27.10.09

A educação de Maringá está na UTI?

De Maria Newnum:

Como leitora desse blog tenho acompanhado muitas postagens anônimas de educadores/as municipais que alegam sofrer, entre outros tipos de aviltamento, “assédio moral”, por atuais dirigentes CCs (cargos de confiança) da prefeitura; que na opinião de muitos/as professores/as: “caíram de paraquedas na Educação secundária e infantil, sem o menor compromisso, preparo ou competência para as funções”. A atual secretária de Educação municipal, Márcia Socreppa, é a campeã das reclamações postadas anonimamente nesse blog. Todos sabem que sou contrária às manifestações anônimas, mas nesse caso creio que se justificam; e as considero como se estivessem, seus autores/as, vivendo um “estado de exceção”, peculiar à ditadura militar, cuja memória nos é sofrida e vergonhosa.
Em reportagem especial sobre a Educação em Maringá, o jornal da RPC, diz que a maioria dos professores/as está de licença por motivos de saúde.
O que isso quer dizer? Não seria o caso da população apreciar com todo cuidado que, de fato nossos educadores/as estão precisando de socorro? Não seria o caso do prefeito, o sr. Silvio Barros, homem tão amável, gentil e bondoso (é essa a impressão boa que tenho dele) reavaliar os quadros que compõem a direção da Educação em Maringá e, “ em tempo”, renomear profissionais que possuam os dispositivos “técnicos” e “competência” pedagógica para as funções da Educação municipal?
Não tenho filhos. Mas tenho paixão e compaixão por aqueles/as que são a base de nossa sociedade: os/as professores/as...
Relembro uma parte de um poema de Mareluz: Queres ser professor? Então prepara-te para ouvir as frases mais descabidas, para ver as cenas mais doloridas. Prepara-te para um amor maior do que teu ideal e para vencer desafios que jamais estarão nos livros. Para despir-te de teus sonhos. Desistir do que és ou do que pensas ser. Prepara-te para a missão de recomeçares do alfabeto como se nada soubesses.


Maria Newnum é licenciada em pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo; é aluna não-regular do Mestrado em Psicologia da UEM, na linha de pesquisa em Psicanálise e Civilização – Orientada pela professora doutora Angela Caniato.

29 pitacos:

Anônimo,  08:27  

A reportagem da RPC fala que os professores do Estado estão de licença e não os do município.
Não confunda alhos com bugalhos.

Anônimo,  08:55  

Maria Newnum parece mais um campo de concentração do comunista Hitler do que SEDUC, se o prefeito com o coração amolecido não tomar providências com os CCs que estão acabando com a nossa instituição, nós não temos mais alegria em nosso trabalho trabalhamos tensos, sempre estamos assustados se alguém fala um pouco alto já pensamos que é uma das CCs do prefeito, são sem educação mesmo, eu fico ponderando, será que elas pensam que são eternas, nós sim temos concurso e vamos ficar, elas se Deus quiser em 2012 vão cair fora, Um recado Márcia Socreppa, cuidado com o seu coração, você anda muito raivosa!

Anônimo,  09:21  

Sempre me indago aonde será que os professores, se é que assim possamos considerá-los, são treinados para serem tão subservientes, submissos e incapazes de reação? Seriam nas universidades? Tá certo que tem doutor palestrando sobre a ternura, caridade, esmolas, altruísmos num momento onde o maucaratismo é crescente. E se percebe que nem todos, apesar de seus títulos, são professores. Contudo, as estatísticas com números crescentes sobre a tal "capacitação", e suas auto-avaliações sempre positivas contrastam com a realidade.
A nossa sorte é que as crianças e jovens ouvem Rappers também. E rappers que não frequentam universidades parece que não adoecem facilmente.
Todos os setores discursados diuturnamente como essenciais ganham mal e são reconhecidos só da boca para fora. O imposto de renda retido na fonte de um juiz poderia servir de base para um salário mais digno a um professor.
Ivan

Anônimo,  11:47  

MARIA NEWMANN. REALMENTE SOU PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL TRABALHO EM UM CENTRO DE EDUCAÇAO INFANTIL E A ATUAL GERENTE ACABOU COM O TRABALHO QUE EXISTIA.. HOJE TEMOS AS CRECHES ABANDONADAS NO NIVEL PEDAGOGICO, TEMOS UMA GERENCIA SEM CONDIÇÕES MINIMAS DE TRABALHO E LIDERANÇA.. EXISTE SIM UM AUTORITARISMO QUE É IMPOSTO PELA MARCIA DE UMA MANEIRA EXACERBADA, GROSSEIRA, MEDIOCRE E REPUGNANTE.... TENHO VISTO EM TODOS OS AMBIENTES DA EDUCAÇAO INFANTIL ALGO TRISTE E TEMEROSO PARA OS PROXIMOS ANOS.. PAIS INSATISFEITOS,E AS CRECHES SAO SOMENTE UM DEPOSITO PARA AS CRIANÇAS DORMIREM E COMEREM... APRENDIZAGEM, CUIDADOS ESPECIAIS E CONHECIMENTO? ISSO NAO EXISTE E NEM É PASSADO PELA GERENCIA PORQUE DEIXOU SOLTA AS SUPERVISORAS E AS DIRETORAS DESCONHECEM E NAO FAZEM NADA.... REALMENTE ESTAMOS NA UTI EM ESTAGIO TERMINAL

Anônimo,  12:05  

COLEGA CORAJOSA Maria Newnum..
fico realmente feliz em ver que alguem teve coragem de sair do casulo e falar ao prefeito a barbariedade que esta acontecendo com nossa educaçao, com a mediocridade e descaso que a atual secretaria de educaçao esta fazendo com Maringa... espero que no coraçao do prefeito tomado por Jesus que veio de Brasilia ele repense e veja que a educaçao esta entrando em falencia multipla de todos os orgaos.. e que nessa educaçao infantil que é o começo de tudo faça-se a retomada do trabalho, que na educaçao fundamental retome-se uma equipe coesa, o ecaso da educaçao especial é visivel, o desajuste e abandono da educaçao de Jovens a e adultos que nao tiveram oportunidade enfim um dia Maringa ja teve o que se orgulhar de sua educaçao.. Hoje so podemos velar e chorar o que perdemos.. triste fim da educaçao em maringa

Anônimo,  12:08  

Rigon trabalho com a gerente de educaçao infantil na SEDUC e ela le diariamente seu blog e como cc ela promete te processar.... sabe o que é isso MEDO INCOMPETENCIA E DESPREPARO... parabens rigon pela publicaçao que vc realzia em falar dessa anarquia que é a educaçao em maringa

Anônimo,  12:50  

Que tipo de pressão professores?
Como membro da sociedade, gostaria de saber o que ocorre, pois uma das bases da sociedade é a educação, e se negligenciada assim, no futuro teremos problemas ainda mais devastadoras que os de hoje.

Anônimo,  14:13  

como professora municipal sinto-me envergonhada e amedrontada do que esta acontecendo com a educaçao em maringa.. e so posso falar que meu voto e nem meu apoio a secretaria de educaçao e o prefeito terao.

Anônimo,  14:21  

ate quando teremos senhor prefeito esse tipo de educaçao esse tipo de gestao em maringa.... toda a sua adminsitraçao foi calcada e péssimos secretários e essa merece o Oscar de pior secretária de educaçao que ja tivemos.... Sinto muito senhor prefeito pela péssima escolha.. mesmo ela sendo da sua igreja ela é pessima profissional.

Anônimo,  14:29  

é anonima das 1250.. com certeza teremos uma sociedade desqualificada e anarquista com certeza
se hoje nos morros e no asfalto carioca a guerra ´~e domina pela droga, sabe-se que foi da escola que veio esse perigo pois nao preparou e nao prepara a populaçao para seu papel de cidadao...
entao senhor prefeito como ´pessoa batizada e crista temerosa a Jesus. repense na educaçao de mga

Anônimo,  14:32  

Fiquem frias professoras o nosso prefeito vem purinho agora está com Deus no coração vai tirar todos os fichas sujas da administração, e a ficha suja que atormenta aa suas cabeça e da educação será uma das primeira, o loirinha oxigenda, vai logo pra terra do leite quente!

Anônimo,  14:33  

BOM ERA NO TEMPO DO PT QUE AS ZELADORAS E COZINHEIRAS TINHAM QUE LEVAR COMIDA DE CASA
TENHO FILHO NA CRECHE E ESTOU CONTENTE, E NÃO
VEJO TANTAS MAES RECLAMAREM ASSIM.

Anônimo,  14:40  

so questiono uma coisa em minha cabeça. sera que a senhora marcia socrepa tem consciencia do que esta fazendo e do que esta ocorrendo na educao em maringa.... porque pelo que sei as escolas viraram curral eleitoral dela e do wilson mattos ( conhecimento dessa campanha ja anunciada nesse blog).
e pergunto mais, onde estao os vereadores de oposiçao, que nao socorrem os professores e os alunos e a propria comunidade... teremos de ver individuos daqui a 10 anos com pro0blemas de conhecimento? Com delinquencia porque nao lhes foi passado instruçao escvolar adequada e nao tem condiç~eos de concorrer com os de escolas particular? e terao de se marginalizarem para conseguir algo para suas vidas?
sera que sera assim?

Anônimo,  17:06  

caro ricardo barros.. vc que ainda nao é batizado mas sabe usa a politica com toda a maestria que um poltico deve usar, faça algo. socorra a nossa educaçao... nao tem condiçoes de sobreviver e votar em maIS NINGUEM com uma politica vexaminosa e arrogante como a que estamos vivendo.... socorra a nós professoras , pais e cidadãos de Maringa

Anônimo,  18:13  

caramba ate quando vamos ter de ter o desprazer de ler aqui CCs escrevendo as barbaridades que ocorrem como coisa normal, metendo o pau na gestao passada, como é o caso da anonima das 1433 que o essencial é a comida e onde dormir.. Realmente ela comprovou que o que tem nas creches é so local para comer e colchonete para dormir.... aprender que é bom nao se faz nada alem disso... comprove indo a uma creche e fique no portao observando. Façam o teste... eu ja fiz e digo de boca cheia , ta uma porcaria,, uma calamidade publica.. Diretora levando comida para casa e superviso que puxa o saco da diretora e da marcai tbm levando comida para casa ISSO PODE>
Educaçao nota zero em maringa

Anônimo,  19:16  

Na secretaria da educacáo de Maringá a ccs mandam autoritariamente na metodologia usada, eles acreditam em receita de educacáo ideal e qualquer ingrediente a mais ou substituido é severamente criticado...esquecem que a educacáo é um processo e que náo podemos jogar tudo que aprendemos somente porque a mudou a secretaria e ela acredita alienadamente em uma unica ideia.

Anônimo,  19:20  

A Secretria e as coordenadoras esquecem que a educacáo se baseia no trabalho humano...o ser humano precisa de motivacáo e náo de pressáo ...e tanta cobrança sem sentido que ao invés de motivar, apenas engessa ...

Anônimo,  21:15  

AS DIRETORAS JA TIVERAM REUNIAO DE POLITICA COM A MARCIA A SEMANA PASSADA ONDE A ILUSTRE SECRETÁRIA NOS INFORMOU QUE SERÁ VICE PREFEITA E QUER O APOIO INCONDICIONAL DAS DIRETORAS , SUPERVISORAS E PROFESSORAS .... ISSO PODE RIGON? VEJA QUE ABSURDO VIVEMOS A EDUCAÇAO EM MARINGA...É UM VERDADEIRO CURRAL ELEITORAL DA MARCIA E WILSON MATTOS... TO FORAAAAA. E NA SEMAN QUE VEM A MARCAI FARÁ UMA COMEMORAÇAO COM AS SUPERVISORAS PARA TAMBEM PEDIR(OBRIGAR) AS CCS ESUPERVISORAS A FAZER CAMPANHA PAR ELA.... É UM ABSURDO ...TO FORAAAAAAAAA

Anônimo,  22:28  

Maria Newnum diz: Anônimo das 08:27 sim a reportagem foi sobre a Rede Estadual; ou seja da Educação de Maringá. Peguei a deixa para refletir também sobre a REDE MUNICIPAL... Seria o caso de você contribuir na reflexão sobre o assunto. Ver professores Estaduais e Municipais com tantas licenças de saúde é muito preocupante, mas parece que vc acha que como a reportagem tratou da rede estadual então está tudo bem...

Acho que a reportagem sobre a rede estadual somada as denúncias de professores municipais demostra que há algo urgente a ser feito... Essa foi a motivação de meu texto.

Um abraço solidário aos/às educadores/as de ambas as redes de ensino de Maringá.

josé roberto balestra 23:40  

Certa vez, diante de um flagrante desrespeito constitucional aos direitos de uma professora-diretora, por obra e conta dessa desadministração (já falei isto aqui no blog outro dia...), levei o assunto ao MP dos Direitos Constitucionais. Fomos muito bem atendidos, todavia notei que o ilustre Promotor, muito gentil e habilidoso, poupou-se de tomar para si o encargo das providências que lhe cabiam diante da gritante transgressão dos direitos constitucionais daquela professora, recomendando que ela se servisse de um advogado. Por certo tinha ele outras coisas mais importantes pra fazer, que como vi, estava em audiências com prefeitos e ex prefeitos investigados na região, e outros caso muito mais sérios.

Resultado, por um Mandado de Segurança (que tramitou por quase 4 anos) a reconduzi à sua escola..., mas (também já disse isso outro dia) quem podia ter feito justiça célere ao caso– Promotoras – não o fez, muito ao contrário, foram contra, e daí o recurso ao TJPR. Ainda bem que no TJ o desembargador alcançou, mesmo que parcialmente, a arbitrariedade cometida pela atual desadministração e mandou reconduzir a professora aos quadros da escola onde já estivera antes, por ininterruptos 13 anos.

Porque falo isto aqui? Porque desde aquela época, início do governo municipal atual, e quando a secretária de educação tinha por nome Norma, “assessorada” no fato acima pelo professor (¿) Neumar, a situação arbitrária é a mesmíssima na SEDUC! Aliás, o processo administrativo referente ao caso deve estar adormecido até hoje, porque nenhum resultado se soube ou disso se foi intimado...

Parece-me que se trata dum estilo de gestão implementado por ordem do atual administrador, que soube daquele execrável fato e certamente sabe de todos os outros que lá se dão, mas deixa nas mãos de seus dessecretários, que diante disso “fazem a festa”.

A propósito disso, para refrescar a memória, acessem o link a seguir: http://casadonoca.blogspot.com/2006/01/esqueam-o-que-eu-escrevi.html

Anônimo,  00:43  

Balestra destaco a frase deu post: "
Vale lembrar que em 1983 o Brasil estava naquela da "Ditadura Democrática", na transição, sob o governo Figueiredo - o presidente que prefiria o cheiro dos cavalos ao do povo."

Nesse momento essa sua reflexão é no mínimo interessante... Em especial para avaliar a atuação do dito promotor.

Anônimo,  11:21  

NÃO CANSO DE FALAR QUE A EDUCAÇÃO EM MARINGÁ SOFRE UM RETROCESSO DE MAIS OU MENOS 40 ANOS. CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER...

Anônimo,  11:34  

como está crítica a situaçao na SEDUC e temos ainda uma secretária que esta dando festinha durante a semana para diretores, gerentes e supervisores... CRÍTICA A EDUCAÇAO EM MARINGA.

Anônimo,  12:10  

DE TODA ESSE EMBROLHO EDUCACIONAL QUE A ADMINSITRAÇAO BARRENSE ESTA CAUSANDO NA EDUCAÇAO EM MARIANGA FAÇO A ETERNA PERGUNTA PARA ESSA NOVA gestao...nao vai se resolve e expor sobre o relatorio do Observatorio..Nao vai se fala nada e ou explica sobre o carro empresatado para ir a SP n carnaval e vei com multa?
como ficam essas questoes senhor prefeito e senhor secretaria

Pura Reflexão 13:59  

Isso é um problema nacional. E cada vez maior! Em São Paulo (estado) também:
http://www.ospensadoresfalam.com.br/wp/?page_id=1878

Anônimo,  15:18  

GRAÇAS AO bom DEUS possuo condiçoes para colocar meus filhos em escola particular.... assim como o prefeito e seus secretários e CCs.... e so posso orar pelos desafortunados cidadaos de maringa que tem de colocar seus filhos em escolas e creches municipais.. vamos todos orar pelo grave quadro que esta a educaçao de maringa

Anônimo,  16:13  

como existe pessoas mediocres nessa maringa anonimo 1518.. com certeza nao é natural da cidade para falar tamanha besteira e com cereza deve estar mamando na teta da adminsitraçao publica do estado ou do municipio.... porque pessoas de boa indole com certezA lutam por uma poltica educacional de qualidade e nao ve somente o seu umbigo....Tem de existi alguem ou algo que mude essa educaçao e tire essa mentalidade hipocrita de gestores que estao fazendo da educaçao de maringa a pior educaçao do brasil

Anônimo,  17:41  

rigon adoro ler os pitacos e ver mediunicamente quando os CCs ficam irritadinhos como é o caso do anonimo das 1613...... ta ganhando bem ma moleza em.. com certeza é um diretorinha pau mandada da marcia.... mas vai ter o troco na URNA. e quixa lá em cima

Anônimo,  01:52  

Os filhos do prefeito estão em escola particular???

Fiquei Rosa chiclete!!!

E têm filhos dos secretários e CSs que também só vão para escola particular???

Pára o mundo!!! Quero descer...

A própria administração não prova de seu "próprio "veneno".???

Veneno é só para os filhos "cobáias" e pobres...
É a treva... munícipes... É a treva...

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima