24.2.07

Coluna do Francês (domingo)

PT com excesso
Enquanto alguns partidos ainda procuram nomes para a campanha política do próximo ano em Maringá, ou tentam atrair o prefeito Silvio Barros que deixou o PP, o PT experimenta a novidade de uma situação muito confortável. Tem dois fortes candidatos, João Ivo e Ênio Verri, ambos dispondo da estrutura de secretarias do Estado para se manter na berlinda e fazer campanha.

Senão
Para ter grandes chances de voltar à Prefeitura, polarizando a preferência com Silvio, Edmar Arruda ou Wilson Quinteiro, o PT só tem a ele próprio como empecilho. Se acabar com a briga interna será adversário de respeito.

Juntos
O Partido dos Trabalhadores deverá começar a pensar o problema hoje mesmo, a partir das 9 horas, no Hotel Elo, aqui em Maringá. Mas a pauta, específica do encontro será o 3º. Congresso Nacional do PT que será realizado durante o mês de julho.

Cavando
Enquanto isso o empresário Edmar Arruda está cavando espaço. Tenta conseguir o PMDB. Seria ótimo se não fosse difícil: Requião não vai querer romper a aliança com o PT, o que deixa o PMDB desconfortável em Maringá.

Briga
Essa aliança causa tanto problema que Requião briga em duas frentes em Curitiba: contra o próprio vice e companheiro, Orlando Pessuti, que pretende suceê-lo, e contra o prefeito Beto Richa, outro candidato.

Baixaria
Se depender de alguns imediatos de Requião como o desequilibrado presidente do PMDB em Curitiba, Doático Santos, a política vai descambar em baixaria na capital. Doático e cambada pretende fazer bandalheiras - inclusive com banda - nos locais onde o prefeito Beto Richa promover inaugurações.

Dias trocados
O senador Álvaro Dias é quem está trabalhando, em Brasília, para conseguir uma rádio comunitária para a Adosam em Maringá. Em nota na coluna, ontem, pusemos o nome do senador Osmar Dias.

Trio parada dura
O deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB), o deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB) e o secretário de Planejamento do Paraná, Ênio Verri (PT), entregariam ontem, às 10h, novos equipamentos para UTIs do Hospital Universitário.

Demonstração de força
Já que o trio está com a mão na massa e com o poder, que tal resolver o problema dos atendimentos de ortopedia? As pessoas, muitas vezes crianças, chegam a esperar até uma semana para serem operadas.

Mafiosos
Leitor sobre "guardadores" de carro em Maringá, comunica que já foi muito pressionado no pátio do Willie Davids em dia de jogo do Galo: "Dois sujeitos de aspecto agressivo disse que ali, quem mandava era máfia deles".

Binário
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, os motoristas aprovaram a mão única que o secretário de Transportes, Walter Guerlles, implantou durante a semana em trecho da Avenida Carneiro Leão. A aceitação é base para experiências em outras avenidas.

Meia força
O Galo Maringá tenta, hoje, contra o Roma em Apucarana, manter a invencibilidade e a liderança do Campeonato Paranaense. Será difícil pela falta de pelo menos cinco titulares suspensos ou contundidos.

Revitalização
A Prefeitura realiza ótimo trabalho de revitalização de canteiros centrais a partir do centro da cidade. O projeto Maringá Flores vai agradar a população e melhorar o aspecto urbanístico.

Horto
Várias administrações mexeram, tentaram, mas o importante e histórico Horto Florestal Luiz Teixeira Mendes continua cada vez mais abandonado. Até o letreiro ameaça cair. Quem vai salvar o nosso horto?

Crime sem perdão
Acabaram com o lago do Vale Azul e muitas espécies - inclusive de gavião - que dependiam daquele sistema. A desculpa, lembram? Era de que com as enchentes o lago transbordava e destruía as lagoas dos pesqueiros logo abaixo. Pois bem: os pesqueiros foram desativados.

Recursos
O Programa do Voluntariado Paranaense - Provopar de Maringá irá repassarR$ 15.767,57, dos R$ 31.276,00 arrecadados na "Vila do Papai Noel" do dia 24 de novembro de 2006 até o dia 6 de janeiro de 2007. A entrega será realizada amanhã, às 9 horas, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.

Beneficiadas
Informa a presidente do Provopar, Luíza Pupin, que serão duas as entidades contempladas: Fundação Oásis e Encontro Fraterno Lins e Vasconcelos. O dinheiro foi arrecadado com a "Casa do Papai Noel", o "Trem do Noel" e a "Jardineira Encantada".

Bonecos
A concessionária Viapar vai patrocinar, em Maringá, um festival de bonecos com 40 artistas. Será no início de março, com sete companhias de teatro de bonecos de Maringá, Paranavaí, Curitiba e Porto Alegre. Será nos teatros, com entrada grátis.

Horror de cinema
Se você for visitar o Parque do Barigui, em Curitiba, cuidado. Durante a semana um dos jacarés do local, "lagartixona" de dois metros, atacou e devorou um cachorro à vista de várias pessoas. Poderia ter sido uma das centenas de crianças que brincam por ali.

1º. teste
O ex-prefeito João Ivo Caleffi esteve em Curitiba definindo detalhes para sua posse na Coordenadoria da Região Metropolitana de Maringá: será no próximo dia 9. Se o anúncio do nome de João Ivo provocou reação de pelo menos dois prefeitos, a presença de prefeitos na posse será um teste.

"Força maior"
Logo, prefeitos que justificarem ausência por viagens e compromissos "anteriormente assumidos", até dodói, estarão com os nomes devidamente grifados. João Ivo terá pelo menos dois anos para dar o troco, e 2007 será ano eleitoral.

Golpe do seqüestro
O golpe telefônico da pessoa seqüestrada, que pode ser um filho, idoso, pai, etc., é moda em todo o Brasil. Dica de um delegado especializado para que você não caia no golpe: nenhum seqüestrador exige pagamento imediatamente após seqüestro. E não se assuste com gritaria no telefone: são comparsas fazendo teatro para impressionar os parentes dos "sequestrados".

3 pitacos:

Anônimo,  11:42  

Boa coluna Francês! Conseguiu ser mais imparcial e diferenciar a postura de colunista da de assessor de comunicação da Câmara e a forte ligação com o governo municipal. Sei que não é fácil agir sempre assim, os 'compromissos políticos', quase sempre falam mais alto, mas faça um esforço, o leitor agradece.

Anônimo,  12:31  

Francês, máfia dos flanelinhas ou da Secretaria de Esportes e Lazer?
Os flanelinhas têm que “pagar” aquela propina, não é?
Você mesmo deveria respondera este “seu leitor”.

Anônimo,  19:29  

Será o prefeitim um dos "faltosos" à posse do João Ivo????

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima