Candinha: comentários geram ações
Internautas que fizeram comentários maldosos no extinto blog Tititi da Candinha também serão responsabilizados por calúnia, injúria e difamação. Os donos do blog estão sendo processados, mas pessoas que se sentiram atingidas pelos comentários vão processar seus autores, com base na perícia realizada pelo especialista Wanderson Castilho. Alguns dos comentaristas foram identificados; fala-se que 12 deles serão processados.
7 pitacos:
Iche! Vou parar de pitaquear aqui!
Putz... daqui a pouco vão começar a prender quem chinga em campo de futebol...
Isso é que é patrulhamento heim? ...
É quase que impossivel acontecer isso. Voces ja imaginaram identificar mais de 1 000 internautas, o processo levaria 10 anos, e não teria mais razão de ser, pois estariam todos prescritos.
A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade. (Salmos 10:7)
Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.(Salmos 34:13)
A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito. (Provérbios 15:4)
Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. (Tiago 3:5)
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. (Tiago 3:6)
BÍBLIA SAGRADA
Existem também os salmos imprecatórios, em torno de 30, que clamam a Deus o mal aos inimigos. Exemplo Salmos 58,6-10; 59,13; 69,22-25; etc.
Portanto, o NT é bem claro Mt. 5,44; Ro. 12,14.
Tem que ler e ponderar, antes de pensar que descobriu a receita do bem viver.
Tecer uma crítica, ainda que seja negativa ou condenatória, à um governo ou à uma pessoa publica, nem sempre significa fazer o mal, à condiçao de que este governo ou pessoa haja em desacordo com o que seja convencionado como mal e incorreto, geralmente expresso pelas leis.
Assim, chamar publicamente de delinquentes Edith Dias, o Joao Alves, ou qualquer politico que tenha usado mal sua funçao, contribui para construir um senso comum de moralidade na administraçao pública.
No entanto, agindo contra a condenaçao, tanto judicial quanto eletiva, como fez o prefeito Silvio Brarros nomeando fichas-sujas para assumir cargos de confiança, contribui para relativizar o crime e minimizar a importância política da pena dada pela condenaçao jurídica de forma exemplar.
Ao blog da Candinha, talvez tenha faltado profissionalismo e compromisso com a construçao de uma sociedade ética, e talvez por isto tenham sido condenados. Mas fazer críticas, mostrar indignaçao, e rejeitar o que considera injusto ainda é uma forma de educaçao moral numa sociedade que ainda tem muito a melhorar.
Essa semana eu assisti, na TV de Maringá, a um pregador, muito sofrível por sinal, que falou da necessidade do freio na língua. Agora, lendo o post anônimo das 12:35, vejo que o tema abordado é basicamente o mesmo? Rigon, será que é o padrinho defendendo o afilhado?
Duvido ate mesmo que o mentor do blog sofra as consequencias, imagine os inumeros comentarios.
Na verdade legalmente o responsavel pela postagem dos comenterios e o Eliel.
So ia para o blog aquilo que ele selecionava, entao logo ele e responsavel pelo que apareceu
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.