28.7.08

Analista do "direito eleitoral"

Meu sonho de criança era ser advogado. Não pude realizá-lo, mas como diz o dr. Anderson Furlan, juiz federal, na palestra sobre o papel do vereador, ao ser perguntado se não achava que para ser candidato a vereador era preciso ter pelo menos o segundo grau, o que importa não são os conhecimentos escolares formais, mas a vontade de aprender.
Não tive a oportunidade de cursar os bancos escolares do direito, mas me considero um rábula, no bom sentido, a julgar, modéstia à parte, pelos meus conhecimentos jurídicos e é com essa credencial que pretendo, se o Rigon permitir, comentar assuntos jurídicos relativos às eleições em Maringá. Acho que vai ter muito assunto.
Sou o comentarista Rábula do Ivaí. Por que Rábula do Ivaí? Uma homenagem a dois ex-senadores que hoje militam na outra dimensão da vida: ACM e Rames Tebet. Em 2000 ou 2001, quando do processo de cassação de ACM, por violação do painel do Senado, Tebet foi o relator e marcou-me a fala de ACM no discurso de renúncia ao se referir ao senador de Mato Grosso do Sul, que era promotor aposentado, ofensivamente é claro, como o ‘Rábula do Pantanal’. Neste dia aprendi o significado da palavra rábula. Como estou mais para o Ivaí..., região de Borba, Pinga Fogo, e outros, resolvi prestar homenagear àquele vale.

Rábula do Ivai, ‘adevogado’.

4 pitacos:

Anônimo,  18:51  

Dr Furlam, o "douto" João Carlos da RoMatos, é uma sumidade em estudos e conhecimentos literarios, no entanto se fosse para escolher entre ele e o faxineiro de Brasilia semi analfabeto, que encontrou uma pasta contendo 10 000 dolares, e a entregou ao seu legitimo dono, eu votaria para qualquer cargo, sem vacilar em momento algum, no faxineiro sr Francisco, homem que alem de tudo, me da orgulho de ser brasileiro e te-lo como compatriota, no entanto o Rocha Matos, me causa nauseas e asco, em te-lo como meu, infelizmente, compatriota. Portanto, na minha opinião , sua tese DR Furlan é muito discutivel, e pouco recomendavel no campo da etica

Anônimo,  21:22  

Grande parte dos corruptos são formados em universidades.

Anônimo,  21:22  

Caro anônimo das 18:51, acho que vc não endeu. o Dr. Furlan disse que não importa que seja gari ou semi analfabeto, a pessoa para ser Vereador não precisa ter estudos ou Sr. Dr., mas precisa ter vontade de aprender, depois que assume.
Eu é que sou contra. Acho que um semi analfabeto, alguém que não tenha pelo menos o segundo grau, não deveria ser Vereador. Aqui em Maringá temos alguns casos de pessoas que nem sabe o que estão votando e estão lá só para dizer amém e dar um ar de legalidade aos projetos do Prefeito.

Anônimo,  12:08  

Caro Rabula do Ivai, o vereador mais honesto que conheci chama-se ZAGO. De poucas letras, mas em honestidade, da de 10 x 0, em qualquer dos 15 vereadores de hoje ou dos 21 de ontem. Portanto precisamos analisar direito essa sua tese

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima