7.8.07

Jornal não vende informação, mas influencia

Trechos da critica de Carlos Eduardo Lins e Silva do livro de Philip Meyer “Os Jornais Podem Desaparecer?”, na Folha de S. Paulo, escolhidos pelo ex-blog de Cesar Maia:

1. Uma de suas teses mais importantes é a de que o jornal não vende informação, mas influência. Se o seu poder de influenciar cresce, aumenta também o seu valor de mercado.
2. O modelo de negócios que pode, segundo ele, garantir a sobrevivência dos jornais diários é fazer com que a qualidade da informação que eles publicam seja reconhecida pela opinião pública, a começar pelas elites da sociedade. “Um jornal influente terá leitores que confiam nele e, em conseqüência, ele valerá mais para os anunciantes”.
3. Os erros que mais abalam a imagem do jornal são os erros subjetivos (decorrentes de má avaliação, contextualização equivocada, interpretação incorreta dos fatos, sensacionalismo, exagero, enviesamento) que minam a credibilidade.
4. Meyer alerta ao final: “Para ter sucesso, é preciso encontrar um modo de conquistar, empacotar e vender a confiança que as antigas mídias estão abandonando voluntariamente por meio de sua estratégia de colheita”. Se quiserem influir de fato na sociedade, os jornais terão de apostar na qualidade.

3 pitacos:

Anônimo,  11:49  

Entao os jornais estao proximos do fim, pois quem acredita nos jornais, apos todos esses episodios que houve de dois anos para ca. Nao confiam, quem tinha opiniao solida sobre os acontecidos, pois viam tentativa da midia de manipula-los, nao confiam os principais beneficiarios da campanha promovida, pois sabem que hoje é facil alguns setores da imprensa tentarem manipular a opiniao publica, mesmo com inverdades. Sobra uma parcela que acredita piamente na imprensa, esses sao aqueles que a midia fez suas cabeças. Portanto poucos sao os que acreditam nas verdades midiaticas.

Anônimo,  12:09  

Aprendeu, Rigon? RE-IN-VEN-TAR. E não se preocupe de se vender às elites já que os banqueiros são favoráveis ao seu Lulla, então você já é servo do eixo do mal. O Ricardo também... Aliás, acho que vocês são o mal desde criancinha, apenas de facções diferentes.

Anônimo,  21:05  

"Investir em qualidade"...
Este parece ser o "segredo" de fazer jornais, do sr. Cezar Lima.
Faz de há muito, jornais diferenciados,com refile nos tres cantos e grampeados.Entrega jornais de graça e sempre tem bons anunciantes.Sempre que ganho exemplares de seus jornais, fico surpreso com a qualidade,inclusive redacional.Acho o jornalista muito criativo e o ultimo jornal que recebi,foi o de Terra Rica,falando da Usina Santa Terezinha, dos 3 morrinhos e outras matérias interessantes.

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