23.4.09

Canafístula: saiu a transação penal

Cheguei agora do Jecrim, onde houve finalmente a finalização da parte penal sobre a canafístula centenária, derrubada no final de 2007 por ordem do prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP). O secretário do Meio Ambiente, Diniz Afonso, e Edson Evilásio Cantadori Filho, assessor III da Secretaria de Controle Urbano e Obras Públicas, assinaram transação penal, o que na prática um reconhecimento de que houve crime ambiental com o corte da árvore, que estava no terreno da família Villanova, primeiro prefeito da cidade. Aliás, o corte com grande aparato oficial em nada mudou aquela área, que se encontra do mesmo jeito. A canafístula está na lista das árvores em extinção e o IAP não havia dado autorização para seu corte.
O acordo entre o Ministério Público do Meio Ambiente e os dois acusados foi a doação de 600 mudas de espécies nativas, que serão plantadas em áreas públicas, num trabalho de parceria da Funverde e IAP, que fará a supervisão do plantio. Cada um deles fornecerá 300 mudas, preferencialmente grandes. Menos mal, embora tenhamos uma canafístula a menos na Terra por conta da birra de políticos descomprometidos com a natureza.

8 pitacos:

Anônimo,  17:26  

Mas esta doação de mudas quem dará? Serão as pessoas condenadas ou sairá do viveiro municipal?

Editor 17:31  

Quem pagarão as mudas serão os dois.

Anônimo,  18:37  

Só relembrando. O corte desta árvore tem mais um detalhezinho.
O terreno no qual ela se encontrava, foi desapropriado e pago pela Prefeitura, furando a fila deste tipo de compromisso. Ele pertencia à ex-esposa de um deputado federal, irmao de um Prefeito da regiao, cuja esposa viaja a Milao com o dinheiro dos pobres e poem foto nas colunas sociais mais IN e CHIC da city fazenda iluminada.
Ow meu Deus...sera que ele vae prestar contas disso a Deus quando chegar a hora dele???

Wilson Rezende 18:40  

Rigon a sua luta não foi em vão, o fato dos "sujeitos": O secretário do Meio Ambiente, Diniz Afonso, e Edson Evilásio Cantadori Filho, assessor III da Secretaria de Controle Urbano e Obras Públicas, assinaram transação pena já é uma vitória.

Anônimo,  23:04  

RIGON

Estes imcompetentes da prefeitura não ganham uma e não aprendem.
O placar ja é de quanto ao zero a seu favor. Por favor nos informe, publique uma relação de casos denunciados que viraram processos e em que estágio se encontram.

Anônimo,  10:56  

BÃO TAMÉM.
kákákáká, kékékéké, kikikikiki

Anônimo,  11:48  

Precisamos de mais campanhas desta vez como parte curricular dentro das escolas principalmente as municipais sobre o meio ambiente, sobre lixo reciclavel enfim .. Ja existe em uso em algumas escolas municipais dentro do estado, literatura voltada para isso poderia se eu soiubesse citar as editoras, mas sei que o resultado tem sido otimo pois ate os pais sao fiscalizados pelos filhos e passam a ser elementos duplicadores! DUPLICADORES de INFORMACAO Como o Senhor Jornalista AKINo e o Sr Jornalista que tao bem defendeu a CANAFISTULA!!!!!! Acorda SOCREPA! SEJA PIONEIRA!Vamos transformar nossas criancas em elementos DUPLICADORES DE DEFESA AO MEIO!

Anônimo,  12:58  

E o fato de legislar e tomar atitudes em causa propria ????
A população em geral sabe o vinculo do mandante mor(ou da familia dele...) do "crime" com a propriedade onde o "crime" aconteceu ???
A população tem que resgatar vinculos historicos para entender o que acontece na "nossa amada Maringá...."

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima