19.1.10

Municípios podem ter problemas com ATIs

Todos os municípios paranaenses que adquiriram ou venham a adquirir as academias da terceira idade, conhecidas também como academias ao ar livre, da empresa Paulo Ziober Equipamentos Ltda., de Maringá, sem a realização de licitação poderão ter problemas com o Tribunal de Contas do Estado. No final de dezembro, o TCE aceitou pedido de abertura de representação feito pela Physicus Indústria de Aparelhos Ltda., de Auriflama (SP), contra a Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio, que adquiriu da Ziober duas ATIs no valor total de R$ 40.834,00 [e pensar que uma só em Maringá chegou a custar R$ 56.552,00, em 2008, com dispensa de licitação, baseada num atestado de exclusividade fornecido pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá, "documento que garantiria a condição de fornecedor exclusivo". O documento é irregular, segundo a Physicus, porque faz menção aos depósitos de pedidos de patentes e não às concessões das patentes em si mesmas. O expediente vem sendo utilizado pela empresa em outras cidades brasileiras, o que contraria a lei 8.666/93.
A empresa paulista diz que foi a primeira fabricantes de equipamentos ao ar livre dirigidos a todas as idades e que eles são de domínio público, existindo há vários anos no mercado da China, da Malásia e no Brasil. A representação também foi encaminhada ao Ministério Público. A decisão [de receber o pedido] do TCE, na íntegra.

4 pitacos:

Walter Toledo Valle,  16:24  

Já comentei neste blog a uns dois anos que antes destas ATIs existirem em Maringá, já havia uma instalada em uma praça em Santa Fé do Sul-SP, conhecidentemente perto de Auriflama.

Anônimo,  17:20  

RIGON, o que vc faz constar como decisão do TCE é somente a justificativa para receber a representação, sem ter sido analisada nenhuma outra prova senão a alegação da representante.
Assim, acho que deve ser esclarecido que o processo de representação está em andamento e ainda não tem decisão final.

Orwille Moribe

Anônimo,  17:34  

VAI VIRAR BRIGA DE PROFESSOR PARDAL.....KKKKKKKKKK

Anônimo,  19:07  

Qualquer fabricante de equipamentos tem suas "variações" para os mesmos equipamentos desenvolvidos pela Ziober... Se qualquer mortal for na Renathais, ali na esquina do bosque, na praça das garças, vai receber um livro com uns 10 fabricantes com equipamentos similares...

Aliás... para se fazer um equipamento, digamos, parecido é só mudar qualquer "roela" ou "parafuso" do primeiro que já passa a ser outro equipamento... ou a empresa acha que ela inventou os andadores? ... os esticadores? ... É ruim heim...

Isso é uma balela dos "inventores" da roda Maringaense para ganhar dinheiro público que, se não me engano, foram desenvolvidos especialmente para a prefeitura de Maringá e, portanto, se existe patente, ela é nossa...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima