Todo o cuidado é pouco
Até agora, felizmente, nenhum atropelamento foi registrado por causa da implantação do sistema binário nas avenidas Duque de Caxias e Herval, em Maringá. Preocupada com o costume dos transeuntes, foi reforçada a sinalização para que as pessoas olhem para o lado certo da via. Houve um atropelamento, na Duque, hoje, mas sem nenhuma relação com o binário. A preocupação existe e por isso nunca é demais pedir toda a atenção para quem atravessa as avenidas no centro da cidade.
12 pitacos:
Atenção pedestres, temos preferência sim no trânsito, mas precisamos respeitar as regras a nós impostas, principalmente aquelas que proibem os pedestres de atravessarem fora da faixa se houver uma a menos de 50 metros do local aonde se pretende atrevesar e também é muito importante lembrar que o sinal luminoso tem preferência em relação a faixa.
Assim nós pedestres devemos respeitar estas regras e no momento em que formos utilizar da nossa preferência sobre a faixa devemos sinalizar a nossa intenção com o sinal de positivo.
Nós motoristas também somos responsáveis pelo bom andamento do trânsito, dando o devido respeito aos pedestres que tem a preferência maior no trânsito. Assim, não devemos esquecer que apesar dos sinais luminosos (semáfaros) terem preferência na sinalização, quando um pedestre já estiver sobre a faixa devemos aguardar que ele termine a travesia para ai sim arrancarmos.
Logo, a paz no trânsito só acontece se todos os envolvidos se importarem em cumprir as regras básicas do trânsito, principalmente a da boa educação e nós motoristas que temos em nossas mãos máquinas velozes não nos custa nada o respeito pelos pedestres, ou seja, não é uma diminuida na velocidade do carro ou uma parada quando pedestre está atravessando que irá atrapalhar o nosso dia.
Então boa direção.
Ontem quase ocasionei um acidente. Trafegando pela Martim Afonso, chegando no Instituto de Educação, naquela ruazinha recém aberta, antes de pegar a Duque, olhei para ver se não vinha carros como se a Duque continuasse com os dois sentidos e não em sentido único. Ao cruzar para a ilha e pegar a outra pista ouvi buzinadas fortes de quem já vinha no novo sentido e que eu não havia percebido. Creio que um sinal na ruazinha ensejando que é proibido virar à direita, e uma seta de sentido na Duque, em frente dessa ruazinha ajudaria a prevenir incidentes.
Observei que a circular tem que parar no ponto do Chico Neto e depois virar à esquerda na Colombo, causando transtornos. Talvez se mudassem o ponto para descer na Colombo, evitaria os aborrecimentos e transtornos.
Ivan
É isso aí Marcelo, nós pedestres temos que estar bem atentos, pois agora é fundamental que andemos somente na faixa de pedestres e ainda olhar, sem pressa, nos dois lados da Avenida.
Carlos bandeira
Isso ai Marcelo, então me explica como faço para atravessar nas faixas que estão na sequencia dos balões.
É isso aí Ivan, se voce cuidasse do nosso transito seria bem melhor. Dois probleminhas facil de se resolver.........e eles não conseguem...é triste
Até cachorro guia consegue olhar pros 2 lados na rua, será que o povim da City vai conseguir essa proeza? ou será que a prefeitura vai ter que dar CURSO pra pedestre atravessar na faixa com os olhos abertos KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Olá 18:37, já dei minha opinião quanto as faixas nas saídas das rotatórias, são um absurdo, mas para todos os efeitos as regras são as mesmas e os motoristas que já conhecem a existência delas nas saídas de rotatórias devem redobrar a atenção, pois a preferência é do pedestre que está na faixa. Mas, por outro lado, os pedestres também devem agir com muita cautela e atenção, pois já sabem a dificuldade dos motoristas em observarem os pedestres logo que estão saindo da rotatória.
Veja também a postagem deste blog sobre nossa opinião sobre as faixas de pedestres em Maringá http://angelorigon.blogspot.com/2010/01/faixas-de-pedestres.html#comments
É seu(ua) Vaca, acredito até que uma campanha educativa aos pedestres sobre o uso melhor da faixa melhoraria ainda mais o comportamento deles.
Mas, por outro lado, quanto aos motoristas já perdi as esperanças, pois mesmo com curso para obter a carteira, curso de reciclagem aos de carteira suspensa, eles continuam a dirigir falando ao celular, sem cinto de segurança, crianças na frente do veículo, desrespeitando as faixas, e, os motoqueiros, esses então "são a treva", ultrapassagens proíbidas, motos estacionadas fora dos locais regulamentares com a conivência do SETRAN, crianças carregadas de forma irregular, etc, etc...
Então Seu(ua) Vaca o que você acha disso? Seria um rebanho de Vacas?
Cade os sinaleiros de pedestre ????
Curitiba tem binário mas tem sinaleiro para pedestres.... Não acha que seria mais um fator de segurnça ????
Concordo com os sinaleiros de pedestres. Já que estão gastando com o binário,que o façam bem feito. Ao invés de tantas placas e escritas no chão que logo estaram apagadas por falta de manutenção, os sinais de pedestre seriam um bom orientador para todos.
O que tem de peão andando na rua....... atravessa a rua sem olhar, ou quando vê uma faixa de pedestre parece que diminue o passo pra provocar o motorista, dá vontade de tocar em cima, falta de respeito tb pra com o motorista
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.