A morte de Napoleão
No livro Napoleão Moreira da Silva - Um Monumento da História, de Antonio Padilha Alonso e Osvaldo Reis, há informações sobre a sua morte, ocorrida em 10 de abril de 1957, a 30 dias do décimo aniversário da cidade. Ele estava no Rio de Janeiro, com deputados federais paranaenses da UDN, entre eles Newton Isac da Silva Carneiro e Oton Mäder, e retornava para São Paulo em um vôo da Real Aerovias. "Ao sobrevoar o litoral paulista, o Douglas DC-3 enfrentou uma forte tempestade, o que desorientou o piloto. O avião bateu no Morro do Papagaio, na Ilha Anchieta, município de Ubatuba, partindo-se ao meio e tendo grande parte incendiada. Dos 27 passageiros, apenas 3 sobreviveram. Os retos mortais chegaram a Maringá no dia 12 de abril (foto), onde uma multidão incalculável se reuniu no adeus ao grande guerreiro". No livro há um depoimento de Laércio Nickel Ferreira Lopes (autor das fotos mais bonitas da Catedral de Maringá), seu genro, onde conta detalhes da tragédia.
6 pitacos:
oto de 8 anos de idade e recém chegado da terra das Alterosas (MG),junto aos meus pais e irmãos, viemos a residir em Maringá e defronte a casa de seu Napoleão Moreira da Silva. Ficamos amigos e de vez em quando,ia ao centro buscar jornais para seu Napoleão e sempre da parte dele, ganhava uns trocadinhos,balas e belo sorriso e palavras gentis. Era uma pessoa adorável e dele, ganhei de presente, um filhote de cachorro pequinês, que apelidei de "timico". Todos de Maringá,da época, lamentaram a morte do grande líder Napoleão - hoje,nome da Praça,localizada defronte às Pernambucanas,onde há um busto dele,muito mal conservado,por sinal.
RIGON
ENGRAÇADO, NE'!
NINGUEM GOSTA MUITO DE RELEMBRAR AMERICO DIAS FERRAZ!
SO' PORQUE ELE FOI PRESO E DEPOIS PARECE QUE FOI ASSASSINADO.
NAO ME LEMBRO DIREITO! GOSTARIA DE VER A HISTORIA DESSE HOMEM. JA' QUE MARINGA' TA' SUPER-LOTADO DE TRAPACEIROS!
NA EPOCA DOS CANGACEIROS DE LUPION, ACHO QUE DAVA UMA LIVRO LEGAL. SO' PESQUISAR!
UMA DICA PRO OSVALDO REIS!
DIOGENES
O AMÉRICO DIAS FERRAZ, com certeza, dá um bom livro. Pelo que sei o Américo, não foi assassinado,mas infartado em Campo Grande - MS. Aqui vai uma boa história dele:
VANOR HENRIQUES, era candidato a prefeito e imbatível !... até que Américo, resolveu se candidatar e,... comprou uma motoniveladora e pilotando-a dizia ao povão: "hoje, vamos abrir esta rua até o final e quando acabarmos o serviço, com todos vocês ajudando, lá no final da rua, vai estar assando dois bois,para um tremendo churrasco. E assim era feito: todos ajudavam e ao final era gente e mais gente,carregando nas costas "espetos de guatambú" recheado de carnes nas costas. Américo, derrotou Vanor e elegeu-se prefeito.
Seu primeiro na qualidade de prefeito: VENDEU A MOTONIVELADORA PARA A PREFEITURA e embolsou o dinheiro !
Outra do Américo:
Ele era próspero comerciante do ramo de café,no Maringá Velho.Tinha muito dinheiro e resolveu dar uma guinada em sua vida: vendeu o que tinha e em SP - capital,investiu suas economias numa revenda da SIMCA CHAMBORD. Quando a estrutura da futura revenda estava pronta, os diretores da Simca ,resolveram dar a revenda para outra pessoa e de nada valeram os argumentos de Américo.... Assi, ele se dirigiu mais uma vez até a direção da empresa automotiva, descaregou seu revolver no diretor da empresa, sentou-se na poltrona do escritório e esperou a polícia chegar. Foi condenado e cumpriu a pena. Depois regressou a Maringá e a Colônia Portuguesa - de quem Américo era muito amigo,reuniram-se e deram-lhe de presente,muito bom dinheiro.
então
o neto do Napoleão
me deu o calote.....
comprou combustível,
a prazo,
no pré-datado,
deu uns chequinhos sem fundos
e até hoje
não pagou....
vixi....
Quato ao comentário do Cezar Lima, devo informar que foi equivocado em relação a candidatura a prefeito VANOR HENRIQUES (meu pai) e do Américo Dias Ferraz. Qto ao relato sobre a motoniveladora, churrasco etc é verdadeira mas ele disputou na época com o Dr. Haroldo Leon Peres e o VANOR HENRIQUES foi com o Dr. João Paulino Viera Filho. VANOR era homem muito querido, filantropo etc cuja eleição estava garantida caso nao houvesse na época a interferencia do governador Moisés Lupion (politico como os de hoje) diante da promessa de emancipação dos distritos de Floresta e Floriano em troco dos votos dos eleitores de lá para o João Paulino que foi um bom prefeito. Mesmo assim, VANOR HENRIQUES perdeu por um minimo de votos....(saudade daquela época!!!!
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.