23  

Concordo com o anônimo das 12:43 em número, gênero e grau. Ampliando a foto, percebe-se que no canteiro central, do lado esquerdo, há uma placa de proibido virar à esquerda, esta placa já supre a colocação de outra placa de proibido retornar.Ora, se não pode virar à esquerda, o movimento de retornar sendo para a esquerda já diz tudo, conforme o anônimo mencionou acima.
Dárcio

Anônimo,  13:25  

Concordo com o primeiro anônimo.

Como consegue-se fazer o retorno sem virar a esquerda.

No caso do retorno serão duas infrações.
Uma para cada conversão.

Essa é minha ideia..

abs

Anônimo,  13:37  

Já tem aviso de mudança de mão na Santos Dumont, o que deve ocorrer também na Néo alves Martins. Vai ser dia 18 de Abril,

Anônimo,  13:37  

A finalidade da proibição de virar à esquerda é permitir que o transito flua normalmente, pois o veículo que for fazer esta conversão terá que parar no meio da rua e muitas vezes irá bloquear o trânsito.
O Retorno causa o mesmo problema. Então não se justifica permitir uma coisa e outra não.
Finalizando... É impossível fazer alí o retorno sem VIRAR À ESQUERDA (o que é proibido). Então, tem que mudar a lei da física primeiro.

Anônimo,  13:52  

Esse cidadão precisa de uma reciclagem de CNH urgente, antes que seu cerebro de perc total.

Jota

Anônimo,  14:19  

Não sei por que não se pode virar a esquerda em Maringá, já que os sinaleiros de tres tempos já existem.

Anônimo,  14:34  

A proibição de se virar a esquerda foi implementada na gestão (que causa indigestão até hoje) de RB que vendo o crescimento do PT, de esquerda, proibiu a cidade de virar a esquerda...

Anônimo,  15:12  

Em Maringá é proibido virar a esquerda tupo por interesses comerciais, para manter o cidadão nas principais vias de comércio da cidade. Do começo da São Paulo, partindo da Colombo, até a Av. Tiradentes vc é proibido de entrar em qualquer rua à esquerda. É um absurdo isso. Deveria ser alternado. Outra coisa: não culpo quem fica parado no meio do cruzamento, pois o tempo do semáforo na São Paulo é muito curto. Não deixa o tráfego correr. Maringá precisa urgente de uma reforma na engenhaia de trânsito.

Anônimo,  15:52  

Que sinal será que deveria ser criado para indicar que pode-se virar à esquerda sómente para retornar, pois proibido estaria o tráfego no sentido da esquerda.
Interessante que o inverso não acontece. Se a placa proíbe o retorno, facilmente percebe-se que essa proibição não se estende para virar à esquerda.
Ivan

Anônimo,  16:21  

Essa do "não poder virar a esquerda por questões comerciais" foi a mais engraçada... huahuahua

Anônimo,  17:35  

Meu Deus do céu!! onde está o problema dessas placas? achei tudo tão claro,será que o amado leitor em questão não está vendo cabelo em ovo?, a placa é clara, proibido virar a esquer. aproveitando esse post hoje eu vi um motorista fazer um absurdo, ele cometeu 3 inflações no trânsito, invadiu o sinal vermelho,falando ao celular e sem cinto de segurança, é esse tipo de gente que quer usar o fatídico adesivo VISITE MARINGÁ E GANHE UMA MULTA, um sujeito desse não merece uma multa, e sim 3 multas.

ctocacelli,  18:41  

Existe sim um local que da para virar a esquerda e ainda fazer o contorno! ADIVINHA AONDE E?
Na Arthur Thomas com a Duque... por que sera?
Detalhe... isso tem desde a epoca do Jairo!
Obs.: Pede para o rapaz que te falou isso fazer uma reciclagem o mais urgente possivel! uma placa supre a outra.. imagina a poluicao visual que teriamos a cada esquina, nao so aqui em Maringa como e outras cidades!

Anônimo,  21:25  

MERDA DE TRANSITO DESSA CIDADE!!!E UM BANDO DE CABECA DE BAGRE QUE FAZ ESSA COISA SER ASSIM..

Anônimo,  21:30  

como é que se vai fazer um retorno (à esquerda) sem virar à esquerda, se é proibido a conversão à esquerda é mais que lógico que é proibido o retorno....Bom senso, isso que falta nos motoristas maringaenses, e o adesivinho que deveria estar nos carros é: Visite Maringá, desrespeite as leis de trânsito e ganhe uma multa!

Anônimo,  22:21  

Também pudera; alguém já viu algum engenheiro de tráfego trabalhando nessa (ou noutra) administração? Não vale responder "Miura"; ele não é "engenheiro de tráfego", mas um experientíssimo especialista em trânsito, com títulos em psicologia e Direito.

Mas por falar no Miura, se nem ele, com várias décadas de labuta com as coisas do trânsito, recebeu apoio total da atual administração que o trouxe de Brasília (já que resolveu apoiar o padeiro-advogado Pignata...), então agora não se deve ficar admirado quando numa esquina há uma ou mais placas dizendo pra onde se vai ou não se vai... Mas um marronzinho com talão na mão, anotando tudo, isto tem sim, e demais!

Valei-me meu São Serapião, protetor dos órfãos...

André,  16:31  

Na lei de transito. A placa de nao virar a esquerda é somente para não virar a esquerda e não proibe a conversão, então pode sim retornar.Precisa sim, ter as duas placas, uma de proibido retornar e outra de proibido virar a esquerda.

CADA PLACA DE TRÂNSITO TEM SIM UMA FUNÇÃO.

LUIZ,  16:47  

É MUITO SIMPLES VEJAMOS: VOCE SOBE A XV, TEM UMA PLACA PROIBINDO VIRAR A ESQUERDA. AÍ VC VIRA. PRONTO VC ESTA NA DUQUE DE CAXIAS. SE OLHAR PRA FRENTE, TEM UMA PLACA PROIBINDO VIRAR A ESQUERDA PARA DESCER A XV. (PODE AMPLIAR A FOTO E VER) CONCLUSÃO: SE EU SOU AGENTE DE TRANSITO, VC LEVARIA DUAS MULTAS POR FAZER DUAS MANOBRAS PROIBIDAS.


AGORA VEJAM SÓ O TIPO DE MULTA QUE EU GANHEI EM MARINGÁ: TRAFEGAVA PELA BRASIL SENTIDO MARINGA VELHO/CENTRO. AO TENTAR ESTACIONAR NO CANTEIRO CENTRAL EM FRENTE AO SAO FRANCISCO, PERCEBI QUE UMA S10, QUE VINHA SENTIDO CENTRO/MARINGA VELHO, ESCOLHEU A MESMA VAGA PARA ESTACIONAR. MORAL DA HISTÓRIA, FICAMOS FRENTE A FRENTE NO MEIO DA VAGA. DEI RÉ E SEDI A VAGA. LEVEI UMA MULTA POR TRAFEGAR NA BRASIL NA CONTRA MAO. SERÁ QUE EU DEVERIA ESTAR LA ATÉ HOJE ESPERANDO A SENHORA DA S10 CEDER A VAGA PRA MIM? RECORRI E PERDI. E O CÓDIGO DIZ "TRAFEGAR EM MARCHA A RÉ, EXCETO EM PEQUENAS MANOBRAS"ISSO NAO FOI UMA PEQUENA MANOBRA?

Anônimo,  16:50  

O MARQUINHO SE TA ERRADO

Anônimo,  11:39  

Diante dessa discussão que acabou sem conclusão, gostaria de esclarecer o fato utilizando fundamentos normativos válidos.

O correto é sempre utilizar cada uma das placas para proibir determinada conduta. Ou seja, para conversão à esquerda, utiliza-se a placa R-4b (Proibido virar à esquerda). Já para retorno à esquerda, utiliza-se a placa R-5a (Proibido retornar à esquerda).

Existe muita discussão do fato, pela questão da poluição visual, sobreposição de normas, discutidos muitas vezes por nomes respeitados no estudo do trânsito. Eu particularmente discordo do uso das duas. Mas o que temos que levar em consideração são as normas e, portanto, trago aqui a Reslução 180 do CONTRAN que diz no tópico "Princípios da utilização" de ambas as placas:

R-4b (Proibido virar à esquerda):
A proibição expressa pelo sinal R-4b não implica em proibição de
retorno. Quando se pretende proibir os dois movimentos (conversão
e retorno) à direita, é necessário utilizar os sinais R-4b e R-5b,
colocados de acordo com os seus critérios de utilização.

R-5a (Proibido retornar à esquerda):
A proibição expressa pelo sinal R-5a não implica em proibição
de conversão à esquerda. Quando se pretende proibir os dois
movimentos (retorno e conversão), é necessário utilizar os sinais
R-5a e R-4a, colocados de acordo com os seus critérios de
utilização.

Obrigado,

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima