29.3.08

Corrupção: TJ condena vereador, ex-vereador e assessor

Free Image Hosting at allyoucanupload.com
João Alves Correa e Divanir Moreno, ambos do PMDB

O presidente da Câmara Municipal de Maringá, João Alves Correa (PMDB), o ex-vereador Divanir Moreno Tozati (PMDB) e o assessor de John, Josemar Aparecido de Lima, foram condenados por receberem propina de R$ 150 mil da Loteadora Santa Alice, de Arapongas, para apresentar projeto de destombamento do prédio da Companhia Melhoramentos de Maringá. Esta foi a segunda condenação criminal do vereador em menos de um mês, em segunda instância; a condenação anterior, de 2 anos e 4 meses, foi no caso dos laptops. Em setembro passado, o Tribunal de Justiça havia anulado sentença do juiz Cláudio Camargo dos Santos, da 1ª Vara Criminal de Maringá (hoje, diretor do Forum), dada em julho de 2006, que absolvia os três da acusação e ainda os empresários Aquedemir Pastrelo e José Luiz Jardim, sócios da loteadora, fazendo o caso voltar à estaca zero. No final de fevereiro, a 2ª Câmara Criminal do TJ julgou embargos de declaração apresentados pelo Ministério Público e prevaleceu parecer do relator José Laurindo de Souza Netto, que apontou incoerências na decisão anterior (considerou o acórdão obscuro e incoerente) e destacou as exaustivas provas de que os acusados praticaram corrupção. O caso teve até alegação de suspeição.
A juíza Lilian Romero acompanhou o voto do relator, enquanto o desembargador Lídio José Rotoli de Macedo foi voto vencido. O TJ considerou que à época do fato (juno de 2003) o artigo 317 do Código Penal (corrupção passiva) estabelecia pena mínima de 1 anos (hoje são 2 anos), permitindo a suspensão condicional do processo, a critério do Ministério Público.

11 pitacos:

Anônimo,  01:01  

Esse é o típico caso de um indíduo que nunca mais deveria ser candidato, nem a síndico de quarteirão. Realmente é vergonhoso como alguém tem coragem de adentrar em nosso Legislativo e se auto considerar representante do povo.
Deveria ter nascido no tempo da Oligarquia, pois estaria agindo de acordo com o preceito do sistema de governo.
Deixo também os cumprimentos nossa Justiça, pena que as Leis não acompanhe nosso juízes, estes são merecedores de elogios por conseguirem julgarem os mais complexos casos, mesmo não sendo amparados (como deveriam) por nosso ordenamento jurídico.

Anônimo,  01:40  

COMO PODE UM CIDADÃO COMO ESTE VEREADOR AINDA ENCONTRAR RESPALDO NO PROPRIO AMBIENTE QUE PRESIDE SOMENTE UMA CAMARILHA ACATA E ACEITA TAIS CONDIÇÕES, SE NÃO VERMOS NENHUMA REAÇÃO (O QUE NÃO É DIFICIL OCORRER) CONTRA ESTE CIDADÃO ESTAMOS NO FIM DOS TEMPOS DE NOSSA CAMARA MUNICIPAL, SE VOCE ELEITOR NÃO VER ISTO QUE COISA TERRIVEL TEREMOS EM FRENTE DA PENA DE TANTA VERGONHA EM NOSSA POLITICA TANTA GENTE BOA MORRENDO E ESTES LADINOS NÃO PEGAM NEM GRIPE

Anônimo,  07:20  

Bom pelo menos neste caso a jsutiça parece estar sendo feita.

Vergonhosa esta atuação deste vereador. Espero que o povo tenha juízo e não vote mais nele.

Não fosse a promotoria, setores da Universidade e a população que lutaram pela preservação deste prédio, ele teria concluído seus ideais de se beneficiar do que é público para uso privado.

Anônimo,  08:26  

Parabéns à justiça. Espera-se, doravante, maior celeridade e que não se tenha que reformar nenhuma sentença. Pois uma que seja, já coloca sob suspeição o principal poder de um estado de direito. Mesmo tardiamente, agiu para renovar nossas esperanças.
Essa condenação tem um significado especial pois condena também, o Rei de tudo o quanto se possa imaginar e sua família que deposita em gente do "tipo" o comando de um poder legislativo e fiscalizatório. É de se imaginar a cara de cada um dos seus pares pois, a maioria que nele votou para presidente também foi condenada. Espera-se que reflitam sobre a diferença entre um bando e um corpo legislativo.
Espera-se, também, que as punições não não sejam apenas proibição de frequentar prostíbulos, e perda de mandato em final de mandato.
Parabéns mais uma vez para justiça. Precisamos dela como o ar que respiramos.
Deesscaaannnçarrrrrrr!!!!!!!

Ass Tamopoucomaisotimista...

Anônimo,  08:50  

O Promotor CRuz, que sempre tem a corragem de canetear e recorrer quantas vezes for preciso para banir os corrúptos de Maringá e região, bem que mereceria uma homenagem de Honra ao Mérito pela Câmara der Maringá, só que se depender desse bando de malfeitores do legislativo, isso nunca vai acontecer. Bem que a população poderia elaborar um projeto de iniciativa populares com milhares de assinatura e protocolar na Câmara para ver se os nobres edis aprovariam! pois, se não fosse esse corajoso cidadão, Dr. Cruz, estas lamas que estão sendo lavadas estaria um atoleiro sem fim! Paraabens Ministério Público que tem a cada dia mostrado seu papel com dignidade e coerência!

Anônimo,  09:00  

juiz Cláudio Camargo dos Santos, da 1ª Vara Criminal de Maringá (hoje, diretor do Forum), dada em julho de 2006, que absolvia os três da acusação e
....
prevaleceu parecer do relator José Laurindo de Souza Netto, que apontou incoerências na decisão anterior (considerou o acórdão obscuro e incoerente)

ESTA EH A JUSTICA - O PRIMEIRO ABSOLVEU E ATE VIROU DIRETOR DO FORUM...O SEGUNDO CONSIDEROU OBSCURO..

E AINDA QUEREM QUE O BARSILEIRO SINTA-SE SEGURO NA JUSTICA..

CADEIAAAAAAAAAAAA

Anônimo,  18:09  

John, Edith e Socreppa...
Agora só falta os eleitores fazerem a sua parte.

Quanto ao Divanir, coitado, foi se juntar a esse tipo de gente, se ferrou bonito.

Anônimo,  22:54  

caro amigo eleitor, e amigos blogueiros talveis não de tempo da justiça caçar os direitos politicos dessa corja.
mais podemos ficar de olho, e alertar as autoridade eleitorais de qnto esses envolvido vão gastar nas campanha eleitoral.não to falando do que decrara, to falando do que arrumaro nesses acerto.

Anônimo,  00:02  

É uma vergonha, não tem justiça!!!

Anônimo,  00:19  

Nunca defendi bandido, mas se John fosse preso, a Penitenciária ficaria cheia de gente para visitá-lo porque sei quanta gente ele já ajudou como vereador...
Alem de seu trabalho no Legislativo John sempre fez assistencia social para a pobreza de Maringá, pois quem visita seu Gabinete pode ver isso todos os dias.
Quanto ao Prédio da Melhoramentos, Grande Porcaria...
Uma Empresa que desbravou o Paraná, mas para isso se enriqueceu e muito as custas dele.
Um grupo teatral de Paranavaí certa vez montou uma peça chamada CHÃO BRUTO, onde contava coisas sobre esta companhia...
Coisas assim como fazendas cercadas, trabalho escravo,etc...

Anônimo,  17:31  

E o cara continua por la, firme e forte... só o voto de gente consciente para tirar esse homem de la...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima