13.12.09

PlanTeQ 2009

Hosted by imgur.com
Em janeiro de 2010 acontece mais um projeto de capacitação para jovens na área de tecnologia da informação, com algumas novidades que prometem aumentar o índice de contratação e empregabilidade desses futuros profissionais. de tecnologia. O curso PlanTeQ 2009 ajuda inclusive a posicionar Maringá como um pólo de tecnologia e suprir a carência de mão-de-obra em TI, com garantia de retorno para os alunos, para as empresas e para o governo em forma de empregos. Dos alunos formados este ano, 80% estão empregados em empresas de software de Maringá. O projeto é financiado 100% pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Saiba mais. Aqui, um vídeo.

5 pitacos:

Anônimo,  21:48  

O problema nao eh falta de mao de obra. Pois em Maringa se formam muitos mais profissionais do que a demanda. O problema aqui eh que as empresas nao conseguem pagar um profissional e a maioria deles vai embora para outros centros em busca de melhores salarios. Se as empresas se unissem e encontrassem um jeito de pagar salarios melhores 90% do (BOM) pessoal formado aqui nao iria mais embora e sim ficaria nas empresas...

Ademir Faria 11:47  

Esclarecendo melhor a situação:

Maringá, é um dos 6 APLs de TIC do Estado do PR.
E de acordo com a Diferencial Pesquisas, num estudo encomendado pelo Sebrae Paraná em 2007: Maringá é o quarto APL em relação ao faturamento total, e o segundo em relação ao pagamento de salários em valores nominais.

Há falta de pessoas para atuar na área pois são poucos os cursos de graduação na área, e por ser na área de exatas, existe uma desistência muito grande por parte dos alunos.

Dos alunos formados, boa parte retornam às suas cidades natal, pois vieram para maringa somente para estudar. Outra grande quantidade vai trabalhar em outras áreas, em razão de afinidade.

Vários outros, mesmo após a a graduação, tem conhecimento aquém do necessário para atuar como profissional no setor, fazendo com que as empresas tenham que fazer altos investimentos em capacitação até que esses profissionais alcancem um patamar de produção coerente com a remuneração.

Ademais, são raros os casos de graduandos com mais de 2 anos de curso, e desempenho satisfatório que se encontram desempregados.

Programas de formação de pessoas, como o Planteq, não concorrem com a graduação. São complementares, principalmente quando contribuem inserir novas pessoas no mercado de trabalho, e também potencializar o aprendizado de graduandos, como já tivemos a oportunidade de testemunhar.

O Setor de software cresce a taxas muito superiores a outros setores clássicos da economia, e depende basicamente de pessoas para dar suporte a esse crescimento. Não dá para automatizar.

Em Maringá, foram identificadas 98 empresas que atuam na área de software, empregando aproximadamente 1500 profissionais. Uma taxa de crescimento na ordem de 20%, exige 300 novos profissionais por ano.

A falta de profissionais em TI é um problema mundial, e estudos recentes mostram que a tendência é que a demanda aumente muito acima da capacidade de formação de profissionais pela academia.

Desde a criação do APL, as empresas de software de Maringá e Região, com o apoio de parceiros estratégicos, tem empenhado esforços para resolver os principais problemas do setor, e grandes foram as conquistas desde então.

Todavia é importante perceber que alguns problemas são sistêmicos, e não dependem somente das empresas para serem resolvidos.

Anônimo,  14:08  

Quem fez o SaberTI sabe o que eu vou falar.
das 30 pessoas do projeto 5 foram empregadas.
E das empresas do projeto somente 1 contratou.
Lamentavel.
Nao acredito mais nesses cursos!

Jairo,  11:35  

O salário para o profissional nesta área em Maringá é ridículo. Conheço gente graduada em Ciências da Computação, com mestrado e recebe na faixa de R$2500.

Não conheço de ter feito algum dos cursos do projeto Saber TI. Mas só pela iniciativa que tiveram, de graça e ainda mais em Maringá, este seleiro do Paraná, já estão de parabéns.

Silvana Costa,  21:59  

OI fiz o curso de saber Ti fui empregada e estou ate hoje na empresa, alem de mim mais 6 pessoas foram contratadas e teve um (7 entao) que foi contratado, mas o curso nao faz milagre,e nao passou na experiencia, mais que oportunidade para se conseguir um bom emprego tem que ter atitude,....

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima