Wilson Simonal
Sou fã de Simonal (tenho discos e até um especial da Contigo! de 1969), por causa de meu pai, por causa do Mug, por causa da simpatia dele. Cláudio Manoel, do Casseta & Planeta, resgata a trajetória de Wilson Simonal num documentário que, a se considerar o vídeo promocional, é sensível e, portanto, bem feito. Confesso que era algo que eu gostaria de ter feito, pois não entendo (ou entendo) o que aconteceu com ele.
[Uma coisa que marcou muito foi o final da carreira musical de Simonal, ele muito magro, vítima do álcool]
25 pitacos:
O Nelson Motta - se não me engano naquele livro de capa amarela, não sei o que lá tropical - tem uma teoria para a decadência repentina do Simonal. O camarada estava no auge, em determinado momento ele era mais conceituado que o próprio Roberto Carlos e como não era boiola tava comendo todas as mulheres bonitas do pedaço. Aí já viu né, negão, rico e papando todo mundo, trataram de armar pra cabeça dele. E ele caiu que nem patinho. E nunca mais se levantou.
A coisa se agravou porque o Simonal também era metido pra cacete, esnobava e aí apareceu mais inimigos que o sujeito conseguia derrubar.
Como ele estava em alta, achava que podia detonar tudo e todos. O lance que pipocou foi o seguinte: um empresário ou agente dele andou passando ele para trás. Isto acontece mais que a gente pensa no show business (não só brasileiro. A Gal Costa tambémlevou uma rasteirta danada). Então o Simonal, como tinha alguns amigos na Polícia Federal, pediu para os caras darem uma dura no tipo. Só que a coisa vazou, era tempo de ditadura, que era amigo de PF era considerado acaguete. E foi esta a fama que derrubou o Simonal. Que ele era dedo duro da Polícia. E o boato espalhou mais que fogo em barracão com tanque de gasolina. E ninguem quis mais ver, ouvir ou falar com o cara. Que demorou muito tempo para entender o baque que levou. E morreu ressentido. "Sá Marina", com ele, é dos grandes hits do final dos anos 60.
aguardamos a postagem do maravilhoso vídeo com o Valdick Soriano e o clássico ¨eu não sou cachorro não¨.
Quem entende de música, quem entende de arte, quem entende de comunicaçãoi sabe que Wilson Simonal foi um dos maiores artistas brasileiros. Tive a oportunidade de assistí-lo e pretendo ver esse documenetário. Aconselho à essa nova geração a assistir para ver como se produzia excelente qualidade musical no Brasil (e em alguns casos ainda se produz) - muito longe do que é isso que eles chamam de música hoje!
Uma correção no texto do anônimo das 19:59 h. na parte em que informa que Simona "tinha alguns amigos na Polícia Federal", pois, na realidade, os tais amigos eram do DOPS paulista, braço direito da ditadura militar em SP, cujo expressão máxima foi o delegado sergio fleury.
Todo o talento musical que ele tinha nao foi suficiente para abafar o julgamento ético. Foi ruim pra carreira do Simonal, mas é uma excelente notícia saber que o público que comprava sua arte nao era alienado. O mesmo parece ter acontecido coma Gal, mas o Caetano continua com meio bola. Os novos baianos que lutaram contra a ditadura, abraçaram a corrupçao do painho ACM e perderam o crédito. Impossível nao ouví-los sem sentir o sentir um vazio ético.
Rigon,
O problema é bem chato. Em matéria dA Folha de SPaulo, um dia após a morte de Simonal, Mário Magalhães (que hoje é ombudsman da Folha de SPaulo) revelou que foi ele que, para se defender num processo judicial, listou militares como testemunha, que afirmaram que ele era informante da ditadura militar. É uma pena, porque Simonal era mesmo um grande artista. Reproduzo, abaixo, a nota do jornalista sobre esta matéria.
Rudá Ricci
A HISTÓRIA OMITIDA
Wilson Simonal, o artista, era brilhante. Essa é a minha opinião.
A Folha publica hoje reportagem sobre documentário biográfico de Simonal. O jornal embarca na versão de que o cantor foi "acusado" de ser informante da ditadura militar.
A história inteira (pelo menos a conhecida): à Justiça ele afirmou que não era informante "apenas" do Dops da Guanabara, mas também de órgão do Exército encarregado de combater os inimigos do regime.
Mais: Simonal levou ao tribunal testemunhas. Policial do Dops e oficial do Exército confirmaram a condição de informante da polícia política e das Forças Armadas.
Não faço idéia se essas informações constam do filme.
Mas é estranho que estejam ausentes da reportagem do jornal.
O motivo é simples: elas constam do noticiário da Folha no dia seguinte à morte de Simonal.
Os documentos legais, nos quais o artista se diz informante e apresenta testemunhas, seguem à disposição. Eles foram revelados pela Folha. (Essa nota é um tanto constrangedora, pelo risco de sugerir cabotinismo --o autor da antiga reportagem fui eu. Mas considerei que não deveria calar sobre um episódio em que a Folha esquece sua própria história.)
Não estou defendenso o Simonal. Porém concordo com o Eliel, ouvir algumas coisas que tocam hoje em dia me faz pensar que estamos (os brasileiros) em um tremendo retrocesso cultural. Dá vergonha!
em primeiro lugar é importante ver o filme para entender a história para nåo ficar essa coisa de ouvir o galo cantar e não saber onde ele cantou.o jornalista mario magalhaes está equivocado.ele esqueceu de dizer que o que ele escreveu é uma conclusão dele.alias é necessário corrigir que ele não é mais ombudsman da folha.o jornal não renovou seu mandato , desde que foi criada esta funçåo é a primeira vez que isto acontece.
essa história começa na investigação feita pela polícia no caso policial que envolveu
o contador que havia roubado simonal. que está muito bem documentado no filme. o proprio contador afirma que isso (o fato de simonal ser informante do dops)foi uma coisa inventada para poder justificar a surra lá no dops.é claro que simonal não foi um santo.seu envolvimento com estes policias e nesse epsódio é injustificável.mas ele foi punido.o cara foi julgado e condenado pela justiça.foi preso.ele pagou essa divida com a sociedade.ele pagou por ter agido de uma maneira reprovável.
agora isso nåo justifica a atitude escrota da esquerda.de arruinar a carreira do cara ,fazendo campanha ,dizendo que o cara era dedo duro e que entregava outros artistas.
esse é justamente o problema.mexe com o tabu da ditadura.o fato da ditadura ser truculenta e escrota não quer dizer que a esquerda não possa tambem ter se excedido e sido injusta.
por isso eu achei o filme tão bom, ele faz agente refletir sobre essas coisas
Anônimo das 23h51:
a) se ele foi informante, em nome da democracia e do direito à liberdade (que ele sempre teve) é óbvio que tinha que ser punido;
b) não foi a esquerda que inventou ou divulgou este vínculo com o DEOPS;
c) Mário Magalhães é o segundo, e não primeiro, ombudsman da Folha a não renovar. Você não explicou os motivos: a Folha proibiu a divulgação pública das críticas que fazia diariamente aos erros do jornal. Ele não aceitou. A Folha argumentou que se trata de problemas de concorrência. Está tudo explicado na carta que ele publicou na coluna da Folha do domingo (ontem). Revela o caráter do jornalista. E como o mercado não possui ética.
SE AINDA RESTA ALGUMA DÚVIDA...
Por que será que até hoje não apareceu uma única pessoa que tenha sido delatada pelo Simonal? Qualquer uma, apenas uma, um filho, neto ou sobrinho, um parente qualquer, um amigo, ou um conhecido, qualquer um. Claro, não apareceu porque esta pessoa não existe.
Engraçado, fico pasma que ainda pairem quaisquer dúvidas. Infelizmente as pessoas não se dão ao trabalho de pensar, de analisar tudo o que há de podre neste emaranhado de informações mentirosas. Ou melhor, retiro o que disse, as coisas estão mudando, sim. Por mais que digam o contrário, o brasileiro está aprendendo a largar a mão de ser besta, está aprendendo a distinguir o certo do errado e, principalmente, a usar as ferramentas que tem - falar, protestar, botar a boca no trombone. A prova está aí, na cara, basta ver as inúmeras manifestações que inundam a Internet em favor de Simonal.
O ex-ombudsman da Folha, Mário Magalhães, também recebeu mensagens de leitores indignados. Ele não apresentou dados novos como quis aparentar, apenas bate na mesma tecla há anos, sempre perseguiu o Simonal e não será agora que isso vai mudar. Ao longo da vida aprendi que devemos nos dar o direito de mudar de idéia quando necessário e procuro avaliar com atenção as opiniões contrárias às minhas (claro, se bem argumentadas e fundamentadas) porque são as que realmente fazem pensar. Mas, nem todos agem assim.
A propósito, o próprio Boni afirmou, com todas as letras, que se Wilson Simonal fosse realmente um colaborador da ditadura, ele teria sido, naquela época, a ÚNICA atração que teria total aval para ir ao ar na Rede Globo. Elementar, né!
E tem mais, sobre o inquérito que tratou da acusação que pesou sobre Simonal de ter mandado dar uma "prensa" em seu contador, o inspetor Mário Borges, chefe de Serviço de Buscas Ostensivas do DOPS do Rio de Janeiro, foi questionado se era do seu conhecimento que os oficiais arrolados no processo valeram-se das insígnias para tratar de assunto particular de um artista famoso e, em que local e circunstâncias se deram os fatos. O inspetor, sabendo que corria o risco de perder o posto –e até ser preso– por permitir que policiais sob seu comando infringissem normas, afirmou que Rafael Viviane foi "interrogado" nas dependências do DOPS e mentiu ao alegar ter acreditado que se tratava de um terrorista perigoso porque "Wilson Simonal era um informante a serviço do governo militar".
No entanto, na audiência seguinte, o inspetor Vasconcelos, superior direto de Mário Borges, desmentiu a informação. PORÉM, este depoimento, apesar de constar no processo (nº 3450, instaurado em 28 de agosto de 1971 pelo promotor público Pedro Fontoura na 23ª Vara Criminal do Rio de Janeiro), "estranhamente" não foi veiculado pela imprensa, apenas a primeira versão ganhou as páginas dos jornais. Já vimos essa novela antes, não é mesmo? Será que ninguém sabe do que a nossa imprensa é capaz?
A ingenuidade de Simonal beirou à burrice, ele se meteu numa enrascada com a história do contador e não percebeu que o negócio era sério, achou que sua condição de artista famoso e querido lhe daria respaldo. Deu munição pra bandido, era tudo o que muita gente queria, um motivo, um deslize, uma pisada em falso... e ele deu. Pagou caro, muito caro.
A verdade sobre Simonal demorou DEMAIS a aparecer graças ao poder da mídia, que dá e tira, enaltece e destrói, e, principalmente, emudece quando lhe convém. Quantos, quantos casos conhecemos? Finalmente, toda essa história está aí, escancarada para quem quiser ver, acabaram-se as desculpas. Infelizmente, perdemos muito com tudo isso, é preciso dizer, repetir e jamais esquecer que, à custa do calvário de Simonal e do enorme sofrimento da família, a nossa cultura ficou mais pobre.
Ok, concordo, ele era marrudo sim, era pancudo sim, e daí, qual é o problema? Ele podia, pagava as contas e os impostos como todo mundo. Aposto que se ele dissesse amém para a sociedade branca-hipócrita-preconceituosa da época, as coisas teriam sido diferentes. Não podemos esquecer, ele não era um "preto de alma branca" como queriam que fosse. Pagou caro por isso. Não que hoje não exista racismo, claro que existe, mas, não é politicamente correto, né...
Como disse Florestan Fernandes, "o brasileiro tem preconceito de não ter preconceito".
Se a acusaçao contra Simonal colou bem, foi apenas porque seu comportamento arrogante contribui para tal e muito. Caiu no ostracismo porquê pisava muito em quem colaborava com ele. Quando ficou mal, nao teve ninguem pra duvidar se a acusaçao nao era injusta. Deprê profunda é assim que se cava, se achando o rei da cocada preta.
meire bottura disse tudo não há muito a acrescentar.
só gostaria completar perguntando :a) Se ele foi mesmo informante então porque ele foi processado pela justiça, que eu saiba informantes da polícia nunca são processados pois ao delaterem pessoas e/ou atividades estão exercendo sua função e agindo em nome da ideologia do governo.
b) desculpe me. eu devo ter me confudido ziraldo e jaguar, os novos milionários do brasil não são esquerda não.eles são de direita .porque será então que a ditadura perseguia tanto eles? papo furado de sociólogo esse que a esquerda não erra ou é incapaz de cometer erros.simonal errou e a esquerda festiva errou junto.
c)para terminar porque será que o ex-ombudsman da folha um jornalista tão correto e ético ao pinçar no processo as provas contra simonal não mencionou que o juiz disse que os policias e o inspetor não seriam processados porque estavam cumprindo a lei(torturar agora é lei) e simonal seria processado porque era civil.se foi mais uma colaboração de simonal com dops porque os policias nåo foram com a viatura do dops( aquela veraneio com placa fria e branca )buscar o contador.eles foram no próprio carro do cantor com o motorista particular do cantor."já sei já sei simonal além de dedo-duro emprestava seu carro para o transporte de subversivos".que colaborador fantástico ...o depoimento do superior do inspetor do dops que desmentia a história contada por ele, simonal e policias (afinal simonal era tão informante quanto o contador era subversivo) tudo isso foi omitido na matéria do ex-ombudsman porque destuaria da teoria criada por ele.jornalismo com ranço ideológico é inaceitável.é por isso que eu resolvi ser jornalista.para poder fazer jus a capacidade de dicernimento que os seres humanos tem.essa dicotonomia bem e mal é uma coisa muito rala.
para finalizar vai uma explicaçåo para rudá: muito obrigado por me informar que o mario magalhares
não foi o único jornalista a não ter seu mandato renovado.eu só disse isto porque li no texto do próprio mario então ele deve estar equivocado mais uma vez.quanto a sua atitude ele fez o que qualquer jornalista faria.as condições impostas pela a folha são inaceitáveis.não vi nenhum ato de heroismo na sua atitude.e mais além de descobrir que simonal era dedo-duro ele também descobriu a pólvora em relação a folha.eu achava que a folha era uma organização filantrópica, uma ong. qua qua ra qua qua.!!!!!!!!! seu único compromisso como empresa é a cada dia vender mais jornal e é assim com todas as outras empresas.é por essas e por outras que nós pessoas inteligentes não podemos acreditar cegamente em tudo que lemos nos jornais.
eu indico a rudá um filme.cidadão kane....
Ao anônimo das 16h52:
Para falar com tanta propriedade, devo crer que você assistiu o filme, certo? Então, se assistiu, certamente lembra da fala do Chico Anysio:
– Não é que Simonal se achava o rei da cocada preta, ele ERA O REI DA COCADA PRETA.
Independende de qualquer história, penso que não é tão difícil admitir a genialidade de Simonal e, principalmente, que um bando de invejosos sonhava ter um décimo do talento que ele tinha. Só nascendo de novo, e olhe lá.
Quem sabe, algum dia o brasileiro aprenderá a dar um pouquinho mais de valor ao que é nosso.
Se ele era mesmo o Rei, como diz o mau-humorista, porque nao conseguiu segurar a barra? Se nao conseguiu, o talento nao era tanto assim.
Nossa! Simonal virou bandeira da direita de Maringá? O pessoal está precisando de ícone, não? Vamos deixar o cara morto. Ele era realmente um artista muito bom. Não digo genial, que seria um imenso exagero. Genial era Elis Regina ou Tom Jobim. Aí sim. Mas não acho correto confundirmos o talento artístico com o desastre da vida pessoal. Ele já foi punido. Aliás, já estava sendo antes deste caso na polícia. O disco que ele lançou no início dos anos 70 foi um retumbante fracasso. A vaia que recebeu no Teatro Oficina já foi por conta desta história triste da polícia, mas chega a ser bem desalentador. O fato é que esta história é bem nebulosa, não? Na mesma linha arguta de Tiago: se ele fosse inocente e com tanto talento, qual o motivo para cair tanto na carreira? Inveja? Então Lula, Gabeira, Airton Senna e tantos outros expoentes já teriam caído em tal armadilha, não? Quer alguém de direita? Por que não ocorreu o mesmo com Paulo Francis? Vamos com calma. É verdade que a esquerda hoje tem um poder político muito maior que a direita, no Brasil. Mas não é preciso exagerar. Menos, Tiago. Menos.
Rudá
Ao anônimo das 18h14:
Você diz que "o talento Simonal não era tanto assim". Ok! Esta é sua opinião e deve ser respeitada, afinal, você tem o direito de manifestá-la. Porém, desconfio que há outras opiniões LIGEIRAMENTE mais importantes do que a sua:
"O fenômeno Simonal mostrou a cultura secreta brasileira, realizou o futuro no presente. E o que é melhor, Simonal sabe o que está fazendo, não tem medo e provou que é realmente doutor em música." MAESTRO TOM JOBIM
"Simonal tinha um talento singular. Trabalhar com ele foi uma grande escola para todos nós. Fazia uma música pop, de penetração em todas as camadas sociais, leve, alegre e de uma qualidade absurda. O disco tinha o mesmo cuidado que era passado para o palco. Simonal sempre soube muito bem o que queria fazer e tinha um tino artístico e profissional muito forte." CÉSAR CAMARGO MARIANO
"Muita gente tinha inveja do Simonal porque ele era um crioulo de muita cultura e o maior cantor do país." NONATO BUZAR
Vou parar por aqui... nem vou citar os elogios rasgados de QUINCY JONES, HENRY MANCINI, STEVIE WONDER, SARAH VAUGHAN, entre outros.
Ao Rudá Ricci
Não sei qual a sua ideologia de vida, apenas sei que o que você diz vai de encontro a muito do que acredito. E, antes que você pergunte, adianto-lhe, sou apenas uma brasileira que ama este país, portanto, espero não ser rotulada de direitista, esquerdista, comunista, reacionária, ou qualquer coisa do gênero.
Gostaria que pedir que, se possível, explicasse por que diz "vamos deixar o cara morto"? Corrija-me se estiver enganada, pareceu-me que você não concorda que Simonal mereça ser resgatado e alçado a um lugar de destaque na história da MPB (dele por direito). Gostaria muito de saber a sua opinião, afinal, debate é isso mesmo, aceitar a provocação (no melhor sentido da palavra) pelo gosto de discutir. É cômodo repetir o que a maioria quer ouvir e muitos evitam expor o que realmente pensam para não se comprometer – é a tal da política da boa vizinhança.
Novamente afirmo, não há qualquer verdade em tudo o que foi dito contra Wilson Simonal ao longo de mais de três décadas, o suposto envolvimento com a repressão já está mais do que esclarecido. Simonal foi desmoralizado porque a mídia promoveu uma campanha sórdida contra ele. O próprio Jaguar já admitiu que "talvez tenha cometido um engano", mas que está muito velho para rever posições: "Foi um impulso meu, ele era tido como dedo-duro".
Sei que estou sendo repetitiva, mas, é preciso frisar: o depoimento dos policiais não passou de mentiras para livrar a cara deles mesmos, que, envolvidos na questão do contador, precisavam justificar porque utilizaram as dependências do DOPS. O inspetor Mário Borges, em sua defesa, mentiu em juízo ao dizer que "interrogou" Rafael Viviane porque Simonal era um informante e por isso "acreditou" ser o preso um terrorista perigoso. Entretanto, o superior dele, o inspetor Vasconcelos, DESMENTIU o testemunho do policial, mas, este depoimento, apesar de constar no processo (3450), ESTRANHAMENTE não ganhou as páginas dos jornais (não era notícia quente). Wilson Simonal cansou de repetir isso, mas, alguém lhe deu ouvidos?
Ninguém aqui está dizendo que Simonal era santo. Ele cometeu um erro quando se envolveu no caso com o contador, mas, foi processado, condenado e cumpriu a pena, pagou sua dívida com a sociedade. Porém, as coisas não foram tão simples, ele deu a munição necessária para os que queriam vê-lo pelas costas –a mídia e a classe artística. Era tudo o que queriam, um motivo, um deslize, uma pisada em falso, pois não suportavam ver um negro num posto tão alto. Simonal tornou-se um perigo tanto para a esquerda quanto para a direita porque dominava a massa. Impossível alguém negar isso, contra fatos não há argumentos.
Você tem razão, esta história é nebulosa mesmo. Mas, não é tão difícil de entender, convenhamos. Basta ter real interesse em querer saber o que houve, afinal, já passou da hora do brasileiro reconhecer que Simonal é um patrimônio cultural nosso, devemos isso a nós mesmos.
Abraços.
Meire,
Respondendo sua pergunta:
a) quando digo "deixar o cara morto" quero dizer (e explico logo em seguida, na mesma mensagem onde está esta frase) para não confundirmos o talento artístico com o drama pessoal. Eu fico realmente constrangido em ter que entrar nesta história e debate. Só entrei porque faltava a informação do jornalista da Folha de SPaulo;
b) Sabe, no caso das acusações contra Simonal, não é possível dizer que um superior desmente o seu comandado (num regime ditatorial, que torturava e matava) e esta é a verdade verdadeira. O fato é que havia alguma base na acusação (não necessariamente que seria um informante) já que nenhum cantor ou compositor engajado da época o defendeu. Pelo contrário. E não é um bom argumento dizer que vários artistas de peso na época tivessem inveja dele;
c) sou de esquerda. E se tiver dúvidas sobre o que entendo por isto, enviarei um texto que escrevi a respeito. Fico triste quando vejo alguém dizer que não tem ideologia. Simplesmente porque é destruir o brilho do mundo, as possibilidades futuras. Nenhum ser humano vive sem ideologia. Ideologia significa visão de mundo, a maneira como vejo e compreendo o mundo. Sem ideologia, tudo fica relativo, sem lógica, tudo é meio comum, enfim, tudo fica amoral. A ideologia se funda numa moral.
Eu realmente (e estou sendo sincero) não me sinto confortável em discutir a vida privada de Simonal. Ele foi querido pelo que foi como artista e foi punido pelo que fez ou pela omissão em termos políticos. A grande maioria dos artistas mais à esquerda fica calada. E está correta. Melhor deixá-lo com seus dramas privados. E lembrado pelo que fez como artista. Melhor para ele e para a família dele, que herdou um grande talento artístico.
É uma situação muito complicada. Enfim, se ficassem somente no elogio ao talento, bateria palmas e ficaria quieto. Mas tentar dizer que as acusações foram motivadas por inveja, já é tentar decretar o "fim da história".
Sobre esta história de patrimônio cultural, trata-se de um juízo de valor. Não vou entrar nesta seara.
Finalmente: vocês conhecem Jaguar? Não percebem que a frase dele é um imenso deboche? É como se estivesse falando que este assunto não interessa mais. Que o que devia ter ocorrido, na opinião dele, já ocorreu.
Rudá
Caro Rudá
1º) Eu seria a primeira pessoa a repudiar veementemente Wilson Simonal se ele realmente tivesse colaborado com os órgãos de repressão porque, ao contrário de grande parcela dos brasileiros, procuro saber o que acontece em meu país e tenho a real noção do que foi a ditadura e suas conseqüências. Eu passaria horas citando nomes como Frei Tito de Alencar Lima, Vlado Herzog, Sônia Maria Lopes de Moraes, Iara Iavelberg, entre tantos outros. Releia o que escrevi e verás que em momento algum eu disse que não tenho ideologias, apenas pedi que não me tomasse por elas. Sim, às tenho, porém, procuro evitar que estas encubram a minha visão resultando em inversão de efeitos e causas e, por conseqüência, incoerência.
2º) Você diz: "não é possível dizer que um superior desmente o seu comandado (num regime ditatorial que torturava e matava) e esta é a verdade verdadeira". Entendo exatamente qual é o seu ponto de vista e, saiba, é por isso que tento evitar que ideologias me impeçam de analisar os fatos. Esclareço, a afirmação não é minha, e sim, consta no inquérito criminal instaurado pelo promotor público Pedro Fontoura na 23ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, em audiência realizada em 13 de outubro de 1972, analisado no processo nº 001/2002/CNDH, origem: protocolo 595/2002, assunto: solicitação de providências para a reabilitação moral do cantor Wilson Simonal, interessado: João Bastos de Santana Filho e OAB/RN, relator: Dr. Antonio Ribeiro Romanelli.
3º) Você está enganado, não cometo juízo de valores quando afirmo que Wilson Simonal é um patrimônio cultural; este ocorre justamente quando se diz o contrário. Não se hierarquiza culturas, todas estão no mesmo patamar e ao tentar hierarquizá-las, aí sim cometemos juízo de valores, que automaticamente nos impele a valorizar uma em detrimento da outra. Consciente ou inconscientemente, nossa etnia sempre estará no centro de referência, o que nos remete à idéia errônea de hierarquização.
4º) Se Jaguar, como você diz, debocha do assunto, só aumenta o meu repúdio aos equívocos cometidos por ele (e outros) contra Wilson Simonal. A mim, este assunto interessa e muito, porque, repito, a meu ver não é correto que ideologias impeçam a análise dos fatos com isenção.
Abraços.
Meire,
Respondo sua última mensagem em virtude de sua educação, o que ultimamente está sendo raro neste espaço (não por culpa do Rigon, que fique claro, mas pela virulência de alguns anônimos).
Não existe como a ideologia ser afastada de nosso olhar. Nem mesmo do ponto de vista da neurologia. Oliver Sachs em um de seus primeiros livros, já havia demonstrado como nosso cérebro "interpreta" cores a partir da experiência vivida que, efetivamente, não existiam no cenário apresentado rapidamente para uma pessoa. A ideologia é parte de nossa visão, sobre o presente e sobre o passado. Estudos sobre memória ratificam esta afirmação. Mas esta não é a questão mais importante.
Você acha mesmo que a ditadura militar, em pleno 1972 (em que muitos militantes de esquerda eram caçados e mortos) gostaria de um inquérito desta natureza? Infelizmente não tenho como acreditar que seu argumento tenha alguma validade histórica. Mas, sinceramente, não acredito que o Brasil ficará melhor ou pior se pesquisarmos sobre este inquérito. Prefito deixar como está.
Se você considera que os produtores culturais são patrimônios culturais do país, aí concordo totalmente com sua afirmação. Se não é isto, sua afirmação fica confusa, porque é óbvio que se trata de juízo de valor. Qual o motivo de um repentista do sertão baiano não receber esta consideração de sua parte e Simonal sim?
Finalmente: Jaguar é isso. E alguns defendem, de pés juntos, que ele é um patrimônio nacional.
Rudá
Sobre Mário Magalhães, da Folha de SPaulo:
Ainda que eu me torne cansativo, reproduzo uma parte do texto publicado no Correio da Cidadania, jornal dirigido por Plínio de Arruda Sampaio (ex-deputado federal, que assessora com frequência a CNBB e, hoje, no PSOL):
"Trocando em miúdos, especialmente na crítica interna o ombudsman vinha questionando se a Folha não estava demasiadamente "serrista" e volta e meia lembrava que o governador José Serra (PSDB) foi colunista do jornal. Mário Magalhães criticou, por exemplo, a cobertura do acidente no metrô de São Paulo, que abriu uma cratera junto à Marginal Pinheiros. Serra, de acordo com o que o ex-ouvidor escreveu à época, foi preservado de críticas mais duras na Folha. "
Rudá
Meire voce está insistindo com o rudá mas ele não viu o filme. Eu mesmo nåo conhecia muito sobre o Simonal sabia que ele cantava aquela música da trilha do filme Cidade de Deus e já tinha ouvido falar dessa história que ele era informante. Como eu estudo e adoro política eu me interessei em ver esse filme. Não me entenda mal eu não tenho nada contra o Simonal, mas nessa história é irrelevante pra mim o talento dele. Mesmo se tivesse sido o "cumpadre Washington" do É O TCHAN teria sido uma grande injustiça também. É um epsódio muito importante este. Porque é um grande mito que a ditadura só perseguiu a esquerda. A ditadura foi cruel, truculenta e perseguiu os cidadãos brasileiros. Principalmente
as pessoas da periferia. Quando voce fala com gente mais velha que mora até hoje nas vilas e favelas os relatos são marcantes. de familiares, conhecidos, pessoas que sumiram ou foram assassinadas ou aterrorizadas e digo com conhecimento de causa porque só quem já tomou uma dura da polícia sabe o que estou tentando descrever. Sem falar no descaso do governo militar com a população enquanto corria atrás de seus subversivos. Imagina o que passaram as pessoas que viviam nas regiões áridas do país. As condições dos hospitais, postos de saúde do interior e das cidades. O mais triste é que mesmo em 2008 com a esquerda finalmente no poder a coisa não mudou muito. Então é preciso entender que haviam brasileiros que desejavam a volta da democracia e outros que desejavam simplesmente lutar pelo poder. Eu fui assistir o fime esperando que todos estes "herois" da ditadura fossem defender suas posições e dizer que o cara era mesmo dedo duro e que eles estavam certo. Mas não é que é um festival de mea culpa todo mundo tirando da seringa, dizendo na época era assim ...agente não tinha certeza ... pra mim a ficha caiu quando o Boni ex-todo poderoso da rede globo diz que o cara foi vítima de uma conspiração. Vale lembrar que o PT e PSDB são oposição em 2008. Então tem um lado do discurso da esquerda que eu não engulo. A visão do mundo dessa esquerda, como ela o compreende é lutar pelo poder, e permanecer no poder e resto que se lixe. Aí não tem nenhuma diferença entre as atitudes dela, da folha de sp e do Simonal.Farinha pouca, meu pirão primeiro. Nem vou entrar no mérito de dizer que as ditaduras de esquerda foram mais truculentas, violentas, repressoras do que a nossa. Imagina o que acontece com alguém que contesta a política do grande heroi Fidel Castro em Cuba...Antes que rudá me chame de direitista novamente gostaria de dizer que estou a esquerda da esquerda. Acredito que meu país possa ser um lugar menos injusto para as pessoas viverem e que o estado democrático possa equilibrar os desejos e as ideologias de todos. Como rudá , o tal mario magalhaes também não viu o filme . é por isso que ele não entende o equívoco da matéria dele . Quando foi aberto o processo contra simonal por sequestro e extorsåo, a estratégia da sua defesa foi dizer que ele estava recebendo ameaças telefonicas e que ele achou a voz parecida com a do contador. o epsódio precisava ser politizado para poder justificar os dois policias terem dado a surra no cara no dops.É por isso que constou no processo que ele era informante porque foi a justificativa para dois policias do dops levar o contador. Porque dentro da lógica da defesa não se tratava de um caso de desfalque, o contador seria um subversivo, um terrorista.Então os policias não estavam agindo de forma irregular , eles estariam cumprindo a lei e averiguando mas um caso de subversão graças a colaboração do artista
mas na verdade o contador era tão subversivo quanto simonal um informante. Foi um plano desastroso que eu não faria sinceramente. É por isso, pensando bem, que o que o superior disse passou batido, o fato dele desmentir essa história não era bom pra ninguém, afinal o intuito era todo mundo sair ileso.
Isso que o filme faz, ele conta essa história. Simonal mentiu ou foi levado a mentir da mesma maneira que o LULA mentiu ou foi levado a mentir ao dizer que desconhecia o esquema que ficou conhecido como mensalão. É uma estratégia de defesa mesmo que ele soubesse ou mesmo que não concordasse ou participasse desse direcionamento da cúpula do partido ela NUNCA poderia dizer que sabia. Seria um impeachment na certa.
Então se voce tiver um pouco de bom senso voce ve que faz muito mais sentido essa versão do filme do que uma pessoa que era tão famosa, rica,com muito sucesso e tão desprezado pelo os artistas engajados, independente de ser "genio" ou não, ser um espião, um cara que entregava os outros artistas. Como se uma pessoa que vive viajando, trabalhando, badalando tivesse tempo de fazer tais investigações. Fico imaginando se fosse hoje a Ivete Sangalo espionando a classe artística para entregar depois. Não faz o menor sentido pra mim. Não foi a imprensa que inventou isso . Mas ela divulgou irresponsavelmente esse boato que concluía que simonal então era dedo duro e principalmente entregava outros artistas.
desculpe rudá se eu disse anteriormente alguma coisa que aborreceu voce mais voce pediu menos pra mim mas eu quero sempre mais.
eu penso logo existo.
Rudá
Peralá, não questiono a atuação do Mário Magalhães em outras matérias e nem pretendo. Refiro-me exclusivamente ao texto onde ele trata do assunto Simonal porque agiu de maneira arbitrária, descontextualizou e fragmentou as informações, e transformou-as em tese no corpo do texto. Resultado, ao simplificá-las unilateralmente, em vez de uma denúncia fundamentada, "definiu" uma prova de crime para que prevalecesse a sua opinião. Pesquiso há anos o caso Simonal e, creio, sei do que estou falando. Um jornalista obviamente sabe muito bem usar a palavra, ferramenta perigosa com poderes de construir e destruir, portanto, a transparência não é (não deveria ser) excludente conforme o tema tratado nesta ou naquela reportagem.
Rudá e Tiago
A meu ver, o que eu disse só comprova o que eu já vinha insistindo (apesar de você, Rudá, não concordar): as ideologias nos impedem de avaliar os fatos com isenção porque têm a pretensão de formar uma lógica para obter imagem universalizada de determinado assunto.
Meire,
Não coloquei aquela notícia sobre o Mário endereçada para você. É que alguém havia questionado o jornalista e achei importante dar uma informação.
Com relação à ideologia. Em primeiro lugar, é uma ideologia tentar desconsiderar as ideologias como parte do real. Segundo, parece que você adota a teoria clássica de Marx, como inversão da realidade. Mas não é assim que Gramsci utiliza o conceito. E também não é a origem do conceito. Fpo Destutt de Tracy que criou a palavra querendo nomear a "ciência das idéias". Depois, foi a vez de Napoleão Bonaparte que chamou o coitado do De Tracy e seus seguidores de "ideólogos", enquanto "deformadores da realidade". Os pensadores da antiguidade clássica e da Idade Média já entendiam ideologia como o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade. É assim que Antonio Gramsci utiliza o conceito. Como você pode separar uma ideologia da opinião sobre algo que ocorre na realidade? Só se for uma santa ou alguém extra-terrestre. Confesso que a respeitaria do mesmo jeito se afirmar que é uma das duas opções.
Rudá
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.