Tirando um "barato" na cara da administração
Os novos proprietários do antigo prédio do Cine Horizonte estão tirando uma com a cara da administração municipal. Depois que a Comissão do Patrimônio Histórico decidiu aceitar um pedido de análise de um possível tombamento, cumprindo a lei, notificou, através da Secretaria de Cultura, os donos do local. Dias depois, quando foi realizada a primeira visita de vistoria, descobriu-se que as instalações internas foram depredadas. Estava claro que a depredação ocorreu depois da notificação, como este blog mostrou comparando fotos do local.
Hoje, uma semana depois da visita, eis que a fachada do Cine Horizonte foi parcialmente arrancada. É um acidente à legislação, à memória, ao prefeito e às autoridades da cidade. Independente da decisão a ser tomada (a preservação não está oficialmente definida e, se acontecer, não se sabe o que poderá ser ou não preservado), o que os proprietários do antigo cinema da Vila Operária estão fazendo é, pelo menos aparentemente, reprovável, ilegal - e repugnante.
8 pitacos:
"o que os proprietários do antigo cinema da Vila Operária estão fazendo é, pelo menos aparentemente, reprovável, ilegal - e repugnante."
Tá bom. Então, os proprietários não tem direito de fazer o que querem com o que É DELES?
Repugnante é você, Rigon, com essa maneia de desapropriar o que é dos outros.
A partir do momento que se aventa a possibilidade de se fazer tombamento histórico de algum bem, esse bem, já passa a assumir esse caráter. Portanto, depredá-lo propositalmente, não nos parece ser uma conduta digna de elogios.
Como também não é, se dizer que pessoas ou entidades privadas, tem mania de desapropriar o que é dos outros, pois, só o estado, em suas esferas federal, estadual ou municipal, através de leis e justa indenização, é que pode fazê-las.
Ivan
Ivan, o risível,
Não entendeu nada e ainda tenta dar valor intelectual de forma prolixa e pedante, característica dos advogados.
E não é 'através', analfabeto, é 'por meio'. Não se atravessa uma lei, anormal.
Oh das 17:47...assim vc acaba com o Ivan. Deixa ele se achar um pouco ueh.hehe....Quanto ao cinema...o dono faz o que quiser dele....só tem uns bestas que ficam colocando pedras no caminho...mas eh gente crica, tem que dar uma chance pra esses perdedores....hehe
pode ser "através de"
hahahahaha
gostei do comentário acima, tenho que deixar o meu tbém...
"É um acidente à legislação, à memória, ao prefeito e às autoridades da cidade"
Acho que vc quis dizer "acinte à legislação..."
Ora, Rigon, quem "orientou" foram eles mesmos (sic)!!!!
O cIne HOrizonte é um caso que revela a incapacidade da sec. cultura de gerir o patrimônio cultural da cidade. Primeiro esperam o dono começar a demolição, só depois que a imprensa noticiou e depois de alguém de foram pedir que se faça algo é que eles agem, Agora, ficam olhando o dono desmanchar o imóvel.
Independente do im´voel ser ou não preservado, existe lei e ela precisa ser cumprida. E o poder público (aqui no caso a sec. cultura) precisa agir com mais prudência, este imóvel já devia ter sido estudade há muito tempo.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.