2.5.08

As contas da SBMG

A respeito da postagem sobre as contas de 2002 da SBMG, reprovadas pelo Tribunal de Contas, recebo de Décio Vicente Galdino Cardin, diretor de Contabilidade e Finanças de 2001 a 2004, a informação de que os documentos que levaram o TCE à reprovação "são somente cópias dos processos licitatórios que não foram encaminhados à época, pois não foram solicitados. Com a nova solicitação estamos encaminhando e acreditamos que, com isso, estarão aprovadas as contas de 2002.

3 pitacos:

Anônimo,  11:59  

O TCE é um órgão esquisito. As vezes suas decisões são políticas e outras vezes extremamente técnicas, a exemplo, esse caso que faltaram xerografias a respeito das licitações. Isso gera, na outra ponta, uma situação bastante inusitada e estranha pois ninguém é obrigado a saber o que aconteceu com os processos e o que a mídia (aí vai da análise de qual mídia estamos nos referindo) passa para os cidadãos (ou quer passar por maldade mesmo) é que as administrações são corruptas, relapsas o que não é o caso na maioria das vezes, a exemplo também as contas de João Ivo aprovadas com ressalvas e as de RB que até hoje não foram aprovadas.

Na verdade, por trás das administrações tem sempre bons profissionais como Contadores, Advogados, Administradores e funcionários públicos que se esforçam para que tudo corra bem e que o TCE realmente aprove as contas dos períodos analisados, mas, por falta até de regras claras internas que o TCE deveria ter (algumas) e não tem, o próprio TCE consegue fazer com que isso (a a provação de contas) seja extremamente difícil.

Não tenho dúvidas que o Décio Galdino, o Juarez Firmino, entre outros profissionais que labutam nas áreas da contabilidade pública são excelentes profissionais e sabem o que fazem, mas, o TCE deveria sim tomar cuidado ao divulgar dados dessa natureza porque isso gera na outra ponta um certo grau de insegurança pois, em política (e contabilidade não tem nada a ver com política) qualquer fato, por menor e mais simples que seja, gera um turbilhão e é utilizado ao extremo por quem não tem interesse nenhum em analisar os fatos e verdades.


Miguel

Anônimo,  14:33  

Deixe de eufemismos Miguel. Será que poderíamos dizer que Maluf, Janene, Jader, Genuíno Cueca e Zé ex-primeiro ministro, são esquisitos? O nome é outro. E é mais feio do que se imagina.
Tem correções que só são aceitas em papel verde. Outras, podem ser via cartórios mesmo.
Ou você acha que o País está nesse nível de degradação moral por causa das esquisitices?
Ivan

Anônimo,  16:03  

Pode ser Ivan, pode ser, mas no caso em questão, realmente foi falta de papéis. Não quiz ser enfático nas verdinhas, mas, se você está afirmando, deve rolar sim. Não duvido. Aliás, acho que devem mudar para EURO já que existe uma certa desvalorização das verdes em relação ao Real.

Miguel

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima