Queimada da cana
Em pleno século XXI, utilizar deste recurso primitivo, pra mim é crime. O álcool era pra reduzir a poluição ne? Diminuir CO2 e trazer qualidade de vida, mas... Não sei como está a legislação quanto a queima da cana no Norte do Paraná, pois todo ano liberam e proibem. No estado de São Paulo me parece que está proibido.
Neste último domingo estive bem pertinho e vi o quanto é assustador: labaredas com mais de 10 metros de altura, grandes estalos e fuligem no ar, postes e fiações de eletrificação rural, casas e animais em perigo, apenas um caminhão pipa controlava o foco. Aconteceu a 1km do bairro Vila Jardim São Domingos, BR-376 - saída para Paranavaí. É o que se pode chamar de “incêndio do agrobusiness”.
Confira outras fotos.
(Texto e fotos: JC Cecílio)
4 pitacos:
Essa fuligem da queimada chega até em Maringa...Minha loja na Av. Morangueira vive suja dessa fuligem..Isso é uma vergonha..
Eles poem fogo pra facilitar o trabalho dos cortadores. A desculpa é que se comprarem as tais máquinas colhedeiras de cana,que nao necessitam a queima prévia das folhas, muito trabalhador braçal vai perder o emprego. Isto se poderia resolver com programas de inserçao social, de alfabetizaçao e formaçao proffisional, custeado pelos lucros enormes do alcool.
Mas, a verdadeira razao é que a queima diminui a quantidade de agua na cana e aumenta o teor de açucar o que favorece a velocidade de fermentaçao.
Será que o Juiz vai me dar ganho de causa se eu pedir uma indenização? Fui obrigado a contratar uma diarista para limpar a sujeira que os porcos fizeram.
A cidade inteira, inteira mesmo, fica poluída. Será que os usineiros não têm vergonha disso? Deveriam pensar um pouco e concluir que não são só eles que moram no planeta terra.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.