Nova depredação
A Comissão Municipal do Patrimônio Histórico fez hoje à tarde a primeira visita ao prédio do antigo Cine Horizonte, na avenida Riachuelo, Vila Operária, como conseqüência da abertura do processo de análise para um futuro tombamento. Os novos proprietários pretendem construir galerias comerciais no local. Repetiu-se o que aconteceu na perícia judicial na Estação Rodoviária Américo Dias Ferraz, onde desconfia-se que até Makita usaram: o prédio estava depredado. Há alguns dias as instalações estavam intactas, mas o que se viu hoje foi uma aparente agressão à lei. Destruíram os lambris de entrada, partes do forro, havia pedaços de cadeira e películas jogadas pelo chão - parecia cena de filme de guerra.
Os cinco membros da comissão ficaram surpresos com o que viram. Alguém queria destruir o prédio a marretadas.
4 pitacos:
Esta na hora de começar a ver o que diz a lei sobre a responsabilidade do proprietário quanto à preservaçao da integridade do prédio durante o processo de avaliaçao do valor histórico e artístico da obra.
Pra evitar que estes atos se repitam também é necessário ver como compensar o proprietário pelos prejuízos derivados do tombamento. Uma das alternativas é prevista no Estatuto da Cidade como a transferência do dirieto de construir. Por exemplo, se o terreno do cinema permite a construçao de 12 andares, mas a comunidade tem interesse na conservaçao do prédio. Entao, para compensar a perda do direito de construçao sobre este terreno, a prefeitura concede o direito de construçao em um outro terreno do mesmo proprietário, onde tal direito nao é permitido, como, por exemplo, no Alvorada. Isto sem agredir o interesse da populaçao daquele bairro ou da vizinhança.
Em todo caso, a transferência deste direito é um mecanismo legal em favor da conservaçao do patrimônio histórico.
Acho que está na hora de por isto na mesa e discutir.
Coloca as fotos.
FUNDÃO DO ALVORADA - Deixem os proprietarios em paz, vão cuidar da vida de voçes.
Que mané tombamento...derruba logo isso. Tah dando raiva desses ridiculos que ficam querendo fazer museu de qualquer coisa. Fica querendo tombar lixo. Oh povo atrasado
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.