13.12.09

Pela liberdade dos fumantes

O pessoal dos bares, restaurantes, hotéis e similares continua achando muito dura a cruzada antifumo pelo país. "Chega a tirar a liberdade dos fumantes de frequentar ambientes que a sociedade usa com frequência em seus momentos de lazer e gastronomia", reclama um deles, maringaense, pedindo que se repense o conteúdo da legislação e a volta das áreas reservadas ou fumódromos, alegando que a lei municipal/estadual não pode se sobrepor à lei federal.
No Rio de Janeiro, o Sindicato das Casas de Diversões conseguiu na uma liminar contra a lei que proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo no estado, em vigor desde 18 de novembro. A decisão do juiz da 8ª Vara de Fazenda Pública, Eduardo Gusmão afirma que “considerando o teor da Constituição Federal e o contraste entre as leis do Estado e da União, respectivamente, concedo a liminar para proibir o Estado de autuar os filiados à impetrante por violação do primeiro texto jurídico”. Leia mais.

6 pitacos:

Anônimo,  17:25  

Todo fumante tem liberdade para fumar em ambiente não fechado. Permitir o fumo em lugares fechados não é dar liberdade e sim tirar liberdade: a liberdade dos não-fumantes.
JM

Anônimo,  19:25  

Existe uma coisa chamada separação de ambientes que dá certinho... nem um vai no do outro e nem o outro vai no do um... estava assim e não dava rolo nenhum... área de fumantes e área de não fumantes... mas... sempre tem os que se incomodam com o que os outros estão fazendo...

No japão o cara fuma dentro do elevador... nos botecos... nos restaurantes... na Europa também não tem essa neura de perseguição gratuita contra quem quer que seja... salvo se for jogar lixo ou chicletes no chão... Já nos EUA você não pode beber na rua que dá cadeia...

Então que fiquem com quem não bebe nem fuma que vão ver os botecos cheinhos... vão sim... eu particularmente não fumo, sou ex... mas não ligo se fumam ou bebem por perto... cada um é cada um...

Será que vão tornar obrigatório o uso de dolomita? ... huhauhuahauhaaa...

Anônimo,  01:52  

Eu só não entendi porque a vereadora Marly Martin (autora da lei municipal) incluiu as feiras livres (ao ar livre) na lei municipal de massacre aos fumantes. Os ambientes específicos para fumantes deveriam ser permitidos em bares, já que se trata de um produto lícito. Mas, do jeito que está, deveriam então proibir também a venda de bebida alcóolica nos bares. Olha que aguentar um bebum na mesa ao lado é muito difícil. Isso pode? Acho ainda que o álcool é muito mais nocivo, já que o bebum vai dirigir logo depois de beber. Voltando ao cigarro. Os fumantes, ao comprarem seus maços de cigarro pagam altos impostos, como em qualquer outro produto. É muito contraditório um governo cobrar imposto de algo que ele quer proibir. Isso tem nome: hipocrisia e cinismo. Não é só a fumaça de cigarro que incomoda. Veja algumas coisas que somos obrigados a aspirar e nenhum desses xaropes que erguem bandeira contra o cigarro reclamam: você já andou atrás daquelas camionetas a óleo diesel? SEntiu o cheiro? é horrível. E o xorume que o caminhão de lixo derrama por toda a cidade? Já sentiu cheiro de motor de fusca?? Tem muita coisa que incomoda, que polui e que atrapalha.

Anônimo,  08:44  

No período em que os nazistas governaram a Alemanha, também foram criadas leis de proibição ao fumo em determinados espaços. Vejo pontos de identificação entre Hitler e essas pessoas que ficam perseguindo os fumantes.

Anônimo,  08:52  

A fumaça do cigarro incomoda sim, mesmo ao ar livre.
Mas pior ainda é a má educação dos fumantes que jogam, lixo no chão. Não importa se é homem ou mulher, nem a classe social... quando acaba de fumar, joga a bituca no chão. É como se bituca não fosse lixo.

Alessandro Jacomini,  10:59  

vejo aki uns pitacos de fumantes apenas defendendo o seu lado...
Sou EX fumante, e admito que se fumasse ainda iria ficar muito puto com a proibição de fumar quanto estou sussegado tomando minha cerveja.
Como EX fumante, consigo ver o lado bom da coisa, assim como estou melhor informado que alguns aqui referente a OUTROS males não tão citados do cigarro.
Existe pesquisa comprovando que fumantes passivos acabam sendo mais prejudicados pelo cigarro do que quem fuma, pois inala a fumaça sem filtro nenhum.
Separar espaços resolve em partes, em outras não, já tentou fazer isso em uma boate? Pois bem, agora consigo respirar e chegar em casa sem estar fedendo cigarro, um local fechado onde o ar é apenas resfriado, fica ainda pior com o cigarro, pois não existe renovação deste ar. Em locais abertos, com aglomeração de pessoas existe o incomodo causado pela fumaça sim, outro dia fui assistir um jogo de futebol na baixada do Atletico, e um infeliz resolveu fumar ao meu lado, ou seja, me ferrei e outros mais que estavam por perto.
E onde fica meu direito de não respirar o ar poluido pela fumaça do cigarro???
Só tem direito quem fuma? quem nao fuma nao tem direito?
Sou a favor de fumodromos em alguns locais, desde que o mesmo seja ventilado com exaustores, prefiro que a pessoa seja fumante á alcoolatra, mas não quero sentir o cheiro do cigarro quando estiver num restaurante comendo, ou na boate me divertindo, muito menos quando estiver no estadio assistindo futebol.
O cigarro esta com os dias contados, todos os orgão de saúde mundiais sabem dos maleficios deste vicio, e que custa milhoes para os cofres publicos, tratar de pessoas que tem doenças/males causados pelo mesmo.
E quanto a anonimo que disse que na europa pode-se fumar a vontade, é bom se informar melhor.....

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima