6.1.08

"Ele teve que fazer o diabo para aparecer"

As coisas andam esclarecedoras nos comentários da postagem "O FHC do PT". Um trecho escrito por Rudá Ricci:

Zé Dirceu nunca foi líder de movimento social. Ele foi, segundo dirigentes comunistas, um estudante maluco, exagerado e sem muita responsabilidade. E, depois, um burocrata stalinista. Veja o que ele era no PCB e o que foi na ALN. Nada de dirigente importante. Aliás, quando foi para Cuba, pastou. Queria ser tratado como dirigente e Fidel o desprezou. Ele teve que fazer o diabo para aparecer. Não vou contar os bastidores porque ele é quem deve contar. Mas vou relatar o que é público.

8 pitacos:

Anônimo,  17:25  

Agora que o Zé Dirceu está entregando os podres, este pessoal vem com esta conversa mole. O cara manda no PT "duzentos" anos e aí vem um sujeito e diz que ele não é nada. Ele foi dirigente da UNE (os estudantes foram responsáveis pela radicalização de 68), e não foi nada. Tá certo. Só falta o pessoal agora dizer que o Lula nunca mandou no PT, que não passou de um líder metalurgico, que enchia a cara de pinga e não queria estudar. Quer dizer, tem muito de verdade nisso, mas que o cara manda no PT (foi quem fez o PT existir), não tem a menor dúvida. O Zé Dirceu foi um dirigente da esquerda importante dos anos 60 até hoje. Isto é inegável. O que ele sempre foi, é inegável, muito arrogante, meio traira e covardão (tanto que levou uma dura do Roberto Jefferson e não teve autoridade e coragem de desmontar o sujeito).

Anônimo,  19:06  

O comparsa/companhiero Ze Direcu esta soh esta fazendo, o que lhe peculiar, chantagem. Nao vai entregar ninguem. Trata-se de um sujeito sordido, covarde, alias qualidades muito admiradas pelo OME.
Inclusive o Ze Dirceu eh o grande responsavel por massacrar o que tinha de esquerda no PT. E nos transformarmos no que somos, e que a direitona adora.

Cervo™ $$$$$$$$$$$$$$ Servo™

Rudá Ricci 19:08  

Caro "João Amazonas" (é homenagem ou idolatria?). Segundo Carlos Eugênio Paz, ex-comandante militar da Ação Libertadora Nacional, o governo cubano não dava muita bola para o Zé Dirceu, líder estudantil meio oba oba. Vou reproduzir a fala de Paz: "Quando perceberam que não poderiam tomar a ALN, os cubanos fundaram outra organização, o Movimento de Libertação Popular, o Molipo. O José Dirceu não era o chefe dessa organização, mas era uma das pessoas que a apoiavam." Entendeu? Cito Paz porque publicaram a entrevista dele. Mas há muito mais gente que sabe detalhes desta história. Não vou entrar me detalhes, mas Zé Dirceu só foi líder de massas quando estudante. Era do PCB e foi se aproximando de Marighella. Não vou contar esta passagem relâmpago pelo Agrupamento Comunista de São Paulo (final de 66), depois ALN (já preso) e, depois, MOLIPO. Quando líder estudantil, Zé Dirceu fomentava o enfrentamento entre correntes estudantis. Procure velhos militantes do partido que ele fazia parte para relatarem como eram os enfrentamentos. O fato é que ele pastou para ser considerado em Cuba. Fico por aqui.
Apenas uma observação: eu não disse que ele não fundou o PT ou que não tinha poder lá. Eu disse que ele era burocrata no PT e nunca representou nenhuma luta social de massas, não liderou nada (só quando era estudante). Ele não representava bancários, operários, estudantes, intelectuais. Se fez pela burocracia. Entendeu? Estou tentando trabalhar o conceito de líder e de burocrata (setor administrativo). Ele tenta posar de líder, mas nunca passo de burocrata (o que não significa que não teve poder). Estrategista? Você já conversou ou ouviu Zé Dirceu? Ele não pensa estrategicamente, mas taticamente. Há diferença. Ele nunca estudou muito. E para ser estrategista é preciso pensar, refletir, estudar.
É óbvio que ele está estimulando uma guerra para reaparecer no interior do PT e fez uma denúncia que se aproxima da chantagem. No Painel da Folha de SPaulo de hoje, ficamos sabendo que ele planejava este ataque ao PT-RS. Não é coincidência, justamente após a PED do PT?
Rudá

Anônimo,  20:55  

Concordo com muita coisa que o Rudá disse, mas um militante petista (ou não) AINDA não intelectual, tem todo direito de achar que ele foi INFELIZ quando respondeu a um anônimo taxando-o de "carregador de bandeirinha", como se essa função fosse algo imprestável, que não vale nada. Pode haver o perigo de algum cidadão que ficou impressionado com o discurso do sociólogo entender isso como arrogância, ou um descentivo à prática da cidadania.

Anônimo,  21:45  

Seria ele (o zé) um ricardo barros da vida? ... ou seja, nunca foi porra nenhuma mas, manda e desmanda? ... ao menos de sacanagem, parece que os dois entendem bem pra burro...

Anônimo,  23:06  

O PT atual nao tem mais carregadores de bandeirinha, nao!!!

A grande maioria da "militancia petista" hoje eh paga!!!!
Basta nos recordarmos da campanha para prefeitura em Maringa, onde tinhamos filas e filas de "militantes pagos" nos comites do PT, nos finais de tarde a espera do pagamento pela "militancia" prestada. E a coisa nao se restringe a Maringa nao, no Brasil todo foi assim, nas eleicoes para presidente tambem, tanto eh que o orcamento da campanha do PT ultrapassou a dos Tucanalhas!!!
Que ainda existam inocentes uteis pode ateh ser, mas tambem sao perigosos, pois a ingenuidade eh extremamente perigosa, soh para ficar num banal exemplo quem pode levar a serio um "militante que acredita que o mensalao foi e eh invensao da imprensa e que a imprensa quer derrubar o OME"!!!!??????
E que existam ainda alguns PTistas idealistas, pode ateh ser mas com certeza sao raros!!!
A grande maioria esta lah atras de cargos e de outras coisas impublicaveis.

Cervo™ $$$$$$$$$$$$$$ Servo™

Rudá Ricci 23:10  

Anônimo das 20h55: você tem toda razão.
Rudá

Anônimo,  07:40  

Substitua "descentivo" por "desincentivo".

Assina: Anônimo das 20:55

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima