13.2.08

Uma data


Time do Atlético, campeão invicto de 1929: dr. Altino é o terceiro, em pé

Nesta quinta-feira faz 26 anos da morte do atleta (foi zagueiro do Atlético Paranaense entre 1929 e 1935), jornalista, advogado e poeta maringaense Altino Borba, autor de Maringá na Copa do Mundo (Editora Rui Barbosa, 1967), pai de Marco Aurélio Borba (ex-editor de Playboy, desaparecido precocemente e sepultado aqui) e do técnico de futebol Borba Filho. Ele morreu no mesmo dia e local em que faleceu Lázaro Benedito Carnieli: ambos estavam nas arquibancadas do Estádio Regional Willie Davids e haviam acabado de presenciar o desempenho espetacular do Grêmio de Esportes Maringá pelo Campeonato Nacional - o Galo, o verdadeiro, havia ganhado do poderoso Internacional de Porto Alegre por 2 a 0.
Altino e Lázaro não suportaram a emoção e se despediram do mundo numa arena esportiva.
Eu estava no estádio naquele dia e vi o tumulto que a morte do dr. Altino provocou nas arquibancadas cobertas. A morte de Lázaro foi percebida somente ao final do jogo, quando o pessoal começou a ir embora. Não tem como esquecer uma data assim.

8 pitacos:

Anônimo,  21:54  

Ave Maria, 26 anos, vc tirou do fundo do bau Rigon

Anônimo,  21:55  

Dr. Altino Borba também foi pai de Luis Carlos Borba, advogado maringaense, procurador geral do Município de Maringá, na primeira administração de Said Ferreira (1982 - 1988), advogado criminalista, inclusive tendo atuado no caso do menino Lô.

Editor 22:06  

É verdade. Ele era conselheiro da OAB nacional e estava empenhado no fim do tratamento de "dr" para advogado sem titulação. É chato dizer, mas surgiram algumas dificuldades familiares com sua morte e eu fiz minha pequena parte.

Anônimo,  10:35  

MUITO BEM LEMBRADA ESSA DATA,RIGON,PARABÉNS. EU TAMBÉM ME LEMBRO DESSE ACONTECIMENTO TRISTE, PORÉM MARCANTE.SÓ QUE EU ACHAVA QUE A VITÓRIA TINHA SIDO SOBRE O GRÊMIO POR 2 A 1 ,MAS COMO VOCÊ ESTAVA LÁ NÃO HÁ PORQUE DUVIDAR. ERA O TEMPO DO AMOR VERDADEIRO AO CLUBE DO CORAÇÃO, SEM QUALQUER OUTRO INTERESSE.ABRAÇOS AOS FAMILIARES.

Anônimo,  11:40  

Bons tempos em que advogados e poetas sabiam jogar futebol. Hoje o esporte é para analfabetos.

Anônimo,  01:47  

Também lembro de algum tempo depois, em que o filho do seu Altino, o Borba Filho veio ao W.D., com o Coritiba e foi agraciado com uma chuva de moedas.

Anônimo,  16:52  

Eu me lembro porque ele fi agraciado com uma chuva de moedas.Foi pouco para ele!!!!

Carlos H. 11:08  

Prezado...
Trata-se do Altino Borba...que, tb, viveu em Guarapuava?

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima