19.8.09

Gripe: morte provoca revolta

A família de Jéssica Mara da Silva, 29 anos, que entrou para as estatísticas da saúde pública de Maringá como a sétima morte provocada pela gripe suína, acredita que há despreparo e/ou negligência das equipes médicas em relação à doença, na cidade. Euzeli, irmã de Jéssica, deu uma emocionada entrevista ao repórter Marrom, da Cultura AM, onde, chorando, contou a demora no atendimento e na detecção da gripe suína. Depois de procurar o primeiro atendimento, na Unimed, a mulher teria ficado cinco dias sem diagnóstico; mesmo uma pequena mancha, apontada por um exame no pulmão, não foi considerada grave. Quando percebeu-se a gravidade do quadro e ela foi internada na UTI da Santa Casa, a situação já era irreversível (ela morreu ontem à tarde). O internamento, segundo a irmã, só aconteceu somente depois que sua mãe brigou com os médicos. O próprio repórter disse acreditar que, de forma geral, as euipes médicas não estavam preparadas para lidar com a pandemia.
Jéssica era a caçula da família e planejava ter um filho. Maringá é a terceira cidade do Paraná que registra o maior número de óbitos pela gripe suína e a primeira na proporção casos confirmados/óbitos.

23 pitacos:

Anônimo,  09:34  

É a terceira denúncia de mau atendimento contra a Unimed-Maringá. Tenho este convênio e vou hoje mesmo pedir mudança para outro plano. Chega!!!

Anônimo,  09:58  

Infelizmente parece que há um contra-senso da classe médica maringaense em relação ao atendimento a pacientes com sintomas de gripe.
E é o segundo paciente que o pronto-atendimento da Unimed dispensou e depois houve o óbito(o primeiro foi o comerciante de 40 anos)

Eu tendo vistos vários infectologistas (Dr.André Lomar do Albert Einstein é um exemplo)dizerem que, na dúvida é melhor tratar como sendo gripe A.E até o ministro Temporão disse que a decisão é puramente do médico, ainda que não encaixe no protocolo do Ministéiro da Saúde, ninguém questiona a decisão de receitar Tamiflu.

Aqui, na dúvida, os médicos estão "pagando pra ver".

Anônimo,  10:05  

O anonimo das 9:34 vai mudar de plano para que? Os medicos continuam os mesmos. O problema é a causa, o efeito é a consequencia.
Rigon, acredito que a região de Maringa seja a primeira na relação casos/obitos.
A promotoria deveria dar uma sondada, para ver o que acontece nessa turma de jaleco branco, tais como excesso de cirurgias

Anônimo,  10:36  

Excesso de cirurgia? Não sei se é bem esse o caso... pode ser o excesso de tempo para preencher toda a papelada relacionada à gripe suína. Qto menos tempo demorar um atendimento, mais pacientes poderão ser atendidos e maior será, em consequencia, o rendimento do médico.

LEILA 10:42  

O problema e mesma vive na pele, não este ou outro plano de saude, os medicos não estão preparados, minhas filhas passaram por 5 medicos em uma semana, com raio-x confirmando mancha no pulmão, dor de garganta, tosse seca, febre, e mesmo assim nem um foi capaz de afirmar se era ou não a gripe A, dentro do hospital Parana pedi pra medica pra que desse o Tamiflu já que não tinha certesa, ela disse que não poderia dar, só pode ser dado aos pacientes considerados graves, ah! tambem não havia vaga para internamento, levei minhas filhas pra casa mediquei até o dia amanhecer, e levei a um PNEUMOLOGISTA, e GRAÇAS A DEUS DEU CERTO. O REMEDIO NA VERDADE É ENTREGAR NAS MÃOS DE DEUS COM FÉ.

Anônimo,  10:51  

A bela Ma-ringa ja ta famosa com a incidência da dengue, nao vai perder a chance da pandemia da gripe A. Quer o Guiness, custe quantas vidas custar!

João Ramos 10:55  

Uma Vida que se perde, Por alguns ignorantes que não valoriza a vida e so pensa no bolso

Anônimo,  11:09  

Será que existe a medicina neoliberal, a que se preocupa mais com negócios e lucros do que com as pessoas com ou sem dinheiro? Assim como está ocorrendo com a educação?
Enquanto se coleciona diplomas sem conhecimentos e sem cultura, nossos homens públicos, PIG e autoridades gastam nossas economias com oitivas de secretárias de quinta, e atrasam investimentos. E a culpa, embora não se possa atribuí-la aos nossos colonizadores, podemos, ao menos, identificá-la nos seus lacaios condecorados.
Ivan

Anônimo,  11:53  

Fui na Unimed na Av Bento Munhoz sexta feira as 18:00 e só consegui ser atendido as 20:05, esta eu com muita febre e só 2 médicos atendendo, muita gente amigos dos medicos foi passado na frente e ouve uma revolta muito grande.Só lembrando que pago por mês de convênio 490,00

Anônimo,  12:00  

A questão fundamental nesses casos de aparente negligência médica é a formação de médicos, em geral formados em faculdades particulares, de baixo nível de ensino e que se instalam em cidades como Maringá onde funciona verdadeira indústria da saúde que prospera como nunca.

Confiar a vida de entes queridos a qualquer médico é negligência pura. É preciso questionar os médico antes de tudo e exigir que, em caso de dúvida, estes tratem os pacientes como portadores do virus H1N1, pois, senão, já será tarde.

Anônimo,  12:07  

Maringá q ja está famosa com o pessimo transito, a grande epidemia de dengue q teve em 2007 (fruto da pessima educação e falta de cultura de seus moradores), agora esta contribuindo com a gripe A. So q no caso da gripe envolve as autoridades pq so num ve quem é bobo, estamos com um grande problema e as autoridades falam q esta td sob controle, o secretario estadual de saude crucificou a cidade de Cascavel. Eles falam isso pq ninguem da familia deles morreu de gripe. Maringá precisa parar como Cascavel parou

Anônimo,  12:34  

Quem recebeu a carta que a Santa Casa está enviando aos usuários do Santa Casa Saúde? PelamordeDeus, como diria o Lukas... Penso que aquilo é criminoso...

Van,  13:13  

Ainda bem que temos os blogs, como este, pra obtermos informações.
Qto aos profissionais da Saúde, "QUE DECEPÇÂO"

Van,  13:15  

Desculpe-me: Alguns profissionais da saúde.

Anônimo,  13:36  

e um absurdo como estao tratando a gripe.... um descaso... ontem vi uma reportagem da rede globo-jornal da noite= falando de como os EStado Unidos estao se preparando para a gripe que virá no inverno. Tudo organizado, estocado, e com prevençao.... Aqui, nem com a doença batendo na porta (para acontecer algo de bom para o povo tem de algum dos familiares dos lideres politicos terem a doença, aoi talvez haja um levante) as autoridades nao se manifestam em favor da comunidade (h..temos um prefeito alienado( menos pra a politicagem e para aumentar a sua corte de ccs e fgs) tenmos um secretario puxa saco que faz de conta que ta tudo bem juntamente com a suja equipe da secretaria da saude que sao alienados por conveniencia (para nao perder o FGs e CCs que possue) enfim estamos ferrados

Diogo Luiz 14:21  

Até quando...

Anônimo,  14:26  

Certo anonimo 13:36, não só os estados unidos os países repo9nsáveis que passam por outyras estações já se preparam para receber a epoca do inverno, como se fosse a verdadeira batalha de guerra contra a gripe suina.

E aqui as autoridade estão preocupados em como que os pais vão reagir se deixar de atender as escolas, creches etc. J´s pensando na elçeição do ano que vem. Até o Ary Toledo saiu de cena pra não se queimar, so que vai queimar no fogo do ....

Anônimo,  14:49  

O álcool em gel que sumiu dos supermercados não é o 70º! Não se vende álcool 70º em supermercados. Em gel, o mais alto é o 65º. Para conseguir álcool 70º, só mandando manipular em farmácias, q cobram altíssimo. E agora ??? Algum medico poderia nos informar se serve usar o 65º ??

Anônimo,  18:19  

Leila,

Domingo à noite eu vi o ministro da saúde dizendo que a decisão de receitar Tamiflu é do médico.Existe um protocolo do Ministério da Saúde, mas é para orientação e não regra obrigatória.
Terça-feira passada no programa Entre Aspas(globonews) dois infectologistas(do Albert Einstein e da Universidade de SP)disseram que na dúvida deve ser dado o remédio que, inclusive, diminui a transmissaõ do vírus.
Eu não sei o que tá havendo aqui em Maringá.Acho que vamos ter que fazer igual aos alagoanos: começar a dar uns tabefes nos médicos...rs

anonimo,  21:53  

Gostaria de deixar a minha revolta registrada Rigon....não vi ninguém da Secretaria de Saúde prestando solidariedade ou qualquer outra coisa a nenhuma família maringaense que chora a dor da morte do seu ente querido......só ouço falar que SÓ TEM 7 ÓBITOS na nossa cidade e que está tudo sob controle ...só se for do vírus....que secretário é esse que não vai nas escolas e creches, nos velórios pra pelo menos fazer de conta que está preocupado....esses números estão defazados...acho que teve mais mortes ,mas os casos não foram confirmados....sinceramente estamos a mercê de pessoas que não estão tão preocupadas assim com os maringaenses....e concordo com a negligência nos atendimentos...principakmente na Unimed...onde também não tive um diagnóstico preciso...e depois de ter procurado outro lugar é que descobriram uma pneumonia....e meu pulmão estava limpo.....os médicos que estão se formando pelo visto em Administração no curso de Medicina....(me desculpem os competentes e os que escolheram essa profissão por amar o que fazem e por querer ajudar o próximo...porque graças a Deus são poucos, mas ainda existem....)ingressam no curso porque é um curso lucrativo...visam um bom Plano de Saúde e garantem algum outro emprego( Samu, Viapar,ETC).Conhecia a Jéssika e estive no seu velório....e ainda não acredito que os seus sonhos foram ceifados...e peço a Deus que conforte seu esposo, sua mãe, seus irmãos....porque só Ele tem esse poder.

Anônimo,  22:17  

O mencionado plano de saúde parece não querer ter despesas com internamentos de seus segurados,por isso escondem a verdade e demoram a dar os resultados, porque a morte para eles é barato!(ou sobe o valor do plano ou continuará assim).

Anônimo,  00:53  

Anônimo, das 14:49

Faz assim, compra álcool 96º esse de acender churrasqueira, faz a mistura vc mesmo.

70% álcool e 30% de água.

Em todo hospital é feito assim, trabalhei no hospital Maringá e eu quem fazia a mistura.

Tem muita gente se aproveitando da ocasião para lucrar. Ainda mais que a maioria das pessoas não sabe o que é realmente o álcool 70.

Anônimo,  15:03  

PUXA VIDA
EU ACENDO CHURRASQUEIRA COM OLEO
E AGORA??????????

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima